quinta-feira, julho 30

Miss Ceará 2015

O Beach Park recebeu as candidatas a Miss Ceará 2015 para um dia de diversão ontem. As 17 meninas curtiram algumas das atrações e posaram para fotos, aproveitando o visual paradisíaco do segundo melhor parque aquático do mundo, que tem o diferencial de ser localizado numa das praias mais bonitas do Ceará. Durante o almoço as candidatas experimentaram ainda as delícias do cardápio do Beach Park, assinado pelo chef Bernad Twardy.
Segundo Maab Salgado, analista de Relações Públicas do Beach Park, o empreendimento tem apoiado evento que estimulem a saúde e alavanquem auto estima da mulher cearense. “O Beach Park é um grande parceiro do Miss Ceará. No ano passado trouxemos as candidatas locais e depois recebemos as candidatas a Miss Brasil 2014. Essa é uma oportunidade para que elas conheçam um dos pontos turísticos mais visitados do estado e para que o Beach Park estimule cada vez mais a beleza e cultura do Ceará", afirmou.
O Miss Ceará 2015 será realizado hoje (30), no Teatro do shopping Via Sul, a partir das 20h. O evento será transmitido pela TV Jangadeiro, realizadora do Miss Ceará, amanhã (31), às 21h20.

No Dragão


Sorriso Largo

“Sabe quanto vale um brinquedo? Um sorriso largo de criança”. Este é o slogan da campanha para doação de brinquedos que um grupo de entidades lançará na próxima terça-feira, dia quatro de agosto, às 9h30, na sede do Lar da Criança Domingos Sávio, na rua Helvécio Monte, 165, no Vila União.
A intenção é sensibilizar a sociedade a fazer as doações de brinquedos para crianças atendidas por diversas entidades. Em sua última edição, em 2014, a campanha arrecadou mais de doze mil brinquedos, beneficiando crianças de oitenta e três projetos e instituições.
As doações devem ser feitas até o dia 2 de outubro nos seguintes locais:
Aeroporto Pinto Martins
Agências da CAIXA
Lojas Atendimento CAGECE
Restaurante Coma Bem
SECOVI
Tribunal de Justiça do Ceará
Unidades do LabPasteur e Unimagem
Os brinquedos serão entregues no dia seis de outubro em uma solenidade no 23 BC, e quem desejar conhecer mais sobre a campanha ou tirar dúvidas pode acessar a pagina no facebook (Sorriso Largo Ceará).
Dentro do grupo que está promovendo a campanha estão o 23 BC, ACERT, Aço Cearense, CAGECE, Caixa Econômica Federal, Expressão Gráfica, Granero Transportes, Infraero, LabPasteur e Unimagem, Marcograf, NP Informática, SECOVI, Tribunal de Justiça do Ceará e ViaDigital.
ALGUMAS ENTIDADES QUE SERÃO BENEFICIADAS COM A CAMPANHA
Associação Bairro João Arruda, Associação Beneficente Luzia Lopes Gadelha, Casa de Afonso e Maria, Associação Peter Pan, Casa Sol Nascente, Lar Amigos de Jesus, Lar da Criança Domingos Sávio e Projeto Atleta Cidadão – Unidade PICI, dentre outras.

SERVIÇO
Lançamento de Campanha de Doação de Brinquedos SORRISO LARGO
Dia: 04 de agosto, terça-feira
Horário: 9h30
Local: sede do Lar da Criança Domingos Sávio (Rua Helvécio Monte, 165, no Vila União.
 

