quarta-feira, novembro 29

Correspondentes O Povo

Correspondentes O Povo 2017 (foto Aurélio Alves)

A cerimônia de conclusão dos 132 Correspondentes O Povo 2017 será amanhã, às 15 horas, no Cuca Mondubim, onde os participantes e os coordenadores do projeto nas 39 escolas parceiras receberão o certificado de conclusão. 

Estarão confirmadas as presenças do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, do Secretário da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude de Fortaleza, Júlio Brizzi, diretoria e coordenadores da Rede Cuca, e diretores do Grupo de Comunicação O Povo.
Na ocasião, também será lançada a Revista O Povo Educação, que trará o registro de todas atividades dos alunos durante este ano, além de entrevistas realizadas pelos próprios estudantes com o prefeito Roberto Cláudio (PDT), governador Camilo Santana (PT) e a diretora da Edisca, Dora Andrade.
A publicação traz artigos da presidente do Grupo de Comunicação O Povo, Luciana Dummar, do secretário de educação do Estado, Idilvan Alencar, do Secretário Júlio Brizzi, profissionais de educação e dos próprios correspondentes.
Projeto Correspondentes O Povo – a iniciativa integra o programa O POVO Educação que foi criado em 2012 com a participação de 12 alunos de colégios particulares. No ano seguinte, o número de alunos subiu para 24 alunos, sendo 12 alunos de escolas públicas e 12 de escolas particulares. Em 2018, a meta é chegar em torno de 200 correspondentes.
O Grupo de Comunicação O Povo, por meio do Instituto Albanisa Sarasate (IAS), firmou parceria em 2017 com a Prefeitura de Fortaleza, efetivando um programa de educomunicação com a Rede Cuca. A iniciativa tem o objetivo de inserir valores como cidadania na formação de jovens leitores e comunicadores.
Os 132 alunos foram selecionados para compor a sexta turma do Programa Correspondentes O Povo, composta por alunos de escolas particulares e públicas da grande Fortaleza cursando a nona série do ensino fundamental II e jovens da Rede Cuca.

Fala Marcelo Paz


Sustentabilidade deve ser um dos pilares empresariais

"Há vinte anos, poucos empresários consideravam importante o respeito ao meio ambiente. Atualmente, a sustentabilidade é um elemento central na atividade e cada vez mais essencial na estratégia das empresas. Durante muito tempo se acreditou, erroneamente, que a sustentabilidade estaria diretamente relacionada ao meio ambiente. Entretanto, essa ideia é dividida em três principais pilares: social, econômico e ambiental. Para se desenvolver de forma sustentável, uma empresa deve atuar de forma que esses três pilares coexistam e interajam entre si de forma plenamente harmoniosa.
O pilar ambiental refere-se, basicamente, à preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, além da redução do desperdício de materiais. O social compreende ao capital humano relacionado às atividades do empreendimento, incluindo a comunidade, o público-alvo, os fornecedores e a sociedade em geral. E finalizando, o econômico inclui assuntos referentes à produção, distribuição e consumo de bens e serviços, considerando os pilares ambiental e social.
Para a ONU, entre os dez objetivos que o mundo poderia adotar para atingir o desenvolvimento sustentável estão erradicar a pobreza extrema, incluindo a fome; assegurar o aprendizado efetivo de todas crianças e jovens para a vida e a subsistência; alcançar a saúde e o bem-estar para todas as idades; melhorar os sistemas agrícolas e aumentar a prosperidade rural; tornar as cidades mais inclusivas, produtivas e resilientes; entre outras.
O desenvolvimento sustentável já é um assunto recorrente na sociedade mundial. A assiduidade das pautas de discussão está ligada diretamente a urgência e a necessidade de se criar movimentos para equilibrar as ações desenvolvimentistas do homem e da preservação dos recursos naturais. Assim, pensar no desenvolvimento sustentável implica considerar a necessidade de recuperar o patrimônio natural, preservar os ecossistemas e definir o uso racional dos recursos, permitindo o equilíbrio socioeconômico e cultural.
Mundialmente, o consumidor brasileiro é menos preocupado com a preservação dos recursos naturais do que os consumidores dos países desenvolvidos. Nos EUA, ações de premiação para as empresas que agem sustentavelmente já alcançam 50% da população consumidora. Essa relação fica ainda mais clara quando analisamos o percentual das pessoas que buscam os produtos ecologicamente corretos: nos países desenvolvidos esse número é de 39%, enquanto aqui, os percentuais são de 13%.
O papel da educação e da erradicação da pobreza é extremamente importante para atingir os objetivos propostos pela ONU. Um país que investe em educação está investindo em desenvolvimento – econômico e sustentável. É preciso criar e ter a consciência de que assegurar esse equilíbrio entre o desenvolvimento dos países e a preservação do meio ambiente, significa, acima de qualquer outro objetivo, garantir que nossos filhos, netos e bisnetos tenham condições mínimas de sobrevivência.
A busca das empresas pelo equilíbrio de suas ações nas áreas econômica, ambiental e social, visando à sua sustentabilidade e a uma contribuição cada vez mais efetiva à sociedade, é hoje um fato. Para medir esse equilíbrio, alguns modelos e ferramentas de gestão, globalmente aceitos, têm sido utilizados no dia-a-dia empresarial para o aperfeiçoamento de seus processos e ações.
Mas a sustentabilidade, entendida no ambiente corporativo como fator estratégico para a sobrevivência dos negócios, é bem mais que um princípio de gestão ou uma nova onda de conceitos abstratos. Representa um conjunto de valores e práticas que deve ser incorporado ao posicionamento estratégico das empresas para definir posturas, permear relações e orientar escolhas.
Janguiê Diniz – Mestre e Doutor em Direito – Reitor da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau – Fundador e Presidente do Conselho de Administração do grupo Ser Educacional – janguie@sereducacional.com".

