quinta-feira, janeiro 10

Onda terrorista no Ceará chega a 200 ataques em 53 cidades em 9 noites



A nona noite da maior onda terrorista no Ceará começou com dois caminhões do lixo, em Itaitinga e em Fortaleza (foto de Internet); uma topique do transporte escolar, em Fortaleza; e uma caminhonete, em Maracanaú, incendiados. Com estas ações chega a 200 ataques em 53 municípios. 
Já são 130 veículos incendiados: 30 ônibus urbanos, 20 do transporte escolar, 20 motos, 12 carros da Enel, 11 topiques, 11 caminhões de lixo, quatro caminhões de entrega, seis carros em concessionárias, cinco viaturas de guardas municipais, quatro ônibus de fretamento, dois carros no estacionamento do North Shopping, dois carros de auto-escola, uma ambulância, um carro dos Correios e um ônibus da Banda de Forró Fubá de Milho.
A onda terrorista afeta 53 municípios com 200 ataques, sendo 90 em Fortaleza e 110 em 52 cidades do Interior. Atos criminosos em escolas, creches, comércio, indústria, delegacias, paços municipais, câmaras municipais, rádios, postos de combustíveis, viadutos, pontes, estradas, agências bancárias, ambulâncias, antenas de companhia telefônica, lâmpadas de postes de iluminação pública, semáforos, videomonitoramento, fotossensores, perímetro irrigado e reserva ambiental.
As forças estaduais e federais de Segurança prenderam até a noite desta quinta-feira (10) 287 acusados de envolvimento nos ataques.
CIDADES ATACADAS - São 53 cidades atacadas em nove noites:
  1. Fortaleza (90 ataques)
  2. Caucaia
  3. Horizonte
  4. Eusébio
  5. Maracanaú
  6. Maranguape
  7. Pacatuba
  8. Pacajus
  9. Massapê
  10. Morrinhos
  11. Acaraú
  12. Jericoacoara
  13. Sobral
  14. Varjota
  15. Santa Quitéria
  16. Ibaretama
  17. Iguatu
  18. Canindé
  19. Morada Nova
  20. Nova Russas
  21. Jaguaruana
  22. Tianguá
  23. Baturité
  24. Pacoti
  25. Icapuí
  26. Piquet Carneiro
  27. Juazeiro do Norte
  28. Aracoiaba
  29. Pindoretama
  30. Guaiúba
  31. Pentecoste
  32. Barroquinha
  33. Tabuleiro do Norte
  34. Marco
  35. São Gonçalo do Amarante
  36. Itapajé
  37. Chaval
  38. Aurora
  39. Limoeiro do Norte
  40. Quixadá
  41. Icó
  42. Chorozinho
  43. Umirim
  44. Reriutaba
  45. Crateús
  46. Aracati
  47. Aquiraz
  48. Lavras da Mangabeira
  49. Crato
  50. Barreira
  51. Itatira
  52. Forquilha
  53. Itaitinga.

