quarta-feira, julho 26

Ciro diz que Temer é uma "múmia"

O ex-ministro, ex-governador e presidenciável Ciro Gomes (PDT) afirmou nesta quarta-feira (26), que o presidente Michel Temer (PMDB) é uma "múmia" que foi colocado na posição de segundo mandatário do país pelo Lula e pela "frouxidão" de uma certa fração pragmática do PT. A declaração foi dada durante uma transmissão ao vivo feita na página oficial do pedetista no facebook. 

Na transmissão, Ciro também elencou três motivos que levaram ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). "O primeiro é dos políticos de A a Z, passando pelo Lula, que querem o fim da Lava Jato". O ex-ministro apontou que o segundo interesse era da classe empresarial, que queria controlar o orçamento através da emenda constitucional que estabeleceu um limite para os gastos públicos, que não pode ser maior do que a inflação do ano anterior. Segundo o ex-governador, o único gasto livre é o "menos social de todos", que é o juros da dívida. Como terceira razão ele aponta os interesses estrangeiros e cita a atual gestão da Petrobras, comandada por Pedro Parente, como exemplo. "O presidente da Petrobras do governo golpista fez uma carta convite agora, ou seja uma licitação dirigida para 17 empresas, todas estrangeiras".

Ciro disse que as reformas aprovadas pela gestão de Michel Temer, como a trabalhista e a do teto dos gastos públicos, ainda são possíveis de serem revogadas. Sobre a emenda constitucional que disciplina um limite para os gastos públicos, ele faz uma ressalva. "Há uma delas que vai ter um pouco mais de dificuldade, mas ela é tão explosivamente hostil e impraticável , que quando começar o novo governo em 2019 vai ficar flagrante a física impossibilidade de se praticar, me refiro aquela que foi chamada na Câmara de PEC 55"

Reprodução (Facebook)
O presidenciável também criticou o nível atual da taxa de juros. "Não há nenhuma razão técnica para que a taxa de juros hoje não seja no máximo 5%, no mundo inteiro hoje a taxa de juros é negativa".

Nesta quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, decidiu cortar em um porcento a taxa básica de juros, deixando em 9,25%, o menor valor em quatro anos.

Na Santa Praia


Paysandu x Ceará

Fortaleza Instrumental

O festival que movimenta a cena da música instrumental de Fortaleza está de volta! O evento que já teve entre suas atrações`, Toninho Horta, Wagner Tiso e Zé Menezes, entre outros grandes nomes da música instrumental brasileira, acontece nos dias 28 e 29 de julho, no SESC Iracema, com vasta programação gratuita que inclui shows, seminários e oficinas.
Em sua quarta edição, o Festival Fortaleza Instrumental, seguindo sua essência de sempre priorizar um timbre musical, dedica-se aos instrumentistas que desenvolvem trabalhos com instrumentos de percussão (a primeira edição foi dedicada às cordas, a segunda aos tecladistas, e a terceira aos instrumentos de sopro) e reúne nomes de referência do gênero, proporcionando intercâmbio com instrumentistas de vários estados do país.
“Nada mais oportuno, pois a prática musical percussiva tem crescido muito em Fortaleza”, explica o idealizador e coordenador geral da mostra, Pingo de Fortaleza.
Nesta edição com curadoria do produtor cultural Arnóbio Santiago, o público será presenteado com dois seminários, 6 oficinas e shows.
Os shows que acontecem, dias 28 e 29 de julho, sempre das 19h30 às 22 horas, serão de Marco Lobo e Marcos Suzano, dois dos maiores percussionistas brasileiros com experiências entre os grandes nomes da música nacional e também internacional e do talentoso percussionista cearense Hoto Júnior, além dos grupos Caravana Cultural com regência de Marcelo Santos e dos grupos da Orquestra Solar de Tambores; a de iniciantes regida por Fernanda Brasileiro e a principal com regência do griô Descartes Gadelha.
Outra grande característica do festival está em seu caráter de formação com atividades de oficinas temáticas, tais como a de Pandeiro Brasileiro ministrada por Marcos Suzano; a de Ritmos Nordestinos, com Hoto Júnior e a de Ritmos Mineiros com Marcus Lobo, além das de práticas de maracatu e outros ritmos africanos, dirigidas por Marcelo Santos, Descartes Gadelha e pela Doutora em Música, Catherine Furtado, que também protagonizará o seminário que discutirá o ensino da percussão nas escolas públicas do Estado do Ceará. As inscrições estão abertas até amanhã na sede da Associação Solar (Av. da Universidade, 2333, Benfica), das 9h30, às 15h30.
Toda a programação do 4º Festival Fortaleza Instrumental é gratuita e conta com apoio do Sesc e da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará através da Lei do Mecenato.
A programação completa do evento se encontra na página https://www.facebook.com/fortalezainstrumental/
Serviço
4º Festival Fortaleza Instrumental
Shows, oficinas e seminários
Sesc Senac Iracema
Rua Boris, 90C, Praia de Iracema (ao lado do Dragão do Mar)
Dias 28 e 29 de julho
Seminários: 9h às 11h30
Oficinas: 13h as 19h
Shows a partir das 19h30
Inscrições e informações: (085) 3226 1189
Associação Cultural Solidariedade e Arte (Solar)
Avenida da Universidade, 2330 - Benfica
Evento no Facebook:

