sexta-feira, novembro 25

25 de novembro

O 25 DE NOVEMBRO na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

1789 - Provido o primeiro professor que teve Fortaleza, Manuel de Siqueira Braga.
1823 - Nomeado por Carta Imperial o tenente-coronel de engenheiros Pedro José da Costa Barros, primeiro presidente nomeado.
1837 - O presidente, padre José Martiniano Pereira de Alencar (Senador Alencar), por motivo de doença, passa o Governo da Província ao vice-presidente major João Facundo de Castro Menezes (Major Facundo).
1885 - Sai a Lei provincial nº 2.097, que cria novamente a antiga Vila de Arronches com o nome de Vila de Porangaba, que só seria inaugurada em 1888.
1934 - Encerra-se o Campeonato Cearense de Futebol, promovido pela Associação Desportista Cearense - ADC, com o jogo entre as equipes do Fortaleza Esporte Clube e do América Futebol Clube, no Campo do Prado, vencida pelo Fortaleza Esporte Clube, que sagra-se Bicampeão.
1939 - São inauguradas as novas instalações do Quartel de Polícia Militar do Ceará, na Praça José Bonifácio.
1943 - Inaugurada 16h, em prédio na esquina da Rua João Moreira com Rua Barão do Rio Branco, o Instituto Brasil-Estados Unidos - IBEU. À noite, às 20h, é instalado em solenidade no Clube Iracema, sob a presidência de Edgar Cavalcante de Arruda (Edgar de Arruda).
1944 - Inaugurada em Fortaleza a Livraria Aéquitas, na Rua Guilherme Rocha nº 162, que posteriormente além de livros e papelaria tinha uma seção de discos.
1944 - Fundada em Fortaleza a Sociedade Beneficente dos Portadores de Câncer, por José Waldemar Alcântara e Silva (Waldemar de Alcântara), Jurandir Marães Picanço (Jurandir Picanço), Walter de Moura Cantídio (Walter Cantídio), Haroldo Gondim Juaçaba (Haroldo Juaçaba), Antônio Jorge de Queirós Jucá (Antônio Jucá), Newton Teófilo Gonçalves (Newton Gonçalves), João Batista Saraiva Leão, Walter Frota de Magalhães Porto (Walter Porto), Livino Virgínio Pinheiro (Livino Pinheiro), Luís Gonzaga da Silveira, e o Padre Arquimedes da Silva Bruno (Arquimedes Bruno). Era um simples laboratório no prédio hoje ocupado pelo IPHAN, na esquina da Rua 24 de Maio com Rua Liberato Barroso. Hoje é o Hospital do Câncer, do Instituto do Câncer do Ceará, na Rua Papi Júnior nº 1222, no Porangabussu (Rodolfo Teófilo).
1945 - Chega a Fortaleza, via aérea, o líder comunista Luís Carlos Prestes, que veio fazer a campanha do candidato à Presidência da República, Yedo Fiuza, do Partido Comunista do Brasil - PCB, sendo recebido no aeroporto do Cocorote pelo Secretário de Polícia Raimundo Gomes de Matos.
1945 - Chega em Fortaleza o candidato à Presidência da República, general Eurico Gaspar Dutra (Eurico Dutra), hospedando-se, com sua comitiva, no palacete do banqueiro Antônio da Frota Gentil (Antônio Gentil), no Benfica. Faz comício à noite na Praça do Ferreira.
1953 - Funda-se em Fortaleza o Centro Acarauense.
1958 - Morre, aos 76 anos de idade, Raul Conrado Cabral, na cidade do Rio de Janeiro. Era comerciante, ex-presidente da Associação Comercial do Ceará e foi fundador do Ideal Clube. Nascera em Fortaleza, a 16/12/1885.
1961 - Cassado, na Assembleia Legislativa, o mandato do deputado Antônio de Oliveira Castro (Antônio Castro), que disparou 5 tiros no seu colega Edísio Meira Tejo.
1966 - Inaugura-se a Praça Narcísia Borges, no Papicu, em Conjunto Residencial da Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF, obra administrada pelo coronel Ednardo Rodrigues Weyne (Ednardo Weyne). É triangular e fica entre a Rua A, Rua B e Rua C.
1970 - O prefeito José Walter Barbosa Cavalcante inaugura a Praça Monsenhor Alfredo Furtado, no bairro Jardim das Oliveiras, entre a Rua Desembargador Feliciano de Ataíde, Rua Stênio Gomes e Rua Governador Faustino de Albuquerque.
1970 - O Conselho de Assistência Técnica aos Municípios - CATM, criado pela Lei Estadual nº 2.343 de 24/06/1954 e instalado em 02/01/1958, por emenda nº 1 à Constituição Estadual, passa a denominar-se Conselho de Conta dos Municípios - CCM, depois Tribunal de Contas dos Municípios - TCM.
1973 - Morre, no Rio de Janeiro, vítima de enfarte do miocárdio, o compositor e professor de música e violão, Gustavo Jorge de Sousa Araújo Chaves (Gustavo Araújo), aos 65 anos de idade. Era cearense de Crateús nascido em 12/02/1908.