'Face Oculta do Castanhão'



Presenças ilustres, noite passada, no Náutico Atlético Cearense (NAC), no lançamento do livro "A FACE OCULTA DA BARRAGEM DO CASTANHÃO- Em Defesa da Engenharia Nacional - 2ª edição", de Cássio Borges:
Vicente Alencar
Marcelo Paz
Erivaldo Carvalho
Marcos André Borges
Herman Hesse
Carmen Pompeu
Lauriberto Braga
Paulo César Norões
Reginaldo Vasconcelos
Leonardo Heffer.

Amanhã entrega do Prêmio CDL de Comunicação


Cadastro de ambulantes para Ceará ao Vivo

A Prefeitura de Fortaleza começa a cadastrar, a partir de hoje (29), os ambulantes que desejam trabalhar no evento Ceará ao Vivo. O cadastro, que é por ordem de chegada vai até amanhã às 16 horas, na Secretaria Regional II.
Para a inscrição, são necessários os seguintes documentos: cópias da Carteira de Identidade, do CPF e do comprovante de endereço; folha corrida; e uma foto 3x4. No total são 100 vagas, sendo 50 destinadas a vendedores itinerantes e 50 para barracas fixas.
Em cada barraca, é permitido ficar duas pessoas. Os comerciantes não poderão vender bebidas em garrafas de vidro, para garantir a segurança da festa. Não será permitida a comercialização de produtos por vendedores não cadastrados e devidamente identificados.
O Ceará ao Vivo acontece no sábado (dois de dezembro) e domingo (três), a partir das 16 horas, no aterrinho da Praia de Iracema.

Serviço
Cadastro de ambulantes para o Ceará ao Vivo
Informações: 3241.4839

CMFor homenageia 15 anos do Hospital Waldemar de Alcântara

Homenageados nos 15 anos do Hospital Waldemar de Alcântara (foto Evilázio Bezerra)


A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou ontem (28) Sessão Solene em homenagem aos 15 anos de inauguração do Hospital Waldemar de Alcântara. A homenagem foi proposta pelo vereador Gardel Rolim (PPL), através do requerimento aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. Na sua justificativa, o proponente afirma que a realização da referida solenidade é necessária para o reconhecimento de um excelente trabalho exercido pelo Waldemar de Alcântara, que é responsável por dar suporte e continuidade de tratamento a pacientes atendidos nas emergências e pronto atendimentos do Estado.
Gardel Rolim presidiu a sessão. A Mesa solene, contou com as presenças de: Marcos Gadelha, secretário-adjunto de Saúde do Estado do Ceará; Antônio Henrique, secretário da Regional II; Socorro Martins, técnica da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará; Flavio Deulefeu, diretor-presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar do Ceará; Fernanda Colares, diretora-geral do HWA; Úrsula Wille, diretora do Serviço de Atendimento Domiciliar do HWA.
Em sua saudação aos presentes, Gardel Rolim disse ser essa é uma das noites mais especiais de seu mandato, pois fazer uma sessão para homenagear o Hospital Waldemar Alcântara é muito especial na sua vida. “Meu primeiro contato foi como estudante em 2003, tive a oportunidade de passar como estagiário de fisioterapia na UTI neonatal. Algo me chamou muita a atenção – a forma diferente do modelo de gestão, como os pacientes eram tratado, a forma como eram feitos os protocolos e prontuários. Naquela época já havia sido plantado uma semente muito especial que daria frutos maravilhosos para o Ceará”, ressaltou.