Chioro amanhã aqui

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) recebe amanhã, a visita do ministro da saúde, Arthur Chioro. Na agenda, visitas a hospitais e unidades da capital e do interior e participação no lançamento do SOS AVC. O primeiro compromisso, às nove horas, será na região Norte. Em Sobral, o governador e o ministro vão estar no Hospital Regional Norte, o maior hospital público do interior do Nordeste, que em dois anos e meio de funcionamento já realizou 1.438.618 atendimentos. Nesse período o HRN fez 15.913 cirurgias.
Logo em seguida, ainda em Sobral, conhecerão de perto a policlínica regional, também construída pelo Governo do Estado e mantida exclusivamente com recursos do Tesouro Estadual. Com menos de três anos de portas abertas a policlínica fez 92.672 atendimentos, ampliando e facilitando o acesso da população, na própria região, a consultas com especialistas e a exames complexos. Só tomografias computadorizadas foram realizadas 13.579 de outubro de 2012 a maio deste ano.
Além da policlínica regional em Sobral, há mais 18 policlínicas, também construídas e mantidas pelo Governo do Estado, atendendo a população em diferentes regiões do Estado. No total, nas 19 policlínicas regionais o número de atendimentos já chega a quase dois milhões. Exatos 1.891.069 atendimentos até maio deste ano. Juntas, as 19 policlínicas fizeram 556.296 consultas médicas especializadas. Há mais três policlínicas em construção em Canindé, Maracanaú e Crato.
SOS AVC 
No início da tarde, já na capital, a partir das 13 horas o governador e o ministro estarão no Hospital Geral de Fortaleza. Lá, além de uma visita, haverá o lançamento do SOS AVC, aplicativo inédito que permite o pronto reconhecimento de pacientes com AVC e a comunicação imediata com o SAMU 192. O SOS AVC será lançado pela Secretaria da Saúde do Estado, através do Comitê Estadual de Atenção ao Acidente Vascular Cerebral. Muitos pacientes e familiares demoram a identificar os sintomas e sinais de um AVC, o que atrasa a chegada à unidade de saúde para o socorro e assistência. O neurologista e presidente do Comitê, João José de Carvalho, informa que estatísticas mostram que somente 21% dos pacientes chegam a tempo de receber o tratamento trombolítico nas emergências, menos de 10% são conduzidos pelo SAMU 192, que é acionado em apenas 12% dos casos. O AVC pode ser isquêmico ou hemorrágico. Oitenta por cento dos casos são isquêmicos e 20% hemorrágicos. Na maioria dos casos de AVC isquêmico há medicação (trombolítico), que dissolve o coágulo que se forma entupindo uma artéria cerebral, restaurando o fluxo sanguíneo na área afetada. Com isso, há uma recuperação dos déficits neurológicos e as complicações e sequelas são reduzidas.
O tempo é fundamental, daí a importância do aplicativo SOS AVC no reconhecimento dos sintomas e sinais e no pedido de socorro ao SAMU 192. João José de Carvalho observa que “o tratamento só é efetivo quando aplicado nas primeiras 4 horas e meia do início dos sintomas”. Ele destaca também que no caso do AVC hemorrágico, quando uma artéria doente se rompe, causando uma hemorragia no cérebro, o pronto reconhecimento dos sintomas da doença é importante para o transporte e atendimento adequado numa emergência hospitalar. “O que queremos com o SOS AVC é garantir a mais cearenses o tratamento apropriado quando sofrer um AVC”.
Desenvolvido nas versões android e iOS, o aplicativo com o nome SOS AVC, já está disponível para dowload gratuito no Google play e Apple Store. Fica fácil saber o que fazer diante de um paciente com AVC e ainda notificar um novo caso de AVC à Secretaria da Saúde do Estado, que desde 2008 desenvolve a política de controle da doença. Juntamente com o aplicativo, a Sesa fará também o lançamento do Registro estadual do AVC, o primeiro do país. Com o registro, haverá mais conhecimento sobre a doença no Estado, ajudando no planejamento das ações de prevenção e controle. 
Após baixar o aplicativo SOS AVC e clicar no ícone vermelho o usuário saberá identificar facilmente um caso da doença. Vai responder perguntas rápidas, com um sim ou não através da escala SAMU, onde o “s” corresponde a sorriso, “a” abraço, “m” mensagem e “u” urgente. Diante de um paciente com AVC é só pedir para a pessoa sorrir. Se o sorriso ficar torto pedir a pessoa para levantar os braços como se fosse abraçar. Se não conseguir ou tiver dificuldade de levantar um dos braços, pedir também para a pessoa repetir uma mensagem, uma frase, e se a pessoa não compreender ou tiver dificuldade de falar a orientação é uma só: a pessoa tem que ser levada com urgência para uma emergência hospitalar. O aplicativo já permite a ligação direta para o SAMU.
Apesar da redução do número de óbitos de 2014 em relação a 2013, o AVC continua sendo a doença que mais mata no Ceará. Em 2014 foram registrados 4.137 óbitos, menos do que os 4.399 óbitos de 2013, segundo dados do Sistema de Informações sobre Saúde (SIM), do Ministério da Saúde. Na rede pública estadual três hospitais fazem atendimento especializado em AVC: Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Hospital Waldemar Alcântara, na capital, e o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte. Mais dois hospitais do Governo do Estado serão referência no tratamento do AVC, o Hospital Regional Norte, em Sobral, e o Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim. 

