sexta-feira, setembro 25

Kassab aqui amanhã

O presidente nacional do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, participa, amanhã (26), de encontro partidário capitaneado pela presidente estadual da sigla, Patrícia Aguiar. A reunião acontece às 9 horas, na Câmara Municipal de Fortaleza. 
O encontro deve coroar a articulação que vem sendo conduzida pela prefeita de Tauá, nos 156 municípios em que a sigla está presente. Já são mais de 8 mil filiados em todo o estado do Ceará. Com a mobilização, Patrícia Aguiar tem conseguido reestruturar o partido e debater os rumos eleitorais para 2016. "Nosso trabalho é diário e vem fortalecer a base do partido. Nossa meta é ser protagonistas nos próximos pleitos municipais, com a eleição de inúmeros prefeitos, vice-prefeitos e vereadores", destaca. 
O encontro, em Fortaleza, faz parte de uma série de atividades planejadas pela Presidente, para reforçar a estrutura do partido. A expectativa é de que participem do encontro dirigentes e filiados do Partido de todos os municípios. "Já está também entre os nossos anseios, a instalação de um instituto de formação política para que possamos formar novos líderes no estado", explica. 
No Ceará, o partido, representado pelo número 55, abriu as portas para Patricia Aguiar não só por ser uma força política respeitada, mas por suas gestões marcadas pela eficiência à frente dos órgãos públicos que já comandou. 
SERVIÇO
Evento: Encontro Regional do PSD no Ceará em Fortaleza
Data: 26 de setembro de 2015 (sábado)
Hora: 9 horas
Local: Câmara Municipal de Fortaleza - Rua Thompson Bulcão, 830 – Patriolino Ribeiro.

Medalha Paulo Freire





A Câmara Municipal de Fortaleza realizou ontem (24) sessão solene para a entrega da Medalha Paulo Freire aos agraciados deste ano. O evento foi solicitado pelo vereador Evaldo Lima (PCdoB), presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Informática e Inovação da Câmara Municipal. A escolha dos homenageados foi feita por uma comissão formada pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da Câmara Municipal; Secretaria de Educação do município e do estado, UNE, UBES, Universidades e sindicatos representativos dos professores.

A solenidade foi presidida pelo vereador Evaldo Lima e a mesa dos trabalhos foi composta por: Maurício Holanda, secretário de Educação do Estado; Jaime Cavalcante, secretário de Educação do Município de Fortaleza; Eveline Mendes Oliveira, vice-presidente da Associação dos Educadores e Educadoras sociais do Ceará.

Em seu pronunciamento, de saudação aos presentes, o vereador Evaldo Lima, explicou como é feita a escolha dos agraciados, o perfil dos homenageados este ano destacou o papel do educador e atrajetória de Paulo Freire. "O que Paulo Freire defende, na verdade, é a educação como prática da liberdade, que vê o educando como sujeito da história, e que faz do diálogo e da troca os elementos essenciais para o desenvolvimento da consciência crítica, capaz de despertar nas pessoas a crença e a certeza da possibilidade de mudar o mundo pela via da educação, que tenha como primado a dialogicidade entre educando e educador", afirmou Evaldo.

Ele anunciou os agraciados deste ano que foram: Ana Maria Araújo Freire, mestre e doutora em Educação pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo, esposa do educador Paulo Freire; Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga, graduada em Pedagogia, pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Teoria da Interpretação e Análise Literária, mestre em Educação Brasileira e Doutora em Educação pela UFC; A Escola Haroldo Jorge Braun Vieira, localizada no bairro Vila União. A Vice-governadora Maria Izolda Cela de Araújo que também recebeu a Comenda, já que teve seu nome escolhido no ano passado pela Comissão e não pode receber a comenda por ser candidata a vice-governadora do Estado do Ceará.

Após anunciar os homenageados, Evaldo citou as últimas palavras escritas por Paulo Freire, 11 dias antes de sua morte, com relação ao assassinato do índio Galdino, por adolescentes. “Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” Evaldo concluiu seu discurso com uma emocionante saudação: “Viva Paulo Freire! Viva a Educação! Viva o povo brasileiro!”, ao homenagear o grande educador. Em seguida houve a apresentação do coral “Sou Cantor”. Ato contínuo, os homenageados receberam a Medalha Paulo Freire.

