sexta-feira, fevereiro 3

Com Lula



Anterior
Próximo
O ex-presidente Lula recebeu nesta tarde a vista de Ciro Gomes (PDT) e do Governador do Ceará, Camilo Santana (PT). Fotos: Ricardo Stuckert

Partido Novo

O Partido Novo realiza até o fim de fevereiro mais de 40 eventos para debater caminhos, ideias e estimular a população para participar da vida política de forma ativa. O objetivo é aumentar o engajamento, divulgar o processo seletivo de cidadãos que desejam disputar as eleições de 2018 e fortalecer o movimento pela renovação da política nacional.
Serão contemplados eventos em mais de 40 municípios de 16 estados e o Distrito Federal. Nos eventos, serão apresentados os valores e princípios do partido, os resultados alcançados em 2016 e a proposta para o Brasil, com objetivo de estimular mais pessoas a se candidatarem nas próximas eleições e a realizarem as mudanças que o país tanto precisa.
“Queremos encontrar cidadãos, comprometidos com nossos valores, que nunca pensaram em disputar uma vaga no Legislativo, mas que têm capacidade, conhecimento e, mais do que tudo, vontade de mudar a política brasileira.”, afirmou o presidente nacional do NOVO, João Amoedo.
O NOVO inicia o processo seletivo em março, com inscrições pela Internet. “O Brasil demanda novas ideias, novas pessoas e uma nova atitude em relação à política. Precisamos de novos candidatos e de uma maior participação no processo político. O NOVO apresenta-se como um instrumento para esta renovação.”, acrescentou João Amoedo.
Na última eleição municipal, após um amplo e rigoroso processo seletivo, o NOVO disputou vagas de vereadores em cinco capitais, além de ter concorrido à Prefeitura do Rio. Quase a totalidade dos candidatos era de pessoas neófitas na vida pública. Mesmo assim, o partido elegeu vereadores em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Rio de Janeiro, sendo o 6° partido com mais votos na legenda em 3 destas capitais e 7° nas duas outras, votações estas mais expressivas do que de vários partidos tradicionais. Para 2018, o NOVO espera conseguir um feito ainda maior: renovar o Congresso Nacional.

10 anos

Unindo inovação e sustentabilidade, há dez anos surgiu o programa  que propõe a troca de material reciclável por descontos na fatura de energia, com a responsabilidade socioambiental, benefícios para a população e para o meio ambiente. Para celebrar o programa, na terça-feira (7), às 17h30, acontecerá na Enel Distribuição Ceará a solenidade de 10 anos do Ecoenel, com a palestra da jornalista Marina Klink abordando o tema “Contexto do Programa Ecoenel no panorama mundial da Sustentabilidade”. 
Em atuação desde janeiro de 2007, o programa já atendeu  610.703 clientes cadastrados, contabilizou 77.530 toneladas de resíduos e concedeu R$ 5.255.737,00 em descontos na conta de luz, com uma economia de energia na ordem de  134.129.606 kwh, representando o consumo anual de um município como Caucaia, na zona metropolitana de Fortaleza e segunda maior cidade em quantidade de domicílios do Ceará,  com 111.775 residências com o consumo médio de 100 kwh/mês. 
Latas de bebida, copos, garrafas de plástico e livros velhos: todos esses materiais podem ser reciclados. E não apenas materiais sólidos. O óleo de cozinha, utilizado nas frituras da cozinha, é um resíduo que também pode ser doado e reutilizado. Inclusive, o Ecoenel arrecadou aproximadamente 213.963,15 mil litros de óleo, gerando cerca de R$ 59.262,33 mil em bônus na conta de energia. 
Para Odailton Arruda, responsável pelo Ecoenel, o programa é uma referência a ser seguida. “No início não tínhamos ideia da quantidade de vidas que iríamos impactar. O Ecoenel não é um simples programa de desconto na conta de energia, pois essa “simples operação” envolve várias instituições, trabalha a destinação adequada e correta dos resíduos recicláveis, ajuda no pagamento da conta de energia de muitas famílias e ainda contribui com as melhores práticas ambientas e sociais em prol da comunidade”, reforça Odailton. 
O conceito de sustentabilidade do projeto objetiva assegurar o progresso econômico em relação ao crescimento do mundo. Além dos componentes de resíduos gerarem matérias-primas, a iniciativa também contribui para a redução do problema de destinação do lixo, aumenta o poder de compra da população, valoriza a cidadania e ainda contribui para reduzir o número de clientes inadimplentes.

