segunda-feira, setembro 28

Grand Shopping tem Sapataria Nova



Registrando um crescimento significativo no segundo semestre de 2020, com uma expectativa abaixo de 5% de vacância até o fim do ano, o Grand Shopping recebe a Sapataria Nova, varejo de acessórios e calçados femininos, masculinos e infantis. Em um espaço com 240,62 metros quadrados, a loja agora faz parte do mix de marcas que compõem o empreendimento.
Até o fim do ano, o Grand Shopping deve inaugurar seis lojas, realizando ainda a negociação com mais de quinze marcas para fechamento de contratos ainda em 2020. “Estamos felizes com os bons resultados conquistados em 2020, mesmo com a paralisação. Nossa missão é trazer mais segmentos, incrementando o mix de lojas e buscando satisfazer cada vez mais nossos clientes, sempre com todo o conforto e segurança”, comenta a gerente de marketing do Grand Shopping, Carla Werneck.

Confira a Agenda do Porto Dragão





A Agência Fortaleza de Notícias (AFN) apresenta a Agenda do Porto Dragão para segunda (28 de setembro) a domingo (quatro de outubro):
WEBINÁRIO JORNADA DE PENSAMENTO
28 a 30 de setembro
O Jornada de Pensamento chega a seu último EIXO de conteúdos com a Trilha 1 de palestras e debates confirmada para os dias 28 e 30 de setembro.
EIXO IV – CIRCULAÇÃO E FORMAÇÃO DE REDES
Trilha 1 - Circulação e formação de redes artísticas: experiências institucionais
Segunda (28) - Palestras
Quarta (30) - Debate ao vivo 
Palestrantes convidados: 
Felipe de Assis (FIAC Bahia)
Felipe de Assis é artista da cena, pesquisador e curador. Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC – UFBA (2015), colabora com curadorias independentes: Programa Rumos Itaú Cultural (2017-2018), Edital Oi Futuro (2017 e 2018), MITbr curadoria vinculada à Mostra Internacional de São Paulo (2018 e 2019), MEXE (Portugal, 2019), FNT Guaramiranga (2017 e 2018). É co-criador do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC Bahia), no qual atua como coordenador geral e curador desde 2008. Membro do Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil desde 2009 e da Rede de festivais de Teatro do Brasil desde 2015. Através da 7Oito Projetos & Produções realiza festivais (Ponto Fiac e Fiac Bahia desde 2013); coordena projetos de “Mediação Cultural” (Braskem 2014 e SESC 2018 e 2019); dirige, produz e distribui espetáculos de teatro e dança, (Feitocal 2015 e Looping: Bahia Overdub 2015 – 2020); realiza consultoria para Festivais e ministra cursos de curadoria em artes cênicas.
Rosana Cunha (Circuito SESC de Artes - SP) - Mestre em Gestão e Políticas Públicas na Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, com pós-graduação em Administração da Cultura e Administração de Projetos, na FIA/USP. Atua no SESC – Serviço Social do Comércio em São Paulo como gerente de Ação Cultural, responsável pelo gerenciamento das ações artísticas desenvolvidas no Estado, nas áreas de música, dança, teatro, cinema, circo, literatura e bibliotecas, com ênfase na difusão, circulação e pesquisa. Coordena, ainda, a realização anual de Mostras e Festivais, CIRCUS - Festival internacional de Circo, Circuito SESC de Artes, Bienal SESC de Dança, MIRADA - Festival Ibero-americano de Teatro, entre outros.
Rodrigo Savazoni (Instituto Procomum - SP) - Rodrigo Savazoni é escritor, realizador multimídia, produtor cultural e estudioso das dinâmicas culturais contemporâneas. Atualmente é um dos diretores do Instituto Procomum – IP (www.procomum.org), organização da sociedade civil que atua com arte, tecnologia e inovação cidadã e doutorando em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC-SP). Foi um dos fundadores da Casa da Cultura Digital, criador do Festival CulturaDigital.Br (www.culturadigital.org.br) e Chefe de Gabinete da Secretaria de Cultura de São Paulo (2012-2014). É autor de inúmeros livros, publicados no Brasil e no exterior, entre eles O Comum entre Nós: da cultura digital à democracia do século XXI (Editora do SESC-SP, 2018).
Mais informações e inscrições em:
Sobre o Webinário Jornada de Pensamento: A primeira edição do webinário Jornada de Pensamento leva o tema Viver de Arte e faz parte do processo de construção de um plano de ações do Hub Cultural do Ceará, que configura-se como um conjunto de estratégias de articulação, aceleração e impulsionamento de projetos artísticos-culturais, potencializando a profissionalização, produção e circulação de trabalhos, artistas e trabalhadores da cultura cearense. 
