quarta-feira, abril 12

Na Bienal do Livro


Com o tema "Cada pessoa, um livro; o mundo, a biblioteca", a XII edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará, com o renomado escritor Lira Neto assinando a coordenação da curadoria, integrada também por Kelsen Bravos e Cleudene Aragão, traz uma programação que vai além do Centro de Eventos e chega a outros municípios como Caucaia e Redenção, incluindo encontros entre autores, palestras, mesas-redondas, conferências, oficinas, contações de histórias, lançamentos de livros e várias outras atividades. A palavra é o fio condutor do evento, aberto também a todos os meios e possibilidades, com o livro e para além dele. Uma programação democrática e de acesso gratuito, contemplando todos os públicos - infantil, juvenil e adulto - e inúmeros temas e áreas de interesse.

Dentre os mais de 160 escritores e 300 convidados, estão diversos escritores de países de língua portuguesa como Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Timor Leste e Portugal. Os escritores estarão na programação do Centro de Eventos e em destaque na Bienal Fora da Bienal, que acontecerá na quarta e quinta-feira, dias 19 e 20 de abril, na Unilab - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, em Redenção.
Realizada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar, e apresentada pelo Ministério da Cultura e pelo Bradesco, a XII Bienal Internacional do Livro do Ceará acontece de 14 a 23 de abril de 2017, no Centro de Eventos do Ceará e em múltiplos espaços de Fortaleza, e tem entrada franca em todas as atividades.
Confira a programação lusófona:
No sábado (15), o escritor angolano radicado em Portugal, Valter Hugo Mãe, baterá um papo com o público sobre o tema “Somos todos filhos de mil pessoas e de mil livros”, às 20 horas, na Sala Moreira Campos. Já no domingo (16), às 16 horas, haverá o diálogo entre Marcelino Freire e Valter Hugo Mãe sobre “Romances do pai, escritas da mãe”, com mediação de Socorro Acioli. No mesmo dia, às 20 horas, a escritora moçambicana, Paulina Chiziane, imprimirá um diálogo com Ana Miranda sobre “Mundos femininos, palavras universais”. Na terça (18), às 15 horas, Paulina participará do painel “Letra de Mulher, Novas Páginas – Áfricas e Mulheres: substantivos plurais”, com a Tânia Lima e mediação Vânia Vasconcelos.
Na quinta-feira (20), a Sala José de Alencar dá espaço para discussões para o “Encontro Oralidades & Escritas em Língua Portuguesa”, com apresentação musical de Cabo Verde e Guiné-Bissau na abertura e temas como “Relatos em Língua Portuguesa: oralidade & escritas”, às 15 horas, com Rosalina Tavares (Cabo Verde), Geraldo Amâncio (Brasil), Tony Tcheka (Guiné-Bissau), Carlos Subuhana (Moçambique) e Brigida da Silva (Timor Leste). Mediação: Manoel Casqueiro (Guiné-Bissau). Às 17 horas, terá a apresentação teatral de Guiné-Bissau. Às 18 horas, o tema “Oralidades e Escritas na Literatura Angolana”, traz como convidado o Ondjaki (Angola) e mediação de Andrea Muraro (Brasil). Para finalizar a programação, às 20 horas, haverá a exibição do filme “O outro lado do Atlântico”, com direção e pesquisa de Daniele Ellery (DCR/Unilab e Márcio Câmara, da UFF). Debate com a presença da diretora, dos estudantes da UNILAB, personagens do filme, Thamylton Teixeira (Guiné-Bissau) e Osnelly Osório (Cabo Verde) e do Prof. Carlos Subuhana (Moçambique)
No feriado de Tiradesnte, dia 21 de abril, a Sala José de Alencar segue com o “Encontro Oralidades & Escritas em Língua Portuguesa”, com a apresentação do projeto de extensão "Ecos da África no Ceará: Capoeira na Comunidade". Às 15 horas, é a vez da AfroContação, com Kiusam de Oliveira (Brasil). Às 16 horas, haverá um Sarau Poético Português e, às 18 horas, apresentação do Grupo Pérolas do Índico - Dança Marrabenta (Moçambique). Às 20 horas, haverá um breve relato do papel da música e da literatura na libertação e construção da nação guineense, com a presença do escritor Tony Tcheka (Guiné-Bissau).
Programação Bienal Fora da Bienal – Unilab Redenção
A Unilab receberá na quarta e quinta-feira, dias 19 e 20 de abril, a programação da Bienal Fora da Bienal, com a participação de diversos escritores da comunidade lusófona. Na quarta (10), o Encontro Oralidades & Escritas em Língua Portuguesa segue com Relatos de Rosalina Tavares (Cabo Verde), Geraldo Amâncio (Brasil), Tony Tcheka (Guiné-Bissau), Carlos Subuhana (Moçambique) e Brígida da Silva (Timor Leste) e mediação: Manoel Casqueiro (Guiné-Bissau). À tarde, o tema “A resistência da palavra nas literaturas africanas de língua portuguesa” será debatido com Rita Chaves (Brasil), Ondjaki (Angola) e mediação de Sueli Saraiva (Brasil). Às 15 horas haverá o encontro de Tony Tcheka com os estudantes guineenses. E às 16 horas, o tema “Mulheres, Literatura e Resistência”, traz a escritora Paulina Chiziane (Moçambique), com mediação de Luana Antunes (Brasil).
