domingo, novembro 15

Fora do ar

Nelson Augusto adicionou 2 novas fotos.
1 h
Por conta de variação da transmissão da energia elétrica no Benfica, a Rádio Universitária FM está fora do ar. Os técnicos já estão trabalhando nos transmissores desde o início da manhã deste domingo 15 de novembro . Possivelmente vamos voltar com a programação normal, no final da tarde, início da noite, por conta da manutenção e ajustes de uma peça que foi danificada.

Ríver é vice


No Curió

Evilazio Bezerra adicionou 5 novas fotos — em Curió
1 h
tidiano dessa rapaziada, sem perspectiva de educação, lazer, cultura e principalmente de segurança, que não irá diminuir, infelizmente, se somente agirmos individualmente. Essa é uma luta coletiva, de todos nós, e temos a obrigação de nos envolvermos na defesa da vida dessa juventude, senão quem pagará o alto preço com o descaso e a inércia será a sociedade.
Fotos: Evilazio Bezerra.
Comments
Tertuliano Petter Siqueira Narrativa perfeita, estimado evilazio
CurtirResponder1 h
Júlio Camelo Basta!
CurtirResponder1 h
Sidney Bruce Sena Estou pensando aqui tantas coisas sobre isso. A falta de compromisso do poder publico. Esse fenomeno horrendo, é apenas reflexo de um governo falho e sociedade civil organizada desestruturada.
CurtirResponder11 h
Lauriberto Braga

Agenda da Semana

  • Segunda-feira
  • Começa no Centro de Eventos do Ceará, a II Feira Nacional do Camarão.
  • Câmara Municipal de Fortaleza homenageia entidades comunitárias.
  • Inauguração da loja do Maraponga Mart Moda da Nayane Rodrigues.
  • Inauguração da loja do Bem, no Iguatemi.
  • Terça-feira
  • BNB divulga Prêmio de Jornalismo Universitário, no Centro Universitário Estácio do Ceará, às 8h30, na Sala F-49.
  • Lançamento do Awakan Love Festival, no Sonato Hotel, às 8h30.
  • Brasil x Peru, às 21 horas, em Salvador, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2018.
  • Basquete Cearense-Solar x Caxias do Sul, pelo Novo Basquete Cearense, às 19h30, no Ginásio Paulo Sarasate.
  • Último dia da Casa Cor Ceará 2015.
  • Quarta-feira
  • Guarany x Fortaleza, Iguatu x Ceará e Tiradentes x Alto Santo, pela Taça Fares Lopes.
  • Inauguração da usina solar do Centro de Distribuição da Pague Menos.
  • Quinta-feira
  • Festa anual da Coopercon-CE, no teatro RioMar Fortaleza.
  • Ferroviário x Guarani, no PV, pela Taça Fares Lopes.
  • Sexta-feira
  • Eleição da OAB-CE, no Centro de Eventos do Ceará.
  • Sábado
  • América Mineiro x Ceará, no Independência, pela 37ª rodada da Segundona do Brasileirão.



Há 30 anos

Estava votando pela primeira vez há 30 anos.
Era 1985.
A população de Fortaleza elegeu Maria Luiza Fontenele a primeira prefeita do PT.
Elegemos o vice-prefeito Américo Barreira, também do PT.
Ainda estudante de Jornalismo mantínhamos o Jornal da Gente, de Antônio Bezerra, que acabou dando capa da sua edição de novembro de 1985 com Maria Luiza, a Prefeita da Gente.
(Lauriberto Braga).

126 da Proclamação da República

A data de hoje nos convida a relembrar um dos momentos mais importantes para a consolidação da democracia no Brasil
Link permanente da imagem incorporada
 Há 3 horas
Dia de celebrar a República Federativa do Brasil!
Link permanente da imagem incorporada
 Há 2 horas
Há 126 anos, a Proclamação da República marcava um novo período em nossa história política.O que temos que fazer...
 Há 2 horas
O modelo Republicano possibilita que tenhamos, hoje, uma Câmara independente não só na teoria, mas também na prática
Link permanente da imagem incorporada

Eleição para OAB-CE

  • O programa OAB na TV Mundo Jurídico vai entrevistar, nesta terça-feira (17), os candidatos à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) para o triênio (2016-2018).
  • As entrevistas serão concedidas no Stúdio TV Pró-Produções (Rua José Vilar, 3323), das 9 às 11h30.
  • Na ocasião, os candidatos poderão apresentar propostas de trabalho para a Seccional do Ceará, tendo em vista as eleições, que ocorrerão na próxima sexta-feira (20), no Centro de Eventos do Ceará (Avenida Washington Soares, 999).
  • Cada entrevista terá duração de sete minutos.
  • As perguntas serão ministradas pelo jornalista Hervelt César.
  • Os agendamentos deverão ser formalizados diretamente com o jornalista, por meio dos telefones (85) 98886.4215/99118.4515.

