quinta-feira, fevereiro 25

Vereador cobra aprovação de projeto de lei que pede divulgação de Plano de Vacinação Anti Covid em Fortaleza

O vereador Pedro Matos (Pros) cobrou, nesta quarta-feira (24), aprovação do projeto de lei submetido por ele que exige mais transparência nas Medidas de Informação e Comunicação do Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza. Entre as principais ações solicitadas, estão a disponibilização nominal das empresas e pessoas envolvidas no processo de imunização, desde prestadores de serviços até cidadãos que receberão a Vacina. 

Na medida, o parlamentar propõe que o Poder Público divulgue em Site Oficial, em até cinco dias após o ato, dados sobre contratações relativas à aquisição de Vacinas, Insumos, Bens e Serviços de Logística, Tecnologia da Informação e Comunicação, Comunicação Social e Publicitária e Treinamentos destinados à Vacinação contra à Covid-19. 

O Projeto de Lei determina outra medida para reforçar a clareza e lisura do processo de vacinação em massa dos moradores de Fortaleza: a relação do quantitativo de Vacinas adquiridas, com indicação do laboratório de origem e dos custos despendidos; a relação dos grupos elegíveis; e a lista de nomes do grupo prioritário a que pertencem as pessoas vacinadas, com detalhes sobre a data e local da vacinação, número de lote e o profissional responsável pela aplicação do imunizante. 

Reforço da necessidade - Como justificativa, o parlamentar aponta o dever dos órgãos públicos de promover a publicização dos atos para a ciência de todos. 

- Neste Contexto Pandêmico, toda e qualquer informação das ações do Poder Público para a Imunização da população são necessárias”, defende no documento. Se aprovada em plenário, a matéria seguirá para apreciação do Executivo.

Pedro Matos sinaliza a urgência de fiscalização para combater a atuação de "fura-filas" e outras irregularidades da Vacina.

- É uma triste realidade que vivemos tanto em virtude da falta de organização. Cobramos muito a chegada da Vacina, mas pecamos na hora da aplicação e distribuição. Somos um dos Estados com maior fura-filas e isso é muito preocupante. Precisamos cobrar do Governo medidas efetivas de celeridade e credibilidade", reforça o líder da bancada do Pros na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).

Há 109 anos morria Otto de Alencar

Eis o Arquivo Nirez para 25 de fevereiro na História de Fortaleza.

1910 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, o capitão-tenente Miguel de Castro Caminha, substituindo Severino da Costa Oliveira Maia, do mesmo posto. 

1911 - Morre em Fortaleza, na Rua Major Facundo, 162, o coronel Joaquim José de Sousa Sombra, aos 91 anos de idade, jornalista, deputado provincial. Foi Agente Consular de Portugal em Maranguape; Comissário de endemias de Febre Amarela, Varíola e Cólera-Morbus. Construiu a igreja Matriz de Maranguape, e conseguiu o Ramal Ferroviário daquela cidade. Cearense de Russas, nascera a seis de setembro de 1816. 

1912 - Chega no porto de Fortaleza (Ponte Metálica) o vapor “Bahia”, que traz o jornalista Manuel Solon Rodrigues Pinheiro, cearense residente no Amazonas.

1912 - Morre, aos 37 anos de idade, o engenheiro civil Otto de Alencar e Silva (foto), um dos maiores matemáticos do Brasil e também músico. Nascera a três de agosto de 1874 em Fortaleza. Em sua homenagem existe hoje em Fortaleza a Rua Oto de Alencar, no Jacarecanga.

1921 - Na madrugada irrompe um incêndio que devora a Alfaiataria Guimarães, de propriedade de Alfredo Guimarães, destruindo-a completamente. Ficava na Rua Major Facundo na Praça do Ferreira, entre a Farmácia Normal e a Farmácia Galeno. 

1924 - Inaugura-se, às 16 horas, a Ponte Doutor Justiniano de Serpa, sobre o Rio Cocó, na estrada de Messejana. O Rio Cocó nasce na Serra da Aratanha e tem um curso de 48 quilômetros. 

1928 - Surge, em Fortaleza, a revista Iracema, de orientação literária. 

1937 - A Liga Paraense faz doação à Arquidiocese de Fortaleza, de um terreno no antigo bairro do Matadouro, para construção de uma capela já planejada com invocação a São Pedro, mas por exigência dos doadores muda para Nossa Senhora de Nazaré, que ficaria a cargo dos padres lazaristas. Seria uma pequena capela no local da hoje Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, no Jardim América. 