1974 - Lançada a pedra fundamental do Edifício Raimundo Pessoa de Queirós do Sistema de Rádio e Televisão Uirapuru, canal 8, do Grupo José Pessoa de Araújo, na Avenida Desembargador Moreira nº 2055, na Estância (Dionísio Torres), às 17h. Monsenhor André Viana Camurça (André Camurça) de a bênção à pedra.
1974 - Instala-se solenemente o II Congresso Cearense de Escritores, às 20h, no Centro de Convenções de Fortaleza, patrocínio da Secretaria de Cultura, Desporto e Promoção Social - Secult, iniciativa da Academia Cearense de Letras - ACL, do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) e Casa de Juvenal Galeno, com cooperação do Departamento de Assuntos Culturais do Ministério de Educação e Cultura - MEC.
1975 - Anunciado o registro de mais de cem casos de leishmaniose em Fortaleza.
1977 - Os jornalistas Jader de Carvalho Nogueira e João Guilherme inauguram, no terraço do Palácio da Imprensa, Edifício Perboyre e Silva, sede da Associação Cearense de Imprensa - ACI, na esquina da Rua Floriano Peixoto com Rua Perboyre e Silva, o Bar Carinhoso, que atenderá à noite e terá apresentações artísticas.
1984 - Confrontam-se o Ceará Sporting Clube e o Guarany de Sobral, em partida no Estádio Plácido Castelo, “Castelão”, final do Campeonato Cearense de Futebol, que termina com o resultado de 2x0 para o Ceará Sporting Clube que recebe a faixa de Campeão.
1993 - Falecimento, em Fortaleza, do farmacêutico, instrumentista e compositor, professor José Arthur de Carvalho, cearense de Camocim nascido em 16/01/1921. Esteva à frente da Farmácia Artur de Carvalho, responsável pelas famosas “gotas amargas” Arthur de Carvalho. Fez parte da primeira formação do conjunto Vocalistas Tropicais. Foi Chefe do Serviço de Farmácia do IAPC; Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos; Presidente do Conselho Regional de Farmácia; Professor de química da UFC; Presidente da Sociedade Musical Henrique Jorge. Publicou o livro “Retalhos do cotidiano”.
1999 - Toma posse às 20h, na Cadeira nº 28 da Academia Cearense de Retórica - ACR, o escritor e poeta José Maria Barros de Pinho (Barros Pinho), saudado pelo presidente da Academia, médico Maurício Cabral Benevides (Maurício Benevides). A solenidade realizou-se na Academia Cearense de Letras - ACL, na Rua do Rosário nº 1, Centro, antigo Palácio da Luz.
2002 - Morre, no Rio de Janeiro, RJ, Evenor de Pontes Medeiros, um dos irmãos que formaram o conjunto Quatro Ases e Um Curinga. Nascera em Fortaleza no dia 08/12/1915. 2003 - Incêndio destrói, à tarde, cerca de três hectares de matas ciliares do Parque Ecológico do Cocó, nas proximidades da Cidade 2.000, em Fortaleza. Iniciadas por volta das 13h, as chamas só foram debeladas no final da tarde, após trabalho intenso de soldados do Corpo de Bombeiros e de um “banho de chuva” proporcionado pelo helicóptero Águia 2, do Centro Integrado de Operações Aéreas - Ciopaer.
2004 - No Auditório Antônio Fiúza Pequeno, no 2º andar do Palácio do Comércio, no Largo da Assembleia, acontece a outorga da Medalha Virgílio Távora, ao empresário Raimundo Cabral de Araújo e o político Carlos Mauro Cabral Benevides (Mauro Benevides).
2005 - Acompanhado dos ministros Ciro Ferreira Gomes (Ciro Gomes), da Integração Nacional, Dilma Rousseff, da Casa Civil, Alfredo Nascimento, dos Transportes, e Silas Rondon, das Minas e Energias, o presidente Luís Inácio Lula da Silva volta ao Ceará, para anunciar e ratificar um pacote de obras favorecendo o Estado e o Nordeste.
2005 - Assume cadeira no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o professor José Filomeno Moraes Filho, eleito em 05/10/2005, sendo saudade pelo consócio Marcelo Caracas Linhares (Marcelo Linhares).
2010 - Morre, o ex-deputado federal e ex-ministro da Viação e Obras Públicas do Governo João Goulart, engenheiro agrônomo Expedito Machado da Ponte, aos 91 anos, no Hospital Monte Klinikun, em Fortaleza, vítima de câncer. O político cearense era pai do ex-senador e atual presidente da Transpetro, Sérgio Machado. O ex-ministro deixou a carreira política em 1991, ao fim da legislatura na Câmara dos Deputados, se dedicando a atividades empresariais. O velório acontece no dia seguinte na Funerária Ternura, na Rua Padre Valdivino, 2255. A missa às 14h30 e o sepultamento às 16h, no Cemitério Parque da Paz. Era cearense de Crateús, nascido em 15/06/1919.