O projeto

Para aderir à iniciativa e trocar lixo por bônus na conta de energia, qualquer cliente pode solicitar o cartão Ecoenel nos postos de coleta do programa. Com o cartão, basta o cliente levar o lixo reciclável ao posto de coleta e registrar os bônus para sua próxima fatura de energia, ou para uma outra unidade consumidora que ele indique. 
O cartão corresponde à unidade consumidora para a qual o cliente quer creditar o desconto. Quando o consumidor leva resíduos recicláveis a um posto de coleta, os resíduos são pesados separadamente por tipo,  a informação é computada em uma máquina de processamento de dados e, via web, o valor é creditado na conta de energia, de acordo com a categoria do resíduo coletado. A próxima fatura já virá com o desconto. Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte. 
Por seus resultados, o Ecoenel já recebeu reconhecimentos nacionais e internacionais. Os mais recentes foram a participação no Knowledge Week promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington, nos Estados Unidos. Ficou entre os 3 finalistas do Prêmio Nacional de Inovação em 2013 e o prêmio ODM Brasil que incentiva ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Entre outros, pode-se citar que foi eleito, pela revista Exame em conjunto com o Monitor Group, uma das 25 melhores inovações brasileiras da última década e foi um dos dez ganhadores do World Business and Development Awards (WBDA), premiação da Organização das Nações Unidas (ONU), como um dos projetos mais importantes quanto ao seu alinhamento com os princípios do Pacto Global, estando entre os 20 mais relevantes no mundo. Além disso, foi eleito em 2015 como um dos mais importantes projetos da América Latina alinhado aos princípios do Pacto Global (United Nations - Global Compact) e reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como Prática de Referência Ambiental.

Ecopontos

O primeiro ponto de coleta fixo foi implantado em um posto de gasolina localizado na Avenida Washington Soares, em Fortaleza, dentro dos padrões estabelecidos no projeto original. O local disponibilizava troca de resíduo reciclável por bônus na conta de energia elétrica dos clientes cadastrados, além de coletar, organizar e destinar à indústria de reciclagem os materiais recebidos.
A partir do lançamento desse primeiro ponto, a distribuidora percebeu a necessidade de ampliação do projeto. A população reconheceu o potencial do programa e a companhia trabalhou com base na expansão da iniciativa. 
Visando o atendimento de comunidades carentes, criou-se em 2012 uma rede de pontos móveis em parceria com várias associações comunitárias. Por meio de um trabalho de mobilização, as pessoas levam seus resíduos uma vez por mês, dentro de um dia específico, e realizam a troca nos caminhões itinerantes do Ecoenel. Estes circulam diariamente em diferentes comunidades do Ceará realizando a coleta com base em um calendário elaborado especificamente para atender as necessidades dos clientes. 
Seguindo o mesmo modelo, a arrecadação itinerante Ecoenel promove a coleta seletiva nos condomínios de Niterói, no Rio de Janeiro, através do “Econdomínios”. Sendo a coleta seletiva predial um grande desafio à limpeza pública urbana, esse tipo de ação se consolida tanto na destinação adequada dos resíduos quanto na geração de novos valores em nossa sociedade.

Abrangência

O Ecoenel conta atualmente com 198 postos de coleta no Ceará e Rio de Janeiro, espalhados pela Capital e Interior.

Iniciativas derivadas do programa

Doação

Ao longo dos últimos 10 anos o Ecoenel têm colhido bons frutos. São os projetos derivados das ações positivas encabeçadas pelo programa no Ceará e Rio de Janeiro. Uma dessas iniciativas é a Doação de Bônus. Dentro da lógica da bonificação na conta de energia elétrica, os clientes podem doar seus bônus a pessoas físicas, famílias ou a instituições parceiras dos projetos. Como o cliente é quem escolhe o número da unidade consumidora cadastrada no cartão, ele pode levar os resíduos e creditá-los na conta que desejar. Tanto no Ceará quanto no Rio de Janeiro, instituições, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), o IPREDE – Instituto da Primeira Infância em Fortaleza, APADA – Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes de Audição em Niterói e tantas outras, podem ser beneficiadas com a doação dos bônus dos clientes que participam do Ecoenel.

