quarta-feira, outubro 28

Programa Jovem Talento CIEE inicia contratação de estagiários




Recentemente lançado pelo Centro de Integração Empresa-Escola-CIEE, o Programa Jovem Talento CIEE, que oferece estágio com capacitação a distância para jovens que estão cursando o Ensino Médio, já realiza as primeiras contratações nas cidades de Ituverava/SP, São Sebastião/SP e São Paulo/SP.
Pelo Programa, os adolescentes terão carga horária diária de seis horas, sendo uma reservada para a capacitação EAD na própria empresa. A evolução de cada estagiário será acompanhada por um gestor da empresa, e um tutor do CIEE estará disponível para auxiliar em caso de dúvidas. 
A iniciativa representa a oferta direta de mais oportunidades para os jovens - faixa etária mais afetada pelo desemprego - e também combate a evasão escolar, já que para estar no programa é preciso estar matriculado em uma instituição de ensino. 
O Programa, que é válido para os estados da Região Norte, Nordeste (exceto Pernambuco), Centro-Oeste e São Paulo, conta com cursos online divididos em quatro trilhas: Administração, Comércio e Varejo, Contabilidade e Finanças e Tecnologia, que poderão ser personalizadas de acordo com a necessidade das empresas parceiras. Todas contam com 480 horas de conteúdo, e visam desenvolver habilidades técnicas, comportamentais e valores humanos. 
De acordo com o banco de dados do CIEE, há aproximadamente 524 mil jovens aptos a participarem do Jovem Talento. As empresas interessadas em ofertar vagas nesta modalidade podem fazer contato diretamente com um consultor do CIEE nestes locais.
Vagas - As vagas de Estágio na área da Saúde chegaram a crescer até 11% no 1º semestre de 2020, ápice da crise provocada pelo Novo Coronavírus. De acordo com levantamento do Centro de Integração Empresa-Escola, as oportunidades no curso de Enfermagem cresceram 8% no período e, de Farmácia, 11%. Entre os 20 cursos com maior número de vagas de estágio, o primeiro subiu uma posição no ranking, enquanto o segundo pulou de 19º para 14º. Ainda se destacam cursos ligados à área de tecnologia, que mantiveram o número de vagas ou subiram posições, como Sistemas da Informação.
Expo - Qual é a sua visão de profissional do futuro? Youtuber, desenvolvedor de games ou empreendedor social? Essas e outras profissões devem atrair cada vez mais jovens nos próximos anos. Pensando no público que está entrando agora no mundo do trabalho, flutuando entre o universo das universidades e empresas, preparamos a Expo CIEE Virtual.
“Nossa feira une entretenimento, capacitação para o mundo do trabalho e qualificação para o jovem. Por causa do distanciamento social imposto pela pandemia do Novo Coronavírus, este grande evento será realizado a distância, por meio de uma plataforma interativa, apresentando pavilhão virtual cheio de novidades para os jovens de todo o Brasil”, afirma o supervisor de Feiras do CIEE, Alexandre Altenfelder.
Com estandes online, o evento, que é totalmente gratuito, estará disponível 24 horas por dia entre nove e 13 de novembro. O período de inscrições para os estudantes tem início em outubro. Entre os patrocinadores confirmados estão Google, Anhembi Morumbi, FMU, Laureate Brasil, Curso Objetivo, Unip, Cruzeiro do Sul Educacional, Unisa, Universidade São Judas, Ibmec e Estácio.
Na programação estão confirmadas palestras e talks sobre temas do universo jovem; emissão de certificado em tempo real; possibilidades de recrutamento e seleção, com oferta de vagas de estágio e aprendizagem. 
Também haverá vestibulares online, teste vocacional, dicas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cursos gratuitos do Google Ateliê Digital e Escape Room Virtual. 
Patrocínio: Google, Bradesco, Anhembi Morumbi, FMU, Laureate Brasil, IBMR, UniRitter, Curso Objetivo, UNIP, Estácio, Ibmec, Anhanguera, Pitágoras, Unopar, Cruzeiro do Sul Educacional, Unisa, Universidade São Judas, Pravaler e Universidade de Fortaleza.
Sobre a Expo CIEE - Realizada há 23 anos em São Paulo, a Expo CIEE ocorre, atualmente, além da capital paulista, em São José dos Campos, Sorocaba, Goiânia e Fortaleza. O evento é organizado pelo Centro de Integração Empresa-Escola–CIEE, que desde 2017 vem reestruturando suas operações e implementando novos recursos para melhor atender empresas, instituições de ensino e jovens.
Mais informações você confere em expociee.com.br

