quarta-feira, outubro 1

CopaMais

Começa hoje, mais uma etapa de inscrições para o Curso de Formação Profissional de Massificação e Integração Social (CopaMais). Para o mês de outubro serão ofertadas 1.090 vagas em 28 cursos para pessoas a partir de 16 anos e com Ensino Fundamental completo.
Novas turmas de línguas (Inglês, Espanhol e Francês), Informática Básica, Primeiros Socorros, Recepcionista de Eventos, Agente de Aeroporto estão com as inscrições abertas. Os interessados nos cursos de Assistente Administrativo e Logística Empresarial e Cadeira de Suprimentos devem estar estudando, no mínimo, em um curso superior.
As aulas das novas turmas começam no próximo dia 13/10 (segunda-feira), nos turnos da manhã e da tarde. As inscrições podem ser feitas no site da Secretaria Especial de Grandes Eventos Esportivos (SEGE) – www.sege.ce.gov.br/copamais -, entre hoje e 10 de outubro. No mesmo período, os candidatos devem comparecer à Unifor para apresentar os documentos listados abaixo para confirmar a matrícula.
- Comprovante de pré-inscrição online impresso;
- Documento de identificação com foto (original ou cópia autenticada);
- CPF (original ou cópia autenticada);
- Comprovante de endereço (original ou cópia autenticada);
- Comprovante de escolaridade (original ou cópia autenticada);
- Uma foto 3x4.
Um dos destaques é a turma para pessoas com deficiência intelectual, especificamente a Síndrome de Down (SD). O formulário de inscrição deve também ser preenchido no site da SEGE. Além dos documentos exigidos para confirmar a inscrição, o aluno precisa levar atestado médico com a identificação da Classificação Internacional de Doenças (CID 10) com o código Q90.
Parceria
A parceria entre o Governo do Estado do Ceará e a Universidade de Fortaleza, por meio da Secretaria Especial de Grandes Eventos Esportivos (SEGE), disponibiliza 33 cursos gratuitos até o fim deste ano. O CopaMais começou em janeiro de 2014 e já beneficiou quase oito mil cearenses, com oportunidades de qualificação profissional em áreas como organização de eventos, línguas estrangeiras, guias de turismo, auxiliar administrativo, entre outras. A meta é formar 12 mil profissionais até o final de 2014.
Confira a lista dos cursos ofertados para outubro:
- Agente de Aeroporto
-Assistente Administrativo (destinado a pessoas com, no mínimo, nível superior incompleto)
- Auxiliar Administrativo
- Curso Básico de Barman (destinado a pessoas a partir de 18 anos)
- Curso Básico de Secretariado
- Espanhol Básico
- Formação de Cumins (destinado a pessoas com deficiência intelectual - Síndrome de Down)
- Francês Básico
- Informática Básica
- Inglês Básico
- Logística Empresarial e Cadeira de Suprimentos (destinado a pessoas com, no mínimo, nível superior incompleto)
- Organização de Eventos
- Primeiros Socorros
- Recepcionista de Eventos
- Recepcionista em Meios de Hospedagem
Serviço
Pré-inscrição online
Data: 1º a 10 de outubro
Matrícula presencial da Unifor
Data: 1º a 10 de outubro
Horário: 9h às 12h | 14h às 17h | 18h às 20h
Local: Bloco Z - Sala 34
Informações: (85) 3477-3420
Assessoria de Imprensa

Eleições 2014

TIAGO ROGERO - O ESTADO DE S. PAULO
01 Outubro 2014 | 00h 43

Camilo Santana (PT) confirma início da operação da Linha Sul do Metrô de Fortaleza após dois anos em 'operação assistida'