Doe sangue

Alunos do curso de Administração do Centro Universitário Estácio do Ceará – Campus Via Corpvs e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) recebem voluntários amanhã, durante a IX Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. De 14 a 20h30, a equipe do Hemoce estará na Via Corpvs com toda sua estrutura preparada para receber os doadores.
Escolhido entre alguns projetos de ação social, o grupo de alunos optou pelo de captação de doadores de sangue para o Hemoce. Os alunos do curso de Administração, orientados pelo professor Paulo Pinho, finalizam o semestre da disciplina de gerenciamento de projetos mobilizando todo o campus bem como amigos e familiares, com o projeto “Doar para salvar”, incentivando novos voluntários a doar sangue e salvar vidas.
Os alunos contam com a participação de todos os veículos de comunicação para divulgar o evento que antecede a Semana do Doador Voluntário de Sangue, tradição em todos os hemocentros do país. Com esta ação, esperam colaborar com a causa e mostrar o quanto é simples salvar vidas quando se tem a participação coletiva.
O Hemoce completa 32 anos de atendimento à população cearense. Com a solidariedade e as doações de sangue, atende 94% dos leitos hospitalares e 100% da rede SUS no Ceará, ajudando a salvar vidas de pacientes em mais de 300 hospitais e clínicas de hemodiálise.
O que é necessário para doar:
Para ser um doador de sangue é preciso: 
Estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 quilos.
Ter entre 16 a 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e original com foto. 
ATENÇÃO: os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento para menores de 18 anos, disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).
Assessoria de Imprensa do Hemoce
Natássya Cybelly
Contato: (85) 3101-2308
José Wagner
Aluno responsável pela comunicação do projeto
Centro Universitário Estácio do Ceará-Via Corpvs
(85) 98726-0071

