segunda-feira, março 27

As datas das semifinais do Cearensão 2017

Domingo, 02/04/2017
 16:00  |  FerroviárioxFortaleza-Castelão 
Quarta-feira, 05/04/2017
 21:45  |  Guarani (J)xCeará-Romeirão 
Domingo, 09/04/2017
 16:00  |  FortalezaxFerroviário-Castelão 
Domingo, 16/04/2017
 16:00  |  CearáxGuarani (J)-Castelão 
Quarta-feira, 19/04/2017
 21:45  |  FortalezaxFerroviário-Castelão 
Sábado, 22/04/2017
 16:00  |  CearáxGuarani (J)-Castelão 

Sexta na CMFor

AUDIÊNCIA PÚBLICA!!!
O deputado federal André Figueiredo (PDT) já confirmou a presença na nossa Audiência Pública para discutir a Reforma da Previdência, no dia 31/03 (sexta-feira), às 14 horas, no auditório da Câmara Municipal de Fortaleza. Compareça e venha discutir conosco essa grande afronta ao trabalhador brasileiro. Contamos com o seu apoio. #vamosjuntos#contraaPEC287

Na Praça da Bandeira

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Na Adufc

A imagem pode conter: texto

Festival UFC de Cultura 2017

Festival de Pequi de Fortaleza

Típico do cerrado brasileiro e da região da chapada do Araripe no Ceará, o pequi (cuja nomenclatura vem do Tupi e significa “pele espinhenta”) vem se destacando na culinária nacional e regional há alguns anos. De todos os frutos nativos do cerrado brasileiro, o pequi é o mais consumido e comercializado, e também o melhor estudado nos aspectos nutricional, ecológico e econômico.
Pensando em mostrar ao público as variedades gastronômicas do fruto, na próxima quarta-feira (29), o Le Park Bistrô e Cevicheria promove o 1º Festival de Pequi de Fortaleza. O evento será inusitado e cheio de sabor, oferecendo pratos típicos brasileiros e contemporâneos.
O chef Frederico Jayme é o responsável pelo Le Park Bistrô e Cevicheria e pelas comidas deliciosas à base de pequi, que serão servidas no festival. O chef é de origem goiana e tem uma verdadeira paixão pelo fruto. Dos 16 anos de experiência em cozinha profissional, 12 foram na Europa, passando por cozinhas renomadas como a do chef Gordom Ransay, na Inglaterra, e do restaurante Noma, em Copenhagen. Ele também é formado em uma conceituada universidade inglesa, a West London University.
O chef explica o que se pode esperar do festival. “Teremos pratos regionais cearenses, goianos, da minha terra natal, e contemporâneos, todos a lá carte com pequi. Para os apaixonados por pequi como eu será uma noite dos sonhos. Os pequis estão vindo diretamente de Goiás, onde se cultivam os mais aromáticos e polpudos do Brasil. Quem conhece sabe do que estou falando", destaca o chef Frederico Jayme.
As reservas para o evento já estão à venda no Le Park bistrô no valor de 65 reais. O festival terá um Menu especial com direito a couver, opções de entradas , pratos principais e sobremesas preparados no cardápio à base de pequi com opção de harmonização de vinhos. Os ingressos serão limitados.
Serviço:
1º Festival de Pequi de Fortaleza
Dia 29 de março
Horário: A partir das 18 horas
Local: Le Park Bistrô e Cervicheria - Complexo Imprensa Food Square – Avenida Desembargador Moreira, 2355
Instagram: @leparkbistro


Na CMFor amanhã

Hoje é Dia do Grafite. Amanhã, três mulheres que colaboraram para a minha reportagem "O Muro é Delas", publicada em novembro do ano passado (http://bit.ly/2fJMzUE), vão ser homenageadas, junto com outras meninas, na Câmara Municipal de Fortaleza por ocasião da data. Parabéns às mulheres que se dedicam à arte urbana na capital. Homenagem merecida! Saiba mais sobre a homenagem agora no Zoeira: http://bit.ly/2nYuW7M