A iniciativa é realizada pelo Porto Dragão, com apoio do Itaú Cultural.
ZONA DE CRIAÇÃO
Quinta (primeiro de outubro) - 20 horas
Esta semana o Programa Zona de Criação apresentará a Mixtape "Mormaço" do artista cearense, XAVIER
Em Youtube do Porto Dragão - Youtube.com/PortoDragao
Mais informações, fotos e release completo em:
Sobre o Zona de Criação - Novo programa do Porto Dragão - Hub Cultural, que une fomento artístico e produção de conteúdo próprio e prevê apoiar, 25 projetos de diferentes linguagens e estilos (música, teatro, dança) de setembro deste ano a fevereiro de 2021. O projeto visa fomentar a produção de conteúdo artístico através da criação, realização e formatação de obras, acompanhando o fazer da arte desde o seu conceito até a sua execução, enriquecendo o portfólio dos artistas selecionados e ampliando sua grade programação online.
NÓS NO BATENTE NA TVC
Quinta (primeiro de outubro) - 20h30 
Reprise Episódio 09, com o grupo Expressões Humanas
Essa semana vai ao ar, na TVC, a reprise do 9º episódio da temporada, com o Grupo de Teatro Expressões Humanas, que se consolida como propagador da cultura brasileira, comprometido com a práxis artística contemporânea e voltada à pesquisa teatral e ao resgate da cidadania. Entre seus principais trabalhos, estão “Larilará Macunaíma Saravá”, “Ensaio Para Um Silêncio”, "Encantrago - Ver de Rosa um Ser Tão", “Orlando” e “Îandé Tekoha”. 
Sábado (três de outubro) às 22h45
10º episódio da temporada Nós no Batente com o Grupo de Dança Laboral Crew
Fechando Primeira Temporada do Programa, o grupo Laboral Crew apresenta sua arte em forma de dança urbana e conta como estão mantendo seu trabalho vivo, nesse tempo de adversidades. O grupo é composto por 10 jovens vindos do Bom Jardim, umas das periferias mais vulneráveis de Fortaleza, que buscam na dança a fonte para transformar vidas de crianças e jovens da comunidade. Em atividade há quase sete anos, o Laboral Crew vem criando trabalhos que abordam o dia-a-dia de cada participante, mostrando as fragilidades e dificuldades do cotidiano da periferia. Além da participação em batalhas de danças urbanas, o Laboral Crew possui espetáculos de autoria própria, entre eles Nato, De Jovem pra Jovem, Home, “VAI DÁ BOOM”, Essência e LAR. 
Sobre o Nós no Batente: O Nós no Batente é uma série documental de 10 episódios, produzida pelo Porto Dragão, em parceria com a Prodança e o Levante - Teatro de Grupo, que mostra um panorama do viver de arte através de entrevistas com grupos do teatro e da dança do Ceará. Um convite a conhecer e pensar em quem está no batente do fazer artístico desta vida que segue, junto ou separado, nessa arte que pulsa diante de tudo e apesar de tudo. Toda a primeira temporada já foi exibida no canal do Youtube do Porto Dragão, e agora está sendo reprisada na TV Ceará. 
Canais TVC: VHF - Canal 5.1 / Multiplay - Canal 517 / NET Canal 17 / Brisanet - Canal 15
ARTE EM REDE 
Sexta (dois de outubro), às 20 horas 
O que Aprendi com a Quarentena, Davi Martins - Youtube
Sábado (três de outubro) às 20 horas 
Infinitos que se cruzam, Melissa Gurgel - ISSUU
Domingo (quatro de outubro), às 17 horas
Projeto MPB em Quadrinhos, ACB Esporte & Cultura/Afrânio Rocha/Thiago Krening
Sobre o Projeto Arte em Rede: Convocatória realizada pela Secretaria de Cultura do Estado - Secult, em maio de 2020, com objetivo de selecionar projetos em formato digital, promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado, no contexto de medidas de Distanciamento Social necessárias neste período de Pandemia do Coronavírus. O resultado da seleção ​integra, agora, as programações artísticas de cinco equipamentos culturais do Governo do Ceará – a Casa de Saberes Cego Aderaldo, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Cineteatro São Luiz, o Porto Dragão e o Theatro José de Alencar-, realizadas em ambiente virtual​, por meio das plataformas digitais e mídias, considerando o contexto de distanciamento entre o público e os equipamentos culturais, como uma oportunidade de empreendimento para os profissionais de arte do Ceará, convocando-os ao desafio de repensar a presença virtual do fazer artístico no setor cultural. 