Já na quinta-feira (20) a programação segue na Unilab com a “Oficina Corporeidade Poética: Transcendendo o Corpo partindo da Ancestralidade Africana”, às 10 horas, com Kiusam de Oliveira (Brasil). A Mesa Escritores Fundação Palmares traz os livros da Editora Nandyala (Redenção) - Água de Barrela, de Eliane Alves dos Santos Cruz (Brasil) - Haussá 1815, de Júlio César Farias de Andrade (Brasil) - Sobre as vitórias que a história não conta, de André Luís Soares (Brasil) - Sina Traçada, de Maria Custódia Wolney de Oliveira (Brasil) - Sessenta e seis elos, de Luiz Eduardo de Carvalho (Brasil) - Adjoké e as palavras que atravessaram o mar, de Patrícia Matos (Brasil), com mediação: Sueli Saraiva (Brasil); às 19h30, a programação chega ao fim com a Conferência “A construção da Guineidade”.
Sobre os escritores
Valter Hugo Mãe (Angola/Portugal)
Um dos mais destacados autores portugueses da atualidade. A sua obra está traduzida em várias línguas, merecendo um prestigiado acolhimento em países como o Brasil, a Alemanha, a Espanha, a França ou a Croácia. Publicou sete romances: Homens imprudentemente poéticos; A desumanização; O filho de mil homens; A máquina de fazer espanhóis (Grande Prêmio Portugal Telecom Melhor Livro do Ano e Prêmio Portugal Telecom Melhor Romance do Ano); O apocalipse dos trabalhadores; O remorso de Baltazar Serapião (Prêmio Literário José Saramago) e O nosso reino. Escreveu alguns livros para todas as idades, entre os quais: Contos de cães e maus lobos, O paraíso são os outros; As mais belas coisas do mundo e O rosto. A sua poesia foi reunida no volume Contabilidade, entretanto esgotado. Publica a crônica Autobiografia Imaginária no Jornal de Letras.
Paulina Chiziane (Moçambique)
Nascida na província moçambicana de Gaza, no seio de uma família protestante, onde se falava chope e ronga, aprendeu a falar português na escola de uma missão católica, pouco antes de se mudar para Maputo, onde estudos superiores na Universidade Eduardo Mondlane, mas nunca concluiu a licenciatura de Linguística. Em 1990, Paulina Chiziane torna-se a primeira mulher moçambicana a publicar um romance ‘Balada de Amor ao Vento’. No entanto, Paulina não gosta do termo romancista: “Sou contadora de estórias e não romancista. Escrevo livros com muitas estórias, estórias grandes e pequenas. Inspiro-me nos contos à volta da fogueira, minha primeira escola de arte.” Em 2014, foi agraciada pelo Estado português com o grau de Grande Oficial da Ordem Infante D. Henrique, forma de reconhecimento do mérito e obra da autora e dedicou o prêmio às moçambicanas: “Quero encorajar o meu povo, as mulheres da minha terra: por muito difícil que as condições sejam, caminhem descalços e vençam”.
Tony Tcheka (Guiné-Bissau)
Natural de Bissau, poeta e jornalista, considerado por alguns especialistas da literatura guineense como um dos nomes que têm marcado a poesia que faz no seu país. Autor de “Noites de Insónia na Terra Adormecida” (1987), foi coordenador de três antologias poéticas editadas na Guiné-Bissau (Mantenhas para quem Luta; Antologia da Poesia Moderna Guineense; Eco do Pranto) e integra diferentes antologias publicadas em várias partes do mundo. Entre prêmios e distinções que lhe foram atribuídos destaca-sem: Diploma de Honra concedido pelo Instituto Superior das Ciências da Educação de Lisboa, pelo conjunto das suas obras; Diploma de Mérito Grau de Engenheiro de Almas atribuído pela Sociedade de Autores Guineenses (SGA) pela contribuição dada à literatura guineense. Foi redator e mais tarde diretor da RDN-Rádio Nacional da Guiné-Bissau, chefe da redação e diretor do Jornal Nô Pintcha, quando criou o Bantabá, um suplemento cultural e literário. Hoje é colunista da revista Lusografias, comentador da RTP, freelancer, funções que acumula com as de consultor para projectos de desenvolvimento e formador de jornalistas.

Morre travesti Hérica Izodório

Morreu na manhã de hoje, a travesti Hérica Izodório, de 24 anos.
Ela foi espancada há dois meses e jogada do viaduto da Avenida José Bastos.
Da queda, Hérica sofreu traumatismo craniano e foi internada no Instituto José Frota, maior hospital de emergência do Ceará. Ficou dois meses internada, mas nesta quarta-feira não resistiu a gravidade dos ferimentos e morreu.
A irmã de Hérica, Patrícia Castro, de 33 anos, liberou o corpo da Perícia Forense e o velório acontecerá amanhã.
"Estamos todos muito arrasados com tudo que aconteceu com Hérica", afirmou.
Hérica saiu com amigos para uma festa de Pré-Carnaval no Jardim América e na volta foi espancada e jogada do viaduto.
No ano passado, o Ceará registrou 15 mortes violentas de travestis.
Agora em 2017 com a morte de Hérica sobe para a terceira morte de travestis no Estado.
O caso de maior repercussão foi de Dárdara dos Santos espancada até a morte em 15 de fevereiro passado, no bairro Bom Jardim, periferia de Fortaleza.