Forças de Segurança prendem 287 acusados pela maior onda terrorista no Ceará

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), esteve reunido, na tarde desta quinta-feira (10), no Palácio da Abolição, com representantes dos poderes Legislativo e Judiciário e de diversas entidades para apresentar as medidas de segurança que o Estado e órgãos parceiros têm tomado para coibir o crime organizado no Ceará.
Na ocasião, Camilo informou, que já foram efetuadas 287 prisões de acusados pela onda terrorista, que em oito dias afetou 53 cidades com 200 ataques. O governador reforçou a importância do apoio de diferentes setores e garantiu que o Estado não vai recuar no combate ao crime. O momento também foi o de ouvir sugestões dos presentes.
“Realizamos forte investimento na área de Segurança e no sistema penitenciário. Aumentamos em 50% o número de policiais e estamos dobrando o número de agentes, além de criarmos uma secretaria própria para cuidar do sistema. Estamos tirando regalias dos presídios e isso causou toda uma reação do crime organizado do lado de fora”, citou Camilo. “Além de tudo, já transferimos 21 chefes de grupos criminosos e, nas próximas horas, vamos transferir mais 20. A minha decisão é não recuar nenhum milímetro e não tenho dúvida que essas ações terão reflexo positivo para os cearenses no futuro próximo”, emendou o governador.
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), deputado estadual Zezinho Albuquerque (PDT), destacou a parceria na missão de garantir a segurança. “Informo aqui que todos os projetos que foram enviados para a Assembleia pelo Governo do Ceará foram aprovados. Reforçando que foram 10 mil novos policiais em quatro anos. Quando o ministro Raul Jungmann veio aqui, ele ficou impressionado, pois tiveram estados que não chamaram ninguém. E precisa que todos os órgãos façam suas partes, pois se trata de um esforço de toda a sociedade”.
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Gladyson Pontes, também pontuou sugestões para aprimorar o sistema penitenciário. “Todos precisamos estar sintonizados. O que compete a nós, implantamos um sistema de videoconferência, facilitando a realização de audiências à distancia e agilizando o processo de transferência de presos. Tudo dentro da legislação, ganhando em economia e segurança. Sabemos que ainda há muito o que fazer. Há deficiência dentro dos presídios e precisamos construir mais salas para audiências dentro deles”.
O presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Beto Studart, mostrou valorização do trabalho realizado pelo Governo do Ceará durante este período. “O enfrentamento por parte do governador é digno de aplausos. Não pode existir possibilidade de recuo”.
O defensor público Chefe da União no Ceará, Filippe Augusto, sugeriu um maior envolvimento em nível federal num olhar cuidadoso com o Ceará. “Essa é uma situação que transcende as ações normais. Já vi casos semelhantes em outros estados. Talvez fosse o caso de acionar a bancada federal, pois às vezes é preciso alterar a legislação para agilizar as ações”.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), Erinaldo Dantas, sugeriu reorganização do sistema penitenciário, citando o excesso do número de presos provisórios e a disponibilidade das celas em que presos de menor periculosidade dividem espaço com bandidos.
Além da vice-governadora Izolda Cela (PDT) e de integrantes do secretariado estadual, participaram do encontro representantes do Tribunal de Justiça, Justiça Federal, AL-CE, Ministério Público do Estado, Ministério Público Federal, Prefeitura de Fortaleza, Câmara Municipal de Fortaleza, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal Regional do Trabalho, Defensoria, Advocacia Geral da União, órgãos de segurança estadual e federal (PF e PRF), Fiec, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Federação do Comércio (Fecomércio), OAB-CE, Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), Associação Brasileira de Bares e Restaurante (Abrasel), Sindicato das Empresas de Ônibus (Sindiônibus), Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros (IBEF), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Ceará (Fetraece), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Sistema Corujão nos ônibus de Fortaleza a partir das nove da noite


Depois de 30 ônibus incendiados, na maior onda terrorista, em Fortaleza, nos últimos oito dias, e com o objetivo de ajustar oferta e demanda no sistema de transporte coletivo enquanto durar o atual quadro de excepcionalidade, os ônibus urbanos de Fortaleza (foto PMF) circularão obedecendo uma nova lógica de operação, a partir da noite desta quinta-feira (10).
Para garantir uma rede funcional e que atenda minimamente as necessidades da população, o sistema terá uma nova lógica de operação no horário noturno.
A partir das oito da noite, como a demanda já é muito reduzida, especialmente no período de férias, o sistema irá operar com um número menor de veículos, todos com policiais embarcados, mas levando para os terminais.
Também a partir das oito da noite, começa a operação embarcada, com policiais a bordo, em parte do sistema complementar que opera especialmente entre terminais.
Já o sistema alimentador (bairro-terminal) vai operar exclusivamente com a frota de ônibus com policiais embarcados, assim como o sistema troncal nas linhas dos principais corredores.
Às nove da noite, o sistema de vans fica encerrado, ficando somente os ônibus guardados.
Após as nove da noite, terá uma frota de 161 ônibus circulando, em regime semelhante ao do Corujão.
Vale destacar que o transporte público está operando normalmente, porém, precisa se adaptar a todo momento visando priorizar a segurança, levando em consideração a demanda e a ação articulada com as forças de segurança.


O acordo foi feito entre a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e o Sindicato das Empresas de Ônibus (Sindiônibus).