Levy amanhã no BNB

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, participa do encerramento do XXI Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento, que acontece em Fortaleza, amanhã, a partir das 8h30, na sede do BNB (Avendia Silas Munguba, 5.700. Passaré).
O evento, que comemora os 63 anos da maior instituição financeira de desenvolvimento regional da América Latina, abordará tema “O papel do banco de desenvolvimento na economia do século XXI”. O objetivo é mobilizar as classes empresarial e política, governos, comunidade acadêmica e terceiro setor, em torno de questões relevantes para o desenvolvimento regional.
Participarão do fórum representantes de instituições parceiras como Ministério da Fazenda, BNDES, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sebrae e Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia. Também estarão presentes executivos da iniciativa privada, autoridades políticas, professores, economistas, ONGs e promotores de políticas de desenvolvimento em âmbito regional, nacional e internacional.
A programação contempla três painéis temáticos: “A promoção da inclusão social”; “Produtividade, competitividade e inovação: perspectivas para o Nordeste”; e “Desafios do financiamento à infraestrutura”. Além dos painéis, também haverá a entrega da Comenda Banco do Nordeste de Desenvolvimento Regional e lançamento do Selo “10 Anos de AgroAmigo”.
Acordo
Na oportunidade, também será assinado acordo de cooperação técnica entre Banco do Nordeste e Sabrae, que visa promover e estimular o aumento da produtividade e da competitividade e a implantação de ações inovadoras das micro e pequenas empresas (MPE), bem como dos microempreendedores individuais (MEI) e pequenos produtores rurais.
O BNB disponibilizará mais de R$ 3 bilhões em crédito para 2015 para MPE, devendo o Sebrae fazer o acompanhamento por meio de consultoria e capacitação para as empresas clientes do banco em gestão financeira, marketing, internacionalização, entre outros, e também para os próprios colaboradores do banco.
Serão desenvolvidos estudos e pesquisas sobre a situação desses segmentos, bem como a implantação do observatório de pequenos negócios para a região Nordeste. Para atendimento a esses empreendedores, serão realizadas ações voltadas para orientar o acesso a financiamentos, promover a capacitação técnica e gerencial e a ampliar o acesso ao crédito com destaque ao FNE Inovação, concebido especificamente para esses empreendimentos.
Segundo o presidente do Banco do Nordeste, Marcos Costa Holanda, o acordo assinado faz parte da estratégia do banco de atendimento diferenciado e priorizado para as micros e pequenas empresas, haja vista a capacidade deste segmento de gerar ocupação e renda.
Prêmio
Dentro da programação comemorativa aos 63 anos da Instituição, ocorre hoje, no final da tarde, a entrega do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo. São premiados os vencedores nacionais e regionais nas categorias Mídia Impressa – Texto, Mídia Impressa – Foto, Mídia Eletrônica – Rádio, Mídia Eletrônica – TV e Mídia Eletrônica – Internet. São concedidos também prêmio especial para trabalho produzido em cidade com menos de 100 mil habitantes e prêmios universitários.