Na Bienal do Livro

Um estande de 60 metros quadrados vai sediar uma série de atividades do Grupo de Comunicação O Povo, durante os dez dias da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará. 
Durante todos os dias de evento, o Vida & Arte fará cobertura em tempo real, por meio de redes sociais como Facebook e Instagram. Para o impresso, os repórteres e os editores farão análises sobre a programação e indicarão as melhores atividades a cada dia. 
A Rádio O POVO CBN contará com um estúdio montado no Centro de Eventos e vai transmitir de lá os programas O POVO Economia, Revista O POVO e o Programa Vida & Arte. Será lançado ainda um caderno Vida &Arte Especial Bienal na sexta-feira, 14, com destaques da programação.
Promoções - Títulos da Editora Dummar e das Edições Demócrito Rocha estarão disponíveis para venda. Quem adquirir até R$ 25 em livros será contemplado com uma assinatura digital anual do O POVO. Compras de R$ 26 até R$ 50 garantem, além da assinatura digital, uma assinatura do jornal impresso durante um mês. Já para aquisições acima de R$ 50, será disponibilizada a assinatura digital anual e três meses de jornal impresso como cortesia. 
RÁDIO O POVO CBN NA BIENAL 
O POVO Economia
Quando: sexta-feira, 14
Horário: das 14h às 15 horas
Apresentação: Maisa Vasconcelos
Revista O POVO
Quando: sexta-feira, 14
Horário: das 16h às 17 horas
Apresentação: Maisa Vasconcelos
Programa Vida&Arte
Quando: sábado, 15
Horário: das 10h às 11 horas
Apresentação: Rachel Gomes
Revista O POVO
Quando: segunda-feira, 17
Horário: das 16h às 17 horas
Apresentação: Maisa Vasconcelos
Revista O POVO
Quando: terça-feira, 18
Horário: das 15h às 17 horas
Apresentação: Maisa Vasconcelos
Revista O POVO
Quando: quinta-feira, 20
Horário: das 15h às 17 horas
Apresentação: Maisa Vasconcelos
Programa Vida&Arte
Quando: sábado, 22
Horário: das 10h às 11 horas
Apresentadora: Rachel Gomes
Programação Casa Vida & Arte
Sábado, 15
16h
Marília Lovatel. Lança a novela juvenil Coração de Mosaico. A partir as 16h, ela estará na Casa Vida & Arte para um bate-papo e autografar livros.
17h
Isabel Filgueiras. Jornalista, autora do livro reportagem Recortes da diáspora síria, conversará com leitores e comanda sessão de autógrafos.
Domingo, 16
16h
Solange Lasalvia Conta Histórias.
A escritora pernambucana é autora do livro Sapenilda e o Tesouro Perdido. Neste dia ela encontrará com os pequenos leitores para contar-lhes a história do livro.
17h
Érico Firmo e Rosa da Fonsêca autografam juntos o Rosa da Fonsêca, um dos novos títulos da Coleção Terra Bárbara lançados neste Bienal. O jornalista Érico Firmo é o autor do livro. 
Segunda-feira, 17
17h
Raymundo Netto, escritor, que lança o livro Nilto Maciel, e Susana Frutuoso, que escreveu o título Moacir Lopes, respectivamente, para a Coleção Terra Bárbara, batem papo sobre os livros e os autografam.
Terça-feira, 18
15h
Wagner Castro, historiador e pesquisador da música brasileira lança e autografa o livro Ednardo, que leva o selo da Coleção Terra Bárbara.
16h
Ana Márcia Diógenes, jornalista e professora universitária conversa sobre o livro De esfulepante a felicitante: uma questão de gentileza, livro que faz parte do projeto Eu Sou Cidadão, uma parceria entre a APDMCE e a Fundação Demócrito Rocha.
19h
Mona Gadelha, cantora, compositora e produtora cultural autografa Petrúcio Maia, da Coleção Terra Bárbara. Petrúcio é um dos principais nomes da música brasileira.
Quarta-feira, 19
17h
Camila Barbosa Conta Histórias
18h
Marcos Tardin, jornalista, autografa o livro Aldemir Martins, novo título da Coleção Terra Bárbara, em companhia de Mariana Pabst, filha do pintor cearense um dos grandes nomes das artes no país.
20h
Ethel de Paula, autora de Mário Gomes e Raphaelle Batista, que escreveu Dona Mocinha– ambos para a Coleção Terra Bárbara – traçam um diálogo entre seus personagens e a cidade e autografam os livros. 
Quinta-feira, 20
18h
José Augusto Bezerra, bibliófilo, e os professores Angela Gutiérrez e Sânzio de Azevedo conversam sobre os lançamentos dos novos títulos da Coleção Clássicos Cearenses: Em Sonho, de Alba Valdez; O cajueiro do Fagundes, de Araripe Júnior e Os Brilhantes, de Rodolfo Teófilo.
Sexta-feira, 21
16h
Camila Barbosa Conta Histórias
A partir dos livros da escritora Socorro Acioli, a atriz e arte-educadora Camila Barbosa conta histórias para crianças.
17h
Socorro Acioli escritora com vários livros publicados e prêmios nacionais e internacionais recebidos autografa livros e conversa com leitores. 
18h
Klévisson Viana lança e autografa seu novo cordel, A princesa Encantada de Jericoacoara.
Sábado, 22
16h
Camila Barbosa Conta Histórias
17h
Daniel Brandão e Liz Brandão
Oficina de desenho e sessão de autógrafos do livro Liz
18h
Max Franco , romancista, autor dos livros Na corda bamba e No fio da navalha, entre outros, conversa com leitores e autografa a nova edição dos títulos.