Balanço do Halleluya 2017

O maior Festival de Artes Integrada do Brasil, o Halleluya 2017, que aconteceu entre os dias 19 e 23 de julho, no Condomínio Espiritual Uirapuru, mais uma vez surpreendeu pelo público que passou pelo evento durante os cinco dias, foram mais de 1 milhão de pessoas, que mesmo sob ameaça de chuva, nos dois primeiros dias, não desistiram de prestigiar e curtir toda a programação que o Festival ofereceu.
Foram mais de 30 atrações, 300 horas de música dos mais variados ritmos (Rock, Sertanejo, Pagode, Axé, Pop Rock) e apresentações artísticas de várias cidades do Brasil. Outro ponto que chamou atenção do público foi a infraestrutura de palco, que este ano estava mais amplo que os anos anteriores, também, o Espaço da Misericórdia, que se destacava pela sua imponente entrada com formato de arcos, que fazem parte da história da Comunidade Shalom.
Além das opções de diversão as pessoas que circularam no Halleluya foram de coração aberto para se doarem ao próximo, reflexo disso podemos ver nas doações de alimentos com um total de uma tonelada e meia, na doação de sangue por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Ceará (Hemoce), que somou 823 bolsas de sangue doadas e 25 cadastros de medula óssea, dados que podem chegar a salvar mais de 3 mil vidas.
Outro ponto de destaque na solidariedade foi no estande da Promoção Humana, que atendeu em todos os serviços, uma média de 1000 pessoas nas mais diversas situações sociais e humanas.
Já no Espaço da Misericórdia, foram registrados mais de 2.500 confissões nas cinco noites, mais de 4.000 atendimentos de oração e aconselhamento e uma média de 1.700 pessoas que realizaram cursos de formação humana e espiritual.
Em um dos espaços mais badalados e procurados pelo público jovem, a Arena Cultural, pôde ser registrado um público de 1.500 pessoas na Tenda Eletrônica; 488 no Adventure; 218 no Palco Alternativo (Quero Mais) e 1021 no espaço de Games, que fez toda a diferença este ano.
E a criançada também se divertiu e rezou no espaço Halleluya Kids, que contou com a presença de 1000 pequeninos em uma estrutura lúdica e divertida, que interagia diretamente com a linguagem das crianças.
Visitas especiais e internacionais:
O evento contou com a presença especial do Governador Camilo Santana, que visitou e fez questão de conhecer de perto o Festival Halleluya. “Neste momento em que a sociedade precisa tanto alimentar o espírito de solidariedade, acolhimento e paz, eu sinto que o Halleluya traz isso para nossa cidade e o nosso Estado. É um evento oficial do calendário do Ceará e a Comunidade Shalom tem um papel essencial no acolhimento das pessoas que necessitam de uma atenção especial, trazendo o resgate da dignidade humana e espiritual”, disse o governador. 
Três bispos de outras partes do Brasil e do mundo também visitaram e participaram do Festival Halleluya, como o Monsenhor Arborelius, de Estolcomo na Suécia; Dom Edmilson, de Gaurulhos (SP) e o Dom Rosalvo, Bispo Auxiliar de Fortaleza.
De acordo com Padre Silvio Scopel, um dos organizadores do evento e Assistente Local da Comunidade Shalom, “o Halleluya é um evento que alcança todos os públicos. Alcança os mais pobres, os empresários, as autoridades políticas e a igreja”. 

