terça-feira, julho 29

Icasa perde

O Icasa perdeu hoje de 1 a 0 para o Náutico (PE), na Arena Pernambuco pela 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O jogo contou com a arbitragem de Paulo Schleich Vollkopf (MS).
O atacante Marinho conquistou a vitória para o Náutico com o único gol da partida aos 38 minutos do primeiro tempo.
Com a derrota, o Icasa estaciona nos 15 pontos e se mantém no 15º lugar, enquanto que o Náutico fica 18 pontos e ocupa a 11ª posição.

Sesi na Corrida da Caixa

No SESI Ceará, a palavra de ordem é correr. A entidade descobriu a corrida como importante ferramenta de integração entre seus colaboradores, e escolheu a etapa de Fortaleza do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA como vitrine de todo o trabalho realizado. Um grupo de 77 atletas vindos dos sete núcleos da entidade no estado participará pela primeira vez da prova, que terá largada às 7 horas no Marina Park Hotel, na Avenida Presidente Castelo Branco, e percursos de 5 km e 10 km. 

"Escolhemos o Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA pela importância dessa corrida no mercado e sua visibilidade. A nossa ideia é proporcionar a integração do nosso grupo e reforçar para o público o vínculo do SESI com a promoção da saúde, por meio da prática de atividades físicas", explica Helane Chaves, que coordena a participação dos colaboradores da entidade na prova. 

Com serviços voltados para os empresários, o SESI passou por uma reestruturação neste ano, com um foco maior nos colaboradores da entidade. "Tivemos um reposicionamento no nosso programa de vida saudável, e passamos a dar mais incentivos aos integrantes do grupo. Estamos tendo muitos processos de qualificação, por isso é necessário proporcionar motivação aos colaboradores, e podemos conseguir isso por meio da corrida", destaca Kassandra Moraes, gerente de qualidade de vida do SESI. 

Para acompanhar a equipe, o SESI também levará à etapa de Fortaleza do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA um estande com degustação de frutas, massoterapia, aulas de ritmo para os atletas e recepcionistas divulgando os serviços da entidade. "A corrida é bem organizada, com um ambiente legal, segurança, e aquele ‘quentinho gostoso’ da orla de Fortaleza, com a brisa vinda do mar", completa Kassandra, que também vai correr. "Já se tornou a minha corrida de aniversário, já que as datas coincidem (a prova deste ano é no dia 3 de agosto, apenas dois dias antes do seu aniversário). Comemoro ali mesmo, com a família e os amigos."

Show de solidariedade - Em sua 11ª edição, a tradicional prova de Fortaleza do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA também terá um importante lado social. Neste domingo, os atletas poderão doar tênis velhos, e em bom estado, para os atletas de baixa renda atendidos pelas 22 entidades sociais filiadas à Federação Cearense de Atletismo. A ação integra a campanha lançada no início do ano com a competição, sob o slogan "Todo mundo tem o direito de correr, ajude alguém a ir mais longe", e tem como objetivo incentivar a prática de atletismo entre corredores carentes. Os tênis usados devem ser levados à tenda de retirada de kit, no Marina Park Hotel.

Realizado desde 2004, o Circuito CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. Depois das provas em Salvador (13/4), Uberlândia (3/5), Campo Grande (11/5), Belo Horizonte (25/5) e Goiânia (8/6), a competição ainda terá etapas em Fortaleza (3/8), Recife (10/8), Porto Alegre (31/8), Ribeirão Preto (11/10), Curitiba (19/10), Brasília (23/11) e São Paulo (30/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2015.