SERVIÇO
XII Bienal Internacional do Livro do Ceará
Quando: de 14 a 23 de abril
Onde: Centro de Eventos do Ceará (Avenida Washington Soares, 999 – Edson Queiroz)
Entrada gratuita
Veja a programação completa:

Na Caixa Cultural Fortaleza

A Caixa Cultural Fortaleza apresenta de 17 a 23 de abril de 2017, a terceira edição do projeto Broadway Brasil – O show não pode parar. Cerca de 60 pessoas foram selecionadas para participarem de oficinas e masterclasses coordenadas por alguns dos melhores profissionais de teatro musical da atualidade, além de terem a oportunidade de se apresentarem no Cabaret Show.
Com as primeiras edições realizadas em 2013 e 2016, o projeto é dedicado aos atores e cantores de todo o Brasil que queiram aprimorar seus conhecimentos, neste momento em que o País se consolida como o terceiro maior produtor de teatro musical no mundo. O grande desafio é que os participantes selecionados consigam montar, em apenas cinco dias, os números musicais que irão compor o espetáculo musical Cabaret Show, a ser realizado nos últimos dias da programação.
“Buscamos incentivar o crescimento profissional de diversos artistas e, assim, estarem aptos para adentrar no gênero de musicais”, afirma Allan Deberton, produtor executivo. “Queremos continuar o desenvolvimento de talentos locais e nacionais proporcionando de forma gratuita capacitação com profissionais de ponta do entretenimento nacional e internacional”, completa André Gress, diretor artístico do projeto.
Durante uma semana, os participantes terão acesso a seis masterclasses, um bate-papo, oficinas de montagem e três apresentações do espetáculo Cabaret Show. As masterclassses e o bate-papo são abertos ao público para participação como ouvintes, com lotação a depender da capacidade do espaço.
Uma das grandes e importantes marcas da realização do evento é a parceria junto à organização americana Broadway Dreams Foundation (BDF), que traz toda sua expertise em treinamento de jovens artistas e repetindo o trabalho realizado na edição de 2016.
Equipe Broadway Brasil 2017
Quentin Earl Darrington (performer e ator)
Quentin é ator, performer e preparador de atores, além de ser membro do quadro de profissionais que trabalham em parceria com a organização Broadway Dreams Foundation. Entre seus principais trabalhos, destacam-se: “Ragtime” (Broadway, 2009), “Memphis: A New Musical” (US Tour, 2011) e “The Secret Garden” (Off-Broadway, 2016). Atualmente, integra o elenco principal no revival do musical “CATS” (Broadway) no papel da personagem Old Deuteronomy.
Nick Adams (performer e ator)
Nick possui diversos créditos entre os musicais da Broadway, tais como: “Guys and Dolls” (2009), “The Pirate Queen” (2007), bem como os revival “A Chorus Line” (2006) e “Chicago” (1996). Além disso, integrou o elenco principal do musical “Wicked” (US Tour, 2005), no papel de Fiyero, na tour nacional dos Estados Unidos. Ganhou destaque nos musicais “La Cage aux Folles” (Broadway Revival, 2010), ao interpretar a drag Angelique, e também em “Priscilla, Queen of the Desert: The Musical” (Broadway, 2011), com a personagem Felicia, pelo qual foi vencedor nas categorias ‘Favorite Breakthrough Performance’ e ‘Favorite Diva Performance’ na premiação Broadway.com Audience Choice Awards no mesmo ano.
Annete Tanner (diretora executiva BDF)
Co-fundadora e diretora executiva da BROADWAY DREAMS FOUNDATION. Juntamente com grandes e respeitados produtores, diretores, diretores de elenco e performers da indústria do entretenimento musical, Annette beneficia estudantes a nível nacional e internacional, criando laços e oportunidades de trabalho em workshops da Broadway, concertos ao vivo e demais projetos. Como associada, trabalha em projetos em NY, com destaque para "Altar Boyz", "Mary Poppins" e "Annie". Em 2016, trabalhou como diretora de elenco no show “Mariah Carey: “All I Want for Christmas is You”, da cantora Mariah Carey, realizado no Bacon Theatre (NY).
Fred Silveira (performer e ator)
Natural de Brasília, Fred é ator, cantor, músico, compositor e dublador. Um dos maiores nomes do teatro musical brasileiro, Fred trabalhou com grandes nomes incluindo Ken Caswell (“Les Misérables”), Miguel Falabella (“Godspell” e “Os Produtores”), Harold Prince (“O Fantasma da Ópera”), Jorge Takla (“My Fair Lady” e “West Side Story”), Cláudio Botelho e Charles Möeller (“Avenida Q”), entre outros. Em 2002, recebeu o Prêmio Qualidade Brasil de ‘Melhor Ator’ em musical pelo papel em “Godspell”; já em 2008, foi indicado na mesma categorial pelo musical “West Side Story”; e em 2010 foi vencedor na categoria ator coadjuvante no prêmio FEMSA Coca-Cola pela personagem no musical “Meu amigo Charlie Brown”. 
Germanda Guiherme (performer e atriz)
Atriz, cantora, professora, coach de canto e de interpretação, compositora e instrumentista. Germana acumula em seu currículo experiências com diretores, a exemplo de Miguel Falabella, Charlles Möeller, Claudio Botelho, José Possi Neto, Gabriel Villela, entre outros. Destacou-se como preparadora exclusiva de interpretação de canto da atriz Larissa Maciel, protagonista na minissérie "Maysa, Quando Fala o Coração", com direção de Jayme Monjardim, da Rede Globo.
André Gress (Diretor Artístico)
