domingo, novembro 8

Enel Ceará completa quatro anos

Confira o oito de novembro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1682 - Toma posse no governo da Província do Ceará, Bento de Macedo Farias, substituindo Luís da Fonseca.
  • 1785 - Nomeado por Provisão o 12º Ouvidor Geral do Ceará, Manuel de Magalhães Pinto e Avelar de Barbedo.
  • 1802 - Morre, em pleno exercício do cargo de governador da Província, Bernardo Manuel de Vasconcelos, vítima de diabetes, ocasião em que foi formado um governo interino, composto pelo ouvidor Gregório José da Silva Coutinho, pelo capelão José Henrique Pereira, e pelo vereador Antônio Martins Ribeiro. Hoje existe, ligando o Cocorote ao Itaperi, a Rua Bernardo Manuel, em sua homenagem, continuação da Avenida dos Expedicionários. Foi o primeiro governador do Ceará depois de independente de Pernambuco.
  • 1856 - Chega, à Cadeia Pública de Fortaleza Maria Francisca de Paula Lessa (Marica Lessa), acusada de haver mandado matar o marido, coronel Domingos Vítor de Abreu Vasconcelos, na Vila de Campo maior, Quixeramobim, crime que foi romanceado pelo escritor Manuel de Oliveira Paiva no seu livro Dona Guidinha do Poço.
  • 1884 - Publica-se, o primeiro número do jornal chamado Revista Contemporânea, dedicada à família cearense. Muitos anos depois, em 1939, surge uma revista homônima.
  • 1900 - Reassume a Presidência da República Manoel Ferraz de Campos Sales.
  • 1924 - Publicado em Fortaleza o jornalzinho O Chicote, semanal.
  • 1926 - Inaugura-se o Café José de Alencar, propriedade de Dão Rodrigues de Oliveira.
  • 1930 - Suspensa a censura jornalística, postal e telegráfica imposta pelo governo anterior.
  • 1933 - Lançados os Cigarros Nobreza, da Fábrica Araken de Diogo & Companhia Ltda.
  • 1938 - Morre, aos 28 anos de idade, o advogado Bento Leite Viana, funcionário da Secretaria de Polícia, nascido em Mamanguape, PB, a 20 de maio de 1910.
  • 1938 - Morre em Fortaleza o comerciante Solon Porto.
  • 1938 - Morre Bartolomeu de Oliveira “Bitu”, proprietário do popular Hotel Bitu, na Praça da Sé nº 88. Posteriormente a razão social passou a ser “Hotel Bitu Ltda.”, com os sócios Manuel Dias Branco e Tomás Pereira.
  • 1945 - Fundado em Fortaleza o Partido de Representação Popular - PRP, registrado no dia 13.
  • 1951 - Chega a Fortaleza o escritor gaúcho Érico Veríssimo, autor de “Um lugar ao sol”, “Gato Preto em Campo de Neve”, “Saga”, “Olhai os Lírios do Campos”, “O Resto é Silêncio”, “Clarissa”, “As Aventuras de Tibicuera”, entre outros, que recebeu várias homenagens e proferiu palestras.
  • 1953 - No salão de recepção do Palácio da Luz realiza-se às 11 horas, a cerimônia de transferência do Governo do Estado, recebendo-o o vice-governador Stênio Gomes da Silva, das mãos de Raul Barbosa, que viajará para o Rio de Janeiro, permanecendo ausente durante trinta dias. Presentes ao ato todo o secretariado do Governo, parlamentares, próceres políticos, jornalistas e outras pessoas gradas.
  • 1954 - Inaugura-se no prédio da antiga Ceará Light, na Rua Doutor João Moreira em frente ao Passeio Público, o Serviço de Força e Luz de Fortaleza-Serviluz. A sessão foi presidida pelo governador Stênio Gomes da Silva e pelo prefeito de Fortaleza, Paulo Cabral de Araújo. Em nome da Câmara Municipal de Fortaleza, falou o vereador Luciano Campos de Magalhães.