Estácio promove Mês da Carreira

Até sexta-feira (30), a Estácio – uma das maiores e mais respeitadas instituições do Setor Educacional do Brasil e que atua há 50 anos no segmento de Ensino Superior – promove o Mês da Carreira 2020.
Esse ano, o evento é totalmente Online e tem mais de 12 horas de conteúdo, sendo dividido por áreas de atuação, com painéis de desenvolvimento e temas como diversidade, carreira/tecnologia, entre outros tópicos. 
O público externo de todo o Brasil poderá acompanhar a transmissão gratuitamente, que acontecerá por meio da plataforma Teams Microsoft. Confira a programação completa no Blog da Estácio em https://blog.estacio.br/mes-das-carreiras-aproveite/ ou no site http://mesdacarreira.estacio.br/ .
Os interessados contarão com grandes nomes do mercado, como Leizer Pereira, fundador e diretor executivo da instituição Empodera, empresa responsável por criar estratégias para promoção de diversidade e inclusão nas empresas. Ele vai comandar o Painel sobre Diversidade de Raça. Já a Cia de Talentos realizará a palestra “Como aplicar suas hard e soft skills para construir uma carreira de sucesso” e Humberto Dala fará um bate-papo voltado para os estudantes de Direito. Os participantes também vão assistir às palestras de vários outros convidados. 
“O Mês da Carreira tem como propósito apoiar a jornada de quem está no mercado de trabalho – sejam eles nossos alunos ou o público em geral. Preparamos um mix de conteúdo que aborda os temas mais em voga como o impacto da tecnologia em diversas carreiras, a importância da diversidade nas relações profissionais, além de tendências de recrutamento, a relevância das soft skills e diversas histórias inspiradoras de grandes profissionais. Estamos felizes em poder apoiar a caminhada de desenvolvimento de tantas pessoas e cumprir nosso papel de apoiar a transformação social de tantas pessoas”, afirma a vice-presidente de Relações Governamentais, Sustentabilidade e Comunicação da Estácio, Cláudia Romano. 
Atualmente, a Estácio está presente em 23 estados e no Distrito Federal, por meio do ensino presencial, e em todo o Brasil com o Ensino Digital, contando com mais de 600 mil alunos. No Ceará, a Estácio conta com seis unidades (quatro compondo o Centro Universitário na Capital e mais duas no interior: Juazeiro do Norte e Canindé).
Pós - A Estácio do Ceará abre as portas, mesmo que de maneira virtual durante a pandemia, para receber os estudantes dos cursos de Pós-Graduação 2020.2 da modalidade presencial.
As aulas começam neste sábado (31), a partir das oito e meia da manhã. As atividades serão ministradas por professores ao vivo, por meio da plataforma Teams, e as atividades em tempo real garantem o networking com os docentes e colegas da sala. A instituição de ensino superior, que celebra 50 anos de dedicação à educação neste ano, estende o leque de opções para os que almejam uma melhoria no currículo e, consequentemente, mais chances no mercado de trabalho. 
Além de um portfólio com diversos cursos presenciais, a Estácio conta ainda com mais de 100 novos cursos digitais. São centenas de opções incluindo cursos com duração de seis e 12 meses. Com relação à metodologia, a grande maioria dos cursos conta ainda com uma parceria internacional com a Harvard Business Publishing, que promete o estímulo a um ensino moderno e interativo. As atividades para a modalidade digital também tiveram início nesta semana, mas ainda há tempo de iniciar uma Pós-Graduação. As inscrições vão até 10 de dezembro e podem ser realizadas gratuitamente pelo site https://pos.estacio.br.


Neuro - Estão abertas as inscrições para o primeiro curso de “Neurodesenvolvimento e aprendizagem na primeira infância: experiências interdisciplinares na saúde”, promovido pela Diretoria de Medicina da Estácio. O curso, que é inédito na instituição, será realizado de cinco de novembro a 17 de dezembro, ao vivo pela internet, com transmissão simultânea (modalidade remota, on-line com atividades síncronas) e contará com professores reconhecidos internacionalmente em suas áreas de atuação. 
Voltado a profissionais da Saúde e estudantes dos últimos anos, o curso visa capacitá-los para que compreendam, acompanhem e realizem o processo de identificação precoce de possíveis transtornos/disfunções ou particularidades no neurodesenvolvimento/aprendizagem a fim de potencializar o desenvolvimento sensorial, motor, cognitivo, afetivo e a aprendizagem social/acadêmica das crianças com transtornos e atrasos em seu neurodesenvolvimento. 
Os participantes do curso terão a oportunidade de aprender as técnicas e conceitos para atuar nessa área com um corpo docente que possui certificações internacionais e experiência em instituições de referência, como a Santa Casa (SP), Einstein, USP, Unicamp, UFSCAR e PUC Rio. “Nós acreditamos que os profissionais que vão se dedicar ao caminho da promoção e do acompanhamento da infância precisam compreender de forma ampla e, por meio do estudo e debate de casos clínicos, o que significa desenvolvimento infantil e aprendizagem tanto em termos conceituais, como na atuação clínica", diz a professora e coordenadora do Curso, Teresa Ruas.

