terça-feira, novembro 20
Capitão Wagner elogia equipe Moro
O deputado estadual e deputado federal eleito Capitão Wagner (Pros) participou, na noite desta terça-feira (20) de sessão solene, no auditório Ademar Arruda da Câmara Municipal de Fortaleza, que homenageou os conselheiros tutelares de Fortaleza.
Para a Agência Fortaleza de Notícias (#AFN) Capitão Wagner elogiou a equipe do futuro ministro da Justiça e Segurança, Sérgio Moro:
Depressão Infantil
"Levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstra que, em todo o planeta, 20% das crianças e dos adolescentes apresentam sintomas de depressão, como irritabilidade ou apatia e desânimo. Os dados referentes ao Brasil sugerem que esse tipo de distúrbio se faz presente entre 8% e 12% da população infantojuvenil.
É um número preocupante. Saber lidar com essa problemática, que jamais esteve restrita a adultos e idosos, é providência urgente para pais e educadores.
O programa Educação em Debate, da Boa Vontade TV (Oi TV — Canal 212 — e Net Brasil/Claro TV — Canais 196 e 696), que discute os principais assuntos da educação pela ótica da Espiritualidade Ecumênica, entrevistou o dr. Gustavo Lima, psiquiatra da Infância e da Adolescência, que nos aponta algumas causas da depressão nas fases iniciais da vida e como notá-las: “Primeira coisa — uma investigação clínica pormenorizada. Segunda coisa — é muito importante lembrar que os transtornos afetivos na infância e na adolescência são de causa multifatorial, ou seja, diversos fatores podem causar a depressão: genéticos, ambientais, entre outros. Entretanto, na nossa prática clínica, o que aumenta muito a chance de uma criança ficar deprimida são os ambientes familiar e escolar desfavoráveis”.
Diferença comportamental
O que dificulta, de certa maneira, pais e educadores perceberem que o filho ou o educando está deprimido é o comportamento dessa patologia entre as faixas etárias: “Diferentemente dos adultos, as crianças não ficam deprimidas o tempo inteiro. Às vezes, os pais deixam de levar o filho para uma avaliação porque em algum momento do dia ele se divertiu. E isso não significa que não esteja deprimido”, esclareceu o especialista.
E alertou ainda: “É preciso, também, muito cuidado com os sintomas de ideação de morte, quando vêm à mente ideias suicidas. Quando você está diante de uma criança deprimida com esses sintomas, é muito importante uma avaliação médica e um tratamento com psicólogo. Em alguns casos, dependendo da gravidade, recorrer a tratamento farmacológico”.
Prevenção
Para o doutor Gustavo Lima — que é membro do Programa de Atendimento a Transtornos Afetivos do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP —, existem algumas atitudes que podem ajudar a prevenir a depressão nas crianças: “Além de um acompanhamento pediátrico, cuidar das horas de sono e da alimentação, um ambiente familiar estruturado é fundamental. Outra coisa importante é uma escola que favoreça o desenvolvimento da criança, que consiga identificar as reais potencialidades dela. Então, saúde, bem-estar, ambientes familiar e escolar favoráveis, prestar atenção também em questões genéticas contribuem, e muito, para se prevenir a depressão infantil”.
Atentemos, pois, às elucidativas recomendações do dr. Gustavo Lima. E não descuidemos de proporcionar aos pequenos e aos jovens um espaço sadio, enriquecido por uma Espiritualidade Ecumênica orientada pelos melhores princípios éticos. Desde cedo, devemos ter consciência de que a prece, a meditação, a confiança em Deus ou nas forças da Natureza são eficientes recursos ao equilíbrio bio-psíquico-espiritual.
Jornalista, radialista e escritor, José de Paiva Netto (foto Divulgação).
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com"
Roberto Cláudio participa da Marcha dos Prefeitos em Brasília
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) participa da próxima semana da Marcha sobre Brasília promovida pela Frente de Prefeitos que vai discutir o Governo Bolsonaro.