Falando em nome dos homenageados, a educadora Ana Maria Araújo Freire, afirmou que não foi muito difícil adivinhar, que ela seria a indicada para falar em nome dos homenageados. “Qualquer uma de nos poderia falar com acerto, beleza e naturalidade. Essa escolha é por eu ser viúva de Paulo Freire. Esse é a segunda vez que recebo uma medalha com esse nome. Isso me dá uma alegria enorme, pois tem um significado que vai além dela mesma, pois perpetua o nome de um dos maiores educadores de todos os tempos”, frisou.

“Não foi por coisa corriqueira que ele se tornou patrono da educação brasileira, o que falta é que todas as escolas sigam a metodologia e a compreensão da educação de Paulo. Aí o país será feliz, democrático e humanizado. Paulo criou um método libertador, humanizador e dentro dessa compreensão maior é que há um método de educação que leva o nome dele. Estudando a educação brasileira ele viu que construímos uma sociedade escravocrata, onde a grande parte da população não sabia ler. E ele dizia, se sabem falar a palavra, por que não sabem escrever? Naquela época as crianças pobres eram rejeitadas, desvalidas, oprimidas da sociedade, então a compreensão de Paulo parte desse princípio”, destacou.

“Ele dizia: se nós fomos capazes de criar uma linguagem oral e depois escrita, ela é um patrimônio dos ser humano. Um homem e a mulher que chega a idade adulta sem ler e escreve é porque foi roubada uma parte de seu saber. Se é mais fácil saber mais o que já sabemos, vamos fazer dessas palavras as palavras geradoras e assim poderemos nos alfabetizar. Partindo do princípio, Paulo foi um homem que não se fixou na educação, como uma coisa pequena restrita. Para ele, cada um deveria se sentir criador de cultura e saber diferenciar o que é natureza o que é cultura. Se eu modifico a natureza, posso também modificar um desígnio divino, para adquirir a palavra escrita”, asseverou.

Disse ainda que não poderia me omitir, como mulher do Paulo, por 10 anos a citar um pouco de sua vida com ele. “Paulo foi trabalhar na escola do meu pai, quando eu tinha cinco anos. Convivi com ele por toda minha vida. De aluna e orientada, passei a ser sua esposa. E ele disse que nós mudamos a história de nossa relação. Ele dizia que não nasceu determinado a ser professor, mas com tendência, e foi por seu esforço e as circunstâncias que que ele pode se fazer um professor. O Paulo foi muito mais que professor, foi e é o professor de todos nós. Muito obrigado pela homenagem”, concluiu.

Em seguida falou a vice-governadora Izolda Cela. Ela disse que estava super-representada, pelas palavras da Nita Freire. “Fui agraciada no ano passado e não pude comparecer por ter sido ano eleitoral. Para mim é muito significativo receber essa comenda. Que tem o nome do grande educador. Quando recebo uma homenagem desta, devido a presença na educação, eu, por dever de justiça desejo compartilhar. A minha experiência, a construção, acontece pela interação com as pessoas, sinto isso de forma muito real. Tenho esse sentimento de compartilhar isso. As pessoas, desde lá em Sobral quando iniciei minha atuação na gestão pública, convivendo com grandes pessoas que participam dessa rede e do circuito que é muito rigoroso. Vejo aqui o professor Maurício Holanda, que desde aquele tempo está ao meu lado”, afirmou.

Destacou ainda os que estão nas escolas públicas, professores, diretores. Citou ainda companheiros da Secretaria de Educação do Estado e os municípios cearenses, “com quem estabelecemos uma parceria. Quando fui começar a ter noção do que se passava na educação dos municípios, minha visão mudou. Eu era da Universidade. Nesse momento vi que havia uma esperança. O Ceará vem obtendo resultados bem importantes em termos de educação no Nordeste. A estrada é longa, mais um dia chegaremos lá,” pontuou.