Roberto Cláudio era eleito prefeito de Fortaleza há oito anos


  • Confira o 28 de outubro na História de Fortaleza.
  • 1852 - Assume o cargo de Chefe de Polícia em Fortaleza, o médico Marcos José Teófilo.
  • 1854 - Criação da Banda de Música da Força Policial (hoje Banda de Música da Polícia Militar do Ceará), pelo presidente Pires da Mota, pela lei nº 688.
  • 1888 - Morre, às 8h30min, em Arronches (Parangaba), aos 33 anos de idade, vítima de apoplexia fulminante, o advogado e jornalista Gil Amora, cearense de Aquiraz nascido a 14 de maio de 1855. É hoje nome de Rua no Alagadiço.
  • 1889 - Publicado o jornal Correio do Povo, que tem como redatores Fausto Sobreira e Câmara Filho.
  • 1899 - Sai em Fortaleza o jornalzinho crítico O Belechinho, dizendo-se “órgão dos netos de Candinha”, trazendo por epígrafe ”A seriedade só se deixou para os defuntos”.
  • 1914 - Assassinado, na porta do Clube dos Diários, por Xisto Bivar, caixeiro da Livraria e Papelaria Cearense, o jovem José de Mendonça Nogueira, professor do Instituto de Humanidades do Professor Joaquim da Costa Nogueira, de quem era filho. O assassino foi absolvido no 3º julgamento. Nascera a cinco de maio de 1892 em Quixadá.
  • 1924 - A Força Pública Militar do Ceará muda sua denominação para Regimento Policial do Ceará. Hoje é a Polícia Militar do Ceará.
  • 1925 - Funda-se em Fortaleza a Padaria Fracfort, da firma P. Afonso & Companhia, pertencente a Paulo Afonso de Oliveira e Francisco Veríssimo da Silva, situada na Rua Dona Teresa, 236 (antigo).
  • 1945 - Exonerado do cargo de Interventor Federal, pelo presidente Getúlio Vargas, o interventor Francisco de Menezes Pimentel., assumindo seu lugar, Plácido Aderaldo Castelo (Plácido Castelo), que passa o cargo a Vicente Alves Linhares no dia 17 de novembro.
  • 1945 - Assentada, às 9 horas, a pedra fundamental do Posto de Puericultura Zezé Diogo, pela Sociedade de Defesa da Criança da Aldeota, na Rua José Vilar, em terreno doado pelo industrial José Diogo Vital de Siqueira (Zezé Diogo), entre a Rua Costa Barros e a Avenida Santos Dumont, na Aldeota.
  • 1945 - A União Democrática Nacional-UDN recomenda a candidatura do desembargador Faustino de Albuquerque e Sousa à governança constitucional do Ceará.
  • 1946 - Assume a Interventoria Federal do Ceará, o coronel do Exército José Machado Lopes.
  • 1950 - Morre, em Fortaleza, o empresário Manuel da Silva Praça, proprietário da Padaria Globo. Era português de Frossos onde nascera a 24 de julho de 1911.
  • 1951 - Dia dedicado ao Funcionalismo Público, é lançada a pedra fundamental da Cidade do Funcionário, no lugar Cajazeiras, onde o Instituto de Previdência do Estado do Ceará-IPEC adquiriu e loteou grande terreno para os seus associados. Os trabalhos preliminares de locação das quadras, ruas e lotes já foram ultimados. Começou às 7 horas com o hasteamento da bandeira nacional, Missa campal, celebrada por dom Eliseu Simões Mendes, aposição de placa pelo prefeito Paulo Cabral, discurso de Miguel Santiago Gurgel, presidente do IPEC e discurso Lourival Correia Pinto em nome dos funcionários.
  • 1953 - Nomeado Delegado do Imposto de Renda em Fortaleza, Lauro de Alencar Castelo Branco.
  • 1954 - Lançada a pedra fundamental da Igreja de Nossa Senhora da Glória na Cidade do Funcionário em Cajazeiras.
  • 1955 - Decreto assinado pelo presidente da República, João Fernandes Campos Café Filho, exonera, da função de comandante interino da Base Aérea de Fortaleza, o tenente-coronel Geraldo Menezes Silva, sendo nomeado para as mesmas funções o tenente-coronel José Tavares Bordeaux Rego.
  • 1955 - Exibe-se, no Theatro José de Alencar, a Companhia de comédias da atriz Abigail Izquierdo Ferreira (Bibi Ferreira), filha do ator Procópio Ferreira..