Leia também:







Cursos de Férias da Ctrl+Play


Com a chegada das Férias, a escola de programação e robótica Ctrl+Play preparou cursos de aprendizado tecnológico para crianças e adolescentes. Em janeiro, de segunda (14) a quarta (23) de 14 às 17 horas; e terça (15) e quinta (24) de nove às 12 horas será ministrada a capacitação “Meu Primeiro Game”.
A iniciativa é voltada para jovens de oito a 17 anos que terão a oportunidade de criar, a partir de conceitos de programação e design, seu próprio jogo e publicá-lo online.
O segundo, “Programando com Minecraft”, acontece em 14, 15, 23 e 24 de janeiro, para jovens de sete a 14 anos que terão uma introdução à lógica de programação através de scripts dentro do jogo Minecraft. 
Com vagas limitadas, os cursos serão realizados na sede da Ctrl+Play, no Cocó. Presente em seis estados (Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Pernambuco), a empresa conta com mais de 2.500 alunos.

Beach Friends nestas férias 2019


Durante festas em família, viagens ou mesmo na escola, é comum que crianças de todas as idades, quando reunidas, brinquem ou pratiquem esportes em grupo, como parte do momento lúdico de conhecer e conviver com outros pequenos. No entanto, nem tudo é festa: pela própria metodologia de certas brincadeiras, é comum que algumas crianças nem sempre sejam escolhidas para jogos e outras atividades, seja por pouca habilidade com o jogo em questão, seja por não ter afinidade com os outros colegas.
Por isso, uma modalidade de brincadeiras têm se tornado cada vez mais comum em espaços de diversão e recreação para crianças: os jogos cooperativos, que focam na participação e colaboração entre os integrantes. Nos resorts do Beach Park Entretenimento (Acqua, Wellness e Suites Beach Park Resort), onde a recreação para crianças faz parte da programação diária, esse tipo de jogo foi incorporado ao planejamento desde 2004, com o objetivo de desenvolver momentos que inspirem a cooperação, a cultura de paz e os valores humanos nos pequenos.
Segundo o coordenador de Esporte e Lazer do Beach Park, Felipe Neri (foto João Melo), a ideia surgiu a partir da percepção da equipe de que, por vezes, marcadores de diferença como faixa etária, habilidade motora e afinidades pessoais eram empecilhos para reunir a garotada na hora de brincar, fazendo com que algumas crianças ficassem “excluídas” na hora de formar os grupos, causando um sentimento de frustração.
“Nossas relações costumam ser competitivas, especialmente nessa idade, com as notas, nos esportes... A escolha dos times, o fato de as crianças escolherem primeiro os considerados mais habilidosos, excluindo os ‘menos habilidosos’ para o final, deixam esses últimos envergonhados e desestimulados. Com os jogos cooperativos, a gente consegue vivenciar o encontro com o outro, não o confronto com o outro. De forma prática, nesses jogos, o objetivo não é uma conquista individual, mas uma conquistas comum a todos, de maneira que as diferenças passam a inexistir”, explica Felipe.
Por isso, na hora de dividir os grupos, a ideia é separá-los por critérios diferentes: mês de nascimento, cor ou comida favorita, por exemplo. “O que acontece é que, dessa maneira, a divisão não tem a ver apenas com afinidades esportivas, e eles começam a perceber que têm mais coisas em comum do que pensavam. Desse jeito, eles percebem que nem tudo é sobre o jogo, e que ninguém precisa perder para que eles se divirtam”, explica Neri.
No final de cada atividade, seja uma partida de vôlei aquático ou uma gincana, são feitas reflexões em grupo com os recreadores, chamados de “Beach Friends”, para analisar o que houve de diferente naquela brincadeira, como eles se sentiram e quem foi o vencedor. “Geralmente, eles param para refletir e dizem que todos foram vencedores. E essa era a resposta que queríamos alcançar”, completa Felipe.