André foi diretor geral no espetáculo “Avenida Q – O Musical da Broadway” (2015/2016) realizado em Fortaleza/CE. Em 2016, trabalhou na equipe Rio 2016 durante na realização das Cerimonias de Abertura e Encerramento das Olimpíadas e Paralimpíadas. Estudou Teatro Musical na New York Film Academy (NY) e participou de workshops e masterclasses com profissionais artísticos de grandes espetáculos, entre eles: Andy Blankenbuehler (“In the Heights”), Tony Meola (“Wicked”), Chris Buck (“FROZEN”), Jeremy Dobrish (“Curious George”), John Basil (“Passages”), Grady Barker (“Paper Mâché Monkey”) e Judi Lewis Ockler (“Stage Combat”). Foi o primeiro selecionado internacional a integrar a equipe da BROADWAY DREAMS FOUNDATION, onde trabalhou como assistente de direção dos diretores Stafford Arima, Dan Knechtges, Otis Sallid. Em 2013, juntamente com Allan Deberton, desenvolveu o projeto “Broadway Brasil”. Mais informações, acesse: www.gress.com.br
Marcelo Castro (Diretor Musical)
Regente, arranjador, preparador vocal e pianista, Marcelo está por trás de várias produções da Aventura Entretenimento e da Möeller e Botelho. Entre seus créditos estão: “Um Violinista no Telhado” (2011), pelo qual foi vencedor no Prêmio Shell; a regência e os arranjos no musical “Os Saltimbancos Trapalhões – O Musical” (2014); e “Nine – Um Musical Felliniano” (2015).
Allan Deberton (Produtor Executivo)
Formado em Cinema na Universidade Federal Fluminense (RJ), Allan é produtor, roteirista e diretor dos premiados “Doce de Coco” (2010) e "O Melhor Amigo" (2013), que juntos somam 37 prêmios em importantes festivais de cinema. Teve aulas com Robert Mackee, o conceituado guru de roteiros de Hollywood, no Programa Globosat de Roteiristas 2014. É diretor do CineFestiVal – Festival Internacional de Cinema do Vale do Jaguaribe, em Russas (CE), e programador de filmes do For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual de Fortaleza. Na área teatral, produziu os projetos “Broadway Brasil” (2013/2016) e o espetáculo "Avenida Q - O Musical da Broadway" (2015/2016). Entre seus principais trabalhos, destacam-se a produção do longa-metragem “Do Outro Lado do Atlântico” (2015), de Daniele Ellery e Márcio Câmara, que fez estreia no Festival de Havana (Cuba, 2015). Atualmente, trabalha na produção do longa-metragem "O Melhor Amigo", baseado em seu curta homônimo.
Edições Anteriores do Broadway Brasil
2013 (edição I)
Em sua primeira edição, Broadway Brasil: Teatro Musical no Ceará, o projeto contou com a participação de Thom Warren (NY), ator da Broadway, e da “cantriz” brasileira Renata Ricci. No evento, os selecionados participaram de palestras e trabalharam técnicas de interpretação da canção. Para encerrar as atividades, realizou-se o espetáculo Cabaret Show, apresentado na CAIXA Cultural Fortaleza, com apresentações de números musicais relembrando os grandes clássicos da Broadway.
2016 (edição II)
Já em sua segunda edição, denominado Broadway Brasil – O Show Vai começar, o projeto contou também com a direção musical de Liliane Secco. Entre os profissionais convidados para ministrarem as palestras e workshops estavam o ator brasileiro Saulo Vasconcelos (Fantasma da Ópera, Bela e a Fera, Les Miserables e Moana), os atores internacionais Nick Adams (Broadway, NY) e Alex Newell (Glee) e profissionais da organização americana Broadway Dreams Foundation. Para conclusão do projeto, foi realizado novamente o espetáculo Cabaret Show, que neste ano recebeu seis indicações (Iluminação, Figurino, Direção, Espetáculo Adulto e Categoria Especial) na premiação Destaques do Ano, do 31° Troféu Carlos Câmara. O destaque da segunda edição foi a parceria com a BDF, que acabou dando a oportunidade a três jovens artistas cearenses a participarem do showcase realizado em NY no mesmo ano.
Sobre o Broadway Brasil: O projeto Broadway Brasil é uma produção da Deberton Entretenimento. Criado em 2013, por meio da parceria entre o cineasta e produtor Allan Debertone e o diretor artístico André Gress, o projeto busca incentivar o crescimento profissional de artistas e estudantes das artes de todo o Brasil por meio de capacitação gratuita. Além disso, logo após a grande receptividade do espetáculo Avenida Q – O Musical da Broadway em Fortaleza, primeiro musical licenciado e montado fora do eixo Rio/ São Paulo, realizado em 2015 pela dupla, a vontade de dar continuidade na área de capacitação só aumentou. 
Sobre a Broadway Dreams Foudation: Fundada há 10 anos nos Estados Unidos, a BDF é um programa de treinamento premium responsável por oferecer grandes oportunidades aos jovens artistas. Seu corpo docente é composto por grandes nomes da indústria do entretenimento – como diretores de elenco, coreógrafos e diretores – dedicados a desenvolver a comunidade artística e teatral. Atualmente, atua também no mercado internacional com workshops realizados no Canadá (2015), Rússia (2016) e Brasil (2016).
Mais informações:
Serviço
Vivência: Broadway Brasil – O show não pode parar
Local: Caixa Cultural Fortaleza
Endereço: Avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 18 a 23 de abril de 2017 (consultar programação no site)
Horários: Cabaret Show – sábado, 20h | domingo, 16h e 19h (a programação das atividades abertas ao público estão disponíveis no site oficial)
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Vendas para o Cabaret Show a partir do dia 21/04, das 10h às 20h, na bilheteria do local
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local 
Informações gerais | Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza: 
(85) 3453-2770