Banco de Leite  

Por meio da iniciativa do Banco de Leite, o Ecoenel realiza a arrecadação de recipientes de vidro em seus pontos de coleta para os Bancos de Leite do Hospital Infantil Albert Sabin no Ceará e para o Hospital Universitário Antônio Pedro em Niterói, no Rio de Janeiro. 
Para Odailton Arruda, a arrecadação de potes de vidro se deve a uma solicitação dos próprios bancos de leite dos hospitais que se encontram extremamente necessitados desse tipo de material para armazenamento do leite doado por mães voluntárias. Para a coordenadora geral do Banco de Leite no Ceará, Erandy Cordeiro, podem ser doados vidros de café e maionese de 50g a 100g. Ela explica que esses formatos são os ideais para a coleta e pasteurização do leite humano.

Resíduos que podem ser reciclados com o projeto:

·  Papel e papelão
·  Garrafas de plástico de refrigerante (garrafas PET)
·  Latas e cerveja e refrigerante
·  Embalagens tipo longa vida
·  Embalagens de vidro (garrafas de cerveja, refrigerantes, copos, vidro de nescafé, aguardente etc.)
·  Ferros em geral, arames e pregos
·  Plásticos (embalagens de detergente, água sanitária, margarina, copos etc)
·  Óleo de cozinha

Sobre Marina Klink

Esposa de Amyr Klink, um dos mais renomados navegadores do Brasil, Marina é bacharel em Comunicação Social e fotógrafa ambiental, especialista em retratar o mundo pela perspectiva da sustentabilidade. Atualmente é colaboradora da Editora Abril, dos jornais “O Estado de São Paulo”, Folha de São Paulo”, da “Revista Forbes”, da National Geographic Brasil”, do Discovery Channel”, entre outros.

Serviço:
Evento: Solenidade em comemoração aos 10 anos do programa Ecoenel. 
Data: 07/02/2017
Horário: 17h30
Local: Rua: Padre Valdevino, nº 150, Joaquim Távora.

Contra o aumento na passagem de ônibus

O vereador Guilherme Sampaio (PT), o deputado estadual Elmano de Freitas (PT), o ex-vereador e advogado Deodato Ramalho e representantes dos movimentos de juventude Kizomba e Levante Popular deram entrada, na Justiça, a processo contra a Prefeitura de Fortaleza. A ação pede o cancelamento do aumento de 16,3% da tarifa no transporte público coletivo pela atual gestão e solicita que a Poder Judiciário conceda, em caráter imediato, a suspensão do reajuste, até que o processo seja julgado. 
Para o vereador e os demais autores do processo, o aumento é abusivo e injustificável. "O aumento abusivo das passagens de ônibus pela Prefeitura de Fortaleza exige uma reação para dar limite à insensibilidade do poder público diante da crise que afeta os trabalhadores. Confio que o Poder Judiciário vá constatar ausência dos pré-requisitos legais e violação de princípios de direito na concessão do aumento", declara o vereador Guilherme.
“Estamos entrando com essa ação popular por ser, este instrumento, um meio constitucional adequado para que qualquer cidadão possa evitar a prática ou pleitear a invalidação de atos administrativos ilegais, imorais e lesivos ao interesse público. Ela tem por objetivo preservar os princípios fundamentais do Estado Democrático de Direito”, salientou o deputado Elmano Freitas. "Em quatro anos os aumentos da tarifa já chegam a 60% e quem sofre é a população que, diferente do prefeito, não anda de carro, pega ônibus todo dia. Muitas vezes, pegam até mais de uma condução. Isso pesa no bolso de quem paga”, critica. 
Vale lembrar que, durante a gestão Luizianne Lins, entre os anos de 2005 e 2012, a tarifa de ônibus em Fortaleza sofreu aumento de 25%, passando de R$ 1,60 para R$ 2,00. 
A diretora de Políticas Públicas para a Juventude da União Nacional dos Estudantes, Ranyelle Neves, que também assina a ação popular, afirma que a iniciativa significa a "união de forças no que a gente vem conquistando nas ruas, que é a garantia dos direitos da classe trabalhadora. Nós, jovens e estudantes, sempre tivemos na pauta a garantia da meia estudantil e, mais que isso, alcançar o passe livre. Em Fortaleza, temos tido nos últimos quatro anos um verdadeiro desrespeito aos direitos da juventude quando o prefeito sanciona sem consulta pública e participação popular o aumento da passagem. Não leva em consideração a realidade da juventude de Fortaleza, que é majoritariamente pobre, que está na periferia, muitas vezes não tem acesso a um ônibus para ir a uma atividade que deseja”, destaca ela.

