- Confira o Arquivo Nirez para 16 de maio na História de Fortaleza.
- 1825 - Executado o carpina e tenente de milícias Luís Inácio de Azevedo (Azevedo Bolão), baiano de nascimento (1785). Hoje existe em sua homenagem a Rua Azevedo Bolão, no Parque Araxá, Alagadiço e São Gerardo.
- 1859 - A Câmara Municipal dá o nome de Praça do Ferreira a Praça Municipal, onde morava o Boticário Antônio Rodrigues Ferreira de Macedo (Boticário Ferreira).
- 1887 - Publicado em Fortaleza o periódico "Fortaleza", propriedade e redação de Aleixo Anastácio Gomes, com escritório na Praça dos Mártires, 21.
- 1887 - A Câmara Municipal de Fortaleza, dá novas denominações a algumas ruas e logradouros:
- A rua ao lado esquerdo da Santa Casa passa a chamar-se Avenida Senador Jaguaribe; O bairro que ficava por trás da Estação de trens passa a denominar-se Moura Brasil; A rua ao lado da Fábrica Progresso muda para Rua Antônio Pompeu; A Rua da Concórdia (atual Agapito dos Santos) passa a ser Rua Filgueiras;
- E a antiga Rua Alagoinha ou Trilho de Ferro recebe o nome de Rua Tristão Gonçalves.
- 1892 - Funda-se, em Fortaleza, o jornal "O Diário", redatoriado por Adolfo Ferreira Caminha (Adolfo Caminha) e R. d’Oliveira e Silva. Tinha redação na Rua Formosa, 88.
- 1903 - Fundada, na Praça da Matriz, 7, em Parangaba, a Padaria Natalense, de José Pedra Natalense.
- 1937 - O jornal "Correio do Ceará" é incorporado ao grupo Diários Associados, de Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo.
- 1938 - Morre, no Rio de Janeiro, o general Tomás Cavalcante de Albuquerque, ex-deputado federal pelo Ceará.
- 1939 - Fundada em Fortaleza a Associação dos Cronistas Esportivos do Ceará, atual Associação dos Profissionais da Crônica Desportiva de Ceará-APCDEC, sendo aclamados presidente e secretário, os jornalistas Sebastião Pinho, do jornal "O Estado", e Abguar Miranda, do "Unitário".
- 1941 - Incêndio de um depósito de cera de carnaúba, da firma Gradvohl & Filhos, na rua Adolfo Caminha, na praia, com grandes prejuízos.
- 1947 - Fundada a Companhia Imobiliária e Agropecuária Jereissati, idealizada por Carlos Jereissati, Maria José Boutala Jereissati, Francisco Jereissati e Jean Jereissati.
- 1949 - O marinheiro cearense Amílcar Moura Proença (Amílcar Proença), morre, a bordo de navio mercante na costa de Salvador, Bahia. Era filho do industrial Bernardino Proença.
- 1950 - Sancionada pelo prefeito municipal a Lei 188, novo Código de Obras e Posturas do município de Fortaleza.
- 1953 - Realiza-se a primeira missa à tarde, em Fortaleza, no pátio do 10º Grupo de Artilharia Transportada - 10º GAT, depois 10º Grupo de Artilharia de Campanha - 10º GAC, na Avenida dos Expedicionários, no Jardim América, com a presença do comandante da 10ª Região Militar, general Humberto de Alencar Castelo Branco. Hoje o quartel tem frente para a Avenida Luciano Carneiro e abriga outras corporações, inclusive o Memorial do GAC.
- 1955 - O presidente João Fernandes Campos Café Filho nomeia Reitor da Universidade do Ceará, o professor Antônio Martins Filho, ato publicado no Diário Oficial da União no dia 18/05/1955. A posse ocorre no dia da instalação da entidade (25/06/1955).
