terça-feira, novembro 20

Câmara homenageia Dia do Conselheiro Tutelar

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) homenageou na noite desta terça-feira (20), o Dia do Conselheiro Tutelar.
A proposta foi vereador Márcio Martins (Pros):


Capitão Wagner elogia equipe Moro

O deputado estadual e deputado federal eleito Capitão Wagner (Pros) participou, na noite desta terça-feira (20) de sessão solene, no auditório Ademar Arruda da Câmara Municipal de Fortaleza, que homenageou os conselheiros tutelares de Fortaleza.
Para a Agência Fortaleza de Notícias (#AFN) Capitão Wagner elogiou a equipe do futuro ministro da Justiça e Segurança, Sérgio Moro:


Depressão Infantil


"Levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstra que, em todo o planeta, 20% das crianças e dos adolescentes apresentam sintomas de depressão, como irritabilidade ou apatia e desânimo. Os dados referentes ao Brasil sugerem que esse tipo de distúrbio se faz presente entre 8% e 12% da população infantojuvenil.
É um número preocupante. Saber lidar com essa problemática, que jamais esteve restrita a adultos e idosos, é providência urgente para pais e educadores.
O programa Educação em Debate, da Boa Vontade TV (Oi TV — Canal 212 — e Net Brasil/Claro TV — Canais 196 e 696), que discute os principais assuntos da educação pela ótica da Espiritualidade Ecumênica, entrevistou o dr. Gustavo Lima, psiquiatra da Infância e da Adolescência, que nos aponta algumas causas da depressão nas fases iniciais da vida e como notá-las: “Primeira coisa — uma investigação clínica pormenorizada. Segunda coisa — é muito importante lembrar que os transtornos afetivos na infância e na adolescência são de causa multifatorial, ou seja, diversos fatores podem causar a depressão: genéticos, ambientais, entre outros. Entretanto, na nossa prática clínica, o que aumenta muito a chance de uma criança ficar deprimida são os ambientes familiar e escolar desfavoráveis”.
Diferença comportamental
O que dificulta, de certa maneira, pais e educadores perceberem que o filho ou o educando está deprimido é o comportamento dessa patologia entre as faixas etárias: “Diferentemente dos adultos, as crianças não ficam deprimidas o tempo inteiro. Às vezes, os pais deixam de levar o filho para uma avaliação porque em algum momento do dia ele se divertiu. E isso não significa que não esteja deprimido”, esclareceu o especialista.
E alertou ainda: “É preciso, também, muito cuidado com os sintomas de ideação de morte, quando vêm à mente ideias suicidas. Quando você está diante de uma criança deprimida com esses sintomas, é muito importante uma avaliação médica e um tratamento com psicólogo. Em alguns casos, dependendo da gravidade, recorrer a tratamento farmacológico”.
Prevenção
Para o doutor Gustavo Lima — que é membro do Programa de Atendimento a Transtornos Afetivos do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP —, existem algumas atitudes que podem ajudar a prevenir a depressão nas crianças: “Além de um acompanhamento pediátrico, cuidar das horas de sono e da alimentação, um ambiente familiar estruturado é fundamental. Outra coisa importante é uma escola que favoreça o desenvolvimento da criança, que consiga identificar as reais potencialidades dela. Então, saúde, bem-estar, ambientes familiar e escolar favoráveis, prestar atenção também em questões genéticas contribuem, e muito, para se prevenir a depressão infantil”.
Atentemos, pois, às elucidativas recomendações do dr. Gustavo Lima. E não descuidemos de proporcionar aos pequenos e aos jovens um espaço sadio, enriquecido por uma Espiritualidade Ecumênica orientada pelos melhores princípios éticos. Desde cedo, devemos ter consciência de que a prece, a meditação, a confiança em Deus ou nas forças da Natureza são eficientes recursos ao equilíbrio bio-psíquico-espiritual.
Jornalista, radialista e escritor, José de Paiva Netto (foto Divulgação).
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com"




Roberto Cláudio participa da Marcha dos Prefeitos em Brasília



O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) participa da próxima semana da Marcha sobre Brasília promovida pela Frente de Prefeitos que vai discutir o Governo Bolsonaro.
Roberto Cláudio (foto Focus.jor) falou à Agência Fortaleza de Notícias (#AFN) sobre o assunto logo após sua participação do Seminário Focus. Summit: Pós 2018: Brasil e Ceará a partir das urnas, na Assembleia Legislativa do Ceará:



Nesta segunda-feira (19) pela manhã, Roberto Cláudio participou do Seminário 'Biogás: uma cadeia sustentável para o transporte público, na Ceará Gás (Cegás), em Fortaleza.