Salmito, Zezinho e Sabino os mais influentes

Produto do Grupo de Comunicação O POVO com lançamento marcado para amanhã, o Anuário do Ceará 2017-2018 traz um “raio X” dos parlamentares mais influentes do Estado.
A eleição é feita pelos próprios vereadores, deputados e senadores, em votação anônima entre eles – tendo cada um o direito a três votos.
Congresso Nacional: Cabo Sabino (PR)
No resultado, maior surpresa fica por conta da bancada cearense do Congresso Nacional, com o deputado federal Cabo Sabino (PR) liderando lista dos mais influentes com oito votos. No ano passado, o vice-líder do PR e atual coordenador da bancada do Ceará recebeu apenas três indicações.
Atual presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e presidente interino do PSDB Nacional, Tasso Jereissati (PSDB) aparece na segunda colocação, com sete votos. Presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB) ficou com a terceira posição, com seis votos.
Seguem o peemedebista Vitor Valim (PMDB), com cinco votos, Moses Rodrigues (PMDB), com quatro votos, e Raimundo Gomes de Matos (PSDB), José Guimarães (PT) e José Airton (PT), com três votos cada.
Assembleia Legislativa: Zezinho Albuquerque (PDT)
Na Assembleia Legislativa, o presidente da Casa, Zezinho Albuquerque (PDT), manteve ampla liderança com 28 votos. Ele é seguido do líder do governo na Casa, Evandro Leitão (PDT), com 23 votos. Maior surpresa fica na terceira colocação, com o oposicionista Roberto Mesquita (PSD), que somou 13 indicações.
Eles são seguidos pelo 1º vice-presidente da Assembleia, Tin Gomes (PHS), com 12 votos, pelo líder da oposição Capitão Wagner (PR), com sete votos, e por Heitor Férrer (PSB) e Sérgio Aguiar (PDT), com cinco votos cada. Dividem a 7ª posição, com quatro votos cada, Dra. Silvana (PMDB), Elmano Freitas (PT), Fernando Hugo (PP) e Renato Roseno (Psol).
Câmara Municipal: Salmito Filho (PDT)
No parlamento de Fortaleza, lidera mais uma vez o presidente da Câmara Municipal pelo terceiro mandato, Salmito Filho (PDT). Maior ascensão fica com Adail Júnior (PDT), que aparece na segunda colocação com 20 votos – no ano passado, ele teve 11. Só em terceiro aparece o líder do governo na Casa, Esio Feitosa (PPL), com 15 votos.
Depois dele, aparece Acrísio Sena (PT), com oito votos, Guilherme Sampaio (PT), com 6 votos e Larissa Gaspar (PPL), com quatro votos. Dividem a sétima posição, com três votos cada, Didi Mangueira (PDT), Gardel Rolim (PPL), Idalmir Feitosa (PR), Márcio Martins (PT) e Soldado Noélio (PR).
www.opovo.com.br

Teste da Linguinha

O exame foi feito junto à cama da mãe no dia seguinte, após o nascimento. Henry Lourenzo respondeu bem aos estímulos da fonoaudióloga, que constatou não haver nenhum problema relacionado ao frênulo da língua, ou seja, o freio da língua. O procedimento é mais conhecido como teste da linguinha ou ainda Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês e tem o objetivo de detectar as possíveis alterações no mecanismo anatômico da boca. No Hospital Geral César Cals (HGCC), da rede pública do Governo do Ceará, todo bebê que nasce passa pelo teste e, os que apresentam alguma alteração, são encaminhados para o acompanhamento no ambulatório e soltura do frênulo.
“O teste é muito importante para o nosso filho, porque a gente já sai do hospital sem preocupação, sai mais segura”, afirma Kilvia de Lucena Bezerra, mãe de Lourenzo. O resultado não podia ser melhor. Após o primeiro exame, Henry, do município de Morada Nova, nascido de parto normal, com 34 semanas, está mamando bem, pois começou a pegar a mama de maneira correta. Para o teste, é realizada uma triagem em todos os bebês nascidos no César Cals e permanecem no Alojamento Conjunto, ao lado da mãe, e não apresentam alterações craniofaciais. Os que ficam na Unidade Neonatal são avaliados posteriormente, à medida que vão se desenvolvendo e apresentam condições de emitir as respostas orais necessárias para a realização do exame.


