sexta-feira, junho 24

Camilo lamenta morte de Ivens Dias Branco

Um dos mais notáveis empreendedores de nosso Estado e de nosso País. Assim foi Ivens Dias Branco. Um homem que, com sua visão de futuro e obstinação, construiu um dos mais sólidos e importantes grupos empresariais do Brasil, tendo contribuído de forma significativa para o desenvolvimento do Ceará.
Uma frase sua, dita por ocasião dos mais de sessenta anos de trabalho ininterrupto, representa bem sua trajetória de vida: “Sempre tive adversidades, mas também sempre tive condições de remover os espinhos.”
Na convivência mais próxima que tivemos, nos últimos dois anos, tive a satisfação de conhecer, além do empreendedor, um ser humano admirável.
No momento de sua partida expresso, em nome dos cearenses, o respeito e gratidão pela contribuição dada ao Ceará e me solidarizo com todos os familiares e amigos.

Morre dono da Fábrica Fortaleza

  • Seu Ivens Dias Branco, morreu hoje à tarde, em São Paulo.
  • Aos 81 anos, o dono da Fábrica Fortaleza, morreu de complicações após cirurgia cardíaca.
  • Ivens liderava o Grupo M. Dias Branco:
  • Contando com mais de meio século de existência, a M. Dias Branco é líder nacional na fabricação e venda de biscoitos e massas, atuando ainda nos segmentos de moagem de trigo, refino de óleo, gorduras, margarinas e cremes vegetais, bolos, snacks, torradas e misturas para bolo, estando presente em todo o território nacional. Em relação ao mercado mundial, a empresa é a quarta maior na categoria de massas e a sétima maior na categoria de biscoitos. Estas conquistas são possíveis porque a M. Dias Branco possui um moderno parque industrial com equipamentos de última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade na produção de seus alimentos. Além disso, investe também constantemente na capacitação de seus colaboradores pois acredita que eles constituem o mais importante elemento para a geração de riquezas e mudanças sociais.

  • As Unidades da M. Dias Branco geram mais de 16.700 empregos diretos, com 12 indústrias distribuídas em importantes cidades brasileiras, além de diversas Unidades de Comercialização e Distribuição. Suas marcas são sinônimos de tradição e qualidade, estabelecendo um vínculo de confiança e respeito com o consumidor. Em cada região do Brasil, a empresa possui marcas que se destacam frente à concorrência, conseguindo a preferência de milhares de consumidores.
  • MISSÃO
  • Oferecer alimentos de qualidade, inovadores, saudáveis, saborosos e com preços competitivos, proporcionando o bem-estar e a felicidade das pessoas.
  • Tudo começou em 1936, quando o português Manuel Dias Branco inaugurou em Fortaleza/Ceará a “Padaria Imperial”. O ingresso do filho Ivens Dias Branco na sociedade aconteceu no ano de 1953. Com uma visão empreendedora, Ivens decide ampliar os negócios investindo na fabricação de biscoitos em escala industrial. As décadas seguintes foram marcadas pela modernização e pelo crescimento das vendas e da produção.
    Em 1980 a empresa mudou da sede de Fortaleza para o município de Eusébio, às margens da BR-116. Em 1990 foi inaugurada a primeira unidade de moagem de trigo em Fortaleza. Esse foi, sem dúvida, um importante passo para a verticalização do processo de produção de biscoitos e massas. A partir daí começou uma acelerada expansão orgânica com a construção de novos moinhos e indústrias de massas e biscoitos, todas impulsionadas pelo crescimento das vendas e da capacidade de produção. Vale destacar também a inauguração, no ano de 2002, da unidade industrial de Gorduras e Margarinas também em Fortaleza. A partir daí a empresa passou a produzir dois de seus principais insumos para a fabricação de biscoitos e massas.
    Com a aquisição do Grupo Adria em 2003, que possuía as marcas Basilar, Isabela, Zabet e Adria, líderes nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, a M. Dias Branco assume a liderança nacional do setor de massas e biscoitos. Os anos seguintes também foram marcados pela aquisição de outras empresas, que fortaleceram a M. Dias Branco, tornando-se uma das maiores empresas de alimentos do Brasil e do Mundo.

22 praias

O quadro das praias balneáveis de Fortaleza voltou ao padrão de normalidade segundo o novo boletim de balneabilidade da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Divulgado nesta sexta-feira (24), o documento aponta que, dos 31 pontos analisados, 22 encontram-se adequados para banho. O último laudo apresentou o total de 16 pontos favoráveis. “O resultado mostra uma considerável melhora na qualidade das águas da praias da capital. Esse fenômeno é possível devido ao final da quadra chuvosa”, explica a técnica do laboratório da Semace, Maíra Brandão.

