domingo, novembro 4

84.776 faltam ao Enem 2018 no Ceará

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 registrou o menor percentual de ausentes desde 2009, quando passou a ter dois dias de aplicação: 24,9%.
Neste domingo (quatro), primeiro dia de provas do Enem 2018, 1.374.430 participantes (24,9%) faltaram em todo o Brasil. Nos 119 municípios cearenses que tiveram provas dos 328.591 inscritos, 84.776 (25,8%) faltaram. Fizeram prova no Ceará 243.815 candidatos (74,2%). 
Como a abstenção é um dado que considera os dois dias de aplicação, esse número pode diminuir, mas não aumentar.
As provas deste domingo (quatro) foram de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Redação, que teve como tema 'Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet'. O Enem 2018 teve 5.513.749 inscrições confirmadas.
Outro número positivo foi o alto índice de acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição, que superou 89%. No Ceará 92,22% acessaram.
Juntamente a uma série de medidas adotadas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o acesso já indicava esse comportamento dos participantes.
“O primeiro dia de aplicação do Enem foi um sucesso. Poucas ocorrências ou incidentes que tenham prejudicado o Exame ou o participante se levarmos em conta o universo de 4,1 milhões de presentes no dia de hoje. Além disso, o menor número de ausentes desde 2009 mostra que as medidas tomadas para a inscrição consciente deram certo”, destacou o ministro da Educação, Rossieli Soares.
“Esperávamos essa maior presença, afinal, desde 2016 estamos implementando ações para reduzir o número de ausentes e o gasto desnecessário do dinheiro público. Primeiro passamos a exigir mais dados dos participantes que solicitavam isenção, depois anunciamos a justificativa de ausência. Em 2018 concretizamos todo esse movimento com a criação de um período específico para solicitação de isenção da taxa de inscrição e para essa justificativa. Nesse mesmo período, ampliamos o perfil de participantes com direito a não pagar a taxa de inscrição”, explica a presidente do Inep, Maria Inês Fini.
Entre 2013 e 2017, as ausências levaram a um prejuízo de quase R$ 1 bilhão aos cofres públicos. Dos mais de 2 milhões de ausentes no Enem 2017, 84% estavam isentos e apenas 4.345 (0,2%) conseguiram justificar a ausência e garantir a isenção também em 2018.
A presidente do Inep destacou a boa repercussão da prova.
“No ano em que completa vinte anos de criação, o Enem confirma sua história de sucesso. As provas do primeiro dia e o tema da redação falam diretamente com a realidade dos participantes. Esperamos que eles manifestem suas crenças e valores no texto”, afirmou Maria Inês Fini, idealizadora do Enem, em 1998.
TRANQUILO - A aplicação foi tranquila em todo o Brasil, sem ocorrências graves. Foram registrados 87 casos de interrupção de energia elétrica, mas em apenas dois locais de prova a aplicação precisou ser interrompida.
Os casos são de Porto Nacional (TO) e Franca (SP): os participantes terão direito à reaplicação do primeiro dia, em 11 de dezembro, e deverão comparecer às provas do próximo domingo normalmente.
Ao todo, 71 participantes foram eliminados (67 por descumprimento de regras gerais do Edital, dois por problemas após revista no detector de metal e dois por uso de ponto eletrônico).
A aplicação do Enem 2018 continua no próximo domingo (11) com as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A prova do próximo domingo terá cinco horas de duração para resolução de 90 questões, 30 minutos a mais que no ano passado. Essa é uma das novidades da edição, que também ampliou, em cinco vezes, o número de detectores de ponto eletrônico.
Os gabaritos e Cadernos de Questões serão liberados em 14 de novembro, no site do Enem (https://enem.inep.gov.br/). Os resultados estão programados para 18 de janeiro de 2019.
Perfil do Participante – A Região Sudeste tem 36,6% dos 5,5 milhões de inscritos, seguida pelo Nordeste, com 32,8%.
As mulheres representam 59% dos participantes, que estão concentrados na faixa etária dos 17 anos (17%), 18 anos (15,9%) e 19 anos (10,6%). A faixa dos 21 a 30 anos reúne 27,8% dos participantes.
Além disso, 58,7% dos inscritos já concluiu o Ensino Médio, enquanto 29,7% está cursando o último ano em 2018.
Os 'treineiros', participantes que fazem o Enem em busca de uma autoavaliação, representam 10,6% dos inscritos de 2018.

