segunda-feira, dezembro 4
Salmito fala sobre aliança Camilo-Eunício
O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Salmito Filho (PDT) falu hoje na Rádio Fortaleza 90.7 FM sobre a possível aliança governador Camilo Santana (PT) e presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB) para as eleições de 2018.
Medalha Paulo Marcelo Martins Rodrigues para Luiz Gonzaga Porto Pinheiro
O médico Luiz Gonzaga Porto Pinheiro recebe a Medalha Paulo Marcelo Martins Rodrigues na próxima quinta-feira (7), às 18 horas, no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE).
Luiz Gonzaga Porto Pinheiro nasceu em Iracema, filho de Francisco Miranda Pinheiro e Ceci Porto Miranda, cidadãos sertanejos que migraram para Fortaleza, coroados por uma vontade familiar devocional de propiciarem melhores condições formacionais para seus filhos, sonho conseguido de maneira diamantina, dando à sociedade cearense, figuras que engrandecem pela decência, educação e comportamentabilidade para o Ceará.
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1975), Mestrado em Cirurgia pela Universidade Federal Fluminense (1985) e Doutorado em Cirurgia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Atualmente é Professor Titular/PROPAP da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED-UFC) regime de 40 horas. Coordenador da Disciplina Opcional de Mastologia, FAMED-UFC. Coordenador do Laboratório de Cirurgia Experimental Saul Goldemberg da Pós-graduação do Departamento de cirurgia da FAMED-UFC. Líder do Grupo de Pesquisa GEEON – Grupo de Educação e Estudos Oncológicos da UFC cadastrado no Diretório de Pesquisa do CNPq atuando na linha de pesquisa Identificação Bioquímica do Marcador do Linfonodo Sentinela Autólogo do Sangue. Presidente da Sociedade Cearense de Cancerologia. Presidente da ONG-Grupo de Educação e Estudos Oncológicos, extensão do Departamento de Cirurgia da FAMED-UFC. Foi Chefe do Departamento de Cirurgia FAMED-UFC, Coordenador do 7º semestre do Curso de Medicina FAMED-UFC e Coordenador do Módulo de Oncologia. Chefe do Serviço de Mastologia da Maternidade Escola Assis Chateaubriand-MEAC/Hospital das Clínicas-UFC. Consultório Particular na área de Oncologia/Mastologia.
A Medalha Paulo Marcelo Martins Rodrigues, maior honraria outorgada pelo Legislativo Cearenses, criação legislativa/parlamentar do deputado Fernando Hugo, objetiva reconhecer destaques de pessoas ligadas a Medicina.
“Ontem, neste exercício hipocrático, Paulo Marcelo curava ensinando. Hoje, Luiz Porto ensina curando. Ambos, sem dúvida alguma, frutas raríssimas no diarismo de suas ações médicas serão eternos na história sempre viva da medicina cearense, brasileira e mundial”, ressaltou o deputado Fernando Hugo.
A MEDALHA - A medalha foi instituída no âmbito do Poder Legislativo em junho de 1995 e modificada em dezembro de 2016. A concessão será feita em anos ímpares, por deliberação da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará, e destinada a agraciar personalidades eminentes que hajam direta ou indiretamente prestado relevantes serviços à saúde no Estado do Ceará.
A seleção é feita mediante lista tríplice da Comissão de Saúde do Poder Legislativo, organizada de acordo com informações solicitadas ao Conselho Estadual de Saúde, Secretaria de Saúde do Estado, Conselho Regional de Medicina e Universidade Estadual do Ceará.
PAULO MARCELO MARTINS RODRIGUES - Nascido em 29 de dezembro de 1933, em família de bacharéis do Direito, graduou-se na Faculdade de Ciências Médicas (UFRJ) em 1960. Retornou a Fortaleza em 1961 para integrar a orientação do regime de internato da FM-UFC. Iniciou sua carreira universitária em 1962, como instrutor de ensino da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, tendo sido também professor colaborador da Universidade de Brasília (UnB). Além de suas atividades acadêmicas, o professor Paulo Marcelo foi membro das Sociedades Brasileiras de Gastroenterologia, de Nefrologia e de Cardiologia e teve trabalhos publicados nas áreas do ensino e do pensamento médico. Foi também presidente do Centro Médico Cearense, diretor no sindicato dos Médicos e no Cremec-CE.
