quinta-feira, fevereiro 20
Carnaval sem Dengue
Entre os dias 24 e 28 de fevereiro, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoverá ações educativas para orientar a população sobre a prevenção das arboviroses. As atividades ocorrerão nos terminais de integração da cidade, além das estações de metrô e rodoviárias.
Os locais contemplados incluem os terminais da Parangaba, Messejana e Siqueira, as rodoviárias de Messejana e Engenheiro João Thomé, além das estações de metrô da Parangaba e José de Alencar.
O coordenador de Vigilância em Saúde, Josete Malheiro, explica que, com a chegada do feriado, muitos fortalezenses viajam e deixam seus imóveis fechados, o que pode favorecer a reprodução do mosquito. “Nosso objetivo é alertar a população sobre as medidas preventivas necessárias para que possam viajar com tranquilidade, deixando suas casas livres de focos do mosquito, como água parada. Assim, contribuímos para o controle da doença e evitamos sua propagação”, destaca.
Até o final de março, aos finais de semana, as ações de busca ativa de focos do mosquito e tratamento químico desses espaços também estão sendo intensificadas, de modo a reduzir a reprodução e circulação nas áreas de grande circulação de pessoas.
Prevenção ao mosquito
A vacinação contra a dengue é uma das formas mais eficazes de prevenção à doença. No entanto, precisa completar o esquema com a aplicação de duas doses. Os imunobiológicos estão disponíveis em todos os postos da cidade.
Historicamente, cerca de 80% dos focos do Aedes aegypti são encontrados dentro das residências. Portanto, é fundamental que a população adote medidas para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Algumas orientações incluem:
- Manter tonéis, caixas d’água, barris e calhas de chuva sempre tampados;
- Descartar corretamente o lixo, utilizando sacos plásticos fechados;
- Armazenar garrafas de vidro e latinhas com a boca para baixo;
- Manter lixeiras sempre tampadas;
- Guardar pneus em locais cobertos para evitar o acúmulo de água;
- Higienizar recipientes que possam acumular água, lavando-os com água, bucha e sabão, preferencialmente de cabeça para baixo. Esse cuidado é essencial, pois os ovos do mosquito podem sobreviver por mais de um ano em ambiente seco;
- Utilizar repelentes como medida de proteção individual.
Assinar:
Postagens (Atom)
-
Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza con...
-
O campeão da Série B do Campeonato Brasileiro 2017 foi o América Mineiro, que ganhou uma taça dada pela Confederação Brasileira de ...
-
Prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão: Recebi a Diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza para discutir o reforço às ações da in...