segunda-feira, janeiro 18

Miguel Dias e Crisanto Moreira

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) assina logo mais às seis da noite, ordem de serviço para o início das obras de requalificação viária na Avenida Coronel Miguel Dias, no bairro Luciano Cavalcante (Regional II) e Rua Crisanto Moreira da Rocha (Regional VI), no bairro Cambeba. As duas intervenções vão contribuir para melhorar o fluxo na Avenida Washington Soares, uma das vias mais movimentadas de Fortaleza, por onde trafegam 90 mil veículos por dia.
O projeto prevê a ampliação da Avenida Coronel Miguel Dias por meio da abertura de um novo trecho que será duplicado e interligado à Avenida Pinto Bandeira, tornando-se uma importante ligação entre a Avenida Engenheiro Santana Júnior e a Avenida José Leon, na Cidade dos Funcionários. Com investimento de R$ 3,7 milhões e duração de 120 dias, a obra de extensão da avenida permitirá o acesso aos bairros Guararapes, Luciano Cavalcante e Cidade dos Funcionários, sendo rota alternativa à Washington Soares. 
Miguel Dias
A obra consiste no prolongamento da Avenida Miguel Dias até a Avenida Pinto Bandeira, no trecho compreendido entre a Avenida Almirante Maximiliano da Fonseca e a Rua Nelson Studart. Além da interligação das avenidas por meio de pista dupla com duas faixas de cada lado, serão realizados os serviços de 188 metros de drenagem, com instalação de 13 bocas de lobo, 5.216m² de pavimentação asfáltica, paisagismo, padronização de calçadas e nova iluminação.
Nova Avenida Crisanto Moreira da Rocha
A Rua Crisanto Moreira da Rocha será alargada e completamente requalificada em toda sua extensão, tornando-se uma ampla avenida com duas faixas em cada sentido, dotada de ciclofaixas junto ao canteiro central e paisagismo. Quando concluída, a via interligará os bairros Cidade dos Funcionários e Cambeba de forma mais rápida, oferecendo comodidade e segurança para os motoristas que trafegam pela região, que passarão a contar com mais uma opção além da Av. Washington Soares para realizar o trajeto diário.
Orçada em R$ 3,9 milhões e duração de 210 dias, a obra contará ainda com os serviços de 176 metros de drenagem, com implantação de 23 bocas de lobo, bueiro, padronização de calçadas, nova iluminação e 17.850,00 m² de nova pavimentação asfáltica, eliminando de vez o desgaste no asfalto tão recorrente naquela localidade.
Serviço
Ampliação Avenida Coronel Miguel Dias e alargamento Rua Crisanto Moreira da Rocha
Local: Rua Crisanto Moreira da Rocha com Rua Anjo Branco – Cambeba – SER VI
(Segue pela Avenida Washington Soares, sentido Iguatemi / Cidade dos Funcionários, cruza a Oliveira Paiva e segue na Rua do Parque Recreio. Próximo ao Condomínio Parc Du Soleil).
Data: Segunda-feira (18/01)
Horário: 18h

'Caminhos das Abelha' entra em cartaz

Foto Vanessa Andion
Foto Sérgio Carvalho
Foto de Paulo Gutemberg
Foro Markos Montenegro
Foto Silas de Paula
Foto Iana Soares
A sensibilidade dos seis fotógrafos Iana Soares, Markos Montenegro, Paulo Gutemberg, Sérgio Carvalho, Silas de Paula, Vanessa Andion sob curadoria do diretor de arte Ademar Assaoka está disposta em 48 imagens na exposição Caminho das Abelhas, que abre às 16 horas da próxima quarta-feira (20) e permanece em cartaz até 19 de março de 2016 no Espaço Cultural Correios Fortaleza-ECC (Rua Senador Alencar, 38 – Centro), com documentações visuais em torno do Sertão de Irauçuba. Os fotógrafos retratam o cotidiano, a força e a resistência do sertanejo frente à seca e ao processo de desertificação no município cearense.