AFN na Fenacam 2015

Na próxima terça-feira, dia 17, personalidades atuantes no Ceará serão homenageadas com o Troféu Estrela do Mar 2015, como reconhecimento por suas contribuições na área da aquicultura brasileira, em seus respectivos campos de atuação.
Eleitos por um Comitê de Premiação, serão agraciados este ano com o Troféu Estrela do Mar:Camilo Sobreira de Santana (Setor Público - Governador do Estado), Expedito Ferreira da Costa (Indústria de Beneficiamento - Grupo Compescal), Alberto Jorge Pinto Nunes(Academia - Labomar/UFC), Hélio de Castro Holanda Filho (Produtor - Revesa) e Santana Júnior (Fabricante - Poli Nutri Nutrição Animal). Também foram escolhidos duas personalidades que receberão Menções Honrosas: Severino Ramalho Neto (Empresário - Mercadinhos São Luiz) e Ana Teresa Barbosa de Carvalho (Prefeita de Jaguaruana).
A entrega será às 19 horas de terça-feira (17), no estande da Associação Cearense de Criadores de Camarão (ACCC), no Centro de Eventos do Ceará, por ocasião da 12ª FENACAM - Feira Nacional do Camarão.
O Troféu Estrela do Mar 2015 é o mais importante prêmio da categoria no estado do Ceará. Foi criado em 2014 pela instituição Pensando Fora da Caixa, com o objetivo de homenagear, de modo espontâneo, produtores, empresários, acadêmicos e gestores ligados à iniciativa pública ou privada que se destacaram, em suas respectivas atribuições, para o desenvolvimento da aquicultura no país, em especial no Estado do Ceará.
Esta premiação é uma forma de reconhecer publicamente a valiosa contribuição destas personalidades para atender a crescente demanda do mercado nacional e internacional, que impulsionam o crescimento da produção brasileira e promovem impactos consideráveis na geração de alimento, emprego e renda. A realização desta homenagem é da agência de eventos Pensando Fora da Caixa em parceria com a produtora Vagalume.
Cada personalidade agraciada receberá um troféu totalmente confeccionado em cristal, com características que fazem alusão a símbolos que tão bem representam a beleza do cultivo e da vida de aquicultores. A água mostra-se representada pelo cristal da peça, que tem o formato de uma jangada estilizada. No topo, inspirado na beleza imponente da lua cheia, um círculo apresenta o símbolo e nome do troféu.
O CEARÁ E O SETOR DA PESCA E AQUICULTURA
Perca e aquicultura compõem um dos principais setores que impulsionam a economia do Ceará, estado litorâneo privilegiado por sua extensão, com 600 Km de costa. A importante participação da produção cearense no mercado nacional e internacional de peixes, camarão e lagosta, deve-se ao desempenho positivo de pequenos e grandes produtores, empresários, profissionais do ramo, estudiosos e gestores de instituições públicas e privadas. 
O Estado do Ceará sempre teve vocação natural para a pesca e aquicultura, conforme revela Manuel Furtado Neto, Ph.D., Pró-Reitor de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Ceará. O professor cita números que destacam o Ceará neste setor:
"Maior exportador de lagosta do Brasil para o exterior, este ano deve acrescentar mais de 50 milhões de dólares a balança comercial do estado neste item de exportação. O Ceará e o Rio Grande do Norte são responsáveis por mais de 80% de produção de camarão marinho cultivado no país, gerando dezenas de milhares em empregos e centenas de milhões de reais para a economia brasileira. O Ceará também é um dos cinco maiores produtores de tilápias do Brasil, mantendo uma produção de milhares de toneladas mesmo no atual período de seca. Desta forma, o Troféu Estrela do Mar vem para premiar os atores que se destacam neste setor de máxima importância para a economia do nosso estado".
FENACAM
A 12ª FENACAM acontece de 16 a 19 de novembro, numa realização da Associação Brasileira de Criadores de Camarão - ABCC. Este é o mais importante acontecimento técnico empresarial da Aquicultura Brasileira, sendo realizado em parceria com o Capítulo Latino Americano e do Caribe da Sociedade Mundial de Aquicultura (LACC/WAS) e com a PEIXE-BR. 
SERVIÇO
TROFÉU ESTRELA DO MAR 2015 - Dia 17 de novembro, às 19 horas, no Centro de Eventos do Ceará, durante a 12ª FENACAM - Feira Nacional do Camarão. A entrega será no Estande da ACCC.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
DÉGAGÉ
Jornalista Responsável: Sônia Lage
85-3252.5401 / 99989.5876

Na Fenacam

A Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, participará da Fenacam 2015 – Feira Nacional do Camarão – que será realizada de 16 a 19 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
O objetivo é divulgar produtos e serviços inovadores para o setor de aquicultura, especificamente a carcinicultura, durante os quatro dias de feira. “Uma equipe técnica estará à disposição de todos os visitantes e convidados para apresentar nossas soluções para este mercado”, destaca Marisa Martinez, Chefe de Comunicação e Marketing do segmento Nutrition & Care, da Evonik.
A empresa aproveitará para reunir professores, pesquisadores e clientes em um evento paralelo, sobre Inovação em Nutrição de Aminoácidos para Camarões, que ocorrerá no dia 18/11.
Destaques e lançamentos
Durante a Fenacam, a Evonik apresentará o AMINOShrimp®, um software interativo e simples de ser usado para calcular as recomendações de aminoácidos para camarão. Outro destaque será o pré-lançamento do produto AQUAVI® Met-Met, uma inovadora fonte de metionina para nutrição de camarões.
A suplementação de AQUAVI® Met-Met nas rações para aquicultura não somente otimiza os custos, mas também melhora a performance da criação de camarões, além de minimizar a liberação de resíduos na água. Ele assegura um valor nutricional mais alto do que qualquer outra fonte de metionina por conta de suas propriedades únicas: baixa lixiviação e liberação lenta no intestino.
A Evonik vem aumentando sua participação no segmento de aquicultura ao redor do mundo e inovando esse mercado com produtos e serviços. Abaixo estão destacados alguns dos diferenciais do produto AQUAVI® Met-Met:
- Menor dependência de matérias-primas marinhas
Planejamento de negócios mais preciso e redução dos custos de matérias-primas.
- Estabilidade no fornecimento e desempenho superior
Valor nutricional superior permite reduzir custos de ração.
A mais pura qualidade produzida a partir de uma fábrica dedicada na União Europeia
- Pegada Ecológica e Certificações
Alimento para espécies marinhas produzido de forma sustentável e ecologicamente correto é valorizado nos mercados de exportação.
Palestras
A Evonik participará de dois eventos simultâneos à Fenacam com três palestras. Confira:
XII Simpósio Internacional de Carcinicultura
17/11, das 11h às 11h40
“Recentes desenvolvimentos na Formulação de Rações para Camarões e nas Estratégias de alimentação”.
IX Simpósio Internacional de Aquicultura
17/11, das 11h40 às 12h20
“Nutrição de Peixes Estuarinos e Marinhos”.
17/11, das 12h20 às 13h
“Nutrição de Peixes de Água Doce”
Serviço
Fenacam 2015 – Feira Nacional do Camarão
Data: 16 a 19 de novembro
Local: Centro de Eventos do Ceará
Endereço: Avenid. Washington Soares, 999
Telefone: (84) 3231-6291
Localização da Evonik: Estande 174
Informações sobre a empresa:
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. A essência de sua estratégia corporativa é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. Suas atividades se concentram nas principais megatendências de saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.
A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2014, mais de 33.000 colaboradores geraram vendas em torno de 12,9 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 1,9 bilhão de euros.
No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 600 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.
Nota legal:
Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado. 
Evonik Degussa Brasil Ltda.
Informações: (11) 3146.4170

