quinta-feira, janeiro 11

Cineasta e jornalista Rogerio Nogueira recebe amanhã cidadania moradanovense

Amanhã (12), a Câmara Municipal de Morada Nova (Avenida Manoel de Castro, 764 - Centro), numa sessão solene, promove a entrega do Título de Cidadania Moradanovense ao jornalista e cineasta Rogerio Nogueira. 
O Título de Cidadão foi uma propositura dos vereadores Rose Mayre Monteiro e Jorge Brito, este último presidente da Câmara. 
Rogerio Nogueira é natural de Fortaleza e tem desenvolvido trabalhos culturais em Morada Nova. Dentre eles, o curta-metragem “Onde fica Uiraponga?”, que teve sua estreia no Cine Ceará 2013, na Mostra “Olhar do Ceará”. E Também o longa-metragem Vaqueiros, 2015. O filme ganhou fronteiras internacionais, sendo distribuído pela amazona.com.

TCE-Ce dá posse para biênio 2018-2019


Fotos Comunicação-Divulgação TCE-CE

Em sessão extraordinária solene, realizada no Plenário do Edifício 5 de Outubro, no Centro de Fortaleza, aconteceu a posse dos Dirigentes do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) para o biênio 2018/2019.
O presidente da Corte, conselheiro Edilberto Pontes, o vice-presidente, Rholden Queiroz e o corregedor, Valdomiro Távora, foram reconduzidos aos cargos por mais dois anos. O conselheiro substituto Davi Barreto assume a função de ouvidor. As leituras dos Termos de Posse foram realizadas pelo secretário-geral da Corte, Teni Cordeiro. 



O conselheiro decano Alexandre Figueiredo procedeu a recondução do cargo de presidente ao conselheiro Edilberto Pontes. Coube a ele a fala inicial, direcionada às comunidades de controle externo, da administração pública e à sociedade cearense, enaltecendo a capacidade dos técnicos do TCE-CE.
Já empossado, o presidente Edilberto Pontes iniciou seu discurso citando o livro de Eclesiastes (9:10): “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”. Pontes reforçou a necessidade de unir forças para continuar a fazer do TCE um órgão forte, respeitável e relevante para a sociedade. “Nada se faz sozinho, cada um coloca seu tijolo nessa construção, é obra coletiva formada por membros, servidores, auxiliares, colaboradores terceirizados, estagiários que contribuem para uma melhor instituição”.

 

Durante a solenidade, o conselheiro Edilberto Pontes agradeceu a confiança do colegiado, que o elegeu para mais um biênio, e falou das expectativas para a nova gestão, fortalecendo a ideia de continuar a missão do “Tribunal de Contas do Século XXI”, preocupado em prestar contas à sociedade, fazendo o uso de modernas técnicas de fiscalizações, otimizando os trabalhos, realizando aquisição de softwares e capacitações.
Citou, ainda, a abertura de novas frentes de trabalho com análise de concessões e contas de governo, visitas ao interior, aproximação da sociedade através de palestras, eventos e visitas guiadas, além de congressos internacionais. Também destacou o papel fundamental da Escola de Contas na capacitação de servidores, gestores e da sociedade, com cursos gratuitos, presenciais e a distância.

 

“É um desafio muito grande. Ano passado assumimos a fiscalização municipal, e esse é o nosso desafio agora: que a fiscalização nos municípios seja efetiva, forte. Temos muita confiança de que isso vai se consolidar nos próximos dois anos”, ressaltou. O conselheiro também destacou que pretende dar mais agilidade aos julgamentos das contas com utilização do “Sistema Ágora”. “Queremos evitar a desadministração, mas quando ela ocorre as sanções são aplicadas. Meu respeito, agradecimento e reconhecimento aos servidores, que são verdadeiros pilares desta Corte, e aos meios de comunicação, que mostram à sociedade as nossas ações.