A cinco dias do primeiro turno das eleições, o candidato dos irmãos Ferreira Gomes ao governo do Ceará, Camilo Santana (PT), aproveitou o debate da TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, para anunciar o início da operação comercial da Linha Sul do Metrô de Fortaleza - que funcionava há mais de dois anos em "operação assistida". O anúncio do petista, candidato da situação do governador Cid Gomes (Pros), revoltou a candidata do PSB, Eliane Novais: "Vinha funcionando até hoje de forma assistida, e agora esse anúncio em pleno período eleitoral? Me perdoe, governador Cid Gomes, mas isso não é coisa que se faça".
Camilo anunciou a "novidade" em réplica após resposta da deputada estadual, que prometeu, se eleita, concluir o Metrô de Fortaleza. "O Metrô já está funcionando de forma assistida e, a partir de amanhã, vai operar das 6h30 às 19h", anunciou o petista sobre a Linha Sul, que já custou até agora cerca de R$ 2 bilhões e liga a capital à Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza. O projeto, com recursos federais, começou em 1997 e, deste então, triplicou de valor.
A "operação assistida" da linha (ou "fase de testes", como descrevia a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Metrofor), entre 8h e 12h30 de segunda à sexta-feira, durou dois anos e quatro meses. O problema, segundo a Metrofor, era a espera por uma licitação de cerca de R$ 200 milhões num convênio com o governo federal, para implantação de sinalização, ventilação e bilhetagem.
O debate mais uma vez foi marcado por ataques entre os dois principais candidatos na disputa: o senador Eunício Oliveira (PMDB), que lidera as intenções de voto, e Camilo, secretário de Desenvolvimento Agrário e depois de Cidades no governo de Cid Gomes. "Espero que eleitor saiba escolher entre o bem e o mal nesta eleição", afirmou o petista nas considerações finais.
Já Eunício lembrou dos processos pelos quais o candidato dos Gomes responde pelo chamado "escândalo dos banheiros", um esquema de desvio de recursos públicos da secretaria estadual de Cidades, que deveria ser destinado à construção de banheiros públicos no interior: "Eu jamais fiz qualquer acusação ao candidato Camilo sobre qualquer assunto. Quem fez não fui eu, mas o Ministério Público, o Tribunal de Contas do Estado. Quem tem bens indisponíveis não sou eu, mas o Camilo", disse o peemedebista.
"Você sabe que eu não tenho anda a ver com isso, só assumi a secretaria seis meses depois", respondeu Camilo. O tema tem dominado não só os últimos debates entre os dois, mas as propagandas eleitorais na TV e nas redes sociais.
Em terceiro lugar nas pesquisas, Eliane Novais (PSB) por vezes parecia mais preocupada em falar sobre a candidatura de sua correligionária à presidência, Marina Silva, que sobre a disputa pelo governo estadual. "Marina me representa porque é a cara da superação, e quem passou fome jamais vai acabar com Bolsa Família. Essa maldade do PT não vai 'caber', contrataram mil pessoas, fizeram um 'pool' lá em SP, para denegrir a imagem da Marina", afirmou a deputada estadual.
O candidato do PSOL, Aílton Lopes, afirmou que escolher entre Eunicio e Camilo é trocar "uma oligarquia pela outra". "As oligarquias pulam de galho em galho. Você sabe que atual governador já foi aliado de Tasso (Jereissati, do PSDB), e só pula de galho em galho de acordo com as conveniências. Não adianta trocar uma velha oligarquia por outra, votando no Eunício ou no Camilo o eleitor só trocará uma pela outra".
Confusão. Antes do debate, militantes de Eunício e Camilo entraram em confronto na Praça da Imprensa, em Fortaleza. Com pedaços de madeira (do suporte das bandeiras) e pedras, os grupos se enfrentaram e o Batalhão de Choque da Polícia Militar usou bombas de efeito moral, gás de pimenta e balas de borracha para encerrar o confronto. Pelo menos duas pessoas teriam se ferido. 
Eleições 2014

'Esquadrão contra o desperdício'

Com o objetivo de despertar a conscientização ambiental na garotada, o Teatro de Bonecos da Cagece leva para as escolas o grupo “Esquadrão Contra o Desperdício”, entre amanhã e sexta.
Amanhã, o teatro irá para o Colégio Master, no bairro São Gerardo. Já na sexta será a vez da Escola João Mendes e do Colégio Gustavo Braga, receberem a turma.
Na peça os personagens Pingo e Gota D´água ressaltam a conscientização sobre a importância do uso correto da água e serão dadas dicas de economia e ações contra o desperdício.
Confira a programação completa:
Amanhã, 9h30 e 14h30 – Colégio Master, localizado na Avenida Bezerra de Menezes, 1802, São Gerardo.
Sexta, 9h30 – Colégio Gustavo Braga, na Avenida João Pessoa, 4680.
Sexta, 14h30 – Escola João Mendes de Andrade, a Rua B, 1366, Granja Lisboa.
Assessoria de Imprensa

'O Galope de Ulisses'

