domingo, agosto 28

José Aldo

O NOW disponibiliza mais um sucesso dos cinemas: ‘Mais Forte Que o Mundo – A História de José Aldo’. Os clientes poderão conferir quando, onde e quantas vezes quiser a história do lutador brasileiro, José Aldo, protagonizado por José Loreto. O elenco também conta com a participação de Cleo Pires, Jackson Antunes e Claudia Ohana.
O filme poderá ser alugado em Cinema > Lançamentos. Os NETs acessam o NOW pelo canal 1 da NET HDTV. Clientes NET e Claro hdtv também podem curtir em qualquer lugar, no site www.nowonline.com.br ou aplicativo para tablets e smartphones.
SOBRE A NET E A CLARO
NET e Claro fazem parte do Grupo América Móvil, uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo, presente em 25 países e conectando mais de 892 milhões de pessoas.
No Brasil, lideram o mercado de serviços convergentes com o Combo Multi, que reúne ofertas de TV por assinatura em alta definição via cabo ou via satélite, telefonia fixa e móvel e banda larga fixa e móvel.

Multas do Detran e da AMC

O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) obteve sentença judicial que anula multas de trânsito aplicadas entre 27 de dezembro de 2006 e 31 dezembro de 2011 com o uso de equipamentos de fiscalização eletrônica. As multas objeto da decisão foram expedidas pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC) e pelo Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Ceará (Detran/CE).
Em 2012, o MPF ingressou com a ação na Justiça Federal questionando a legalidade do uso de equipamentos de fiscalização classificados pelo Código Brasileiro de Trânsito como “estáticos” (conhecidos popularmente por radares móveis) e “lombadas eletrônicas” sem a realização de estudos técnicos prévios que demonstrem a necessidade de instalação. No processo, ficou comprovado que os estudos foram realizados apenas depois que os aparelhos já estavam em operação.
Ao julgar a ação movida pelo MPF, a Justiça Federal determinou que a AMC e o Detran/CE devolvam os valores cobrados indevidamente, com correção monetária pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e acrescidos de juros.
Antes da sentença, que foi assinada pela juíza Cíntia Menezes Brunetta, da 6 ª Vara, as multas questionadas pelo MPF na ação já estavam suspensas por liminar desde agosto de 2012. Por se tratar de uma decisão de primeira instância, AMC e Detran/CE ainda podem apresentar recurso.
O procurador da República, Oscar Costa Filho, autor da ação, ressalta, entretanto, que os réus devem cumprir a decisão imediatamente por se tratar de uma liminar confirmada por sentença, como prevê o novo Código de Processo Civil. Para garantir que os cidadãos consigam ser ressarcidos, o procurador ingressará com ação para execução da sentença.
Para Costa Filho, a sentença que a anula as multas “é uma vitória contra a proliferação indiscriminada que o município de Fortaleza o Estado do Ceará vêm fazendo no uso dos equipamentos de fiscalização eletrônica”. “O equipamento não deve estar onde se quer, mas sim onde se tem necessidade de redução de acidentes de trânsito”, destaca o procurador.
Número do processo para consulta: 0006880-59.2012.4.05.8100

Vidança

Com o apoio da Coelce e viabilizado pelo Sistema Estadual de Cultura, a Associação Vidança promove o Projeto "Vidança - Dança e Cidadania", que oferecerá oito oficina artísticas gratuitas para atender crianças, jovens, adolescentes e adultos moradores do bairro Vila Velha e adjacências. As oficinas contemplam dança clássica, danças dramáticas, danças urbanas, dança funcional, capoeira, contação de histórias, criações manuais e percussão, e acontecem de segunda a sábado, nos períodos manhã, tarde e noite. As inscrições podem ser feitas na sede da instituição (Avenida L, 400 – bairro Vila Velha), de 8 às 18 horas.
Os interessados devem se dirigir ao local portando registro de nascimento (RG), declaração de matrícula na escola (crianças e adolescentes), comprovante de endereço atualizado, documentos dos pais (RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho) e foto 3x4 atualizada. Os menores de 18 anos devem comparecer acompanhados dos pais.
Para mais detalhes sobre dias e horários consultar a associação através do site www.vidanca.org.br ou pelo emailvidanca@vidanca.org.
Serviço – Projeto Vidança – Dança e Cidadania
Data: 1 junho a 31 de novembro de 2016
Horários das oficinas:
manhã - de 8 às 10:30
tarde - de 14 às 17:00
noite - de 17 às 20:00
Local: Avenida L, 400, Conj. Nova Assunção – Vila Velha
Inscrições: na sede do Vidança, de segunda a sexta, de 9 às 18 horas
Informações: (85) 3262-7599 / (85) 9.8725.6942 / (85) 9.9985.3687 /




