terça-feira, agosto 24

Road Show Huawei Solar no Senai-Barra

A unidade móvel Road Show Huawei Solar, Projeto da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) em parceria com a Huawei e apoio de outras empresas do Mercado de Energia Solar, levará curso gratuito sobre instalação de sistemas fotovoltaicos aos principais Estados do Brasil. 

Serão visitadas mais de 50 cidades, até janeiro de 2022. No Ceará, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Ceará) é parceiro da iniciativa.

Em Fortaleza, a unidade móvel oferece o Curso Fundamentos e Dimensionamento do Sistema Fotovoltaico, na Rua Florêncio de Alencar, 900 - Barra do Ceará. 

O Curso começou nesta segunda-feira (23) e termina nesta terça-feira (24 de agosto). Os interessados em participar deverão se inscrever através do site https://www.roadshowhuaweisolar.com.br e, no dia do treinamento, levar um quilo de alimento não perecível.

O Road Show Huawei Solar é um veículo totalmente adaptado, equipado com energia solar. Trata-se de um sistema de microgeração distribuída on-grid e off-grid real que possui estrutura de sala de aula, espaço para workshops e uma casa com cozinha e lavanderia funcionais alimentadas por Energia Solar.

Energia Solar significa maior capacidade de produção, energia limpa 24 horas, custos otimizados, inteligência, eficiência e segurança – essa é a mensagem que a Huawei quer levar a todas as paradas do Road Show juntamente com a ABGD e oferecer uma experiência imersiva ao público visitante. 

Na casa cenário, o participante poderá ver de perto a solução fotovoltaica inteligente da Huawei para residências, que garante 24 horas de energia limpa, estável, mais barata e sem impactar na rotina e qualidade de vida de seus moradores.

- Imagine uma solução única com base em Inteligência Artificial que garanta o fornecimento de Energia limpa dia e noite, de forma muito intuitiva, eficiente e econômica para ambientes residenciais, comerciais e industriais. Isso não é tendência, é hoje tranquilamente possível”, afirma o diretor de Canais da Huawei para a América Latina, Fábio Mendes.

São três os objetivos do Projeto:

  1. Conscientizar a população sobre a importância de usar fontes renováveis para a Geração de Energia,
  2. Qualificar profissionais interessados na instalação de Sistemas Fotovoltaicos.
  3. Levar conhecimento para regiões de difícil acesso.

- Nossa ideia é contemplar no roteiro as principais capitais e cidades mais avançadas no setor de renováveis, promovendo a energia solar fotovoltaica na prática", comenta o presidente da ABGD, Carlos Evangelista.

O Projeto beneficia 40 pessoas, em Fortaleza. Com carga horária de 4 horas, o Curso oferece conteúdo programático que inclui noções básicas de regulamentação de geração distribuída de Energia Elétrica, dimensionamento preliminar de projetos solares fotovoltaicos, segurança e qualidade das instalações e vendas. Além dos aspectos técnicos, o Curso aborda as diversas etapas do processo de comercialização de Sistemas Fotovoltaicos e promoverá o Empreendedorismo.

Durante a permanência do Road Show Huawei Solar são seguidos Protocolos de Segurança e Distanciamento Social estabelecidos para o enfrentamento da pandemia da covid-19. A ABGD, preocupada com Saúde de todos os participantes e colaboradores desenvolveu com apoio de um infectologista um protocolo de segurança que contará com sanitização constante do ambiente, distanciamento entre os participantes, distribuição de duas máscaras para cada aluno e álcool em gel.

Sobre a ABGD - A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), maior associação brasileira do setor de energias renováveis, conta com mais de 950 empresas associadas, entre provedores de soluções, EPCs, integradores, distribuidores, fabricantes, empresas de diferentes portes e segmentos, além de profissionais e acadêmicos, que têm em comum a atuação direta ou indireta na geração distribuída. 