Câmara aprova cidadania fortalezense para Capitão Wagner

Pauta de hoje da Sessão Plenária 107ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).
Matérias do Expediente
1 PLO 477/2017 - Projeto de Lei Ordinária Autor: Dr. Porto INSTITUI NO CALENDÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, O MÊS DE INCENTIVO À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA. PARA COMISSÃO
2 PLO 480/2017 - Projeto de Lei Ordinária Autor: Emanuel Acrízio DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA A ASSOCIAÇÃO VIVA MELHOR. PARA COMISSÃO
3 IND 643/2017 - Indicação Autor: Evaldo Costa INCLUI UM PARÁGRAFO 5° AO ARTIGO 164 DA LEI COMPLEMENTAR 062/2009 - PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, NA FORMA QUE INDICA. PARA COMISSÃO
4 IND 644/2017 - Indicação Autor: Cláudia Gomes DISPÕE SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE UNIDADES MÓVEIS ITINERANTES DE PREVENÇÃO À SAÚDE DA MULHER NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, NA FORMA QUE INDICA. PARA COMISSÃO
5 IND 645/2017 - Indicação Autor: Larissa Gaspar INSTITUI, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, O BANCO DE EMPREGOS PARA AS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR, NA FORMA QUE INDICA. PARA COMISSÃO
6 IND 646/2017 - Indicação Autor: Jorge Pinheiro INSTITUI A OBRIGATORIEDADE DO ESCLARECIMENTO DAS GESTANTES SOBRE OS RISCOS E AS CONSEQUÊNCIAS DO PROCEDIMENTO ABORTIVO NOS CASOS PERMITIDOS PELA LEI, NO ÂMBITO DOS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA ADMINISTRADOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FORTALEZA. PARA COMISSÃO
7 IND 647/2017 - Indicação Autor: Jorge Pinheiro ISENTA DE IPTU OS CONTRIBUINTES DETENTORES DA GUARDA E ADOÇÃO DE CRIANÇAS CARENTES ABANDONADAS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PARA COMISSÃO
8 IND 648/2017 - Indicação Autor: Jorge Pinheiro CRIA A COMISSÃO PERMANENTE DE DENÚNCIAS E COMBATE ÀS CLÍNICAS CLANDESTINAS DE ABORTO NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, NA FORMA QUE INDICA. PARA COMISSÃO
9 REQ 4234/2017 - Requerimento Autor: Professor Elói REQUER A REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR O PROJETO DE REVITALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO DA LAGOA DA PARANGABA. PARA COMISSÃO
10 PLO 179/2010 - Projeto de Lei Ordinária Autor: Adaíl Júnior DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DA COLOCAÇÃO POR PARTE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, EM SEU SITE OFICIAL, ATRAVÉS DA INTERNET, DE INFORMAÇÕES SOBRE A LIBERAÇÃO DE CRÉDITOS DE NATUREZA ALIMENTÍCIA E ADOTA OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PARA ORDEM DO DIA EM REDAÇÃO FINAL
11 PLO 66/2017 - Projeto de Lei Ordinária Autor: José Freire DISPÕE SOBRE MEDIDAS ADMINISTRATIVAS E PENALIDADES IMPOSTA AQUELES QUE PRATICAM A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PARA ORDEM DO DIA EM REDAÇÃO FINAL

Colônia de Férias FB

De 4 a 15 de dezembro, a Instituição Educacional Farias Brito abre a nova temporada da sua Colônia de Férias. Entre as novidades desta edição, está a parceria exclusiva com o Grupo de Animação Bambolim e com empresa PA.BRINCAR, com as atividades comandadas pelo famoso Tio Pacheco. Com o tema “Uma viagem ao Mundo do BRINCAR! ”, a criançada vai se divertir com típicas brincadeiras infantis oriundas de 10 países diferentes, que abrangem os cinco continentes: França, Espanha, Itália, África Do Sul, EUA, Japão, México, Argentina, Nova Zelândia e Brasil.
Além das brincadeiras temáticas, a Colônia de Férias FB traz uma programação variada que envolve desde oficinas de arte, oficinas de culinária até gincanas sociais, brincadeiras molhadas, recreação aquática e contação de histórias. As atividades acontecem das 8 às 12 horas, com tempo para acolhida de 7 às 8 horas.
A Colônia de Férias é abertas ao público, para crianças de 3 a 10 anos de idade e estão disponíveis nas sedes: Aldeota, Central e Sul da Organização Farias Brito. As atividades da Colônia de Eusébio acontecem na matriz Sul. Os telefones das sedes estão disponíveis para informações.
Serviço
Colônia de Férias FB
De 4 a 15 de dezembro
Das 8 às 12 horas.
Telefones:
FB Aldeota – 85 3486.9038 / 3486.9104
FB Central – 85 3464.7888 / 3464.7892
FB Sul– 85 3064.2835 / 3064.2821.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...