quinta-feira, abril 5

Em São Gonçalo

São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza, sediará o XVI Cogresso Cearense de Jornalistas do Interior, promovido pela Aceji (Associação Cearense de Jornalistas do Interior). O certame está previsto para os dias 29 e 30 de junho e 1º de julho deste ano. A parceria foi selada entre o prefeito Cláudio Pinho, de São Gonçalo, e o presidente da Aceji, jornalista João Ferreira.

De acordo com o representante da entidade, o evento promete mobilizar jornalistas, radialistas, blogueiros e profissionais da web (rádio e TV) de todo o Ceará, políticos e outras personalidades da vida do Estado, que estarão discutindo políticas públicas e as demandas dos profissionais de imprensa como forma de fortalecer a categoria. “Sem dúvida, será um grande evento”, reforça Ferreira.

O lançamento oficial do Congresso ocorrerá durante a próxima reunião ordinária mensal da Associação, dia 7 de abril (sábado), a partir das 9 horas, na sede da Aceji, na Avenida Dom Manuel, 423 – Centro – Fortaleza.

Aprovada Lei Lola

A Lei Lola, de autoria da deputada Luizianne Lins-PT-CE (foto Pillar Pedreira), foi sancionada. De número 13.642/2018, ela atribui à Polícia Federal a investigação de crimes praticados na internet que difundam conteúdo misógino 
A Lei Lola (nº 13.642/2018) foi sancionada nesta semana. Apresentada pela deputada federal Luizianne Lins (PT/CE), ela altera a Lei nº 10.446/2002, para que a os crimes que propagam ódio ou aversão às mulheres praticados por meio da internet sejam acrescentados no rol de delitos investigados pela Polícia Federal. O projeto de lei tinha sido aprovado dia 7/3 no Senado e em 7/12/2017 na Câmara.
Para propor a Lei Lola, Luizianne se inspirou no caso da professora universitária e blogueira feminista Lola Aronovich, alvo de uma campanha cibernética difamatória e perseguição física sem que os criminosos tenham sido descobertos. “Os números de mulheres que sofrem ataques dessa natureza são assustadores. Somente entre 2015 e 2017, foram contabilizados 127 suicídios por crimes na Internet contra a honra.”, comentou Luizianne.
Luizianne é Relatora da Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher (CMCVM) pelo segundo biênio consecutivo. A CMCVM tem o objetivo de investigar a situação da violência contra a mulher no Brasil; apurar denúncias de omissão pelo poder público; avaliar a aplicação de instrumentos instituídos em lei para proteger as mulheres em situação de violência e propor projetos de lei.

Lula x Moro

Lula preso amanhã!

Edição impressa do Jornal O POVO

Amanhã na AL-CE


No Bom Jardim



Amanhã na Unifor


Fala Camilo

O governador Camilo Santana (PT) visitou obras em Fortaleza, ontem:
"Após a inauguração do Quartel do Corpo de Bombeiros e do Núcleo Descentralizado da Defensoria Pública do Ceará, aproveitei para visitar, ao lado do prefeito em exercício, Salmito Filho (PDT) e vereadores, as obras de urbanização do Morro Santa Terezinha, que integra as ações do projeto Juntos por Fortaleza.
Estamos construindo e requalificando toda a área para beneficiar os moradores da região do Grande Mucuripe, proporcionando opções de lazer e capacitação para a comunidade, como: miniareninha, a Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará, muro de contenção ecológico em concreto, calçadão e rampas de acessibilidade.
A Escola de Gastronomia terá capacidade para atender a até 600 alunos, proporcionando novos empregos e renda para a população. O prédio também poderá ser utilizado pelos fortalezenses e turistas, já que terá restaurantes e outros serviços com vista para o mar".

Ceará 2x1 Fortaleza

O Ceará está a um do empate para ser campeão do Cearensão 2018.
Ontem à noite, na Arena Castelão, o Ceará ganhou de 2 a 1 do Fortaleza, no primeiro jogo final (foto Leonardo Moreira-FEC).
O Ceará chegou a fazer 2 a 0 no primeiro tempo, através de Arthur aos 34 e 42 minutos.
O Fortaleza reagiu no segundo tempo. Gustavo carimbou a trave de Everson aos 14 e diminuiu para 2 a 1, aos 40 minutos.
Para ser campeão, o Fortaleza tem que ganhar por no mínimo uma diferença de um gol no próximo domingo (8), às quatro da tarde, na grande final, na Arena Castelão.
O Ceará ganhou com Everson; Pio, Valdo, Luiz Otávio e Ernandes; Richardson (Raul), Ricardinho, Juninho e Wescley (Roberto). Arthur (Elton) e Felipe Azevedo - Treinador: Marcelo Chamusca.
O Fortaleza perdeu com Matheus Inácio; Tinga, Lígger, Diego Jussani (Wesley) e Bruno Melo; Róger Carvalho, Felipe, Igor Henrique (Derley); Leo Natel (Alípio), Gustavo e Osvaldo - Treinador: Rogério Ceni. Cartão amarelo: Bruno Melo e Wesley.

Galo 4x0 Tubarão

O Ferroviário (Tubarão) foi goleado pelo Atlético Mineiro (Galo), hoje à noite, no estádio Independência, em Belo Horizonte, por 4 a 0, pela primeiro jogo da quarta fase da Copa do Brasil 2018.
O Ferroviário terá que ganhar por uma diferença de cinco gols na partida de volta, em 18 de abril, às 21h45, na Arena Castelão, para seguir na competição.
O Galo abriu a goleada logo no primeiro minuto de jogo com Ricardo Oliveira. Aos 28 minutos Otero fez 2 a 0. Otero marcou 3 a 0, aos 39 ainda na etapa inicial. A goleada foi fechada aos quatro minutos do segundo tempo com Erick.
O Atlético goleou com Victor; Samuel Xavier, Bremer, Gabriel, Fábio Santos (Danilo); Arouca, Gustavo Blanco, Tomás Andrade, Cazares, Otero (Róger Guedes), Ricardo Oliveira (Erik). Treinador: Thiago Larghi. Cartão amarelo: Samuel Xavier.
O Ferroviário perdeu com Léo; Emerson Santos, Erandir, Túlio e Savio; Liniker, Mazinho (Robson Simplicio) e Janeudo; Andrei, Juninho Quixadá (Mota) e Luís Soares (Valdeci) - Treinador: Ademir Fonseca. Cartão amarelo: Erandire Róbson Simplício.
Renda de R$ 189.475,00 para 13.932 pagantes.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...