quarta-feira, dezembro 9

Na CMFor

Vereadora Ruthmar Xavier presidiu a solenidade - Foto: Genilson de Lima
Vereadora Ruthmar Xavier presidiu a solenidade – Foto: Genilson de Lima
Na manhã desta quarta-feira, 09, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou solenidade em comemoração ao Dia do Fonoaudiólogo. A sessão solene presidida pela vereadora Ruthmar Xavier (PR), ocorreu por meio do requerimento n° 696/2015, de autoria da então vereadora em exercício, Cristina Brasil. O evento também contou com a presença de profissionais da área, estudantes de fonoaudiologia da FATECI e da UNIFOR, além do presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia, Charleston Teixiera.
De acordo com o presidente do conselho, a profissão de fonoaudiológico surgiu com essa nomenclatura  34 anos, mas que antes a atividade já existia com outros termos técnicos. “Conseguimos consolidar a profissão, e todo ano a Câmara presta essa homenagem, de abraçar a fonoaudiologia e entender que é uma profissão que ajuda as pessoas a se comunicarem melhor”, frisou. Para a vereadora Ruthmar, o profissional de fonoaudiologia é de fundamental importância numa equipe multidisciplinar. “Na realidade o fonoaudiólogo ele trabalha desde o momento do nascimento a partir da sucção da criança, toda essa parte de alimentação, e toda essa parte de iniciação da voz”.
A ex-vereadora Cristina Brasil ressaltou também que os fonoaudiólogos são profissionais irmãos dentro do processo de reabilitação no Sistema Único de Saúde – SUS, na Previdência Social, e na Assistência Social. “A gente quer homenagear o fonoaudiólogo por ser além de um profissional da saúde, um profissional da comunicação humana”, enfatizou. No Ceará, 1.200 profissionais fonoaudiólogos atuam em clínicas particulares e também em hospitais públicos prevenindo todas as doenças e distúrbios da linguagem humana, por meio da audição, fala e escrita.

IME

O Instituto Militar de Engenharia (IME) acaba de revelar sua lista de aprovados. Um dos vestibulares mais difíceis e concorridos do País teve Fortaleza como a cidade que mais aprovou alunos, foram 103 selecionados quase o dobro do segundo colocado nacional, a cidade do Rio de Janeiro, com 65. Esse número expressivo, alcançado por Fortaleza, só foi possível frente a participação dos alunos do Farias Brito que juntos somam 53 aprovados o que rendeu ao Farias Brito o título do colégio que mais aprovou alunos em todo o Brasil. 
O Colégio Farias Brito é reconhecido por suas expressivas aprovações no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e no IME (Instituto Militar de Engenharia), a instituição investe desde 1992 nas turmas de preparação para esses cursos. Tendo alcançado, também, excelentes resultados em olimpíadas nacionais e internacionais, tendo obtido o 1º lugar do Ceará e o 2º do Brasil no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2014. 
Desde 1953 atuando como uma instituição de ensino no Estado do Ceará, a Organização Farias Brito é referência de ensino fundamental, médio e superior. Atualmente é a maior Instituição de Ensino do Ceará, mantenedora do Sistema Farias Brito de Ensino, da Comercial Gráfica e Editora Farias Brito, do FB Ideias, a reunir Centro de Inovação e Empreendedorismo e Agência de Publicidade e Propaganda, da Faculdade Farias Brito e do Colégio Farias Brito com seus núcleos localizados nos bairros: Seis Bocas, Aldeota, Centro e na cidade de Sobral. 
Serviço
Organização Educacional Farias Brito

Nota de Esclarecimento

A 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, responsável pela coordenação do Projeto de Ranking de Portais da Transparência, vem a público informar que ocorreu um erro técnico na avaliação no portal de transparência do Governo do Estado do Ceará, não refletindo a sua nota correta.

Houve uma sobreposição de avaliações, sendo que a avaliação do Município de Farias Brito foi atribuída ao Governo do Estado do Ceará. As correções estão sendo realizadas e a avaliação correta será publicada em menor tempo possível.

