quinta-feira, novembro 5

Futricas Caucaienses


A Rádio O Povo-CBN realizou debate com cinco prefeituráveis de Caucaia na noite desta quinta-feira (5):

  1. Paulo Sérgio Cordeiro-PCdoB.
  2. Rodrigo Santaella-Psol.
  3. Vitor Valim-Pros.
  4. Elmano de Freitas-PT.
  5. Emília Pessoa-PSDB.

 

Jardins Open Mall recebe nova turma de Treino Funcional do Tio Flavinho


A série de ações de incentivo ao Esporte e Qualidade de Vida da Sociedade, o Jardins Open Mall abre a segunda turma de Treinamento Funcional na área do Mall em parceria com a Tio Flavinho Assessoria Esportiva. Agora, além do horário de 5h15 às 6h15, o público também terá de 6h30 às 7h30 sob o comando do profissional de Educação Física e referência no segmento, Flávio Freire da Costa.
As aulas fazem parte do Projeto 'Bem Estar no Jardins', lançado pelo Jardins Open Mall desde agosto, e acontecem sempre às segundas e quartas, nas dependências do próprio Mall, que é conhecido pela sua arborização e amplo espaço. Para se matricular, os interessados poderão se inscrever por meio do número: (85) 99988-5586.
Com o intuito de promover a prática de hábitos saudáveis, o Jardins Open Mall buscou iniciar uma série de ações voltadas para a prática de atividades físicas, e essa é a primeira iniciativa ofertada aos clientes. 
Considerado o shopping mais verde e charmoso da cidade, o 'Bem Estar no Jardins' está ligado à proposta do Mall, que tem o intuito de servir como respiro no meio de um dos principais polos econômicos da capital e ao mesmo tempo promover conforto aos frequentadores de forma única e prática, unindo cuidados com a saúde ao redor da natureza.

UninNassau conquista Selo Instituição Socialmente Responsável


Pelo sexto ano consecutivo, o Centro Universitário Maurício de Nassau (UniNassau-Fortaleza) recebeu o Selo de Instituição Socialmente Responsável concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES). O órgão reconhece que a Instituição realiza ações de Cidadania, com foco no Bem-Estar da Comunidade. 
Para receber o Selo, a UniNassau Fortaleza realizou, em 2020 diversas ações de enfrentamento ao Novo Coronavírus. Desde março, a UniNassau investe em iniciativas de incentivo a cuidados com a Saúde e Higiene. Esta foi a 16ª edição da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, elaborada pela ABMES. 
Segundo o reitor da UniNassau Fortaleza, professor Marcus Ponte, a Responsabilidade Social tem ganhado cada vez mais força nas organizações, principalmente em tempos de Pandemia.
- Tivemos um ano atípico, com todas as nossas ações voltadas para conter o avanço do Coronavírus. É uma honra para nós, como Instituição de Ensino, sermos reconhecidos como um canal de cidadania e cuidado com a sociedade”, disse.
Entre as ações desenvolvidas, a UniNassau realizou a doação de mais de 7 mil itens de equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais da saúde atuantes na linha de frente contra a Covid-19. Além disso, promoveu a doação de lanches nutritivos para profissionais do Hospital de Campanha Leonardo da Vinci e entregou 200 kits de higiene pessoal para pessoas em situação de rua atendidas pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). 
A certificação é válida por um ano (um ciclo da campanha) e poderá ser utilizada até outubro de 2021.