Fortaleza Azul

O vereador Célio Studart recebeu, na manhã de hoje (3), representantes da Associação Fortaleza Azul ( FAZ). Junto com a presidente da instituição, Fernanda Cavalieri, apresentaram e debateram projetos voltados para o autismo.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do desenvolvimento que prejudica a capacidade de se comunicar e interagir e afeta cerca de 70 milhões de pessoas no mundo. Segundo a FAZ, em Fortaleza ainda não se tem uma estimativa precisa do número de pessoas autistas. O assunto já tramitou na Câmara Municipal de Fortaleza e ganhará o reforço do vereador.
Durante a reunião, Célio também apresentou alguns de seus projetos já protocolados e, que inclusive, entraram em pauta na primeira sessão ordinária deste ano, realizada na Câmara Municipal, como uma audiência pública em comemoração ao dia mundial de conscientização do autismo.
Frente Parlamentar em defesa da pessoa com transtorno do espectro autista e projetos que buscam concretizar meios para que essas crianças sejam devidamente assistidas pelo Poder Público também foram propostos pelo vereador.
“A reunião foi muito positiva. Tivemos oportunidade de dar nossas sugestões, para aperfeiçoar os projetos pensados pelo vereador. Também expomos nossas demandas em relação as escolas municipais e em relação ao serviço de saúde pública. Muito importante a criação da Frente Parlamentar”, ressaltou Fernanda.

RC reúne secretariado

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) se reúne amanhã (4) com os secretários municipais, a partir das 8 horas, no Marina Park Hotel. O objetivo do encontro, segundo já realizado desde a posse dos novos secretários, é acertar as metas e prazos das ações e obras que serão entregues em 2017.
A principal meta da gestão é dar continuidade às boas ações, aperfeiçoar o que precisa ser melhorado e manter os investimentos em obras, de forma planejada e organizada.
Serviço
Reunião com os secretários municipais
Data: 04/02/2017 (sábado)
Local: Marina Park Hotel
Horário: 8 horas.

Posse de Laureano na AJE-Fortaleza

A Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE) inicia o ano com um novo staff. À frente da coordenação está o engenheiro civil Fernando Laureano, que foi aclamado por unanimidade, durante eleição realizada no último dia 15 de dezembro de 2016.
A posse acontecerá no dia 7 de fevereiro, com um coquetel para cerca de 300 convidados e imprensa, no auditório Waldir Diogo, da FIEC. Na ocasião, será lançada a Revista AJE, que vem com diversas publicações sobre o trabalho e ações da entidade.
De acordo com Laureano, que já era associado, assumir a coordenação geral "significa a realização de um sonho, a vontade de retribuir à Associação toda a atividade complementar que ela realizou na minha vida pessoal e profissional, deixando um grande legado neste ano. Sabendo também da grande responsabilidade depositada em nossa coordenação, em estar representando e norteando nossos associados aos princípios e valores desta entidade tão representativa para o Ceará e para o Brasil, pois foi aqui em Fortaleza que o movimento jovem empresarial começou com nossos grandes idealizadores, Demócrito Dummar e Cleber Aquino". 