Transformers

No quinto filme da franquia dirigida por Michael Bay, “Transformers: O Último Cavaleiro”, os procurados se tornarão heróis e os heróis se tornarão vilões. Como mostra o novo trailer que a Paramount Pictures acaba de divulgar, a história dos autobots, escondida por milhares de anos, virá à tona e nosso mundo entrará em guerra com o deles.
No filme, a chave para o futuro dos humanos está enterrada nos segredos do passado e a salvação da Terra recai sobre os ombros de uma aliança improvável: Cade Yeager (Mark Wahlberg), Bumblebee, um lorde inglês (Anthony Hopkins) e uma professora da Universidade de Oxford (Laura Haddock). Eles terão que unir forças para encarar uma batalha onde somente um mundo sobreviverá: o dos Transformers ou o nosso.
A produção é um lançamento da Paramount Pictures e estreia no Brasil em 20 de julho. Também estão no elenco: Isabela Moner, Tyrese Gibson e Josh Duhamel, que volta para a saga como o Coronel William Lennox.
TRAILER: YOUTUBE e DOWNLOAD

No Dragão-Joaquim Nabuco


Juventude Sem Fronteiras

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) recebe na próxima segunda-feira (17), às 11h30, no Paço Municipal, os 98 alunos selecionados no Programa Juventude Sem Fronteiras que vão viajar para o Canadá e para a Espanha. O Programa, exclusivo para alunos da rede pública de ensino matriculados no Academia Enem, promove uma experiência de estudo e vivência internacional aos alunos que tiverem as melhores notas no Enem.
Foram selecionados 49 alunos que realizaram a prova em 2015 e 49 alunos que fizeram o Enem em 2016. Do total de selecionados, metade vai para as cidades de Toronto e Vancouver, no Canadá, e a outra metade vai para a cidade de Salamanca, na Espanha.
Os estudantes embarcarão nos dias 18 e 19 de abril e ficarão por um período de oito semanas nos destinos escolhidos Os jovens serão beneficiados com curso de idiomas (inglês ou espanhol), despesas básicas pagas e ajuda de custo.
Sobre a seleção
Para participar da seleção, que aconteceu de janeiro a fevereiro de 2017, o aluno matriculado no Academia Enem precisava ter entre 18 e 29 anos, ter cursado o ensino médio integralmente na rede pública ou ainda estar cursando o terceiro ano em escola pública, ter obtido a frequência mínima obrigatória de 65% nas aulas do Academia Enem e ter alcançado a pontuação mínima de 550 pontos na média geral do Enem 2015 ou 2016.
Academia Enem
As inscrições da edição 2017 do Projeto Academia Enem encerraram-se em tempo recorde, na sexta-feira (24/03), com pouco mais de 24 horas. São 8 mil vagas para o curso que é totalmente gratuito. O Academia Enem 2016 realizou três processos de inscrição, com 13 mil inscritos e 8 mil alunos com matrícula validada. O projeto oferece aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio com os melhores professores de Fortaleza, além de material didático, vale-transporte, lanche, camisa, laboratório de redação e aulas disponíveis na Internet.