Prêmio BNB de Jornalismo

O Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional será entregue logo mais, durante evento realizado na sede do Banco, em Fortaleza (Avenida Silas Munguba, 5.700. Passaré), às cinco e meia da tarde.
Na oportunidade, serão conhecidos os vencedores das premiações nacionais e regionais nas categorias Mídia Impressa – Texto, Mídia Impressa – Foto, Mídia Eletrônica – Rádio, Mídia Eletrônica – TV e Mídia Eletrônica – Internet. Serão concedidos também prêmio especial pra trabalho produzido em cidade com menos de 100 mil habitantes e prêmios universitários.
Confira a relação dos trabalhos finalistas por categorias:
Mídia Impressa - Texto:
- A sede do rio, de Paulo Henrique Lobato (O Estado de Minas – MG)
- Consumo, de Renata Rayane Moura da Silva Rodrigues e Cledivânia Pereira Alves (Tribuna do Norte – RN)
- Das ruas para o quarto: sombrinhas quebradas viram colchas de fuxico, de Deraldo Francisco da Silva (O Dia – AL)
- Descaminhos do Alimento, de Fernando Antônio Furtado Maia (Diário do Nordeste – CE)
- Sertão a ferro e fogo, marcas de gado e gente, de Demitri Túlio, Cláudio Ribeiro, Émerson Maranhão, Ana Mary C. Cavalcante e Fátima Sudário (O Povo – CE)
Mídia Impressa - Foto
- Frutos do suor, de Ney Douglas Marques e Talisson Moura (Novo Jornal – RN)
- Herdeiros da violência, de Teresa Maia (Diário de Pernambuco – PE)
- Sertão a ferro e fogo, marcas de gado e gente, de Iana Soares Castelo Meireles (O Povo – CE)
- Velho Chico morre de sede e esvazia bolsos, de Gladyston Rodrigues (O Estado de Minas – MG)
Mídia Eletrônica – Rádio
- A fé que move o turismo, de Tárcio Araújo (95 FM Mossoró – RN)
- A mandioca alagoana, de Carlos Henrique Cavalcanti Madeiro e Giuliano Martins Porto de Souza (Rádio Difusora – AL)
- Cultura da resistência no baixo São Francisco, de Juliana Correia Almeida (Rádio UFS FM / São Cristóvão – SE)
- Made in Agreste: o mercado da moda em PE, de Rafael Carneiro, Elton Ponce, Erick França, Karla Oliveira e Tony Vasconcelos (Rádio Jornal – PE)
- Negócios Criativos, de Wendell Moura da Silva, Eufênia Pereira e Luiz Carlos Pingo (Rádio Jovem Pan – PB)
Mídia Eletrônica - TV
- A cerâmica constrói a tradição e fortalece a economia de Santana de São Francisco, de Carla Sulanne Silva e Lima, Ana Paula Ferreira, Eraldo Cardoso, Zé Mário Braga, Antonio Luciano Santos e Carlos Eduardo dos Santos (TV Sergipe – SE)
- O Ceará pelos cearenses, de José Francisco Julião Junior, Dario Rocha, Anselmo Castro, Diego Lage, Isabela Martin (TV Jangadeiro – CE)
- Sertão de Oportunidades, de Mônica Cristina de Carvalho, Jonnatah Monteiro, Sofia Costa Rego, Vanessa Cortez, Raí Oliveira, Juarez Juara (TV Jornal – PE)
- Valores do Campo, de Wendell Rodrigues, Kátia Dumont, Ana Claudia, Clébio Melo, Eufênia Pereira, Redson Júnior, Marcelo Uchôa, Renato Silva, Asaf Pacheco, Sandoval Marcena e Carla Visani (TV Correio – PB)
Mídia Eletrônica - Internet
- Bela, de Inês Calado e Gustavo Belarmino (NE 10 – PE)
- Elas são mais do que donas de casa: são empreendedoras de sucesso, de Ana Paula Omena (Portal Tribuna Hoje – AL)
- Eólica: nova indústria, novas oportunidades, de Renata Rayane Moura da Silva, Cledivânia Pereira Alves, Bernardo Luiz, Diego Ciríaco, João Victor Wanderley e Camila Cahu (Tribuna do Norte – RN)
- Linhas íntimas , de Felipe Lima de Oliveira, Tiago Rodrigues Leite, Roberta Coelho Tavares e Fernanda Leite Moura (Tribuna do Ceará – CE)
Universitários
- Ceará mais que uma terra para rir, um lugar para sonhar, de Neirislane Silva Lima, Francisca Karine Sousa da Silva e Agatônio Lopes dos Santos Filho (Radio Experimental Centro Universitário Estácio do Ceará – CE)
- Fruticultura em Mossoró, de Keydson Renato de Freitas, João Carlos Magagnin e Saulo Raniery do Vale Bezerra (Universitária FM Mossoró – RN)
- IDHM avança em Sergipe, mas não alcança média nacional, de Elson Santos Mota, Josiane Santos Mendonça, Marielle Chaves Rocha e Rodrigo Alves de Andrade (Contexto UFS / São Cristóvão – SE)

