segunda-feira, janeiro 26

Diálogos


SiSU


  1. MEC divulga balanço final das inscrições da primeira edição de 2015 do

Alemanha

Desembargadores Gerardo Brígido e Iracema do Vale recebem comitiva diplomática da Alemanha:

Ano Letivo 2015

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros) acompanha, hoje, o início do ano letivo da rede municipal de ensino, visitando a Escola Mozart Pinto, no Bairro Jardim América, e a Escola Thomaz Pompeu Sobrinho, no Itaperi. As duas escolas foram escolhidas para a visita porque possuem posições bem distintas com relação a nota do IDEB geral relativo ao ano de 2013.
As aulas nas 284 escolas e 178 creches de Capital começam com bastante otimismo em relação aos avanços na área da educação. Principalmente depois do anúncio feito pelo prefeito Roberto Claudio de que será enviada à Câmara Municipal a mensagem que trata do aumento salarial de 13,01%, correspondente ao reajuste do custo-aluno do FUNDEB. A proposta será encaminhada logo na reabertura dos trabalhos na Câmara Municipal, em três de fevereiro. Caso a tramitação seja rápida, a Prefeitura de Fortaleza deverá pagar o reajuste ainda na folha de fevereiro, com o retroativo do mês de janeiro sendo pago em março.
Além disso, a Prefeitura de Fortaleza vem implantando uma série de mudanças para garantir o aprendizado de cada aluno na idade certa e para melhorar a qualidade na educação. A regularização do calendário escolar, que desde 2007 acumulava atrasos, foi uma medida básica realizada pela Prefeitura para o aumento da qualidade da educação e para que as aulas iniciassem no mesmo dia das demais escolas da cidade.
Já no início do ano letivo de 2014, a Prefeitura implantou as seis primeiras Escolas em Tempo Integral de Fortaleza. Seis novos prédios, nos bairros Siqueira, Planalto Ayrton Senna, Curió, Vila Velha, Parque Presidente Vargas e Conjunto Ceará, já estão em construção. Outras seis, que irão utilizar prédios já existentes, começam a funcionar neste ano de 2015. As unidades escolares são a efetivação de uma política de ampliação da jornada escolar e atendem hoje cerca de 2.400 alunos do 6º ao 9º ano.
Até 2016, serão entregues os 29 novos prédios de Escolas de Tempo Integral. As unidades contarão com salas temáticas, refeitório, auditório, sala de apoio para o Professor Diretor de Turma - PDT, biblioteca, laboratórios, dentre outros espaços de suporte para o funcionamento em jornada ampliada.
A Prefeitura também lançou olhar diferenciado para a primeira infância. Até 2016, Fortaleza irá dobrar o número de Centros de Educação Infantil. Oito centros já foram inaugurados desde o início da gestão. No total, serão 129 novas creche.
Merenda e kit escolar
Para além de investimentos na infraestrutura, a Prefeitura também investiu na qualidade da merenda escolar. A renovação dos itens da alimentação escolar tem o intuito de promover uma melhor aceitação do cardápio e de criar bons hábitos alimentares, de forma contínua e consistente, e, com isso, diminuir o risco do desenvolvimento de sobrepeso e obesidade.
Os alunos também receberam kit escolar com novo fardamento, mochila, sandália, agenda do aluno, material pedagógico coletivo e, pela primeira vez, material individual (que inclui lápis, borracha, caneta, apontador, caderno, pincel, cola, régua, tinta, massa de modelar, entre outros).
Aumento das matrículas 
Todas essas mudanças fazem com que a confiança dos pais na escola pública venha crescendo. Prova disso é o aumento do número de matrículas a partir de 2014, após quedas consecutivas desde 2005. Em 2014, foram 5,6% de matrículas a mais do que 2013. A rede municipal melhorou também nos níveis de alfabetização, passando do percentual de 56,6% de alunos nos melhores níveis para 62,3%.
Também foi elevado o IDEB das séries iniciais de 4,2, em 2011, para 4,6, em 2013, atingindo já a meta para 2015. Já nas séries finais, ocorreu um aumento de 3,5 para 3,8.