“Caminho das Abelhas” tem patrocínio dos Correios, via Lei Rouanet através do Ministério da Cultura (MINC) e também foi contemplado com o Prêmio de Fotografia Chico Albuquerque/2014 pela Secretaria de Cultura do Ceará (SECULT-CE) do Governo do Estado do Ceará. A mostra promove ainda atividades paralelas no Espaço Cultural Correios, como o lançamento do livro sobre o projeto; visitas guiadas diárias por monitores; interações formativas com alunos de escolas públicas e de projetos sociais e culturais, sob coordenação pedagógica e apoio do SESC-CE, além de oficina de fotografia com smartphones para funcionários dos Correios e ao público.
Ainda nas ações, está prevista a ida da mostra “Caminhos das Abelhas” ao município de Irauçuba, após o encerramento da exposição fotográfica no ECC, que também receberá duas obras para o acervo permanente do Espaço Cultural.
Irauçuba nas visões dos 06 fotógrafos de “Caminho das Abelhas”: 
O município cearense de Irauçuba (que significa “Caminho das Abelhas” na língua tupi) traz as idiossincrasias de ser o local mais seco do Estado, mesmo sem a pecha de ser o mais pobre do Estado. A economia nas tramas do artesanato, balança ainda como a “capital da rede” e equilibra a ancestral agricultura e renitente pecuária implantada no século XVII, hoje reduzida a poucas cabeças de gado, entre riquezas envolventes de narrativas humanas e grande valor cultural em pleno sertão nordestino. 
Nos 1.461,253 km2 de área, Irauçuba, segundo os cientistas, após séculos de devastação, está prestes a viver, literalmente, um deserto, ou melhor um (de)sertão mais árido que a própria imagem que dele fizeram recorrente em narrativas nordestinandas. Os fotógrafos Iana Soares, Markos Montenegro, Paulo Gutemberg, Sérgio Carvalho, Silas de Paula, Vanessa Andion, junto ao curador Ademar Assaoka, ressaltam ainda, além do valor paisagístico, o engajamento documental para o desenvolvimento social e econômico da região e, despertam a percepção da caatinga como potencial de valoração cultural. Através da fotografia, contribuem para reflexão de estratégias de políticas públicas e do desenvolvimento sustentável, além de divulgarem potencialidades culturais e estéticas da região.
A proposta de “Caminho das Abelhas” é dar visibilidade e conhecimento público à paisagem causticante mas, também, humana e rica em cultura e história, sensibilizando a sociedade para o desolador processo de desertificação que acontece na região”,lembra o curador Assaoka. A fotógrafa e produtora da mostra Vanessa Andion, reflete as experiências em Irauçuba ao revelar que ‘”o sertão é do tamanho do mundo’, imenso e seco. E no silêncio que arrasta o tempo que é só seu, as nuvens que passeiam com vagar carregam o dia que parece, nunca se vai acabar. E a vizinha distante que me habitou por tantos anos, agora para, olha pro céu e descobre-se rendida. Uma grande paixão, essa!”.
O professor e fotógrafo Silas de Paula alonga sobre a documentação na localidade. “Há trinta anos fotografei a região de Irauçuba no Ceará, terra assolada pela seca que exigia visibilidade maior, olhar cuidadoso dos gestores públicos e dos brasileiros sobre a tragédia local. Mas, por diversas razões o trabalho ficou, praticamente, engavetado. Há dois anos, participo com outros fotógrafos do projeto sobre a região - “Caminho das Abelhas”– e percebi que pouco mudou; a seca permanece e as condições da população, em quase nada, diferem das presenciadas há décadas. O grupo procurou conhecer a desertificação progressiva e a vida das pessoas na convivência com ela, utilizando a fotografia como forma de análise e registro do processo e acreditando que o documental é um instrumento de construção social, cujo significado surge nos contextos organizacionais e históricos de diferentes mundos do trabalho fotográfico”.
Pioneiro na proposição do projeto, Sérgio de Carvalho, um piauiense quase “nascido no meio do sertão”, relembra que “em 2014, quando começamos a nos aventurar por Juá, Missi, Olho D’água, Riacho do Meio e Cacimba Salgada, comunidades rurais de Irauçuba, era como se estivesse numa viagem de volta ao sertão que já foi meu. A paisagem continua a mesma da minha memória de menino, não fossem as antenas parabólicas e as cisternas de hoje. Não me refiro ao chão rachado pela seca duradoura, e sim ao silêncio, à solidão e ao tempo contidos no campo de futebol vazio, na cruz solitária na beira da estrada ou na sinceridade do tempo que marca profundamente o rosto do sertanejo. O que busco neste trabalho, talvez fruto da memória visual, é retratar esse silêncio, essa solidão e esse tempo, que se misturam, se confundem e se ampliam numa imagem monocromática e imaginária de afeto e saudade”.
Na perspectiva do registro histórico na linguagem fotográfica contemporânea documental, o processo de desertificação que acontece em Irauçuba, a apenas 180 km da capital Fortaleza, traz também ao projeto o olhar de Paulo Gutemberg, que “foca sertões internos e externos. Mas, Irauçuba, nosso sertão externo, não é famoso como o de Canudos ou o de Juazeiro do Norte, muito embora seja considerado pela Unesco uma das maiores e críticas áreas de desertificação no mundo. Essa condição nem foi determinante para nossa escolha. Há muito tempo já é pacífico que não existe um só sertão, mas inúmeros sertões, embora a maioria das narrativas assim o declare. São, pois, vários sertões, alguns vastos, vastíssimos, outros nem tanto e até próximos à costa litorânea civilizada, como o de Irauçuba, agora apresentado ao grande público”.
O projeto “Caminho das Abelhas” se alarga em destinos aos profissionais da imagem, artistas, professores, estudantes, historiadores, sociólogos, ambientalistas, jornalistas, organizações governamentais e não governamentais. Como sintetiza a jornalista e fotógrafa Iana Soares sobre as integrações no projeto e mostra fotográfica, “entre as estratégias que inventamos para tornar a vida possível, o encontro é a mais eficaz e generosa. A fotografia é um caminho fascinante, tanto para aprender a enxergar como para arriscar formas de dizer e compartilhar o que foi visto. Este é um projeto que celebra o encontro e o sertão, profundamente marcado nos olhos das pessoas que nos atravessaram. É necessário voltar sempre para arriscar futuros nesse território infinito. Este Caminho é feito de luta e festa”.
O fotógrafo e integrante do projeto Markos Montenegro afiança sobre os desafios: “Mais que apenas ‘Caminho das Abelhas’, Irauçuba foi um caminho de retorno a memórias e sentimentos de outrora. Nascido no coração de um sertão rachado e cheio de fé, os altos contrastes do sol a pino me faz lembrar dos tempos de menino. Tempos descalços, correndo no chão de terra batida, onde pedras e galhos se transformavam em heróis de grandes aventuras. Nossa busca pelas ‘insólitas’ regiões de Irauçuba, não era pelo simples registro de uma realidade que se perde pela falta de chuva, mas sim pela busca da origem de todos que ali estavam, pelo encontro com o sertanejo dentro de cada um. Irauçuba somos nós, o deserto da terra se faz como o deserto dentro do ‘peito’ e da memória”, resume em extensivos convites.