Davi Cartaxo comemora 1 milhão de visualizações de 'Positividade'


O clipe da canção “Positividade", parceria do cantor pop cearense Davi Cartaxo com o baiano Durval Lelys (foto Divulgação), chegou a marca de 1 milhão de views no Youtube, um mês após o lançamento. Composta em parceria, o novo sucesso, que chega com um ritmo pop rock, fala da importância de desejar o bem ao próximo, com boas energias, pensamentos positivos e muito amor. 
O clipe traz a mistura do clima baiano com a agitação da capital paulista. "É muito gratificante poder fazer parte desse novo momento da carreira de Durval, que é um dos grandes nomes da música nacional. Fiquei muito feliz com a recepção dele para elevar ainda mais a vibe de 'Positividade' e transmitir uma mensagem de harmonia para os tempos de hoje", comemora Davi. O novo hit pode ser conferido no canal oficial do cantor Durval Lelys no Youtube, através do link: https://www.youtube.com/watch?v=Jld19zcbpzA.

O Sabotador

Sesc promove 'Brincando nas Férias'


O lazer no cotidiano das crianças é essencial para ajudá-las na interação grupal, impulsionar a criatividade e, até mesmo, melhorar a saúde corporal e mental delas, é o que defende inúmeros estudos na área. Optar por ir na contramão da tecnologia, deixando as crianças distantes dos eletrônicos e da internet oportuniza o contato com a diversão e a imaginação.
Inserir as crianças no mundo das tradicionais brincadeiras é desafiador diante dos estímulos tecnológicos, cabendo aos pais e responsáveis optarem pela nova experiência para o período de férias escolares das crianças.
Objetivando ajudar os adultos nesta missão de introduzir os pequenos no mundo das brincadeiras e, consequentemente, proporcionar a aprendizagem infantil, o Sistema Fecomércio–CE promove o Brincando nas Férias em Juazeiro do Norte. Com o tema O mundo imaginário das histórias, contos e fábulas, a edição do primeiro semestre de 2019 acontece de segunda (14) a sexta (18) para crianças com idades entre três e 12 anos. São cinco dias seguidos com teatro, atividades recreativas, oficinas de construção de brinquedos, exposições, contação de história, canto, entre tantas outras. A programação é divida por faixa etária e acompanhada integralmente por monitores.
As atividades desenvolvidas na colônia incentivam a autonomia, a ludicidade, tudo de forma educativa, e acontecem dentro do Sesc em Juazeiro, de 8 às 11 horas. Para participar, pais e responsáveis precisam realizar inscrição com o Cartão Sesc atualizado e documentos pessoais no setor de Relacionamento com Clientes da Unidade Juazeiro do Sesc (Rua da Matriz, 227 - Centro), até o dia 11/1 ou enquanto houver vagas.
Serviço
Inscrições Brincando nas Férias Juazeiro do Norte
Local: Relacionamento com o Cliente da Unidade Juazeiro do Sesc (Rua da Matriz, 227 - Centro)
Data: até sexta (11)
Horário: 7h30 às 19h30 
Vagas: 100
Data: 14 a 18/1.

Sou Energy oferta curso de software de energia solar fotovoltaica

O setor de energia solar continua em largo crescimento no País, gerando empregos e necessitando cada vez mais de mão de obra qualificada. Para cada megawatt instalado são criados entre 20 a 30 postos de trabalho. Visto que o setor pretende aumentar a produção de energia solar em 3,3 gigawatt, isso equivale a mais de 60 mil novos postos de trabalho no ramo. E para ingressar no setor é necessário ter curso profissionalizante que forneça bagagem teórica e prática. A Sou Energy realiza neste sábado (12) e domingo (13) o Curso de Projeto Solar PVsyst com 20 vagas. 

O software PVsyst é usado por arquitetos, engenheiros e pesquisadores para projetos de sistemas de geração solar fotovoltaica. O curso é 100% prático. Os participantes desenvolvem um projeto desde a configuração de dados meteorológicos, até a análise de viabilidade financeira. 
Estima-se que no Brasil há cerca de 50 mil instalações de sistemas de energia solar e a expectativa da ANEEL é que suba para 1,2 milhão até 2024.
Sobre a Sou Energy - A Sou Energy é uma empresa tipicamente Cearense que abrange todo o universo de geração de energia fotovoltaica, desde a venda, instalação e distribuição dos produtos em território nacional. A Sou Energy disponibiliza em sua sede, a Solar Academy, uma escola de atualização instrumental sobre energia solar para profissionais do setor.
Serviço
Projeto Solar PVsyst
Sábado (12) e domingo (13), 9 às 17 horas
Local: SouEnergy - Rua Joaquim Pimenta, 195 A - Montese
Valor: R$ 390,00 estudantes e R$ 800,00 profissional, parcelado em três vezes.