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro e apoio da Nutry. Em Fortaleza, conta ainda com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, Indaiá e Citrus, além da supervisão técnica da Federação de Atletismo do Ceará e CBAt.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br
Twitter: @CircuitoCaixa
Facebook: circuitocaixa

Corrida da Caixa em Fortaleza

O momento não poderia ser melhor para Valdir Oliveira, atual líder do Ranking CBAt/CAIXA de corrida de rua. O goiano radicado em Inhaúma, Minas Gerais, foi ao pódio em oito das dez provas que disputou, duas delas com vitória, e está 15 pontos à frente do vice-líder brasileiro, Sivaldo Viana. Para celebrar a boa fase, Valdir quer sua primeira vitória na etapa de Fortaleza do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, neste domingo (3), e mostra o quanto a perseverança pode fazer a diferença.

"Em Fortaleza, tem muitos fatores que pesam contra o atleta, como o calor e o vento. Mesmo assim, eu fui ao pódio nas três vezes em que disputei a prova", lembra Valdir, segundo colocado em 2010 e terceiro colocado em 2012 e 2013. "A última edição foi frustrante, porque eu tinha tudo para ganhar, mas fui ultrapassado no final pelo Joilson Bernardo, que é de lá, e pelo Giomar Pereira. Isso acontece com qualquer atleta, e não adianta ficar remoendo algo que já passou. Tem que levantar e seguir em frente. Eu costumo assimilar bem rápido essas frustrações. Em 2013, logo depois de Fortaleza eu disputei a etapa de Recife e quase fui ultrapassado novamente no final. Mas pensei "de novo, não", dei um sprint e venci a prova."

Campeão brasileiro em 2010, Valdir confia nos bons resultados que vem apresentando para chegar à vitória em Fortaleza, como o quarto lugar em três etapas do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA (Uberlândia, Campo Grande e Belo Horizonte), o terceiro lugar em Goiânia e a vitória na Corrida Internacional 9 de Julho. 

"Em 2010 eu era uma aposta, ninguém acreditava que eu chegaria à liderança do ranking. Eu vinha como franco atirador. O Giomar Pereira (hoje hexacampeão brasileiro) era o grande favorito. Agora eu já sou mais conhecido, estou entre os favoritos, e com certeza serei bem mais caçado nas provas", compara o fundista. "Estou bem mais adaptado ao treinamento com o Gilmário (Mendes Madureira, técnico da maratonista olímpica Marily dos Santos), que já venho fazendo há um ano e meio, e ao meu novo patrocínio".

Show de solidariedade - Em sua 11ª edição, a tradicional prova de Fortaleza do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA também terá um importante lado social. Neste domingo, os atletas poderão doar tênis velhos, e em bom estado, para os atletas de baixa renda atendidos pelas 22 entidades sociais filiadas à Federação Cearense de Atletismo. A ação integra a campanha lançada no início do ano com a competição, sob o slogan "Todo mundo tem o direito de correr, ajude alguém a ir mais longe", e tem como objetivo incentivar a prática de atletismo entre corredores carentes. Os tênis usados devem ser levados à tenda de retirada de kit, no Marina Park Hotel.

Realizado desde 2004, o Circuito CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. Depois das provas em Salvador (13/4), Uberlândia (3/5), Campo Grande (11/5), Belo Horizonte (25/5) e Goiânia (8/6), a competição ainda terá etapas em Fortaleza (3/8), Recife (10/8), Porto Alegre (31/8), Ribeirão Preto (11/10), Curitiba (19/10), Brasília (23/11) e São Paulo (30/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2015.

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro e apoio da Nutry. Em Fortaleza, conta ainda com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, Indaiá e Citrus, além da supervisão técnica da Federação de Atletismo do Ceará e CBAt.

Ailton e Eliane amanhã

Ailton Lopes (Psol)
8 horas – Visita às comunidades atingidas pelo complexo industrial e portuário do Pecém com presidenciável Luciana Genro.
15 horas – Lançamento do Programa Ecossocialista na sede do Psol.
Eliane Novais (PSB)
7h30 – Panfletagem na entrada dos trabalhadores da CONTAX.
9 horas – Reunião na Associação Comunitária Cidade de Deus em Ancuri.
18 horas – Panfletagem na entrada dos alunos da FANOR.