'Sai na Marra'

O Bloco Sai na Marra, com 17 anos de tradição na zona oeste de Fortaleza, realiza o seu 2º desfile de Pré-Carnaval neste sábado, 04/01, a partir das 17h. A concentração será na praça da Associação de Moradores do Bairro Ellery (Rua Almeida Filho). De lá, a banda segue em cortejo pelas ruas do bairro até chegar ao Polo de lazer da Sargento Hermínio, onde é realizado o baile de Carnaval, até às 22 horas. Na ocasião, serão premiadas as melhores fantasias de Carnaval.
Irmã Naumtema - A personagem do bloco que fez sucesso do fim de semana passado volta a fazer suas previsões neste sábado para os foliões. É a Irmã Naumetema, que montará sua tenda para consultas na concentração do bloco até às 18h30. Ela já avisa: "Traz tudo de volta, menos a aposentadoria se a deforma da Previdência for aprovada". Folia com irreverência na medida certa. Confira trecho da marchinha de protesto contra o governo Temer e seu pacote de maldades:
“E não tem PEC nem pecado que me cale
Não tem tristeza que abale o meu cantar
O Sai na Marra tá na rua, vem meu povo
Vamos de novo, nosso bloco é popular” 
Serviço
Bloco Sai na Marra
Aos sábados – 4, 11 e 18 de fevereiro
Concentração às 17h
Praça principal do bairro Ellery – Rua Almeida Filho
Baile no Pólo de Lazer da Sargento Hermínio até às 22 horas

Pré-Carnaval de Fortaleza

A folia é democrática nos bairros de Fortaleza. O segundo fim de semana de Pré-Carnaval na capital cearense segue a todo o vapor, com programação voltada para os mais variados públicos. Além das atrações que farão apresentações nos polos oficiais da Prefeitura, toda a cidade estará ocupada por blocos de rua, em uma extensa programação.
Hoje (3/2), na Praça do Ferreira, o Luxo da Aldeia recebe o bloco Camaleões do Vila, colocando os foliões para despencar com o seu repertório regado a canções de compositores cearenses de nascimento ou de coração. Na ocasião, será anunciada a patrocinadora oficial do Ciclo Carnavalesco: a Skol, com a distribuição de brindes e detalhes sobre a parceria com a Prefeitura.
“É a primeira vez que a Prefeitura lança um edital com o objetivo de captar recursos da iniciativa privada para financiar o ciclo carnavalesco da cidade. Entendemos que o carnaval de Fortaleza cresceu bastante e tem um grande impacto na economia da cidade. Nesse sentido, o poder público e a iniciativa privada devem se unir para prover um bom evento, especialmente em um momento de contenções financeiras”, explica o assessor jurídico da Secultfor, Vitor Studart.
No Mercado dos Pinhões, também na sexta-feira, a partir das 19h, quem se apresenta é o bloco Os Bicho de Ureia.
Os desfiles dos Blocos de Rua na Praia Iracema continuam agitando os foliões no sábado (4/2). A partir das 16h, os blocos Bonde Batuque, Unidos da Cachorra, Baqueta, Camaleões do Vila e Cheiro fazem o percurso do Ideal Clube finalizando no palco do Aterrinho.
Ainda no sábado, a partir das 18h, a Praça do Ferreira é tomada pela alegria e descontração do bloco Concentra, Mas Não Sai, que animará o público com muito frevo e marchinhas de Carnaval. No Bar da Mocinha, na Praia de Iracema, a folia acontece a partir das 18 horas, com o Num Ispaia Sinão Ienche.
No domingo (5/2), a criançada também não ficará de fora da folia. A programação acontece das 9h às 11h, no Passeio Público, com a Charanga Tio Marcão Lindão e a Banda Só Alegria, animando os pequenos. Também no domingo, a partir das 17h, no Mercado da Aerolândia, a folia será com Tarcísio Sardinha e Banda Fortaleza Alegria.
Por sua vez, a programação da Sargento Hermínio iniciará às 17h, neste domingo (05), com a apresentação dos blocos Monte Ellery e Sai na Marra
Além dos já tradicionais e conhecidos polos da Praça do Ferreira, Mercado dos Pinhões, Estoril, Mocinha, Aterrinho, Passeio Público, Aerolândia e Domingos Olímpio, o Ciclo Carnavalesco está presente em mais três polos: Mercado da Pontes Vieira, Mercado dos Peixes e Sargento Hermínio. “Toda a cidade está preparada para receber essa grande festa e Fortaleza tem uma grande história com o samba, temos excelentes compositores desse ritmo, nosso Carnaval vem se consolidando como a festa das marchinhas e do samba. Ao todo, estamos fomentando, diretamente, 58 blocos, via edital público, mas ainda temos blocos espontâneos espalhados por toda a cidade”, convida o secretário da Cultura de Fortaleza, Evaldo Lima.
PROGRAMAÇÃO DOS POLOS DO CICLO CARNAVALESCO 2017
SEXTA
Praça do Ferreira
Quando: sexta-feira (03), a partir das 19h.
Bloco Luxo da Aldeia e os convidados “Camaleões do Vila”
Mercado dos Pinhões 
Quando: sexta-feira (03), a partir das 19h.
Bloco Os Bicho de Ureia 
SÁBADO
Desfiles dos Blocos de Rua na Praia de Iracema
Quando: Sábado (04), a partir das 16 horas.
Concentração: Ideal Clube - Aterrinho
Mocinha
Quando: Sábado (04), a partir das 18 horas. 
Bloco Nun Ispaia Sinão Ienche
Praça do Ferreira 
Quando: Sábado (04), a partir das 18 horas. 
Bloco Concentra Mas Não Sai
Estoril
Quando: Sábado (04)
Bloco Batukaia, a partir das 17h
DOMINGO
Passeio Público
Quando: Domingo (05), a partir de 9 horas às 11 horas. 
Blocos Charanga do Tio Marcão e Banda Só Alegria. 
Mercado da Aerolândia 
Quando: Domingo (05), a partir das 17 horas. 
Tarcísio Sardinha e Banda Fortaleza Alegria
Sargento Hermínio
Quando: Domingo (05), de 17h às 22h
Bloco Monte Ellery
Bloco Sai na Marra
Estoril
Quando: Domingo (05), de 17h às 22h
Tambores Carnavalescos 
Acesse:
Facebook: Ciclo Carnavalesco 2017
Instagram: @ciclocarnavalesco