Sobral cancela Carnaval


Gastos com o Carnaval 2015



Encerrada a semana (19 a 23/01) de fiscalização presencial, durante a qual 08 equipes técnicas estiveram em 47 municípios, abrangendo todas as regiões do Estado, o Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) já possui diagnóstico parcial na verificação de possível utilização de recursos públicos municipais em eventos carnavalescos, como o patrocínio de bandas e/ou trios elétricos, montagem de palco e demais estruturas, apoio financeiro a escolas de samba ou blocos de rua. Atenção especial foi dada aos municípios que se encontrem em situação de emergência ou estado de calamidade provocado pela seca. O trabalho, executado até as 17 horas da última sexta-feira, permitiu traçar um quadro atualizado e documentar de que forma os municípios visitados pretendem agir no que diz respeito ao Carnaval. 
O balanço preliminar evidencia que R$ 6.526.651,40 serão gastos pelos cofres públicos para o financiamento de eventos em 16 municípios: Aquiraz, Aracati, Barroquinha, Beberibe, Bela Cruz, Camocim, Cascavel, Fortim, Granja, Pacoti, Palhano, Paraipaba, Paracuru, São Benedito, São Gonçalo do Amarante e Viçosa do Ceará. 
Em outras 24 cidades, os técnicos do TCM obtiveram informações documentadas no sentido de que as Prefeituras não realizarão festejos custeados com recursos dos municípios. São elas: Acopiara, Aracoiaba, Barbalha, Baturité, Caucaia, Coreaú, Crato, Eusébio, Guaramiranga, Iguatu, Itarema, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Mauriti, Massapê, Moraújo, Mulungu, Pacajus, Palmácia, Russas, São Luis do Curu, Sobral e Ubajara. 
Já nos municípios de Icapuí, Ipu, Itapipoca, Maracanaú, Pindoretama, Trairi e Várzea Alegre, até o encerramento da semana de fiscalização, ainda não havia sido decidido pelos governos municipais a realização ou não de festividades carnavalescas. 
O valor contabilizado até o momento é bem inferior aos R$ 23,5 milhões registrados em 2014, representando uma queda de mais de 72 % em relação aos gastos com a mesma finalidade naquele exercício. 
Em função de verificações feitas em 2014 pelo TCM em 52 municípios, ao todo foram instaurados 44 processos, resultando em 39 Tomadas de Contas Especiais. 
A ação de 2015 foi antecipada faltando mais de um mês para o período carnavalesco, com ofícios expedidos a todos os 184 prefeitos, nos quais constavam recomendações alertando para a observância de preceitos legais e ressaltando as situações de dificuldades financeiras, seca, encargos e equilíbrio das contas públicas ao lembrar aspectos que deveriam ser levados em conta nas decisões relacionadas a gastos com festas mominas. Todos os prefeitos receberam, igualmente, e-mails institucionais do Tribunal com o inteiro teor da correspondência, que foi, ainda, disponibilizada no sítio do órgão na Internet (www.tcm.ce.gov.br ).
Os técnicos agora se debruçam na análise dos documentos obtidos, o que permitirá à Diretoria de Fiscalização formalizar relatórios retratando para os respectivos conselheiros relatores as situações verificadas, incluindo possíveis níveis de irregularidades que venham a ser observadas. As ocorrências, devidamente fundamentadas, podem ensejar a abertura de processos de tomadas de contas especiais, e, em alguns casos, ações cautelares para prevenir riscos relacionados ao não cumprimento de dispositivos e princípios legais. 
O TCM continuará o monitoramento desse tipo de gasto por todo o período que antecede o Carnaval.

Terremotos a Nordeste de Fortaleza

Dois tremores aconteceram ontem e hoje na Cordilheira Meso-Oceânica. Embora esses eventos tivessem sido bem registrados pelas estações operadas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) nenhum deles consta nem da lista do USGS nem na lista do EMSC.