Fundada em 2015 para defender as demandas de empresas dedicadas à microgeração e minigeração de energia elétrica a partir de fontes limpas e renováveis, a ABGD representa seus associados junto aos órgãos governamentais, entidades de classe, órgãos reguladores, agentes do setor, e, mais do que isso, trabalha na difusão da GD para os diferentes setores da sociedade, incorporando os conceitos de sustentabilidade, retorno financeiro, segurança jurídica, eficiência energética e previsibilidade de gastos no que tange à geração e consumo de energia no local de consumo ou próximo a ele.

Sobre a Huawei - A Huawei oferece soluções fotovoltaicas inteligentes e integradas baseadas em Inteligência Artificial para geração e armazenamento de energia residencial, comercial, industrial e usinas solares, resultado de mais de 30 anos de expertise em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em diversos outros setores. 

Há 23 anos no Brasil, possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo. Como uma das 100 marcas mais valiosas mundialmente, a Huawei tem como missão trazer o digital para cada pessoa, lar e organização para um mundo totalmente conectado e inteligente. Com sólidas parcerias com a indústria local, a Huawei está comprometida com a criação de valor a empresas, consumidores e sociedade, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação em mais de 170 países e territórios. Com mais de 190 mil funcionários em todo o mundo, a empresa atende mais de um terço da população mundial.