Bloquinho no Park amanhã

O Bloquinho no Park já conquistou os fortalezenses e é ponto de encontro aos sábados à tarde na capital cearense. Neste sábado (4), o pré-carnaval vai ganhar uma edição especial com show do cantor e compositor Dorgival Dantas. O local também vai mudar. Em vez da Washington Sores, a festa vai acontecer no Ideal Clube de Fortaleza sob o título de ‘Pôr do Sol do Poeta’. 
Responsável pela autoria de todas as canções, Dorgival passeia no tempo com a releitura de alguns sucessos já gravados por ele e alguns artistas, como Barriguinha", gravada por Aviões do Forró e que fez parte da trilha de "Malhação"; "Você não vale nada", hit na novela "Caminho das Índias"; "Correndo Atrás de Mim", de Avenida Brasil, além de "Pode Chorar" e "Amor Covarde", ambas interpretadas por Jorge e Mateus. O set list não estaria completo sem "Coração", "Valeu", "Por que?" e "Primeiro Passo". Dorgival também promete apresentar algumas faixas inéditas como “Diga”, “Conselho Amigo”, “Pra você voltar pra mim”, entra outras. 
Para completar a festa, a dupla Luis Marcelo e Gabriel leva o melhor do sertanejo ao Iate Clube, e os meninos da The Vibe apresentam muito electrosamba.
SERVIÇOS:
QUANDO: Sábado, 04.02.17
ONDE: Iate Clube de Fortaleza
HORA: 14 horas
Valores: R$ 83 (masculino-valor único) | R$ 63 (feminino-valor único)
Vendas online: www.ingressando.com.br
Vendas lojas físicas: Lojas Blinclass (Iguatemi, Benfica, North Shopping Fortaleza, North Shopping Joquei, Via Sul e Parangaba Shopping)
Mais informações: 85 9 8773.7330

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...