terça-feira, junho 24

Pros com Dilma

Paulo Victor Chagas – Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro
A presidenta Dilma Rousseff, o secretário de Saúde do Ceará, Ciro Gomes, e o presidente do PROS Nacional, Eurípedes Júnior, durante convenção nacional do PROS (Valter Campanato/Agência Brasil)
A presidenta Dilma Rousseff, o secretário de Saúde do Ceará, Ciro Gomes; e o presidente do PROS Nacional, Eurípedes Júnior, participam da convenção nacional do partidoValter Campanato/Agência Brasil
O Partido da República e Ordem Social (PROS) promoveu nesta terça-feira (24) a primeira convenção nacional de sua história, e confirmou adesão à coligação que vai apoiar a candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República. Os convencionais do partido aprovaram, com ampla maioria de votos, a chapa da reeleição de Dilma, do PT, com o vice-presidente Michel Temer, do PMDB.
O anúncio do apoio foi feito pelo presidente nacional do PROS, Eurípedes Júnior. Em discurso representando a legenda, o ex-ministro Ciro Gomes disse que o partido confia no nome da candidata. “Se alguma mudança o país precisa, e precisa muita, com séculos de escravismo, de burocracia, de elitismo. Nós queremos discutir um novo padrão de segurança pública, novo padrão de saúde pública e um novo padrão de educação para nossos filhos. E quem tem autoridade, coerência e moral para chamar o país a uma nova geração de mudanças, chama-se Dilma Rousseff”, declarou.
O PROS foi fundado em 2010 e registrado no Tribunal Superior Eleitoral no dia 24 de setembro de 2013, antes do prazo legal (5 de outubro) para a filiação de candidatos que desejassem concorrer às eleições deste ano. No último sábado, o PT referendou o apoio à chapa com o PMDB.
Agradecendo o apoio, Dilma Rousseff repetiu o slogan de seu partido, dizendo que o PROS tem propostas para mais mudanças. Segundo ela, o Brasil precisa de uma reforma política que só será viabilizada por meio de participação popular. Essa reforma, na sua opinião, vai permitir melhorias na democracia, no sistema eleitoral e nos partidos; “mas também no sistema federativo”, continuou, “garantindo a ele maior efetividade, porque muitos dos problemas na execução, que temos, decorrem dessas dificuldades, temos de ser capazes de encará-los de frente”.
Dilma também voltou a traçar dois caminhos que considera importantes para o Brasil, que passam pela redução da desigualdade e pela educação de qualidade. “Sem educação de qualidade, que forme técnicos, cientistas, pesquisadores universitários com ensino superior, nosso país não entra na economia e na sociedade do conhecimento. Isso é fundamental para que possamos dar, não só salto social, mas salto na produtividade neste país”, defendeu a presidenta.
Ao final, a presidenta disse que, junto com o PROS, vai continuar “garantindo mais quatro anos de conquistas”, e vai poder “iniciar uma nova etapa de modernização da sociedade e da economia”.

Na antevéspera da convenção

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros) informa que até sexta-feira os nomes da base aliada saiam:

  • "Há um tempo para tomar essas decisões.
  • Dia vinte e nove é dia da convenção.
  • Até lá muito diálogo.
  • Muita conversa.
  • Muita compreensão também das expectativas do Estado.
  • E o governador Cid tem dito isso:
  • A escolha dos candidatos tem que ser norteada pela percepção dos aliados, mas também pela expectativa do Estado.
  • De como deverá ser o governante e o Governo para os próximos quatro anos.
  • Tudo isso tem que uma decisão equilibrada.
  • Com serenidade.
  • Pela liderança do Cid.
  • Para que a gente faça uma escolha que melhor represente as expectativas do Estado do Ceará.
  • Até sexta-feira, que é antevéspera da convenção, certamente muita conversa com os aliados para definir quem são os nomes e que representem esse sentimento de continuidade para poder cristalizar e solidificar os avanços do Cid com algumas mudanças também e avanços em áreas específicas".

