segunda-feira, setembro 11

Futricas Fortalezenses

Sala de Redação-segunda, 11 de setembro de 2023, de cinco da tarde às seis e meia da noite, na Rádio Fortaleza FM 90.7.
=====
MANCHETES FERNANDA Barrocas
MANCHETES LEONARDO Pedreira
MANCHETES O OTIMISTA
MANCHETES CMFOR
MANCHETES PMF
====


Morte de José Anderson Sandes (foto com Patativa do Assaré).
=====
MEU BAIRRO NOSSA CÂMARA-BOM JARDIM-LEONARDO
=====
O Vereador Gardel Rolim do PDT, foi a tribuna parabenizar e elogiar a circulação de mais uma revista oficial da CMF, que chega a décima segunda edição.
----
Presidente Gardel Rolim, também falou da aprovação e da tramitação do piso nacional da enfermagem.
=====
SAÚDE
---
LEONARDO-UFC-Setembro Amarelo.
---
FERNANDA-Aplicativo Mais Saúde Fortaleza passa a disponibilizar resultados de exames.
----
GERAL - Faustão recebe alta e seguirá com cuidados – Theresa Klein.
-----
SAÚDE - Projeto do SUS reduz infecções hospitalares em UTIs e salva vidas – Sandra Fontella.
=======
ECONOMIA
---
CASA COR-LEO COUTO.
----
CASA COR-VLADLIMIR SPINELE.
-----
CASA COR-ELCIO BATISTA.
---
CASA COR-ALEXANDRE PEREIRA.
----
CASA COR-JOAQUIM CARTAXO.
---
CASA COR-PIO RODRIGUES.
---
CASA COR-NEUMA FIGUEIREDO
---
CASA COR-ANDRE Secchin.
=====
LEONARDO-Mercado de Trabalho cearense deve ficar aquecido até a chegada do final do ano. 3 mil e 400 vagas temporárias.
---
TRABALHO - Missão atua para combater trabalho escravo de costureiras – Bruno Moreira
------
FERNANDA-Fortaleza é primeira colocada em ranking no quesito Empreendedorismo.
------
LEONARDO-Inscrições para o Programa Fortaleza + Futuro continuam abertas para cursos profissionalizantes gratuitos.
====
CATRACAS
----
Vice-líder do Governo na Câmara, vereador Didi Mangueira repercute a decisão, do prefeito José Sarto, de retirar as catracas duplas nos ônibus que circulam por Fortaleza.
F_00 Didi Mangueira retirada catracas duplas_11-09
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Decisão do prefeito José Sarto de retirar as catracas duplas dos coletivos de Fortaleza também foi tema de pronunciamento do vereador Jorge Pinheiro.
F_00 Jorge Pinheiro retirada catracas duplas_11-09
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Quem também aproveitou a sessão plenária para falar sobre a retirada das catracas duplas do interior dos ônibus de Fortaleza foi a vereadora Adriana Nossa Cara, do PSOL, que parabenizou ao prefeito pela decisão.
F_00 Adriana Nossa Cara retirada catracas duplas_11-09
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
O Grito dos Excluídos, que é um conjunto de manifestações que ocorrem no Brasil desde 1995 durante a semana de 7 de setembro, foi lembrado, na tribuna do Parlamento Municipal, pelo vereador Doutor Vicente, do PT.
F_00 Doutor Vicente grito dos excluídos_11-09
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Com base na análise feita, pelo Tribunal de Contas do Estado, sobre as contas do Governo do Estado, o vereador Lúcio Bruno, fez um alerta aos servidores sobre a situação do Fundo de Previdência.
F_00 Lucio Bruno situação Fundo de Previdência do Estado do Ceará_11-09
====
FERNANDA-Farol da Juventude é inaugurado no bairro Curió.
---
EDUCAÇÃO - Morre sociólogo italiano Domenico De Masi aos 85 anos – Raquel Carneiro.
--
TRAGÉDIA - Alckmin anuncia ajuda de R$ 741 milhões para o Rio Grande do Sul - Marcelo Vaz.
====
HOJE NA HISTÓRIA
===
ENCERRAMENTO.
====

Ônibus 100% elétricos em Fortaleza


O prefeito José Sarto encaminhou à Câmara Municipal um Projeto de Lei para a aquisição de 19 ônibus 100% elétricos para o transporte público de Fortaleza. A mensagem, enviada na última quarta-feira (6/9), pede autorização de empréstimo no valor de R$ 50 milhões para a aquisição dos veículos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que possui um programa de financiamento exclusivo para iniciativas de energia limpa. Com isso, a Prefeitura pretende iniciar a modernização da frota seguindo as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), de incentivo ao desenvolvimento científico-tecnológico e ao uso de energias renováveis e menos poluentes.

Após ser lida no plenário da Câmara, a mensagem segue para tramitação na comissão conjunta de Constituição e Justiça (CCJ), de Orçamento, Fiscalização e Administração Pública (Cofap), e de Política Urbana e Meio Ambiente (CPUMA).

A ideia, desenvolvida pela Coordenadoria de Mobilidade Urbana da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), faz parte da nova Política Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável de Fortaleza, regulamentada por meio do projeto de Lei nº 47/2023, aprovado no último dia 31 de agosto. A nova política institui o Plano de Acessibilidade e Mobilidade Urbana Sustentável da cidade, que pretende estimular o uso de transportes de energia limpa, promovendo a diminuição da emissão de gases poluentes.

Redução da poluição e de custos: A aplicação do investimento reforça o compromisso do Município em zerar as emissões de gases do efeito-estufa até 2050, como defende o Race to Zero (Correndo ao Zero), agenda global promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Assim como em reduzir a emissão de outros poluentes nocivos à saúde, a exemplo dos óxidos de nitrogênio (NOx), relacionados a problemas respiratórios, conforme prevê a política municipal de vigilância da qualidade do ar.

Com o investimento, a gestão também busca refrear os custos operacionais do transporte público de Fortaleza. Há estimativa de que, em um período de 10 anos, o Custo Total de Propriedade (TCO, do inglês Total Cost of Ownership) de um veículo elétrico pode chegar a ser 10% menor do que o de um veículo tradicional, movido a diesel P-7.

Segundo relatório técnico elaborado em 2019 pelo The International Council on Clean Transportation (ICCT) para a cidade de São Paulo, ao considerar apenas os custos de operação, esse percentual pode chegar a ser, aproximadamente, 58% menor.

Inicialmente, os veículos elétricos de Fortaleza seriam direcionados para as linhas de ônibus 026 – Antônio Bezerra/Messejana e 222 – Antônio Bezerra/Papicu/Antônio Sales, dando condições de acompanhamento dos parâmetros de consumo e autonomia para avaliar os impactos econômicos e ambientais da proposta e a viabilidade econômica da expansão. O objetivo é atingir uma redução anual de aproximadamente 3.600 toneladas de CO2 e 15 toneladas de NOx, com base nas linhas selecionadas.

Futricas Fortalezenses

 


Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...