Fecomércio na ABAD Fortaleza

O Sistema Fecomércio estará presente na 35ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor (ABAD), por meio de suas entidades Sesc/Senac/IPDC. Considerada o maior encontro de negócios na América Latina, a Convenção permite que os profissionais da cadeia de abastecimento encontrem produtos, equipamentos e serviços num só espaço e que geram grandes oportunidades de negócios. O evento ocorre entre os próximos dias 3 a 6 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará.

A Fecomércio irá apresentar os produtos e serviços disponíveis para os empresários do segmento, bem como as ações de representatividade realizadas pela entidade, num stand de 90 metros quadrados. Já o Sesc e o Senac apresentarão a ampla estrutura de atendimento das instituições em todo o estado e disponibilizarão serviços gratuitos aos visitantes.
Em parceria com a ABAD e com os expositores, o Sesc participará da Campanha de Arrecadação de Produtos. Ao longo dos dias do evento, os expositores da convenção anual serão convidados a doar os produtos remanescentes dos estandes, no término da mostra. Esses produtos são destinados ao Programa Mesa Brasil SESC, que os repassa para as organizações sociais da cidade sede da Convenção, no caso Fortaleza. Os estandes das empresas participantes recebem o selo “Faço Parte”, que assinala a parceria com o Instituto ABAD. A estimativa da organização do evento é que sejam arrecadadas 11 toneladas (de produtos diversos), contando com 60 voluntários do SESC e das entidades sociais. 17 entidades serão beneficiadas.
Já o Senac divulgará seu portfólio de cursos disponíveis, tanto ofertados presencialmente quanto pelo Ensino a Distância, além de captar cadastros de empresas para encaminhamento de egressos da Instituição para o mercado de trabalho, serviço realizado pelo Banco de Oportunidades. A ideia da participação do Senac/CE no evento também é prospectar clientes que queiram aprimorar seus conhecimentos, tendo em vista que a Instituição está sempre investindo em inovação tecnológica, material didático atualizado, corpo docente qualificado, além de instalações modernas e bem equipadas.
Serviço: ABAD 2015
Dias: 3 a 6/8 
Local: Centro de Eventos do Ceará

Arte Urbana

Na próxima quarta-feira (cinco de agosto), às quatro da tarde, será realizada a palestra “Arte Urbana: Processos Criativos", no auditório do Espaço Cultural dos Correios Fortaleza. O evento contará com as participações do curador do projeto, Herbert Rolim, dos artistas Maíra Ortins, Diego de Santos e Narcélio Grud e de Lucas Rozzoline, arquiteto na Coordenação de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), que falará sobre patrimônio e intervenções artísticas. O evento é convidado da exposição “Afetos Urbanos” e integra as atividades comemorativas os 10 anos de atuação do Espaço Cultural Correios Fortaleza.
“Pensamos em um segundo momento do projeto "Para ver o mar" em que se abre para reflexões das ações realizadas na orla de Fortaleza. Com uma programação dividia em três momentos, palesta, oficina e finalmente o lançamento do livro homônimo, pretendemos, a partir destas ações, obter um retorno e suscitar reflexões em torno do projeto. O livro terá distribuição gratuita”, declara Maíra Ortins.
Sobre Lucas Rozzoline
Lucas Rozzoline é arquiteto na Coordenação de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria da Cultura de Fortaleza. Estudou Arquitetura em Roma e Sevilha, graduando-se em Fortaleza pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Vem trabalhando com ONGs e diversos grupos pela defesa do patrimônio cultural e ambiental
“Para ver o mar” é um projeto aprovado no IX Edital de Incentivo as Artes da SECULT.
Serviço
Palestra "Arte Urbana: Processos Criativos"
Dia 05/08 (quarta-feira)
Horário: 16h
Local: Auditório do Espaço Cultural dos Correios Fortaleza
Rua Senador Alencar, 38 – Centro
Gratuito