No CCBNB Fortaleza

Os amantes do jazz em Fortaleza podem comemorar. A partir do sábado, 1° de abril, a cena jazzística da cidade, que vem se ampliando com novos espaços para o talento de grandes artistas, ganha um novo projeto musical: o "Jazz em Cena", novo projeto musical permanente do Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil (Rua Conde D´Eu, 500, Centro, ao lado da Catedral).
A proposta reúne músicos cearenses que farão tributos a nomes históricos do jazz, em shows com entrada franca, que acontecem em dois sábados a cada mês, democratizando cada vez mais o acesso à excelência de nossa cena instrumental - referência para todo o País.
“O público poderá conferir obras-primas da história do jazz, recriadas com o talento e a criatividade de nossos instrumentistas e intérpretes. Ousadia e criatividade marcam tanto a escolha do artista homenageado, quanto na seleção do repertório e dos músicos convidados para cada espetáculo”, conta Régis Cunha, gerente do CCBNB-Fortaleza. 
Entre os objetivos do "Jazz em Cena" estão contribuir para atender a demanda de público por mais shows de jazz em Fortaleza, apresentar a novos ouvintes a obra de grandes mestres da música, ressaltar o talento autoral de instrumentistas cearenses e também sua capacidade de recriar trabalhos musicais históricos por sua beleza e sua importância.
O novo projeto soma-se a outros que vêm sendo mantidos na capital cearense, como o Ceará Jazz Series, realizado desde 2015 no Teatro Dragão do Mar; o tradicional Festival Jazz & Blues (promovido em Guaramiranga e Fortaleza desde 2000); o Jeri Choro Jazz (desde 2009); os festivais instrumentais do Centro Cultural Banco do Nordeste e os shows promovidos em diversas casas noturnas, bares, restaurantes, teatros, centros culturais e espaços alternativos, formando uma rede crescente de opções para o público amante do jazz, com produções se ampliando ao longo de todo o ano.
Shows de estreia
Na estreia do "Jazz em Cena", no sábado, 1° de abril, às 19h, no Centro Cultural Banco do Nordeste, o público vai conferir o espetáculo da cantora norte-americanaPriscilla Odinmah, que se une a quatro brilhantes músicos cearenses: Hermano Faltz(guitarra), Iury Batista (contrabaixo acústico), André Benedecti (bateria) e Thiago Almeida (piano) para o show "Monk´s Songs - Tributo a Thelonious Monk".
O show percorre a obra do grande Thelonious (1917-1982), pianista, compositor, arranjador e um dos mais inventivos e ousados músicos de todos os tempos, a partir do disco "Carmem Sings Monk", lançado em 1988, em que a magistral cantora Carmem McRae registra composições de Monk que ganharam letra.
O álbum, que rendeu a Carmem McRae uma indicação ao Grammy, traz clássicos como "Round midnight", "Well you needn´t", "I mean you", "Pannonica" e "Monk´s dream", em suas versões com letra, revelando também a arte de compositores como Jon Hendricks, Mike Ferro, Sally Swisher e Abbey Lincoln, responsáveis por letrar os temas belos e complexos de Monk.
Priscilla Odinmah, curiosamente, estudou na mesma "high school" frequentada por Thelonious, em Nova York. "Era uma escola bem exigente, e ele não chegou a terminar", ilustra a jovem Priscilla, rindo-se também pela coincidência de ter morado bem perto de onde Thelonious viveu, não fosse a distância de algumas décadas.
"É um privilégio poder convidar o público para conferir esse show, estreando o novo projeto dedicado ao jazz no CCBNB: o Jazz em Cena. Temos muita alegria em dividir o palco em Fortaleza com Priscilla Odinmah, que é uma grande cantora", destaca o guitarrista Hermano Faltz.
"No show teremos além do Iury e do André, que compõem comigo o Por Um Trio, o grande pianista Thiago Almeida, um músico extraordinário, que aceitou esse convite para homenagear o Thelonious Monk. Ele reinterpreta e reinventa de uma forma impressionante. Esperamos trazer muita sorte ao novo projeto. Vida longa ao Jazz em Cena", complementa Hermano.
Dia 22/4 tem Jazz Cigano no CCBNB
No dia 22/4, também um sábado, às 19h, o "Jazz em Cena" apresenta o show"Jazz Cigano - Tributo a Django Reinhardt", reunindo um sexteto de grandes nomes da cena musical cearense. A apresentação é uma homenagem ao violonista e compositor belga que criou uma vertente diferenciada para o jazz.
Marcos Maia (violão), Paula Tesser (voz), Paulo Leniuson (violino), Claudio Miranda(contrabaixo acústico), Lucas Araujo (violão) e Marcelo Holanda (bateria) fazem uma apresentação marcada pela excelência da performance de todos os músicos, pela qualidade e diversidade do repertório escolhido em meio à vasta obra de Django e pelo ineditismo de um show dedicado ao jazz cigano (gipsy jazz ou jazz manouche) em Fortaleza.
A primeira parte do show conta com clássicos do repertório de Django em releitura instrumental, enquanto a segunda metade é marcada pela cantora Paula Tesser brilhando na interpretação de canções de Django e de algumas composições escolhidas para serem interpretadas com a mesma abordagem musical do jazz cigano.
No repertório instrumental, "Minor swing", um dos temas mais conhecidos de Django Reinhardt, mostrando logo de saída tanto a levada característica do violão cigano, chamada "la pompe" ("a bomba"); o suingue e a alegria de "Daphné"; o lirismo de "Anouman", um das músicas mais belas do repertório do violonista belga; "Limehouse blues", de P. Braham e D. Furber, um standard do blues para várias gerações; a desafiadora "Rythm futur", tema mais experimental e de difícil execução - um dos destaques do show, recentemente aplaudido no Festival Jazz & Blues, em Guaramiranga e Fortaleza.
Entre as canções, destaques como a contemplativa "Nuages", outro dos temas mais revisitados do mestre do jazz manouche; "Que reste-t-il de nos amour", de Charles Trenet e Léo Chauliac, um clássico da chanson francesa; a melódica e irresistível "Swing 42", a suingada "Nature boy" e a marcante "Les yeux noirs", o Hino dos Ciganos.
Django Reinhardt inaugurou um capítulo na história do jazz, numa vertente europeia, apresentando ao mundo gravações de composições próprias com improvisações de uma linguagem peculiar e especial. Django não lia partituras nem tinha conhecimentos teóricos sobre música. Tocava "de ouvido", como se diz comumente, uma tradição oral que se estende a muitos de seus descendentes musicais até os dias atuais. O músico nasceu em 23 de janeiro de 1910, em Liberchies, na Bélgica, e faleceu em Fontainebleau, na França, aos 16 de maio de 1953.
SERVIÇO
Projeto "Jazz em Cena".
Shows com entrada franca, nos sábados 1° e 22 de abril, às 19h, no Centro Cultural Banco do Nordeste.
Dia 1°/4: show "Monk´s Songs - Tributo a Thelonious Monk".
Dia 22/4: show "Jazz Cigano - Tributo a Django Reinhardt".Informações: 3464-3108 / Facebook Centro Cultural Banco do Nordeste / Facebook Jazz em Cena.

