Com o objetivo de promover a inclusão social e profissional, além de reconhecer grandes talentos, a M. Dias Branco acaba de lançar o Programa 'Futuro que dá Gosto', destinado a adolescentes de 15 a 18 anos, acolhidos em orfanatos, para contratação como jovens aprendizes da Companhia.
O projeto-piloto foi iniciado na unidade Eusébio, no Ceará, ao longo de 2024, com a contratação de sete jovens acolhidos pelo Lar Davis, que oferece suporte a crianças e adolescentes nos municípios de Eusébio e Aquiraz. Pelo 'Futuro que dá Gosto', esses jovens terão o apoio e a formação do Instituto Educação Portal (IEP), instituição do Terceiro Setor especializada em capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social.
Como funciona-Antes de ingressarem em suas áreas específicas – definidas com base no Índice de favorabilidade da Pesquisa de Clima Great Place to Work (GPTW) –, os jovens passarão por um ciclo de desenvolvimento (com carga de 55 horas), que abrange cursos de inclusão digital em parceria com o Senai, segurança do trabalho e módulos teóricos sobre relações interpessoais e postura profissional, realizados em parceria com diferentes áreas da M. Dias Branco.
Os aprendizes também recebem suporte psicológico por meio do Programa Levemente, uma iniciativa interna, que visa oferecer o apoio emocional necessário para que possam se desenvolver plenamente no ambiente de trabalho.
- O Futuro que dá Gosto é mais do que um Programa, é uma oportunidade de transformação para esses jovens e um passo importante na construção de um futuro promissor”, destaca Maria Nolasco, Coordenadora de Sustentabilidade da M. Dias Branco.
- Estamos engajados com ações de responsabilidade social e esse programa vem para acrescentar às nossas ações da mesma linha, como ‘Nutrir O Amanhã’, ‘Alimentando Sonhos’ e ‘Fábrica de Voluntários’, todos com sua importância na construção de um porvir mais justo e sustentável”, conta.
Histórico 2024-Somente em 2024, a M. Dias Branco se engajou em ações sociais como apoio ao podcast Pod_Impactar, do Diário do Nordeste, que aborda temas sociais, ambientais, raciais, de gênero e outras pautas; parceria com projeto Ecoenel, que promove a coleta seletiva de resíduos sólidos; Ceará Sem Fome, assinando termo de cooperação para doação mensal de alimentos em parceria com o Governo do Ceará e o Instituto Pacto Contra a Fome, além dos já existentes Programa Alimentando Sonhos, que capacita pessoas a construírem o próprio futuro na área gastronômica; Fábrica de Voluntários, iniciativa, que promove ações de responsabilidade social e envolve os colaboradores da Companhia; e Programa Nutrir O Amanhã, iniciativa, que visa a transformação social, com compromisso de reduzir os impactos da fome e atuar na redução do desperdício de alimentos.
- Nossa área de Responsabilidade Social Corporativa lidera as ações junto às comunidades do entorno das nossas unidades, desenvolvendo práticas de impacto social e promovendo a participação dos colaboradores como voluntários. Temos o compromisso interno de contribuir para um país melhor”, finaliza Maria Nolasco.
Sobre a M. Dias Branco-Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da Organização das Nações Unidas-ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 22 indústrias, sendo 13 Fábricas de Massas, Biscoitos e outros alimentos; 07 Moinhos de Trigo e 02 Fábricas de Cremes e Gorduras Vegetais, além de 29 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.
Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas, que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.
A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca FIT FOOD, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.