Ferroviário é campeão da Fares Lopes 2018

O Ferroviário sagrou-se, na tarde deste domingo (quatro), campeão da Taça Fares Lopes 2018 e garantiu uma vaga na Copa do Brasil 2019.
No estádio Presidente Vargas, na grande final, o Ferroviário ganhou Caucaia por três a um e tirou a a vantagem adquerida pelo Caucaia no primeiro jogo final, na Arena Castelão, na quarta-feira (31) quando tinha feito um a zero.
Marcaram para o campeão Ferroviário os atacantes Siloé, aos 16 minutos do primeiro tempo; Edson Cariús, aos oito; e Kel Baiano, aos 40 minutos do segundo tempo. Descontou para o Caucaia, Vanderlan, aos 36 minutos da etapa final
Caucaia: Rafael; Talisson, Olávio, Luiz Gustavo (Cléo) e Elves; Lincoln, Thiaguinho (Tininho), Vanderlan e Diego Silva; Netinho (Moré) e Ciel - Treinador: Washington Luís. Cartão amarelo: Lincoln, Olávio, Ciel e Diego Silva. Cartão vermelho: Diego Silva.


Ferroviário (fotos Ronaldo Oliveira): Gleibson; Lucas Mendes, Afonso, André Lima (Da Silva) e Jean; Mazinho, Leanderson, Janeudo e Siloé (Kel Baiano); Edson Cariús e Valdeci (Robson Simplício) - Treinador: Marcelo Vilar. Cartão amarelo: Lucas Mendes, André Lima, Janeudo, Edson Cariús e Kel Baiano. Cartão vermelho: Lucas Mendes.
Para ser campeão da Taça Fares Lopes 2018 o Ferroviário somou 19 pontos, oriundos de seis vitórias e um empate. Em 11 jogos perdeu quatro. O ataque marcou 20 gols e a defesa levou 13. Saldo de sete gols.
O Caucaia foi vice-campeão com 21 pontos vindos de seis vitórias e três empates. Em 11 jogos perdeu dois. Seu ataque marcou 16 gols e a defesa levou nove. Saldo de sete gols.
Renda na final de R$ 44.475,00 para 2.351 pessoas, sendo 2.147 pagantes e 177 não pagantes.