No entanto, os dois eventos constam da lista da Universidade de São Paulo (http://www.sismo.iag.usp.br/portal), que utilizou os dados das estações operadas pela UFRN (RCBR + RSISNE) bem como outras estações da RSB (Rede Sismográfica Brasileira) para determinar os epicentros dos eventos.
O primeiro evento ocorreu ontem, às 4h45 e teve magnitude 4.7 graus. O epicentro do tremor está localizado a aproximadamente 75 km a SW de São Pedro e São Paulo (portanto, dentro do limite das 200 milhas ou 270 km), a 560 km a NNE de Fernando de Noronha, a 880 km a NNE de Touros, a 910 km a NNE de Natal e a 1.060 quilômetros a Nordeste de Fortaleza.
O segundo evento ocorreu hoje, às 7h32 e teve magnitude 4.5 graus. O epicentro do tremor está localizado a aproximadamente 285 km a WSW de São Pedro e São Paulo (portanto, fora mas bem próximo do limite das 200 milhas ou 270 km), a 440 km a N de Fernando de Noronha, a 710 km a NNE de Touros, a 750 km a Noroeste de de Natal e a 860 quilômetros a Nordeste de Fortaleza.
O mapa de localização epicentral está na Figura 1.


Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro do sismo do dia 25 está simbolizado pela estrela verde. O epicentro do sismo do dia 26 está simbolizado pela estrela vermelha. Os triângulos vermelhos indicam a localização das estações de Morrinhos (NBMO) e de Riachuelo (RCBR). O triângulo vermelho indica a localização da estação de Riachuelo (RCBR). Os triângulos azuis indicam a localização das estações da rede RSISNE.
O registro do evento do dia 26 na estação RCBR está na Figura 2.

Figura 2. Sismograma de 24h da estação RCBR. O registro do evento está dentro do retângulo vermelho.

O exemplo dos dois eventos de ontem e hoje mostra a importância da rede RSISNE não só no monitoramento da sismicidade na parte continental como também oceânica. Dessa a sismicidade da cordilheira meso-oceânica, principalmente na região mais próxima ao Nordeste do Brasil, pode ser melhor conhecida. Deve-se levar em consideração que nem todas as estações da rede RSISNE estão transmitindo em tempo real para a UFRN o que, quando ocorrer, melhorará, em muito a determinação epicentral.
Fonte: LabSis/UFRN, USP
Joaquim Ferreira

Novos cursos

Com mais de 38 mil alunos ativos nas suas quatro unidades instaladas na capital cearense, a rede nacional de ensino superior Estácio se dedica agora à ampliação da sua grade curricular em Fortaleza.
Com a vinda da nova unidade no Centro, o Centro Universitário do Ceará implanta também os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Civil. As inscrições para o vestibular estão abertas e podem ser feitas no site: http://cursos.estacio.br. As provas são realizadas de forma agendada​, com a​ indicação da data feita no ato da inscrição.
​Ao todo, ser​ão​ abertas mais de 300 vagas, com aulas no período da manhã, tarde e noite. ​Além da​s cadeiras​ teórica​,​ terão ​disciplinas em laboratórios de física, química e informática. Segundo o coordenador dos cursos, professor Sergio Nogueira, ​um dos diferenciais dos cursos da Estácio ​é o foco no mercado de trabalho. "Além da grade curricular padrão, nosso curso será voltado para o relacionamento com o setor produtivo do Ceará, alinhando a ​academia com ​a vivência prática​​, de forma a facilitar a inserção destes futuros profissionais no mercado”, explica.
O início das aulas está prevista para quatro de março.
Em Fortaleza, a instituição atua há 16 anos, maior IES de Fortaleza, com atuação em quatro sedes, Moreira Campos, Via Corpvs, Parangaba e Centro, ofertando 27 cursos. Além das opções presenciais, a rede ainda oferece uma gama de cursos de educação à distância para quem prefere a flexibilidade de horário nos estudos acadêmicos, sem contar com a variedade de cursos de pós-graduação presenciais e à distância.
Unidade Estácio Centro
A nova unidade funcionará durante os turnos da manhã, tarde e noite, com a opção de seis cursos: Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Administração, Ciências Contábeis, Arquitetura e Gestão de Recursos Humanos.