  • 1954 - Inaugurada em Fortaleza a terceira loja San Michel Magazine, de Michel Abou Asly, localizada na Rua Guilherme Rocha nº 424. Monsenhor Ibrahim Riachi fez a bênção das instalações. Ao ato, compareceram Albanisa Rocha Sarasate, presidenta do O Povo, Lúcia Maria Dummar Asly, Eci Kassab, e Demócrito Rocha Dummar (Demócrito Dummar), diretor comercial do jornal O Povo com sua filha Luciana Dummar.
  • 1956 - Inaugura-se a Rodoviária Brasil S/A-Rodobras, uma realização de pessoas entendidas no setor rodoviário. O objetivo principal da mesma é o transporte eficiente e rápido de cargas vindas do Rio de Janeiro e São Paulo.
  • 1962 - A Lei Estadual 6.082, autoriza a criação do Banco do Estado do Ceará-BEC definindo sua duração pelo período de 50 anos. Só iniciaria suas atividades em 1964.
  • 1962 - Criada a Superintendência do Desenvolvimento Econômico do Ceará-Sudec pela Lei 6.083; também é criado sob regime autárquico o Serviço Autônomo de Águas e Esgoto do Estado do Ceará-Saagec, hoje Companhia de Água e Esgoto do Ceará-Cagece. Também foi criada nessa data a Secretaria do Trabalho e Ação Social.
  • 1968 - Na Vila União surge a Praça Jorge Vieira, entre a Rua Lineu Jucá, Rua Almirante Rufino, Rua Alberto Montezuma e Rua Jorge Acúrcio. É conhecida como Praça da Igreja.
  • 1972 - Instala-se a Faculdade de Filosofia de Fortaleza-Fafifor, dirigida pelo padre Francisco Manfredo Tomás Ramos.
  • 1973 - Morre, aos 56 anos de idade, o empresário Audísio Pinheiro, fundador da Companhia de Expansão A. Pinheiro - Ciapan; Milarte Confecções Ltda; e Unitêxtil - União Industrial Têxtil, ex-deputado federal de 1962 a 1966, pela legenda PSD-PTB. É sepultado no mesmo dia. Nascera no Quixadá a 10 fr julho de 1917. Tem hoje uma rua com seu nome no Henrique Jorge.
  • 1974 - Inaugurado, no shopping-center Aldeota, o Cine Gazeta, com o filme “Nosso Amor de Ontem”, com Bárbara Streisand e Robert Redford.
  • 1975 - Iniciado, em Fortaleza, o Festival Nacional de Teatro Amador.
  • 1978 - Às 20 horas, na Assembleia Legislativa, o deputado Flávio Portela Marcílio (Flávio Marcílio) recebe o título de Cidadão Cearense das mãos do presidente da Casa, deputado Paulo Benevides, sendo saudado pelo autor da proposta, deputado Almir Santos Pinto. Flávio Marcílio era piauiense de Picos.
  • 1989 - Em Fortaleza, o candidato à Presidência da República Leonel de Moura Brizola, do Partido Democrata Trabalhista-PDT, para campanha política, realizando, à noite, um grande comício na Praça José de Alencar.
  • 1991 - Toma posse na Cadeira 37, da Academia Cearense de Letras-ACL, o escritor Sebastião Teoberto Mourão Landim, sendo saudado por Noemi Elisa Costa de Soriano Aderaldo.
  • 1994 - Inaugurado, no Jangurussu, na Rua 313, 243, Conjunto São Cristóvão, o Centro Integrado de Educação e Saúde Professora Marta dos Martins Coelho Guilherme.
  • 2002 - Lançamento do Cartão Saúde do Cidadão, promessa de campanha do prefeito Juraci Vieira Magalhães é lançado pela manhã, no Centro de Saúde - CS da Floresta, na Rua Tenente José Barreira, 251, Álvaro Weyne, após dois anos de espera. Com o cartão magnético, serão marcadas consultas e exames, feitas internações, além de adquiridos medicamentos. Os procedimentos podem ser marcados de qualquer unidade integrada ao sistema. A ideia é inaugurar 10 por mês até chegar as 89 do Município, pondo fim às filas, agilizando e ampliando o atendimento. O cartão deve incluir, com um ‘chip’, passes de ônibus gratuitos.