1942 - Por força do Decreto 4.121 o Liceu Industrial do Ceará passa a denominar-se Escola Industrial de Fortaleza. 

1943 - Encontram-se em Fortaleza os professores Luís Heitor e Eurico Nogueira França, lentes da Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil, afim de colherem amostras de nosso folclore musical poético e rítmico. 

1944 - Chega a Fortaleza Eunice Weaver, presidente da Federação das Associações de Assistência aos Lázaros. 

1956 - Em Fortaleza, para uma exibição, as tenistas campeãs Maria Ester Bueno e Ingrid Metzener. 

1966 - Instalada A Companhia de Telecomunicações do Ceará-Citelc, que recebeu do Serviço Telefônico o serviço de microondas até então explorado por aquela Companhia. 

1967 - Inaugurados, na Praça do Carmo, lado da Rua Major Facundo, os ônibus elétricos de Fortaleza, com a presença do prefeito Murilo Borges Moreira, que fez a primeira viagem até Parangaba. O sistema compreendia uma rede bifilar de 26.753 metros ligados por 767 postes, tendo o primeiro deles sido fincado em 12 de setembro de 1965. No dia 19 de março é inaugurada a linha Bezerra de Menezes.

1967 - Assume a Reitoria da Universidade Federal do Ceará-UFC, o professor Fernando Leite, que fora empossado no Rio de Janeiro pelo Ministro da Educação e Cultura.

1972 - Deixa o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará-EAM, o capitão de corveta Reisauro Pinto Canizio, sendo substituído pelo capitão de fragata Valdemar Barros Filho, este, cearense.

1978 - Inaugura-se a nova ponte sobre o Rio Cocó, na Avenida Perimetral, na Água Fria, conhecida na época como Ponte da Unifor, hoje é a a Ponte da Avenida Engenheiro Santana Júnior.

1981 - Morre o ex-diretor Regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos-EBCT, advogado Pedro Ivo Galvão. Era cearense de Maranguape nascido a seis de junho de 1911. 

1985 - Morre, no Hospital Geral de Fortaleza, o pianista, artista plástico cenógrafo, maquiador, figurinista e ensaiador Waldemar Garcia. Dirigiu o Teatro Universitário em 1949. Foi ensaiador-músico do Curso de Arte Dramática da UFC. Nascera no Crato a 24 de dezembro de 1902. 

1988 - A Polícia Federal (PF) desarticula quadrilha internacional de traficantes de crianças do Ceará para os Estados Unidos e Europa. 

1998 - O Museu do Ceará é reaberto após reforma, com nova concepção, trazendo palestras, exposições, etc. É o antigo Museu Histórico e Antropológico que muda de nome.

Últimos dias para aproveitar descontos da Frosty no Delivery


Segue até este domingo (28), a Campanha Promocional da Sorvetes Frosty para os clientes de Delivery. Até o último dia do mês de fevereiro, os produtos estarão com descontos de até 29% no aplicativo da marca e até 25% nos demais apps como Ifood, Rappi, James e Uber Eats.
O consumidor tem as mais diversas opções entre picolés especiais, caseiros, cremosos e paletas. E para aqueles que desejarem experimentar o mix de produtos que inclui ainda marujinhos, sorvetes, linha premium e zero, uma ótima dica é ir até uma das lojas de fábrica e garantir a compra com valor de revenda (atacado), disponível a partir de cinco unidades.

Estrela Barros propõe inclusão de assistentes sociais no Grupo Prioritário para Vacinação Anti Covid


Projeto de Indicação 228/2021, da vereadora Estrela Barros (Rede), inclui no Grupo Prioritário do Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 os assistentes sociais. 
Estrela, que também é formada em Serviço Social, já atuou na área durante anos e entende que assim como os outros profissionais da saúde, os assistentes sociais também estão na linha de frente no combate à pandemia e necessitam da Imunização.
- Os assistentes sociais estão presentes não só nos CAPS e CRAS, mas também nos Postos de Saúde, UPAS e demais hospitais que estão recebendo pacientes contaminados. Protocolamos esse projeto porque somos empáticos com a causa e compreendemos a importância de manter esses profissionais devidamente resguardados”, explica a vereadora Estrela Barros.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...