Há 20 anos Militão era preso por morte de portugueses na Barraca Vela Latina

Confira o Arquivo Nirez para 0 24 de agosto na História de Fortaleza
  • 1889 - Publicado em Fortaleza o jornalzinho crítico "O Cabeleira", “órgão dos barbeiros refratários”.
  • 1890 - Morre em Fortaleza o Padre Luís Vieira da Costa Delgado Perdigão, aos 62 anos de idade, sendo sepultado no Cemitério de São João Batista. Nascera em Fortaleza em 13 de abril de 1828.
  • 1913 - Colocada a pedra fundamental do monumento a Pedro II, na Praça Caio Prado (Da Sé).
  • 1919 - Surge em Fortaleza mais um jornalzinho, desta feita "O Gato", crítico e pilhérico que tem como redator Gatão.
  • 1926 - Destruído por um incêndio o armazém de algodão de Isac Teles de Menezes, na Rua Floriano Peixoto.
  • 1936 - Morre em Fortaleza o bacharel em Direito Virgílio Celso Jorge de Sousa, cearense de Itapajé nascido a 29 de abril de 1879.
  • 1939 - Realiza-se, às 20h30, no Theatro José de Alencar, sob o patrocínio da Sociedade de Cultura Artística, o concerto do pianista Ernani Braga em benefício do Leprosário Antônio Diogo.
  • 1947 - Morre o industrial Washington Soares e Silva, salineiro e agricultor que fez, no local hoje chamado Parque Washington, uma escola e a igreja, além da ponte de madeira sobre o Rio Cocó, hoje de concreto, próxima ao Iguatemi. É sepultado no Cemitério de São João Batista. Era cearense de Ibiapina nascido em primeiro de janeiro de 1889. Tem hoje seu nome em trecho da Avenida Perimetral naquela região. Vale lembrar que o Rio Cocó nasce na Serra da Aratanha e tem um curso de 48 quilômetros, desembocando na Praia do Futuro.
  • 1951 - Funda-se em Fortaleza, sob o patrocínio da Federação das Associações do Comércio e Indústrias do Ceará-FACIC, a Bolsa de Mercadorias do Ceará que tem como primeiro presidente Jaime Machado da Ponte.
  • 1952 - Fundado o Grupo Escolar Duque de Caxias, mantido pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Fortaleza, depois Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza-Funcet e hoje Secretaria de Cultura de Fortaleza-Secultfor.
  • 1953 - Morre, em Fortaleza, a Irmã Simas, da Congregação das Filhas de São Vicente (Irmãs de Caridade), que vinha exercendo há anos a função de diretora do Colégio da Imaculada Conceição.
  • 1954 - Repercute em todos os meios, o suicídio do presidente da República Getúlio Dorneles Vargas (Getúlio Vargas), no Rio de Janeiro. Pressionado pela política de direita que tinha a liderança do jornalista Carlos Lacerda e pelas Forças Armadas, Getúlio dispara um tiro no coração, deixando uma carta-testamento. Assume o vice João Fernandes Campos Café Filho.
  • 1956 - Assume a direção da Faculdade de Medicina do Ceará o professor Ossian de Aguiar.
  • 1962 - Deixa o comando da 10ª Região Militar, o general Luís Augusto da Silveira, promovido que foi a general de divisão e designado para outra missão, ficando no cargo interinamente o coronel Aluísio Brígido Maia, oficial mais antigo na Região Militar.
  • 1965 - Nomeado diretor da Faculdade de Farmácia, recentemente desmembrada da Faculdade de Farmácia e Odontologia, o professor Fernando Leite.
  • 1970 - Morre, aos 90 anos de idade, a primeira vereadora de Fortaleza, Maria de Jesus Melo, eleita para a Câmara Municipal em 1936 pela Ação Integralista Brasileira.
  • 1970 - Morre o general-de-Divisão Humberto Sales de Moura Ferreira (Humberto de Moura Ferreira), ex deputado e ex-secretário de segurança. Era natural de Acaraú, CE, nascido em 17 de agosto de 1900.
  • 1972 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza o coronel aviador Geraldo Queiroz Almeida, em substituição ao coronel aviador Ney Vasques de Carvalho Freitas.
  • 1973 - A Orquestra Sinfônica Brasileira, dirigida pelo maestro Cheo Goulart, está em Fortaleza fazendo apresentação no Teatro José de Alencar.
  • 1982 - O Diário Oficial do Município 7.466 publica a Lei 5.605, do dia onze, criando a Praça São Francisco, no Mucuripe, em terreno entre a Rua Professor H. Firmeza, Rua Zezé Diogo e Rua Ernesto Igel, proposição do vereador Hermano Martins.
  • 1984 - Aberta em Fortaleza a XIII Feira dos Municípios, com a participação de 53 municípios.
  • 1986 - O Campeonato Cearense de Futebol encerra-se com o jogo entre o Ceará Sporting Clube e o Fortaleza Esporte Clube, no qual sai vencedor o primeiro, com a contagem de 2x1, partida realizada no Estádio Plácido Aderaldo Castelo (Castelão).
  • 1986 - Morre, aos 72 anos de idade, o advogado, jornalista e professor Francisco Edmilson Pinheiro, ex-vereador e ex-deputado. Era cearense de Solonópole nascido a 20 de maio de 1914.
  • 1993 - Iniciada a demolição do Restaurante Cirandinha, na Praia de Iracema, para dar lugar a obra de urbanização daquela praia. Hoje é somente um local de apresentação de espetáculos com grande poluição sonora incomodando os moradores dos prédios da região para gáudio de quem mora em outras regiões.
  • 1999 - Iniciadas as obras subterrâneas do Metrofor, na Avenida Tristão Gonçalves e Avenida Carapinima.


  • 2001 - Após diligência intensa da Polícia Federal (PF) o português Luiz Miguel Militão Guerreiro (foto) é localizado no Maranhão e é preso e recambiado para Fortaleza onde confessa que assassinou os seis portugueses que recebeu no Aeroporto Internacional Pinto Martins e mostra o local onde foram enterrados, na Barraca Vela Latina, na Avenida César Cals, na Praia do Futuro.
  • 2003 - Morre, pela manhã, na unidade de terapia intensiva do hospital Monte Klinikum, após sofrer uma intervenção cardiológica o bacharel em direito e ex-deputado Francisco das Chagas de Vasconcelos (Chagas Vasconcelos) um dos fundadores do PMDB histórico cearense. Foi prefeito de Santana do Acaraú, de 1958 a 1962. Foi deputado estadual por três legislaturas, de 1964 a 1976. Sua última legislatura como deputado federal foi de 1980 a 1984. Aos 73 anos, ele sofria de complicações cardiovasculares, que se agravaram a partir de um tratamento contra fibroma no estômago. Nascera a 13 de janeiro de 1930 em Santana do Acaraú, onde foi sepultado.