Lojas da Enel abrem amanhã


Neste sábado (26 de novembro de 2022), a Enel Distribuição Ceará abrirá oito lojas de atendimento com foco na renegociação de dívidas. Os clientes poderão parcelar suas contas em atraso de acordo com o perfil do débito, com condições que podem variar entre desconto de até 30% ou o parcelamento em até 21 vezes sem juros no cartão de crédito. Em Fortaleza, as unidades dos bairros Aldeota, Centro, Messejana e Parangaba estarão abertas. Também estarão disponíveis as lojas nos municípios de Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral.
Para participar da ação, não é necessário realizar agendamento prévio. As lojas funcionarão na parte da manhã, todas as 8 unidades estão funcionando das 8 às 12 horas. O atendimento será feito somente com titular da unidade consumidora ou representante legal para realizar o parcelamento. Confira a documentação necessária para solicitar a renegociação de dívidas:
• Pessoa física: CPF, RG ou documento oficial com foto, RNE (apenas para estrangeiros), RANI (apenas para indígenas), NIS ou NB (apenas para clientes Baixa Renda);
• Representante legal: procuração pública ou particular e cópia dos documentos do procurador. Quando se tratar de procuração particular é obrigatório o reconhecimento de firma;
• Pessoa Jurídica: Contrato Social ou último aditivo, CNPJ, CPF, RG. No caso de condomínio: ata de nomeação do síndico;
Condições especiais de parcelamento-O objetivo da ação é facilitar o pagamento dos débitos pelos consumidores inadimplentes, evitando a suspensão do fornecimento de energia, principalmente agora no período em que a Copa do Mundo se aproxima. “Vamos flexibilizar a negociação dos débitos de nossos clientes neste fim de ano. Sabemos que muitos desses consumidores perderam renda, emprego e precisam do nosso apoio”, afirma Micheline Luna, diretora de Mercado da Enel Ceará.
1) Clientes com faturas vencidas há mais de 61 dias-Os clientes que se enquadram neste perfil podem parcelar as contas em atraso em até 12 vezes (entrada + 11 parcelas) sem juros, dentro da própria conta de energia. Quem preferir, pode negociar em até 21 parcelas sem juros no cartão de crédito.
2) Clientes com faturas vencidas há mais de 180 dias-Podem parcelar em até 6 vezes (entrada + 5 parcelas) com desconto de até 30% sobre o débito total (após atualização de IPCA e Juros Mora).
Importante reforçar que, os clientes que já possuem um parcelamento em andamento não poderão aderir a esta campanha. A iniciativa só é válida para novas negociações.
Na Enel Distribuição Ceará, a negociação pode ser feita pela Central de Relacionamento (0800 285 0196) ou presencialmente, nas lojas de Atendimento, ou pelo aplicativo Enel Ceará, que pode ser baixado gratuitamente para iOS (http://goo.gl/quLoH9) e Android (http://goo.gl/pjQpNS). Caso o cliente escolha o parcelamento pelo cartão de crédito, a negociação terá que ser feita pelo site da distribuidora - https://www.enel.com.br/.