Aberje-Ceará realiza Encontro em Fortaleza



O Capítulo Estadual da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje Ceará) promove nesta quarta-feira (sete), de oito e meia da manhã ao meio dia, no auditório Waldyr Diogo da Federação das Indústrias do Estado do Ceará-Fiec (Avenida Barão de Studat, 1980), o Primeiro Encontro Aberje Ceará.
O evento marca a posse da gerente de Comunicação Corporativa da Companhia Siderúrgica do Pecém/CSP, Rachel Pessôa (foto CSP), como diretora da representação oficial da entidade no Estado.
Na ocasião, será realizada a Conferência 'Os desafios da Comunicação com empregados no mundo conectado' e o lançamento do livro 'Sem megafone, com smartphone: práticas, desafios e dilemas de Comunicação com os empregados'.
As boas vindas aos presentes no 1º Encontro Aberje Ceará serão conduzidas por Ricardo Parente, gerente geral de Comunicação e Relações Institucionais da CSP e presidente da AECIPP.
A abertura oficial será feita por Hamilton dos Santos, diretor geral da Aberje. Na sequência, será realizada a conferência 'Os desafios da Comunicação com empregados no mundo conectado'. 
Em seguida a palestra 'Dimensões de Gestão da Reputação e Gestão da Sustentabilidade na Comunicação com o Empregado', com Bernadete Almeida, gerente de Sustentabilidade e Causas da Approach Comunicação Integrada.
Depois será a vez do tema 'Como a Transformação Digital está impactando nossa Relação com o Trabalho?' com José Luis Ovando, sócio-diretor de Estratégia e Novos Negócios da Supera Comunicação.
Na sequência, a palestra e lançamento do livro 'Sem Megafone, com Smartphone: Práticas, Desafios e Dilemas de Comunicação com os Empregados', com o autor Paulo Henrique Soares, diretor de Comunicação do IBRAM e diretor do Capítulo Aberje Brasília.
O livro é editado pela Aberje Editorial e tem autoria de Paulo Henrique Soares e Rozália Del Gaudio. 
Ao final, será a vez de uma Roda de Conversa sobre aspectos gerais da Comunicação no Mercado Cearense, a ser mediada por Rachel Pessôa, gerente de Comunicação Corporativa da CSP e diretora do Capítulo Aberje Ceará; e Ana Maria Xavier, gerente de Comunicação da Fiec.
Disseminando a Comunicação em todo o País - A proposta dos Capítulos da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial distribuídos em vários estados brasileiros é divulgar as atividades nacionais da associação e incentivar a participação dos associados, bem como criar e implementar um calendário de ações locais com prioridades específicas e participativas. Com isso, também se deseja fazer uma mostra representativa e consistente dos talentos em comunicação empresarial pelo País.
A ideia é reunir associados e também colegas da academia e do mercado de comunicação interessados, buscando estimular uma rede de discussões temáticas que traga valor para a trajetória dos profissionais e de suas organizações.
Sobre o Livro - Unindo reflexões teóricas de comunicação com empregados (ou Comunicação Interna) e depoimentos de comunicadores dos cinco continentes, somado ainda à prática dos autores de anos de trabalho em organizações, o livro 'Sem megafone, com smartphone: práticas, desafios e dilemas de Comunicação com os empregados', lançado pela Aberje Editorial e escrito por Paulo Henrique Soares e Rozália Del Gaudio, é um tratado essencial para a boa liderança. No ambiente complexo que se tornou o campo das comunicações, da tecnologia e das relações de trabalho, a obra analisa as transformações da sociedade e as relaciona com as estratégias comunicativas das organizações.
Com trajetórias profissionais exemplares no campo da Comunicação Corporativa, os autores trazem nas páginas do livro os principais dilemas e possibilidades que têm marcado a Comunicação das Organizações com os empregados.
Sobre a Aberje - A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos que tem como principal objetivo fortalecer a Comunicação nas empresas e instituições e dignificar o papel do comunicador. Fundada em 1967, ela une a tradição e a busca constante por inovação e aperfeiçoamento nas diversas áreas da Comunicação.
Assim, define-se como a casa dos comunicadores que buscam conhecimento e referência para desenvolvimento de suas áreas e equipes, para planejamento de ações e projetos, e para investimento em suas carreiras. Seja em presença física ou digital. A atuação da Aberje ultrapassa os limites do território brasileiro com projetos de relacionamento e intercâmbio com países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Espanha, Portugal, Alemanha, Itália, Índia, México, Argentina, Chile, Colômbia e Peru.
Baseada nos pilares de Advocacy, Conteúdo e Educação & Carreira, promove conteúdos de qualidade; equilíbrio entre academia e mercado; discussões sobre práticas e tendências do setor; reconhecimento das melhores práticas brasileiras e visibilidade da atuação brasileira no Exterior. Neste sentido, tem programação de cursos e eventos, realiza e distribui pesquisas e estudos, publica uma revista impressa e livros, intermedia oferta de vagas e talentos, serve como plataforma de benchmarking e indicação de fornecedores, e confere uma premiação profissional e uma premiação estudantil, ambas nacionais, e uma premiação acadêmica nos Estados Unidos. 
A Aberje possui Capítulos no Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Noroeste Paulista, Grande ABCD, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Brasília e Bahia.

Programação Completa
8h30 - Credenciamento.
9 horas – Boas-Vindas, com Rachel Pessôa, gerente de Comunicação Corporativa da Companhia Siderúrgica do Pecém e diretora do Capítulo Aberje Ceará, e Ricardo Parente, gerente geral de Comunicação e Relações Institucionais da CSP e presidente da Associação das empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
9h15 – Abertura, com Hamilton dos Santos, diretor geral da Aberje.
9h30 – Conferência 'Os desafios da Comunicação com empregados no mundo conectado', com as palestras: 
- Dimensões de gestão da reputação e gestão da sustentabilidade na comunicação com o empregado, com Bernadete Almeida, gerente de Sustentabilidade e Causas da Approach Comunicação Integrada.
- Como a transformação digital está impactando nossa relação com o trabalho?, com José Luis Ovando, sócio-diretor de Estratégia e Novos Negócios da Supera Comunicação.
- Sem megafone, com smartphone: práticas, desafios e dilemas de comunicação com os empregados – palestra e lançamento de livro, com Paulo Henrique Soares, diretor de Comunicação do IBRAM e diretor do Capítulo Aberje Brasília.
11h30 – Roda de Conversa, mediada por Rachel Pessôa, gerente de Comunicação Corporativa da Companhia Siderúrgica do Pecém e diretora do Capítulo Aberje Ceará, e Ana Maria Xavier, gerente de Comunicação da Fiec.
12 horas – Encerramento.

