terça-feira, maio 29
Concurso público para os Caps de Fortaleza
Aprovada hoje, a Indicação 630/2017, de autoria da vereadora Larissa Gaspar (PPL), protocolada em novembro e que determina a realização de concurso público para profissionais de nível superior para atuarem na rede municipal de saúde mental.
A proposta prevê a contratação de profissionais de psicologia, enfermagem, serviço social, terapia ocupacional, medicina clínica e psiquiátrica, educação física e arte-educadores. Na tribuna, a parlamentar ressaltou a série de visitas que tem realizado desde o início do ano em toda a rede de saúde mental de Fortaleza. Larissa Gaspar tem registrado em algumas unidades a falta de medicamentos e profissionais, além de estrutura precária que põe em risco servidores e usuários dos CAPS.
Um monumento pelo respeito à população LGBT deverá ser construído na Av. José Bastos, em Fortaleza, local onde a travesti Hérika Izidoro foi assassinada em fevereiro de 2017. Nessa terça-feira, Câmara Municipal de Fortaleza aprovou a Indicação 129/2018 que cria o Monumento Municipal de Tolerância e Respeito às pessoas LGBTs.
Na tribuna, a parlamentar destacou a necessidade de se pautar na escola e na família o respeito à diferença, seja ela relacionada à sexualidade, religião, cor, etc. Em 2017, 443 pessoas LGBTs foram assassinadas em todo o país. No Ceará, segundo o Centro de Referência LGBT Janaína Dutra, foram 30 homicídios, sendo 10 em Fortaleza.
Aprovado hoje, em reunião extraordinária da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Fortaleza o Requerimento nº 1802/2018 da vereadora Larissa Gaspar que solicita visita desta Comissão aos centros socioeducativos em Fortaleza. "Embora sejam equipamentos do governo estadual, eles atendem adolescentes da capital e cidadãos fortalezenses trabalham nesses locais. Nosso interesse é ver quais são as condições de trabalho desses profissionais e de cumprimento de medidas socioeducativos por parte dos adolescentes", diz Larissa Gaspar.
Na última sexta-feira (25), a parlamentar esteve reunida com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, onde o tema foi discutido.
Ciro na Eurocâmaras
Ciro Gomes está ao vivo agora.
Acompanhe Ciro #aovivo no evento sobre Eleições 2018 - Reformas e Desenvolvimento, organizado pelo Clube Transatlântico e Eurocâmaras.


Boletim da Greve dos Caminhoneiros no Ceará
- O Governo do Ceará segue com ações para manter o atendimento de serviços públicos em todas as áreas, desde o funcionamento das redes de saúde e educação, desbloqueios de vias e estradas, abastecimento dos postos de combustíveis, garagens de empresas de ônibus, assegurando o transporte público na Capital e na Região Metropolitana –, além do Aeroporto Internacional Pinto Martins.
- Na manhã desta terça-feira (29), operações de escolta coordenadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) garantiram o deslocamento de aproximadamente 40 caminhões-tanque para o Aeroporto Internacional Pinto Martins e postos no interior do Estado. A distribuição de combustível a partir distribuidoras em Fortaleza e no Cariri segue o cronograma do Sindipostos. Foram verificados bloqueios parciais nas CEs 123 (Quixeré), 187 (Guaraciaba do Norte) e 176 (Arneiroz). As equipes já estão em deslocamento para estas localidades.
- Desde o início do movimento, há uma semana, os policiais já realizaram cerca de 250 escoltas de caminhões, além de trabalharem na desobstrução de estradas no Ceará. Uma central de monitoramento, sediada na SSPDS, foi instituída por determinação do Gabinete do Governador. Os serviços de emergência do Ceará, que utilizam veículos para operar, como ambulâncias, viaturas policiais e do Corpo de Bombeiros, não sofreram qualquer interrupção. O efetivo reforçado da Polícia Rodoviária Estadual acompanha o movimento nas estradas cearenses.
- A Secretaria da Saúde do Ceará continua adotando todas as medidas para evitar transtornos na prestação de serviços ao público e, até o momento, não registrou nenhum tipo de alteração no atendimento das unidades da rede de saúde do Estado.
- As escolas públicas da rede estadual, localizadas na Capital e no Interior, em sua grande maioria, estão em funcionamento normal. Foram registradas dificuldades pontuais de acesso em algumas regiões do Estado.
- As matrículas referentes à primeira chamada dos candidatos classificáveis no Vestibular 2018.1 da Universidade Estadual do Ceará (Uece) poderão ser efetuadas também em quatro de junho. A nova data servirá para os candidatos da Capital e do Interior que forem impossibilitados de realizar matrícula em 30 de maio, conforme estabelece o edital. Fica alterada também a data que será disponibilizada a lista dos convocados para matrícula na segunda chamada para o dia 6 de junho.
- As aulas da Uece, na Capital, seguem sem alterações. Em caráter preventivo, as aulas dos campi no Interior foram suspensas, mantendo abertas as unidades para o desenvolvimento das suas atividades administrativas. Uma mesa de avaliação permanente foi instituída pela Reitoria da Uece, em conjunto com os diretores das unidades do Interior, avalia a cada dia a permanência da suspensão. A medida foi tomada para evitar prejuízo aos alunos que dependem do transporte público no interior.