Considerado por expoentes da sociedade médica como “divisor de águas da medicina cearense”, foi exemplo de mestre e profissional de nobres qualidades. Lançou as bases científicas do exercício clínico, introduzindo uma nova maneira de fazer medicina no Ceará. “A saúde é um processo de maximização possível do bem-estar em todas as suas vertentes, na biológica, na psicológica, na social e na ecológica”. Estas palavras, que aparecem na primeira página do livro Paulo Marcelo Martins Rodrigues, O divisor de águas na medicina do Ceará, de autoria de Marcelo Gurgel Carlos da Silva, dão mostras da importância que o homenageado dava a todas as acepções do termo.
Escolhido para dar nome à Liga de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará e à Comenda cedida pelo Poder Legislativo, o Paulo Marcelo Martins Rodrigues será sempre lembrado por ter sido um profissional abnegado e amante da medicina e também por suas qualidades de professor dedicado e exemplar, considerado por muitos como tendo sido um reformador do ensino médico no Ceará. Faleceu em 8 de janeiro de 1989, vítima de enfarte fulminante, deixando mulher e três filhos. Muitos médicos formados seguiram os caminhos iniciados por ele, por isso, sua memória permanece viva como exemplo para as sucessivas gerações de médicos daquele que fez história arte hipocrática entre os cearenses.
Jornada Cearense de Atendimento Pré e Hospitalar na Unifor
Os profissionais que estão na rua para salvar vidas, ou mesmo nos hospitais recebendo, diariamente, dezenas de indivíduos acidentados, em situações de risco de morte, encaram desafios técnicos, científicos e até psicológicos, pois precisam tomar decisões e atitudes que valerão a vida de alguém. Pensando na capacitação profissional e emocional desses profissionais, a Cooperativa de Atendimento Pré-Hospitalar (COAPH) promoverá, nos dias 11,12 e 13 de dezembro, a IV Jornada Cearense de Atendimento Pré e Hospitalar, na Universidade de Fortaleza (Unifor).
O evento, que tem como objetivo central promover debates técnicos e científicos, oficinas e palestras, proporcionando aprendizado contínuo a serem aplicados na rotina diária dos atendimentos de emergência, é voltado para os estudantes de medicina, enfermeiros, socorristas e profissionais da área de atendimento pré-hospitalar ou militar.
Com uma programação intensa e diversificada, a IV Jornada tratará de assuntos como as verdades e os mitos no resgate em altura; as novas tecnologias utilizadas nos salvamentos em geral; as práticas, desafios e novas perspectivas na urgência pré-hospitalar; as condições psicológicas dos socorristas e muito mais. O evento contará com a presença de renomados palestrantes, entre eles profissionais do Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências (Grau) de São Paulo e da urgência e emergência do Estado do Ceará.
“Nossa cooperativa está em atuação desde 2009. Nascemos com o intuito de apoiar os profissionais de uma nova classe: os de atendimento pré-hospitalar. As nossas jornadas são voltadas para que esses profissionais contribuam cada vez mais com o crescimento e melhoria dos serviços de pré-hospitalar em nosso estado e em nosso país”, afirma o presidente da COAPH, Newton Lacerda. Ainda de acordo com o presidente, é necessário investir sempre nos profissionais que fazem diferença na vida dos cidadãos. “Investir nos profissionais que salvam vidas é um investimento para toda uma sociedade. A COAPH prepara e qualifica seus cooperados para o melhor desempenho de suas funções e os deixa aptos a enfrentar da forma mais competente e técnica qualquer desafio que a profissão os impõe”, completa.
Sobre a COAPH - A Cooperativa de Atendimento Pré-Hospitalar (COAPH) surgiu em 20 de Agosto de 2009 com o objetivo maior de apoiar os profissionais de uma nova classe: o Atendimento Pré-hospitalar, proporcionando a estes, as vantagens do sistema de cooperativismo, dando uma legalidade jurídica para suas atividades.