Academia Enem II

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Juventude, inicia, na próxima quarta-feira (29), o período de validação do Projeto Academia Enem 2017. Pensando na mobilidade dos jovens, foram ampliados os locais de validação, onde o inscrito poderá comparecer entre os dias 29 e 31 de março, de 9 às 20 horas, em um dos três equipamentos da Rede Cuca (Barra, Jangurussu e Mondubim). No total, são ofertadas 8 mil vagas.
O projeto tem como objetivo orientar e preparar os estudantes para o ingresso no ensino superior por intermédio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O curso é gratuito e basta que o jovem esteja cursando ou tenha concluído o ensino médio para participar. Esta é quinta edição do programa que já beneficiou cerca de 40 mil estudantes e têm vagas preferenciais para alunos do ensino médio da rede pública.
O período de inscrições conta com duas etapas: na primeira, aconteceram as inscrições online, por meio de formulário eletrônico. Já a segunda etapa será a validação da matrícula, momento em que o candidato confirmará sua inscrição, presencialmente, portando carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.
A validação da matrícula, que será baseada no número do CPF informado no formulário de inscrição, também poderá ser realizada por terceiros, desde que apresentem a documentação.
O curso terá em média, 30 encontros e simulado ao longo de 2017. Os alunos terão direito a uniforme do projeto, material didático, lanche e vale-transporte para os dias de aula. Todo o material é gratuito.
Juventude Sem Fronteiras
Em 2016, A Prefeitura de Fortaleza disponibilizou pela primeira vez o programa de estudo e vivência internacional Juventude Sem Fronteira, exclusivamente para alunos do Academia Enem, egressos da rede pública de ensino e com as melhores pontuação no Enem. Serão enviados os 100 melhores alunos para o Canadá ou Espanha, para uma experiência internacional.
Endereços Rede Cuca
Cuca Barra: Avenida Presidente Castello Branco, 6417 – Barra do Ceará;
Cuca Jangurussu: Avenida Castelo de Castro com Avenida Contorno Leste – Jangurussu;
Cuca Mondubim: Rua Santa Marlúcia, s/n – Mondubim.