 

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, desejou sucesso aos empossados e avaliou satisfatoriamente as diretrizes adotadas pelo Tribunal de Contas do Estado. “O presidente reeleito, Edilberto Pontes, é homem de perfil e de formação técnica, que tem atribuído ao Tribunal muita responsabilidade em tratar os gastos públicos com mais eficiência, com mais qualidade, adotando uma postura para além da fiscalização, também se preocupando em educar, em informar, em trabalhar junto com os poderes que executam os recursos públicos. Ele fez um grande primeiro mandado, uniu o Poder e não tenho dúvida de que tem todas as razões, agora com ainda mais experiência, para fazer um trabalho que deixe um legado importante para este Tribunal”, declarou o Prefeito, acrescentando a importância das novas funções acumuladas pela instituição a partir do segundo semestre do ano passado. “Esta nova missão inclui não somente a fiscalização de órgãos e poderes do Estado, como os poderes legislativos e executivos dos municípios. Certamente, o papel deste Tribunal ganha em responsabilidade e em grandiosidade. Juntos, temos que nos responsabilizar não só em gastar o recurso público correta e legalmente, mas com eficiência”, pontuou.
A governadora do Estado do Ceará em exercício, Izolda Cela, apostou em uma gestão ainda mais promissora ao longo do biênio em curso. “Nós sabemos que a gestão pública precisa avançar ainda mais, tanto em relação à regularidade, quanto eficiência e probidade. O TCE tem essa importante presença de controle social. A expectativa é de que possamos seguir progredindo e agregando equipes diante de processos avançados”, finalizou.
Segundo o presidente do TJCE, Gladyson Pontes, “é necessária essa interlocução entre as instituições para o bom andamento dos trabalhos. A sociedade ganha com mais celeridade e transparência”, afirmou o desembargador.

 

As primeiras vibrações de sucesso para o biênio foram entoadas pelo coral Vozes da Corte, sob a regência do maestro Carlos Prata e acompanhamento do pianista Sérgio Medeiros, que, além de músicas cearenses, cantou os Hinos Nacional Brasileiro, com participação especial da cantora lírica Liane Macêdo, e do Estado do Ceará. As ações e realizações do TCE Ceará foram apresentadas ao público em um vídeo institucional produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Corte.
Compuseram o pleno da sessão extraordinária os conselheiros Alexandre Figueiredo, diretor-presidente do Instituto Plácido Castelo e presidente em exercício; Valdomiro Távora, Edilberto Pontes, Rholden Queiroz, Patrícia Saboya e Ernesto Saboia, os conselheiros substitutos Paulo César de Souza e Davi Barreto e o procurador-geral do Ministério Público Especial junto ao TCE Ceará, Aécio Vasconcelos.

 

A mesa de honra foi formada pela governadora em exercício do Ceará, Izolda Cela; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque; o presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Gladyson Pontes; a conselheira do Conselho Nacional de Justiça, Desembargadora Iracema do Vale; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral no Ceará, Desembargadora Nailde Pinheiro; a defensora Pública Geral do Estado, Mariana Lobo; o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; o procurador-geral de Justiça, Plácido Rios; o ministro Emérito do Tribunal de Contas da União, Ubiratan Aguiar; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará, Marcelo Mota. A solenidade também foi prestigiada por autoridades municipais, estaduais e nacionais, servidores e colaboradores da Corte e de outras instituições públicas e privadas e pela imprensa.

TCE-CE nomeia mais 18 aprovados nos concursos de 2015

Dezoito aprovados nos últimos concursos promovidos pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará  (TCE-CE) foram nomeados pelo presidente Edilberto Pontes. A lista dos nomes foi publicada no Diário Oficial do órgão de número 236 e vem sendo atualizada em edições seguintes à medida que ocorrem desistências.
A relação contém 4 técnicos na área de Suporte Administrativo Geral e 14 analistas de Controle Externo, sendo cinco na área de Auditoria Governamental, sete na Jurídica, um de Obras Públicas e um de Tecnologia da Informação.
Essas foram as últimas nomeações decorrentes dos concursos de 2015. No total, foram 52 cargos preenchidos: um de conselheiro substituto, um de procurador de contas, 40 de analista de Controle Externo e 10 de técnico de Controle Externo.