Agenda de Camilo

A agenda do governador do Ceará, Camilo Santana (PT) para hoje:
  • 9 horas - Recebe o embaixador da Alemanha, Dirk Brengelmann, no Palácio da Abolição.
  • 10h30 -  Inauguração do IFCE de Itapipoca.
  • 17 horas - Solenidade de entrega da Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral do Ceará, na Fiec.
Agenda sujeita a alterações ao longo do dia

Agência Radioweb

A Agência Radioweb oferece no mínimo 50 matérias diárias prontas para veicular. A mais ampla cobertura jornalística nas editorias de política, economia, esporte, saúde, cidadania, internacional e geral. O conteúdo é gratuito.
Se a sua rádio ainda não é parceira, acesse esse link e faça seu cadastro.
Agência Radioweb, a maior agência de notícias para rádios do Brasil, com duas mil emissoras afiliadas. 
Destaques desta segunda-feira, 26 de janeiro de 2015
Geral
Governo do RJ discutirá crise hídrica com Dilma nesta quarta
Internacional
Protestos deixam pelo menos 16 mortos no Egito
Geral
Ataque de abelhas durante rapel provoca morte de duas pessoas
Esporte
Corinthians é campeão da Copa São Paulo de Futebol Jr
Internacional
Primeiro-ministro da Grécia reconhece vitória da esquerda
Esporte
Seleção Brasileira de Handebol está eliminada do Mundial
Esporte
Futebol: seleção de cegos busca título no Parapan de Toronto
Economia
Ano de 2015 será favorável para exportações

Coluna Esportes-O Estado

RUMO À ANTÁRTICA
Hoje, a Família Schurmann levanta âncora, iça as velas do Kat e zarpa para Ushuaia, na Argentina. Vai em rumo de um destino inédito em 30 anos de aventuras pelo mar. Seguindo o roteiro da Expedição Oriente, em 31 de janeiro, os Schurmann devem desembarcar pela primeira vez, no território gelado da Antártica. A 'Oriente' começou em 21 de setembro do ano passado, no Porto de Itajaí (SC). São dois anos de travessia por mares e oceanos de todo o mundo. Já em outubro de 2014 eles percorreram o litoral do Uruguai. Em dezembro começaram a navegar por águas argentinas. Com a tripulação completa, o Kat agora leva os Schurmann para a Antártica. Primeira família a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro, a Schurmann ganhou destaque internacional em 1984, quando o economista Vilfredo e a professora Heloísa decidiram abandonar uma vida estável para zarpar rumo aos mares acompanhados na época pelos filhos pequenos Wilhelm (sete anos), David (dez) e Pierre (15). Passados mais de 30 anos com a família crescida a aventura continua. Na Expedição Oriente são percorridos 30 mil milhas (cerca de 50 mil quilômetros), passando por quatro oceanos, cerca de 50 portos e pelos cinco continentes.

PIOCERÁ I - Começa amanhã o Piocerá 2015. Sai de Teresina (PI) rumo a Beberibe (CE).
PIOCERÁ II - O enduro-rally tem seu lado social. Vai doar 10 mil livros, cestas básicas, kits de higiene bucal, óculos e fará consultas oftalmológicas.
PIOCERÁ III - São cinco modalidades em disputa no Piocerá 2015: motos, carros 4x4. quadriciclos, UTCs e bikes.
PIOCERÁ IV - São mil quilômetros de provas para os veículos a motor e 300 quilômetros para as bikes.
PIOCERÁ V - São 500 pilotos de 21 Estados e do Distrito Federal.
PIOCERÁ VI - Larga de Teresina, passa por mais duas cidades piauienses (Altos e Pedro II) e mais quatro cidades cearenses (Crateús, Quixeramobim, Quixadá e Beberibe).
PIOCERÁ VII - A chegada em Beberibe está marcada para sexta-feira (30).
PIOCERÁ VIII - O Piocerá abre oficialmente o calendário de enduros e rallys brasileiros.
PIOCERÁ IX - O Piocerá pontua para as confederações brasileiras de Automobilismo, Motociclismo e Ciclismo.
PIOCERÁ X - A coluna vai acompanhar o Piocerá e trazer aqui a cada dia novidades sobre a evolução do evento.