Roberto Cláudio (foto Focus.jor) falou à Agência Fortaleza de Notícias (#AFN) sobre o assunto logo após sua participação do Seminário Focus. Summit: Pós 2018: Brasil e Ceará a partir das urnas, na Assembleia Legislativa do Ceará:
Nesta segunda-feira (19) pela manhã, Roberto Cláudio participou do Seminário 'Biogás: uma cadeia sustentável para o transporte público, na Ceará Gás (Cegás), em Fortaleza.
Felipe Esteves toma posse na presidência do Sindgrafica-CE
Proprietário da Gráfica Prints, com 12 anos especializada no mercado gráfico digital, Felipe é a quarta geração de gráficos na família. A Gráfica Tiprogresso, uma das mais tradicionais do Ceará, com mais de 92 anos de funcionamento, foi fundada pelo seu bisavô e hoje é comandada por seu pai, Fernando Esteves e seus tios.
“A história deste sindicato confunde-se com a trajetória de minha família e pra mim é uma grande satisfação poder contribuir para o fortalecimento de nosso setor”, afirma o novo presidente.
Como prioridades, Felipe Esteves elegeu o estreitamento das relações do sindicato com o setor público e o investimento na capacitação dos gráficos associados. “Estamos com uma forte atuação na luta para fortalecer a indústria gráfica e já estamos pleiteando a nova turma da Universidade Gráfica, que foi um marco da gestão anterior”, antecipa.
Confira a nova diretoria do Sindgrafica-CE:
Presidente: Felipe Cardoso Esteves
Vice Presidente: Luciano Faria Bezerra
Vice Presidente de EPP: Tales Vinícius Ximenes Carvalho
Vice Presidente Gráficas Rápidas: Rivênio Lopes da Silva
Vice Presidente Regionais: Helio Brito de Sousa
Vice Presidente Flexografia: Sérgio Coelho Barbosa
Vice Presidente Relações Inter Sindical: Frederico Ricardo Costa Fernandes
Diretor Administrativo: Fábio Gomes Brasil
Diretor Administrativo Adjunto: Luiz Francisco Juaçaba Esteves
Diretor Financeiro: Raul Eduardo Fontenelle Filho
Diretor Financeiro Adjunto: Vicente de Paulo Vale Mota
Diretor Suplente: José Newton de Queiroz Sousa
Diretor Suplente: Vivian Nicolle Barbosa de Alcântara
Diretor Suplente: Josmário Nogueira Cordeiro
Diretor Suplente: Marcos Silva Martins
Diretor Suplente: Pedro Jorge Joffily Bezerra
Conselho Fiscal - Efetivos
Rochelle Filomeno Holanda Puchain Ramos
José Mozart Martins da Silva
Victor Higino Simões
Conselho Fiscal - Suplentes
Francisco de Assis Almeida Filho
Fernando Hélio Martins Brito
Sandra Maria Claudino Sales Costa
Delegado Representante Efetivo: Francisco Eulálio Santiago Costa
Delegado Representante Suplente: Fernando Antônio de Assis Esteves.
Palestras marcam II Semana da Tecnologia Gráfica
O Sindicato da Indústria Gráfica do Estado do Ceará - Sindgráfica realiza, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-CE), a segunda edição da Semana da Tecnologia Gráfica, nesta quarta (21), às seis e meia da noite, no auditório do LC Corporate (foto Divulgação).
A programação é gratuita e conta com a palestra “E-commerce: a nova forma de vender no mercado gráfico”, com Martilio Bueno, diretor da Print One, maior plataforma de web-to-print do Brasil e Steffano Majocco, fundador da Printi, entre as maiores gráficas de venda on line do mundo.
Esta é a segunda edição do encontro, que tem como objetivo capacitar os associados, além de provocar uma discussão sobre a indústria gráfica. Para o presidente do Sindgrafica –CE, Felipe Esteves, a Semana da Tecnologia Gráfica posiciona o sindicato como agente importante do setor. “A indústria gráfica passa por uma transformação e é nosso papel preparar o nosso associado para essa nova realidade”, avalia.
Serviço
II Semana de Tecnologia Gráfica
Quarta (21), às seis e meia da noite.
LC Corporate (Avenida Barão de Studart, 300)
Bolsonaro admite venda de parte da Petrobras
'High Five' e 'Arre Égua' vencem 'Hackathon' do SENDI 2018
Depois de 36 horas de competição, o 'Hackathon', maratona tecnológica da XXIII edição do Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI 2018), anunciou seus vencedores nesta segunda (19).