O tempo de Cid

CARMEM POMPEU, ESPECIAL PARA O ESTADO  - O ESTADO DE S. PAULO
24 Junho 2014 | 20h 10

Governador do Estado está em dúvida sobre cinco possíveis indicações para sua sucessão ao cargo

Fortaleza - O governador do Ceará, Cid Gomes (PROS), ainda não conseguiu fechar uma chapa para concorrer à sua sucessão nas eleições de outubro. O prazo para realização das convenções se encerra na próxima segunda-feira, 30, mas as candidaturas podem ser registradas até o dia 5 de julho.
Um dos principais interlocutores do governador, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PROS), que também é médico, acredita que o desmaio de Cid Gomes, domingo, durante discurso na convenção do PDT cearense, tem relação com o contexto político.
"Em momentos que antecedem decisões importantes, é muito natural que se agudize esse quadro. Isso aliado a uma alimentação fora de horários adequados", afirmou Roberto Cláudio.
Ao desmaiar, Cid foi amparado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, e pelo vice-governador Domingos Filho. Os dois, ao lado do deputado Mauro Filho, da ex-secretária de Educação, Izolda Cela, e do ex-ministro dos Portos, Leônidas Cristino, disputam a indicação dele para encabeçar a chapa governista. Zezinho carregou Cid nos braços, ajudado por Domingos Filho.
Nos bastidores, comenta-se que Zezinho tem a preferência do governador para sucedê-lo. Mas Roberto Claudio nega que a decisão já tenha sido feita.  "De fato, ainda não há nenhum desfecho. Muita gente diz que já está decidido. Isso é conversa fiada. Eu tenho participado dessas conversas. Há um respeito muito grande do governador ao tempo e à própria expectativa da aliança. Vamos exaurir o diálogo para a gente chegar a uma decisão madura e que não cause traumas", disse o prefeito. "Até a próxima sexta-feira (27/06), antevéspera da convenção, vamos definir os nomes que representem esse sentimento de continuidade para poder cristalizar e solidificar os avanços do Cid com algumas mudanças em áreas específicas", completou.
Foi a segunda vez este ano que o governador cearense passou mal em um palanque. Em abril, também quando discursava, desmaiou durante inauguração de uma policlínica no interior cearense.  Na ocasião, Cid também estava envolto numa situação de escolha: deixar ou não o governo para tornar o irmão, Ciro Gomes, elegível.  Acabou não renunciando.
Nos últimos dias, Cid tem sido pressionado por partidos de sua base a anunciar o nome que terá seu apoio ao governo. Recebe ainda pressão pela vaga de candidato ao Senado. De um lado, tem o deputado federal José Guimarães (PT), que briga pela vaga. Do outro, o senador Inácio Arruda (PCdoB), que cobra apoio para reeleição. Na outra ponta, tem ainda o senador Eunício Oliveira (PMDB), que até abril deste ano era aliado e que diz que vai levar adiante a candidatura ao governo com ou sem apoio de Cid e do PT.
Questionado insistentemente por aliados, adversários e pela imprensa, Cid tem dito que vai deixar para "o último minuto do segundo tempo" o anúncio da chapa governista. Alega que não vai colocar o bloco na rua sem saber quem serão seus adversários. 
Nesta terça-feira, a assessoria do PROS-CE divulgou uma nota, convocando a imprensa para mais um encontro da base aliada com Cid e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.
A reunião será na quarta, às 18h, no Hotel Oásis Atlântico, na Avenida Beira Mar. Na ocasião, serão debatidas as coligações entre as sigas e outros assuntos relativos ao pleito deste ano. Nada de alimentar expectativa com o nome do candidato. "A chapa majoritária da base aliada e também os nomes do PROS-CE que devem disputar os cargos na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional serão divulgados no domingo, dia 29, quando será realizada a convenção estadual do partido", diz a nota.
Além da indefinição quanto ao escolhido do governador, o cenário político cearense segue indefinido por conta da possibilidade de o ex-senador Tasso Jereissati vir a ser o vice do candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves. 

