sexta-feira, março 5

Programa Expandir da Unifametro abre 5.500 vagas em Cursos Gratuitos

O Centro Universitário Fametro (Unifametro) está com inscrições abertas para a nova edição do Programa Expandir, que durante março disponibiliza à população 5.500 vagas em Cursos Gratuitos de curta duração nas áreas de:

  • Nutrição.
  • Fisioterapia.
  • Administração.
  • Engenharias.
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
  • Psicologia.
  • Farmácia.
  • Serviço Social.
  • Gestão Comercial.
  • Ciências Contábeis. 

Toda a programação será transmitida em plataforma virtual a partir deste sábado (seis).

As atividades disponíveis são: 

  • Introdução à Contagem de Carboidratos.
  • Introdução à Linguagem de Programação.
  • Excel Básico.
  • Elaboração de Projeto Social.
  • Histologia e Embriologia.
  • Marketing Experiencial e Sensorial nas Vendas.
  • Transformação Digital.
  • Educação Financeira.

As aulas irão acontecer nos turnos manhã, tarde ou noite, com carga horária entre duas a seis horas de duração.

De acordo com a coordenadora de Extensão e Responsabilidade Social da Unifametro, Daniele Brandão, o Programa Expandir tem intuito de ser mais uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional e obtenção de novos conhecimentos. 

- São capacitações de curta duração, voltadas à comunidade, para preparar para o mercado de trabalho ou melhorar o currículo com novas habilidades profissionais”, ressalta Daniele Brandão.

Unifametro disponibiliza 'Tratamento de Canal'

Popularmente conhecido como 'Tratamento de Canal', a Endodontia é a área da Odontologia responsável pelo diagnóstico e tratamento das patologias que acometem a polpa e os tecidos ao redor do ápice do Dente.

Mas, o que muitos não sabem, é que por ser um procedimento minucioso e mais demorado, requer habilidade, treino e estudo do cirurgião-dentista. Sendo assim, muitas vezes é realizado em mais de uma consulta, tanto no consultório particular, quanto no serviço público, o que acaba muitas vezes ocasionando filas ou listas de espera nesses atendimentos.

Nessa perspectiva e com intuito de cumprir com seu papel social, o Centro Universitário Fametro (Unifametro) presta suporte à comunidade, oferecendo um serviço especializado no Curso de Pós-Graduação em Endodontia, dando assim celeridade a esta demanda de Saúde.  

No Serviço Público, na grande maioria dos casos, o paciente consegue apenas abrir o dente, colocar uma medicação e aguardar na fila, para o atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas e a realização do tratamento.

Porém, no Curso de Especialização em Endodontia, que acontece no Complexo Odontológico da Unifametro, os pacientes são atendidos por cirurgiões-dentistas formados, que estão sendo treinados com as mais inovadoras técnicas, fazendo uso da mais alta tecnologia, de forma humanizada, visando executar sempre, tratamentos de alto padrão.

O Curso é ministrado pelos professores Flávia Vivacqua e Nilton Vivacqua, os quais possuem larga experiência clínica e didática na área, e mantém a supervisão constante de todos os tratamentos executados durante as clínicas do curso.

Alguns dos recursos que têm sido bastante eficazes para o tratamento dos pacientes em nosso curso são as novas tecnologias. 

- Além de ser um tratamento de difícil execução, feito internamente no elemento dental, existem mecanismos como lupas e microscópios, motores elétricos, ultrassom, localizadores foraminais eletrônicos, que elevam a qualidade do atendimento bem maior que os convencionais, aumentando o sucesso dos casos”, pontuam os professores.

As triagens dos pacientes acontecem todo mês, nos módulos da especialização, sempre na última semana de cada mês. Os agendamentos podem ser feitos na recepção do Complexo Odontológico de maneira presencial, na Avenida Philomeno Gomes, 184, Jacarecanga ou pelo telefone (85) 3022-7067.