A competição desafiou os participantes a desenvolver soluções para duas problemáticas. A equipe 'High Five' venceu na categoria compartilhamento de redes (soluções para o uso de postes por diversas operadoras).
Já o time 'Arre Égua' teve a melhor ideia para o cadastro de dados de clientes (busca de soluções para melhor conhecimento sobre os clientes).
As equipes (foto Divulgação) receberam R$ 10 mil em premiação cada uma. Além disso, terão a oportunidade de apresentar seus projetos para as start-ups do setor elétrico presentes no Sendi.
A 'High Five' propôs como solução para o compartilhamento de redes a criação de uma startup chamada 'Catch', que facilita a leitura dos dados nos postes. Dessa forma, haveria carros fotografando os postes e atualizando os dados sobre as possíveis fiações irregulares em tempo real. Além disso, os consumidores teriam à sua disposição um aplicativo para também fotografar e denunciar eventuais suspeitas de irregularidades.
Já para o cadastro de dados de clientes, a 'Arre Égua' venceu ao propor como solução o Cap Data. Por meio do hardware 'Indor', haveria a coleta de dados de clientes por meio de outros aplicativos. Ao cruzar as informações, as distribuidoras teriam a disposição um banco de dados mais atualizado – facilitando o acesso e serviço aos clientes.
“Acredito que cumprimos nosso principal objetivo: trazer soluções inovadoras para problemas do setor elétrico. Vimos várias ideias com potencial de execução e isso mostra que as equipes entenderam bem as necessidades. O ‘Hackathon’ serviu como um abre alas em grande estilo do XXIII SENDI”, destaca o secretário-geral do SENDI 2018, Glauco Valérios.
O 'Hackathon' teve 105 participantes, divididos em 21 equipes. Nos dois dias, as equipes puderam contar com o apoio dos mentores, disponíveis durante o evento para responder questionamentos técnicos e/ou de negócios relacionados à problemática trabalhada. Ao final dos dois dias, as equipes apresentarão ao time de jurados a proposta, que deverá ser composta por uma solução funcional, uma apresentação em arquivo .odt ou .ppt e um pitch.
O XXIII SENDI acontece desta terça-feira (20) a sexta-feira (23) no Centro de Eventos do Ceará. O evento reunirá cerca de cinco mil pessoas. A abertura oficial, às seis e meia da noite desta teça-feira (20), terá palestra de Marcelo Cortes Neri, economista e diretor do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
RODEIO - Antes da abertura, outra competição paralela será iniciada. Trata-se do Rodeio Nacional de Eletricistas, que começou às oito da manhã desta terça (20). Na disputa, os participantes buscam promover a segurança do trabalho e a inovação, disseminando práticas seguras e inovadoras a todas as concessionárias do Brasil.
A competição acontece até sexta (23) e coloca em prática a experiência diária de eletricistas de distribuidoras de todo o país de maneira emocionante e divertida. As equipes demonstram a realização da tarefa com destreza, habilidade e controle total das normas de segurança e apresentação de práticas do sistema elétrico.
A abertura teve palestra do montanhista Rosier Alexandre, que fala sobre sua experiência do isolamento no gelo - e da importância de se trabalhar de forma coordenada e planejada para se obter os resultados esperados na sua vida pessoal e profissional
PROGRAMAÇÃO - O público também poderá contar com um ciclo de palestras com foco nas novas tendências do mercado internacional de tecnologia e do setor elétrico, a partir das exigências, cada vez mais comuns, entre consumidores de todo o mundo. Ao todo, serão quatro momentos, trazendo mais de dez palestrantes renomados dentro e fora do país.
Na quarta-feira (21), às 8h30, Carlo Pereira, secretário-executivo do Pacto Global da ONU no Brasil realiza palestra e vai mediar a discussão sobre “Como o Setor Elétrico pode atender as novas as exigências dos clientes quanto a sustentabilidade em um mundo cada vez mais conectado”. Além dele, debatem a temática Márcio Pontual (assessor da Secretaria Nacional de Assistência Social – SNAS), Nicola Cotugno (Country Manager da Enel Brasil), André Dorf (presidente da CPFL Energia), Antonio Sérgio de Souza Guetter (presidente da Copel Distribuição) e Michel Nunes Iktes (diretor-presidente de distribuição da EDP Brasil).