Cid fora da propaganda do Pros

A propaganda institucional do Pros Nacional hoje à noite em Rádio e Televisão não trouxe Cid Gomes.
Quem falou foi Ciro Gomes:
"Cremos que milagre na participação popular produza por exemplo anistia, como já fizemos; as eleições diretas, quando nós fizemos; o fim da ditadura, como nós fizemos. O fim da inflação quando nós estamos fazendo com o Plano Real. Só a Política produz esses milagres na Terra. Por tanto nós temos que preservar a Política, como linguagem da democracia. E é a única".

Pros com Dilma e Ciro



Lúcio sobre Sarney

  1.  

  2. Li declaração de Sarney que seu problema foi a longevidade política. Após a morte de ACM passou a ser o último político de sua geração.

Cai treinador da Costa do Marfim

  1. Aqui na coletiva, o técnico francês Sabri Lamouchi anuncia que está deixando a seleção da Costa do Marfim. Ficou no comando por 2 anos

Fala Ceará

“Caveirão” do Governo pega fogo

O “caveirão” do BPChoque, da Polícia Militar do Ceará, pegou fogo, nesta terça-feira (24), ao tentar passar por uma barreira de pneus incendiados, no Pecém, durante manifestação realizada por trabalhadores da CUT.
Confira as fotos.
01 02 03 04

Fala Ciro Gomes

"Não há veto por parte do PROS, muito menos de algum partido da coligação governista, ao nome do deputado José Guimarães (PT-CE) como candidato ao Senado Federal na base de apoio de 24 legendas no Estado. A informação é do secretário de Saúde, Ciro Gomes. O governador, seu irmão Cid Gomes, não compareceu à convenção nacional da partido nesta terça-feira, 24, em Brasília.
A imprensa cearense tem noticiado que ao menos 14 partidos teriam se negado a apoiar o nome de José Guimarães, ex-líder da bancada petista na Câmara. De acordo com as notícias, haveria até a possibilidade de a rejeição ser formalizada por meio de um manifesto contra o nome do indicado pelo PT.
"Não procede"
“Não procede, nenhum único partido explicitou qualquer tipo de documento. Todos sabem, delicadamente, que nós vamos ter de viabilizar a vitória da chapa e do projeto que a presidenta Dilma representa. Todos nós sabemos disso”, afirmou Ciro Gomes.
No seu entendimento, não se pode perder de vista que está em jogo o futuro do país e do Ceará. Ele indicou que serão realizados os entendimentos necessários “sem deixar muitas arestas no caminho”.
Em relação à coligação com o PT local, Ciro Gomes afirmou que já há pré-acordo e a convenção estadual do PT delegou à Executiva Nacional a tarefa de ultimar esses entendimentos quanto à chapa. O PT postula e o PROS concorda com a vaga de senador na chapa para o deputado José Guimarães, salientou.
Cinco concorrentes
Quanto ao candidato ao Governo do Ceará há cinco concorrentes, todos com aval do PROS. De acordo com Ciro Gomes não haverá imposição de um nome. Estão concorrendo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque; o ex-secretário de estado da Fazenda, Mauro Benevides Filho; o vice-governador do Ceará, Domingos Filho; a ex-secretária de estado da Educação, Izolda Cela; e o ex-ministro da presidenta Dilma Rousseff e ex-secretário dos Portos,Leônidas Cristino.
Ciro diz que tem a expectativa de que os 24 partidos da coligação do PROS reúnam-se para conversar sobre o futuro do Ceará, discutindo como será o projeto de desenvolvimento para o Estado.
Mantendo o suspense, quanto ao nome para governador na chapa, Ciro Gomes afirmou que sairá “um pouco antes do próximo sábado”, data limite para definição. “Acredito que essa semana”, disse, lacônico.
Política Real questionou como Ciro Gomes avalia a desistência do senador José Sarney (PMDB-AP) de concorrer à reeleição ao Senado. Ele respondeu: “não estou informado sobre o assunto, desculpe”.
Jovem na política
O jovem brasileiro precisa se posicionar na política menos destrutivamente com vem fazendo hoje, no entendimento de Ciro Gomes. De acordo com ele, o jovem imagina que a política é um “pardieiro de pilantras, bandidos e mentirosos”. E que a juventude está tomando nojo disso.
Ciro Gomes destaca que mal sabem os jovens que o preço do feijão, da passagem de ônibus, por exemplo, só a política pode definir. “Precisamos dar aos jovens razões para ele militar, em qualquer partido. Para que ele renove a democracia brasileira que está novinha demais para se esclerosar tão rapidamente como está acontecendo”, destacou.
Cid Gomes em recuperação
Ciro Gomes afirmou que seu irmão Cid está bem, mas precisa se cuidar porque tem trabalhado muito. E que tem sofrido algumas agressões “completamente injustas”, que ele acaba “somatizando”. Segundo Ciro, Cid esteve desmaiado por cerca de três minutos em decorrência de uma queda de pressão arterial, no final de semana. “Incomodou muito a mim que o amo como filho e como irmão”, disse Ciro.
“Ele vai fazer exames complementares e volta com a bateria toda carregada para ajudar o Ceará a ficar em boas mãos”, completou.
(Por Maurício Nogueira, especial para Agência Política Real, com edição de Valdeci Rodrigues).