Faculdade CDL-Fortaleza oferece MBA Gestão de Comércio Exterior


O Ceará está na rota do Comércio Internacional com destaque nunca visto antes. O Estado tem um importante hub aéreo que diminuiu as distâncias entre o Brasil, os Estados Unidos e os países europeus. Possui também um porto (Pecém) que se destaca na exportação de alimentos e outros produtos com potencial e relevância no Norte e Nordeste. Fortaleza é ainda destaque mundial em hub tecnológico, com 14 cabos submarinos de fibra ótica, capazes de interligar o Brasil com a África, Europa, América do Norte, América Central e América do Sul. Em 2021, a Capital cearense deve se tornar o maior Hub do Mundo.
Por tudo isso, qualquer movimento que ocorra no Mercado Internacional, impacta diretamente o Ceará. Essa dinâmica é uma das principais alternativas para impulsionar a retomada econômica. E para atuar nesse mercado que cresce a cada dia e está em constante transformação é necessário um profissional com capacidades analíticas e cognitivas, que entenda o que é que está acontecendo no setor, no âmbito nacional e internacional.
Atenta às necessidades do Mercado, a Faculdade Câmara dos Dirigentes Lojistas-CDL-Fortaleza (foto Henrique Kardoso), está com matrículas abertas para o MBA Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais.
Segundo o coordenador do Curso, Carlos Gouveia, a especialização conta com profissionais que atuam no mercado, que vão colocar o estudante de frente com o que acontece no dia a dia do comércio exterior. 
A preparação oportuniza empregabilidade para além das fronteiras nacionais. Há empresas internacionais que querem entrar no Mercado Brasileiro e precisam de profissionais qualificados que conheçam a legislação e o mercado nacional.
- O mercado de contratação no setor tem crescido bastante. O Ceará conta com o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, o Aeroporto Internacional, entre outras empresas que estão demandando profissionais gabaritados para atua na área. Por isso, é importante que os profissionais se qualifiquem e fiquem atentos as tendências de mercado e a internacionalização do país e das empresas”, completa o coordenador.
Com 360 horas/aula, o Curso objetiva capacitar os participantes para a tomada de decisões no exercício de funções relativas ao comércio e finanças internacionais, em diversos tipos de organizações, proporcionando-lhes condições para atuarem, de forma competitiva em um mercado globalizado.
Destinado a profissionais que desejam atuar na área de Comércio Exterior, economia, finanças, logística e negócios internacionais, a especialização aborda na grade curricular os cenários de mercado e tendências econômicas, planejamento estratégico, noções básicas de comércio exterior, sistemática de exportação e importação, Gestão de Logística Internacional e de operações de câmbio e aspectos tributários na Cadeia Logística Internacional. Além disso, conta com um Seminário e visitas técnicas a empresas de referência em Gestão de Pessoas, em Madri (Espanha), que é opcional.
As aulas acontecerão às sextas-feiras, das 18 às 22 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas, em semanas alternadas. Em virtude da Covid-19, as aulas estão sendo realizadas de forma híbrida, com aulas virtuais e presenciais, sendo essas últimas implementadas após Autorização Governamental e seguindo as recomendações do protocolo de segurança sanitária.
INGRESSO - Os profissionais interessados podem se matricular por meio do site da instituição: www.faculdadecdl.edu.br ou pelos programas de bolsas de estudo, Educa Mais Brasil e Quero Bolsa.
Os estudantes de empresas associadas à CDL, FCDL, CNDL e alunos egressos da Faculdade CDL-Fortaleza possuem desconto de 20% e os afiliados a CRC, CRA, CRP, SINDUSCONT/CE, SINDUSCON possuem descontos especiais.
SERVIÇO - MBA Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais – Matrículas abertas no site da Faculdade CDL: www.faculdadecdl.edu.br. Informações: (85) 3464-5522 / (85) 9.8957-8261

Estácio e Empiricus formam investidores profissionais


A Estácio lança, em parceria com a Empiricus, maior plataforma 100% digital de investimentos do país, o MBA em Finanças e Análises de Ações. 
A parceria, desenhada estrategicamente por quem entende do Mercado de Ações, vai levar para Sala de Aula Online, a experiência bem-sucedida de quem está há anos nesse segmento.
O curso, criado sob o olhar atento de quem conhece esse mercado em ascensão e que oferece salários iniciais de até R$ 25 mil, ensinará como fazer análise de ações, ajudará a entender melhor o funcionamento da bolsa de valores, apontará quais as formas mais assertivas de se investir atualmente e apresentará de forma clara e didática as operações que ocorrem no mercado acionário.
Para isso, o MBA envolve durante as aulas professores renomados da Estácio e analistas expoentes da Empiricus como, por exemplo, Felipe Miranda, Rodolfo Amstalden, Max Bohm, João Piccioni, Henrique Florentino, Sergio Oba e Alexandre Mastrocinque. 
De acordo com a vice-presidente de Marketing da Estácio, Marcel Desco, por estar sempre olhando tendências, a instituição enxergou, juntamente com a Empiricus, a necessidade de formar pessoas que possam atuar ativamente no mercado financeiro.
- A construção do curso e, mais especificamente das disciplinas, dosou o rigor acadêmico com a aplicabilidade do trabalho para, assim, atender de forma plena os profissionais que estão interessados em migrar para o mercado financeiro, aproveitando esse momento novo no País", diz Marcel. 
Voltado para capacitar profissionais com expectativa de atuar em corretoras, bancos e mercados de análises e, até mesmo aqueles que buscam uma promoção dentro das empresas onde atuam, o curso, por envolver profissionais de ponta, oferece aos estudantes novas perspectivas profissionais dentro de um mercado de finanças que é bem remunerado, que tem muitas oportunidades de trabalho e que nesse momento está efervescente com uma série de players de investimentos surgindo a todo momento. 
Ao concluir o MBA, além de todo o conhecimento adquirido, o aluno receberá gratuitamente um conteúdo preparatório para a Certificação de Especialista em Investimentos Anbima (CEA), que é uma das certificações necessárias para recomendação de produtos de investimento.
Com isso, o discente pode ser classificado como “investidor qualificado”, tendo acesso a opções de investimento disponíveis apenas a grandes investidores. Os alunos que apresentarem os melhores desempenhos, terão a oportunidade de participar de um processo seletivo para trabalhar na Empiricus, com salário de até R$ 25 mil.
- É um curso sem precedentes e paralelos no Brasil, com teoria e prática. Vai haver, sim, modelagem, teoria, estudo dos clássicos, mas também lições para ganhar dinheiro, dadas por quem realmente ganha dinheiro. Coisas práticas e objetivas, para serem aplicadas imediatamente. Tenho convicção de que montamos o melhor MBA do Brasil", diz o sócio-fundador da Empiricus, Felipe Miranda.
Inscrições de 10 a 15 de novembro. 