O secretário Maurício Holanda disse que “são tantas referencias pessoas e memórias que são suscitadas num momento como esse, fiz um percurso biográfico. Como professor, gente e cidadão. Sei que é uma referência pessoal, mas também sei que em alguma medida é uma referencia para muitas pessoas que estão aqui. Que participam nos últimos 40 anos da reconstrução do Brasil. Fiz pedagogia e resolvi porque descobri em 1982, um livro com um título muito instigante, “Educação como pratica da liberdade,” do Paulo Freire, e então fiz pedagogia noturno da Uece”.

“Fiz um trabalho com meninos de rua, e aí vem o Paulo Freire com uma brochura, uma das coisas mais agudas e mais claras de compreensão do que é trabalhar com aquele público – Paulo Freire e Educadores de Rua, o que iluminou aquilo que eu estava trabalhando. Depois vou ser educador de universidade e vou ensinar história da educação no Brasil, e ai encontrei a autora Ana Maria Araújo Freire. E ai resolvi fazer um doutorado e estava certo que os municípios brasileiros são provedores a educação que todos os brasileiros tem acesso. Eu tinha essa certeza e tenho que são os municípios que vão alicerçar a democracia e ai vem de novo o livro “Educação para cidade”, que vem com nova frase: “É obvio, é claro que existe fragilidade nas gestões municipais, mas se lhes for dado a tarefa de educar, elas o farão e apreenderão a marchar. Ai não é a principal epígrafe, é o título da minha tese, “aprendendo a marchar.”

O secretário destacou ainda, que os educadores resolveram se comprometer dando sua parte de colaboração e ao longo de quinze anos, e estão apreendendo a marchar e ensinando as nossas crianças a marchar no sentido mais nobre, andar pra frente com clareza, “por isso quero fazer referencia ao programa de aprendizado em conjunto, que o estado fortaleceu junto aos municípios, o PAIC, porque com certeza o Paulo Freire não ia querer continuar a alfabetizar milhares de adultos, que não tiveram direito de se alfabetizados quando crianças” observou.

Segundo ele, o Inep fez uma prova de leitura, escrita e matemática, com crianças do final do terceiro ano e lá encontrou uma coisa obriga aos educadores a se posicionarem. “Quando 36% das crianças nordestinas, com 8 anos de idade, não estão dominando a ferramenta básica de todo e qualquer saber futuro, numa sociedade urbana como a nossa. Mas esse resultado também nos honra. No conjunto dos estados do Norte e Nordeste, a média do Ceará foi de 15. Essa media cearense esta emparelhada com cinco estados São Paulo. Minas Gerais, Santa Catarina e Distrito Federal. Ela não nos honra porque lá estamos marcando um ponto da Formula 1, onde até o sexto pontua, mas por que é uma prova cabal de que crianças pobres do Norte e Nordeste não aprendem por serem incapazes, elas aprendem porque nós garantimos que elas tenham acesso às ferramentas para o aprendizado. Mostramos ao Brasil que as crianças não estão condenadas a miséria educacional por serem pobres”, finalizou.

Homenageados

Maria Izolda Cela de Arruda Coelho, psicóloga graduada em UFC, com especialização em educação infantil pela UFC; Gestão Publica pela UVA e mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora; professora do curso de Pedagogia da UVA; orientadora de professores e educadores em psicogênese; Secretária de Educação do Estado e hoje é vice-governadora do estado.

Ana Maria Araújo Freire, graduada pela Faculdade de Filosofia letras de Moema (SP); mestrado e doutorado em Educação pela Pontifícia Faculdade Católica de SP; tem extensa produção literária como Paulo Freire uma Historia de Vida, entre outros. A educadora Nita Freire, como é conhecida foi casada com Paulo Freire. Desde 1997 assumiu a luta do marido.

Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga, educadora formada UFC, especialista em Teoria e Interpretação e analise literária pela Unifor; mestrado em Educação Brasileira pela UFC e doutorado em Educação UFPE, professora-adjunta pela UFC e coordenadora do curso de pedagogia da UECE.