NA ARENA IRACEMA
Não deu para os cearenses na etapa de Fortaleza do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia Open. Na Arena Iracema, ontem, venceram os cariocas Pedro e Evandro e Larissa (PA) e Talita (AL). Na final feminina, Larissa-Talita ganharam fácil de dois sets a zero (21-19 e 21-17) de Val (RJ) e Ângela (DF) em menos de 40 minutos de jogo. Já a final masculina foi para o terceiro set e os cariocas, que perderam o primeiro set para Gustavo (RJ) e Alison (SC) por 24-21 deram o troco e foram campeões, ganhando o segundo set (21-10) e o terceiro (15-10). A Arena Iracema esteve lotada e foi uma bela manhã dominical esportiva. Na área vip estava pensativo com o Basquete Cearense, o treinador Alberto Bial.

CINCO - O Fortaleza encerrou seus jogos de ida no Grupo A-1 do Cearensão 2015 somando apenas cinco dos 12 pontos disputados.
UM - Em quatro jogos, o Leão venceu apenas um (3x2 São Benedito).
DOIS - Empatou dois (0x0 Quixadá e 1x1 Horizonte).
UM - Perdeu um jogo (0x2 Icasa).
JANELA - O Fortaleza ainda espera as transferências de Dudu Cearense e Lúcio Maranhão com a abertura da janela estrangeira.
BOLA BRANCA - Para as praças da Imprensa e Estrigas-Nice com áreas para caminhadas.
BOLA PRETA - Para a sujeira no Calcadão da Beira-Mar, que merece uma lavada urgente, prefeito Roberto Cláudio.

'MEDALHA, MEDALHA...'
O diretor regional da Net em Fortaleza, Marco Delgado Faria, acaba de retornar dos Estados Unidos com o peito cheio de medalhas. Ele participou, em Orlando, da Walt Disney World Marathon Weekend, nas provas de corrida de 5, 10, 21 e 42 quilômetros. O evento atrai mais de 50 mil atletas, entre profissionais e amadores, dos EUA e de mais 60 países que passam pelos quatro parques temáticos do complexo e contam com a presença dos personagens Disney. A grande atração da Walt Disney World Marathon Weekend é o Desafio do Dunga, no qual os corredores disputam as quatro corridas em quatro dias consecutivos, num total de 78 quilômetros, feito que Marco Faria completou. A recompensa foi trazer na bagagem as seis medalhes do evento, incluindo também a medalha do Desafio do Pateta, que completou 10 anos, concedida para quem completa as duas corridas mais longas da competição, a meia maratona e a maratona em dias consecutivos.

Cearensão 2015

Com quatro rodadas concluídas para Fortaleza e Ceará a classificação do Cearensão 2015 é a seguinte:
A-1
Icasa - sete pontos.
Horizonte - cinco.
Fortaleza - cinco.
Quixadá - quatro.
São Benedito - zero.
A-2
Ceará - nove pontos.
Guarany - sete.
Guarani - três
Maranguape - três.
Itapipoca - um.
A quarta rodada teve:
Fortaleza 1x1 Horizonte.
Icasa 1x0 Quixadá.
Ceará 1x0 Maranguape.
Itapipoca 0x2 Guarani.
Para terminar a fase dos jogos de ida tem ainda jogos de Horizonte, São Benedito, Icasa, Quixadá, Guarany, Guarani, Maranguape e Itapipoca.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...