“Caminho das Abelhas” no processo de pesquisa documental fotográfica e na extensão da exposição no Espaço Cultural Correios Fortaleza também contou com apoios e parcerias do Instituto da Fotografia (IFoto), em Fortaleza, e da Universidade Federal do Ceará (UFC) através da Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Comunicação, além da proposição pela Travessa da Imagem Escola de Fotografia e Arte. O Instituto Oziris Pontes deu apoio na divulgação junto à comunidade e para realização da produção fotográfica. Ainda em contribuição à expansão do projeto e objetivos dos Correios, a exposição deve seguir à zona rural de Irauçuba (Juá), após o encerramento da mostra no ECC.
QUEM SÃO OS FOTÓGRAFOS E CURADOR DE“CAMINHO DAS ABELHAS”:
Iana Soares, 29 anos, jornalista e fotógrafa. Gosta de mar, sertão, sal e gente. Começou a fotografar quando pesquisava o processo de afirmação étnica dos índios Tremembé. Após graduar-se em Ciências Sociais, voltou ao Jornalismo e reencontrou a imagem, além da palavra. Fez mestrado em Belas Artes, na Universidade de Barcelona. Participou de diversas exposições e mostras, como o Encontros de Agosto, o Festival de Fotografia de Tiradentes, a exposição Mapesdesorientats, em Barcelona, e Derivas, em Valência, entre outros. Em 2015 ganhou o Prêmio BNB de Jornalismo na categoria fotografia nacional com o trabalho "Sertão a Ferro e Fogo - Marcas de gado e gente". É editora de fotografia do jornal O POVO e professora da Travessa da Imagem, em Fortaleza. 
Markos Montenegro, 30 anos, formado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Pós graduado em Fotografia e Design na Escola Superior de Disseny i Enginyeria de Barcelona (http://www.elisava.net). Mestrado em Fotografia, Arte e Técnica na Universidade Politécnica de Valencia (www.masterfotografia.es). Especialista Universitário em Fotografia Profissional e Especialista Universitário em Fotografia, Arte e Técnica. Diretor proprietário da escola de fotografia, vídeo e cinema Travessa da Imagem.
Paulo Gutemberg nasceu em Oeiras (PI). Iniciou a vida profissional como fotógrafo em meados dos anos 1980 em Teresina-PI, onde foi repórter fotográfico, editor de fotografia, jornalista, professor de fotojornalismo e assessor de comunicação social. Colaborou em jornais e revistas culturais piauienses, publicando crítica e ensaios fotográficos. Realizou e participou de exposições fotográficas em Teresina, Brasília e Fortaleza (IFOTO e DeVERcidade). Publicou os livros de fotografia, “Teresina” (2005) e Docas do “Mucuripe” (2010), este último com o fotógrafo Sérgio Carvalho.É presidente da Fundação José Medeiros. 
Sérgio Carvalho, 46 anos, piauiense, fotografa desde os anos 1990, desenvolvendo a fotografia como expressão artística documental. Fez diversas exposições e participoude salões de arte e festivais de fotografia, como nas quatro edições do DeVERcidade em Fortaleza (2005, 2006, 2007 e 2010), FotoArteBrasilia (2010), Festival de La Luz (2010 – Argentina), Fotopoa 2012 (Porto Alegre), PhotobookAward 2011 (Kassel -Alemanha) e POY LATAM 2013. Em 2005 participou de coletivo fotográfico que produziu o documentário “Gente do Delta”, contemplado com o Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia da Secretaria de Cultura do Ceará (SECULT-CE). Em 2006 foi um dos vencedores do Edital de Artes da FUNCET/Fortaleza, com o ensaio “Docas do Mucuripe”, em co-autoria com o fotógrafo Paulo Gutemberg, cujo livro foi publicado em 2010. No mesmo ano, publicou o livro “Retrato Escravo”, junto ao fotógrafo João Roberto Ripper, publicação indicada como uma das melhores de 2010 pelo Internacional Photobook Festival 2011(Kassel, Alemanha) e Menção Honrosa no POY LATAM 2013. Também publicou os livros “Barbearia do Tempo” (2011), “Às vezes, criança – Um quase retrato de uma infância roubada” (2012) com o poeta Rubervam Du Nascimento e o livro “Homens-Caranguejo” (trabalho coletivo, 2013). É membro-fundador e ex-diretor do IFOTO – Instituto da Fotografia, em Fortaleza. 
Silas de Paula, 65 anos, é jornalista, fotógrafo, pesquisador e professor doutor pela Universidade de Loughborough, Inglaterra (1996). Professor do Curso de Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC), desde 1985, na qual, além de professor de graduação, atua na pesquisa em Fotografia e Audiovisual do Mestrado em Comunicação e coordena o grupo de Pesquisa em Cultura Visual. Participou da organização do DeVERcidade, de 2005 a 2007; do Encontro Internacional de Imagens Contemporâneas em 2009/11. Em 1984 ganhou o prêmio Nikon InternationalPhotocontext, no Japão, Prêmio Chico Albuquerque em 2008, o Prêmio Leica/Consigo (Parati em Foco), em 2010 o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, FUNARTE, em 2011 o prêmio Diário Contemporâneo, em Belém e o edital do Plano Nacional de Apoio à Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional e MINC. Atualmente desenvolve pesquisa sobre fotografia contemporânea.
Vanessa Andion, 48 anos, baiana. Graduada pela Universidade Federal do Ceará em Ciências Socias, trabalhou como fotógrafa e pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais (NEPS) dessa Universidade, fazendo vários cursos em artes visuais. Exposições Coletivas: "Insânias Verdades - ensaio “O Escuro me Ilumina” em Dezembro/2012; O Corpo Alheio - ensaio “Antropofagia da Imagem Crua” em Fevereiro/2014; 3Ensaios Para Demolição - ensaio “Um Sonho Feliz de Cidade” (como convidada do Descoletivo de Fotografia em 2014). Publicações: Revista Olho de Peixe I em Outubro/2012 - ensaio “Em busca da Fortaleza perdida”; Revista Olho de Peixe II em Abril/2013 - ensaio “Amor de índio”. Prêmios: 1º lugar na Fotomaratona de Fortaleza da Escola Travessa da Imagem com o tema “A cidade que ninguém vê”; Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia/2014 com o Projeto “Caminho das Abelhas - O deserto é logo ali”, desenvolvido em conjunto com os fotógrafos Markos Montenegro, Sérgio Carvalho, Silas de Paula e Paulo Gutemberg. É também assistente de edição e produtora. 
Curadoria de Ademar Assaoka, jornalista, editor e diretor de arte, iniciou sua carreira em 1968, na revista Realidade e Veja. Foi editor de vários projetos editoriais e gráficos de revistas e jornais. Dirigiu por sete anos, a icônica Revista Goodyear, considerada, em 1990, pelo jornal O Estado de S. Paulo, a melhor revista cultural do país e um dos percussores do ensaio fotográfico no Brasil. Ganhou diversos prêmios tais como o da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) durante 12 anos seguidos; o Prêmio Ouro do Clube de Criação de São Paulo, entre outros. Tem seu trabalho publicado na revista Print - America’sGraphic Design Magazine. Em 2012, foi contemplado com o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, da Funarte. Foi curador de duas exposições fotográficas em 2014 e é editor da revista Olho de Peixe, desde 2012.

