quinta-feira, dezembro 22

Nossa Voz 10


A Câmara Municipal de Fortaleza lançou nesta quinta-feira (22), a 10ª edição da Revista Nossa Voz, publicação oficial da Casa de responsabilidade da Coordenadoria de Comunicação. A publicação é comemorativa a 10ª Edição e faz uma excursão pela cidade mostrando as nuances de cada região, a partir da visão dos cidadãos. São múltiplas vivências, contadas em 11 reportagens e um ensaio fotográfico que leva o leitor a mergulhar nas peculiaridades que formam a multifacetada metrópole de todos cearenses.

Na Regional I, os destaques são os bairros da Jacarecanga, antigo bairro aristocrático da cidade que hoje vive a diversidade dos casarões com moradias sociais, tendo no horizonte o Oceano Atlântico. Caminhando pelo litoral leste, a reportagem chega ao Grande Pirambu, que até a década de 50 era habitada por pescadores e depois começou a receber retirantes fugidos da seca, que conquistaram seus espaços as custas de manifestações por moradia.

Seguindo o passeio chegamos ao Grande Mucuripe, na Regional II, terra das jangadas e do mar bravio, onde o mar banha o porto que dá nome ao bairro. Nesse pedaço de Fortaleza, também mora a dualidade de uma cidade desigual, com comunidades e bairros considerados de alta renda, como é o caso da Varjota e Praia do Futuro.

A Regional III reúne uma grande concentração de unidades de saúde. Lá se encontram o Hospital Universitário Walter Cantídio, Maternidade Escola Assis Chateaubriand, Hospital São José, o Instituto do Câncer do Ceará, o Hemoce, o Frotinha de Antonio Bezerra, além de 19 postos de saúde, em 13 bairros.

Aldeamento - O antigo aldeamento indígena de Poranga, o tradicional bairro Parangaba, na Regional IV representa bem os chamados distritos da Capital, com Messejana, Antonio Bezerra e Mondubim. Uma verdadeira cidade entrecortada por vias importantes, como José Bastos e João Pessoa. A tradição religiosa com a festa do da Coroa de Bom Jesus dos Aflitos, persiste na comunidade e sua feira famosa reúne os fortalezenses ao largo de sua Lagoa tombada como patrimônio imaterial. Na Regional temos ainda o bairro Benfica fundado por um português e fortalecido pelas famílias abastardas da capital e que hoje tornou-se o bairro universitário de Fortaleza.

Na Regional V, o Grande Bom Jardim se destaca ao lado do Grande Siqueira, que reúnem similaridade na origem, na qualidade de vida e nas vocações econômicas. Os bairros que compõem esse conglomerado apresentam, um IDH baixo e o estigma de violência, que é combatido pelos moradores, principalmente os mais jovens. Um dos equipamentos que contribuem com essa luta é o CCBJ – Centro Cultural do Bom Jardim, que nasceu há 16 anos com a proposta de democratizar o acesso as artes, cultura e direitos humanos.

Chegamos a Regional VI com sua imponente Messejana, com seu desenvolvimento intenso, ao mesmo tempo que mantém seu ar bucólico de antigo bairro dominado por sítios e extensos campos. Considerado um dos maiores centros comerciais de Fortaleza, Messejana tem influência até mesmo em municípios vizinhos, como Eusébio, Aquiraz, Itaitinga, Pacatuba e Horizonte. Outro bairro histórico desmembrado de Messejana é o José de Alencar, que abriga a casa do famoso escritor cearense, sem esquecer da Lagoa Redonda, um dos maiores bairros de Fortaleza e um dos mais rurais.

Na Regional VII, temos o Cocó, a Praia do Futuro e a Cidade 2000. Na Regional VIII o famoso José Walter, com suas quatro etapas e suas lendas urbanas. O Jangurussu e o Conjunto Palmeiras são os mais destacados da Regional IX, com seus projetos sociais como o Banco Palmas que busca minimizar a vulnerabilidade social dos moradores. Maraponga. Mondubim e Conjunto Esperança, na Regional X, nos lembram áreas verdes, tranquilidade e vida pacata em meio a selva de pedra. O Conjunto Ceará compõe a Regional XI, uma verdadeira Cidade dentro de Fortaleza, e fechando a edição um belíssimo ensaio fotográfico retratando o bairro mais representativo da cidade, que é o Centro com seus contrastes e intensidades.

Sala de Redação

 SALA DE REDAÇÃO desta quinta-feira (22) a partir das quatro da tarde na Rádio Fortaleza FM 90.7:


1. Data

2. Manchetes Fernanda Barrocas

3. Manchetes Agência de Notícias

4. Manchetes O Otimista

5. Manchetes O Povo Online

6. Manchetes Diário do Nordeste Digital

7. Boletim Leg

8. Boletim Covid

9. Noticiário Fernanda

10. Kilmer de Campos

11. Izolda Cela Laboratório

12. Izolda Cela Sefaz

13. Izolda Cela novos policiais

14. Samuel Elânio

15. Superintendente do Idace

16. Fabiano Piúba

17. Quinze Minutos de Cidadania - Assistência Social

18. Salão Verde - Proteção da Fauna Ameaçada de Extinção

19. Simples Assim - Especial Roberto Carlos

20. Hora de Ouro

21. Antônio Henrique - Nossos Bairros Nossa Fortaleza

22. João Dummar Neto - Nossos Bairros Nossa Fortaleza

23. Valeria Xavier - Nossos Bairros Nossa Fortaleza

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...