O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) lançou nota sobre a reunião mantida nesta terça-feira em Brasília que discutiu a Reforma da Previdência: "Cabem alguns esclarecimentos sobre todo esse processo de discussão da reforma da previdência.
Desde o início das discussões, nós governadores buscamos aprofundar o assunto com muita responsabilidade, e com dois princípios básicos:
1. Que atenda às reais necessidades do País, Estados e Municípios, acabando com distorções e privilégios, e reduzindo o grave déficit previdenciário, que compromete investimentos e trava a economia;
2. Que não prejudique jamais os mais pobres, já tão sacrificados diante da extrema desigualdade do país.
Ou seja: compreendemos a necessidade da reforma, envolvendo todos, União, Estados e Municípios, mas desde que seja uma reforma humanizada da previdência.
E avançamos em muitos pontos, como a retirada da inaceitável proposta de mudança nas aposentarias rurais e no Benefício de Prestação Continuada (BPC), que atendem pobres, idosos e deficientes; a retirada da radical mudança na aposentadoria dos professores, dentre outros pontos.
Com muito senso de responsabilidade, buscamos ainda a criação de fontes exclusivas de novas receitas para Estados e Municípios através de um fundo que ajude a reduzir o déficit previdenciário.
Essa é a nossa posição, clara e objetiva. Aguardamos agora a definição dos líderes partidários, que continuam discutindo o assunto.
Este é um momento de superar divergências políticas e agir, acima de tudo, com a responsabilidade de quem quer o bem do país e dos brasileiros".
Lauriberto Braga