INSCRIÇÕES - As inscrições para o evento são gratuitas pelo link http://www.aberje.com.br/calendario/1o-encontro-aberje-ceara/.
Podem participar profissionais, pesquisadores, professores e estudantes da área de Comunicação em suas diversas vertentes. As vagas são limitadas à capacidade do auditório (200).
A iniciativa acontece com apoio da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), da Fiec, do Blog do Lauriberto e da Agência Fortaleza de Notícias (AFN) na divulgação.

'Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet' é tema da Redação do Enem 2018


Os 5,5 milhões de candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 estão escrevendo neste domingo (quatro) Redação sobre 'Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet'.
Os candidatos têm até seis da noite para escrever a Redação e responder 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Fortaleza Airport Pinto Martins com voos diretos para Miami e Orlando


consolidação do Hub Aéreo no Ceará continua construindo novos caminhos do Estado para o Mundo.
A Gol Linhas Aéreas iniciou operação para voos diretos do Fortaleza Airport Pinto Martins para Orlando e Miami, nos Estados Unidos.
A primeira viagem dentro do novo serviço foi realizada na manhã deste domingo (quatro), com destino a Orlando.
O evento inaugural ocorreu na sala de embarque internacional do Pinto Martins, e contou com a presença do secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho; do vice-presidente de Vendas e Marketing da Gol, Eduardo Bernardes; do vice-presidente de Operações da Gol, Sérgio Quito; e da diretora operacional da Fraport-Fortaleza, Sabine Trenk.


Com aproximadamente sete horas e meia de duração, as viagens trarão aumento ao fluxo de passageiros em Fortaleza.
Os voos terão o conforto de aeronaves novas e potentes, modelo Boeing 737 MAX 8, com serviço de bordo diferenciado para os clientes.


Desde que houve a implantação do hub, através da Gol e Air France/KLM, o Aeroporto Pinto Martins tem destinado passageiros para países da Europa. Agora, grandes cidades norte-americanas entraram na rota.
O secretário Arialdo Pinho aponta que a concretização deste marco coloca Fortaleza ainda mais como um grande centro de conexões aéreas para o Mundo. 
“Esses dois voos que vão acontecer para Orlando e Miami são resultado de uma parceria forte que o Governo do Ceará montou com a Gol para tanto reforçar o Hub quanto reforçar a área internacional da Gol. Também é importante para a companhia viajar para os Estados Unidos daqui de Fortaleza, sendo a primeira interligação deles para o país. Eles têm oferecido um preço baixo e isso vai atrair muitos passageiros, contemplando toda a região Nordeste e a região Norte”, explica Arialdo Pinho.
O vice-presidente de vendas da Gol, Eduardo Bernardes destaca que a inauguração dos voos para Orlando e Miami é resultado de um trabalho pactuado que iniciou há mais de um ano.
“Essa é uma parceria muito importante que foi selada com o Governo do Ceará e a Fraport. Queremos desenvolver cada vez mais o hub de Fortaleza que, para nós, é o hub do Nordeste, onde temos a oportunidade de ofertar serviço de alta qualidade em voos domésticos nacionais e internacionais, juntamente com nossos parceiros estratégicos da Delta/Air France/KLM”.
Administradora do Aeroporto de Fortaleza, a Fraport se coloca como parceira responsável por garantir a melhor estrutura de embarque e desembarque, afirma a diretora Sabine Trenk. 
“A Fraport tem o compromisso de transformar o Aeroporto de Fortaleza num terminal moderno e eficiente, focando na qualidade de operação, segurança e outros serviços”.
Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Enem 2018 começa hoje para 111.058 candidatos em Fortaleza