Sobre o Curso de Especialização em Endodontia - O Curso de Especialização em Endodontia da Unifametro irá proporcionar ao aluno o conhecimento teórico e prático da Especialidade de Endodontia e habilitar o profissional a realizar tratamentos e retratamentos endodônticos em todos os grupos dentais, além de resolução de casos complexos que envolvem cirurgia parendodôntica, remoção de núcleos metálicos e pinos de fibra de vidro, selamento de perfurações, domínio de anatomias complexas, usos de sistemas rotatórios e reciprocantes. O curso dispõe de laboratórios, clínica com equipamentos, como motores elétricos, localizadores foraminais, microscópio operatório, aparelhos de ultrassom, radiografia digital e tomografia. Tudo à disposição dos alunos, em um Complexo totalmente voltado para a Odontologia.

Com duração de 24 meses e 768 horas/aula, o Curso acontece em formato mensal, no campus Carneiro da Cunha. Para inscrições e outras informações, acesse: http://www.unifametro.edu.br/pos-graduacao/endodontia/

Mostra de Palhaçaria Feminina começa na segunda-feira

Março é dedicado ao Circo e à luta pela igualdade de gênero. 

Assim, entra em cena a Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará. A edição especial da Mostra acontecerá em Formato Online devido à Pandemia da Covid-19. 

A Programação acontece desta segunda (8) a domingo (28 de março), pode ser acompanhada pelo Canal do YouTube da Associação de Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará   (Apaece) e do Cineteatro São Luiz e terá intérpretes de libras.

A Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará terá ao longo de nove dias de Programação, apresentações artísticas de palhaças cearenses, atividades de formação e depoimentos numa parceria inédita com o Cineteatro São Luiz. 

Esta edição é patrocinada pela Secretaria Estadual da Cultura, por meio do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal 14.017, de 29 de junho de 2020, através da Lei Aldir Blanc, e apoiado por Governo do Ceará, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal-Pátria Amada Brasil. E, possibilitará que mais mulheres que dedicam suas pesquisas e criações à comicidade feminina possam ser remuneradas neste momento tão difícil.

Com curadoria de Sâmia Bittencourt e Carolina Holanda, o Projeto nasce de um grande momento de reflexão sobre o papel da mulher como protagonista de sua cena, de sua dramaturgia e de seus corpos.

- Cada vez mais vemos a necessidade de consolidar ações permanentes voltadas para dar visibilidade ao segmento mulheres, dentro das políticas culturais, principalmente para as artistas que compõem o cenário circense do nosso Estado”, afirma a idealizadora e produtora executiva do evento, Andrea Vasconcelos,.

A Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará será realizada pela Associação de Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará (Apaece), produção executiva da Ideais Produções, co-produção do Espaço Kombogó, Comunicação do portal Papo Cult e como apoio cultural A Casa é Sua e Festival Internacional de Circo do Ceará.

Vozes Femininas são atração do Projeto Palavras em março

 

Dedicado ao mês da Mulher, o Projeto Palavras brinda o público leitor com as novas vozes femininas da literatura cearense, com apresentações especialmente idealizadas para esta temática e, também, recheada de surpresas musicais, muito Cordel, Recitais e Contações de Histórias.

A coordenação do projeto continua com uma programação online voltada para as escolas públicas. Os agendamentos de escolas podem ser feitos pelo    (85) 98526 1201.  Os interessados em acessar a Programação Online podem acessar o Instagram @palavras.projeto  ou o canal da Casa da Prosa no Youtube.

O Projeto Palavras neste mês de março também dedica parte de sua programação à contação de histórias, valorizando sempre as várias expressões da literatura e as várias de incentivo à leitura. Na quinta (11 de março), a estreia da programação traz a autora Mara Monteiro, compartilhando sua experiência como escritora e contadora de histórias.

Mara Monteiro é autora dos livros “Elora”, “O Jangadeiro e o Mar”, “O Sonho de Luís”, “Em um Quarto Perto da Lua” e “A Filha das Águas”. É sócia fundadora da ONG Casa do Conto, Turismóloga, storyteller e contadora de histórias. É também autora do workshop e palestra - Leitura e Contação de Histórias, da Gestação aos Cinco anos – bem como do workshop: Storytelling na Arte da Comunicação. Além de ministrante de oficinas pela Secretaria de Educação do Ceará.

Na terça (16) é a vez da cordelista Julie Oliveira (foto Patrick Lima) narrar sua trajetória como autora, editora, premiada em programas de educação com várias obras. Além de cordelista, pedagoga, produtora cultural e editora, fundou a Ganesha Edições e Produções Culturais e o Coletivo e Selo Editorial “Cordel de Mulher”.

