quinta-feira, junho 2

Faxina Política

Na próxima segunda-feira (seis), às nove da manhã, será lançado, no Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Ceará, o livro “Faxina Política - em defesa da cidadania e do voto consciente", mais recente publicação de autoria do professor doutor Alexandre Paiva Damasceno, que leciona economia e administração em graduação e pós. A obra, voltada à conscientização política, é prefaciada pelo ex-governador e senador Lúcio Alcântara.
Trata-se de uma publicação compacta, que pode cumprir importante papel no processo de fortalecimento da cidadania e democracia brasileira, especialmente no momento pré-eleitoral. Nesta publicação apartidária, o autor aborda os principais aspectos vinculados à política, de modo amplo, e particularmente às eleições (com foco no pleito municipal).
No primeiro capítulo, o livro trata do tema “Política, corrupção e descrença do cidadão”, reacendendo o desejo de participarmos ativamente do processo político, dada a inquestionável relevância do mesmo.
No segundo, são abordados os principais aspectos ligados aos “Elementos do Governo Municipal e os vícios do seu funcionamento”. Nessa parte da obra, são abordadas as particularidades da vida política local, com ênfase nos prejuízos causados à população pelo inadequado cumprimento do papel de seus representantes.
Fechando o trabalho, o autor, trata do processo de escolha dos candidatos para as eleições municipais, orientando sobre os principais aspectos a serem abordados pelos eleitores, ante a importantíssima decisão que tomaremos em outubro próximo.
Para tornar a leitura mais leve, cada capítulo foi subdividido em cinco partes, que contêm texto introdutório seguido de perguntas e respostas – que facilitam, de modo muito significativo, a compreensão dos temas tratados.

Amanhã na CMFor

A Câmara Municipal de Fortaleza vai realizar uma audiência pública para discutir sobre o modelo de gerenciamento do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar - ISGH. A audiência vai acontecer amanhã (3), às 9 horas, no auditório Ademar Arruda.

O objetivo é conhecer a metodologia de trabalho do ISGH, a fim de que a CMFor e o controle social possam contribuir com sugestões para melhorar as práticas administrativas da instituição. O acontecimento atende ao requerimento de autoria do vereador Deodato Ramalho, líder da bancada do PT e presidente da Comissão de Defesa dos direitos Humanos, da Mulher, da Juventude, da Criança e do Idoso da CMFor.

O parlamentar tem repercutido "inúmeras reclamações de servidores e usuários do sistema de saúde pública do município" com relação à qualidade do serviço prestado pela Organização Social ISGH na capital. "É preciso avaliar até que ponto o enorme volume de recursos dispendidos com a terceirização, corresponde à qualidade que a população recebe em troca", reforçou Deodato. Ele considera imprescindível a participação da população em geral, uma vez que há até a suspeita de manipulação dos dados de pesquisas de satisfação de usuários.

Reclamações

A audiência pública foi proposta diante da quadro caótico enfrentado na gestão na área da saúde na cidade. Os funcionários do ISGH se queixam de assédio moral (excesso de supervisões impossibilita o desenvolvimento de um bom trabalho); mudança constante do acordado no contrato de trabalho e desvios de função (inserindo mais obrigações e funções a ser desempenhadas sem que se tenha contrapartida nas remunerações) e más de condições de trabalho (nos postos falta tudo e em geral os funcionários precisam enfrentar o descontentamento da população).

Por outro lado, a população reclama da ausência de médicos, falta de medicamento e material hospitalar nos postos de saúde, etc.


:: Serviço
Audiência Pública discute modelo de gestão do ISGH
Dia: 03 de junho, sexta-feira
Hora: 9h
Local: Auditório da Câmara Municipal de Fortaleza
Av. Thompson Bulcão, 830

Fala Camilo

Camilo Santana adicionou 11 novas fotos ao álbum "Reunião com a Companhia Siderúrgica do Pecém".
5 h ·
Recebi nesta tarde, no Palácio da Abolição, o presidente da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), Sérgio Leite, e diretores da instituição. Conversamos sobre os últimos detalhes para a inauguração do empreendimento, que está 99,6% concluído e deve gerar 12 mil empregos diretos e indiretos. A indústria terá capacidade para produzir até 3 milhões de toneladas de placas de aço por ano e será um novo marco para a economia do Ceará. Importante ressaltar que o Governo do Estado tem garantido toda a infraestrutura necessária para que a CSP funcione com pleno êxito.
Fotos: Carlos Gibaja
Comentar

'Caixa Preta'

A Operação Caixa Preta, deflagrada conjuntamente pelo Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF) para desarticular organização criminosa responsável por fraudes em empréstimos concedidos pela Caixa Econômica Federal, em Fortaleza (CE), iniciou nesta quinta-feira, 2, a fase de tomada de depoimentos da pessoas presas ontem, 1º de junho.