Felipe Esteves toma posse na presidência do Sindgrafica-CE


O empresário Felipe Esteves (foto Divulgação) toma posse, nesta terça-feira (20),às 18h30, como presidente do Sindicato da Indústria Gráfica do Estado do Ceará (Sindgrafica-CE) para o biênio 2018-2020. A cerimônia será durante a reunião de diretoria Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), conduzida pelo presidente Beto Studart, às sete da noite.

Proprietário da Gráfica Prints, com 12 anos especializada no mercado gráfico digital, Felipe é a quarta geração de gráficos na família. A Gráfica Tiprogresso, uma das mais tradicionais do Ceará, com mais de 92 anos de funcionamento, foi fundada pelo seu bisavô e hoje é comandada por seu pai, Fernando Esteves e seus tios.
A história deste sindicato confunde-se com a trajetória de minha família e pra mim é uma grande satisfação poder contribuir para o fortalecimento de nosso setor”, afirma o novo presidente.
Como prioridades, Felipe Esteves elegeu o estreitamento das relações do sindicato com o setor público e o investimento na capacitação dos gráficos associados. “Estamos com uma forte atuação na luta para fortalecer a indústria gráfica e já estamos pleiteando a nova turma da Universidade Gráfica, que foi um marco da gestão anterior”, antecipa.
Confira a nova diretoria do Sindgrafica-CE:
Presidente: Felipe Cardoso Esteves
Vice Presidente: Luciano Faria Bezerra
Vice Presidente de EPP: Tales Vinícius Ximenes Carvalho
Vice Presidente Gráficas Rápidas: Rivênio Lopes da Silva
Vice Presidente Regionais: Helio Brito de Sousa
Vice Presidente Flexografia: Sérgio Coelho Barbosa
Vice Presidente Relações Inter Sindical: Frederico Ricardo Costa Fernandes
Diretor Administrativo: Fábio Gomes Brasil
Diretor Administrativo Adjunto: Luiz Francisco Juaçaba Esteves
Diretor Financeiro: Raul Eduardo Fontenelle Filho
Diretor Financeiro Adjunto: Vicente de Paulo Vale Mota
Diretor Suplente: José Newton de Queiroz Sousa
Diretor Suplente: Vivian Nicolle Barbosa de Alcântara
Diretor Suplente: Josmário Nogueira Cordeiro
Diretor Suplente: Marcos Silva Martins
Diretor Suplente: Pedro Jorge Joffily Bezerra
Conselho Fiscal - Efetivos
Rochelle Filomeno Holanda Puchain Ramos
José Mozart Martins da Silva
Victor Higino Simões
Conselho Fiscal - Suplentes
Francisco de Assis Almeida Filho
Fernando Hélio Martins Brito
Sandra Maria Claudino Sales Costa
Delegado Representante Efetivo: Francisco Eulálio Santiago Costa
Delegado Representante Suplente: Fernando Antônio de Assis Esteves.

Palestras marcam II Semana da Tecnologia Gráfica


O Sindicato da Indústria Gráfica do Estado do Ceará - Sindgráfica realiza, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-CE), a segunda edição da Semana da Tecnologia Gráfica, nesta quarta (21), às seis e meia da noite, no auditório do LC Corporate (foto Divulgação).
A programação é gratuita e conta com a palestra “E-commerce: a nova forma de vender no mercado gráfico”, com Martilio Bueno, diretor da Print One, maior plataforma de web-to-print do Brasil e Steffano Majocco, fundador da Printi, entre as maiores gráficas de venda on line do mundo.
Esta é a segunda edição do encontro, que tem como objetivo capacitar os associados, além de provocar uma discussão sobre a indústria gráfica. Para o presidente do Sindgrafica –CE, Felipe Esteves, a Semana da Tecnologia Gráfica posiciona o sindicato como agente importante do setor. “A indústria gráfica passa por uma transformação e é nosso papel preparar o nosso associado para essa nova realidade”, avalia.
Serviço
II Semana de Tecnologia Gráfica
Quarta (21), às seis e meia da noite.
LC Corporate (Avenida Barão de Studart, 300)