Mrh inscreve para Curso Liderança Positiva e Neurociência


Buscando manter as atividades e promover o conhecimento nesse momento de retomada, o grupo Mrh está com inscrições abertas para o curso virtual em Liderança Positiva e Neurociência. Com aulas ao vivo e com o objetivo de promover um ambiente otimista e de bem-estar nas organizações, o conteúdo é destinado a profissionais que estão em cargos de liderança ou pretendem seguir carreira como gestor.
O Curso que ocorre em 24 e 26 de novembro, primeiro e três de dezembro, visa apresentar as recentes descobertas da neurociência que podem auxiliar na compreensão do comportamento humano e provocar reflexões sobre a necessidade do autoconhecimento na implementação de uma liderança positiva, além de reforçar a importância de um líder na construção de uma cultura de bem-estar, de criatividade e inovação. 
No curso de curta duração, começa em 24 de novembro, os estudantes terão aulas que abordarão sobre autoconhecimento, onde serão realizadas reflexões sobre os papéis dos líderes nas organizações e os principais desafios enfrentados por eles, além de abordar questões relacionadas às forças de caráter com base na Psicologia Positiva e Neurociência.
Outras temáticas também serão abordadas como, o cultivo de um clima positivo nas organizações com foco nas emoções positivas e a aplicação dessas emoções na vida pessoal e profissional, o desenvolvimento de relacionamentos positivos com apresentação de estratégias para a construção desses relacionamentos e como ter uma comunicação interpessoal positiva, onde será apresentado o modelo de comunicação não violenta com direcionamento para prevenção e mediação de conflitos.
Para mais informações, os interessados devem entrar em contato no e-mail pedro.henrique@mrhgestao.com.br ou através do (85)9.8899-1792.
Sobre o Grupo MRH - Maior grupo de gestão de pessoas e serviços do Nordeste, a MRH é conveniada exclusiva dos MBAs, Cursos e Pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Também é referência em gestão de arquivos físicos e digitais e locação de mão-de-obra. Com mais de 150 profissionais, a Mrh tem presença internacional, através da NPA The Worldwide Recruting Network (rede internacional de recrutamento e seleção), e está presente em todo o território nacional, por meio da rede de parceiros Rh Nacional. Além da matriz em Fortaleza, a Mrh conta com unidades próprias no Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba.
Com atuação em diversos setores, o grupo é referência em todas as áreas onde atua, sempre pautado pela ética, empreendedorismo e responsabilidade social. Um exemplo deste empreendedorismo é a Facine, faculdade pertencente ao grupo e criada em 2006 e que possui cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Valores sociais também fazem parte da política do grupo, através do iJovem, instituição que tem como objetivo oportunizar emprego para jovens de baixo poder aquisitivo, através da Lei do Programa de Aprendizagem e que já deu oportunidade no mercado de trabalho para mais de cinco mil jovens.

Gabriela Prioli dá Palestra Magna na Unifametro nesta segunda-feira


Nacionalmente conhecida por ter integrado o quadro 'O Grande Debate', da CNN Brasil, a advogada Gabriela Prioli (foto) é convidada para realizar a Palestra Magna da Conexão Unifametro/Semana Acadêmica. 
A transmissão acontece nesta segunda-feira (9), às 19 horas, pela plataforma do evento Online. As inscrições são gratuitas e abertas ao público, e podem ser feitas pelo site unifametro.edu.br/conexao.
Gabriela traz para a Unifametro discussões a partir do tema 'A transformação através da Educação: minha jornada como aluna e professora'.
Gabriela Prioli é advogada criminalista, professora universitária e comentarista no Programa 'O Mundo Pós-Pandemia', da CNN Brasil.
A palestra terá abertura com a professora Denise Maciel, reitora da Unifametro, que dará as boas-vindas à palestrante.