Escola Haroldo Jorge Braun Vieira localizada no bairro Vila União, dirigida pela diretora Marfiza Medeiros, foi o primeiro lugar no Spaece-Alfa, promovida pela Secretaria de Estado de Educação, pelo Governo do Estado, onde 94,5% dos alunos foram aprovados por terem obtido alfabetização desejável.



Com informações da CMFor.

No RioMar


Projeto Bússola

  • Empresários da indústria cearense serão procurados por pesquisadores do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) para responder a um questionário com dados que vão auxiliá-los no processo de inovação nas suas empresas e trazer informações específicas do Estado para direcionar iniciativas de apoio às indústrias.
  • A ação consiste no Projeto Bússola da Inovação, que faz parte do Programa para Desenvolvimento da Indústria, e foi apresentado aos sindicatos patronais da Fiec e aos representantes de instituições que financiam, fomentam e promovem a inovação e pesquisa tecnológica no Estado.
  • Na ocasião, todos manifestaram apoio a iniciativa e se comprometeram a mobilizar os empresários para que preencham o questionário de uma pesquisa online.
  • Após o preenchimento, os empresários que responderem terão acesso gratuitamente a um diagnóstico personalizado sobre o processo de inovação na sua empresa.
  • A meta mínima será o preenchimento de questionários por 393 empresas. Porém, todas as indústrias serão convidadas a participar. 
  • O Projeto Bússola da Inovação será lançado em quatro de novembro durante o Seminário Inova, que será realizado na sede da Fiec.
  • A plataforma virtual para o preenchimento do questionário estará disponível a partir desse dia.

Caminhada pela Vida

O Setembro Verde tem a sua data maior no próximo (27), Dia Nacional da Doação de Órgãos, quando a população é convidada para a Caminhada pela Vida, a partir das sete da manhã, na Avenida Beira Mar. A concentração acontecerá na confluência da Avenida Barão de Studart, no entorno do antigo Hotel Esplanada. A caminhada seguirá até a Praça dos Estressados, na Volta da Jurema, e os participantes são convidados a vestir verde. O passo fundamental para se tornar um doador é conversar com a família e deixar bem claro esse desejo. Não é necessário deixar nada por escrito. Com a notificação de potencial doador, a doação só se concretiza após a autorização da família.
O movimento Brasil Verde foi convocado pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) para marcar o Setembro Verde, referência à cor do laço símbolo mundial da doação de órgãos e tecidos para transplantes, que teve uma série de atividades em todo o Ceará para sensibilizar a população sobre a importância das doações. O Ceará tem atualmente 1.105 pacientes ativos na fila de espera de transplantes.
As atividades do Setembro Verde acontecem em um momento em que o país experimenta uma retratação das doações e dos transplantes. Pela primeira vez desde 2007, a ABTO registra diminuição na taxa de potenciais doadores, de doadores efetivos e no número de transplantes de rim, de fígado e de pâncreas, em relação ao ano anterior. A elevada taxa de recusa familiar, da ordem de 44% das entrevistas realizadas, persiste como o principal obstáculo para a efetivação da doação.
De acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), edição relativa ao primeiro semestre de 2015, "a taxa de notificação de potenciais doadores, que foi de 49 por milhão da população (pmp) em 2014 com previsão para esse ano de 53,5 (aumento de 10%), está sendo frustrada pela taxa obtida de 46,5 pmp. A taxa de efetivação está estagnada em 29%, enquanto que a esperada é de 32%, para obtenção de 17 doadores efetivos pmp nesse ano. Entretanto, a taxa de doadores efetivos obtida foi de apenas 13,4 pmp (21% abaixo da taxa esperada)”.
O Ceará registrou de janeiro a junho deste ano 64 recusas familiares (43%) em 150 entrevistas para captação de doadores de órgãos e tecidos realizadas no semestre. No período foram notificados 260 potenciais doadores. Desses, 84 foram doadores efetivos (19,0 pmp) e 77 (17,4 pmp) tiveram órgãos transplantados.
O Brasil tem hoje o maior sistema público de transplantes do mundo, no qual cerca de 95% dos procedimentos e cirurgias são feitos com recursos públicos. O Estado tem 62 hospitais notificantes, públicos, privados e filantrópicos, cadastrados no Ministério da Saúde. Há 18 Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTTs) formalizadas, 14 delas em Fortaleza, duas em Sobral e duas no Cariri.
As UPAs 24 horas também fazem a notificação de potenciais doadores de órgãos e tecidos através dos hospitais notificantes. O profissional da CIHDOTT realiza avaliação das condições clínicas do potencial doador, da viabilidade dos órgãos a serem extraídos e faz entrevista para solicitar o consentimento familiar da doação dos órgãos e tecidos.
O processo de doação começa com a identificação e manutenção dos potenciais doadores. Em seguida, os médicos comunicam à família a suspeita da morte encefálica, realizam os exames comprobatórios do diagnóstico, notificam o potencial doador à Central de Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO), no Ceará a Central de Transplantes da Secretaria da Saúde do Estado, que repassa a notificação à CIHDOTT. Nos casos de recusa da doação, o processo é encerrado.
Em 2014 o Ceará registrou um novo recorde de transplantes de órgãos e tecidos, com a realização de 1.399 procedimentos. Este ano, até 24 de setembro, foram realizados no Estado 193 transplantes de rim, 3 de rim/pâncreas, 14 de coração, 141 de fígado, 1 de pulmão, 53 de medula óssea (47 autólogos e 6 alogênicos), 571 de córnea, 12 de esclera e 8 de valva cardíaca. No total, foram realizados este ano 996 transplantes em 2015.

Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Ceará

21 praias aptas

As praias de Fortaleza estão com 21 pontos próprios para banho de acordo com o boletim de balneabilidade emitido hoje (25) pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace). Da foz do Rio Cocó à Barra do Ceará a autarquia monitora semanalmente 31 trechos da orla marítima da Capital.
A Semace utiliza os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para analisar a qualidade da água. Para estar em conformidade com o exigido, é preciso que o resultado da análise não ultrapasse mais de uma vez (levando em conta as últimas cinco semanas) 1.000 coliformes termotolerantes para cada 100 mL de água.
Vários fatores podem influenciar na qualidade das águas, tais como: ligações clandestinas de esgotos, ocorrência de chuvas (que levam sujeira para o mar através das galerias pluviais), condições de maré, presença de animais, disposição inadequada de resíduos sólidos e adensamento urbano próximo.
A classificação dos 31 pontos:
SETOR LESTE
Posto 1 – Entre o Posto dos Bombeiros 08 e a foz do Rio Cocó
Posto 2 – Entre os postos 7 e 8 dos Bombeiros
Posto 3 – Entre os postos 6 e 7 dos Bombeiros
Posto 4 – Entre os Posto dos Bombeiros 6 até a Praça 31 de Março
Posto 5 – Entre a Praça 31 de Março até Posto dos Bombeiros 4
Posto 6 – Entre os postos 3 e 4 dos Bombeiros
Posto 7 – Entre os postos 2 e 3 dos Bombeiros
Posto 8 – Entre os postos 1 e 2 dos Bombeiros
Posto 9 – Entre a rua Ismael Pordeus até Posto dos Bombeiros 1
Posto 10 – Entre o Farol até a Rua Ismael Pordeus
Posto 11 – Farol

SETOR CENTRO
Posto 12 – Entre a Praia dos Botes e o Farol
Posto 13 – Entre o Monumento do Jangadeiro até a Praia dos Botes
Posto 14 – Entre a foz do Riacho Maceió e o Monumento dos Jangadeiros
Posto 15 – Entre a Volta da Jurema até foz do Riacho Maceió
Posto 16 – Entre Espigão da Desembargador Moreira até a Volta da Jurema
Posto 17 – Entre a Rua José Vilar e o Espigão da Av. Desembargador Moreira
Posto 18 – Entre Espigão da Rui Barbosa até a Rua José Vilar e o Espigão
Posto 19 – Entre os Espigões da rua João Cordeiro e Av. Rui Barbosa
Posto 20 – Entre o Aquário até o Espigão da Rua João Cordeiro
Posto 21 – Entre o Inace (Ind. Naval do Ceará) até o Aquário