Futricas Fortalezenses



O Sala de Redação desta terça-feira (24 de agosto), das quatro da tarde às seis da noite, na Rádio Fortaleza FM 90.7 apresenta:
  1. VEREADOR ANTÔNIO HENRIQUE-ENTORNO DA JOSÉ AVELINO
  2. LEONARDO PEDREIRA - Requalificação e urbanização da Avenida José Bastos.
  3. LEONARDO PEDREIRA - A Terceira Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e do Planejamento Urbano de Fortaleza recomendou que a Secretaria Regional do Centro, não autorize a demolição, destruição ou mutilação do Edifício São Pedro, bem como qualquer intervenção física que venha a descaracterizá-lo (foto Mapa Cultural do Ceará).
  4. ESCAVAÇÕES NO ENTORNO DO FAROL VELHO DO MUCURIPE. SITIO ARQUEOLÓGICO. FORTE. IPHAN-CEARÁ.
  5. ROQUE (1) OPERAÇÃO
  6. BRUNO (2) PREVENÇÃO
  7. Conexão Senado-Bombeiros combatem incêndio causado por queda de balão em parque de SP-Incêndio no Parque Nacional do Juquerya.
  8. BRASIL RURAL - Brasileiro é um dos ganhadores do maior prêmio mundial da área ambiental-Rádio Nacional-14 MINUTOS.
  9. FERNANDA BARROCAS -Ceará capturou, entre janeiro e julho, quase 20 mil pessoas
  10. FERNANDA BARROCAS - Estudantes da Uece lançam e-book sobre práticas meditativas
  11. FERNANDA BARROCAS - Fortaleza Capacita promove curso gratuito para guias de turismo que atuam na Capital
  12. POLÍTICA-Hiury Wdson|-FAB transporta "Bolsonaro da África" para viagem ao Brasil.
  13. Mais de 10 milhões de crianças afegãs precisam de ajuda-INTERNACIONAL-Leda Letra.
  14. Todos Contra o Coronavírus.
  15. Terceira dose diminui ritmo de internações por Covid em Israel-LINHA DIRETA-Adriana Brandão.
  16. LEONARDO PEDREIRA - Cadastro de adolescente de 12 a 17 anos para vacinação anti covid a começar até final de agosto.
  17. BOLETIM COVID.
  18. Comissão aprova garantia de absorventes gratuitos para mulheres de baixa renda
  19. IZOLDA (1) DIÁLOGO.
  20. IZOLDA (2) REUNIÃO.
  21. IZOLDA (3) PRECATÓRIO.
  22. Conexão Senado-A economista Vilma da Conceição Pinto é a nova diretora da Instituição Fiscal Independente.
  23. CARON (1) RESPOSTA.
  24. CARON (2) PRISÃO.
  25. PEREIRA (3) INVESTIGA.
  26. KILMER DE CAMPOS
  27. BRASILEIRÃO A, C E SUB 20.
  28. Olimpíadas- O Senado homenageia os atletas brasileiros que participaram das Olímpiadas de Tóquio. Bruno Lourenço.
  29. Time Paralímpico do Brasil busca recorde de medalhas no Japão-JOGOS PARALÍMPICOS-Fredy Junior|
  30. LEONARDO LEAL-F-1 GP BELGICA.
  31. ESPECIAL-Agência Radioweb 20 anos: os fatos marcantes do início do século
  32. Obra reflete como a literatura ajuda a nos conhecermos melhor-O LIVRO DA SEMANA-Breno Zonta.
  33. Tarde Nacional fala sobre os desafios de ser madrasta-Comunidade criada por Mariana Camardelli acolhe mulheres que se tornaram madrastas.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...