Produtos para Saúde

O Brasil tem passado por processos de transição demográfica, epidemiológica e nutricional desde a década de 1960. Nesse contexto, os avanços científicos e tecnológicos e a inovação trazem novas soluções e também novos desafios para o campo da Saúde, uma vez que o país não tem autonomia na produção de todos os produtos estratégicos para atender a demanda nacional, sendo necessária a importação com alto valor agregado.
A indústria e comércio dos Produtos para Saúde - desde parafusos para implantes ortopédicos até sofisticados equipamentos de diagnóstico - ocupa lugar de destaque no setor, com crescimento de 72% no número de equipamentos nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) nos últimos cinco anos.
Com o objetivo de conhecer e debater as diferentes visões sobre esse cenário, o Programa Ação Responsável lança o debate sobre o tema com o I Fórum Nacional de Produtos para a Saúde no Brasil, em sete de agosto.
O fórum acontece no Senado Federal, das 9 às 14 horas. As inscrições gratuitas já estão abertas no site do Programa www.acaoresponsavel.org.br. A atividade acontece com parceria do Governo Federal, alinhado ao Plano Brasil Maior e ao Plano Nacional da Saúde.
Serviço: I Fórum Nacional para Produtos em Saúde no Brasil
Data: 7 de agosto de 2014, quinta-feira, das 9 às 14 horas
Local: auditório Antônio Carlos Magalhães do Interlegis - Senado Federal (Brasília/DF)
Realização: Instituto Brasileiro de Ação Responsável
Coordenação: Agência Íntegra Brasil 
Inscrições gratuitas: www.acaoresponsavel.org.br.
Assessoria de Comunicação

Etcetera Comunicação

Agora

Nunca a diversidade sexual esteve tão em evidência quanto agora. Poder tratar clara e abertamente das questões relativas à homossexualidade e seus desdobramentos na luta pelos direitos à cidadania plena para os LGBT (XYZ) é uma das conquistas das duas últimas décadas, inquestionavelmente. Mas toda ação gera uma reação, e tamanha exposição também trouxe -e traz - alguns reveses. 

Se nos últimos anos, homossexuais têm encontrado, com frequência cada vez maior, a saída do armário, e celebrado este feito, homofóbicos e intolerantes também vêm perdendo a vergonha de assumir seu ódio publicamente. E as redes sociais se tornaram território fértil para embates entre os dois grupos. Entre perdas e ganhos, esta conta tem valido a pena?

Este é o ponto de partida para a próxima edição do Encontro de Blogueiros O POVO, que terá como tema “Diversidade Sexual e Web: Perdas e Ganhos da Visibilidade”. O encontro acontece agora, no Espaço O POVO de Cultura & Arte (avenida Aguanambi, 282, Joaquim Távora, Fortaleza-CE). A entrada é franca e há estacionamento reservado para quem for conferir o encontro.

Para debater o assunto, estão confirmados o artista gráfico Denilson Albano, criador do personagem Anderson Lauro (mascote da Cena G), a cantora e atriz Veronica Valentino, vocalista da banda Veronica Decide Morrer; a cineasta Veronica Guedes, diretora do festival ForRaibow, e Emanoel Freitas, do blog Palco G.

O DJ Adrian Brasil fará uma participação especial comandando as pick-ups. A mediação será do jornalista titular da coluna CENA G, do O POVO, Émerson Maranhão.