Instagram: @ciavidanca

Facebook.com/ciavidanca

Dia 'D' para Dilma hoje

'Boca Rosa - A Peça'

Sucesso da Internet para os palcos, “Boca Rosa – A Peça” chega a Fortaleza em única apresentação no Teatro RioMar. Estrelado pela blogueira Bianca Andrade, o espetáculo que une humor, emoção, música, dança e muito brilho, e será apresentado no próximo domingo (quatro de setembro), às 17 horas.
Uma boca e muitos sonhos. Uma boca grande. Uma Boca Rosa! Por trás da boca uma menina espontânea, divertida, carinhosa e autêntica. Bianca Andrade tem 21 anos, nasceu numa comunidade do Rio de Janeiro, se formou em Maquiagem pelo Senac, em Magistério pelo Júlia Kubitschek e queria mais. É inquieta. Precisava falar e criou um blog. Nascia o _Boca Rosa_. Hoje, cinco anos depois, é formada blogueira pela vida e diplomada pela multidão de seguidores que a acompanham.
Bianca na WEB
Apesar da pouca idade, Bia tem muita história para contar. Divide com os fãs/leitores, além do seu cotidiano, dicas de maquiagens, unhas, cabelos, viagens e aventuras. A simplicidade e o carisma de Bianca conquistaram e fidelizaram o público feminino, de todas as idades, que hoje ultrapassa os 7 milhões nas redes sociais, considerando os principais canais no Brasil (Facebook, Twitter, Instagram e Youtube). A brincadeira virou coisa séria, mas não perdeu o bom humor.
A inspiração para o blog veio por acaso - ou não - em um dia enquanto navegava pela internet. Procurando pelos vídeos de suas músicas prediletas, Bia se deparou com uma blogueira que fazia tutoriais de maquiagem e se apaixonou! Assistiu a todos que pôde de uma só vez e a paixão foi virando um vício compartilhado com as amigas. Adolescente na época, Bianca improvisava e dava seu jeito de criar maquiagens com ingredientes baratos e que já possuía em casa. Criou o blog para compartilhar as dicas criativas e econômicas que tinha e logo virou um sucesso. Bia conquistou seu espaço, ganhou uma linha de esmaltes com seu nome e virou referência no meio. Atualmente, o _Boca Rosa_ é um dos maiores blogs do segmento de beleza do país.
A ideia da peça
Este ano, Bianca Andrade sobe aos palcos para contar a sua história. É a primeira vez que uma montagem teatral vai abordar a vida de uma blogueira. A ideia da peça nasceu de uma ida ao teatro com a então sócia no espetáculo, Luizi Costa, quando Bia confessou o sonho de ser atriz e ter uma peça contando a história da sua vida. Imediatamente Luizi embarcou nesse sonho e virou a fada madrinha da blogueira. A fantasia começava a flertar com a realidade.
Aconteceu! Utilizando o charme da ficção, Bia vai dividir com o público as experiências que mudaram a sua realidade e levaram uma menina de origem humilde a se transformar no boom midiático que é hoje. De forma divertida e inspiradora, essa menina-mulher mostra aos espectadores que nunca é tarde para sonhar e realizar os sonhos, através de relatos de superação, amizade, otimismo, alegria e perseverança.
Escrita e dirigida por Afra Gomes e Leandro Goulart, conhecidos por inúmeros sucessos juvenis, a peça também aborda temas sérios como bullying, relação de pais e filhos, descoberta do amor, relacionamentos, empoderamento feminino e outras questões do universo das mulheres. O público poderá assistir, entre cenas de humor e emoção, a um verdadeiro espetáculo, com muita música, dança, cor e brilho. Assim como são os vídeos da Boca Rosa, um show à parte.
BOCA ROSA EM NÚMEROS
Desde o início do trabalho com o blog, os números acompanham Bianca moldando seu caminho e medindo seu sucesso. O primeiro tutorial de maquiagem assistido deu origem à primeira ideia, depois à necessidade da primeira câmera de vídeo. A partir daí, surgiram os primeiros seguidores, responsáveis por gerar os likes e disseminar os compartilhamentos ainda nas casas decimais. Cinco anos depois da sua criação a _Boca Rosa _contabiliza mais de sete milhões de seguidores nas Redes Sociais.
Somente no Facebook, os dados ultrapassam os 2.850.000 milhões de fãs espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Pelo mundo? Isso mesmo! Bianca Andrade atravessou a fronteira e circula pela Europa, Asia e pelas Américas com suas dicas de beleza e lições de autoestima. É vista por mais de 18 mil fãs em Portugal, cerca de 15 mil na Angola e ultrapassa os 13 mil e 10 mil no México e Estados Unidos, respectivamente.
No Brasil, sua história chegou ao teatro e no palco não foi diferente, os grandes números também estavam lá. Mais de 1.300 ingressos foram vendidos para as quatro sessões na cidade do Rio, antes mesmo da estreia. As apresentações lotadas somaram mais uma data e dois horários extras na agenda de espetáculos. Agora, Boca Rosa – A Peça sai em turnê para conquistar mais doze estados e milhares de espectadores. Uma conta colorida, regada a humor, beleza e emoção. Uma equação cheia de exponenciais que não para de crescer.