Convenção da ABAD em Fortaleza

A Convenção Anual do Atacadista Distribuidor é o maior encontro de negócios do segmento na América Latina, onde profissionais da cadeia de abastecimento encontram produtos, equipamentos e serviços que geram grandes oportunidades de negócios. A 35ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor - ABAD 2015 FORTALEZA é uma realização da ABAD - Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, em parceria com a ACAD – Associação Cearense dos Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados. O encontro será realizado entre os dias 3 e 6 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará – CEC.

Esse tradicional evento, com quatro dias de duração, é o local ideal para conhecer lançamentos e novas tendências. É também a melhor oportunidade para estreitar relacionamento e fechar parcerias com integrantes da cadeia de abastecimento nacional, incluindo agentes de distribuição, palestrantes, fornecedores do setor e indústria, com destaque para fabricantes de alimentos, bebidas, produtos de higiene pessoal, limpeza, candies, artigos de bazar, entre outros.

A Convenção se destaca também no aspecto da capacitação. Visitantes e expositores podem participar das palestras técnicas de alto nível oferecidas pela ABAD, aperfeiçoadas a cada ano. Essas palestras, ministradas por especialistas, visam promover o conhecimento e divulgar novas tecnologias que aumentem a competitividade do setor.

Além disso, a ABAD oferece diversos serviços que visam à segurança e comodidade dos profissionais que comparecem ao evento, como transporte gratuito entre os hotéis e o pavilhão de exposição, quatro edições do ABADNEWS - informativo diário impresso e online, business center, posto médico, entre outros.

Frequentada por um público de alto poder de decisão, a Convenção Anual do Atacadista Distribuidor é um evento internacionalmente reconhecido, focado em negócios, relacionamento e resultados.

PERFIL DO VISITANTE

A Convenção Anual da ABAD reúne um público altamente qualificado, composto por profissionais com poder de decisão dentro das empresas e que comparecem ao evento predispostos a negociar e fechar contratos. Essa característica faz do evento uma grande vitrine para lançamento de produtos, com ótimo retorno para os expositores e de alto interesse para os visitantes.

Com mais de 20 mil visitações, a edição de 2014, realizada em Curitiba, recebeu agentes de distribuição de todo o país que buscavam conhecer lançamentos e realizar bons negócios com os quase 200 expositores presentes no evento.

NÚMEROS DA CONVENÇÃO DE 2014, REALIZADA EM CURITIBA

Aproximadamente 200 Expositores

20.000 visitações

Caravanas das 27 Filiadas Estaduais ABAD

Visitantes do Chile, Equador, Paraguai, Uruguai e Argentina

Compradores e indústrias iniciaram negociações estimadas em R$ 20 bilhões, cerca de 10% do faturamento anual do setor

A feira gerou negócios para 69% dos visitantes

74% dos expositores supriram suas expectativas

70% dos convencionais encontraram novidades e lançamentos

57% do público formado por presidentes, diretores e gerentes

DADOS DO SETOR

O setor atacadista distribuidor vem apresentando, há mais de uma década, crescimento contínuo e acima do resultado do PIB nacional, sendo responsável, há dez anos consecutivos, por mais da metade de tudo o que é comercializado no mercado mercaril brasileiro. Um setor forte e altamente capilarizado que realiza um trabalho de grande importância econômica e com relevante papel social, abastecendo as regiões mais remotas do Brasil com produtos essenciais como alimentos, artigos de higiene pessoal e produtos de limpeza doméstica, entre tantos outros. Dessa forma, as empresas do setor atuam em forte parceria com a indústria de bens de consumo e com o pequeno e médio varejo.

