segunda-feira, agosto 3

Queda de 9,58%

Os números do Banco de Dados ABAD/FIA, índice mensal que faz a análise preliminar do desempenho do setor atacadista e distribuidor, continuam a retratar o duro cenário do consumo que hoje atinge praticamente todos os setores da economia, apontando retração real (deflacionada) de -1,4% em relação a maio de 2015 e queda acumulada de -9,58% entre janeiro e junho, na comparação com o primeiro semestre do ano passado. Os números estão sendo divulgados na 35ª Convenção Anual do Setor Atacadista e Distribuidor – ABAD 2015 FORTALEZA, que acontece em Fortaleza, de 3 a 6 de agosto.

Apesar disso, segundo a pesquisa, houve melhora em relação a maio, já que no mês passado o resultado do acumulado do ano havia chegado a -10,41%. Também na comparação anualizada mês a mês, o índice apresentou recuperação, de -13,58% em maio para -5,03% em junho, também em números deflacionados.

Essa pequena recuperação está alinhada com as expectativas da ABAD, que prevê uma melhora paulatina durante o segundo semestre. A avaliação é que a base de comparação será mais fraca, já que a partir do segundo semestre do ano passado foram sentidos mais intensamente os efeitos da retração econômica que tem levado a classe C a reduzir as idas ao supermercado e a substituir alguns itens da cesta. Além disso, no segundo semestre o comércio tradicionalmente apresenta melhor desempenho, especialmente no caso dos produtos mercearis, que correspondem às necessidades básicas das famílias.

Para a ABAD, o momento é de realinhar as estratégias e fazer ajustes, tanto para a indústria como para os agentes de distribuição e o varejo. “E ajuste não significa necessariamente ajuste de preços, embora o câmbio elevado e a subida dos juros esteja realmente pressionando os custos de toda a cadeia. Há adequações importantes que já estão sendo feitas pela indústria, como formatos reduzidos, novas alternativas em embalagens e oferta de determinados produtos em versões mais acessíveis”, diz o presidente da entidade, José do Egito Frota Lopes Filho.
Todo o empenho do setor está focado em recuperar as perdas dos últimos meses e chegar ao fim de 2015 nos mesmos patamares de 2014, buscando retomar a trajetória de crescimento real a partir do próximo ano.

No âmbito da Convenção Anual do setor, a proposta é justamente promover o alinhamento necessário para que todos os integrantes da cadeia de abastecimento se beneficiem mutuamente com iniciativas voltadas à capacitação, modernização e novos conceitos de gestão capazes de gerar ganhos de eficiência e produtividade.

“A melhor saída para tempos difíceis está dentro das empresas, onde é possível racionalizar custos e aperfeiçoar processos, e na relação entre elas e seus parceiros de negócios, com o aproveitamento de novas oportunidades de mercado, que sempre surgem, apesar do baixo desempenho econômico”, completa José do Egito.

Sobre o Banco de Dados da ABAD
Desde 1995, a ABAD, em parceria com a FIA (Fundação Instituto de Administração), elabora mensalmente o Banco de Dados do segmento. Trata-se de uma iniciativa que tem por objetivo coletar dados de um grupo representativo de empresas atacadistas e distribuidoras para a obtenção de informações relevantes de crescimento e desempenho, fundamentais para a tomada de decisões pelos gestores. Atualmente, as empresas que participam desse levantamento representam 21% do faturamento do setor.

Sobre a ABAD
ABAD - Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados, criada em 1981, representa nacionalmente o segmento e reúne mais de três mil empresas de todo o Brasil que comercializam produtos alimentícios industrializados, candies, bebidas, produtos de higiene pessoal e de limpeza doméstica, produtos farmacêuticos e de perfumaria, papelaria e material de construção, entre outros.

Amanhã na ABAD 2015

A Convenção anual 2005 Fortaleza abordará três temas de fundamental importância para o setor atacadista e distribuidor nesta terça-feira, dia 04 de agosto, durante a 35ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor – ABAD 2015 FORTALEZA, que acontece de 3 e 6 de agosto no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

A Convenção é uma realização conjunta da Associação Brasileira dos Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD) e de sua filiada no Ceará e anfitriã do evento a ACAD, com o apoio do Governo do Estado do Ceará.

As palestras de hoje, terça-feira, refletem e mostram bem o momento em que o Brasil criativo passa em termos de inovação, eficiência nos serviços e incentivos fiscais.