  • 2003 - Acontece o último eclipse lunar do ano, se iniciando às 21h32 estendendo-se até 1h5 do dia 9. O eclipse total acontece de 23 horas às 23h30, quando a única visão será seu contorno alaranjado. Foi o segundo eclipse lunar do ano, tendo o primeiro ocorrido em 14 de maio.
  • 2016 - A Companhia Energética do Ceará-Coelce passa, a partir desta data a se chamar Enel, marca corporativa da empresa de energia que atua em mais de 30 países em quatro continentes passando a se chamar Enel Distribuição Ceará. A outra empresa do grupo, no Ceará, a Endesa Fortaleza - térmica localizada no Complexo do Pecém - agora é Enel Geração Fortaleza.


BNB abre seleção para apoio a Projetos Sociais, de Saúde e Esporte



Projetos de cunho social e das áreas de Saúde e Esporte, destinados a ações para crianças, adolescentes, adultos, idosos e pessoas com Câncer ou com Deficiência de Baixa Renda, já podem ser inscritos na seleção aberta pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
As inscrições prosseguem até quinta-feira (19 de novembro) e as informações sobre o processo de seleção estão disponíveis em bnb.gov.br/informes-socioambientais.
O apoio do BNB destina-se a projetos no âmbito do Fundo dos Direitos da Crianças e do Adolescente (FIA), do Fundo dos Direitos do Idoso, da Lei de Incentivo ao Esporte, do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa Física com Deficiência (Pronas/PCD).
Os recursos não reembolsáveis são oriundos do percentual de até 1% do Imposto de Renda devido do BNB, relativamente a 2020, beneficiando iniciativas por meio das leis de incentivos fiscais. Os projetos devem ser enviados para o e-mail socioambiental@bnb.gov.br, e os selecionados serão divulgados até 23 de dezembro de 2020.
Nível de organização da entidade proponente, impacto social do Projeto, incentivo à formação educacional, fomento à iniciação profissional, quantidade de beneficiários, regularidade fiscal do proponente, tempo de permanência nas atividades do Projeto, abrangência geográfica e possibilidades de expansão na área de atuação do BNB são aspectos a serem considerados na avaliação. Também serão levadas em conta a experiência, estrutura e competência das instituições para desenvolver os projetos.
No caso de iniciativas voltadas para crianças e idosos, os projetos devem estar previamente aprovados pelos respectivos conselhos, enquanto iniciativas na área do Esporte exigem aprovação prévia do Ministério da Cidadania. 
Já os projetos no âmbito do Pronon e Pronas/PCD requerem aprovação do Ministério da Saúde.
De 2007 a 2019, o BNB destinou cerca de R$ 30 milhões a 342 projetos sociais, via recursos incentivados, com base na previsão do seu Imposto de Renda devido. Foram beneficiadas 88,5 mil pessoas, entre crianças, adolescentes, idosos e pessoas com câncer ou com deficiência.

Morre Thomaz Pompeu de Souza Brasil Sobrinho há 53 anos


Confira o sete de novembro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1827 - Morre, aos 46 anos de idade, o coronel José Félix de Azevedo e Sá, em seu sítio São Félix, em Soure (Caucaia). Fora o 2º Presidente do Ceará. Era nascido em Fortaleza em 25 de março de 1781, filho de pais agricultores.
  • 1846 - Assume o cargo de Chefe de Polícia o desembargador Miguel Joaquim Aires do Nascimento.
  • 1892 - O 1º tenente José Thomaz Lobato de Castro reassume os cargos de Capitão do Porto do Ceará, interinamente, e comandante da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, recebendo ambos das mãos do capitão-tenente Sabino de Azeredo Coutinho.
  • 1904 - Morre, no Rio de Janeiro, o desembargador Francisco de Faria Lemos, pernambucano do Recife nascido a 23 de dezembro de 1828, ex-presidente da Província do Ceará, ex-Chefe de Polícia no Ceará, ex-desembargador do Tribunal de Relação do Ceará.