Brasília, 9 de dezembro de 2015.

5ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF.

Amanhã

A Quinta do Humor no Skinão Sertanejo Conceito recebe amanhã (10) o show dos humoristas Luana do Crato, Lailtinho Brega, Titela e Manguaça que prometem levar muita alegria para o público. Além dos talentos cearenses, o bar musical apresenta muito forró com as bandas Elite Forrozeira e Lucas e Hermanos.

Serviços:
Quando: 10 de dezembro
Hora: A partir das 20 horas
Onde: Avenida Bezerra de Menezes, 531, São Gerardo
Entrada: R$10
Venda: No local
Informações: 85 98826.5801 / 99734.0492

Canal do Alagadiço

A Prefeitura de Fortaleza entrega amanhã, às 18 horas, a obra de urbanização da Lagoa do Alagadiço e a macrodrenagem do canal do Alagadiço, no bairro São Gerardo (Regional I). Com a conclusão dos serviços de desassoreamento e dragagem, o volume de armazenamento da lagoa passou a ser de aproximadamente 150 mil metros quadrados, fazendo com que o espelho d'água reaparecesse para os moradores da região.
O espaço foi totalmente requalificado e conta agora com ampla área para a prática de caminhada, com 1.370m de novo calçadão com piso intertravado e podotátil, além de cerca de proteção e iluminação com luz branca. Para facilitar o acesso, foram feitos serviços de recapeamento asfáltico em todas as ruas no entorno da lagoa.
Com investimento de cerca de R$ 30 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a obra consistiu também na construção e requalificação de 4,6 Km do canal do Alagadiço com a implantação de galerias, terraplanagem, 10.937m² de pavimentação - no entorno da Lagoa do Alagadiço e ruas adjacentes, além da instalação de 11 bocas de lobo.
A reconstrução e a ampliação dos bueiros interceptados pelo canal localizado na Avenida Cel. Matos Dourado e nas ruas Cuba e Cel. Mozart Gondim possibilitaram a ampliação do sistema de drenagem. A medida beneficiará os moradores que residem às margens do canal, onde os alagamentos eram constantes.
Polo de Lazer da Sargento Hermínio
O novo calçadão da Lagoa do Alagadiço será integrado ao Polo de Lazer da Av. Sargento Hermínio, que está passando por reforma e revitalização. Com 19% de execução e previsão de entrega no primeiro semestre de 2016, o projeto conta com a construção de quadra poliesportiva, reforma do anfiteatro, quadra de areia, quadra de voleibol, pista de skate, requalificação do calçadão do parque - indo do Polo de Lazer até a Lagoa do Alagadiço -,construção de espaço para a prática de capoeira, rampas de acesso, estacionamento e paisagismo.
Serviço
Entrega da obra de urbanização da Lagoa do Alagadiço e Macrodrenagem do Canal do Alagadiço
Data: Quinta-feira (10/12)
Local: Por trás do Polo de Lazer da Sargento Hermínio. Contorna o polo na Rua Professor Pedro de Moraes Borges até chegar na Lagoa.
Horário: 18 horas

Amanhã às cinco

Retificamos mudança de Horário da Sessão Solene de Entrega da Medalha de Direitos Humanos Dom Helder Câmara à Irmã Inês de Barros Lima, Defensora dos Direitos Humanos das pessoas em situação de rua, a realizar-se às 17 horas do dia 10/12. Requerimento do Ver. João Alfredo.




Cancelada

INFORMAMOS QUE A REUNIÃO DO MANDATO, QUE ACONTECERIA NO DIA 12.12 - DE 9H ÁS 12H, NO AUDITÓRIO, REQUERIDO PELO VEREADOR MARCOS AURÉLIO FOI CANCELADO!!



Redução


Resultado do Julgamento no STJD:
Ceará pegou 5 jogos e multa de 7 mil. Como já cumpriu os 5 na Fares Lopes, pagará só a multa. A multa Alvinegra foi maior por ser mandante.
O Fortaleza pegou 7 jogos e multa de 5 mil. Como já cumpriu 5 na Fares Lopes, cumprirá dois jogos. Essas partidas serão realizadas a 100 KM da capital Alencarina de portões abertos.
Aberto sim, você não leu errado. Tá nas regras da competições da FCF.