PALESTRAS

TEMA1: EFICIÊNCIA LOGÍSTICA: DESAFIO PARA ATACADISTAS E DISTRIBUIDORES

Como tornar a logística mais eficiente em um prazo e custo menores? Essa é uma das respostas que todo atacadista e distribuidor gostaria de ter. Proferida por Paulo Silas e Carlos Henrique Cavalcante, respectivamente diretor presidente e gerente de desenvolvimento e negócios da Addliner, a palestra "Eficiência Logística para Atacadistas e Distribuidores” mostrará as vantagens de consolidar cargas de atacadistas e distribuidores para aumentar a eficiência logística pelo compartilhamento do transporte de produtos semelhantes e/ou complementares para Redes Locais e/ou Pequeno Varejo com destinos iguais ou próximos. Para isso, abordam temas como melhoramento de rotas, otimização de lead time e redução de custos logísticos, entre outros. A palestra acontece a partir das 14h, Sala 3, 1º. Andar, no CEC.

Addliner, parte do grupo motoliner, é o resultado da sociedade entre BLG Logistics, Horst Mosolf e Elbert. Com sede em Recife, em Pernambuco, tem como missão prover serviços de transporte e distribuição à indústria, principalmente localizada nas regiões Norte e Nordeste. ​



TEMA 2 - BRASIL ESTÁ ENTRE OS SEIS MAIORES MERCADOS DE FOODSERVICE DO MUNDO
Mais de R$ 120 milhões. É quanto o mercado de Foodservice movimenta no Brasil. Com um crescimento de 8% ao ano em termos reais há mais de 10 anos, o país coloca-se entre os seis maiores mercados do mundo nesse setor. É, portanto, um mercado de grandes oportunidades para atacadistas e distribuidores. Sobre o assunto Sergio Molinari, conselheiro e consultor na indústria de alimentação e em Foodservice, fundador da paulista Food Consulting, discorre em palestra no horário das 16h30Local: Sala de Palestras.

"Quanto mais profissional e eficiente for o fornecedor, não apenas o Foodservice tende a acelerar seu crescimento, mas também tende a crescer a fatia de participação do Canal Indireto nesse atrativo mercado", explica Molinari, que atua há mais de 20 anos em empresas e setores ligados ao mundo de alimentos. A palestra visa aprimorar a compreensão do mercado de Foodservice e oferecer uma visão estruturada sobre as oportunidades e o potencial de negócios para atacadistas e distribuidores.

TEMA 3 - INCENTIVOS FISCAIS: ONDE ESSA"GUERRA" IRÁ TERMINAR?
É o que Mauro Benevides Filho, Secretário da Fazenda do Estado do Ceará, José do Egito Frota Lopes Filho, presidente da ABAD, e o advogado Alessandro Dessimoni, da D&B Advogados, abordam em palestra, às 18h. Local: Sala de Palestras ABAD

Trata-se de um tema sensível e de grande relevância para o setor, que inclui tópicos como: A unanimidade de Estados para concessão de benefícios fiscais do ICMS por meio de Convênios; A iminente aprovação da Súmula Vinculante nº. 69/2012 e possíveis reflexos para o setor; A Reforma tributária do ICMS e os Projetos de Lei em tramitação no Congresso Nacional.

ABAD 2015 FORTALEZA
Convenção Anual do Atacadista Distribuidor é o maior encontro do segmento atacadista distribuidor na América Latina e, segundo os próprios visitantes, a melhor feira de negócios do Brasil, que atrai convencionais de todo o país e também do exterior. Na 35ª, que acontece em agosto em Fortaleza, são aguardadas mais de 30 mil visitações ao longo de quatro dias de evento, incluindo caravanas de empresários vindas das 27 filiadas estaduais da entidade.

Essa é a segunda edição do evento realizada no estado, o que para o Presidente da ABAD, José do Egito Frota Lopes Filho, mostra a aposta das entidades de classe nos bons resultados da região Nordeste. “Ao realizar novamente a Convenção Anual no Ceará, a ABAD e a ACAD estão apostando nos bons resultados de um cenário que inclui indicadores positivos, o otimismo dos empresários do Canal Indireto e a necessidade de buscar um alinhamento estratégico capaz de superar dificuldades e de abrir novos caminhos, movimentando os negócios da cadeia nacional de abastecimento”, afirma o Presidente.

E baseado por essa busca de novos caminhos que a programação da ABAD 2015 FORTALEZA foi desenvolvida, abordando temos como novas tendências em logística, uma oportunidade de mercado em expansão e a questão fiscal no segundo dia do evento.

SERVIÇO:  35ª CONVENÇÃO ANUAL DO ATACADISTA DISTRIBUIDOR - ABAD 2015 - De 03 a 06 de agosto no Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz). Informações: www.abad2015fortaleza.com.br e www.abad.com.br

AFN na ABAD 2015


  1. O ministro Joaquim Barbosa, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, abre daqui a pouco a 35ª Convenção da ABAD, no Centro de Eventos do Ceará.
  2. Ele vai falar sobre "Ética nos Negócios e na Vida Pública".
  3. A Convenção da ABAD 2015 estima gerar um volume de negócios de R$ 20 bilhões.


