domingo, janeiro 3

Blog do Lauriberto : Vestibular do ITA

Blog do Lauriberto : Vestibular do ITA: As escolas de Fortaleza nos últimos dez anos foram sete vezes campeãs no vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Os es...

Leão goleia Gavião

Fim de papo no Pici! Fortaleza 3 x 0 Maranguape Elias ⚽️⚽️ - 2 e 15 min do 2º tempo Dudu Cearense ⚽️ - 24 min do 2º tempo

Fala Cássio Borges

Recebemos de Cássio Borges:
"
Caros amigos

Certamente, não é a primeira vez que lhes envio este e-mail mas faço questão, no inicio deste ano, de ressaltar este assunto para não perdermos, mais uma vez, o bonde da história. Sei que não há como recuperar o tempo perdido. Poderemos até avançar e conquistar novos degraus na escala da história, mas nunca jamais recuperaremos o tempo perdido. Para avançar precismos reconhecer os erros do passado. Foi isto que aprendi no primeiro ano de Escola de Engenharia em Recife: "Em engenharia não devemos esconder os erros cometidos no passado". Não podemos esquecer que por "negligência e imperícia" além de "irregularidades técnicas e administrativas" ocorreu o lamentável episódio do rompimento do dique do Açude Gavião que provocou súbta inundação em ampla área da capital cearense, levando risco de vida para mais de 30.000 pessoas, além de prejuízos materiais" (trecho do laudo técnico assinado pelo professor Thophilo Ottoni e por mim no no ano de 1995, atendendo solicitação da Câmara de Vereadores de Fortaleza). Fato semelhante poderia ter ocorrido no Açude Castanhão, conforme relatei em artigo para o Jornal O Povo no dia 01.02.2015. É possível que alguns de vocês possam achar que eu esteja insistindo com este assunto, mas diz o provérbio latino "Quid abundat non nocero" (O que abunda não prejudica). Que os exemplos acima sirvam de advertência para os que lidam com obras hidráulicas no Ceará portadoras de riscos para as comunidades. Cássio


PARA CONHECIMENTO DOS MEUS WEB LEITORES:



Caro Valdemar
Acho que já havia lhe enviado este dois artigos sobre o Açude Castanhão que datam da época em que você era Editor do Jornal O Povo, em 1997. Como eu disse no texto abaixo "publicados anterior ao livro que escrevi A FACE OCULTA DA BARRAGEM DO CASTANHÃO - Em Defesa da Engenharia Nacional, de 1999. Dentre os dezenas de comentários que recebi a respeito desses dois artigos, destaco este, abaixo, de uma amigo que reside em Belo Horizonte, Apolo Heringer Lisboa, conceituado ambientalista do Estado de Minas Gerais, autor do Projeto Manuelzão que visa a despoluição e recuperação ambiental do Rio da Velha. Em 2013, Apolo Lisboa, foi escolhido a "Personalidade Ambiental do Brasil" pela Comissão que concede o "Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza", promovido pela AES CORPORATION, o "OSCAR DA ECOLOGIA", em 11.12.2013. Transcrevo, na íntegra, o referido comentário:
"Prezado Cássio 

Li atentamente os seus dois agradáveis textos, belissimamente escritos, que me lembrou Charles Chaplin quando disse sobre sua arte: “ se o que você faz é engraçado, você não precisa sê-lo!”. 

O secretário citado é tão superlativo e hilário que você apenas mostrou o que ele escreveu, no máximo sublinhando algumas partes, e ficou jocoso por si só. Veja a que nível de ridículo se chega e como a nossa dívida externa cresceu e continua crescendo. Este tipo de voo livre seria até aceitável, mas apenas como hipótese para ser confirmado ou não, tecnicamente, como um arquiteto deve fazer discutindo suas ideias com engenheiros e estudando os materiais existentes no mercado da construção. Porém, que temerário foi o secretário quando ousou pontificar, com tanta liberdade, sobre uma questão tão complexa tecnicamente? 