Farias Brito conquista Ouro e Prata na Pagmo


Chegou ao fim a 2ª edição da Pan American Girls’ Mathematical Olympiad (PAGMO) e o Colégio Farias Brito só tem a comemorar o desempenho das alunas da instituição no torneio. Das quatro medalhas conquistadas pelo time brasileiro na PAGMO, três são de estudantes FB. Endy Okamura ganhou a única medalha de ouro do país na competição. Já Bilhana Plamenova e Isabela Ruthner trouxeram para casa a medalha de prata, cada uma.
Uma competição só para meninas gera um ambiente mais interessante e acolhedor para desenvolver os talentos femininos nas disciplinas de exatas. Além disso, promove cada vez mais interesse e competitividade entre as alunas. De acordo com o diretor de ensino da instituição, Marcelo Pena, essa é uma rica oportunidade para que as garotas possam demonstrar cada vez mais suas habilidades e conhecimentos em matemática.
“Das quatro brasileiras selecionadas, é uma satisfação ter três delas fazendo parte da nossa instituição. E esse número é sinal de que o nosso incentivo para a participação dessas meninas tem sido muito eficiente. São alunas brilhantes, que estão cada vez mais obtendo melhores resultados, demonstrando um alto nível acadêmico. Sem dúvidas de que o envolvimento nessas competições garantirá experiências enriquecedoras para a trajetória delas”, afirmou.
Sobre a PAGMO: A PAGMO é inspirada na European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO) que esse ano realizou a 11ª edição. A competição seguiu o modelo da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), com dois dias de provas, cada uma com três problemas e 4h30 de duração. A 1ª edição da PAGMO foi organizada em 2021, em versão remota. E este ano, a competição contou com a adesão de 18 nações pan-americanas, sendo elas: Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Trinidad e Tobago, além da Venezuela.

Neurocirurgia

Mais de 400 médicos neurocirurgiões brasileiros e de outros países se reúnem em Fortaleza a partir desta sexta-feira (25), no hotel Gran Marquise, para participar da 19ª edição do Congresso da Academia Brasileira de Neurocirurgia (ABNc), presidido pelo médico cearense Flávio Leitão Filho. A programação técnico-científica do evento, que segue até a segunda (28), terá palestras, cursos, aulas práticas, conferências e apresentações de trabalhos. Um dos destaques fica por conta da realização de cirurgias em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), que serão transmitidas ao vivo para os participantes do Congresso que estarão em uma sala de aula no hospital.
Os temas abordados no congresso e as cirurgias a serem realizadas têm grande relevância científica e ao mesmo tempo trazem ganhos práticos para a sociedade, uma vez que permitem solucionar problemas ocasionados por lesões, acidentes ou doenças no sistema neurológico das pessoas, melhorando a qualidade de vida desses pacientes. “A Academia Brasileira de Neurocirurgia entregará a população médica e principalmente aos neurocirurgiões desse país um evento inovador. Teremos uma oportunidade ímpar para discutir as maiores moléstias neurocirúrgicas que acometem os pacientes, aprimorar nossos conhecimentos, nos aperfeiçoarmos e nos tornarmos cada vez mais capazes de ajudar quem precisa”, comenta o médico neurocirurgião Flávio Leitão Filho, presidente do Congresso.

O Congresso é uma realização da Academia Brasileira de Neurocirurgia (ABNc), com organização da Ikone Eventos, patrocínio ouro do Hospital INC – Instituto de Neurologia de Curitiba; patrocínio prata Abbot, hpbio, Macom e Zeiss; patrocínio bronze Proibrás; e apoio Neuromedicine, Hospital São Camilo Fortaleza, São Carlos Imagem, ProVida Medical, SVO – Serviço de Verificação de Óbitos e Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Saúde.