Serviço
“Boca Rosa – A Peça” em Fortaleza
Data: Domingo, 4 de setembro
Local: Teatro RioMar Fortaleza
Horário: 17 horas
Ingressos: Bilheteria do Teatro RioMar e https://www.ingressorapido.com.br
Classificação indicativa: Livre. 

No próximo sábado

Imagem inline 1

Registro de Nascimento

A Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) e diversas organizações de entidades governamentais e civis se reuniram,no Tribunal de Contas do Estado, para formalizar a minuta do decreto para a erradicação do sub-registro civil de nascimento em Fortaleza.
A ação, que faz parte das atividades do Comitê Gestor Municipal de Políticas de Erradicação do sub-registro civil de nascimento e ampliação do acesso à documentação básica, buscar efetivar direitos às crianças fortalezenses, como explicou Tânia Gurgel, titular da Funci.
“Este decreto significa direitos, pois quando a criança não tem seu registro, não tem direito a nada, pois não existe. Nossa posição de luta é para que toda criança tenha seu registro de nascimento, para isso, criamos esse grupo, para militar, inclusive com uma minuta de decreto para encaminhar ao Prefeito, para que possamos dar o tom legal, colocando-o para entrar em vigor”, declarou.
Com a sansão do decreto, será universalizado o acesso gratuito ao registro civil de nascimento nos casos que envolvem vulnerabilidades sociais, possibilitando, também o atendimento às mães dos nascedouros que não possuem registro de nascimento.
Efetivamente, a erradicação do sub-registro dá acesso a diversos direitos como, por exemplo, à escola pública, saúde, programas sociais e demais serviços dentro das políticas públicas de diversas esferas, que não podem ser acessados sem o documento.
Márcia Monte, representante da organização da sociedade civil Visão Mundial, uma das entidades que compõem o Comitê pela Erradicação, explicitou a importância do momento. “A cidade de Fortaleza está sendo referência. Em outras cidades, não há essa celeridade. Esta é uma diretriz nacional, um dever e direito básico que está na constituição. A cidade está de parabéns, tem o comitê, o decreto, a discussão sobre, fechando o decreto para encaminhar para sansão do Prefeito, com regimento e plano de ação para fazermos o trabalho. É um dia de alegria para todos nós, para a cidade”, afirmou.
Desde ano passado, se iniciou a articulação em prol da ação, culminando no Comitê Gestor Municipal de Políticas de Erradicação do sub-registro este ano, que conta com diversas OGs e OSCs como Funci, Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal da Educação (SME), Unicef, Renas, Fórum Dca, Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE), Tribunal de Justiça do Estado, Defensoria Pública-CE, Pastoral da Criança, Visão Mundial, Diaconia, Convenção das Igrejas Batistas Unidas do Ceará, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), entre outros.

Agenda da Semana

Na segunda-feira (29)
  • Ação no Beach Park do Social Esporte Clube.
  • Cagece no  Henrique Jorge.
  • 20 horas, Atlético (GO) x Ceará, no Serra Dourada, pela Segundona do Brasileirão.
  • 9 horas, no plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Ceará, sessão solene pela Conscientização da Doença de Atrofia Muscular Espinhal (AME). Proposta da deputada estadual Fernanda Pessoa.
  • 19 horas, na Saraiva Mega Store, do Iguatemi, lançamento do livro "Buscando a Integridade Perdida - A Sabedoria Perene Aplicada à Vida Cotidiana", de Luciano Melo.
Na terça-feira (30)
  • 14 horas, no Centro de Eventos do Ceará, começa a CearaPão 2016. Evento vai até primeiro de setembro.
  • 15 horas, no plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Ceará, sessão solene pelo Dia do Soldado. Proposta do deputado estadual Manuel Duca.
  • 18 horas, no plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Ceará, sessão solene pelos 38 anos da TV Cidade. Proposta do deputado estadual David Durand. 
  • 19 horas, no auditório Ademar Arruda, da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), sessão solene pelos 10 anos da Igreja da Comunidade Metropolitana de Fortaleza. Proposta do vereador Paulo Diógenes.