Entre as suas atribuições, destaca-se a valorização do profissional, com programas de incentivo, trazendo aos cooperados garantias estabelecidas por lei, acerca de seus benefícios.
Sua Missão: Priorizar o capital humano. Comprometer-se com a saúde e o bem estar, através de profissionais preparados e qualificados da área de pré-hospitalar, primando pela excelência no atendimento e serviços realizados.
Sua Visão: Atender as demandas necessárias por meio de soluções eficientes, buscando uma contínua e progressiva gestão competente e humanizada, contribuindo com o crescimento e melhoria dos serviços de pré-hospitalar em nosso estado e em nosso país.
Programação
SEGUNDA 11/12 - OFICINAS de 08h às 17h
OFICINA 1 - Reanimação Cardiopulmonar Adulto
- Turma 1 Manhã (08 as 12h)
- Turma 2 Tarde (13 as 17h)
OFICINA 2 - Reanimação Cardiopulmonar Pediátrico
- Turma 1 manhã (08 as 12h)
- Turma 2 tarde (13 as 17h)
OFICINA 3 - Manejo de Equipamentos na Urgência e Emergência.
- Turma 1 manhã (8 as 12h)
- Turma 2 tarde (13 as 17h)
OFICINA 4 - Terapia Transfusional
Turma 1 (8 as 17h)
COQUETEL 11/12
“Melhores da Saúde do ano de 2017”
- Apresentação Cultural
- Homenagem aos “Destaques Saúde 2017”
- LOCAL: Auditório Biblioteca/Unifor
*Aberto aos participantes do evento.
TERÇA 12/12
8h Credenciamento;
8h15 Mesa de Abertura;
8h30 Aeromédico: Experiência do Águia de São Paulo (Jorge Michael Ribera Grau/SP);
9h30 Intervalo;
10h às 11h Segurança do Paciente na Assistência Pré-hospitalar (Daniel Lima Samu Fortaleza);
11h às 12h Compreensão do Esmagamento (Jorge Michel Ribera Grau/SP);
12h Almoço;
13h Assistência a Múltiplas Vítimas (Dr. Ricardo Vanzetto);
14h Assistência de Urgência ao Grande Queimado Eliane Maciel Centro de Queimados do IJF;
15h Mesa Redonda: Condições de Trabalho e Saúde do Trabalhador da Urgência (Juliana Cavalcante (Unifor); Mateus Estevam (UFRN);
16h Resposta Avançada ao Desastre (Ricardo Vanzetto Grau/SP);
QUARTA 13/12
8h às 9h Desafios e Novas Perspectivas na Urgência Pré-hospitalar ( Kitt Rola/Unimed Urgente);
9h às 9h15 Intervalo;
9h15 às 10h30 Cuidados Pós PCR na Assistência Pré- Hospitalar (Dr. Edilson Ferreira/SAMU 192 CE);
10h30 às 12h Uso Racional do Sangue (Luciana de Barros Carlos/IJF);
12h Almoço;
13h Resgate em Altura: Mitos, Verdades e Novas Tecnologias (Dr. Elvis Lima Pereira;
14h Tomada de Decisão no APH: quando fazer, mandar fazer ou correr? (Caesar Fontes/ SAMU 192 Fortaleza);
15h Desafios na Classificação de Risco em Serviço de Pronto Atendimento (Karine Girão/UPA);
16h Práticas Docentes com Simulação Realística e suas Interfaces com a Aprendizagem Significativa (Juliana Freitas/Unifor).
Encerramento e entrega dos Certificados
Empossados novos 169 profissionais para IJF
A Prefeitura de Fortaleza promove agora cerimônia de posse dos novos servidores do Instituto José Frota (IJF). O evento acontece no Teatro Carlos Câmara (Rua Senador Pompeu, 454 - Centro).