  • 1955 - O Parque Americano, propriedade de Salomão Benício Sampaio, funcionando em quarteirão na Rua Padre Valdivino, 936 a 980, esquina com Rua Antônio Bezerra (atual Rua Ildefonso Albano), local onde depois esteve a Cama Patente, o Supermercado Global, Super Família, é colocado em rifa por seu proprietário, com data marcada para correr em 24 de dezembro. Hoje é ocupado pelo Supermercado G. Barbosa.
  • 1963 - Morre, em Fortaleza, aos 64 anos de idade, o despachante aduaneiro Raimundo Campoamor de Aguiar Rocha (Campoamor Rocha), presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros e conselheiro do Sesc e do Senac. Era também poeta. Hoje é nome de rua no bairro de Fátima. Nascera em Tianguá em 12 de outubro de 1899.
  • 1966 - O coronel PM, José Gérson Alves assume o comando geral da Polícia Militar do Ceará substituindo o coronel do Exército, Mauro Luís Correia Gomes dos Santos.
  • 1973 - A fábrica Siqueira Gurgel, que fabricara tempos atrás o Sabonete Sigel, relança o produto com nova embalagem.
  • 1976 - Recebe o Título de Cidadão de Fortaleza, o superintendente do Inamps no Ceará, advogado Raimundo Maciel de Brito, na Câmara Municipal de Fortaleza-CMFor.
  • 1976 - Inaugura-se a primeira etapa da Avenida Rogaciano Leite que começa na Água Fria, passa no Engenheiro Luciano Cavalcante, indo até o Conjunto Habitacional Santa Luzia do Cocó, com uma extensão de 1.800 metros por 12 metros de largura. Homenagem ao jornalista Rogaciano Leite, que nasceu na fazenda Cacimba Nova, município de São José do Egito, Estado de Pernambuco. Repentista nato, cantou durante a adolescência com os maiores violeiros da região. Em 1944, veio para Fortaleza, onde introduziu a cantoria de viola na alta sociedade, com os cantadores Siqueira de Amorim, Cego Aderaldo e outros.
  • 1977 - Morre, no Rio de Janeiro, vítima de enfarte, o desembargador Pedro Pinheiro de Melo, do Tribunal de Justiça do Ceará-TJCE, que se encontrava licenciado em tratamento de saúde. Era cearense do Crato nascido a quatro de maio de 1911.
  • 1977 - Inaugura-se, na Avenida Santos Dumont, 268, a Credimus Aldeota.
  • 1978 - O time de futebol de salão do Sumov Atlético Clube é recebido por torcedores no Aeroporto Pinto Martins após a conquista do título de Campeão Sul Americano de Futebol de Salão.
  • 1978 - Vanúzia Neves da Silva, funcionária da Casa dos Relojoeiros, é escolhida a Mais Bela Comerciária-1978 do Ceará, em festa realizada no Clube Regatas Barra do Ceará, numa promoção do Sindicato dos Empregados no Comércio de Fortaleza, com patrocínio dos produtos Coty.
  • 1982 - Inaugurada, no Distrito Industrial de Fortaleza, a Siderúrgica Cearense.
  • 1983 - Morre, aos 90 anos de idade, o geógrafo e poeta cearense, autodidata Francisco Henrique Leite Serra Azul, sem ser eleito para a Academia Cearense de Letras-ACL, pois a vez em que se candidatou foi derrotado por um político. Ocuparia a cadeira vaga com a morte do pai do autor destas linhas, Nirez. Era cearense nascido no Sítio Pau Branco, em Aurora, em três de maio de 1893.
  • 1985 - A Associação dos Servidores Civis do Brasil-Delegacia Regional do Ceará instala-se em sede própria na Rua Nunes Valente, 1560, que recebe o nome de Delegacia Regional Governador Gonzaga Mota. A sede anterior ficava na Rua João Cordeiro, 881.
  • 1999 - Morre, aos 78 anos de idade, o historiador Guarino Alves de Oliveira, membro do Instituto do Ceará Histórico, Geográfico e Antropológico. Além de escritor-historiador era também artista plástico. Era natural de Natal, no Rio Grande do Norte, nascido a dois de maio de 1921.
  • 2012 - Realiza-se o 2º Turno da eleição para prefeito de Fortaleza, ocasião em que é eleito, com 53%, Roberto Cláudio (foto), que era apoiado pela Coligação PRB/PP/PTB/PMDB/PSL/PSDC/PHS/ PMN/PTC/PSB/PRP/PSD/PTdoB; ficando seu opositor Elmano de Freitas, da coligação PT/PTN/PSC/PR/PTC/PV, em segundo lugar.
  • Fonte: Arquivo Nirez.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...