Há 66 anos morria Raimundo Cela


Eis o cinco de novembro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

  • 1890 - Sai publicado em Fortaleza, em edição única, o jornal General Rui Barbosa, homenagem dos empregados da Fazenda do Ceará. Foi impresso na Tipografia Universal de Cunha Ferro & Companhia, na Rua Formosa (Barão do Rio Branco), 23.
  • 1919 - Sai à publicidade o jornal literário e noticioso O Caixeiro, semanário de propaganda do Comitê Caixeiral. A redação ficava na Rua General Sampaio, 120 (antigo).
  • 1921 - O Regimento Militar do Estado, passa a chamar-se Força Pública Militar do Ceará. Hoje é a Polícia Militar do Ceará.
  • 1928 - Morre José Brown, sócio da firma Pinto & Companhia, proprietária da Casa Mundlos, em Fortaleza.
  • 1929 - Toma posse, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o advogado, sociólogo e escritor Álvaro Bomílcar da Cunha.
  • 1931 - Pelo Decreto Federal 20.607, a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará é extinta, sendo seu material distribuído dentre as demais escolas do País. Seu comandante, capitão de Corveta Mário Hecksher ainda ficou no cargo até o final dos trabalhos, em 31 de dezembro. O prédio foi cedido ao Estado para funcionamento da Escola de Aprendizes Artífices.
  • 1939 - Morre Vicente Bezerra, sócio da Tipografia Minerva e pai de Antonele Bezerra.
  • 1940 - Chega em Fortaleza o cantor mineiro Feliciano Constantino de Moraes Neto, para apresentações no Ceará Rádio Clube-PRE-9.
  • 1940 - Valdemar Queirós doa ao Instituo Lourenço Filho (Hoje, Faculdade e Colégio Lourenço Filho) um terreno na Vila Humberto, localizado à entrada de Mondubim, de sua propriedade, para ali ser instalado um parque de recreio daquele estabelecimento de ensino.
  • 1941 - Dom Antônio de Almeida Lustosa chega em Fortaleza a bordo do “Itapé” e toma posse às 19h30 na Igreja do Pequeno-Grande, sendo o 4º Bispo e o 2º Arcebispo de Fortaleza, permanecendo até 1963. A saudação foi feita pelo monsenhor Luís de Carvalho Rocha.
  • 1945 - Pela Portaria 8768 o Ministério da Guerra nomeia o 1º tenente, padre Joaquim de Jesus Dourado (Padre J. J. Dourado) para servir adido como se efetivo fosse, na Escola Preparatória de Fortaleza, exercendo a função de Capelão Militar.
  • 1946 - Surge o primeiro número da revista Águia, dirigida pelo professor Clodomir Teófilo Girão, fundador e diretor do Instituto Rui Barbosa, ao qual pertencia a revista. Clodomir era admirador ardoroso de Rui Barbosa, o Águia de Haia, por isto o nome da publicação e do estabelecimento de Ensino. 
  • 1951 - Desce em Fortaleza a aviadora brasileira Patrícia Rogato, que faz um raide através das três Américas num pequeno aparelho “Cesna”.
  • 1952 - O professor Francisco Edmilson Pinheiro assume o cargo de Diretor do Ginásio Municipal, designado pelo prefeito Paulo Cabral de Araújo, cargo antes ocupado pelo professor Jacinto Botelho de Sousa que vinha ocupando o cargo desde a fundação.
  • 1953 - Inauguração da Usina Diesel Auxiliar do Meireles, da Prefeitura Municipal de Fortaleza-PMF, dentro do plano de emergência para livrar a Cidade do racionamento de energia elétrica. Ficava em triângulo entre a Avenida Aquidabã (hoje Avenida Historiador Raimundo Girão), a Avenida Monsenhor Tabosa e a Rua Antônio Lima. 
  • 1954 - Morre, em Niterói, Rio de Janeiro, aos 64 anos de idade, o pintor e desenhista cearense Raimundo Brandão Cela (Raimundo Cela), cearense de Camocim nascido em 19 de julho de 1890. Hoje é nome de Rua na Água Fria. Fotos de obras de Raimundo Cela (Rendeira e Jangadeiros).
  • 1954 - Divulgado o resultado final das eleições no Ceará. Paulo Sarasate Ferreira Lopes obteve uma maioria de 14.514 votos sobre Armando Ribeiro Severo Falcão (Armando Falcão). Para o Senado vencem Virgílio de Moraes Fernandes Távora (Virgílio Távora) com 246.029 votos e José Parsifal Barroso com 241.953.