Audiência Pública sobre Planalto Ayrton Senna


O vereador Doutor Vicente (PT), falou hoje (9), na Câmara Municipal de Fortaleza, sobre a Audiência Pública feita para ouvir as demandas dos moradores do Planalto Ayrton Senna,

Agora

O ESTADO

01

O POVO



ONU

Em abril de 2016, acontecerá a 9ª edição da Semana de Estudos nas Agencias e Programas que fazem parte das Nações Unidas (ONU) em Genebra, na Suíça. O projeto, que foi idealizado e é coordenado por Leda Lu Muniz consiste em apresentar todos os setores da ONU a um grupo de profissionais que participarão de palestras e visitas sobre temas internacionais como Desenvolvimento Sustentável, Comércio Internacional, Economia Verde, Telecomunicações, Meio Ambiente, Saúde, Refugiados, Direitos Humanos, Propriedade Intelectual, dentre outros.

Esta edição acontecerá em abril de 2016. Conduzidas por funcionários das agências especializadas da ONU, assim como diplomatas e representantes de organizações governamentais e não governamentais internacionais, as apresentações em inglês incluem os temas das seguintes agências e programas: Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP); Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP); União Internacional das Telecomunicações (ITU); Organização Mundial do Comércio (WTO); Alto Comissariado de Direitos Humanos (OHCHR); Organização Internacional para a Propriedade Intelectual (WIPO); Cruz Vermelha Internacional (ICRC); Programa das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR); Organização Mundial de Saúde (OMS), e etc.

Para participar, o interessado deve possuir inglês intermediário, estar com o passaporte válido e ser aceito para participar da programação após um processo de seleção composto por preenchimento de um formulário detalhado e entrevistas. As custas da viagem e hospedagem são pagas pelo próprio selecionado. As inscrições vão até dia 10 de dezembro de 2015 por meio dos telefones (11) 3884-8380/ (11) 996 390 961 ou escreva para ledda@inloco.biz ou info@semanadeestudos.com

Para saber sobre as edições anteriores acesse:


Informações para a imprensa:

Daniela Barbará – daniela@evcom.com.br – (11) 99983 7800

Feliz Natal

Jornalistas

Boletim Informativo Sindjorce sindjorce@sindjorce.org.br por  mail218.atl101.mcdlv.net 