O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 começa neste domingo (quatro), ao meio dia e meia, com as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias (45 questões objetivas); Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (45 questões objetivas); e Redação para 111.058 candidatos em Fortaleza, 328.592 no Ceará e 5.513.684 no Brasil. 
Confira por ordem alfabética os 119 municípios cearenses onde terá Enem 2018 com a quantidade de inscritos:
  1. Acarape: 743
  2. Acaraú: 1.474
  3. Acopiara: 1.482
  4. Alto Santo: 571
  5. Amontada: 1.308
  6. Aquiraz: 2.189
  7. Aracati: 2.829
  8. Aracoiaba: 1.232
  9. Araripe: 834
  10. Aratuba: 567
  11. Assaré: 1.305
  12. Aurora: 906
  13. Banabuiú: 492
  14. Barbalha: 2.648
  15. Barreira: 799
  16. Barro: 843
  17. Barroquinha: 495
  18. Baturité: 2.979
  19. Beberibe: 1.567
  20. Bela Cruz: 704
  21. Boa Viagem: 1.518
  22. Brejo Santo: 2.412
  23. Camocim: 2.440
  24. Campos Sales: 1.162
  25. Canindé: 3.186
  26. Caridade: 1.154
  27. Cariré: 1.223
  28. Caririaçu: 926
  29. Cascavel: 2.518
  30. Caucaia: 12.796
  31. Cedro: 948
  32. Chaval: 449
  33. Coreaú: 1.058
  34. Crateús: 3.253
  35. Crato: 5.552
  36. Cruz: 710
  37. Eusébio: 2.278
  38. Farias Brito: 694
  39. Forquilha: 1.143
  40. Fortaleza: 111.058
  41. Granja: 1.548
  42. Guaraciaba do Norte: 1.651
  43. Hidrolândia: 577
  44. Horizonte: 2.815
  45. Ibiapina: 869
  46. Icapuí: 680
  47. Icó: 2.156
  48. Iguatu: 3.869
  49. Independência: 1.008
  50. Ipu: 1.654
  51. Ipueiras: 980
  52. Iracema: 758
  53. Irauçuba: 954
  54. Itaitinga: 1.425
  55. Itapagé: 1.790
  56. Itapipoca: 4.821
  57. Itarema: 1.002
  58. Itatira: 555
  59. Jaguaretama: 468
  60. Jaguaribe: 1.598
  61. Jaguaruana: 1.600
  62. Jardim: 1.436
  63. Jijoca de Jericoacoara: 589
  64. Juazeiro do Norte: 12.979
  65. Jucás: 1.243
  66. Lavras da Mangabeira: 1.092
  67. Limoeiro do Norte: 3.301
  68. Madalena: 500
  69. Maracanaú: 9.627
  70. Maranguape: 3.963
  71. Marco: 1.268
  72. Massapê: 1.540
  73. Mauriti: 1.729
  74. Milagres: 1.355
  75. Missão Velha: 962
  76. Mombaça: 1.271
  77. Monsenhor Tabosa: 508
  78. Morada Nova: 2.010
  79. Mulungu: 438
  80. Nova Olinda: 823
  81. Nova Russas: 1.710
  82. Novo Oriente: 1.128
  83. Ocara: 732
  84. Orós: 496
  85. Pacajus: 2.860
  86. Pacatuba: 2.635
  87. Pacoti: 1.076
  88. Paracuru: 1.916
  89. Paraipaba: 1.423
  90. Parambu: 563
  91. Pedra Branca: 1.271
  92. Pentecoste: 1.679
  93. Pindoretama: 870
  94. Porteiras: 611
  95. Quiterianópolis: 564
  96. Quixadá: 4.187
  97. Quixeramobim: 2.339
  98. Redenção: 1.606
  99. Russas: 2.958
  100. Santa Quitéria: 1.255
  101. Santana do Acaraú: 995
  102. Santana do Cariri: 462
  103. São Benedito: 2.133
  104. São Gonçalo do Amarante: 2.363
  105. Senador Pompeu: 795
  106. Sobral: 9.633
  107. Solonópole: 685
  108. Tabuleiro do Norte: 1.333
  109. Tamboril: 1.078
  110. Tauá: 2.088
  111. Tejuçuoca: 614
  112. Tianguá: 3.008
  113. Trairi: 1.525
  114. Ubajara: 1.414
  115. Uruburetama: 1.557
  116. Uruoca: 411
  117. Varjota: 1.038
  118. Várzea Alegre: 1.631
  119. Viçosa do Ceará: 2.093.
CONFIRMA - Até meio dia deste sábado (três) mais de 86% dos inscritos no Enem 2018 tinha acessado o Cartão de Confirmação da Inscrição. O número já é superior ao total final de acessos em 2017. Ao todo, 4.757.264 dos 5. 513.747 inscritos já sabem seu local de prova (nos domingos, quatro e 11 de novembro).
Piauí (90,7%), Ceará (90,5%) e Paraíba (90,3%) são os Estados com maior taxa de acesso ao documento.
O Cartão pode ser acessado pela Página do Participante ou pelo aplicativo do Enem 2018, disponível para download na App Store e na Google Play. É preciso informar o CPF e a senha cadastrada na inscrição. Todas as informações e links podem ser acessados pelo Site do Enem, no endereço enem.inep.gov.br.
No documento o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa o número de inscrição; o local de prova, com endereço e número da sala; as datas e os horários do Exame; a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos e/ou especializados, e recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados.
Não é obrigatório levar o Cartão de Confirmação impresso no dia das provas, apenas caneta esferográfica de tubo transparente e documento oficial com foto (documentos digitais não serão aceitos). O Inep, entretanto, orienta que o participante imprima e leve o Cartão de Confirmação.
Declaração de Comparecimento – Quem precisar comprovar que participou da prova deve levar a Declaração de Comparecimento impressa e solicitar assinatura do coordenador. Há uma declaração para cada domingo de prova e ela também pode ser acessada pela Página do Participante. Até agora, 524.690 participantes fizeram download do documento.
Veja a relação de acessos aos cartões por Unidade da Federação (UF):
UF
Visualizados (quantitativo / %)
Acre
33.492 / 87,3%
Alagoas
79.092 / 89,8%
Amazonas
98.649 / 79,6%
Amapá
34.461 / 84,8%
Bahia
348.556 / 87,4%
Ceará
297.438 / 90,5%
Distrito Federal
88.834 / 83,5%
Espírito Santo
96.113 / 85,8%
Goiás
162.738 / 85,3%
Maranhão
186.367 / 85,9%
Minas Gerais
504.372 / 86,5%
Mato Grosso do Sul
60.954 / 84,1%
Mato Grosso
80.773 / 83,4%
Pará
245.664 / 87,1%
Paraíba
136.816 / 90,3%
Pernambuco
268.965 / 87,5%
Piauí
108.305 / 90,7%
Paraná
200.156 / 84,3%
Rio de Janeiro
331.718 / 86,5%
Rio Grande do Norte
110.708 / 89,2%
Rondônia
51.577 / 83,2%
Roraima
11.223 / 79,7%
Rio Grande do Sul
205.497 / 84,4%
Santa Catarina
105.307 / 84%
Sergipe
68.705 / 89,1%
São Paulo
796.182 / 84,9%
Tocantins
45.433 / 83,5%