SERVIÇO
Exposição e atividades do projeto “Caminho das Abelhas" 
Abertura: 20 de janeiro de 2016 (quarta-feira) às 16h;
Visitação diária: A partir de 21 de janeiro até 19 de março 2016, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, aos sábados, das 8h às 12h. Entrada franca.
Local: Espaço Cultural Correios Fortaleza (Rua Senador Alencar, 38 – Centro – Fortaleza).
Fone para agendamentos de visitas guiadas (85) 3255 7142
Oficinas com smartphones e lançamento do livro da exposição: em breve mais informações sobre datas e inscrições.
Facebook da exposição “Caminho das Abelhas”:https://www.facebook.com/events/1564696377155543/
Instagram: #caminhodasabelhas

'A Paixão' no Teatro RioMar Fortaleza

O espetáculo musical A Paixão Segundo Nelson - uma farsa musical brasileira, tem estreia marcada para janeiro, no Nordeste. Iniciando turnê por Natal (de 29 a 31 de janeiro, no Teatro Riachuelo), o musical seguirá para Recife (de 12 a 14 de fevereiro, no Teatro RioMar Recife) e Fortaleza (de 19 a 21 de fevereiro, no Teatro RioMar Fortaleza). Os ingressos já estão à venda. Confira o serviço completo abaixo.
A peça é uma colagem de textos de Nelson Rodrigues, mas o que torna a peça especial é o fato de não ser baseada em seus textos teatrais. Nas palavras do cantor e músico Zeca Baleiro, responsável pela colagem de diversos textos de Nelson Rodrigues como “A Vida Como Ela É”, “Myrna – Não Se Pode Amar e Ser Feliz ao Mesmo Tempo”, “A Cabra Vadia”, e “À Sombra das Chuteiras Imortais”, “a proposta é fazer um espetáculo original, compilando várias facetas das obras de Nelson Rodrigues”. O elenco é composto por nomes comoVanessa Gerbelli, Helena Ranaldi, Jarbas Homem de Mello, Rui Rezende e Roberto Cordovani. A direção fica a cargo de Debora Dubois.
Debora é diretora de teatro desde 1998 e tem três espetáculos em cartaz atualmente: “Lampião e Lancelote”, baseado no livro homônimo de Fernando Vilela, “Toro Negro”, espetáculo de dança Flamenca e “Sabor a Freud” do argentino Jose Pablo Feinmann. Seus trabalhos renderam dezenas de indicações e conquistaram diversos prêmios. Para essa montagem ela destaca que já tinha trabalhado com Zeca Baleiro e por ser fã de Nelson Rodrigues surgiu a vontade de encenar algo relacionado a ele. “Já havíamos trabalhado juntos em dois espetáculos e tínhamos o desejo de fazer alguma encenação baseada na obra do Nelson. E então, já não lembro como, veio o insight: vamos colar os textos do Rodrigues - conselhos sentimentais, memórias, confissões e os contos suburbanos e vamos fazer um musical”, afirma ela.
A ação se passa nos anos 50, no ambiente de uma rádio fictícia, “A Voz do Rio”, onde os dramas suburbanos do famoso escritor, jornalista e dramaturgo, são vividos entre programas esportivos, de conselhos sentimentais, musicais e rádio novela. A trilha, composta originalmente para o espetáculo, traz músicas de cantores do rádio e jingles de produtos da época, todos fictícios.
“Apesar de considerar suas peças brilhantes, acho que a melhor literatura do Nelson está nos textos jornalísticos”, comenta Zeca Baleiro, criador das músicas e jingles cantadas ao vivo no espetáculo. Produzido pela Brancalyone Produções e Fidellio Produções, a peça, após apresentações no Nordeste, seguirá para temporadas no Rio de Janeiro e São Paulo.
ELENCO
Roberto Cordovani
É um ator, autor, produtor e diretor brasileiro de teatro, radicado na Galiza (Espanha). Iniciou sua carreira aos 15 anos, na peça "Montgomery, O Castelo do Terror". Ao longo de sua carreira, Cordovani interpretou os mais variados papéis: de Greta Garbo em "Olhares de Perfil" a Dr. Jekyll em "Dr. Jekyll and Mr. Hyde" (O Médico e o Monstro). Tem mais de 30 espetáculos teatrais em seu currículo e ganhou diversos prêmios como ator no Brasil e exterior, tais como FITEI em Portugal, Festival de Edimburgo na Escócia, Carrefour L’Europe na França, Charrington London Fringe Awards na Inglaterra e Prêmio Compostela e Festival Internacional de Madrid na Espanha.

Vanessa Gerbelli
É uma atriz brasileira de televisão, teatro e cinema. O primeiro trabalho de Gerbelli na televisão foi na telenovela “O Cravo e a Rosa” de Walcyr Carrasco, pela Rede Globo. Fez ainda, pela mesma emissora, “Desejo de Mulher”, “Mulheres Apaixonadas”, “Da Cor do Pecado”, “Em Família” e atualmente está na novela “Sete Vidas”. Em teatro, participou de diversas montagens teatrais, com destaque para último espetáculo, os musicais “Emilinha e Marlene – As Rainhas do Rádio” e “Quase Normal”, e com esse último onde ganhou 2 prêmios como melhor atriz de musical.