Mais nova publicação da Editora Patuá, o livro 'O Galope de Ulisses', antologia poética de José Inácio Vieira de Melo, será lançado no próximo sábado (4), às 19 horas, no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Para fazer a seleção, organização e prefácio do título, foi convidado o poeta e ensaísta carioca Igor Fagundes, que escolheu setenta poemas, dos seis livros de José Inácio, para comporem a paisagem poética do livro.
Durante o lançamento, José Inácio Vieira de Melo fará um recital de seus poemas aboiados, denominado “Ulisses galopa em minhas veias” e que será dividido em quatro momentos. Para abrir o recital, a atriz performática Soraia Falcão, dramatizará o poema “A casa dos meus quarenta anos”, musicado e acompanhado pelo compositor e intérprete Paulo Branco.
A antologia poética do escritor divide-se em quatro partes: “Galopar na infância é a minha metafísica”, “No sertão, o princípio do enigma, o galope para dentro de redemoinho”, “Quando o homem chega dentro da criança, o infinito cai e a casa começa” e “Pois a verdade – a verdade verdadeira – é escutar no canto a imensidão”. Estes são versos retirados de alguns poemas que estão na antologia.
Na contracapa, Igor, em um texto síntese, dá a medida certa de O Galope de Ulisses: “Reunida a obra de José Inácio Vieira de Melo em um único-múltiplo itinerário, percorremos com o poeta uma viagem de renúncia dos seus lugares prévios de identificação e acomodação; de suspensão do conhecido e familiar, em nome da escuta do desconhecido e silente, de um perigoso canto advindo das sereias sertanejas, rumo ao sem-lugar – sertão – em que o humano se perde e se ganha em meio ao cacto das musas. De uma cronológica a uma ontológica infância, a poesia-vida aí se firma como um bem da terra, uma cultura possível da imensidão, onde cada um conquista a solidão de sua diferença”.
A obra de JIVM tem merecido a atenção de grandes nomes da literatura de língua portuguesa – como Ronaldo Correia de Brito, Gonçalo M. Tavares e Salgado Maranhão – e já alcançou considerável reconhecimento de público. E é por conta dessa popularidade, aliada a qualidade de sua poesia, toda perpassada por uma seiva telúrica, que a Patuá publica O Galope de Ulisses, sua segunda antologia. A primeira, publicada em 2011 pelas Edições Galo Branco, foi inserida na coleção 50 poemas escolhidos pelo autor e contou com apresentação de Affonso Romano de Sant’Anna, André Seffrin e Marco Lucchesi.
Sobre Igor Fagundes
Além de poeta e ensaísta, Igor Fagundes é também professor de Filosofia, Estética e Dança na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Autor de sete livros, coautor de trinta, e organizador de outros três. Doutor em Poética com a tese A incorporação – Poética na encruzilhada, na qual a obra de José Inácio Vieira de Melo comparece como parte de uma dramaturgia mítico-filosófica.
SERVIÇO
Lançamento do livro “O Galope de Ulisses”
Dia: 4 de outubro de 2014
Hora: às 19 horas
Local: Auditório do Dragão do Mar
Acesso gratuito






Livro: O Galope de Ulisses

Autor: José Inácio Vieira de Melo

Seleção, organização e prefácio: Igor Fagundes

Editora: Patuá

Páginas: 150

Preço: R$ 40


Gafieira


Para Carlos Matos

Hoje, às 19 horas, no Comitê Carlos Matos (45655), localizado na Rua Nunes Valente, 1591, Carlos Matos reunirá seus apoiadores. A intenção do encontro é planejar os últimos dias de campanha. A reta final é de suma importância para conquistar o voto dos eleitores indecisos. Gostaríamos de convidá-los para definir conosco a agenda final de campanha. Faltam poucos dias para a vitória, venham conosco construir um Ceará de todos.

Assessoria de Imprensa

Greve dos Bancários II

Greve dos bancários em seu segundo dia fecha 272 das 520 agências no Estado.

Dtafolha-O Povo aponta segundo segundo no CE


  1. O Datafolha O Povo de hoje aponta indefinição na eleição no Ceará.
  2. Eunício Oliveira (PMDB) aparece em primeiro com 39% contra 37% de Camilo Santana (PT).
  3. Com isso daria segundo turno entre eles.
  4. O Datafolha O Povo ouviu 1.280 eleitores entre segunda e ontem. A pesquisa está registrada no TRE-CE com o número 25/2014.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...