Dentre os analistas, foram 20 na área de Auditoria Governamental, dois de Obras Públicas, três de Tecnologia da Informação, 13 de Jurídica, um de Ciências Contábeis e um de Biblioteconomia. No conjunto dos técnicos, foram três de Auditoria de Tecnologia da Informação e sete de Suporte Administrativo Geral.

Empate no jogo dos pênaltis na abertura do Cearensão 2018

Deu empate em 1 a 1 com gols de pênaltis entre Iguatu e Ferroviário, ontem à noite, no estádio Morenão, em Iguatu, na abertura do Cearensão 2018.

O Ferroviário abriu o placar com Janeudo, aos 40 minutos do primeiro tempo. O Iguatu empatou aos 12 minutos com Elanardo.

Iguatu: Gleibson; Ceará, Luis Fernando, Albano e Elvis; Michel, Dedê, Elanardo e Otacilio Neto (Zé Lopes); Otacílio Marques e Testinha (Canga) - Técnico: Roberto Carlos.

Ferroviário: Bruno Colaço; Iranilson, Afonso, Túlio e Sávio; Glauber, Liniker, Léo Paraiba (Valdeci) e Janeudo; Valdo Bacabal (Mota) e Luis Soares (Andrei) - Técnico: Carlos Rabelo.

Cartões amarelos: Dedê, Otacílio Neto, Elanardo e Testinha.

Alphaville Urbanismo lança novo site oficial com navegação mais veloz e interativa


Com uma grande modernização de layout e de conteúdo, a Alphaville Urbanismo estreou nesta semana seu novo site oficial, projetado para oferecer ao visitante mais velocidade, interatividade e prazer durante a navegação. Desenvolvido pela Accenture Interactive, o portal é mais rápido que a versão anterior e traz facilidades como um sistema de busca mais eficaz das informações dos 103 empreendimentos da empresa pelo Brasil, além dos lotes comerciais e das Cidades Alpha. Tudo foi planejado com base no conceito mobile first, em que o foco inicial se direciona aos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, e em seguida para desktops.
O conteúdo também foi reformulado e, agora, se apresenta em formato storytelling, uma tendência que a empresa vem adotando em sua comunicação. Os visitantes podem saber detalhes sobre a história da companhia, desde o seu início em Barueri, passando pela expansão para os outros estados e a criação de diferentes produtos. Também não ficou de fora a apresentação do conceito de desenvolvimento urbano sustentável propagado pela empresa.
O novo site também é mais amigável e abre espaço para os clientes contarem suas experiências, com depoimentos de pessoas que compraram imóveis nos residenciais Alphaville e Terras Alpha além de mostrar fotos publicadas por eles nas redes sociais.
Outra inovação da página é a interatividade, que agora é feita tendo o Whatsapp como ponto de contato adicional. Desta maneira, os interessados podem tirar dúvidas a respeito dos empreendimentos e resolver questões diretamente com a equipe de atendimento.
“A reformulação de nosso site oficial foi um processo que demandou quase um ano entre planejamento e execução. Analisamos diversas informações como quais eram as tendências do mercado e o que os visitantes sentiam mais faltam quando procuravam informações sobre nós”, comenta Klaus Monteiro, diretor Comercial da Alphaville Urbanismo.
Segundo Klaus, o desenvolvimento do novo site é mais uma etapa do processo que envolve o reposicionamento digital da companhia. Nos últimos anos, a Alphaville Urbanismo vem investindo fortemente na comunicação via redes sociais, principalmente no Facebook, onde conta com três páginas oficiais, uma para o institucional, outras duas para as linhas de produto Alphaville e Terras Alpha. A empresa ainda é ativa no Instagram e no LinkedIn.
“O novo sistema é mais intuitivo e permite que o usuário tenha uma experiência completa, podendo conhecer a empresa, seus produtos e entrar em contato de maneira fácil sempre que preciso, seja qual for o seu interesse”, completa Klaus.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...