Rui Rezende
Fez inúmeros personagens no cinema e na TV. Mas, com certeza, um dos mais marcantes foi o professor Astromar Junqueira, na antológica novela Roque Santeiro (1985) de Dias Gomes. Outros personagens de sucesso na carreira de Rui Resende foram o Bob Lamb de A História de Ana Raio e Zé Trovão, produzida pela Rede Manchete em 1990 e reprisada pelo SBT em 2010/2011 e Menandro Olinda da minissérie Incidente em Antares produzida pela Rede Globo em 1994.

Helena Ranaldi
Atriz televisão, teatro e cinema. Em seu primeiro trabalho, no ano de 1990, interpretou Stefânia, na novela “A História de Ana Raio e Zé Trovão”, ainda pela antiga Rede Manchete. No ano seguinte, ainda faria outra novela na emissora, “Amazônia”, antes de transferir-se para a Rede Globo. Desde então participou de mais de 12 novelas. Ainda em 2015 dedicou-se ao teatro fazendo três peças seguidas (Amores Perversos, A Fantástica Fábrica de Bonecas e Amores Urbanos).

Jarbas Homem de Mello
Ator, cantor. Já participou de mais de 20 montagens teatrais, com destaque para os musicais Cabaré (201-2012), Crazy For You (2014) e Chaplin (2015), sendo nesse último o protagonista da montagem, dividindo palco com Marcelo Antony. Teve algumas participações televisivas nas novelas “Alto Astral” e “Pé na Cova” (Rede Globo).



Ficha Técnica:
Obra: Nelson Rodrigues
Colagens de Textos e Canções: Zeca Baleiro
Direção: Debora Dubois
Elenco (em ordem alfabética): Giselle Lima, Helena Ranaldi, Jarbas Homem de Mello, Lula Lira, Marcos Lanza, Roberto Cordovani, Rui Rezende, Vanessa Gerbelli
Cenário: Duda Arruk
Figurinos e Visagismo: Leopoldo Pacheco
Iluminação: Wagner Pinto
Fotografia: Gal Oppido
Direção de Produção: Deco Gedeon e Edinho Rodrigues
Realização: Brancalyone Produções e Fidellio Produções
Duração: 100 minutos
Classificação: 12 anos
Lei Federal de Incentivo à Cultura
Realização: FIDELLIO PRODUÇÕES EIRELI, Opus Promoções, Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil Pátria Educadora

A PAIXÃO SEGUNDO NELSON - UMA FARSA MUSICAL BRASILEIRA
FORTALEZA (CE)
De 19 a 21 de fevereiro
Sexta-feira, às 21h
Sábado, às 21h
Domingo, às 20h
Teatro RioMar Fortaleza (Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 Piso L3 - Shopping RioMar Fortaleza – Papicu / Fortaleza – CE) 

INGRESSOS
Setor 
Inteira 
Meia-Entrada
Plateia Alta 
R$ 50,00 
R$ 25,00

Plateia Baixa B 
R$ 80,00 
R$ 40,00
Plateia Baixa A 
R$ 100,00 
R$ 50,00

- 50% de desconto para titulares do Cartão Alelo Cultura, na compra de um ingresso, pago com o Cartão Alelo Cultura (vale-cultura), adquirido somente na bilheteria do Teatro RioMar Fortaleza – limitado a 100 ingressos;

- 10% de desconto para titulares do Cartão Alelo Cultura, na compra de um ingresso, pago com o Cartão Alelo Cultura (vale-cultura), adquirido somente na bilheteria do Teatro RioMar Fortaleza.

*Descontos não cumulativos a demais promoções e/ou descontos;
** Política de venda de ingressos com desconto: as compras poderão ser realizadas nos canais de vendas oficiais físicos, mediante apresentação de documentos que comprovem a condição de beneficiário. Nas compras realizadas pelo site e/ou call center, a comprovação deverá ser feita no ato da retirada do ingresso na bilheteria e no acesso à casa de espetáculo;
***A lei da meia-entrada mudou: agora o benefício é destinado a 40% dos ingressos disponíveis para venda por apresentação. Veja abaixo quem têm direito a meia-entrada e ostipos de comprovações oficiais no Ceará:
- IDOSOS (com idade igual ou superior a 60 anos) mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto.
- ESTUDANTES mediante apresentação da Carteira de Identificação Estudantil (CIE) nacionalmente padronizada, em modelo único, emitida pela ANPG, UNE, UBES ou entidades filiadas. Mais informações: www.documentodoestudante.com.br
- PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E ACOMPANHANTES mediante apresentação do cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013. No momento de apresentação, esses documentos deverão estar acompanhados de documento de identidade oficial com foto.
- JOVENS PERTENCENTES A FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA (com idades entre 15 e 29 anos) mediante apresentação da Carteira de Identidade Jovem que será emitida pela Secretaria Nacional de Juventude a partir de 31 de março de 2016, acompanhada de documento de identidade oficial com foto.
- JOVENS COM ATÉ 15 ANOS mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto.
- PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA mediante apresentação de carteira funcional emitida pela Secretaria Municipal de Educação e Assistência Social (SEDAS).
- DOADORES REGULARES DE SANGUE mediante apresentação de documento oficial válido, expedido por banco de sangue. São considerados doadores regulares de sangue aqueles registrados nos bancos de sangue cos hospitais do Estado do Ceará.
**** Caso os documentos necessários não sejam apresentados ou não comprovem a condição do beneficiário no momento da compra e retirada dos ingressos ou acesso ao teatro, será exigido o pagamento do complemento do valor do ingresso.
***** Este espetáculo faz parte da programação soft opening, período de testes e ajustes para garantir a excelência técnica, acústica e operacional do teatro.



CANAIS DE VENDAS OFICIAIS:
Ingresso Rápido: 4003-1212
Bilheteria do Teatro RioMar Fortaleza: Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 Piso L3 -
Shopping RioMar Fortaleza – Papicu / Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 12h às 21h, e domingo e feriados, das 14h às 20h. Em dias de apresentações: das 12h até o início da última apresentação. Segunda-feira: fechada.