Na quarta-feira (31)
  • Feirão FortBrasil, na Câmara dos Dirigentes Lojistas.
  • 21h45, Internacional x Fortaleza, no Beira-Rio, pela Copa do Brasil.
Na quinta (primeiro de setembro)
  • 10 horas, no plenário Fausto Arruda, da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), apresentação do plano de governo do prefeiturável Ronaldo Martins (PRB).
  • 19 horas, no curso de Jornalismo da Estácio do Ceará, palestra da presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará, Samira de Castro.
  • 19 horas, no plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Ceará, entrega do título de cidadania cearense para Sérgio Márcio de Freitas Leite. Proposta do deputado estadual Tin Gomes.
  • 19 horas, no Sebrae-CE, palestra de Alex Cavalcante sobre "A arte de aproveitar oportunidades na Crise", dentro do programa IBEF-CE debate.
  • 19h30, no plenário Fausto Arruda, da Câmara Municipal de Fortaleza, sessão pelo Dia do Educador Físico e entrega da Medalha Ayrton Senna a Zé Fuzil (Raimundo José Faria Melo). Proposta do vereador Benigno Júnior.
Na sexta-feira (dois de setembro)
  • 8h30, no Luzeiros, palestra "De Dentro para Fora", do jornalista Alexandre Teixeira, na Rodada Sodexo. 
  • 19 horas, no plenário Fausto Arruda, da Câmara Municipal de Fortaleza, entrega da Medalha Boticário Ferreira para o coronel PM, Túlio Studart. Proposta do vereador Iraguassu Teixeira.

No sábado (três de setembro)
  • Começa 23º Festival de Teatro Nordestino, em Guaramiranga.
  • II Beer Park Fortaleza, de meio dia às oito da noite, no estacionamento do Hey Ho Beer Pub (Rua Nunes Valente, 1247).

Cagece no Henrique Jorge

A ação intensiva de combate às fraudes nos bairros de Fortaleza e Região Metropolitana chega nesta semana ao Henrique Jorge.
Nesse bairro, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) pretende fiscalizar 2.169 imóveis entre amanhã (29 de agosto) até sábado (três de setembro), identificando e regularizando situações de fraude, conhecidas como “gatos”, responsáveis por cerca de 50% das perdas da Companhia.
A exemplo do que ocorreu nos bairros Damas, Fátima e Messejana, os três primeiros dias da ação (29 a 31/8) serão educativos, com as equipes da Cagece visitando os imóveis e conversando com os moradores, convidando a população a regularizar a situação junto a Companhia.
As pessoas que se apresentarem voluntariamente terão garantidos benefícios e condições especiais como a dispensa de pagamento da multa por infração de fraude.
De 1º a 3/9, a ação passa para a fase de fiscalização intensiva, com retirada das fraudes daqueles que não se apresentaram voluntariamente, sem direito aos benefícios. Durante todo o período da ação, a Unidade Móvel da Cagece estará no bairro para realizar os atendimentos. A unidade estará localizada na Rua Cardeal Arcoverde, em frente ao número 1097.
Ação nos bairros
Damas, Fátima e Messejana foram os três primeiros bairros a receber a ação de fiscalização intensiva. Nessas três localidades, a Cagece realizou 535 atendimentos e identificou e regularizou 140 fraudes. (Dados parciais, até a última quinta-feira, 25/8).
No Henrique Jorge, a Companhia pretende percorrer mais de dois mil imóveis, com especial atenção aos quase 500 que estão com ligação cortada ou suprimida.
Serviço
Ao procurar a Unidade Móvel da Cagece para regularizar a situação é importante ter em mãos uma conta antiga, identidade e CPF do cliente. 
A unidade estará disponível na Rua Cardeal Arcoverde, em frente ao número 1097, entre os dias 29/8 e 3/9. Nos dias úteis, o funcionamento é de 8 às 17 horas e no sábado de 8 às 12 horas.
A companhia também conta com apoio da população para denunciar fraudes de água por meio dos diversos canais de comunicação disponíveis como o aplicativo Cagece Mobile para smartphones, a Central de Atendimento Telefônico (0800.275.0195), o Chat Online disponível no portal da companhia ou mesmo pelas redes sociais da Cagece.
________________________________________________

Sem agenda

Até oito da noite a #AFN não recebeu as agendas de amanhã das campanhas de:
Francisco Gonzaga (PSTU).
João Alfredo (Psol).
Heitor Férrer (PSB).
Tin Gomes (PHS).
Ronaldo Martins (PRB).