O teste da linguinha, que deve ser feito a partir de 24 horas após o nascimento da criança, está diretamente voltado para evitar, primeiramente, o desmame precoce do bebê. Além disso, com a verificação da alteração do frênulo, é possível detectar se haverá prejuízos na sucção e deglutição, o que ocasiona o desmame precoce e o bebê para de mamar. “Como Hospital Amigo da Criança, o desmame precoce é o principal elemento considerado, porém o teste também previne sobre problemas relacionados à fala”, esclarece Edna Maria dos Santos Lopes, fonoaudióloga responsável. No Hospital César Cals, o teste acontece em duas etapas.
A fonoaudióloga explica que no “primeiro momento, é realizado o exame clínico, que testa a parte anatomofuncional, na qual é avaliada toda a cavidade oral do recém-nascido. Em seguida é feita a sucção não nutritiva, com dedo enluvado, que consiste no teste para saber como está a sucção da criança. Logo após, é feita a sucção nutritiva, ou seja, a criança mamando no peito da mãe. É neste momento que é observada a maneira correta da amamentação, como a pega, a posição certa, a forma como criança está sugando o leite”. É nessa etapa que são identificadas as possíveis dificuldades. Com isso, as mães recebem orientações quanto à forma correta de amamentar, coordenação de sucção, deglutição e respiração.
Se os resultados forem favoráveis, é dada a alta do bebê. Caso contrário, eles são encaminhados para uma avaliação mais específica. “A segunda etapa, que acontece no ambulatório, consiste em uma avaliação geral seguindo o protocolo que aborda quesitos como a avaliação geral do recém-nascido, se ele está sonolento, reposta neurológica aos estímulos, avaliação anatomofuncional, alimentação, sucção nutritiva e não nutritiva e as principais queixas”, diz Edna. Conforme o resultado, de acordo com o somatório dos pontos definidos no protocolo, o bebê é encaminhado para realizar a soltura do frênulo, que é feito por um médico ou odontopediatra.
​Neste caso, os pais não precisam se preocupar. O Hospital César Cals tem parceira com os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), também da Secretaria da Saúde do Ceará, que realizam o procedimento de soltura, pequena incisão feita abaixo da língua. Só então a mãe e o bebê retornam ao ambulatório do HGCC, após oito dias, para uma nova avaliação e posterior alta. Se algum problema persistir, assim como as queixas sobre a irritabilidade, respiração e amamentação, a mãe é orientada, conforme cada caso, para o acompanhamento específico.
Bernardo Lourenço, que nasceu de 34 semanas, precisou passar por todas as etapas. A mãe, Érica Maria da Silva, moradora de Caucaia, conta que o exame proporcionou um conhecimento melhor sobre os problemas apresentados pelo filho e, com isso, soube o que precisava ser feito. Após a soltura do frênulo, ela trouxe o filho para mais uma avaliação. Mesmo não conseguindo o resultado esperado, devido ter uma anatomia alterada, muitos avanços foram conquistados. “Ele não conseguia mamar direito, chorava muito, era muito irritado. Depois do procedimento, ficou mais confortável. Eu achava até que meu leite era pouco”, relata Érica, mais aliviada. O acompanhamento de Bernardo será continuado por conta da especificidade do caso.
Quem voltou para casa, em Itapajé, no interior do Ceará, mais tranquila, foi Francimary Bezerra Martins. O filho Isaac, que nasceu prematuro de sete meses, passou por mais uma avaliação. De acordo com o resultado, ele está bem, com todas as funções normais e respondendo aos estímulos corretamente. “Eu estou bem e tranquila porque está tudo bem com o meu filho”, comemora Francimary. Durante a consulta, a fonoaudióloga ressalta que, além de alimentar, a amamentação exercita toda a musculatura da boca.
Atendimento
O Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês passou a ser obrigatório com a publicação da Lei 13.002. No HGCC, o teste é realizado desde 2015. Além da avaliação hospitalar, há ainda o retorno ambulatorial que é feito sempre às segundas-feiras, de 7 às 11 horas. Semanalmente, 15 a 20 bebês são atendidos no César Cals. Por mês, em torno de 80 são avaliados. De janeiro a junho desse ano, quase 500 bebês foram atendidos no ambulatório do Hospital Geral César Cals.
Fotos e texto: Assessoria de Comunicação do HGCC

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...