De acordo com o Ranking ABAD Nielsen 2015, os atacadistas e distribuidores registraram, em 2014, faturamento de R$ 211,8 bilhões, sendo responsáveis pela movimentação de 51,7% do mercado mercearil do país e atendendo mais de 1 milhão de pontos de venda em todos os 5.570 municípios brasileiros. O segmento também responde pela geração de mais de 300 mil empregos diretos e mais de 5 milhões de empregos indiretos, por meio de seus clientes varejistas.

Números do segmento atacadista distribuidor em 2015

(Crescimento em relação a 2014)

Faturamento total em 2014: R$ 211,8 bilhões

Crescimento real: 0,9% em relação ao ano anterior

Crescimento nominal: 7,3% em relação ao ano anterior

Participação no mercado mercearil: 51,7%

Pontos de venda atendidos: 1.064.282

Área de armazenagem: 11,2 milhões de m2

Funcionários: 353,36 mil

Vendedores diretos: 50,8 mil

Representantes comerciais / autônomos: 67,2 mil

Frota de caminhões própria/terceirizada: 46,5 mil

PREMIAÇÕES

No último dia da Convenção, durante a Sessão Solene de Encerramento, a ABAD premia associados e parceiros que contribuíram para os bons resultados do setor ao longo do ano. Este é um dos momentos mais aguardados do evento. Os prêmios destacam as maiores caravanas de atacadistas por região e os parceiros fornecedores que criaram os melhores estandes para participar da mostra de produtos e serviços.

SOBRE A ABAD

A ABAD - Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados, criada em 1981, representa nacionalmente o segmento e reúne mais de três mil empresas de todo o Brasil que comercializam produtos alimentícios industrializados, candies, bebidas, produtos de higiene pessoal e de limpeza doméstica, produtos farmacêuticos e de perfumaria, papelaria e material de construção, entre outros.

10 mil árvores

O prefeito Roberto Cláudio anuncia, logo mais às quatro da tarde, o plantio de 10 mil novas árvores em Fortaleza. Além de investir na arborização, também anunciará novos investimentos para a limpeza da cidade e assinará a ordem de serviço para a construção dos cinco primeiros Ecopontos de Fortaleza, em bairros das Regionais II, IV, V e VI. A solenidade ocorrerá no Salão de Atos do Paço Municipal.
O plantio de 10 mil árvores de espécies nativas, como Ipê, Pau Branco e Munguba, faz parte do Plano de Arborização adotado pela atual gestão da Prefeitura de Fortaleza e se dará dentro da execução de obras financiadas a partir do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e em demais obras de infraestrutura. Até o momento, o Plano de Arborização já executou o plantio de mais de 21 mil novas árvores na cidade.
No encontro, o Prefeito dará ordem de serviço para a construção de cinco Ecopontos, cujo projeto na ordem de R$ 1.066.772,31 engloba prédio de apoio com escritório, banheiros e vestiários masculino e feminino, área de circulação, depósito, pátio de coleta e triagem com platô de descarrego com rampa de acesso e guarita para segurança. Além disso, o Prefeito também anunciará a autorização para o início da licitação para construção de outros cinco Ecopontos.
O município de Fortaleza disponibiliza serviço gratuito de Ecopontos para o recebimento de entulho, restos de poda e móveis velhos em pequenas proporções. Estes espaços podem receber por dia até 10 sacos de 50 quilos de entulho por residência, além de pequenas proporções de podas. O usuário deve levar o material até os locais indicados, seguindo os limites estipulados.
Locais dos novos Ecopontos:
Rua Verde – Jangurussu (Regional VI);
Rua Marechal Bittencourt com Rua Quatro – Dias Macedo (Regional VI);
Rua Antônio Costa Mendes com Rua Projetada – Parque São José (Regional IV);
Avenida Antônio Justa com Rua Meruoca – Varjota (Regional II);
Rua São Francisco com Rua Aureliano Leal – Mondubim (Regional V).
Ecopontos já existentes
Rua Meruoca (entre a Avenida Antônio Justa e a Rua José Lino) – Varjota
Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 18:00
Avenida Leste-Oeste, 2949 – Carlito Pamplona
Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 16:20
Serviço
Anúncio do plantio de 10 mil árvores e assinatura da ordem de serviço para construção de cinco Ecopontos
Data: 30 de julho de 2015 (quinta-feira)
Local: Salão de Atos – Paço Municipal (Rua São José, 01 – Centro)
Horário: a partir de 16 horas.