SETOR OESTE
Posto 22 – Entre a Rua Padre Mororó até a Av. Alberto Nepomuceno
Posto 23 – Entre a Av. Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó
Posto 24 – Entre a rua Jacinto Matos e a Av.Philomeno Gomes
Posto 25 – Entre a Av. Pasteur até a Rua Jacinto Matos
Posto 26 – Entre a Rua Francisco Calaça até a Av. Pasteur
Posto 27 – Entre a Rua Seis Companheiros até a Rua Francisco Calaça
Posto 28 – Entre a Rua Lagoa do Abaeté até a Rua Seis Companheiros
Posto 29 – Entre a Rua das Goiabeiras até a Rua lagoa do Abaeté
Posto 30 – Entre a foz do Rio Ceará até a Rua das Goiabeiras
Posto 31- Barra do Ceará

*Verde: próprio
*Vermelho: impróprio

Na CMFor na próxima segunda

  • Na próxima segunda-feira (28) na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor):
  • Às 9h30, no auditório, audiência pública para debater problemas ambientais pela estação de pré-condicionamento de esgoto. Proposta do vereador Robert Burns.
  • Ás 19 horas, no Theatro José de Alencar, sessão solene para lembrar os 70 anos de nascimento de Frei Tito de Alencar. Proposta do vereador Ronivaldo Maia.
  • Às 19h30, no Plenário, entrega do título de cidadão fortalezense para Fernando Antunes Coimbra. Proposta do vereador Evaldo Lima.

80 anos do 7 de Setembro

  • Os 80 anos do Colégio 7 de Setembro serão lembrados pela Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), na próxima quarta-feira (30),  às sete e meia da noite, em sessão solene, no Plenário da Casa. 
  • A proposta é do vereador Salmito Filho (Pros).


Estética


Credenciamento

O coordenador de Seleções Gilmar Rinaldi, o técnico Dunga e o assistente Andrey Lopes estarão na próxima terça-feira (29) em Fortaleza, cidade que receberá o jogo do dia 13 de outubro contra a Venezuela, às 22 horas, válido pela segunda rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.
A estada dos integrantes da comissão técnica começará com um encontro com o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), seguido de uma homenagem que será prestada a Dunga e Gilmar na Calçada da Fama da Arena Castelão.
Após a homenagem, Dunga e Gilmar Rinaldi concederão entrevista coletiva, neste que será o único evento aberto à imprensa.
O credenciamento para a entrevista será feito na Assessoria de Imprensa da Federação Cearense, no e-mail imprensa@futebolcearense.com.br
Os integrantes da comissão técnica visitarão ainda, para fazer a inspeção de praxe, o Estádio Presidente Vargas, onde a Seleção Brasileira fará os treinamentos para o jogo contra os venezuelanos.

Fala Vicente

"Companheiros taxistas. O prefeito de Fortaleza resolveu apoiar a PIRATARIA e DETERMINOU uma licitação para mais duas mil vagas de táxi. Está mudando a Lei Orgânica do Município colocando uma vaga para cada 350 habitantes, o mesmo que em São Paulo, nos impondo essa situação, com o intuito deliberado de nos prejudicar. Nós não aceitamos nada disso. FOI IMPOSIÇÃO DO PREFEITO que num atitude eleitoreira e em busca de votos, sem pensar na categoria LEGALIZADA DOS TAXISTAS atendeu a vereadores que apoiam a ilegalidade. Agora temos que lutar contra isso. Dia 1 de outubro, às 16 horas, quinta-feira, teremos uma assembleia no sindicato para tratar do assunto. Vamos lutar contra mais essa ilegalidade. Precisamos de sua presença. Venha participar de nossa luta. O prefeito resolveu ficar contra nossa categoria e apoiar os taxis piratas.
VICENTE DE PAULA – Presidente do Sinditaxi".

Maratoninha Caixa

O Circuito CAIXA de Maratoninha, maior competição de corrida infantil do país, estará, no próximo domingo (27), em Fortaleza. A prova, que será realizada no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora (Cambeba), terá a largada às oito da manhã e contará com a presença do ex-atleta olímpico André Domingos, como padrinho. Crianças de projetos sociais e esportivos, e de escolas públicas, participarão da disputa, que premiará os vencedores de cada bateria com uma bicicleta.