  • 1907 - Assume, interinamente, o cargo de Presidente do Estado, o Secretário do Interior e Vice-Presidente José Pompeu Pinto Acioli (José Acioli), em substituição a seu pai, presidente Antônio Pinto Nogueira Acioli.
  • 1925 - Sai às ruas o primeiro número da revista Política, redatoriada pelos escritores Adauto de Alencar Fernandes (Adauto Fernandes) e Atualpa Barbosa Lima.
  • 1933 - São subscritos os estatutos da Federação das Associações do Comércio e Indústrias do Ceará-FACIC. A entidade tinha sido fundada em 1929, mas viveu em período embrionário até 1933. 
  • 1935 - Instala-se, solenemente, a Sociedade Cearense de Geografia e História, presidida por José Valdo Ribeiro Ramos, no Salão Juvenal Galeno, sendo orador Afonso Banhos Leite.
  • 1939 - Morre o comerciante Joaquim de Oliveira Leitão (Joaquim Leitão), chefe da firma Joaquim Leitão & Filho.
  • 1941 - Circula o primeiro número da revista Capital e Trabalho, dirigida por Aderbal Nunes Freire (Aderbal Freire).
  • 1947 - Sai a Lei Estadual 53, regulamentando a concessão da Loteria do Ceará, depois Loteria Estadual do Ceará.
  • 1956 - Toma posse, na cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras-ABL, que tem como patrono Souza Caldas, na vaga deixada por dom Aquino Corrêa, o escritor cearense de Ubajara, Raimundo Magalhães Júnior (R. Magalhães Jr.), teatrólogo, contista, tradutor em prosa e verso, pesquisador e biógrafo. Fora eleito em 10 de agosto de 1956.
  • 1962 - Inaugurado o Flórida Bar, na Rua do Rosário, 38, Centro, de José Joaquim de Sá Filho, jogador de futebol que veio da Bahia para o “Ceará”, sendo campeão em 1939, onde por muitos anos reuniu-se a boêmia da cidade. Hoje fica na Rua Dom Joaquim, 68 e pertence a Enéas de Sá Filho.
  • 1963 - Publicado no Diário Oficial do Município 2.900 o texto da Lei 2.487 de 29/10/1963, projeto do vereador Sebastião Praciano, que denomina de Henrique Jorge o bairro conhecido por Casa Popular. Homenagem ao maestro Henrique Jorge Ferreira Lopes, músico e maestro cearense pai de Paulo Sarasate e João Jacques Ferreira Lopes.
  • 1967 - Morre, aos 87 anos incompletos, o engenheiro civil Thomaz Pompeu de Souza Brasil Sobrinho (foto), membro e presidente honorário da Academia Cearense de Letras-ACL. e membro e presidente perpétuo do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Mestre de História, Geografia, antropologia, etnografia indígena e especialista dos assuntos do Nordeste brasileiro. Era cearense de Fortaleza, onde nascera a 16 de novembro de 1880.
  • 1968 - O Diário Oficial do Município 4045, publica, a Lei 3.627, criando a Escola de 1º Grau Monsenhor Linhares, funcionando no bairro de Amadeu Furtado, hoje Parquelândia, na Rua Professor Lino da Encarnação, 1130.
  • 1968 - Denominada Praça Presidente Linhares, pela Lei 3.628, publicada no Diário Oficial do Município - DOM, terreno no Alagadiço, entre a Rua Dom Lourenço, Rua Pedro Queirós, Rua Dom Rego de Medeiros e Rua Azevedo Bolão. Já existia, desde 1960, uma praça com o mesmo nome.
  • 1968 - A Lei 3.628, publicada no Diário Oficial do Município 4.045 cria a Praça Desembargador Eurico Monteiro, espaço entre a Rua Silva Paulet, Rua Antônio Furtado, Rua Isaac Amaral, Rua Adolfo Pinheiro e Avenida Soriano Albuquerque, no Dionísio Torres. Não mais existe.
  • 1969 - Instala-se, no Palácio da Luz, o II Salão Nacional de Artes Plásticas.