Agenda do Robertinho para amanhã

Agenda da Lôra amanhã

Agenda do Capitão para amanhã

Transcendental

Durante os quatro dias da 14ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, mais de cinco mil pessoas assistiram os espetáculos, no Teatro Via Sul.
Este ano o evento trouxe como tema central: “Atitude Positiva te faz bem”, e encantou o público com os espetáculos "Anônimos", "Sonhos para vestir", "A menina dos brincos de ouro", Morrendo e Aprendendo e "As badaladas da Ave-Maria".
Como em todas as edições, a Mostra, que é realizada pela Associação Estação da Luz, arrecadou toneladas de alimentos, que serão doados às instituições:
Centro de Amparo Comunitário à Maternidade (CHAMA)
Associação dos Moradores e Amigos do Cauaçu (AMMA CAUAÇU_
Grupo Espírita MEIMEI
Fundação Piratas Marinheiros
Parque Formação Integral Tapuio
Lar Francisco de Assis
Frente de Assistência à Criança Carente (FACC).
Este ano, a Mostra também contou com apresentações itinerantes, passando por:
Limoeiro do Norte
Guaiúba
Horizonte
Sobral
Pentecoste
Tabuleiro do Norte. 
Associação Estação Luz - A Associação Estação da Luz é uma entidade civil sem fins lucrativos, sediada no Ceará e com 13 anos de atuação. Fundada no dia 12 de fevereiro de 2004 por um grupo de voluntários, assumiu o compromisso de implementar projetos com foco social nas áreas de Educação, Cultura e Esporte, todos voltados para a construção de uma cultura de paz e transformação cultural.
A Associação Estação Luz também é destaque na área cinematográfica, através da Luz Filmes, de onde já produziu, ao longo dos seus dez anos de história, diversas produções cinematográficas. Além de também encabeçar a Mostra Brasileira de Teatro Transcendental . Este que já reuniu mais de 30 mil espectadores.

Na Terceirona

O Botafogo (PB) perdeu em casa hoje de 2 a 1 para o América (RN).
No jogo dos lanternas do Grupo A da Terceirona do Brasileirão, o Confiança (SE) goleou (4 a 1) e afundou o Ríver (PI).
Amanhã tem ABC (RN) x Remo (PA).
O Fortaleza está na liderança com 25 pontos.

No Dragão até quatro de setembro

Programação do Dragão de 29/8 a 4/9


FUNCIONAMENTO DO DRAGÃO DO MAR

// Geral: de segunda a quinta, das 8h às 22h; e de sexta a domingo e feriados, das 8h às 23h.
// Bilheterias: de terça a domingo, das 14h às 20h.
// Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco: de terça a domingo, das 14h às 22h.
// Museus: terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.
// Multigaleria: terça a domingo, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.

// Atenção: às segundas-feiras, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura não abre cinema, cafés, museus, Multigaleria e bilheterias.

Acompanhe nossa programação também pelas redes sociais:
Facebook: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Instagram: @dragaodomar
Periscope e Twitter: @_dragaodomar




► Temporada de Cinema Cearense
Dando seguimento à Temporada de Cinema Cearense, exibiremos nesta segunda-feira (29), às 19h, na Sala 2 do Cinema do Dragão-Fundação, o filme MANGUES E NÓS, de Sabina Colares. A sessão é gratuita e será seguida de debate com a realizadora.

Sinopse do filme
Uma canoa andarilha nos convida a experienciar uma viagem por rios de mangues e nesse percurso nos apresenta os espaços, os tempos, as relações e a vida nos manguezais.

A diretora
Sabina Colares é formada em Letras pela UFC e Especialista em Audiovisual em Meios Eletrônicos do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA). Idealizadora e coordenadora do projeto de cinema e educação Educando o Olhar, realizado em escolas públicas de Fortaleza.

O longa “Mangues e nós” foi premiado no V Edital Ceará de Cinema e Vídeo da Secretaria de Cultura do Ceará. Exibido em alguns festivais como: II Festival do Filme Etnográfico do Recife 2010; Cinesul - Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo RJ 2010; III Mostra Leme de Fotografia e Filme Etnográfico 2010, dentre outros.