Estadão


Folha


Amanhã na CMFor



Vereador integra a bancada do PT na CMFor - Foto: Genilson de Lima
Vereador integra a bancada do PT na CMFor – Foto: Genilson de Lima
A Câmara Municipal de Fortaleza realiza nesta segunda-feira, às 19h30, no Auditório Ademar Arruda, uma solenidade em homenagem às associações Projeto Juvenil de Ensino e Cidadania, Academia Institucional de Ensino Cearense e Escola de Cidadania, Civismo e Urbanidade pelos trabalhos prestados em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. A autoria é do vereador Doutor Vicente (PT).
O parlamentar explica no projeto que as associações homenageadas prestam um valoroso trabalho na questão do enfrentamento a exploração sexual infanto-juvenil, enfrentamento e combate às drogas e o trabalho infantil. Os projetos acontecem em diversos bairros, em especial os de periferia, e tem como principal objetivo de formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.
“A exitosa experiência dessas associações, como verdadeiras escolas de cidadania, precisa ser devidamente congratulada nesta sessão solene como se pede”, afirmou.


Para Frei Clevis

  • Hoje, às cinco e meia da tarde, a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), entrega a Medalha Boticário Ferreira ao Frei Clevis Mafra dos Santos.
  • Será na Paróquia Antônio de Pádua.
  • Uma proposta do vereador Fábio Braga.

