domingo, novembro 5

Mais de 100 mil não fazem o Enem 2017 no Ceará

No Ceará a abstenção no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 hoje foi de 27,6%. Faltaram ao exame 100.809. Do total de 365.253 inscritos, 264.444  (72,4%) fizeram provas neste domingo. No Brasil, a abstenção hoje foi de 30,2%. É maior desde 2009, quando começou o Enem. que foi de 37,7%.
O primeiro dia de provas do Enem 2017 no Ceará foi considerado normal pelos organizadores. Fora os contratempos de candidatos barrados por falta de documento de identificação e por terem chegado atrasados, os demais fizeram as provas de Redação e Ciência Humanas sem percalços. Não foi identificada nenhuma tentativa de fraude​ no Estado. Estavam aptos a fazer o Enem hoje no Ceará 365.253 candidatos em 120 cidades. Compareceram 264.444 (72,4%). A abstenção juntando o pessoal que faltou e os que foram barrados por falta de documento de identificação e atrasados foi de 100.809 (27.6%).
Os candidatos cearenses reclamaram do tema da Redação: "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil". Para Youri Matheus, de 20 anos que cursa Odontologia, mas quer Medicina e fa o Enem pela quarta vez, "a Redação foi muito amarrada. O tema foi nada agradável. Não ajudou em nada, porque a gente só poderia explorar na dissertação dentro da lei".
Já Jorge Alan, de 19 anos, que faz o Enem pela quinta vez, foi mais radical: "simplesmente não fiz a Redação. O tema era difícil e não ajudou muito. Optou por não fazer, até porque já curso Nutrição e vim mais para testar meus conhecimentos".
Samy Chagas, de 16 anos e Ana Carolina, de 17 anos, chegaram cedo no Campus Centro do Centro Universitário Estácio do Ceará, em Fortaleza. Eles são os adiantados do Enem. "Tudo para evitar uma adrenalina que sobe quando a gente chega perto da hora", destacou Samy. Para Ana Carolina, "chegar cedo significa tranquilidade para fazer as provas. Dá tempo colocar o papo em dia com os amigos e fazer o Enem segura".
Duas estudantes do Colégio Christus até que chegaram cedo, mas não fizeram o Enem porque esqueceram um documento de identidade em casa. Os pais delas ainda foram buscar, mas quando retornaram os portões já estão fechados, no Centro Universitário Estácio do Ceará.

 

'Tema muito amarrado', diz candidato sobre Redação do Enem 2017

Youri Matheus, de 20 anos, foi o primeiro a deixar o local de provas do Enem, no Centro Universitário Estácio do Ceará, em Fortaleza. Ele usou exatamente as duas horas mínimas de provas hoje. "Os conhecimentos da Ciências Humanas foram boas, mas a Redação com o tema dos surdos não gostei, porque só podia desenvolver dentro da lei, que é muita amarrada. Então este tema de direitos humanos em nada me ajudou, porque é muito amarrado", criticou. Youri faz o Enem pela quarta vez. Já cursa Odontologia, mas quer Medicina

Candidato não gostou do tema e não fez a Redação

O estudante de Nutrição, Jorge Alan, de 19 anos optou por não fazer a Redação com o tema 'Desafios para formação educacional de surdos no Brasil'. "Já não estava muito afim de fazer a Redação e quando veio este tema difícil foi que optei em não fazer. Estou fazendo o Enem bem pela quinta vez somente para testar meus conhecimentos", disse Jorge Alan ao sair das provas realizadas no Centro Universitário Estácio do Ceará-Campus Centro

AGF no Enem 2017

O vendedor Carlos Antônio, conhecido como Dedé, se arrependeu de ter trazido água para vender no Enem, na entrada do Centro Universitário Estácio do Ceará, no Centro de Fortaleza, hoje: "Os candidatos já trazem água de casa", lamenta. Dedé trouxe no isopor 70 garrafas de meio litro de água mineral, mas só conseguiu vender 20 a R$ 2,00 cada. "No próximo domingo vou trazer é caneta com tinta preta que vende mais", adiantou

Inep informa tema da Redação do Enem: "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou o tema da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017): Os participantes do fazem Redação sobre “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.

Adiantados e barrados do Enem 2017 em Fortaleza

Tem os atrasados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Pois bem, tem também os adiantados. Sao os casos de Ana Carolina, de 17 anos e Samy Chagas, de 16 anos (foto). Eles chegaram às dez da manhã no Centro Universitário Estácio do Ceará, Campus do Centro de Fortaleza para prova que começou ao meio dia e meia.
"Evito assim intranqulidade e não tenho tanto nervosismo", disse Ana Carolina que faz o Enem pela terceira vez. Quer cursar Engenharia da Produção. Está no terceiro ano no Colégio Farias Brito.
Samy afirmou que chegar adiantado "evita grande adrenalina". Ele quer Direito. Samy faz o terceiro ano no Colégio 7 de Setembro.
Três candidatas ao Enem 2017 no Centro Universitário Estácio do Ceará, unidade Centro, foram barradas. Jéssica Costa (foto embaixo), de 22 anos, chegou cinco minutos atrasada. "Fiz confusão com o Horário de Verão", lamentou. Ela tentaria o Enem pela segunda vez. "Já faço faculdade de Medicina Veterinária, mas estava pensando em outra opção de curso, mas não deu. Fica para o próximo ano", afirmou.
As outras duas alunas barradas não quiseram se identificar. Elas fazem o terceiro ano do Colégio Christus e estavam sem documento de identificação. Até que chegaram cedo por volta das 11 horas e pediram para os pais pegarem a identificação em casa, mas eles voltaram quando os portões já tinham sido fehados.​

Começa o Enem 2017

Os mais de 101 mil estudantes de escolas públicas no Ceará, ​que fazem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 hoje (5) e no próximo domingo (12) usam o passaporte Enem para se transportar de graça nos ônibus e vans do Estado. Além disso eles recebem o kit Enem com garrafa de  água mineral, frutas, barra de cereal e caneta.
Em Sobral, a 240 quilômetros de Fortaleza, a Prefeitura liberou a catraca do Metrô neste domingo e no próximo a partir das dez da manhã até sete da noite, com intervalo de duas às três da tarde, para os mais de 11 mil participantes do Enem, independentes de serem de escola pública ou particular.
No Ceará são 365.253 inscritos no Enem 20178, sendo 125.742 em Fortaleza com maior número de candidatos. A cidade, que inscreveu menos dentre as 120 onde acontecem prova no Estado foi Santana do Cariri com 362. Juazeiro do Norte tem 14.834 inscritos, seguido por Caucaia com 13.293 e Sobral com 11.146.
O maior número de inscritos no Ceará está na faixa etária dos 17 anos (59.028 candidatos) e o menor acima de 60 anos (504). Menores de 16 anos são 8.358. Com 16 anos são 22.434 estudantes no Estado. Com 18 anos estão 57.262 candidatos.

Dia da Cultura

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...