*com informações da coluna Cena G, do O POVO

Dilma amanhã



Dilma Rousseff participa de sabatina da CNI nesta quarta(30)

A presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, participa do Diálogo da Indústria com Candidatos à Presidência da República, nesta quarta-feira (30), às 15h, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília (DF). Durante a sabatina, Dilma vai tratar sobre as  propostas apresentadas pela indústria para o próximo governo.
O evento terá transmissão, ao vivo, pelo site da Dilma e pelo Muda Mais.
Serviço:Diálogo da Indústria com Candidatos à Presidência da RepúblicaHora: 15hLocal: Confed eração Nacional da Indústria (CNI)Endereço: SBN – Quadra 01 – Bloco C – Ed. Roberto Simonsen
Brasília – DF – CEP 70040-903

Eunício amanhã

Quarta-feira dia 30/07/2014

ManhãAtende individualmente líderes de varias regiões
Tarde: Discute aspectos do plano de governo com pesquisadores e especialistas

Amanhã

Amanhã, a partir das 20 horas, Mimi sobe ao palco do Teatro Dragão do Mar para realizar o lançamento oficial do CD Bom de Ouvir, seu primeiro trabalho autoral, gravado em Fortaleza, Recife e no Rio de Janeiro, entre o final de 2013 e o início de 2014 e já disponível em lojas digitais como iTunesDeezer e Spotify, pelo selo carioca Mestre dos Mares.

Considerado um dos melhores guitarristas do Nordeste na atualidade, o cearense Mimi Rocha traz em sua carreira, nomes importantes da música brasileira como Raimundo Fagner, Dominguinhos, Ednardo, Belchior, Chico César e Zeca Baleiro. Contando com alguns dos melhores músicos da capital cearense, o CD Bom de Ouvirtraz em suas 08 faixas toda a brasilidade da guitarra elétrica de Mimi. Como o próprio nome diz, o disco prioriza o sentimento e a melodia, desprendendo-se da necessidade de mostrar uma execução de virtuosidade dos músicos. Um dos pontos altos do CD é a inusitada e criativa regravação de Lambada Complicada, de Aldo Sena, misturada à pegada rock de Purple Haze, de Jimi Hendrix. Outro momento tocante é a beleza singela e quase tribal de Crianças, composta em homenagem ao amigo e grande músico Manassés de Sousa.

Além da beleza das suas composições, o guitarrista contou também com a participação de músicos importantes da cena instrumental nacional. Nomes como Nando Lauria, Spok, Marcelo Martins, Cristiano Pinho e Adelson Viana deram o ar dos seus acordes no trabalho. No estúdio, Mimi teve a companhia dos parceiros de longas datas Ricardo Pontes (bateria), Denilson Lopes (bateria), Hérlon Robson (teclados e moogs), Marcus Vinnie (teclados), Nélio Costa (baixo) e Hoto Junior (percussão). Com exceção de Denilson, todos os outros estarão no palco do show de lançamento.

No show de lançamento também será gravado o primeiro DVD ao vivo do guitarrista, quando receberá os convidados Adelson Viana, Cristiano Pinho, Stenio Gonçalves e Thiago Rocha. Bom de Ouvir promete surpreender em estética e musicalidade. Toda a diversidade da música brasileira se apresenta de forma leve nos acordes de Mimi Rocha.

Disco
Bom de Ouvir
Mestre dos Mares (2014)
R$ 20,00
Lojas: Desafinado, Livraria Cultura e Livraria Saraiva.

Show
Teatro Dragão do Mar
Ingressos: Bilheteria do Dragão do Mar
R$ 20,00 inteira/ R$ 10,00 meia
(85) 3488-8602
Khalil Gibran

Evandro Leitão


Blog do Lauriberto : Corrida da Caixa

Blog do Lauriberto : Corrida da Caixa

Blog do Lauriberto : Eunício é cabeça do Congresso

Blog do Lauriberto : Eunício é cabeça do Congresso: O candidato da coligação “Ceará de Todos” ao Governo do Estado, Eunício 15, foi novamente eleito um dos principais “Cabeças do Congresso Na...

Blog do Lauriberto : Felipão de volta ao Grêmio

Blog do Lauriberto : Felipão de volta ao Grêmio: Luiz Felipe Scolari é o novo técnico do Grêmio. Ele retorna ao comando do Tricolor após 18 anos. A confirmação ocorreu na tarde desta terç...