Sobre a Temporada
No dia 27 de junho, o Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco e a TVC estrearam a Temporada de Cinema Cearense, com filmes da terrinha exibidos gratuitamente toda segunda-feira na sala de cinema do Dragão do Mar. As exibições são seguidas por um bate-papo gravado entre o realizador do filme e os apresentadores do programa TVCine Dragão, Pedro Azevedo (curador do Cinema do Dragão-Fundação) e a cineasta Vanessa Cavalcante. A cada segunda-feira de filme cearense, é gravada uma nova edição do TVCine Dragão, mostrando a diversidade inventiva dos nossos realizadores.

Os filmes serão exibidos sempre a partir da segunda segunda-feira do mês. A primeira fica por conta do Cine Caolho, do Coletivo Alumbramento, que também exibe gratuitamente títulos de realizadores do Ceará, no Cinema do Dragão-Fundação. Desde o quarto episódio, as películas exibidas foram selecionadas por meio de uma CONVOCATÓRIA pública, encerrada no último dia 27 de julho.

Além do espaço na grade do Cinema do Dragão, os selecionados terão seus filmes exibidos duas vezes na grade de programação da TVC. O objetivo é dar ainda mais visibilidade à produção audiovisual do Ceará. A nova temporada do programa TVCine Dragão estreou em julho na TVC, com transmissão toda quarta-feira, às 22h, e reprise aos sábados.

Dia 29 de agosto de 2016, às 19h, na Sala 2 do Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco. Acesso gratuito.





► Tango na Praça
Venha trocar ideias e dançar junto de admiradores do tango argentino. O projeto mensal traz a prática do tango ao alcance de todos.

Dia 31 de agosto de 2016, das 19h às 21h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.

Contato: Raquel (racheldimamima@hotmail.com)





► Espetáculo “Tita e Nic” [Temporada Cearense de Comédias]
Cia Cearense de Molecagem – Direção: Carri Costa
A produção cinematográfica hollywoodiana ganhou uma roupagem cearense na adaptação da Cia. Cearense de Molecagem, em que seis atores se esmeram para interpretar os 2.500 personagens. É início do século e as invenções pipocam de cabo a rabo. Eis que surge a jangada Lamparina do Mucuripe. A multidão embarca sem saber que ruma para um cômico destino nas águas fétidas da Leste Oeste. Dentro da Lamparinha, pinta o maior clima entre o humilde da 3ª classe, Nic, e a melancólica e sufocada aristocrata da 1ª classe, TITA. Por amor, os dois só faltam se lascar, entretanto, a mocinha melosa e o galã canastrão, como em qualquer vida real, acabam felizes para sempre.

Dias 2, 3 e 4 de setembro de 2016, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia). Classificação livre.

Contato: Carri Costa (98517.2301/ 3219.9493 / carricosta@hotmail.com)






► Pôr do Som – Música de Câmara no Dragão

Todos os sábados, grupos de instrumentistas destacados da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (Osuece) fazem belas apresentações gratuitas ao pôr do sol, na Arena Dragão do Mar. A cada edição, uma formação diferente surpreende o público. Confira a programação do sábado, dia 3 de setembro:

Duo Marcio Resende e Tarcísio Sardinha
Tem como proposta musical divulgar a Música Popular Brasileira, tendo como compositores homenageados Pixinguinha, K-Ximbinho, Dominguinhos, além de uma incursão pelo trabalho autoral de ambos os intérpretes.

Dia 3 de setembro de 2016, às 17h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.

Contato: Tauí Castro 98526.6604 (koisaetaoproducoes@gmail.com)






► Teatro Infantil [Temporada de Arte Cearense]
Espetáculo “A Vaca Lelé”
Grupo Bandeira das Artes

Matilde, uma vaquinha que vivia fugindo do curral, era cheia de sonhos e curiosidades. Tinha sede de conhecer a vida e seus segredos. Ela consegue ampliar seus conhecimentos quando se torna amiga do velho espantalho, que tudo sabe e tudo vê. A  história fala de vontades, de liberdade, de voos felizes, de ir à luta para não se acomodar, de sonhos impossíveis e de muito amor.

Tudo isso acontece numa linguagem simples. O espetáculo tem uma linha sertaneja, as personagens têm sotaque e as músicas regionais completam o clima. Matilde, a Vaca Lelé, como era chamada, tem um objetivo: conseguir asas e voar. O destino da nossa vaquinha fica em aberto. Para onde foi a Matilde? Fugiu pelo pasto? Voltou para o curral? Foi parar num açougue? Ou realizou seu sonho de voar, nem que fosse dentro do seu coração?