BNB encerra nesta terça-feira o IV Fórum de Integridade e Ética


A palestra magna 'Petrobras - Virando a página em favor da integridade', a cargo do diretor de Governança e Conformidade da empresa, Marcelo Barbosa de Castro Zenkner, encerra, nesta terça-feira (29), o IV Fórum de Integridade e Ética do Banco do Nordeste. O evento começa às 9h30 e será transmitido pelo canal Banco do Nordeste Oficial, no YouTube (youtube.com/bancodonordesteoficial).
Doutor em Direito Público pela Universidade Nova de Lisboa, Marcelo Zenkner é também mestre em Direito e Garantias Constitucionais Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória, especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Católica de Petrópolis e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
Marcelo Zenkner foi secretário de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo e recebeu, em 2016, a premiação "Top of Mind" - Public Authority pela Legal, Ethics and Compliance (LEC). Em agosto do ano passado, foi eleito pelo Conselho de Administração da Petrobras para o cargo de diretor de Governança e Conformidade.
A palestra será mediada pela advogada e professora Pâmela Roque e, logo em seguida, o diretor de Controle e Risco do Banco do Nordeste, Cornélio Pimentel, conduzirá a interação com o público, composto de profissionais e gestores interessados no debate sobre a atual ambiência de governança no Brasil. 
A live dá continuidade à programação do Fórum, iniciado na segunda-feira passada (21), que foca no tema "Integridade e Sustentabilidade em Tempos de Crise". O objetivo do evento é debater as boas práticas na gestão pública em meio ao processo de retomada econômica. Devido à crise sanitária, é a primeira vez que o Fórum de Integridade e Ética do BNB ocorre totalmente de forma virtual.
FNE - O Banco do Nordeste acaba de superar a marca de R$ 2 bilhões de investimentos no âmbito do FNE Emergencial, valor correspondente a 85,3 mil operações. Foram beneficiados empreendedores individuais (MEIs), pessoas físicas atendidas pelo programa de microcrédito do Banco, o Crediamigo, e empresas de todos os portes localizadas nos municípios em situação de emergência devido à crise sanitária e que estejam inseridos na área de atuação do BNB, os nove estados da região e o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.
O FNE Emergencial é uma linha de crédito especial operacionalizada exclusivamente pelo Banco do Nordeste, lançada pelo Governo Federal em maio deste ano, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional. Com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), o crédito emergencial oferece taxa de juros de 2,5% ao ano e carência até 31 de dezembro de 2020, com prazo de adesão até 30 de setembro de 2020.
Contratações no Ceará - O Ceará foi o Estado que mais contratou na área de atuação do Banco do Nordeste, com total de R$ 396,2 milhões, equivalentes a 23,5 mil operações. Além das vantagens de taxa de juros e carência, o crédito emergencial beneficia investimento, incluindo capital de giro associado de até R$ 200 mil e capital de giro isolado de até R$ 100 mil. O prazo para investimento é de até 12 anos e para capital de giro isolado, de até 24 meses.
FNE 2021 - O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), administrado pelo BNB, deve disponibilizar R$ 24,1 bilhões para os diversos setores e segmentos da economia regional, em 2021. Desse total, R$ 1,68 bilhão contempla exclusivamente a infraestrutura de saneamento básico e logística da área de atuação do Banco, os nove estados da Região e o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. O montante é uma estimativa calculada sobre as disponibilidades projetadas até o momento, podendo sofrer alterações até o final do ano.
A proposta foi apresentada durante Encontro Regional com parceiros dos Estados e representantes dos setores produtivos, em evento virtual transmitido pelo Canal do Banco do Nordeste no YouTube, e será submetida ao Conselho Deliberativo (Condel) da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em reunião a ser realizada até 15 de dezembro próximo.
Na abertura da live, o diretor de Planejamento do Banco do Nordeste, Bruno Ricardo Pena de Sousa, destacou que, por meio do FNE, o BNB investiu na Região, somente no período de 2016 a agosto deste ano, o total de R$ 106 bilhões. Ressaltou, ainda, que "cerca de 250 instituições foram representadas nesse esforço de pensar um planejamento robusto e participativo, apesar das restrições impostas pela crise sanitária". 
Também participaram da reunião a coordenadora-geral de Gestão dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Ana Borges de Assis, e o superintendente de Desenvolvimento da Sudene, Evaldo Cruz Neto.
Distribuição - A projeção de rateio dos recursos do FNE para 2021 propõe a destinação de, no mínimo, 5% dos recursos para cada um dos nove estados da Região e de 2,5% para o norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. De acordo com a proposta, o semiárido permanece como espaço prioritário, área para o qual devem ser destinados 50% dos recursos ingressos. Para o estado do Ceará, a expectativa de aplicação é R$ 3,49 bilhões. 
A proposta de programação do FNE para 2021 leva em consideração as orientações gerais do MDR, bem como as diretrizes e prioridades estabelecidas pela Sudene e inclui nas prioridades setoriais e espaciais o saneamento básico, cujo marco legal foi aprovado este ano, assim como os municípios das bacias do Rio Parnaíba, do Rio São Francisco e da área de influência do Programa de Integração do São Francisco (PISF), os Arranjos Produtivos Locais (APLs) e as Rotas de Integração.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...