MPF e PF estimam que o grupo formado por empregados públicos da Caixa, empresários, contadores e pessoas físicas que figuram como sócios “laranjas” de empresas de fachadas tenham causado um prejuízo superior a R$ 50 milhões.

De acordo com as investigações, empreendimentos foram criados para obtenção de empréstimos fraudulentos junto ao banco. A organização criminosa teria agido inicialmente aliciando pessoas para integrar o quadro societário de empresas fictícias. Na sequência, o grupo ocupava-se da elaboração da documentação falsa para instruir os pedidos de empréstimo.

A Operação Caixa Preta surgiu de um desmembramento de uma outra operação, a Fidúcia, que também investigou fraudes contra a Caixa Econômica Federal. Os acusados, que já respondem a ação judicial movida pelo MPF caso, operavam através da abertura de empresas fantasmas no ramo da construção civil, em nomes de terceiros, para obtenção de empréstimos e financiamentos fraudulentos com uso de documentação falsificada.

Na última quarta-feira, a PF e o MPF trabalharam no cumprimento de 38 mandados:15 mandados de prisão temporária e 23 mandados de busca e apreensão. As medidas judiciais foram expedidas pela 32ª Vara da Justiça Federal.

Mandados de prisão temporária e de busca e apreensão:
David Athilla Andrade Bandeira Barreto – Mandado de Prisão e de Busca e Apreensão
Ricardo Gonçalves Castro - Mandado de Prisão e de Busca e Apreensão
Ana Carolina Araujo Medeiros - Mandado de Prisão e de Busca e Apreensão
Iuri de Sousa Torres - Mandado de Prisão e de Busca e Apreensão
José Deuzimar da Silva - Mandado de Prisão e de Busca e Apreensão
Gehard Shintani Hauache - Mandado de Prisão e de Busca e Apreensão
Graciane Conceição Araújo - Mandado de Prisão e de Busca e Apreensão
Susana Gloria dos Santos - Mandado de Prisão e de Busca e Apreensão
Francisco Clécio Almeida da Costa - Mandado de Prisão e de Busca e Apreensão
Diogo de Almeida Pereira - Mandado de Prisão e de Busca e Apreensão
Gleucia Maria Nunes de Sousa - Mandado de Prisão e de Busca e Apreensão
Mailton Serafim Farias - Mandado de Prisão e de Busca e Apreensão
Dayna de Araújo Martins  - Mandado de Prisão
Marcia de Souza Leão - Mandado de Busca e Apreensão
D Result Contabilidade Eireli ME - Mandado de Busca e Apreensão
Euler Moreno de Oliveira ME - Mandado de Busca e Apreensão
Igoberto Soares dos Santos ME - Mandado de Busca e Apreensão
JVA Construções e Serviços LTDA - Mandado de Busca e Apreensão
Argo Comércio e Serviço – Mobcom Soluções em Tecnologia Ltda - Mandado de Busca e Apreensão
Viação Brasil Transporte e Turismo LTDA - Mandado de Busca e Apreensão
Ruth Vitória de Araújo Medeiros - Mandado de Busca e Apreensão

 

Com Informações da Polícia Federal

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Ceará
fone: (85) 3266-7457 / 3266-7458
prce-ascom@mpf.mp.br
Twitter: @mpf_ce

Uber

Arraiá do BNB Clube


Investigações BNB

  • O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizam amanhã, às nove da manhã, entrevista coletiva sobre investigações e ações judiciais relacionadas ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
  • O procurador da República, Oscar Costa Filho e o promotor de Justiça, Ricardo Rocha apresentarão à imprensa um balanço da atuação dos órgãos no combate às irregularidades praticadas na gestão da instituição financeira federal que tem sede em Fortaleza.
  • SERVIÇO
  • Entrevista coletiva do MPF e MPCE
  • Data: 3 de junho de 2016
  • Local: Sede do MPF - Rua João Brígido, 1260 - bairro Joaquim Távora - Fortaleza
  • Horário: 9 horas.