Agradeço muito, pois aprendi demais. Você é um cara batalhador e honesto, o Brasil seria outro com mais gente assim. Como ouvi há uns 25 anos, em Havana, um cubano dizer defendendo seu país: “aqui se admite errar metendo las patas(burrices!) mas nunca metendo las manos (ou seja roubando!). 
Permita-me, apenas, arriscar-me levantando a bola para sua crítica: até que medida tem um pouco deste aventureirismo criativo do secretário no DNA do projeto da transposição das águas do São Francisco nos eixo Leste e Norte, da forma que saiu aprovado? 

Boas festas com sua família e um abençoado 2016 para todos. 
Ap

olo Heringer Lisboa

Idealizador/fundador do Projeto Manuelzão (PMz)

São Francisco watershed-cuenca/Brasil

Leãozinho goleia Luverdense

  • O Leãozinho goleou o Luverdense (MT), hoje, na estreia da 47ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, por 4 a 0, em Guarulhos.
  • Marcaram para o Leãozinho:
  • Juninho, de pênalti, aos 16 minutos do primeiro tempo.
  • Mateus, aos 24 minutos do primeiro tempo.
  • Nonato, aos 41 minutos do primeiro tempo.
  • Iuri, aos 43 minutos do segundo tempo.
  • Os meninos de Jorge Veras fizeram bonito.
  • No outro jogo do Grupo do Leãozinho, o Flamengo (SP) fez 2 a 1 no Santo André (SP).

Rally Dakar 2016

O Rally Dakar, a maior prova off-road do mundo, começou ontem em Buenos Aires, na Argentina, com um pequeno trecho que definiu a ordem de largada.

O primeiro dia seria realizado hoje, mas as fortes chuvas na região de Rosario, na Argentina, obrigaram a organização a cancelar a etapa, adiando a estreia da Equipe Mitsubishi Petrobras no maior rali do planeta.
A etapa, com 227 quilômetros, seria um ótimo "aquecimento" para os competidores. "A principal mudança agora é o rali começar de verdade. Amanhã teremos uma especial com mais de 500 km e achar o ritmo ideal será o maior desafio. Além disso, pela quantidade de chuva que tivemos hoje, é provável que o início do trajeto ainda esteja úmido. Ou seja, não teremos poeira e isso facilita as ultrapassagens", explica o navegador Youssef Haddad, que corre ao lado de Guilherme Spinelli no ASX Racing da Equipe Mitsubishi Petrobras.
"Amanhã vamos torcer para o tempo colaborar e termos a primeira especial do Dakar. Como estamos largando mais atrás, não ter poeira pode nos ajudar. Mas com o piso escorregadio sempre precisamos ter uma atenção redobrada", alerta Guiga. "Mesmo no curto trajeto que fizemos ontem, nosso ritmo foi excelente. A suspensão, motor e todo o carro estão ótimos", completa o piloto.
Além deles, outras duas duplas completam o time: Carlos Sousa/Paulo Fiuza, pela Equipe Mitsubishi Petrobras, e João Franciosi/Gustavo Gugelmin, pela Ralliart Brasil.
Etapa 2 - 4 de janeiro
Villa Carlos Paz - Termas de Río Hondo (ARG)
Deslocamento: 337 km
Especial: 521 km
Total: 858 km
Serão quase 860 quilômetros nesta segunda-feira (4), com mais de 500 km de especiais por terrenos com grandes dificuldades, passando por ladeiras e travessias de rios. Também haverá trechos de alta velocidade.
A Equipe Mitsubishi Petrobras tem o patrocínio de Mitsubishi Motors, Petrobras, FMC, Axalta, Protune e Projeto Sign.
Acompanhe a Equipe Mitsubishi Petrobras:
Instagram: @equipemitsubishipetrobras
Dakar dia a dia
4/1: Villa Carlos Paz - Termas de Río Hondo
5/1: Termas de Río Hondo - Jujuy
6/1: Jujuy - Jujuy
7/1: Jujuy - Uyuni
8/1: Uyuni - Uyuni
9/1: Uyuni - Salta
10/1: Dia de descanso em Salta
11/1: Salta - Belén
12/1: Belén - Belén
13/1: Belén - La Rioja
14/1: La Rioja - San Juan
15/1: San Juan - Villa Carlos Paz
16/1: Villa Carlos Paz - Rosario.