Matou a Pau...ta 2016

A agremiação etílico-cultural-carnavalesca Matou a Pau...ta convoca os foliões para homenagear o jornalista Antônio Carlos Vieira de Souza (Tuno Vieira), aclamado editor do bloco de pré-carnaval dos jornalistas, em sua 11ª edição. Folião assíduo do Matou a Pau...ta, Tuno vai comandar a festa nos sábados 23 e 30 de janeiro, com concentração a partir das 17h30, na Praça Murilo Borges (antiga pracinha do BNB), no Centro. 
Classificado no Edital do Ciclo Carnavalesco 2016 da Prefeitura de Fortaleza, o Matou a Pau...ta reúne jornalistas, radialistas, publicitários, gráficos, familiares e simpatizantes, desde 2005. O bloco dos bonecos gigantes, como é conhecido do público que brinca o pré-Carnaval no Centro da cidade, caracteriza-se pela homenagem aos profissionais do Jornalismo, escolhidos “editores” da agremiação a cada ano.
Já foram homenageados Ronaldo Salgado, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) (2007), Ivonilo Praciano, de O Povo (2008), Samira de Castro, do Diário do Nordeste (2009), Mauro Costa, diretor da AD2M (2010), Carla Soraya, da TV Assembleia (2011), Sérgio de Sousa (Assessoria da UFC) (2012). Em 2013, os foliões mais assíduos foram homenageados. Em 2014, o bloco teve como editor o jornalista e folclorista Paulo Tadeu, fundador de vários maracatus. Em 2015, o Matou a Pau...ta reverenciou o jornalista Francisco Félix, presidente da Crônica Carnavalesca de Fortaleza.
Perfil do homenageado
Tuno Vieira iniciou a carreira como repórter fotográfico em 1977, no jornal O Povo. Em 1981, participou da fundação do Diário do Nordeste, ficando no jornal por quatro anos. Em 1980, retornou ao periódico do Grupo Edson Queiroz, onde atuou como repórter fotográfico por quase 30 anos, até se aposentar recentemente. Servidor público desde 1980, trabalhou por anos na Casa Civil e, atualmente, está na equipe de comunicação da Secretaria de Agricultura do Estado do Ceará. Tuno é vencedor de quatro prêmios Luciano Carneiro, da ACI, e dois da Prefeitura de Fortaleza.
O diretor de Ação Sindical do Sindjorce, Evilázio Bezerra, comemora a aclamação de Tuno Vieira como editor. “É a primeira vez que o bloco homenageia um jornalista de imagem”, diz. Ele acrescenta que Tuno Viera é uma unanimidade entre a categoria, conhecido não só pelo profissionalismo, como pelo carisma entre os colegas de profissão. “Além disso, Tuno não perde uma folia”, completa.
Ainda sem patrocínio, o Matou a Pau...ta tem na venda de camisas uma fonte de manutenção do bloco, que é animado pela tradicional banda de metais Boca Folia e pelo cortejo de bonecos gigantes, da Praça Murilo Borges até a Praça do Ferreira. “O recurso do edital é uma ajuda importante, mas não cobre todas as despesas dos desfiles.”, comenta a presidente do Sindjorce, Samira de Castro.

Ministro aqui na próxima segunda


CMFor e AL-CE

  • Plácido Filho (PDT) será efetivado vereador de Fortaleza para completar mandato de cinco meses (agosto a dezembro) de Iraguassu Teixeira (PDT) que vai ser deputado estadual na licença de Heitor Férrer (PDT) para campanha a prefeito de Fortaleza.
  • Iraguassu que não é candidato a reeleição, vai renunciar ao cargo no começo de agosto para poder assumir a Assembleia Legislativa.
  • Quem é pré-candidato a vereador é Iraguassu Filho.


Sinditaxi informa


Sindicato Informa: Convocamos todos os taxistas para comparecerem nesta Quinta_feira dia 21/01, no Desembarque de Passageiros do Cais do Porto para a chegada de um Navio com 684 passageiros o Navio Permanecerá Ancorado das 12 horas até as 17 horas. O Sindicato estará presente para organizar a fila e terão interpretes no local para facilitar a comunicação entre passageiros e taxistas

Nova Aguanambi na CMFor

  • Um dos primeiros projetos que os vereadores de Fortaleza vão avaliar quando começarem o ano legislativo em dois de fevereiro, na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) é do Nova Aguanambi.


isagismo, calçadas e novas praças. Dividida em etapas para reduzir o impacto para a população, que será informada antecipadamente a cada alteração de tráfego.
A construção do elevado sobre a rotatória e a passarela de pedestres ao lado do viaduto da 13 de maio, para retirar aquele estranho sinal embaixo do viaduto, compõem a primeira etapa da obra e terá duração de 8 meses. Esta primeira etapa permitirá o acesso expresso à BR-116 com 2 faixas no sentido Centro/Messejana para os carros, e 2 exclusivas para ônibus em ambos os sentidos.
Confira o vídeo com a maquete eletrônica da nova Aguanambi.
0:00

De Primeira



Jurandir Júnior
O supervisor do Uniclinic, Jurandir Júnior, é um homem de visão do futebol. Passou pelo Fortaleza e pelo Ceará. Esteve por dois anos no Botafogo da Paraíba. Agora de volta ao futebol cabeça chata mostra competência no Uniclinic. O time da Lagoa da Precabura estreou vencendo no Cearensão 2016, fazendo um a zero no Itapipoca, em Sobral, gol de Diego Peixoto, aos 15 minutos do primeiro tempo. Jurandir Júnior revelou em entrevista no programa 'As Frias do Sérgio', na Rádio O Povo-CBN, que o time é homogêneo com jogadores garimpados no Nordeste. Destaque para a experiência de Leanderson e Preto e a juventude de Diego Peixoto. O jogo, que abriu o Cearensão teve apenas 74 pagantes para um renda inferior a R$ 500,00. O árbitro Cleuton Lima teve atuação exemplar. Excluiu de campo o preparador físico do Itapipoca, Célio Isidro, por reclamação. Cartão amarelo para Wilton, do Itapipoca; e Guidio e Preto, do Uniclinic. Deu um minuto de acréscimo no primeiro tempo e quatro minutos na etapa final. Jurandir Júnior disse que a Super Bolla vai acabar sendo elogiada pelos jogadores, uma vez que tem padrão Fifa. "Zico, Renê Simões e Paulo César Gusmão aprovaram a Super Bolla, que é fabricada por uma empresa com mais de 20 anos no mercado. Não é uma fábrica de fundo de quintal", disse Jurandir que acabou intermediando a vinda da Super Bolla para o Cearensão 2016, que foi criticada por ser "leve". Segundo Jurandir ela tem o mesmo peso das demais bolas internacionais como Nike, Penalty e Adidas.