A gestão regulatória será o mote para a palestra de André Pepitone (diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica), na quarta (21), às 10h45. A mesa tem como tema “Tendências de adequação do setor elétrico as novas exigências dos consumidores e como a Europa e America Latina se adéquam as mudanças regulatórias”. Também participam como debatedores Nelson Leite (presidente da ABRADEE), Alejandro Sruoga (Secretário de Coordenação da Política Energética do Ministério de Energia da Argentina) e Alberto Biancardi (Comissário da Autoridade Regulatória para Energia da Itália).
Já na quinta (22), o SENDI terá dois painéis que abordam tendências do setor. Às 08h30, a digitalização e o cliente são focos da mesa "Como o consumidor digital está transformando o mercado e quais as tecnologias permitirão o setor elétrico ajustar-se ao novo contexto". À frente do painel vai estar Guga Stocco, CEO da GRID1 com mais de vinte anos de experiência na criação de negócios digitais e transformação digital. Também participam Robert Denda (Chefe Global de Tecnologia de Rede da ENEL), Marcel Pacano (Gerente Sênior de Estratégia e Inovação da TOTVS) e Cyro Vicente Boccuzzi (presidente da ECOEE).
Encerrando as palestras do evento, na quinta (22), às 10h45, será discutido “O futuro da mobilidade e a revolução elétrica: mudanças na mobilidade urbana e seus impactos”. Para debater a temática, participam Lucas di Grassi (piloto, CEO da Roborace e embaixador da ONU para assuntos relacionados ao meio ambiente), Dalício Guiguer Filho (diretor de programas de produtos globais da GM), Flávio Presezniak (gerente assuntos Governamentais da Nissan) e Simone Tripepi (Responsável pela Enel X na América do Sul). As palestras têm mediação de Antônio Sérgio de Souza Guetter (CEO da Copel).
Além dos painéis, o SENDI possui uma programação diversificada, com destaque para os trabalhos técnicos. A edição cearense contará com a apresentação de 274 trabalhos durante o evento. Os selecionados abordam temas relacionados às áreas técnicas, comerciais, institucionais e de inovação com intuito de promover a troca de experiências entre empresas distribuidoras de energia elétrica. A maior quantidade de trabalhos inscritos foi na área de inovação, com o tema “Novos Modelos de Negócios e Tecnologia”.
O SENDI também abrigará eventos paralelos relacionados a temas correlatos às distribuidoras de energia. Um deles é o Demo Day. Realizado pela primeira vez no seminário, o encontro reunirá 25 startups, que poderão apresentar soluções relacionadas a temas como "City Solution", Digital, Industrial / Usina Elétrica, Mercado, Renováveis e Sustentabilidade. Na quarta (21) e na quinta (22), às 15h30, cada startup terá sete minutos para fazer sua apresentação, que será exibida nos palcos simultâneos do Sendi.
A troca de conhecimentos acontece também na área legal, por meio do Seminário Jurídico, que abordará importantes aspectos do setor. As discussões acontecem nos dias 21 e 22 de setembro. A intenção é aumentar a integração entre os agentes do setor e conteúdo valioso aos seus participantes. Haverá ainda o Café Legal, um espaço de networking e disseminação da literatura especializada no setor elétrico.
Assinar:
Postagens (Atom)
Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos
Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...
.jpg)
-
CONVENÇÃO MUNICIPAL DA FEDERAÇÃO PSOL/REDE FORTALEZA. O Partido Socialismo e Liberdade - PSOL, e a Rede Sustentabilidade, que compõem a Fede...
-
Com o compromisso de buscar a inovação de políticas públicas que garantam soluções e a melhoria da qualidade de vida da população, a Câmara ...
-
Com o lema "Amar e cuidar de Caucaia", o pré-candidato a prefeito do município pelo partido dos trabalhadores, Waldemir Catanho, r...