Para Lilia Sales

lilia sales
Foto: André Lima
A Câmara Municipal de Fortaleza realizou sessão solene na última sexta-feira (13) para a outorga da Medalha Boticário Ferreira à professora doutora Lilia Maria de Morais Sales. A comenda teve como proponente o vereador Salmito Filho (Pros), presidente da Casa Legislativa, aprovada pela unanimidade dos parlamentares. O vereador Salmito Filho dirigiu a sessão, tendo a Mesa dos Trabalhos composta por: Denise Carrá, secretária-adjunta do Turismo, no ato representando o governador Camilo Santana; Renato César Pereira Lima, secretário da Regional VI, representando o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; Fátima Veras, magnífica reitora da Unifor; Alessander Sales, procurador da República; Benedito Augusto da Silva Neto, procurador e diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público; Bruno Carrá, Juiz Federal e diretor do Fórum
Em sua saudação a homenageada e aos presentes, o presidente Salmito Filho afirmou que a comenda Boticário Ferreira, é a maior da Câmara Municipal de Fortaleza. Ele destacou a trajetória da personalidade que dá nome a comenda, “foi homem público e o primeiro prefeito da cidade. Ele traçou um grande planejamento para Fortaleza, reconhecido até hoje. Nesta noite, a Câmara homenageia uma mulher, mãe, filha, profissional, pesquisadora com um currículo vasto. Ela me faz lembrar de dois elementos fundamentais para o ser humano, que constituem a sociabilidade: o sistêmico, o que é calculado, auferido, quantificado e o outro elemento, o simbólico”.
“O sistêmico, é a ciência e o simbólico, o não racionalizado, a moral, a ética, os princípios, o amor. Jürgen Habermas da Escola de Frankfurt cita esses dois elementos. Uma sociedade só é saudável quando eles estão equilibrados. Esses elementos estão representados na vida da homenageada de hoje. Me permita aqui dizer que a sua trajetória traz uma boa conjugação desses dois elementos. Parabéns! A cidade de Fortaleza agradece seu trabalho. Neste momento, agradeço inclusive a pessoa que permitiu que essa homenagem fosse feita, o secretário Renato Lima, que me apresentou o trabalho da homenageada!”, afirmou o presidente
Após receber a Medalha das mãos do presidente Salmito Filho, a professora doutora, Lilia Maria de Morais Sales fez seus agradecimentos. Ela disse estar honrada em receber a medalha. Agradeceu ao secretário Renato Lima e aos alunos pela dedicação e indicação de seu nome para receber a comenda. Ao presidente da Câmara, Salmito Filho, por acreditar no trabalho contínuo e por reconhecer simbolicamente seu trabalho a partir dessa “importante e significativa comenda”.
“Alguns perguntam se eu ainda estudo mediação e eu digo que tenho muito a aprender. As pessoas depois de muita raiva e desespero, após a mediação, passam a apresentar o melhor de cada uma. O efeito vem da mediação. Por isso que sempre acreditei que ela tinha algo a mais do que somente resolver os conflitos. Ela vive da esperança. Assim a vida foi apresentando desafios e eu claro fui abraçando. Tenho uma tendência a abraçar os desafios”, frisou.
Segundo Lilia Sales, sua trajetória teve início no Pirambu, quando aceitou o convite para ensinar mediação naquele bairro que era considerado o mais perigoso da cidade e depois viu que foi o melhor presente que ela recebeu. Disse que depois na Unifor encontrou a consolidação do trabalho. “Criamos a Núcleo de Mediação de praticas jurídicas, montamos a especialização, mestrado de mediação de conflitos e tantas outras atividades. Uma corrente forte de pessoas foram sendo formadas todas com ideias fortes. Sem elas, essa conquista nãos seria possível. Alunos, ex-alunos, professores, funcionários”, pontuou.
Citou o ‘Projeto Mulheres da Paz’. “Pensem 200 mulheres em coro pedindo uma vida melhor. Ajudamos a desenvolver formas de mediação. Com elas, aprendi tanto. A palavra empoderamento começou a ter sentido pra mim. Elas passaram a estudar, sonhar, e o curso universitário se tornou realidade”, asseverou..
Falou ainda sobre o projeto Flores do Bom Jardim, que trata da mediação e empreendedorismo. “Nosso lema é sermos firmes e fortes”. Destacou ainda o trabalho levado para a delegacia, afirmando que a ideia surgiu do ex-secretário de Segurança do Estado, Roberto Monteiro. “O desafio foi o primeiro serviço de mediação. Tornou comum a prática no 30º DP, de os casos de conflitos serem mandados para as ‘meninas da mediação’. Veio então o Ronda Cultural, onde policiais escrevem rap e interagem com os jovens. O meu papel no projeto foi fazer acontecer.”, destacou
Quanto ao projeto ‘mediação escolar’, disse que a idéia é que os jovens aprendessem a mediação e empreendedorismo. “Começamos com 20 jovens e por lá já passaram mais de 200. Temos professores voluntários. Meu coração esquenta ao falar desse projeto. Tem sido muito trabalho, tantas conquistas. Quando fecho os olhos e penso no projeto, vejo tantos vitoriosos, que hoje têm uma vida bem diferente. Acredito em vocês”. Ressaltou ainda seu trabalho nas universidades de Havard e Colúmbia. “Fazer mediação em inglês, longe de casa, mas conseguimos vencer”.