Camilo informa 277 presos ou apreendidos acusados pela maior onda terrorista no Ceará

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, tela e área interna
"Duzentas e setenta e sete pessoas já foram presas ou apreendidas até o começo da manhã desta quinta-feira (10) por envolvimento em ataques criminosos no Ceará", informa o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), em postagem, na manhã desta quinta pelo Facebook, em resposta as 183 ações criminosas contra 52 cidades cearenses em oito dias.
Segundo Camilo Santana, "o trabalho das nossas forças de Segurança, com o importante apoio das tropas federais e estados parceiros, tem sido intenso e permanente, o que merece todo o nosso reconhecimento".
Para o governador cearense, "nossa prioridade tem sido garantir a Segurança da população e a retomada normal de todos os serviços".
Camilo Santana encerra a nota destacando que "o trabalho continua, cada vez mais firme e forte, dentro e fora dos presídios, sempre dentro da lei. Podem ter certeza: criminosos não terão regalias no Ceará".
Na madrugada desta quinta-feira (10), a estrutura do viaduto da linha Leste do Metrofor e do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Parangaba foi atingida por uma explosão; cinco carros e um ônibus estacionados na garagem do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), em Forquinha, na Região do Norte do Estado, foram incendiados; e a unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Conjunto Palmeiras, na periferia de Fortaleza, foi atacada.
Quinhentos homens e mulheres da Força Nacional de Segurança, 200 policiais militares da Bahia, Pernambuco, Piauí e Sergipe e 72 viaturas federais ajudam as forças cearenses de Segurança no combate a maior onda terrorista do Estado.

Explosão na estrutura do viaduto do VLT-Parangaba em Fortaleza

Resultado de imagem para explosão VLT Parangaba

Fortaleza amanheceu este oitavo dia da maior onda terrorista do Estado mais assustada ainda. Uma bomba explodiu a estrutura do viaduto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Parangaba (foto de Internet). Engenheiros do Metrofor estiveram no local avaliando o comprometimento do viaduto. A princípio a área foi isolada pela Força Nacional de Segurança, mas o VLT voltou a circular.
A explosão da estrutura do viaduto do VLT-Parangaba é o 181º ataque em oito dias em 51 cidades cearenses. Toda onda terrorista começou após declarações do secretário cearense de Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque Araújo de separar os líderes de facções criminosas e de fazer um pente fino dos presídios de Itaitinga, com recolhimento de 600 celulares, 300 televisões e drogas.
Ainda na noite de quarta-feira (2) ônibus foram incendiados em Fortaleza. Na madrugada da quinta-feira (3), uma pilar do viaduto da BR-020 no entrocamento com a BR-222, em Caucaia, foi explodida. Passada uma semana o viaduto ainda não foi liberado para tráfego devido a ameaça de desabamento.
Os criminosos em resposta a ameaça de Mauro Albuquerque, além da explosão nos viadutos do VLT-Parangaba e das BRs 020-222, atentaram contra viaduto da CE 040-Ypioca, em Fortaleza; e pontes da BR-222 sobre o Rio da aldeia Tapeba, em Caucaia; da BR 116 sobre o Rio Jaguaribe, em Tabuleiro do Norte; da Barra do Ceará, na divisa Fortaleza-Caucaia; e estações do VLT de Sobral.
A onda terrorista afetou em oito dias, escolas, creches, paços municipais, câmaras de vereadores, rádios, perímetro irrigado, reserva ambiental, comércio, indústria e mais de 150 veículos incendiados entre ônibus, transporte escolar, carros de aluguel da Enel, Cagece, caminhões de lixo, caminhões de entrega, carros de concessionárias, carros de auto-escolas, viaturas de guardas municipais, ambulâncias, carro de churros, antena de telefonia e motos.
PRESOS - As forças Nacional e Estadual de Segurança prenderam 239 pessoas acusadas de envolvimento nos ataques e conseguiram a transferência de 61 líderes de facções de Itaitinga para presídios federais de segurança máxima.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...