Bolsonaro admite venda de parte da Petrobras

'High Five' e 'Arre Égua' vencem 'Hackathon' do SENDI 2018



Depois de 36 horas de competição, o 'Hackathon', maratona tecnológica da XXIII edição do Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI 2018), anunciou seus vencedores nesta segunda (19). 
A competição desafiou os participantes a desenvolver soluções para duas problemáticas. A equipe 'High Five' venceu na categoria compartilhamento de redes (soluções para o uso de postes por diversas operadoras).
Já o time 'Arre Égua' teve a melhor ideia para o cadastro de dados de clientes (busca de soluções para melhor conhecimento sobre os clientes).
As equipes (foto Divulgação) receberam R$ 10 mil em premiação cada uma. Além disso, terão a oportunidade de apresentar seus projetos para as start-ups do setor elétrico presentes no Sendi.
A 'High Five' propôs como solução para o compartilhamento de redes a criação de uma startup chamada 'Catch', que facilita a leitura dos dados nos postes. Dessa forma, haveria carros fotografando os postes e atualizando os dados sobre as possíveis fiações irregulares em tempo real. Além disso, os consumidores teriam à sua disposição um aplicativo para também fotografar e denunciar eventuais suspeitas de irregularidades.
Já para o cadastro de dados de clientes, a 'Arre Égua' venceu ao propor como solução o Cap Data. Por meio do hardware 'Indor', haveria a coleta de dados de clientes por meio de outros aplicativos. Ao cruzar as informações, as distribuidoras teriam a disposição um banco de dados mais atualizado – facilitando o acesso e serviço aos clientes.
“Acredito que cumprimos nosso principal objetivo: trazer soluções inovadoras para problemas do setor elétrico. Vimos várias ideias com potencial de execução e isso mostra que as equipes entenderam bem as necessidades. O ‘Hackathon’ serviu como um abre alas em grande estilo do XXIII SENDI”, destaca o secretário-geral do SENDI 2018, Glauco Valérios.
O 'Hackathon' teve 105 participantes, divididos em 21 equipes. Nos dois dias, as equipes puderam contar com o apoio dos mentores, disponíveis durante o evento para responder questionamentos técnicos e/ou de negócios relacionados à problemática trabalhada. Ao final dos dois dias, as equipes apresentarão ao time de jurados a proposta, que deverá ser composta por uma solução funcional, uma apresentação em arquivo .odt ou .ppt e um pitch.
O XXIII SENDI acontece desta terça-feira (20) a sexta-feira (23) no Centro de Eventos do Ceará. O evento reunirá cerca de cinco mil pessoas. A abertura oficial, às seis e meia da noite desta teça-feira (20), terá palestra de Marcelo Cortes Neri, economista e diretor do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
RODEIO - Antes da abertura, outra competição paralela será iniciada. Trata-se do Rodeio Nacional de Eletricistas, que começou às oito da manhã desta terça (20). Na disputa, os participantes buscam promover a segurança do trabalho e a inovação, disseminando práticas seguras e inovadoras a todas as concessionárias do Brasil. 
A competição acontece até sexta (23) e coloca em prática a experiência diária de eletricistas de distribuidoras de todo o país de maneira emocionante e divertida. As equipes demonstram a realização da tarefa com destreza, habilidade e controle total das normas de segurança e apresentação de práticas do sistema elétrico. 
A abertura teve palestra do montanhista Rosier Alexandre, que fala sobre sua experiência do isolamento no gelo - e da importância de se trabalhar de forma coordenada e planejada para se obter os resultados esperados na sua vida pessoal e profissional
PROGRAMAÇÃO - O público também poderá contar com um ciclo de palestras com foco nas novas tendências do mercado internacional de tecnologia e do setor elétrico, a partir das exigências, cada vez mais comuns, entre consumidores de todo o mundo. Ao todo, serão quatro momentos, trazendo mais de dez palestrantes renomados dentro e fora do país.