No final, disse que agora é a vez da mediação do Judiciário, que para ela é um marco histórico. Lilia fez os agradecimentos, às pessoas que, segundo ela, auxiliaram na sua caminhada. “Agradeço o apoio da professora Fátima Veras, as reuniões com o Dr. Airton e com o professor José Renato. A partir dai, uma equipe se juntou em torno desse propósito. Professores e funcionários aceitaram o desafio. Reuniões semanais e conversas diárias. Dissemos sim, e nossa festa está bombando, com o curso de mediação realizando um sonho de muitos”. Agradeceu também a seus pais, filhos e irmãos e concluiu frisando que sua família é seu porto seguro.
Biografia
Pós-doutora pela Universidade de Colúmbia (Nova Iorque), doutora em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre e graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Possui formação em mediação de conflitos na Universidade de Harvard, junto ao Program on Negotiation (EUA).
Atualmente é professora titular da Universidade de Fortaleza do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Direito Constitucional, Vice-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza, Diretora-presidente do Instituto de Mediação e Arbitragem do Ceará (Mediação Brasil), Membro/Consular do Conselho do Global Center dos EUA e Membro do Conselho Superior da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).
Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Mediação de Conflitos, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, direitos fundamentais e Mediação e Negociação de Conflitos.
Propôs cinco mestrados. É professora de mestrado e doutorado desde 2004; professora de mediação de conflitos; orientou mais de 300 trabalhos científicos; é bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento da Pesquisa (CNPq), Funcap, Conselho Nacional de Justiça e Banco Mundial. Premiada várias vezes por seus trabalhos em pesquisa. Possui 98 trabalhos publicados, entre livros e artigos e mais de 150 trabalhos publicados em congressos científicos.
Autora e co-autora de vários livros dentre os quais Justiça e Mediação de Conflitos (2004); Mediare um guia prático para mediadores (2010); Mediação de Conflitos Família, Escola e Comunidade (2007); Mediação Familiar um estudo histórico-social das relações de conflitos nas famílias contemporâneas (2006); Coordenadora dos Projetos de pesquisa “Mulheres da Paz”, “Flores do Bom Jardim”, “Mediação Escolar” e “Mediação Policial”, “Multidoor Courthouse System”, “Tribunal de Múltiplas Portas”.
Organizadora de várias coletâneas, dentre elas “Aspectos Atuais sobre a Mediação e outros Métodos Extra e Judiciais de Resolução de Conflitos” (2011), “Estudos sobre Mediação e Arbitragem”, “Estudos sobre a Efetivação do Direito na Atualidade a cidadania em debate” (volumes de l a 5) e autora de vários artigos científicos em revistas qualificadas (CAPES) e artigos de divulgação científica.
Projeto Flores do Bom Jardim
O Projeto Flores do Bom Jardim originou-se do Projeto Mulheres da Paz, no qual a Professora Lilia Sales, idealizadora e líder, junto com sua equipe, capacitaram 300 mulheres do bairro Bom Jardim (o mais violento de Fortaleza/CE) em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos para que elas pudessem atuar junto aos adolescentes em situação de risco. Além de cursos para capacitação e inserção no mercado de trabalho, como corte e costura e técnicas em beleza, por exemplo.
A professora Lilia percebeu que os conhecimentos em Mediação de Conflitos exercia papel importante no processo de empoderamento destas mulheres, sobretudo considerando que 75% delas sofreram ou conhecem e convivem com alguém que já sofreu alguma forma de abuso sexual ou violência doméstica, sendo que uma parcela considerável destas passou por esse tipo de violência com idade inferior a 14 anos.
Em relatos, as mulheres contam as mudanças que o Flores do Bom Jardim operou na vida delas, na perspectiva do empoderamento, tornando-as autônomas e responsáveis pela própria vida. Essas mulheres se inseriram no mercado de trabalho e, principalmente, tornaram-se autônomas, donas da própria vida, deixaram, muitas vezes, de sofrer violência e influenciaram outras mulheres e jovens a se empoderarem também, multiplicando uma postura pautada na resolução de conflitos e na cultura de paz.
Projeto Mediação Escolar
O Projeto Mediação Escolar, idealizado e liderado pela Professora Lilia Sales, apoiado pela Universidade de Fortaleza e CNPq, trabalha com jovens alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Fortaleza, com o objetivo de inseri-los na universidade como líderes, multiplicadores da cultura de paz.
O Projeto funciona desde 2010 e age nos eixos Mediação e Liderança, Português, Inglês, Artes e Ação, com aulas e ações para empoderar os alunos de maneira a formá-los como líderes em suas comunidades. Aproximadamente 100 alunos já passaram pelo Projeto e muitos deles ingressaram na Universidade e já até se graduaram. Além disso, vários alunos já receberam premiações diversas tais como prêmios de fotografia, em encontros científicos e alguns prémios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, como o Jovens Embaixadores e English Immersion Program.
Os alunos relatam a experiência que vi vendaram no Projeto e contrastam sua postura frente à vida antes e depois de seu ingresso no Mediação Escolar, onde aprenderam a lidar com sua realidade, muitas vezes, hostil e transformá-la por meio do conhecimento em Mediação de Conflitos


Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...