27 barrados

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) julgou 517 processos dos 874 pedidos de registros de candidatura, que foram distribuídos aos juízes da Corte do tribunal. A maioria dos processos têm sido julgada de forma monocrática, pelos juízes relatores, uma novidade nessas eleições.
Na sessão de ontem, a Corte do TRE-CE indeferiu mais 18 pedidos de registros de candidatura e deferiu mais dois. No total, já foram deferidos 468 registros de candidatos e 15 DRAPs, além de homologadas sete renúncias.
Até agora, foram indeferidos 27 registros, por motivos diversos: ausência de quitação eleitoral, não prestação de contas em campanhas eleitorais e desaprovação de contas de gestão pelo TCM. 
A maioria (22) ao cargo de deputado estadual.
São eles: 
João Paulo Nascimento Oliveira (PSC)
Vera Mariano da Silva (PSC)
Ana Cleide Pereira Gomes (PDT)
Augusta Brito de Paula (PCdoB)
Antônio Roque de Araújo (Pros)
Luís Sérgio Souza dos Santos (PSDC)
Agenor Manoel Ribeiro (PSDC)
José Macedo de Lima (PTN)
Sinval Vicente de Souza Júnior (PPS)
Eliezer Alves Brauna (PTN)
Gilberto Araújo de Freitas (PTN)
Antônia Fernandes Bastos (PTC)
Antônio Farias de Sousa-Aonde É (PTC)
Aline da Silva Souza (PTC)
Francisco Geraldo Marinho (PSC)
Rubens Barbosa Pontes (PSC)
Francisco José Cunha de Queiroz (PTC)
Marcelo Pedrosa Vasconcelos (PDT)
José Wilson de Melo (PR)
Ednardo Rodrigues Duarte (PR)
José Lopes (PPB)
José Rocha Neto (PTB)
Além de Leonel Alencar Júnior (PTdoB), mais quatro registros ao cargo de deputado federal foram indeferidos na sessão de ontem:
Francisco Solismar Lopes de Araújo (PEN)
Maria Edleide da Silva Santos (PRTB)
Luiz Jairo Sampaio Pinto (PSDB)
Ana Mirtes Leite Machado (PMDB).
Os juízes da Corte do TRE têm prazo até cinco de agosto para julgar os demais processos de registros de candidaturas. Até lá, diariamente, haverá sessão de julgamento, inclusive no sábado (2) e domingo (3). As sessões estão marcadas para começar às 14 horas.