14:24 (Há 17 horas)
para mim
08 de dezembro de 2015

DE VITÓRIA EM VITÓRIA

TV Cidade é condenada a pagar repórteres cinematográficos como jornalistas

Acolhendo ação coletiva movida pelo Sindjorce, a 18ª Vara do Trabalho condenou a emissora a pagar as diferenças salariais aos jornalistas contratados ilegalmente como radialistas. Decisão beneficia grupo de sete profissionais, dos quais quatro são repórteres cinematográficos  
Repórteres, produtores e repórteres cinematográficos filiados ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Ceará (Sindjorce) foram beneficiados com mais uma vitória da entidade. Acolhendo integralmente Ação Coletiva movida pelo Sindjorce contra a TV Cidade, o juiz Paulo Regis Machado Botelho, da 18ª Vara do Trabalho de Fortaleza, condenou a empresa a pagar diferenças salariais aos jornalistas sindicalizados contratados ilegalmente como radialistas, no período de 2010 a 2014.
A decisão manda pagar as diferenças entre pisos, reajustes, horas extras, férias, 13º salário, FGTS, repouso semanal remunerado, adicional noturno e de periculosidade, verbas rescisórias, entre outros diretos. Determina ainda o pagamento de multa por descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho dos Jornalistas, no percentual de 10% do salário-base, revertida para cada um dos sete profissionais beneficiados pela ação – dois repórteres, um produtor e quatro repórteres cinematográficos.
Pelo correto enquadramento funcional
No documento, o magistrado fundamenta o correto enquadramento funcional dos repórteres cinematográficos, definidos como “profissionais que captam sons e imagens de fatos de interesse jornalístico”. O juiz Paulo Regis Botelho rejeitou a tese da TV Cidade de que os empregados fossem cinegrafistas ou operadores de câmera portátil, atividades relacionadas à profissão de radialista, categoria com carga horária maior e piso salarial menor.
O assessor jurídico do Sindjorce, Carlos Chagas, afirma que a TV Cidade pode recorrer da sentença ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT/ 7ª Região), mas declara seu otimismo quanto à instância superior manter a decisão da 18ª Vara do Trabalho. O advogado espera que a sentença consolide jurisprudência sobre o correto enquadramento funcional, acabando com a falsa polêmica do “sombreamento” das legislações que regulamentam as profissões de jornalista e radialista.
 “Aguardamos que a decisão possa a vir a contribuir para que a referida Corte Trabalhista passe a sedimentar jurisprudência em sentido contrário à tese sustentada pelas empresas de televisão que estabelece absurdas restrições ao reconhecimento dos repórteres cinematográficos como jornalistas”, afirma Carlos Chagas.
Sentença derrota tese patronal de “sombreamento”
Segundo a presidente do Sindjorce, Samira de Castro, a tese do “sombreamento” entre legislações foi gestada, em 2001, dentro das próprias direções de televisões e rádios no Estado. Na época, as emissoras procuravam brechas legais para contratar não diplomados para exercerem funções privativas de jornalistas, passando a adotar deliberadamente a Convenção Coletiva de Trabalho dos radialistas na contratação de jornalistas.
“A diferença entre as funções é clara: jornalista faz jornalismo, radialista faz entretenimento, cinegrafista ou operador de câmera fica no estúdio, repórter cinematográfico trabalha pra rua. Não existe sombreamento entre as atividades. A decisão da 18ª Vara evidencia isso, que a Justiça está derrubando a tese do ‘sombreamento’, está enfatizando que jornalista de rádio ou televisão tem de ser contratado como tal, não como radialista”, esclarece Samira de Castro.

SINDICATO CONVOCA

Assembleia para aprovação da pauta de reivindicações de rádio e TV é hoje

O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) convoca os jornalistas empregados em emissoras de rádio e TV do estado a comparecerem a Assembleia Geral Extraordinária da categoria, na próxima terça-feira (08/12), às 18 horas, na sede do Sindicato, para deliberação sobre a pauta de reivindicações da Campanha Salarial dos profissionais de mídia eletrônica, com data-base em 1º de janeiro do próximo ano.

Logo após a aprovação, a minuta da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2016 será encaminhada ao Sindicato das Empresas Proprietárias de Emissoras de Rádio e Televisão no Estado para o início das negociações salariais com o Sindicato Laboral. “É hora de debater as nossas demandas para consolidarmos uma campanha salarial vitoriosa”, afirma a presidente do Sindjorce, Samira de Castro.

NA CÂMARA MUNICIPAL

Sindjorce participa do lançamento do livro "Assessorias de Comunicação na Web"


A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, no dia 27 de novembro, sessão solene para o lançamento do livro “Assessorias de Comunicação na Web”, obra que reúne artigos de 28 pesquisadores, pós-graduandos em Assessoria de Comunicação da Faculdade Cearense. A solenidade, realizada no Auditório Ademar Arruda foi uma iniciativa do vereador Evaldo Lima (PCdoB), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Lazer.

A sessão foi presidida pelo vereador Evaldo Lima, representando no ato, o presidente da Câmara Municipal, vereador Salmito Filho (PDT). A mesa dos trabalhos foi composta pelo diretor da Faculdade Cearense, professor José Luís Torres; a organizadora do livro, professora Ana Luíza Monte; o gestor da pós-graduação da Faculdade Cearense, professor Marco Antônio Castro; e a presidente do Sindicato dos Jornalistas e segunda tesoureira da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro.

Saiba Mais:
Acompanhe o Sindjorce nas mídias sociais digitais
Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
Website
Website
YouTube
YouTube

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...