Na próxima semana na CMFor

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) na próxima semana:
Segunda (17) - Cessão de Espaço para 5º Encontro Estadual do PTC, Partido Trabalhista Cristão, no Auditório Ademar Arruda, das 15 às 19 horas.
Segunda (17) - Sessão Solene para entrega do título de Cidadão Honorífico de Fortaleza ao jornalista Rodrigo Coelho Vargas, às 19 horas, no Plenário Fausto Arruda. Proposta do vereador licenciado Evaldo Lima, por iniciativa da vereadora Eliana Gomes.
Terça (18) - Audiência Pública para debater sobre o universo e o papel social das quadrilhas juninas, às 14 horas, no Auditório Ademar Arruda. Proposta do vereador Márcio Martins.
Quarta (19) - Audiência Pública de Revisão da Lei Orgânica do Município de Fortaleza, às 15 horas, no Plenário Fausto Arruda.
Quinta (20) - Audiência Pública para debater sobre a importância do Patrimônio Histórico Cultural de Fortaleza, às 14 horas, no Auditório Ademar Arruda. Proposta do vereador Márcio Martins.
Quinta (20) - Sessão Solene para entrega da Medalha Boticário Ferreira a Audifax Rios (in memoriam), às 19 horas, no Plenário Fausto Arruda. Proposta do vereador Doutor Porto.

Na CMFor

  retweetou
Agora, na , recebe, c outros vereadores, comissão de representantes da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS.

Pão de Açúcar Kids

No Sábado de Aleluia

Dorgival Dantas (foto Alisson Moviarte)
O cantor e compositor Dorgival Dantas tem um encontro marcado com o público neste Sábado de Aleluia (15) no Pier85, localizado na praia do Porto das Dunas.
Responsável pela autoria de todas as canções do repertório do seu show, Dorgival passeia no tempo com a releitura de alguns sucessos já gravados por ele e alguns artistas, como Barriguinha", gravada por Aviões do Forró e que fez parte da trilha de "Malhação"; "Você não vale nada", hit na novela "Caminho das Índias"; "Correndo Atrás de Mim", de Avenida Brasil, além de "Pode Chorar" e "Amor Covarde", ambas interpretadas por Jorge e Mateus.
O set list não estaria completo sem "Coração", "Valeu", "Por que?" e "Primeiro Passo". Dorgival também promete apresentar algumas faixas inéditas como “Diga”, “Conselho Amigo”, “Pra você voltar pra mim”, entra outras. 
Para completar a festa, se apresenta ainda a dupla sertaneja Luis Marcelo e Gabriel, a galera da The Vibe e os meninos da São 2.
Serviço
Quando: 15 de abril
Onde: Pier85 (Praia do Porto das Dunas)
Hora: 16 horas
Vendas: Lojas Blinclass
Valores: R$ 60 (valor único)
Informações: 85 98638.2635

Amanhã no Pinto Martins

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setfor), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor) vai promover às 14 horas de amanhã (13), no aniversário de 291 anoa da cidade, uma grande festa de recepção aos turistas que estiverem desembarcando no Aeroporto Internacional Pinto Martins.
Os turistas serão recebidos pelo grupo de Maracatu Vozes da África, além de material informativo, com mapas e pontos turísticos da capital.
Ainda na ocasião será inaugurada a Casa do Turista, equipamento da Secretaria Municipal de Turismo que oferece atendimento aos turistas, com material de apoio e informações. O horário de funcionamento será de 8 às 17 horas, diariamente.
Maracatu Vozes da África
O Maracatu Vozes da África foi fundado em 20 de novembro de 1980 por um grupo de intelectuais, escritores, poetas, folcloristas e carnavalescos, liderados pelo jornalista Paulo Tadeu Sampaio de Oliveira. A primeira apresentação pública aconteceu no carnaval de rua de Fortaleza, em 1981, quando conquistou o título de campeão.
Outros títulos vieram ao longo de sua existência. É o vencedor do Carnaval de Fortaleza 2017, totalizando, assim, quatorze troféus de campeão e doze de vice-campeão que, atualmente, encontram-se expostos na sede oficial da agremiação.
Em quase 37 anos de atividades, o Maracatu Vozes da África realizou, aproximadamente, mil apresentações públicas, sempre no intuito de expor o povo afrodescendente em seu aspecto social, econômico, histórico e cultural. Atualmente, a agremiação é dirigida por Francisco Aderaldo de Oliveira.
Serviço
Recepção de Turistas - Aniversário de Fortaleza
Data: 13/4 (quinta - feira)
hora: 14 horas
Local: Saguão do Aeroporto Internacional Pinto Martins (Desembarque)