SUS


Sinfrônio


Na Caixa Cultural

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, no dia 5 de agosto, o show do clarinetista Paulo Sérgio Santos. Esta será a primeira vez que o músico irá se apresentar com um recital solo de clarinete. A série Solo Música é caracterizada por apresentações em que os músicos tocam sozinhos no palco. Para esta apresentação, Paulo Sérgio criou um roteiro especial pelo fato de o repertório com clarinete não ser muito extenso. A clarinete é um instrumento melódico e não harmônico, com raros recitais solo.
O clarinetista encara o primeiro solo como um desafio. “O fato de não ter realizado um recital solo talvez seja a maior dificuldade. Teoricamente, não vejo problema em fazer isso, pois estou preparado”, diz Paulo Sérgio, que, antes de receber o convite para participar da série, já planejava realizar um recital com este formato.
Paulo Sérgio Santos optou em fazer um resumo da sua vida musical no repertório que será apresentado no recital, tocando uma versão para clarinete da Partita em Sol Maior, de Johann Sebastian Bach, Três Peças para Clarineta, de Igor Stravinsky e choros de Abel Ferreira, Anacleto de Medeiros, Pixinguinha e Guinga. Há, ainda, a músicaChoro Sambado, do próprio Paulo Sérgio Santos.
Sobre Paulo Sérgio: O músico iniciou sua formação no clarinete aos 11 anos. Sua formação musical é marcada pelo ecletismo. Profissionalizou-se ainda jovem, integrando o Quinteto Villa-Lobos, em 1975. Com o Quinteto, grupo com o qual atua até hoje, realizou inúmeras apresentações no Brasil e exterior e gravou nove CDs e um DVD. Vencedor de muitos concursos, em 1977 entrou para a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, permanecendo como primeiro clarinetista por 18 anos.
Em 1986, integrou a Orquestra Filarmônica Mundial, regida por Lorin Maazel. No ano seguinte, em Paris, obteve menção honrosa no Concurso Acanthes, de interpretação de Música Contemporânea. Atuou como solista em orquestras importantes, como a Sinfônica Brasileira, a Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Orquestra Nacional da Rádio MEC, Jazz Sinfônica de São Paulo, Orquestra de San Antonio (EUA), Atlanta Symphonic Orchestra e Filarmônica de Los Angeles.
Na música popular, fundou, no final dos anos 80, o conjunto musical O Trio, com Maurício Carrilho e Pedro Amorim. Com o grupo, gravou dois CDs e fez turnês pelos Estados Unidos, Europa e Japão. A discografia de Paulo Sérgio conta com os discos Self Portrait (1991), com João Carlos Assis Brasil, Segura ele (1995), Gargalhada (2001), com o violonista Caio Márcio e o percussionista Oscar Bolão, Saudade do Cordão (2009) e Rasgando Seda (2001), estes com Guinga.
Serviço: “Solo Música – Paulo Sérgio Santos”
Local: 
CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 5 de agosto, terça-feira, às 20h
Classificação indicativa: 10 anos
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Vendas no dia do espetáculo, a partir das 10 horas
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Informações: (85) 3453-2770

Assessoria de imprensa Solo Música – Capuchino Press
Renata Benevides (85) 8130.3264
Karla Rodrigues (85) 8130.3177
Evelane Barros (85) 8130.2947

 Atendimento à imprensa:
Kelvia Alves – (085) 9943-4767
kelvia.souza@grupoinforme.com.br
Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural Fortaleza (CE)
(85) 3266-2551
www.caixa.gov.br/imprensa | @imprensaCAIXA

Siga a fanpage: facebook.com/CaixaCulturalFortaleza
Baixe o aplicativo: Caixa Cultural (Google Play e App Store)

Balanço do Halleluya 2014

Comunicamos que nesta quinta-feira, dia 31 de julho, a organização do Festival Halleluya apresentará o balanço final da 17ª edição do evento que aconteceu entre os dias 23 a 27 de julho. O local escolhido é a Casa São Francisco (Rua conselheiro Tristão, 138, Centro - vizinho à Delegacia de Capturas) , albergue para moradores de rua, uma das instituições beneficiadas pelo Halleluya.  Faremos a entrega dos alimentos e apresentação dos dados às 9h. 