Foram convocados, ao todo, 169 profissionais de nível médio e superior, aprovados nos últimos concursos realizados pelo Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh), para os cargos de médico anestesista, intensivista, cirurgião geral e plástico, nefrologista, pediatra e traumatologista, além de enfermeiro, cirurgião-dentista, assistentes social, farmacêutico, fisioterapeuta, nutricionista, terapeuta ocupacional, técnico de enfermagem, de laboratório e de radiologia.
Após a assinatura do Termo de Posse, os novos servidores municipais já assumem suas funções no maior centro médico de nível terciário da rede municipal de saúde, que também passa por um processo de modernização a ampliação de suas áreas de atendimento, com a construção do IJF 2 (maquete acima). O novo prédio disponibilizará mais 203 leitos, sendo 153 em enfermarias, 20 em unidades de nível intermediário (UI) e 30 em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), além de nove salas de cirurgia e novos serviços de diagnóstico por imagem, com ressonância magnética e hemodinâmica, de grande importância para o tratamento de vítimas de traumas graves.
Inaugurado em dezembro de 1936, o Instituto José Frota (IJF) é referência no tratamento de vítimas de traumas de alta complexidade, lesões vasculares graves, queimaduras e intoxicações.
Funcionando em plantão 24 horas, o hospital conta com equipes multiprofissionais, mantendo um corpo clínico com mais de 20 especialidades médicas e contabiliza o acolhimento de aproximadamente 7 mil pacientes por mês, apenas em sua Emergência, provenientes de Fortaleza, demais municípios cearenses e até mesmo de outros estados. Atualmente, o IJF possui 461 leitos de internação, sendo 33 em unidades de tratamento intensivo (UTI), 11 salas cirúrgicas e centro de imagens com tomografia, radiografia e ultrassonografia.
Atendendo a uma demanda histórica da população e dos profissionais da instituição, a Prefeitura de Fortaleza segue com a conclusão do projeto de ampliação das áreas de atendimento do hospital, com a construção do Anexo IJF 2, que trará mais modernidade às instalações e mais segurança, conforto e agilidade aos usuários. A nova estrutura, que possuirá 13.237 metros quadrados de área construída, sendo interligada ao atual prédio por meio de passarelas, permitirá o acréscimo na oferta de leitos de UTI em 91%. Em leitos pós-operatórios, o aumento será de 166%. Já as enfermarias serão reforçadas em 41% e as salas de cirurgia em 82%.
Quando concluída a obra, a Rua Antônio Pompeu, no perímetro entre as ruas Senador Pompeu e Barão do Rio Branco, se tornará um espaço de circulação interna do hospital, com a implantação de piso, projeto paisagístico com plantio de diversas árvores nativas, além de arbustos, mobiliário urbano e iluminação.
Camilo visita obras do IJF 2
Agenda do governador do Ceará, Camilo Santana (PT) hoje:
Manhã: Visita às obras do Instituto José Frota (IJF) 2, em Fortaleza. O novo IJF deve ser entregue em 2018. Com 203 leitos, nove salas de cirurgia e equipamentos modernos, o IJF 2 fica em área localizada em frente ao IJF e contempla o novo edifício, a urbanização do entorno e a interligação entre o novo hospital e o já existente. Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), visitaram as obra. O anexo recebe um investimento de R$ 25,81 milhões do Governo do Ceará. A obra, ao todo, custa R$74 milhões.
14 horas: Reuniões internas, no Palácio da Abolição, em Fortaleza.
19 horas: Encontro com governadores do Nordeste.
Assinar:
Postagens (Atom)
Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos
Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...
.jpg)
-
CONVENÇÃO MUNICIPAL DA FEDERAÇÃO PSOL/REDE FORTALEZA. O Partido Socialismo e Liberdade - PSOL, e a Rede Sustentabilidade, que compõem a Fede...
-
Com o compromisso de buscar a inovação de políticas públicas que garantam soluções e a melhoria da qualidade de vida da população, a Câmara ...
-
Com o lema "Amar e cuidar de Caucaia", o pré-candidato a prefeito do município pelo partido dos trabalhadores, Waldemir Catanho, r...