Cai treinador italiano

GLAUCO DE PIERRI - O ESTADO DE S. PAULO
24 Junho 2014 | 16h 30

O treinador comandava a equipe italiana desde 2010, e sua maior conquista foi o vice-campeonato da Eurocopa, em 2012

O experiente técnico Cesare Prandelli não é mais técnico da seleção italiana de futebol. Ele pediu demissão logo após a equipe ser eliminada da Copa do Mundoainda na primeira fase do torneio, nesta terça-feira – sua equipe jogava por um empate para continuar na competição, mas não foi bem,  perdeu por 1 a 0 para oUruguai e ficou apenas na terceira colocação no Grupo D.
Prandelli assumiu a seleção logo após a Copa de 2010, na África do Sul, quando os italianos também caíram na fase de grupos. 
Prandelli aconselha Balotelli, durante jogo contra Uruguai
Prandelli aconselha Balotelli, durante jogo contra Uruguai
REUTERS/Tony Gentile
Ele comandou a Azzurra em  51 partidas e obteve 23 vitórias, 16 empates e 12 derrotas. Seu maior resultado foi o vice-campeonato da Eurocopa de 2012, quando foi massacrado na final contra a Espanha por 4 a 0. 

Metade das oitavas de final

  1. Partidas das oitavas de final da definidas até o momento: x x x x

Terceiro binário

Prefeitura implanta binário nas ruas Cel. Jucá e Monsenhor Catão

Para viabilizar a intervenção, a sinalização viária será adequada ao novo sentido das vias ainda na noite de quarta-feira (25/06)
Além da alteração na circulação, um novo semáforo também será instalado no cruzamento da Monsenhor Catão com Santos Dumont (Foto: Queiroz Netto)
A partir desta quinta-feira (26/06), motoristas que trafegam nas ruas Cel. Jucá e Monsenhor Catão devem ficar atentos à alteração viária promovida pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC). Ambas as vias passarão a operar com sentido único de circulação para dar apoio à Av. Sen. Virgílio Távora, interligando o binário das avenidas Santos Dumont e Dom Luís, além de aumentar a segurança veicular.
Com as mudanças, a R. Cel. Jucá passará a ter sentido único norte/sul, entre a R. Canuto de Aguiar e Av. Santos Dumont, enquanto a R. Monsenhor Catão concentrará o fluxo veicular no sentido contrário, sul/norte, no trecho compreendido entre as avenidas Santos Dumont e Dom Luís,viabilizando um binário que irá otimizar os deslocamentos na região.
Além da alteração na circulação, um novo semáforo também será instalado no cruzamento da R. Monsenhor Catão com Av. Santos Dumont para garantir um acesso mais seguro para veículos e pedestres, reduzindo os riscos e conflitos de acidentes.
Para viabilizar a intervenção, a sinalização viária será adequada ao novo sentido das vias ainda na noite de quarta-feira (25/06), quando agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) estarão no local para orientar os motorista.
Este é o terceiro binário em Fortaleza:
Imperador-Tristão Gonçalves.
Dom Luiz-Santos Dumont.
Monsenhor Catão-Coronel Jucá.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...