Na quarta-feira (21), às 8h30, Carlo Pereira, secretário-executivo do Pacto Global da ONU no Brasil realiza palestra e vai mediar a discussão sobre “Como o Setor Elétrico pode atender as novas as exigências dos clientes quanto a sustentabilidade em um mundo cada vez mais conectado”. Além dele, debatem a temática Márcio Pontual (assessor da Secretaria Nacional de Assistência Social – SNAS), Nicola Cotugno (Country Manager da Enel Brasil), André Dorf (presidente da CPFL Energia), Antonio Sérgio de Souza Guetter (presidente da Copel Distribuição) e Michel Nunes Iktes (diretor-presidente de distribuição da EDP Brasil).
A gestão regulatória será o mote para a palestra de André Pepitone (diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica), na quarta (21), às 10h45. A mesa tem como tema “Tendências de adequação do setor elétrico as novas exigências dos consumidores e como a Europa e America Latina se adéquam as mudanças regulatórias”. Também participam como debatedores Nelson Leite (presidente da ABRADEE), Alejandro Sruoga (Secretário de Coordenação da Política Energética do Ministério de Energia da Argentina) e Alberto Biancardi (Comissário da Autoridade Regulatória para Energia da Itália).
Já na quinta (22), o SENDI terá dois painéis que abordam tendências do setor. Às 08h30, a digitalização e o cliente são focos da mesa "Como o consumidor digital está transformando o mercado e quais as tecnologias permitirão o setor elétrico ajustar-se ao novo contexto". À frente do painel vai estar Guga Stocco, CEO da GRID1 com mais de vinte anos de experiência na criação de negócios digitais e transformação digital. Também participam Robert Denda (Chefe Global de Tecnologia de Rede da ENEL), Marcel Pacano (Gerente Sênior de Estratégia e Inovação da TOTVS) e Cyro Vicente Boccuzzi (presidente da ECOEE).
Encerrando as palestras do evento, na quinta (22), às 10h45, será discutido “O futuro da mobilidade e a revolução elétrica: mudanças na mobilidade urbana e seus impactos”. Para debater a temática, participam Lucas di Grassi (piloto, CEO da Roborace e embaixador da ONU para assuntos relacionados ao meio ambiente), Dalício Guiguer Filho (diretor de programas de produtos globais da GM), Flávio Presezniak (gerente assuntos Governamentais da Nissan) e Simone Tripepi (Responsável pela Enel X na América do Sul). As palestras têm mediação de Antônio Sérgio de Souza Guetter (CEO da Copel).
Além dos painéis, o SENDI possui uma programação diversificada, com destaque para os trabalhos técnicos. A edição cearense contará com a apresentação de 274 trabalhos durante o evento. Os selecionados abordam temas relacionados às áreas técnicas, comerciais, institucionais e de inovação com intuito de promover a troca de experiências entre empresas distribuidoras de energia elétrica. A maior quantidade de trabalhos inscritos foi na área de inovação, com o tema “Novos Modelos de Negócios e Tecnologia”.
O SENDI também abrigará eventos paralelos relacionados a temas correlatos às distribuidoras de energia. Um deles é o Demo Day. Realizado pela primeira vez no seminário, o encontro reunirá 25 startups, que poderão apresentar soluções relacionadas a temas como "City Solution", Digital, Industrial / Usina Elétrica, Mercado, Renováveis e Sustentabilidade. Na quarta (21) e na quinta (22), às 15h30, cada startup terá sete minutos para fazer sua apresentação, que será exibida nos palcos simultâneos do Sendi.
A troca de conhecimentos acontece também na área legal, por meio do Seminário Jurídico, que abordará importantes aspectos do setor. As discussões acontecem nos dias 21 e 22 de setembro. A intenção é aumentar a integração entre os agentes do setor e conteúdo valioso aos seus participantes. Haverá ainda o Café Legal, um espaço de networking e disseminação da literatura especializada no setor elétrico.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...