A apresentação será um Recital Poético-Musical com os cordelistas Julie Oliveira e o músico Patrick Lima. Além das convencionais declamações de cordéis, o momento será embalado por timbres de viola tradicional, aliados também a alguns recursos sonoros digitais mais modernos. No repertório, além dos cordéis autorais, haverá também poemas de outros cordelistas cearenses homenageados.

Julie Oliveira possui 10 livros editados, premiados e distribuídos nacionalmente em programas de educação. Como agente e publisher, possui consolidada trajetória, tendo editado e co editado cerca de 100 títulos, dentre eles o primeiro livro do global Bráulio Bessa intitulado "Poesia com Rapadura", obra esta considerada um best-seller com mais de 100 mil exemplares vendidos.

Dia 17 de março, a atriz, professora e contadora de histórias Soraia Falcão se apresenta no Projeto Palavras, trazendo a mescla da arte dramática, a música e a cultura popular retomando a importância da oralidade na difusão literária. Fundadora do Grupo Recontar, em 2008, atua com sessões de Contação de Histórias Teatralizas, onde as velhas brincadeiras de roda, o trava-línguas e o uso de brinquedos populares são utilizados como elementos complementares para as narrativas, fazendo-se necessário a utilização da música e da dramatização no enriquecimento da compreensão da leitura, não esquecendo de utilizar o livro como veículo principal.

O “Grupo Recontar” (foto Lua Oliveira) tem a proposta de levar ao público a magia da Contação de Histórias, entrando no universo do lúdico e da imaginação através de histórias, estórias, contos, músicas, mamulengos, fantoches, trava-línguas, brincadeiras da cultura popular que figuram no cenário artístico como elementos complementares. Inspirados na cultura popular brasileira, mescla a literatura e arte com a finalidade de divulgação, conhecimento e inserção da Leitura e da Cultura no cotidiano.

Durante o Projeto Palavras, alguns dos autores irão visitar, virtualmente, as Escolas de Caucaia e São Gonçalo. Nas quintas-feiras, às 19 horas, na primeira quinzena do mês, haverá sempre um encontro virtual com escritor aberto ao público.

O Projeto - O Projeto Palavras é dos mesmos produtores do Baú de Leitura e da Feira da Literatura Infantil de Fortaleza, o escritor Almir Mota e a contadora de histórias e terapeuta Júlia Barros, e tudo começou em 2002 e o grupo de narradores da Casa da Conto.

O Projeto Palavras pretende beneficiar não somente estudantes da Rede Pública de Ensino e universitários de várias instituições mas, também, ao público adulto em geral com a oportunidade de conhecer os autores locais.

Grupo de Dois lança Curta-Metragem 'Pra Sair de Casa'

Numa Fortaleza fantástica, uma mulher tem sérios problemas ao vestir um pulôver pra sair de casa. Livremente inspirado no conto Ninguém Seja Culpado, do contista argentino Júlio Cortázar, o curta-metragem 'Pra Sair de Casa' surge do interesse do Grupo de Dois em dar visualidade à literatura contista de Cortázar, ao estudo da linguagem cômica da palhaça e à necessidade de falar sobre isolamento e reclusão diante da Emergência Sanitária provocada pelo Covid-19.

As produções teatrais do Grupo de Dois, iniciadas em fevereiro, num primeiro momento no Rio de Janeiro e agora em Fortaleza, buscam investigar desde 2006, formas de transformar literatura em teatro a partir de dispositivos contemporâneos e cruzamento de linguagens. Para esse projeto, foi realizada uma parceria com o cineasta Pedro Henrique para, com a ajuda do cinema, explorar o clima ambiguamente mórbido e cômico do conto de Cortázar, sem perder seu caráter intimista.

Júlia Sarmento é Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará-UFC. Formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO nos cursos de Bacharelado em Interpretação e Licenciatura Plena em Artes Cênicas, ao longo de 24 anos de carreira, trabalhou com artistas como Amir Haddad, Moacir Chaves e Fabianna de Mello e Souza, participou de cursos com Stephanie Brodt, Grupo Moitará, Odin Theater, Lume Teatro, João Fiadeiro, Andréia Jabor, Tadashi Endo, Léo Bassi.