1º de crescimento


  1. O setor atadacista caiu 10% no primeiro semestre de 2015 em relação ao mesmo período de 2014. Mas espera crescer 1% em 2015 em relação a 2014.
  2. O anúncio foi feito pelo presidente da ABAD, José do Egito, na coletiva de imprensa que abriu a 35ª Convenção Anual do Atacadista e Distribuidor, nesta tarde, no Centro de Eventos do Ceará.

Começa a ABAD 2015

  • A 35ª Convenção Anual da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD) começa hoje em Fortaleza.
  • Com o tema "ABAD 360º - Indústria, Agente de Distribuição e Varejo. Juntos gerando oportunidades", a Convenção va até quinta-feira (seis), no Centro de Eventos do Ceará.
  • "São quatro dias dedicados a gerar resultados para fornecedores, distribuidores e varejo em um ambiente de negócios com muitas oportunidades para todos os agentes de distribuição", destaca o presidente da ABAD, José do Egito Frota Lopes Filho.

Na ABAD 2015

Atenta à tendência do mercado quanto a soluções que agreguem produtividade e colaboração aos processos e pessoas nas empresas, e que se integram a diferentes softwares de gestão, a PC Sistemas passa a ofertar o fluig, plataforma de colaboração e produtividade da TOTVS. O objetivo é proporcionar às empresas que compõem a cadeia de abastecimento uma nova experiência de uso do WinThor, software de gestão da companhia, por meio de recursos especialmente desenvolvidos para aumentar a produtividade e impulsionar os negócios. A novidade será apresentada pela companhia durante a ABAD 2015, que vai de hoje a quinta (seis), em Fortaleza.
Entre as principais funcionalidades do fluig, o card Identity garante acesso centralizado por meio de um único login e senha, suficientes para acessar todos os softwares e aplicativos utilizados pelas empresas. A plataforma de colaboração é capaz de extrair todos os dados WinThor e fornecer quaisquer informações necessárias para o andamento das rotinas. O fluig reconhece o usuário e configura a área de trabalho de forma personalizada, de acordo com as atividades mais acessadas. A partir daí, inicia-se uma nova experiência de uso, por meio de uma interface leve, que reúne em uma única tela os dados, dashboards e workflows de tarefas.
O objetivo da PC Sistemas é garantir a seus clientes uma nova forma de realizar a gestão da comunicação integrada, por meio da automatização dos processos, da gestão de documentos e da mobilidade, uma vez que a solução está disponível em qualquer dispositivo, seja um computador, notebook, tablet ou smartphone. Além disso, pela característica agnóstica do fluig, a PC Sistemas pode expandir a sua atuação no segmento atacado distribuidor, trazendo conteúdo e soluções especializadas da PC, mesmo para empresas que não utilizem o WinThor.
Para consolidar uma oferta ainda mais aderente ao seu nicho de atuação, a PC focará seus esforços no desenvolvimento de mais funcionalidades que apoiem as rotinas específicas da cadeia de abastecimento. Por meio de uma equipe dedicada, dashboards eworkflows foram ativados, como a Gestão de Contratos, o Controle de Transporte de Mercadoria, a Aprovação de Limite de Crédito e a Solicitação de Compra com Alçada. O propósito é facilitar o dia a dia dos gestores e tornar as atividades diárias mais produtivas e eficientes.
Outro recurso que a PC apresenta em conjunto com o fluig são as comunidades de trabalho. Com uma interface muito próxima à das redes sociais públicas, este recurso viabiliza que grupos com interesses afins troquem informações de forma organizada, por meio de uma experiência agradável e colaborativa, em que podem compartilhar notícias, regras ou alinhamentos internos. 
“Buscamos sempre inovar e levar soluções que ajudem os nossos clientes a serem mais competitivos. O fluig certamente reúne importantes recursos para otimizar a produtividade e garantir uma gestão organizada e dinâmica dos processos. A PC contempla o software de gestão líder no segmento atacado distribuidor e a oferta da plataforma de colaboração sela um novo nível de maturidade tecnológica no portfólio da companhia. Este é o futuro e estamos em sintonia com ele”, finaliza Ronan Maia, diretor executivo da PC Sistemas.
Sobre a PC Sistemas
Há 29 anos no mercado, a PC Sistemas atua no desenvolvimento de softwares de gestão integrada (ERP) que atendem a toda a cadeia de abastecimento. Líder com mais de 40% de participação de mercado no setor atacadista distribuidor e presente em mais de 6 mil PDVs, a empresa possui também ferramentas e soluções especializadas nas demandas atuais do varejo. Com mais de 4,9 mil clientes e 53 mil usuários, desde 2013 a PC faz parte do Grupo TOTVS, considerado o maior provedor de software, serviços e tecnologia da América. As eficientes operações da PC com seu ERP são complementadas por um amplo portfólio de serviços, como consultorias especializadas e treinamentos. Mais informações www.pcsist.com.br

Bradesco adquire HSBC


Radioweb

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...