Na história, cada personagem que a Matilde conhece é uma lição de vida e assim nossa protagonista cresce. Aprende a cantar com a Cigarra, a ser simples e ter personalidade como o Pardal, a não ser inconveniente como a Mosca, a ter ambição vendo a Galinha tão acomodada, a brilhar como os Vagalumes, a ser forte como o Touro. Mas o que a Matilde não sabia era que, para ter tanta felicidade, precisaria conhecer o outro lado da vida, o lado ruim das coisas. E Matilde acaba conhecendo o medo. O musical “A Vaca Lelé” é um momento feliz de teatro para a criança. Um espetáculo imperdível e inesquecível.

Dias 3, 10, 17 e 24 de setembro de 2016, às 17h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia). Classificação Livre.

Contato: Solange ((85) 99968-1555 (85) 98636-7200 sol_teixeira@yahoo.com.br)






// TODA SEMANA NO DRAGÃO

► Feira Dragão Arte
Feira de artesanato fruto da parceria com Sebrae-CE e Siara-CE.
Sempre de sexta a domingo, das 17h às 22h, ao lado do Espelho D'Água. Acesso gratuito.

► Planeta Hip Hop
Grupos promovem exibições de dança e música hip hop.
Todos os sábados, às 19h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.

► Pôr do Som – Música de Câmara no Dragão
A cada sábado, um grupo destacado da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (Osuece) apresenta-se no Dragão do Mar.
Todos os sábados, às 17h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.

► Fuxico no Dragão
Atrações artísticas e uma feirinha com vinte expositores de produtos criativos em design, moda e gastronomia agitam as tardes de domingo.
Todos os domingos, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.

► Brincando e Pintando no Dragão do Mar
Brincadeiras e atividades infantis orientadas por monitores animam a criançada na Praça Verde.
Todos os domingos, das 16h às 20h, na Praça Verde. Gratuito.






// PLANETÁRIO RUBENS DE AZEVEDO

Planetário Rubens de Azevedo é um espaço de entretenimento e formação pedagógica através de caráter transdisciplinar em Astronomia.

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia).

Sessões às sextas-feiras, aos sábados e domingos:

O ABC do Sistema Solar, sempre às 18h
Três crianças estão observando as estrelas quando percebem uma "estrela cadente". Logo, uma delas faz um pedido: o desejo de fazer uma viagem até a Lua. De repente, as crianças são teletransportadas para uma nave espacial chamada "Observador". Após superar o medo inicial, elas fazem uma rica viagem pelo Sistema Solar, visitando os planetas. Durante a viagem, elas são teletransportadas para Marte e Vênus, e passam por dentro dos anéis de Saturno. No final, fazem uma perigosa aproximação do Sol.

Origens da Vida, sempre às 19h
Apresenta as recentes descobertas sobre os princípios químicos da origem do Universo através do Big Bang. Trata das questões biológicas da origem da vida na Terra e das pesquisas sobre vida extraterrestre. Com linguagem simples e fantásticas imagens, a sessão apresenta os novos conhecimentos sobre o nascimento, vida e morte das estrelas e dos sistemas planetários. Traz um olhar sobre o início da vida na Terra e a extinção dos dinossauros. "Origens da Vida" é uma viagem fantástica através do tempo, mostrando muitas descobertas feitas no passado recente e faz uma alerta para nossa consciência planetária.






//// EXPOSIÇÕES EM CARTAZ


// MUSEU DA CULTURA CEARENSE


► Exposição O Sertão Alegre de Babinski: Figuração e Oralidade no Ceará [última semana]

Maciej Antani Babinski (Varsóvia, 1931) é uma lenda viva da arte brasileira. Viva o Ceará que o acolheu e agora desfruta da boa arte produzida por este pintor, gravador e aquarelista que se agiganta ao falar do périplo que percorreu até chegar a Várzea Alegre, onde além de uma família sertaneja ele encontrou o imaginário que o fez pintor.

Com curadoria de Dodora Guimarães, a exposição “O Sertão Alegre de Babinski: Figuração e Oralidade no Ceará” celebra a vida e a arte deste artista que, aos 85 anos, se reinventa a cada novo dia.

O artista que conviveu com Oswaldo Goeldi, Augusto Rodrigues e Darel Valença Lins, nos primeiros anos vividos no Brasil, no Rio, e anos mais tarde em São Paulo, com Wesley Duke Lee e Evandro Carlos Jardim, dentre outros expoentes da história da arte brasileira, há 25 anos deixou-se encantar por Lidia, e com ela fincou âncora no Sítio Exu, a poucos quilômetros do centro de Várzea Alegre.