Cerapió
Nome de peso do OFF Road apoiado pelo Beach Park, Armando Bispo começa o ano marcando presença no Cerapió 2016, maior rally de regularidade da América. A competição acontece de 27 a 30 de janeiro e, até lá, o atleta participa da exposição com a equipe Polaris Force Páreo do Shopping Iguatemi, nos dias 25 e 26. No Cerapió, Armando estreia à frente de um Utility Type Vehicle (UTV) modelo RZR S 900 da marca Polaris e compete na categoria ˜UTV Graduados˜ ao lado de Du Sachs, um dos maiores navegadores do Brasil e organizador técnico do conceituado Rally Internacional dos Sertões. O Cerapío sai de Fortaleza e chega em Teresina (PI).

I
O Vovozinho está fora da Copinha 2016.
II
Perdeu de 2 a 1 para o Cruzeiro (MG) em Osasco e foi eliminado das quartas-de-final.
III
O Sport (PE) com uma bela campanha é quem vai fazer uma quarta-de-final com o Cruzeiro.
IV
A defesa do Vovozinho foi falha na derrota para o Cruzeiro.
V
Voltam com a melhor canpanha de todas Copinhas que o Ceará participou.
VI
Que Lisca aproveite bons valores como Caio César, Franlin e o goleiro Esaú.
VII
Siga o exemplo de Falcão, treinador do Sport, que vem acompanhando de perto o desempenho dos pernambucanos na Copa São Paulo.
VIII
O Sport vem se credenciando para ser campeão.
IX 
Passando do Cruzeiro já estará na semifinal.
X
Bela campanha, invicta também a do Corinthians.

Sugestão esportiva
O Ceará joga amistosamente com o Flamengo (RJ), na próxima quinta-feira (21), na Arena Castelão. O treinador do Mengão, Muricy Ramalho, disse que os cariocas vão estranhar o calor do Ceará. Ora bolas e no Rio, na semana passada, fez mais de 40 graus. Choveu no sábado, mas o tempo é quente lá e cá. A sugestão esportiva que damos na coluna de hoje é para os jogadores alvinegros cearenses mostrarem competência e começarem a temporada 2016 com pé direito. Vamos lá Lisca mostrar para Muricy Ramalho e seus comandados com quantos paus de faz uma canoa em terras alencarinas. Prenuncio de bom público. Vai valer a pena comparecer à Arena Castelão, depois de amanhã

Carnaval 2016

O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) já está alertando todas as prefeituras  cearenses sobre o cuidado com gastos nos próximos meses, com ênfase na realização de eventos de Carnaval custeados com recursos públicos. Diante das limitações financeiras e do momento econômico atual alegado por algumas administrações - especialmente aquelas caracterizadas por aumento de despesas sem o correspondente crescimento de receitas - e do quadro de estiagem, com decretação de Situação de Emergência, o órgão indica que os gestores devem agir com prudência , de modo a evitar o desequilíbrio das contas públicas.

Em correspondência oficial que está sendo distribuída às Prefeituras, indicando prioridades do período, na planificação governamental, em seu plano de trabalho, é assinalado que "as ações de controle vão considerar não somente aspectos legais, mas também de economicidade e moralidade dos atos praticados pelas administrações". É  o que está listado em comunicado do presidente do TCM, conselheiro Francisco Aguiar, aos dirigentes municipais.

Para que sejam evitados problemas nas prestações de contas municipais o TCM recomenda aos prefeitos, por exemplo, que:

- somente apliquem recursos públicos em atividades festivas e despesas afins após cumpridas todas as obrigações legais e quitados todos os compromissos contraídos, e dentro de suas condições financeiras, em atendimento às regras impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal;

- priorizem o pagamento de despesas com pessoal, saúde, educação, serviços públicos essenciais e despesas relevantes;

- quitem despesas previdenciárias e realizem o repasse de receitas consignadas cumprindo os prazos legais;

- mantenham saldo financeiro suficiente para quitação das despesas contraídas;

- observem o que determinam as normas sobre licitações e contratos públicos;

- publiquem todos os atos no Portal de Licitações dos Municípios (www.tcm.ce.gov.br/licitacoes) observando os respectivos prazos, para efeito da mais ampla divulgação e controle do TCM.