Para participar da Maratoninha, as crianças precisam ter entre 6 e 12 anos. A competição também abre espaço para jovens com deficiência. A prova será realizada em um percurso de 300 metros, dividida em três categorias, de acordo com a faixa etária: de 6 a 8 anos; entre 9 e 10 anos; e entre 11 e 12 anos.

O evento contará com a participação de aproximadamente 1.500 crianças. O objetivo do Circuito CAIXA de Maratoninha é promover a cidadania, estimular a prática do esporte, revelar novos talentos e promover a inclusão social de crianças e jovens, de menor renda, por meio do esporte. Além disso, o evento pretende proporcionar lazer e integração, nas comunidades participantes, e difundir a prática do atletismo.

Padrinho da prova
O evento contará com a presença do ex-atleta olímpico André Domingos, titular do 4x100 m da Seleção Brasileira por mais de uma década. André tem duas medalhas olímpicas, a de prata, ganha em Sydney-2000, e a de bronze, em Atlanta-1996. Em Mundiais tem dois pódios também: prata em Paris-2003 e bronze em Sevilha-1999. No PAN, ganhou ouro em Winnipeg-1999 e Santo Domingo-2003.


Heróis:
A Caixa Econômica Federal e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) desenvolvem o programa Heróis do Atletismo, que cria oportunidades para novas gerações conhecerem a história do atletismo, preservando a memória dos campeões, além de difundir a prática do esporte entre crianças e jovens. O Heróis reúne ganhadores de medalhas olímpicas, como Joaquim Cruz, Robson Caetano, Claudinei Quirino, Nelson Prudêncio, Vanderlei Cordeiro, André Domingos, Edson Ribeiro, Arnaldo Oliveira e Claudio Roberto Souza.

Poupançudos:
A Maratoninha é apresentada pelos Poupançudos, oito personagens divertidos e coloridos que representam a Poupança da CAIXA. Por meio dos bonecos, as crianças são incentivadas a fazer planejamento financeiro desde cedo, utilizando um dos produtos mais tradicionais da CAIXA. O banco sempre investiu na criança, destacando em suas campanhas a importância de aprender a poupar como forma de garantir o futuro. A Poupança da CAIXA é isenta de tarifa de manutenção, não possui valor mínimo para abertura, aceita depósitos em qualquer dia do mês e não tem incidência de Imposto de Renda. Para abrir uma conta, basta apresentar os documentos de identidade, CPF e comprovante de residência, em qualquer agência da CAIXA.

Serviço:
Circuito CAIXA de Maratoninha em Fortaleza
Prova: 27 de setembro de 2015 (domingo)
Horário da largada: 8h
Local: Centro Administrativo Governador Virgílio Távora (Cambeba)
Informações: www.maratoninha.com.br

Colação de Grau do Centro Universitário Estácio do Ceará

O Centro Universitário Estácio do Ceará promove amanhã (26) e segunda-feira (28) a colação de grau de 1.350 alunos, de 36 cursos de graduação tradicional (bacharelado), e graduação tecnológica. A cerimônia será no Centro de Eventos do Ceará, no Salão Iguape. 
Amanhã, a cerimônia acontece em três horários (nove da manhã, três da tarde e oito da noite), para os formandos dos cursos de comércio exterior, gestão ambiental, gestão comercial, gestão da tecnologia da informação, gestão de recursos humanos, gestão de turismo, gestão financeira, gestão pública, história, letras, logística, negócios imobiliários, pedagogia, segurança pública, serviço social, turismo, comunicação social, educação física, enfermagem, fisioterapia, gestão hospitalar, nutrição, análise de desenvolvimento de sistemas, design de interiores, design de moda, design gráfico, jogos digitais, marketing, processos gerenciais, redes de computadores, sistemas de informação e telemática.
Já na segunda-feira, às oito da noite, formam-se os alunos dos cursos de administração, arquitetura, ciências contábeis e direito. Na programação dos dois dias de cerimônia ocorre a entrega do Programa Alumni Estácio, que homenageia os egressos que se destacaram em suas carreiras profissionais.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...