quinta-feira, abril 12

Areninhas para Fortaleza

O prefeito Roberto Cláudio e o governador Camilo Santana lançaram nesta quinta-feira o pacote de construção de 16 novas Areninhas na cidade de Fortaleza. A Ordem de Serviço para a construção da Areninha do Sítio Córrego, no bairro Mondubim, na Regional V, foi assinada, durante a solenidade que ocorrerá no Sítio Córrego, na Rua Seis com Rua Dez. As obras fazem parte do conjunto de ações integradas entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza, por meio do Projeto “Juntos por Fortaleza”.
A Areninha Sítio Córrego receberá grama sintética, alambrado, redes de proteção, iluminação, arquibancadas, depósito, vestiários, acessibilidade e paisagismo. O entorno do campo também foi requalificado e ganhará iluminação pública com luz branca, academia ao ar livre, parque infantil, bancos, cachorródromo, quadra poliesportiva, quadra vôlei de praia e meia quadra de basquete, além da recuperação da ponte existente sobre o Riacho Martinho, transformando-se em uma área recreativa para diversas atividades.
A parceria entre o Governo do Estado do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza possibilitará a instalação de 16 novas Areninhas na Capital, ao longo do ano de 2018. O Projeto Areninhas instituído pela Prefeitura de Fortaleza a partir de junho de 2014, está urbanizando e requalificando campos de futebol em bairros com alto índice de vulnerabilidade social. O objetivo é entregar para a população equipamentos esportivos de qualidade, onde a comunidade possa, além de praticar atividade física, ter um espaço seguro de convivência, lazer e formação cidadã. Para isso, nas novas Areninhas também são implantados núcleos de projetos esportivos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel).
Atualmente, Fortaleza já conta com 22 Areninhas inauguradas e entregues à população. São elas: Campo do América (Meireles), Thauzer Parente (Quintino Cunha), Genibaú (Campo do Sevilha), Campo do Pici (CSU César Cals), Pirambu, Vila União, Aracapé, Conjunto Ceará (Polo de Lazer), Sítio São João, Barra do Ceará (Campo do Grêmio), Rodolfo Teófilo (Campo do Novo Ideal), Campo do Barroso, Sargento Hermínio, Beira-Rio, José Walter, Parque Dois Irmãos, Conjunto Esperança, Praia do Futuro I (Serviluz), Praia do Futuro II (Caça e Pesca), São Bernardo (Messejana), Planalto Ayrton Senna e Grande Bom Jardim.
Capital e Interior
Desenvolvidas pelo prefeito Roberto Cláudio como equipamento de lazer e, sobretudo, desenvolvimento social, as Areninhas ganham apoio do governador Camilo Santana para transformar a realidade em um número maior de mais comunidades em todo o Ceará. O Governo do Estado está investindo cerca de R$ 100 milhões na construção de 49 Areninhas no Interior. As obras são executadas pelo Estado, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com as prefeituras, que doam os terrenos. A iniciativa visa propagar nova dinâmica social nas cidades cearenses, com estrutura para prática esportiva e lazer da população.
As Areninhas contemplam espaços públicos urbanizados com gramado sintético, bancos de reserva, alambrados, rede de proteção, vestiários, depósito para materiais esportivos, iluminação, rampa de acesso para cadeirantes, paisagismo e pavimentação.
Os municípios cearenses contemplados com o Projeto Areninha são: Acaraú, Acopiara, Aquiraz, Aracati (Sede e Canoa Quebrada), Barbalha, Beberibe, Boa Viagem, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia (duas Areninhas), Crateús, Crato (duas Areninhas), Eusébio, Granja, Guaraciaba do Norte, Horizonte, Icó, Iguatu, Ipu, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Juazeiro do Norte (duas Areninhas), Limoeiro do Norte, Maracanaú (duas Areninhas), Maranguape, Mombaça, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Santa Quitéria, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá, Tianguá, Trairi e Viçosa do Ceará.
Para além das Areninhas, o Governo do Ceará também finaliza a licitação para a construção dos Campinhos, equipamento que tem estrutura menor do que as Areninhas, mais similar aos campos de futebol society, para construção em áreas menores em municípios que não receberão Areninhas.