Colosso Summer Festival

Há cinco anos, Fortaleza ganhava o primeiro WakePark do Norte e Nordeste e que depois se consagrou como um dos principais polos de entretenimento, gastronomia e esportes aquáticos da cidade. O Colosso Lake Lounge une tudo isso num ambiente inspirado nos melhores Beach Clubs do mundo, à beira da Lagoa do Colosso, em cenário paradisíaco de exuberante natureza. Para comemorar meia década de funcionamento do local, Fortaleza recebe a primeira edição do "Colosso Summer Festival", evento que vai trazer grandes nomes de diversos gêneros da música nacional entre os dias 21 (quinta) e 24 (domingo) próximos. A programação conta ainda com o WAKEGAMES, campeonato de Wakeboard por equipes, no formato tag team, que será realizado no próximo sábado (23).
A primeira atração do Colosso Summer Festival é o show do “Boteco do Gusttavo Lima", que traz o astro do sertanejo universitário em uma apresentação especial na próxima quinta-feira (21). Quem também se apresenta na noite é a dupla sertaneja cearense Luís Marcelo e Gabriel. Na sexta-feira (22), duas renomadas bandas do rock nacional aterrissam no Colosso na edição especial do "Porque Hoje é Rock!”, com Os Paralamas do Sucesso, Skank e acompanhados dos cearenses que são destaque na cena, "Selvagens à Procura de Lei".
No sábado (23), a festa continua com a Show Time Paradise, os Djs Malrboro (Funk - RJ), Memê (House - RJ), Leo Lanvin (FRA), Sax in The House (House - RN) e os Djs de destaque da cena eletrônica local , fazendo uma grande balada no lounge do Colosso. Encerrando a programação, no domingo (24), o Colosso Summer Festival realiza uma edição especial do já tradicional "Pôr do Samba”, com Serjão Loroza. A festa que atrai muita gente bonita e samba de primeira todos os domingos traz uma atração especial para animar ainda mais a tarde no Colosso. 
Colosso Lake Lounge
O Colosso Lake Lounge é um sofisticado Lake Club que reúne alta gastronomia, baladas e atividades esportivas em um só lugar. O local oferece produtos e serviços para os mais exigentes perfis, opções que variam desde a tranquilidade de um almoço à beira da lagoa, ao agito das baladas que invadem a madrugada. No restaurante, o espaço traz a proposta de fugir do ritmo acelerado da rotina para desfrutar dos sabores e descobertas de uma boa refeição. Se a preferência é pelos esportes, o local tem diversas opções que vão desde a radicalidade do Wakeboard, Flyboard aos relaxantes SUP Yoga, SUP Pilates e Caiaque. 
No Bar da Praia by Moët & Chandon, o Colosso Lake Lounge oferece um ambiente atraente e em harmonia com o requinte e sofisticação que marcam as demais instalações da casa. O ambiente recebeu novos e confortáveis móveis, entre camas balinesas e espreguiçadeiras, compondo um ambiente chill out. Já no espaço Lounge,o Colosso Lake Lounge tem como marca registrada a presença do mais bonito e selecionado público de Fortaleza. Sinônimo de badalação, a programação musical apresenta artistas com influências que transitam do jazz à música eletrônica.
SERVIÇO 
Colosso Summer Festival
Quinta (21): Gusttavo Lima e Luís Marcelo e Gabriel*
Atrações Gusttavo Lima e Luís Marcelo e Gabriel*
Local: Colosso Lake Lounge
Início: 22 horas.
Ingressos: R$ 120 FEMININO (meia) e R$ 150 MASCULINO (meia) - PRIMEIRO LOTE
Pontos de vendas: LOJAS BLINCLASS
Classificação indicativa: 18 ANOS
Sexta (22): Paralamas do Sucesso, Skank e Selvagens à Procura de Lei
Local: Colosso Stage
Abertura dos portões: 20h30
Ingressos:
Pista Premium: R$ 70 (meia) e R$ 140 (inteira) - PRIMEIRO LOTE
Camarote Open Bar: R$ 200 (valor único) - Open bar de água, refrigerante, cerveja, vodka e whisky.
Pontos de vendas:
Lojas Pena (Shoppings Iguatemi e RioMar)
Quiosque da Bilheteria Virtual no shopping Iguatemi (Expansão)
Quiosque da Bilheteria Virtual no shopping Del Paseo (3º piso)
Parcelamento em duas vezes sem juros em todos os pontos de venda
por tempo limitado. O benefício pode ser tirado do ar a qualquer momento sem aviso prévio.
Formas de pagamento:
Site: cartões de crédito Visa, Master, Diners e Elo.
Pontos de venda físicos: dinheiro, cartões de débito e crédito das bandeiras Visa, Master, Elo e Dinners.
Classificação indicativa: 16 anos
Classificação indicativa Camarote Open Bar: 18 anos
Sábado (23): Showtime Paradise
Atrações DJs Malboro (RJ), Memê (RJ), Leo Lanvin (FRA), Sax in the House (RN) E os DJs de destaque da cena eletrônica local.
Local: Colosso Lake Lounge
Início: 16 horas
Ingressos: R$ 50 Feminino (meia) e R$ 70 Masculino (meia) - PRIMEIRO LOTE
Pontos de vendas: Colosso Lake Lounge e Garrafeira 520 (Riomar) 
Classificação indicativa: 18 anos
Domingo (24): Por do Samba especial de aniversário - Coletivo Por do Samba, Balanço Social e Serjão Loroza
Local: Colosso Lake Lounge
Início: 16 horas
Ingressos:R$ 40 Feminino (meia) e R$ 60 Masculino (meia) - PRIMEIRO LOTE
Pontos de vendas: Colosso Lake Lounge e Garrafeira 520 (Riomar) Classificação indicativa: 18 anos
Informações: (85) 98160.0088

Taty Girl

Conhecida pelo o seu talento inconfundível, a cantora Taty Girl promete agitar o pré carnaval da casa de shows Paquero Quero nesta sexta-feira, 22, apresentando seus sucessos atuais e os que marcaram sua carreira.

Sucessos como "Tô luxando", "Fala aqui com a minha mão", "Falta coragem", "Mel" e "Louca" são músicas que não podem ficar de fora da apresentação da cantora.

Quem completa o evento é a banda dos forrozeiros, Forró Cangaço, que traz um forró de qualidade para o público curtir os sucessos da banda.

PRÉ CARNAVAL DA PAQUERO QUERO
Atrações: Taty Girl e Forró Cangaço
Quando:
 22/01/2016 às 22h
Local: Paquero Quero (Av. 13 de Maio, 2835 - Benfica)
Vendas: Bilheteria da Paquero Quero (em dias de festa a partir das 22h e de segunda à sábado das 14h às 18h) 
Ingressos: Salão R$ 30 | Camarote/Frontstage R$ 40
Informações: (85) 99682.0322
Classificação indicativa: 18 anos
Realização: Northe Produções

Atenciosamente,

Renato Almeida
Assessor de imprensa - Northe Produções

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...