No BNB Passaré

  • A filósofa e psicanalista Viviane Mosé palestra às 11h15 nesta sexta-feira, dentro da programação do XII Seminário do Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais, na sede do Banco do Nordeste do Brasil, no Passaré.
  • A explanação tem como tema o lema de ética do Banco do Nordeste ("Ética: eu e você somos os responsáveis") e será transmitida via Youtube e redes sociais. Mosé é mestra e doutora em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
  • Às 9 horas, haverá ainda a palestra "Ética e Democracia: O público e o privado", com o professor-adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Josênio Parente, doutor em Ciências Políticas pela Universidade de São Paulo (USP).
  • O evento, que começou hoje, contou com a participação de autoridades das estatais, incluindo o presidente da instituição anfitriã, Marcos Holanda, que falou sobre a importância da dimensão ética no âmbito das ações das estatais.
  • A programação também incluiu fala da filósofa e doutora em Filosofia Márcia Tiburi, que conduziu palestra "O papel das lideranças na consolidação de uma cultura ética".
  • O seminário trouxe ao Centro Administrativo Presidente Getúlio Vargas (CAPGV) profissionais de todos as instituições integrantes do Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais: Banco do Brasil, BNDES, Caixa, Correios, Dataprev, Eletrobras, Empresa Gestora de Ativos (Emgea), Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Infraero, Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep), Petrobras e Valec.

Fala Carmélio

O presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, viajou  para os Estados Unidos a fim de acompanhar a Seleção Brasileira de Futebol na Copa América Centenário. Durante o evento esportivo, o mandatário da FCF terá a função de observador especial da Confederação Brasileira de Futebol.
“Esta missão que me foi dada vem como forma de reconhecimento do trabalho que realizamos à frente da futebol cearense. Estarei lá como observador da CBF para avaliar, da melhor forma possível, os nosso jogadores e o trabalho da comissão técnica”, afirmou Mauro Carmélio.
O presidente da Federação Cearense de Futebol foi o chefe da delegação da Seleção Brasileira no Mundial Sub-17 de 2015. Em 2014, Carmélio também chefiou o Brasil no Torneio Quadrangular de Seleções Sub-17, quando a seleção canarinho se sagrou campeã da competição.
Na ausência do presidente, quem assume seu cargo interinamente na Federação Cearense de Futebol é o vice Eudes Bringel.

Fala Acrísio

Em pronunciamento realizado hoje pela manhã, o vereador Acrísio Sena (PT), na Câmara Municipal, cobrou dos candidatos de partidos que apoiaram o afastamento da presidenta Dilma Rousseff se pronunciem. “Cadê o PSDB do Tasso Jereissati? Cadê o PMDB do Eunício? Cadê o PR do Capitão Vagner? Aliás, será que o Capitão sabe do histórico de Tasso Jereissati no tratamento dos servidores do Estado? Cadê o Heitor Férrer pra defender este governo golpista de Temer, com não sei quantos ministros envolvidos na Lava-Jato?”.
Elogiando o governador Camilo Santana, Acrísio lembrou que o contexto municipal é diferente o estadual. “O PT tem candidato e sai unido nas eleições em Fortaleza. O PT foi massacrado pela mídia nesta história da Lava-Jato. Mas é um partido que tem laços com as comunidades mais humildes desta cidade. Temos de construir um programa de governo que contemple e priorize, novamente, os setores mais carentes desta cidade e a classe trabalhadora”, defendeu.

Fala Patrícia


  1. A prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar (PMB), apresentou durante a abertura do XXXII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, ontem, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, a experiência do município na planificação da atenção primária da saúde.
  2. O projeto, pioneiro no Brasil, foi implantado há 30 meses e tem apresentado avanços e superação de desafios vivenciados pelo setor.
  3. "São evidentes os avanços que estamos conseguindo na saúde no município. Esse projeto inclui todos os profissionais que trabalham na área e a repercussão dessas ações são percebidas em todas as etapas que vão do atendimento à conclusão de um tratamento", destacou Patrícia Aguiar.
  4. O exemplo de Tauá tem levado ao município visitas de técnicos e secretários de saúde de vários Estados da Federação que querem conhecer a experiência local, para ser levada para o restante do país.
  5. Técnicos visitaram Tauá
  6. Na última segunda-feira, 30, uma equipe técnica do Conass, Conasems, Escola de Saúde Pública e representantes de vários Estados participaram de uma visita ao município de Tauá para conhecerem o projeto e visitarem as unidades de saúde.
  7. O secretário-executivo do Conass, Jurandir Frutuoso, e o técnico da Fiocruz, Carlile Lavor fizeram parte da missão técnica que esteve naquele município no início da semana.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...