C&T na Bienal do Livro


A ciência e a tecnologia terão destaque dentro da programação da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará, que acontece de 14 a 23 de abril no Centro de Eventos, em Fortaleza. Entre as principais atrações, a participação inédita do físico, astrônomo e escritor Marcelo Gleiser, que falará sobre o tema “A humanidade, o universo, a vida: perspectivas da Ciência, Filosofia e Religião” no auditório principal do evento, no domingo (16), às 20 horas.
Um espaço denominado “Luz do Conhecimento” irá reunir oficinas, exposições e lançamentos de livros relacionados à Ciência e Tecnologia. O local abrigará a “Praça de Jogos Digitais”, além de competições de robô de sumô, criações em impressora 3D e exposição de drones. As atividades integram a programação organizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), que será aberta oficialmente na sexta-feira (14), com a palestra da professora Alexandra Okada, sobre o tema “Preparando os Jovens do Futuro com Pesquisa”, às 17 horas, na sala Luz do Conhecimento – Espaço Verde.
Decifrando o universo - O universo e seus mistérios terão espaço na programação da Secitece dentro da Bienal Internacional do Livro, com a exposição “Paisagens Cósmicas”, observação astronômica “Noite das Estrelas” e ainda um Planetário Móvel disponível para visitação no 2º andar do Centro de Eventos.
Exposição de fósseis e uma programação especial relacionada à bacia sedimentar do Araripe também estão entre as atividades que têm como objetivos aguçar a curiosidade e desmistificar o conhecimento em Ciência nas crianças, jovens e adultos.


Programação resumida da Secitece na XII Bienal Internacional do Livro
Período: 14 a 23 de abril de 2017




SALA LUZ DO CONHECIMENTO





Espaço Vermelho
Dia(s)AtraçãoHorárioDescrição
14, 15 e 16 de abrilExposição de fósseis
9h às 22hCoordenação: prof. Álamo Feitosa (Urca)
17 a 22 de abrilOficina de Robótica para Crianças e Adolescentes
9h às 11h
14h às 16h

UTD
23 de abrilCompetição de Robô de Sumô
9h às 11h
14h às 16h
UTD


Espaço Azul
Dia(s)AtraçãoHorárioDescrição
14 a 23 de abrilExposição Paisagens Cósmicas
9h ás 22h20 painéis – Planetário Rubens De Azevedo
14 a 23 de abrilExposição de drone9h às 16hMapeamento rural por GPS e vigilância ao vivo
14 a 23 de abril
Robô NAO9h às 16hAplicação de comunicação com as crianças

14 a 23 de abril
Robô Quanser9h às 16hUtilizado para fins didáticos, no ensino de robótica e sistemas de controle
14 a 23 de abrilRobô Pioneer
9h às 16h 
j14 a 23 de abrilImpressora 3D
9h às 16h
Modelagem conceitual, protótipos funcionais, ferramenta de manufatura e acabamento. A impressora 3D permite que você pense mais rápido, mova-se com mais velocidade e corte custos.



Espaço Verde

Dia(s)AtraçãoHorárioDescrição
14 de abrilPalestra: Preparando os Jovens do Futuro com Pesquisa17h às 19hProf. Alexandra Okada
Pós-doutora pela Open University United Kingdon Ou-Uk
18 e 19 de abrilPalestra e oficina: Câmara Escura nos Primórdios da Fotografia9h às 11hFotógrafo Chico Gomes
Coordenador da Feira da Fotografia do Ceará
16 de abril
Palestra: Bacia Sedimentar do Araripe – um milagre paleontológico15h às 16hProf. Álamo Feitosa (Urca)
17 de abril
Exposição sensorial: áreas da Caatinga13h às 17hProjeto de extensão que envolve a literatura e
estudo do bioma caatinga (Uece Quixadá)

18 de abril
Palestra: Energia Solar Fotovoltáica em edifícios: um guia para arquitetos
18h às 18h45Prof. Epitácio Nascimento Filho - engenheiro Eletrônico e mestre em Ciência da Engenharia de Controle
Isaac Sousa - engenheiro Mecânico e mestre em Energias Renováveis
18 de abril
Palestra: Estações do Ano e suas Influências19h às 20h30Prof. Dermeval Carneiro - diretor do Planetário
Rubens de Azevedo
19 de abrilMesa Redonda: Saberes Populares e Saberes Científicos10h às 11hUFC/UECE/UEG
19 de abril
Palestra: A Natureza Exótica Do Universo19h às 20h30Prof. Dr. Daniel Brito
Astrofísico Da Ufc

20 de abril
Palestra: Modelos Tridimensionais no Ensino da Astronomia10h às 11h30Prof. Heliomarzio Rodrigues



Praça da Ciência (Foyer - 2º pavimento)

Dia(s)AtraçãoHorárioDescrição
14 a 23 de abrilJogos Digitais9h às 22h
Jogos digitais desenvolvidos por alunos da UTD


Decifrando o universo
Dia(s)AtraçãoHorárioDescrição
14 a 23 de abrilPlanetário Móvel Rubens de Azevedo9h às 11h
15h às 17h
18h às 21h
Exposição interativa
17, 18, 19 e 20 de abrilNoite das estrelas: observação astronômica18h às 22hObservação das estrelas
através de telescópios


Palestras - Auditório central
Dia(s)AtraçãoHorárioDescrição
16 de abril
Palestra Marcelo Gleiser: “A humanidade, o universo, a vida: perspectivas da Ciência, Filosofia e Religião”
20h
Marcelo Gleiser é professor de Física e Astronomia do Dartmouth College, em Hanover (EUA). Vencedor de dois prêmios Jabuti e autor de “A Ilha do Conhecimento” e “criação imperfeita”, entre outros títulos.
16 de abril
Apresentação peça de teatro: “Poeira estelar”19h30Seara da Ciência



Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...