  • 1956 - Morre o comerciante nascido em Ipueiras a dois de maio de 1888, coronel Artur Pereira de Souza, ex-deputado estadual.
  • 1956 - Recebe o diploma de Cidadão de Fortaleza, o Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, dom Antônio de Almeida Lustosa, na Câmara Municipal de Fortaleza, usando da palavra, na ocasião, o vereador-presidente, José Martins Timbó e o homenageado.
  • 1957 - Criadas mais duas delegacias de polícia em Fortaleza, 3º e 4º Distrito Policiais, cujos titulares são os advogados Epitácio Quesado Cruz (Epitácio Cruz) e Raimundo Pinto de Castro, respectivamente.
  • 1963 - Morre, em Fortaleza, aos 84 anos de idade, o doutor em Direito José de Borba Vasconcelos, revolucionário de 1914 e 1930. Era paraibano de João Pessoa nascido em 23 de setembro de 1885. Atravessando os bairros de Papicu e Cocó existe hoje a Rua José de Borba Vasconcelos.
  • 1969 - A Lei 9.346 autoriza a transformação da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Ceará-Codec em Banco de Desenvolvimento do Ceará-Bandece.
  • 1971 - Circulam, pela última vez, nas ruas de Fortaleza, os ônibus elétricos, que haviam sido introduzidos em 1963 na Administração Murilo Borges.
  • 1974 - O escritor cearense radicado no Rio de Janeiro, Herman de Castro Lima (Herman Lima), grava, em casa de sua família, na esquina da Rua Antonele Bezerra com Rua Antônio Lima, depoimento para o Museu Fonográfico do Ceará (atual Arquivo Nirez), com a presença do poeta Otacílio Ferreira de Azevedo (Otacílio de Azevedo), seu companheiro quando trabalharam na Foto Olsen.
  • 1974 - Inaugurada mais uma escola satélite da Funefor, desta vez na Rua Monsenhor Salazar, 1480, no Pio XII, a Escola Integrada Professora Antonieta Cals, pelo prefeito Vicente Cavalcante Fialho com a presença do governador César Cals de Oliveira Filho.
  • 1975 - Toma posse, com a presença do governador José Adauto Bezerra de Menezes, o novo comandante do Departamento Estadual de Trânsito-Detran, o major Paulo Maria de Araújo Lima, substituindo o coronel Suitberto Sobreira Tavares.
  • 1975 - Inaugurada, pelo prefeito Evandro Ayres de Moura, no Bairro de Fátima, no trecho antigamente chamado de Gameleira, a Avenida Osvaldo Studart, unindo a Avenida 13 de Maio à Avenida Borges de Melo, passando no Terminal Rodoviário João Tomé.
  • 1975 - Assume, em Brasília, a Delegacia Regional do Ministério da Educação e Cultura, jurisdição do Ceará, Piauí e Maranhão, a professora cearense Antonieta Cals de Oliveira, sucedendo ao professor José Maria Campos de Oliveira.
  • 1979 - Inicia o funcionamento de Bom Preço S.A.-Supermercados do Nordeste, na Avenida Francisco Sá, 4474.
  • 1981 - Com a falta de chuvas, desaparecem as águas dos riachos e com isto acaba-se o famoso e tradicional “Banho das Andréias”, na serra de Pacatuba. Pena que hoje o banho naquele local esteja impossibilitado para as pessoas normais devido a alta poluição sonora de um estabelecimento comercial que fica dentro do terreno onde ficam as riachos.
  • 2001 - Morre, pela manhã, em Fortaleza, aos 82 anos de idade, o professor Godofredo de Castro Filho, um dos fundadores da Universidade de Fortaleza (Unifor). Seu corpo foi sepultado, no final da tarde, no Cemitério Parque da Paz; ocupava a vice-presidência da Comissão de Vestibular da Unifor.
  • 2001 - Inaugurado, na Praça Gustavo Barroso (do Liceu), no Jacarecanga, o busto do escritor, jornalista, político e poeta Jáder Moreira de Carvalho (Jáder de Carvalho), dentro das comemorações do centenário do, seu nascimento.
  • 2015 - Acontece à noite, na sede da Câmara Municipal de Fortaleza-CMFor, sessão solene para a entrega do Título de Cidadão de Fortaleza ao bandolinista e compositor Jorge Antônio Cardoso Moura, comenda de iniciativa do vereador Deodato Ramalho. Jorge Cardoso nasceu no Rio de Janeiro-RJ, mas veio para Fortaleza aos oito meses.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...