Babinski abriu o seu ateliê para a nova paisagem e a nova figuração do entorno. A este sinal verde, uma corrente migratória humana adentrou, se fazendo presente, impondo-lhe cores novas e ardentes, e exigindo-lhe espaços em crescente expansão. O grafista cedeu ao canto da sereia sertaneja. As dezenove pinturas que deságuam na nova exposição foram todas produzidas após as suas últimas exposições em Fortaleza, no Sobrado Dr. José Lourenço, e em São Paulo, no Museu AfroBrasil, em 2012. Marcadamente cearenses, são também as 31 gravuras realizadas na técnica da água forte, no seu belo e exemplar ateliê instalado no Sítio Exu.

Para Babinski, “essa exposição é um agradecimento ao ‘novo de sempre’ que encontrou na natureza e no povo do sertão cearense, que fez seu trabalho se desenvolver gradualmente através de um sentido mais humano. É de certa forma o meu agradecimento ao Ceará e ao Brasil, que me tornaram talvez um pouco mais uno e claro”.

O artista, gentilmente, ainda agradece à equipe que viabilizou a mostra: “Também devo agradecer o apoio integral das pessoas que trabalharam para botá-la na parede. Obrigado”, diz.

Em cartaz até o dia 4 de setembro de 2016, no Piso Superior do Museu da Cultura Cearense. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.






► Vaqueiros [Exposição de Longa Duração]

Em exibição no Museu da Cultura Cearense desde 1998, a Exposição Vaqueiros arrebata o público que nela identifica traços de sua cultura e costumes. A exposição ao longo dos anos enriquece os saberes, instiga reflexões, desperta emoções. Nela revelam-se inúmeros elementos que possibilitam rememorar e reconstruir o que se compreende como o universo sertanejo.

Na exposição, você conhecerá o vaqueiro como profissional, sertanejo, trabalhador, conhecedor de inúmeras funções e do meio em que habita, capaz de inúmeros feitos, viajará pelas humildes manifestações do cotidiano, religiosidade e festividades e testemunhará particularidades como a habilidade com o artesanato do couro, as práticas da derrubada e da cria do gado, dentre outras.

No Piso Inferior do Museu da Cultura Cearense. Visitação: de terça a sexta, das 9h às 19h (com acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito. Livre.

Na Beira-Mar...

Uma nova frente de serviço foi iniciada essa semana, no calçadão da Avenida Beira Mar (Regional 2). A intervenção, que vem sendo realizada desde maio pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setfor), faz parte da nova etapa do Projeto de Requalificação da Orla.

O novo trecho, em frente ao Golden Flat Fortaleza, sentido Mercado dos Peixes, compreende cerca de 300 metros e está em fase de demolição e retirada de entulhos. O projeto prevê para o local, terraplanagem, contenção do calçadão, novo piso, ciclovia, paisagismo, iluminação e acessibilidade.

Em maio deste ano, após a entrega do Novo Mercado dos Peixes, a Prefeitura iniciou a requalificação e urbanização do calçadão, no trecho a partir da Rua Teresa Hinko, também com recursos próprios.  A previsão é que esse trecho, já em fase de conclusão seja entregue no início de setembro. Já a nova frente, iniciada esta semana, deverá ser concluída no final do mesmo mês.

Outra frente de obra que também está em fase de acabamento, faltando apenas a implantação do guarda corpo é a urbanização do Espigão da Av. Desembargador Moreira. O equipamento, orçado em 17 milhões, fazia parte do pacote de obras da Prefeitura em parceria com o Ministério do Turismo, porém com o contingenciamento de verbas do Governo Federal, a Prefeitura de Fortaleza assumiu a conclusão do equipamento, com recursos próprios do município.

“A Beira Mar está ganhando uma cara nova. Recebemos o projeto da gestão passada, sem recursos. Eram apenas papéis. Mesmo com o corte do Governo Federal, o prefeito Roberto Cláudio entendeu que as obras não podiam mais parar. Terminamos o Mercado dos Peixes com recursos do Município e agora vamos entregar o Espigão e quase 1 KM de calçadão totalmente requalificado, nas mesmas condições. Recursos próprios da Prefeitura”, enfatiza o secretário de Turismo de Fortaleza, Erick Vasconcelos.

O novo desenho da Beira Mar vai priorizar a reforma dos espaços dedicados à circulação de pessoas e, com isso, beneficiar o turista que vem conhecer a cidade. A obra integra as ações do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) em Fortaleza, convênio com o Ministério do Turismo. O trecho urbanizado inclui zonas pavimentadas para vias de tráfego de veículos, estacionamentos, passeios, ciclovias e calçadão para caminhadas.

O Povo

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...