Hoje


ViaDireta Montese


Na Vila das Artes amanhã

​Compartilhar a produção acadêmica e promover um debate sobre monografias, teses e outros textos produzidos nas universidades. É com esse intuito que a Escola Pública de Dança da Vila das Artes realiza o programa Conversa de Academia que dá início às suas atividades deste ano com o bailarino e ativista da dança, Victor Hugo.
A ação, que acontece amanhã (28), às 18h30, no auditório da Vila versará sobre o tema “Diário de um Corpo que resiste: explosões e afetos na/com a Praça do Ferreira e alguns estilhaços poéticos”. Entrada gratuita e aberta ao público.
“Esse estudo monográfico é composto por registros que partiram do meu encontro com/na Praça do Ferreira, organizados em diários, onde descrevo e reflito sobre situações urbanas a partir de Fortaleza”, explica Victor Hugo.
De acordo com ele, os diários refletem a escolha por dar visibilidade aos processos, compreendendo sua importância em possíveis produtos finais, tornando-os produção artística e acadêmica e aproximando arte e vida. São narrativas de e sobre corporeidades urbanas que resistem às acelerações do nosso tempo, criando outras possibilidades de viver.
Essa ênfase também é possível na aproximação com a perspectiva da autoetnografia e com as noções de errância, paragem, sentar-se, vaguear, passagem. A busca por desacelerações possibilitou também criações e reconhecimentos de lugares nos espaços urbanos.
O Conversa de Academia propõe um ciclo contínuo de conversas com a intenção de compartilhar o resultado de trabalhos acadêmicos desenvolvidos sobre a dança. É promovido pela Escola Pública de Dança da Vila das Artes, equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria da Cultura. 
Sobre Victor Hugo
Licenciado em Teatro pelo IFCE e Técnico em Dança pelo SENAC/Porto Iracema. Artista e militante da dança e do teatro desde 2009, integrou grupos, e realizou trabalhos solo. Atualmente trabalha em colaboração com artistas parceiros e é assistente de coordenação do Curso de Iniciação em Dança Contemporânea.
SERVIÇO
Conversa de Academia com Victor Hugo
Tema – Diário de um Corpo que resiste: explosões e afetos na/com a Praça do Ferreira e alguns estilhaços poéticos
Quando: Amanhã (28)
Hora: 19 horas
Onde: Vila das Artes – Rua 24 de Maio, 1221. Centro

Academia Enem 2017

As inscrições da edição 2017 do Projeto Academia Enem encerraram-se em tempo recorde, na última sexta-feira (24), com pouco mais de 24 horas. São 8 mil vagas para o curso gratuito, promovido pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria da Juventude. Foi registrada uma frequência de cerca de oito inscrições por minuto e, entre os matriculados, 66% são do sexo feminino e 31% são usuários do Bolsa Família.
A inscrição conta com duas fases: a primeira, na qual os interessados realizaram o preenchimento do formulário online, e a segunda, que será a validação da matrícula, cujas informações serão divulgadas posteriormente.
Esta é quinta edição do projeto, que já beneficiou cerca de 40 mil estudantes e possui vagas preferenciais para alunos do ensino médio da rede pública. Para participar, é necessário que o jovem esteja cursando ou tenha concluído o ensino médio para realizar a matrícula.
O objetivo do projeto é orientar e preparar os estudantes para o ingresso no ensino superior por intermédio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O curso terá, em média, 30 encontros e simulado ao longo de 2017. Os alunos terão direito a uniforme do projeto, material didático, lanche e vale-transporte, para os dias de aula. Todo o material é gratuito.
Juventude Sem Fronteiras
Em 2016, a Prefeitura de Fortaleza disponibilizou pela primeira vez o programa de estudo e vivência internacional Juventude Sem Fronteira, exclusivamente para alunos do Academia Enem, egressos da rede pública de ensino e com as melhores pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão enviados os 100 melhores alunos para o Canadá ou Espanha, para uma experiência internacional.

Na CMFor quinta

O Dia Mundial de conscientização do Autismo é celebrado em dois de abril. Em alusão a data, o vereador Célio Studart (SD), autor da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Espectro Autista, realiza uma Audiência Pública, na próxima quinta-feira (30), às 14 horas, no auditório Ademar Arruda, da Câmara Municipal de Fortaleza.
O evento debaterá diversos temas a favor do autismo, como o Centro de Referência de atendimento ao autista e, também, busca fazer uma avaliação de como está o atendimento na saúde pública do Município e quais as melhorias devem ser implantadas.
Entre os convidados, representantes das ONGs: Casa da Esperança, Fortaleza Azul, ABRACA, Projeto Diferente, Pintando o 7 Azul, TEAamo; além dos médicos: Alexandre Aquino, psiquiatra infantil e Fátima Dourado, psiquiatra e pediatra.
Representantes das secretarias da saúde do governo e do município, além de Emerson Damasceno, da Coordenadoria Municipal de Pessoas com Deficiência; e Ricardo Madeiro, presidente da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), também marcarão presença.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...