- 1968 - Inauguração da central de Telex de Fortaleza, pelo Ministro Carlos Simas que faz o primeiro comunicado oficial, com o presidente marechal Artur da Costa e Silva, e envia mensagem ao embaixador Vasco Leitão da Cunha, nos Estados Unidos.
- 1973 - Fecha suas portas, após 33 anos de atividades, o Café Belas Artes, local de reunião de intelectuais e principalmente de políticos, pois ficava em frente à Assembleia Legislativa, nos baixos do Palácio do Comércio, de Osvaldo José Azin. O proprietário abriu, com o mesmo nome, três estabelecimentos nos bairros, na Rua Major Facundo, na Avenida Bezerra de Menezes e na Avenida Pontes Vieira, este, em frente à Assembleia Legislativa atual, que já fechou.
- 1974 - Instituída a Medalha do Mérito Industrial, pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará-Fiec, na administração do engenheiro Francisco José Andrade Silveira.
- 1975 - Publicado o Diário Oficial do Município nº5659, com a Lei nº4504 de 25/04/1975, concedendo ao jornalista, radialista e ex-prefeito de Fortaleza Paulo Cabral de Araújo, natural de Guaiuba, o Título Honorífico de Cidadão de Fortaleza, proposição do vereador Gutemberg Braun.
- 1979 - O general Alacyr Frederico Werner é o novo comandante da 10ª Região Militar, substituindo o general Sérgio Ary Pires, que no dia 07/03/1979 deixara o comando.
- 1982 - Morre, em Fortaleza, o ator e teatrólogo Joaquim Gomes Filho (Silvano Serra). Chegou em Fortaleza em 1917 Trabalhou na Boot Brasil Limited. Nascera a 18/08/1904 em Tacaratu, PE.
- 1994 - Morre, em Fortaleza, aos 79 anos de idade, o fazendário Audizio Mosca de Carvalho, ex-escrivão de coletorias e provedor da Santa Casa de Misericórdia. Nascera no dia 04/01/1915.
- 1997 - A Secretaria de Segurança Pública, pela Lei 12.691, muda para Secretaria de Segurança Pública e Defesa da Cidadania, com o fim de promover a integração entre a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
- 2004 - Morre, às 14 horas , em sua residência, no bairro São Gerardo, em Fortaleza, aos 78 anos de idade, em decorrência de problemas circulatórios - havia sofrido três Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) e, desde 1996, deixou de produzir suas peças de arte - o artista plástico cearense Francisco Magalhães Barbosa, mais conhecido como Zé Pinto (foto). No final da tarde, seu corpo é levado ao Cemitério Parque da Paz para ser velado. O enterro é no mesmo cemitério, às 10h do dia seguinte. Zé Pinto nascera a 29/09/1925. Conhecido como “Poeta da Sucata”, Zé Pinto, através de sua arte, ressaltava a importância da reciclagem. As suas esculturas percorreram o mundo e podem ser encontradas nos Estados Unidos, Alemanha, França e Holanda. Em sua homenagem a Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza - Funcet criou o I Salão Zé Pinto em 2002.
- 2007 - O desembargador cearense de Limoeiro do Norte, Napoleão Nunes Maia Filho (Napoleão Maia) é nomeado Ministro do Superior Tribunal de Justiça - STJ.
domingo, maio 16
Futricas Fortalezenses
Conheça o conceito de segurança da Planet Smart City
Muros altos, portões e recursos de controle de acesso são sinônimo de segurança na maior parte dos empreendimentos imobiliários. Apostando no caminho inverso, a Planet Smart City, inova ao apresentar um conceito de cidade acessível que promove a segurança através da inclusão social e da inovação digital e já é realidade no Brasil.
Enxergando na redução das desigualdades um caminho para o cuidado dos espaços e das pessoas, a Planet aposta no acesso às oportunidades para criar um sentimento de pertencimento. “Acreditamos que espaços abertos com acesso a serviços gratuitos fazem com que as pessoas da vizinhança ao redor das nossas cidades se aproximem, se sentindo integrantes e responsáveis pela preservação e pela segurança daquele lugar que oferece o contato com diversão, capacitação e muitos outros benefícios para todos”, conta a CEO da Planet no Brasil, Susanna Marchionni.