TEMPO - Os candidatos têm neste domingo (quatro) até cinco horas e meia para responder as 90 questões e escrever a Redação.
O Enem 2018 prossegue no domingo (11) com as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (45 questões objetivas); e Matemática e suas Tecnologias (45 questões objetivas). Os candidatos têm até cinco horas para responder as 90 questões.
A abertura dos portões nos locais de provas nos domingos (quatro e 11) é às onze da manhã com fechamento ao meio-dia. O início das provas e ao meio dia e meia com término às seis da noite (domingo, quatro) e às cinco e meia da tarde (domingo, 11).
O mandato do líder da bancada do PDT na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Iraguassu Teixeira Filho elaborou um banner de orientação aos participantes do Enem 2018:



"Vai fazer o Enem 2018? Preparamos uma lista com os principais detalhes para você conferir antes de sair de casa. Cuidado para não se atrasar, a prova segue o Horário de Verão. Boa sorte!", destaca Iraguassu Teixeira Filho.


Fortaleza está na Série A do Brasileirão 2019



O Fortaleza (foto FEC) está na Série A do Brasileirão 2019. Neste sábado (três) sacramentou o acesso ao derrotar o Atlético (GO), no estádio Antônio Accioli, em Goiânia, por dois a um, chegando aos 64 pontos na Série B do Brasileirão 2018.
O Fortaleza ganhou com gols no primeiro tempo através de Gustavo, aos 14 e Bruno Melo, aos 25 minutos. O Atlético descontou na etapa final, aos 48 minutos com João Paulo.
O Atlético perdeu com Klever; Alisson, Lucas Rocha, Oliveira e Jonathan; Pedro Bambu, Rômulo (Fernandes), Vitinho (André Luís) e João Paulo; Thiago Santos (Denilson) e Renato Kayzer - Treinador: Wagner Lopes. Cartão amarelo: Alisson, Jonathan, Fernandes e André Luís.
O Fortaleza venceu com Marcelo Boeck; Tinga, Diego Jussani, Ligger e Bruno Melo; Felipe, Marlon e Dodô (Wilson); Marcinho (Romarinho), Gustavo e Ederson (Derley) - Treinador: Rogério Ceni. Cartão amarelo: Bruno Melo, Dodô, Romarinho e Ederson.
Renda de R$ 84.095,00 para 7.236 pessoas, sendo 6.187 pagantes e 1.049 não pagantes.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...