- As atividades administrativas, de Ensino de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa da Universidade Regional do Cariri (Urca) permanecem inalteradas. As atividades de ensino de graduação serão temporariamente interrompidas nas Unidades Descentralizadas de Campos Sales e Missão Velha. Serão mantidas as atividades de Ensino nos campi Pimenta 1, Pimenta 2, Centro de Artes Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau e Núcleo de Prática Jurídicas, em Crato; CRAJUBAR, Lira Nordestina, IPESC, em Juazeiro do Norte; Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri. A administração da Urca avaliará, diariamente, a necessidade de manter a vigência dessa suspensão parcial de atividades.
- As Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa) toma as providências para oferecer os produtos aos consumidores, com o abastecimento de artigos hortifrutigranjeiros sendo assegurado com aquisição de produtores do Ceará.
- Com informações do Governo do Ceará
Nono dia de greve dos caminhoneiros no Ceará
- O nono dia nesta quarta-feira (29) da greve dos caminhoneiros começa com um grande bloqueio no quilômetro 70 da BR 116, em Chorozinho.São 1,2 mil caminhoneiros que param no local 800 caminhões, formando seis quilômetros de bloqueio.No bloqueio de Chorozinho só passam cargas vivas, carros pequenos, ônibus e topiques.
- Na BR-222, a altura de Sobral, o bloqueio demora a liberar até os ônibus. Há bloqueios ainda nas BRs 020 (Maracanaú e Canindé) e 340 (Aracati).
- Ontem à noite houve bloqueio total no quartel anel viário nas proximidades da Ceasa de Pajuçara.
- Para quarta-feira (30) está prevista a greve de advertência dos petroleiros em apoio aos caminhoneiros. Os petroleiros no Ceará vão parar as refinarias da Petrobras de Fortaleza e campos de exploração de Paracuru e Icapuí.
- No Fortaleza Airport os voos estão sendo controlados com reserva de querosene até quarta-feira.
- A Azul cancelou oito voos de Recife para Juazeiro do Norte, no aeroporto Orlando Bezerra, por falta de combustível. No Orlando Bezerra, não há querosene há cinco dias. Lá só pousam e decolagem aviões da Gol e Avianca que garantem ter combustível para voltara.
- Os voos para Jeri estão mantidos pela Gol.
- Nas Ceasas de Maracanaú, Tianguá e Cariri há desabastecimento de laranja, morango, abacaxi, uva e manga. Com preços exorbitantes estão a batata inglesa, cenoura e hortaliças.
- Os ônibus de Fortaleza circulam normalmente com sua frota de 1,8 mil.
- Cem por cento dos postos de combustíveis abriram hoje em Fortaleza. Problemas de abastecimento em postos em cidades do Cariri Cearense.
- As aulas voltam ao normal hoje nos campis da Estácio do Ceará e da Universidade Estadual do Ceará. (Lauriberto Braga, de Fortaleza).
Futricas Cearenses
- A história de uma emissora pública, pioneira e comprometida com o Ceará é o foco do livro “FM Assembleia 96,7 – 10 anos Com Você no Centro das Discussões”, que será lançado amanhã (30), às 18h30, no auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa.
- A obra, de autoria da jornalista Fátima Abreu, diretora da FM Assembleia, retrata a trajetória de 10 anos da primeira emissora de um Legislativo Estadual no País. A partir da apresentação de um histórico da rádio, o livro reitera o pioneirismo da Assembleia do Ceará em abrigar a FM Assembleia, assim como a relevância das mídias legislativas.
- Fátima Abreu ressalta a importância de contar a história das emissoras de rádio, seus fundadores e personalidades como forma de marcar essas trajetórias importantes para a sociedade. Para ela, o livro pode se tornar uma importante fonte para ampliar o entendimento sobre a emissora e seu trabalho. Personagem da FM Assembleia desde o projeto inicial, ela reafirma o amor ao rádio por meio das páginas e histórias contadas no livro.
- O coordenador de Comunicação Social da Assembleia Legislativa, Ilo Santiago Jr., afirma que é especial que o livro tenha sido escrito por alguém como Fátima Abreu, que está desde o nascedouro da rádio. Para ele, contar essa história para as próximas gerações permite mostrar o orgulho que a Casa tem da FM Assembleia, emissora que representa um ganho para toda a sociedade cearense. Ele ressalta ainda que os caminhos da FM Assembleia ao longo desses 10 anos são resultado de uma equipe dedicada, profissional e com um grande compromisso social.
- O livro apresenta o projeto da FM Assembleia, o perfil dos fundadores, detalhando os programas que compõem a emissora pública e educativa e os conteúdos que apontam para o compromisso com a difusão da cultura local e nacional.
- “FM Assembleia 96,7 – 10 anos Com Você no Centro das Discussões” foi realizado a partir do trabalho de conclusão de curso (TCC) de Fátima Abreu no MBA Jornalismo Político e Comunicação Midiática, na Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). O trabalho teve orientação do professor João Paulo Bandeira e contou com a colaboração de jornalistas da equipe da rádio.
- Com informações da Agência de Notícias da AL-CE.
Assinar:
Postagens (Atom)
Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos
Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...
.jpg)
-
CONVENÇÃO MUNICIPAL DA FEDERAÇÃO PSOL/REDE FORTALEZA. O Partido Socialismo e Liberdade - PSOL, e a Rede Sustentabilidade, que compõem a Fede...
-
Com o compromisso de buscar a inovação de políticas públicas que garantam soluções e a melhoria da qualidade de vida da população, a Câmara ...
-
Com o lema "Amar e cuidar de Caucaia", o pré-candidato a prefeito do município pelo partido dos trabalhadores, Waldemir Catanho, r...