Basquete Cearense avança no NBB 2017-2018



O Basquete Cearense Solar (fotos Divulgação Sou Carcará) está classificado para a terceira fase da temporada 2017-2018 do Novo Basquete Brasil (NBB). O Cearense chega as quartas-de-final e vai enfrentar o Paulistano (SP).
Noite passada em memorável jornada, no Ginásio Paulo Sarasate, perante 8.115 pessoas, o time cearense venceu o Pinheiros (SP) pela terceira vez seguida (64x60, 75x62 e 64x63) e alcançou este feito. Tinha perdido a primeira no Paulo Sarasate por 82 a 73. Venceu duas em São Paulo (64x60 e 75x62) e consolidou a melhor de três ontem com 64x63, no Paulo Sarasate.
Destaque para Betinho com 14 pontos e Leonardo com 14 rebotes, além de cinco assistências de Davi.
"Depois de seis anos, a nossa tão sonhada classificação nos playoffs veio com a nossa casa lotada e pulsando. Mais de oito mil pessoas presenciaram uma vitória heroica com a marca do Carcará nessa temporada. Vencemos um jogo emocionante e disputado até a última bola. Mais uma vez, mostramos que juntos podemos ir longe!", comemora o Basquete Cearense.
Essa foi a primeira vez que o Solar Cearense venceu uma série de playoffs na história do NBB Caixa. Desde sua entrada no campeonato, na temporada 2012/2013, a equipe foi ao mata-mata quatro vezes, mas nunca venceu uma série.
Em ato histórico, o Basquete Cearense quebrou o mando de quadra do Pinheiros, fechou a série em 3x1 e voltou às quartas de final depois de duas temporadas. Agora, o adversário na próxima fase será o vice-líder Paulistano/Corpore, equipe responsável por eliminar o Cearense nas oitavas da temporada passada, por 3x2.
A união do grupo todo fez a diferença do Carcará, que foi empurrado por mais de 8 mil vozes para alcançar esse feito. Os destaques individuais ficaram por conta do ala Betinho, que beirou o duplo-duplo ao registrar 14 pontos e nove rebotes, o ala/pivô Felipe Ribeiro, também com 14 pontos, e o pivô Leozão, que deixou a quadra com um duplo-duplo de 11 pontos e 14 rebotes.
"Olha isso, cara… (festa). Isso não tem preço. Só a gente sabe o que o Bial faz aqui para ter basquete no Ceará, no Nordeste. Essa festa coroa tudo que passamos durante a temporada. Passamos por maus momentos, o time não encaixou no início, todos duvidaram da gente, mas nos unimos, mostramos que temos coração forte e demos a volta por cima. Esse momento veio para coroar”, disse Betinho.

Um dos fatores fundamentais para a vitória do Solar Cearense foi Sualisson. Membro do elenco do Carcará desde 2013/2014, o ala nascido em Campina Grande (PB) tem características que simbolizam um pouco do que foi a conquista da equipe: garra e perseverança. O jogador, que luta a cada dia por seu espaço desde que chegou ao time, saiu do banco e totalizou decisivos 13 pontos, sendo nove deles no último quarto. Ao final da partida, ele não segurou as lágrimas e soltou o grito da classificação.
"Não tenho palavras para descrever esse momento. Esse time se superou a cada dia. Fizemos uma fase de classificação ruim, mas conseguimos nos acertar nos últimos jogos, marcamos bem e entramos nos playoffs confiantes. Todos foram bem e fizeram de tudo para que isso aqui acontecesse. Só tenho a agradecer a essa torcida maravilhosa que fez total diferença para nós”, disse o emocionado Sualisson.“O coração está tinindo. Tenho três corações. Tivemos méritos para ganhar essa partida, difícil, por 1 ponto de diferença. O Pinheiros é uma grande equipe, é uma potência olímpica. Conseguimos vencer três jogos deles, conquistamos esse feito inédito para o Solar Cearense e estou muito feliz”, comenta o técnico e um dos gestores do projeto do Basquete Cearense, Alberto Bial.
O Basquete Cearense disputou as quartas na edição 2015/2016, quando terminou a fase de classificação no G-4 e conquistou a vaga direta, mas acabou eliminado pelo Mogi, por 3x1. Agora, está novamente entre as oito melhores equipes do País e terá o atual finalista do NBB Caixa pela frente.
O Jogo - Depois de sustentar uma vantagem de dez pontos durante boa parte da partida, o Pinheiros conteve uma reação do Cearense e caminhou para o último quarto vencendo, por 46 a 45. Os cinco primeiros minutos do período final tiveram cinco trocas de liderança no placar, mas a última delas foi em favor do Cearense.
Em seu melhor momento na partida, o Cearense incendiou o ginásio com as bolas de Sualisson e Felipe Ribeiro e abriu sua maior vantagem na partida, oito pontos (64x56) restando dois minutos para o fim. O placar permaneceu igual até o minuto final e tudo parecia caminhar para uma tranquila vitória nordestina, mas não foi o que aconteceu…
Já no minuto final, o Pinheiros reagiu de maneira emocionante e por pouco não estragou a linda festa do Cearense. Bennett converteu a bandeja sofrendo falta que cortou a diferença para seis pontos (64x58). No lance livre, ele errou, mas o rebote ficou com time pinheirense, que rapidamente acertou uma bola de 3 pontos com Gemerson (64x61). Em seguida, o clube paulista recuperou a posse após lindo toco de Gemerson em Leozão e ficou com a bola restando 40 segundos. Com a posse na mão, Bennett sofreu falta e voltou à linha dos tiros livres. O norte-americano foi perfeito nas tentativas e reduziu a margem para um ponto (64x63) com 27 segundos no relógio.
Depois de um pedido de tempo de Alberto Bial, a saída de bola do Cearense foi na quadra de ataque, mas Felipe Ribeiro e Betinho se complicaram no momento do passe e deixaram a bola sair. Posse para o Pinheiros. O técnico César Guidetti também pediu um tempo técnico para organizar a jogada que poderia dar a virada ao time paulista. Bennett gastou o tempo, chamou um bloqueio e acionou Ware, que arremessou de 3 pontos e errou a tentativa. No rebote, a disputa foi intensa, mas o cronômetro zerou e foi decretada a dramática vitória do Cearense.
O Pinheiros ficou em vantagem durante quase 30 minutos e chegou a ter 12 pontos de frente no início do confronto. No entanto, sofreu a virada e acabou eliminado. O destaque da última partida pinheirense na temporada ficou por conta do armador norte-americano Corderro Bennett, cestinha do duelo, com 18 pontos, além de sete rebotes e quatro assistências (20 de eficiência).
Com a eliminação para o Cearense, o Pinheiros terminou a décima edição do NBB na nona colocação geral.
O NBB Caixa é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da Caixa, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.
Com informações do site do NBB.







Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...