Acumula vasta experiência como professora em escolas e centros culturais no Rio de Janeiro. Desde 2006 forma com o ator, professor e diretor Tiago Fortes o Grupo de Dois, que pretende unir filosofia ao teatro, tendo realizado dois espetáculos e uma performance no Rio de Janeiro e em Fortaleza. Como pesquisadora acadêmica, investigou por sete anos (2002 a 2009) a formação do palhaço para ambientes hospitalares no Programa Enfermaria do Riso; e seis anos no grupo Mulheres de Artaud (2001 a 2006) onde pesquisou a linguagem do Teatro da Crueldade de Antonin Artaud.

Desde 2013 vem desenvolvendo pesquisa sobre o Rasaboxes, treinamento para atores e performers criado nos Estados Unidos e ainda pouco conhecido no Brasil. Ao se mudar para Fortaleza em 2010, integrou a Cia. Vatá como bailarina e dramaturgista sob o comando da coreógrafa Valéria Pinheiro. Atuou como professora de consciência corporal no curso de Belas Artes da Universidade de Fortaleza-Unifor e foi coordenadora de Cultura e Arte, na área de formação, do Cuca Barra-Che Guevara entre 2011 e 2012. Ao longo de todo esse tempo vem realizando tutorias, orientações, direções artísticas, cursos e oficinas de Palhaço, máscaras e Rasaboxes em Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. 

Ninguém seja culpado, conto do escritor argentino Julio Cortázar, é inspiração para a realização de um número de palhaça. Kassandra pretende sair de casa mas faz frio e ela precisa colocar um pulôver. Por ser uma palhaça tropical, Kassandra não tem o hábito de vestir roupas de inverno e por aí começam seus problemas. Através da narrativa bem-humorada e um pouco sinistra de Cortázar, Kassandra vai se perdendo dentro do pulôver até o desespero. Seu corpo vai, aos poucos, se voltando contra ela e num final quase surreal, a palhaça é atacada por sua própria mão.

Ninguém seja culpado é uma reflexão sobre os gestos cotidianos e como eles podem ser reveladores de nossa condição no mundo. Os aspectos mais mundanos de nossas vidas têm o poder de revelar nossas maiores fragilidades e fortalezas. O ato banal de colocar um casaco leva o personagem de Cortázar aos limites da loucura e do paroxismo de seu próprio corpo. O personagem, ao querer sair de casa, acaba enredado em sua incapacidade de lidar com um problema simples. Nada mais cômico. Nada mais próximo de nossas realidades, onde um vírus invisível nos constrange e assusta, onde uma máscara incômoda virou item do vestuário e onde um gesto simples como um aperto de mão ou um abraço representam perigo para a saúde de todos.

Sodiê Doces comemora Dia da Mulher com sabores contrastantes

Sabores que se contrastam, Alpino e Abacaxi, foram os escolhidos pela Sodiê Doces para celebrar o Dia Internacional da Mulher nesta segunda-feira (8). 

Durante todo o mês de março, os dois bolos ganham desconto em todas as unidades da Rede.

O escolhido de chocolate é o Bolo Alpino #113 (foto), com recheio de Alpino trufado e mousse de chocolate, acompanhado de cobertura de trufado meio amargo, com lascas de chocolate ao leite e bombom Alpino.

De massa branca a opção do mês é o Bolo de Abacaxi #35 (foto), recheado com creme de abacaxi gelado e mousse branco com abacaxi. De cobertura acompanha também mousse branco com pedaços de abacaxi e cerejas decorativas.

Além dos dois sabores da promoção Bolo do Mês, a maior franquia de bolos do País tem mais de 100 variedades de sabores de bolos de chocolate ou massa branca, com recheios diversos que incluem morango, limão, coco, nozes, abacaxi, damasco, chocolate branco, chocolate ao leite, leite em pó, brigadeiro, doce de leite, leite condensado, entre outros e que agradam a todos os paladares.

Os bolos ganham desconto até 31 de março em todas as lojas da marca no Brasil e Exterior. Os preços podem sofrer variação de acordo com a Região.

Os contatos de cada unidade podem ser obtidos no site oficial da marca: www.sodiedoces.com.br/lojas



Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...