Por isso, antes mesmo da construção das casas, são entregues os Hubs de Inovação, espaços que oferecem serviços gratuitos focados nas pessoas. Com cinema, biblioteca e espaço de troca de livros, a Planet democratiza o acesso à cultura. Com cursos de idioma e coworking com Wi-Fi gratuito, o espaço incentiva também o estudo e o trabalho, beneficiando não somente os moradores, mas a todas as pessoas da região.
Para acompanhar a programação e ter acesso a alguns dos serviços, é necessário possuir o Planet App, o aplicativo próprio gratuito que promove a interação nas cidades. Além disso, é possível ter acesso às câmeras do hub e das áreas comuns, conhecer os comércios locais e estabelecer comunicação com os moradores.
A comunicação, inclusive, também é um recurso utilizado para garantir a segurança. Com um botão de alerta, em situações de perigo, o morador pode acionar até cinco pessoas cadastradas enviando uma mensagem com geolocalização.
Com a mistura de áreas residenciais e comerciais, a circulação e a presença de pessoas são constantes em diversas faixas de horário, o que faz com que o planejamento urbano também seja um aliado, aumentando naturalmente o nível de segurança e facilitando o acesso a bens e serviços em qualquer ponto da cidade.
O Ceará já conta com duas cidades inteligentes inclusivas, a Smart City Laguna e a Smart City Aquiraz, e o Rio Grande do Norte conta com a Smart City Natal. Próximas das capitais e de pontos turísticos, os empreendimentos se consolidam como uma opção inovadora, inclusiva e, principalmente, segura para morar.
Sobre a Planet Smart City - A empresa proptech Planet Smart City projeta e constrói cidades e bairros inteligentes inclusivos, que fornecem mais do que apenas residências. Com presença global no mercado imobiliário a preços acessíveis, tanto em mercados emergentes quanto nos desenvolvidos, a Planet melhora a qualidade de vida de seus moradores, aplicando sua experiência em integração de soluções inteligentes, tecnologias digitais, serviços e inovação social. Seus bairros inteligentes, sustentáveis e socialmente inclusivos são apoiados pelos serviços do Planet App, uma plataforma digital própria que permite que os moradores interajam entre si e com o bairro ao seu redor.
O grupo fundado em 2015 pelos especialistas imobiliários italianos Giovanni Savio e Susanna Marchionni é líder global em Cidades Inteligentes Inclusivas, e tem sede em Londres, com escritórios na Itália, Brasil, Reino Unido e India. A Planet está executando um ambicioso plano de expansão, que inclui o lançamento de 30 projetos no mundo até 2023.
A proposta única da Planet se tornou realidade no Brasil, onde estão sendo construídos projetos horizontais - Smart City Laguna (CE), Smart City Natal (RN), Smart City Aquiraz (CE) - e verticais na cidade de São Paulo, com mais de 2.500 apartamentos com o parceiro local InLoop com a marca Viva!Smart.
Saiba mais em: www.planetsmartcity.com.br/smart-city-aquiraz/
Assinar:
Postagens (Atom)
Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos
Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...
.jpg)
-
CONVENÇÃO MUNICIPAL DA FEDERAÇÃO PSOL/REDE FORTALEZA. O Partido Socialismo e Liberdade - PSOL, e a Rede Sustentabilidade, que compõem a Fede...
-
Com o compromisso de buscar a inovação de políticas públicas que garantam soluções e a melhoria da qualidade de vida da população, a Câmara ...
-
Com o lema "Amar e cuidar de Caucaia", o pré-candidato a prefeito do município pelo partido dos trabalhadores, Waldemir Catanho, r...