Tigrinho goleado na Copinha

  • O Tiradentes estreou nesta tarde, na 47ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, sendo goleado por 4 a 0, pelo Audax (SP), na Arena Barueri.
  • Foram quatro gols levados pelo goleiro César, feitos pelo artilheiro Pablo, sendo o último de pênalti.


Desastre na BR 116

Os corpos das cinco pessoas de uma mesma família de Foz de Iguaçu (PR) foram liberados hoje, da Perícia Forense em Quixeramobim.
Pai, mãe e três filhas morreram, ontem pela manhã, quando o carro Fiat Linea dirigido por Josias dos Santos, de 38 anos, bateu de frente contra uma van no quilômetro 278 da BR-116 em Jaguaribara.
Morreram Josias; a esposa Patrícia Castro Borges dos Santos, de 35 anos; e as filhas do casal: Sahara Caroline Castro Borges dos Santos, de 17 anos; Nathaly Vitória dos Santos, de sete anos; e Hadassa Castro dos Santos, de um ano.
Além dos cinco mortos da mesma família paranaense, faleceram duas mulheres paraibanas de Marisopolis, que estavam na van: Maria Gomes de Morais, de 82 anos; e Maria Zélia Gomes, de 54 anos.
Onze pessoas da van saíram feridas e quatro estão em estado grave, internadas no Instituto José Frota, maior hospital de traumas de Fortaleza.
Boletim médico da tarde de hoje aponta que Agamenon Gomes de Assis, de 44 anos; e três familiares Ailton Batista Pedrosa, de 41 anos; Maria Aparecida Batista Pedrosa, de 39 anos; e Luis Felipe Pedrosa da Silva, de três anos, estão em estado grave.
O menor encontra-se na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Os outros três passaram por cirurgias.
Maria Aparecida está grávida e corre risco de perder o bebê.
Os sete outros feridos (Artur Agassy Gomes Pedrosa, de 13 anos; Alana Vitoria Pedrosa da Silva, de seis anos; Lisomar Batista Pedrosa, de 33 anos; José Tomaz, de 51 anos; Francisco Fernandes Morais, de 48 anos; Alan Pedrosa da Silva, de 14 anos; e Arthur Euves de Sousa, de 25 anos) se recuperam bem.
A família de Josias saiu de férias em 20 de dezembro de 2015 com destino ao Maranhão.
A van levava paraibanos de Marisopolis para visitar familiares em Limoeiro do Norte, no Ceará.
Segundo levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Josias tentou ultrapassar um caminhão numa faixa contínua e bateu de frente na van, causando o acidente fatal.
Dois irmãos e um cunhado de Josias providenciaram hoje o translado dos corpos da família de Foz de Iguaçu.
Eles estão sendo embalsamados e seguirão amanhã em três vôos do aeroporto Pinto Martins para o aeroporto Afonso Pena, de Curitiba.
As companhias aéreas só permitem o translado de dois corpos por vôo.
Primeiro seguirá o corpo de Hadassa.
No segundo vôo, os corpos das irmãs Sahara e Nathaly.
E num terceiro, os de Josias e Patrícia.
O corpo da paraibana Maria Gomes de Morais foi liberado ainda no sábado à noite.
Já o da outra paraibana morta, Maria Zélia Gomes ainda aguardava na tarde desde domingo (3), a presença de familiares para a liberação.

Jornais


Cearenses na Copinha


  • Ceará perde na estreia da 47ª Copa São Paulo Júnior.
  • Um a zero para o Joinville (SC).
  • Hoje à tarde estream:
  • Fortaleza x Luverdense (MT).
  • Tiradentes x Audax (SP).

Leãozinho e Leão hoje

  1. O Leãozinho estreia hoje na Copa São Paulo, às 15h (de Fortaleza), contra o Luverdense
    Link permanente da imagem incorporada
  2. Hoje o Tricolor faz o primeiro teste para a temporada 2016! Vá ao Pici e inicie a nova caminhada ao lado do Leão!
    Link permanente da imagem incorporada

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...