Espaço Cultural dos Correios

Os Correios, como organização comprometida com o desenvolvimento da sociedade brasileira, têm estimulado de forma gradativa a cultura, na medida que investe em projetos e ações que têm como diretriz a difusão da arte, ampliando os espaços de convergência da cultura. Partindo desta premissa, o Edifício Sede dos Correios em Fortaleza, na Rua Senador Alencar, 38, criou em 05.08.2005 o Espaço Cultural dos Correios Fortaleza - ECC, em pleno Centro histórico da capital cearense, onde a intensa movimentação humana em torno de serviços postais tornou-se um ambiente democrático de diálogo da arte com o público que visita e trabalha no centro de nossa cidade.
A trajetória da construção deste espaço contou com mais de 100 exposições envolvendo os mais diversos estilos de artes visuais - dentre pintura, desenho e fotografia e projetos literários de incentivo à leitura com grandes escritores de nossa literatura - Carlos Drummond, Cora Coralina, Adélia Prado, Mário Quintana, tendo aproximadamente a visitação de 66.000 pessoas e um investimento por parte da estatal no Ceará de mais de R$ 1.870.815,00. 
Dentro desta retrospectiva, podemos citar a primeira exposição "Cinco Mestres das Xilogravuras" com curadoria de Roberto Galvão, bem como a exposição fotográfica "Antanas Sutkus - um olhar livre" (2012), obra deste artista lituano do século XX. Na interação Brasil-Cuba a exposição "Ensaio do Corpo para o Baile Solitário- diálogo entre fotografia e performance" (2014) a pernambucana Maíra Ortins e a cubana Cirenaica Moreira trouxeram o imaginário e o onírico na arte das imagens fotográficas. 
Este ano a exposição "Condenados - no meu país minha sexualidade é crime" do jornalista e fotógrafo Philippe Castetbon, teve sua expansão no Centro Dragão do Mar onde foi lançado o livro e feito um ciclo de debates temáticos com estudantes, sociedade e poder público, fazendo com que a arte reforce este papel de provocar reflexões, fortalecendo as relações de tolerância e boa convivência com as diferenças.
Atualmente o ECC Fortaleza está com a exposição "Afetos Urbanos" dos fotógrafos cearenses Marília Oliveira e Régis Amora, trazendo a releitura de memórias afetivas de personagens que habitam o entorno do prédio dos Correios, coroando os 10 anos do Espaço Cultural pela valorização do patrimônio imaterial de Fortaleza, resignificando e incluindo pessoas e sentimentos por meio da arte. 
Estes projetos são selecionados anualmente por meio de Edital Público e avaliados por uma comissão técnica formada especificamente para este fim. As inscrições ocorrem frequentemente no 2º semestre de cada ano, sendo divulgado no Diário Oficial da União e no site dos Correios. Os projetos podem ser direcionados para os Centros Culturais do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Brasília e para os Espaços Culturais de Juiz de Fora e Fortaleza. Estes projetos, em consonância com a Lei 12.288, de 20.07.2010, também garantem a igualdade de oportunidades para participação no sistema de cotas para afro-descendentes.
E como forma de estimular este diálogo com a arte de maneira inclusiva, o proponente deve incluir visitação de alunos da rede pública municipal e/ou estadual ou de pessoas em situação de risco social, com deficiência como contrapartida social. Para o ECC são previstas 400 visitas monitoradas com direito a transporte, lanche e acompanhamento da monitoria da exposição. Aliado a isto, todo material de divulgação deve ser confeccionado por fontes responsáveis, devendo ser inserida a mensagem "Material reciclável. Descarte em local adequado", consolidando a responsabilidade socioambiental da empresa.
Assim o Espaço Cultural dos Correios pretende estar nesta busca contínua de ampliar, integrar e consolidar a arte e suas diversas linguagens, dialogando com os outros equipamentos culturais e formando um corredor de cultura que traga novos públicos e construa uma nova história no Centro de Fortaleza.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...