Lesões do plexo braquial e acidentes com motociclistas-Um dos temas a serem abordados em curso prático e em atividades no XIX Congresso da Academia Brasileira de Neurocirurgia é o do tratamento das lesões do plexo braquial/nervo periférico, muito comuns especialmente em motociclistas que se acidentam e ficam com problemas de movimentação dos braços. O plexo braquial é um grupo de nervos que se originam na medula cervical e uma vez reunidos no pescoço, do plexo braquial, partem promovendo a movimentação e a sensibilidade do braço.
No Ceará, semanalmente, são incluídos 3,2 pacientes novos na fila por uma cirurgia do plexo braquial/nervo periférico devido a sequelas e dificuldades de movimentação do braço. Em sua maioria, causadas por acidentes de moto, cujos índices são elevados em todo o mundo. Mas também vem crescendo as lesões devido à violência, tanto de arma de fogo como de armas brancas, que atualmente correspondem a 10% dos casos no Estado.
As cirurgias para solucionar as lesões no plexo braquial costumam durar várias horas, são de alta complexidade e envolvem suturas com fios de espessuras menores que um fio de cabelo, além de exigirem uma infraestrutura com microscópios neurocirúrgicos e monitoração eletrofisiológica, entre outros equipamentos. “É preciso ter equipes médicas preparadas e capacitadas para realizá-las, e isso começa pelo conhecimento anatômico do plexo braquial e das técnicas cirúrgicas, algo que iremos discutir muito em nosso Congresso”, explica Flávio Leitão Filho, destacando como a recuperação dos pacientes é motivo de celebração para os médicos. “Mesmo com o empenho da equipe e do paciente, não existe uma recuperação de 100%. O que existe é uma recuperação que permite uma vida normal ou próxima da normalidade”, complementa. “Apesar do grande esforço que estamos tendo em desenvolver as cirurgias plexo braquial/nervo periférico em Fortaleza desde 2003, não consigo conter a satisfação e a alegria quando entra em nosso consultório no IJF um paciente que recuperou o movimento perdido”, comemora o médico neurocirurgião.
Cirurgias da base do crânio e de tumores oncológicos: a busca da precisão-Outros dois tipos de cirurgias a serem realizadas e transmitidas ao vivo durante o XIX Congresso da Academia Brasileira de Neurocirurgia demostram o elevado grau de habilidade exigido dos neurocirurgiões e atestam os avanços da Medicina para a solução de problemas no sistema neurológico.
Uma delas será uma cirurgia localizada no ângulo ponto cerebelar, estrutura delicada do cérebro, onde existe grande intimidade do tumor com estruturas vitais como tronco cerebral e estruturas de movimento do rosto (neurofacial, audição, nervo coclear e nervos da deglutição). Preservar essas estruturas é indiscutivelmente um grande desafio. A cirurgia será conduzida pelo médico neurocirurgião Marcos Tatagiba. Outra será uma cirurgia oncológica para a retirada de um tumor na região da cabeça, conduzida pelo neurocirurgião Marcos Maldaun. “Ambas são tipos de cirurgias de elevada complexidade e que exigem muita perícia, capacitação e concentração de toda a equipe médica, pois são feitas perto de estruturas anatômicas que podem afetar a qualidade de vida da pessoa e não admitem imprecisões. Daí a importância de estarmos sempre nos atualizando e nos capacitando, algo que nosso Congresso fará na teoria e na prática”, reforça Flávio Leitão Filho.
Inserção de eletrodo no cérebro e alívio para pacientes com Parkinson-Outra atividade pioneira no serviço público do Estado do Ceará que será feita durante o Congresso é a realização de uma cirurgia para a colocação de um eletrodo de cérebro em um paciente com Parkinson. A cirurgia será feita pelo SUS, também no HGF, e com transmissão para os participantes do evento, e será conduzida pelos médicos neurocirurgiões Osvaldo Vilela Filho e Flávio Belmino.
A cirurgia consiste na inserção de um dispositivo que funciona por impulsos que servem para ritmar as atividades cerebrais do paciente e ajudá-lo a minimizar os tremores oriundos da doença. Segundo o médico Flávio Belmino, os resultados práticos da cirurgia acontecem imediatamente, já no pós-operatório, e o paciente tem uma rápida alta hospitalar.
SERVIÇO
XIX Congresso da Academia Brasileira de Neurocirurgia (ABNc)
25 a 28 de novembro
Hotel Gran Marquise – Fortaleza (CE)

Futricas Fortalezenses

 


Na Rádio Fortaleza hoje

 Na Rádio Fortaleza FM 90,7 nesta sexta-feira (25 de novembro de 2022):

  • A Hora do Bem, às 15 horas.
  • Sala de Redação, às 16 horas.
  • Resenha Cultural 100, às 17 horas.
  • Oração e Fé 175, às 18 horas.


Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...