Dia 16 de agosto

Somente a carteira de estudante de 2014 será aceita a partir do dia 16 de agosto

Além do atendimento aos estudantes em 11 postos espalhados pela Cidade, a Prefeitura irá reforçar o serviço com duas unidades itinerantes
Somente alunos que nunca tenham tido carteira de estudante precisam obrigatoriamente ir até a sede da Etufor
A partir do dia 16 de agosto somente as carteiras de estudante de 2014 serão aceitas no sistema de transporte coletivo de Fortaleza. A Prefeitura anuncia a medida e orienta que os estudantes quitem suas pendências no processo de solicitação para garantir que receberão o documento antes do bloqueio das carteiras de 2012, 2013 e do Bilhete Único Estudantil 2013. O atendimento aos estudantes continua sendo realizado nos 11 postos espalhados pela cidade, mas a Prefeitura irá reforçar o serviço com duas unidades itinerantes que realizarão o cadastro da biometria facial em algumas escolas.
O atendimento itinerante terá início a partir desta terça (29/7), das 8h às 17h, simultaneamente nas escolas Dra. Aldaci Barbosa e Irapuan Cavalcante Pinheiro. Segundo relatório apresentado pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) elas estão no topo da relação de escolas em que os alunos realizaram a solicitação da carteira, mas não fizeram o cadastro da biometria. O serviço ficará disponível nestes locais até o dia 1/8 (sexta-feira) e atenderá também alunos de escolas vizinhas. Depois as unidades partem para outras duas escolas e seguirão um cronograma até o fim da validade das carteiras.
O processo de solicitação da carteira de estudante 2014 continua o mesmo: o aluno deverá fazer o pedido da carteira e realizar o cadastro da biometria. Para concluir uma das etapas pendentes é muito simples. A solicitação pode ser feita pelo site da Etufor ou na direção da sua escola e o cadastro da biometria facial pode ser realizado em um dos postos do Bilhete Único. Somente alunos que nunca tenham tido carteira de estudante precisam obrigatoriamente ir até a sede da Etufor.
Postos de cadastro da biometria facial
- Etufor: Avenida dos Expedicionários, 5677 – Vila União (de segunda a sexta das 8h às 16h30).
- Sindiônibus: Avenida Borges de Melo, 60 – Aerolândia (de segunda a sexta das 8h às 17h).
- Terminais da Lagoa, Conjunto Ceará, Siqueira, Parangaba, Messejana, Papicu e Antônio Bezerra (de segunda a sábado das 6h às 21h).
- Praças Coração de Jesus e José de Alencar (de segunda à sábado das 7h às 18h).
Endereço das escolas
- EEFM Dra. Aldaci Barbosa
Av. Valparaíso – 155, Jangurussu
- EEFM Irapuan Cavalcante Pinheiro
Avenida E, 305, Conjunto Esperança

Política Ambiental de Fortaleza

Prefeitura de Fortaleza apresenta nova etapa da Política Ambiental


O Componente Controle da Poluição é o terceiro elemento da Política Ambiental do Município

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), anunciou hoje, no Paço Municipal, mais um elemento da nova Política Ambiental da capital cearense. A secretária Águeda Muniz, da Seuma, vai apresentar o Componente Controle da Poluição dessa nova política, que contempla os projetos presentes e futuros e as metodologias que serão utilizadas para controle e monitoramento dos índices de poluição urbana da Capital cearense.
Foram expostos, ainda, os principais resultados das fiscalizações realizadas pela Seuma, além das ações integradas entre os setores do órgão como a Coordenadoria de Políticas Ambientais e a Coordenadoria de Fiscalização.
A Política Ambiental de Fortaleza também contempla outros dois componentes, Áreas Verdes e Águas da Cidade, que já foram anunciados pela Prefeitura. O primeiro envolveu a assinatura dos decretos de regulamentação dos Parques Municipais Rachel de Queiroz, Rio Branco, Parreão, Adahil Barreto, Guararapes, Parque da Liberdade (Cidade da Criança), Parque das Lagoas de Fortaleza, Pajeú, Parque das Iguanas e Parque Riacho Maceió, dentre outras ações como o Plano de Arborização. 
O segundo componente da Política Ambiental de Fortaleza está ligado ao Programa Águas da Cidade, que objetiva, em especial, recuperar a qualidade dos bens hídricos e prevê atividades que possibilitarão a conquista de melhores índices de balneabilidade das praias e águas continentais de Fortaleza. 
Toda essa política ambiental tenta garantir à cidade de Fortaleza, as condições necessárias para vencer um dos maiores desafios das grandes cidades que é manter o meio ambiente adequado para as pessoas viverem. E isso depende de medidas eficazes no controle da emissão de gases que provocam o efeito estufa e também o lançamento de esgoto sem nenhum tipo de tratamento nas ruas, córregos, riachos, rios, lagoas e no mar.
 

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...