  • 1969 - Toma posse no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o general Oswaldo de Oliveira Riedel.
  • 1971 - Morre, aos 61 anos de idade, na Guanabara (Rio de Janeiro), vítima de atropelamento, o padre cearense, natural de Pacoti, Aluísio Ferreira Lima, ordenado pelo Seminário da Prainha e até 1949 foi vigário da Igreja de São Gerardo, de onde seguiu para o Recife para a Congregação dos Padres Sacramentinos. Nascera no dia 01/05/1910 no Pacoti.
  • 1972 - Morre, aos 60 anos, na Santa Casa de Misericórdia, o linotipista Djalma Gentil Ley. Leão, conhecido apenas por Ley que foi durante muitos anos mecânico dos jornais O Povo, Correio do Ceará e O Nordeste, e por fim prestava serviços à Imprensa Oficial.
  • 1973 - Começam a funcionar as novas linhas de ônibus surgidas em função das inaugurações de novas vias: Barra do Ceará-Mucuripe, Rodolfo Teófilo e Bezerra de Menezes.
  • 1974 - Inauguração da Escola Integrada Martins de Aguiar, na Vila Ellery (atual Bairro Ellery), satélite da Funefor.
  • 1975 - Em Fortaleza, o senador Nelson Carneiro, a fim de participar do II Simpósio de Advogados do Ceará.
  • 1981 - Sai o primeiro número do Jornal da Aldeota, que embora semanário, traz apenas o mês do lançamento. Tinha redação na Rua Pascoal de Castro Alves nº 893, no Papicu.
  • 1982 - Morre, no Rio de Janeiro, Meton de Alencar Gadelha (Meton Gadelha), que foi proprietário da Tipografia Gadelha, adquirida pelo Governo do Estado e transformada na Imprensa Oficial. Era carioca nascido no Botafogo.
  • 2000 - Morre, no Rio de Janeiro, RJ, Permínio de Pontes Medeiros, um dos três irmãos que faziam parte do grupo de cearenses Quatro Ases e Um Coringa, formado na então Capital federal. Nascera em Fortaleza no dia 28/11/1919.
  • 2001 - Morre, pela manhã, aos 73 anos de idade, no Rio de Janeiro, vítima de câncer de próstata, um dos primeiros radialistas profissionais de Fortaleza, Rômulo Siqueira, que se destacou profissionalmente como diretor comercial, começando a carreira no Ceará Rádio Clube na década de 1940. Desde 1977 ele se mudou para o Rio de Janeiro, quando foi ocupar o cargo de superintendente da Rádio Tamoio a convite de Edson Queiroz, que havia adquirido a emissora. O corpo de Rômulo Siqueira é cremado no dia seguinte, às 13 horas, no Cemitério do Caju no Rio de Janeiro.
  • 2003 - O ex- Comandante da 10ª Região Militar - 10ªRM no período 27/07/2001 a 29/04/2003, general-de-divisão Ulisses Lisboa Perazzo Lannes, hoje subchefe do Departamento de Ensino e Pesquisa do Exército, no Rio de Janeiro, recebe o Título Honorário de Cidadão Cearense, da Assembleia Legislativa do Ceará, pelos relevantes serviços prestados ao Estado durante o seu comando, como a coordenação planejamento e execução da segurança da 43ª Assembleia de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento, em março de 2002.
  • 2005 - O advogado e vereador do município de Limoeiro do Norte, Lincoln Andrade Maia (PSL), morre, às 17h40, após ter se submetido a uma neurocirurgia para descompressão e alívio da hipertensão intracraniana. A cirurgia foi no Centro Cirúrgico do Hospital Geral de Fortaleza - HGF, um dia depois de ter sido atingido por um tiro na cabeça, na sua residência em Limoeiro do Norte.
  • 2012 - Partem para o Haiti, onde comporão o 1º Batalhão do 17º Contingente com soldados de outros estados, 56 militares cearenses que atuarão em missão de paz naquele país, compondo a Missão das Nações Unidas para a estabilização do Haiti, que se iniciou em 2004. A despedida das famílias é na Base Aérea de Fortaleza.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...