O setor Leste que destaca o Caça e Pesca, Praia do Futuro e Serviluz é o que aponta maior incidência de praias próprias, tendo, apenas, o Posto 11 (Farol) o único ponto inadequado. O setor Centro também revela número significativo de trechos favoráveis, mostrando somente dois em desconformidade, sendo esses entre a Praia dos Botes e Monumentos dos Jangadeiros. Na sequência, o setor Oeste indica apenas quatro pontos balneáveis: postos 22, 24, 29 e 30, conforme orientação do boletim.

As análises são realizadas pelo laboratório da Gerência de Análise e Monitoramento da Semace e seguem os padrões da resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente Nº 274/2000.

Resultado das análises em Fortaleza

SETOR LESTE
Posto 1 – Entre o Posto dos Bombeiros 08 e a foz do Rio Cocó
Posto 2 – Entre os postos 7 e 8 dos Bombeiros
Posto 3 – Entre os postos 6 e 7 dos Bombeiros
Posto 4 – Entre os Posto dos Bombeiros 6 até a Praça 31 de Março
Posto 5 – Entre a Praça 31 de Março até Posto dos Bombeiros 4
Posto 6 – Entre os postos 3 e 4 dos Bombeiros
Posto 7 – Entre os postos 2 e 3 dos Bombeiros

Posto 8 – Entre os postos 1 e 2 dos Bombeiros
Posto 9 – Entre a rua Ismael Pordeus até Posto dos Bombeiros 1
Posto 10– Entre o Farol até a Rua Ismael Pordeus

Posto 11 – Farol

SETOR CENTRO
Posto 12 – Entre a Praia dos Botes e o Farol
Posto 13 – Entre o Monumento do Jangadeiro até a Praia dos Botes

Posto 14 – Entre a foz do Riacho Maceió e o Monumento dos Jangadeiros
Posto 15 – Entre a Volta da Jurema até foz do Riacho Maceió
Posto 16 – Entre Espigão da Desembargador Moreira até a Volta da Jurema
Posto 17 – Entre a Rua José Vilar e o Espigão da Av. Desembargador Moreira
Posto 18 – Entre Espigão da Rui Barbosa até a Rua José Vilar e o Espigão
Posto 19 – Entre os Espigões da rua João Cordeiro e Av. Rui Barbosa

Posto 20 – Entre o Aquário até o Espigão da Rua João Cordeiro
Posto 21 – Entre o Inace (Ind. Naval do Ceará) até o Aquário

SETOR OESTE
Posto 22 – Entre a Rua Padre Mororó até a Av. Alberto Nepomuceno
Posto 23 – Entre a Av. Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó
Posto 24– Entre a rua Jacinto Matos e a Av. Philomeno Gomes
Posto 25 – Entre a Av. Pasteur até a Rua Jacinto Matos
Posto 26 – Entre a Rua Francisco Calaça até a Av. Pasteur
Posto 27 – Entre a Rua Seis Companheiros até a Rua Francisco Calaça
Posto 28 – Entre a Rua Lagoa do Abaeté até a Rua Seis Companheiros

Posto 29 – Entre a Rua das Goiabeiras até a Rua lagoa do Abaeté
Posto 30 – Entre a foz do Rio Ceará até a Rua das Goiabeiras
Posto 31– Barra do Ceará

Campus Unifor Livre

Imparh

A Prefeitura de Fortaleza está com inscrições abertas, até o próximo domingo (26/6), para a seleção de novos alunos do Centro de Línguas Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh). No total, são ofertadas 770 vagas para o semestre 2016.2, distribuídas nos seguintes idiomas: Português, Inglês, Espanhol, Italiano, Francês e Alemão. As inscrições devem ser feitas no site do Imparh.

Os interessados devem ter concluído ou estar cursando, no mínimo, o 9º ano do Ensino Fundamental e ter idade mínima de 14 anos completos. Para se inscrever, os candidatos devem preencher o formulário eletrônico disponível no site do Imparh. O valor da inscrição da seleção é R$ 60.

A seleção reserva 50% das vagas para estudantes regularmente matriculados em escolas públicas. Estes deverão apresentar uma declaração da instituição de ensino em que estudam junto a uma cópia do documento de identidade e o comprovante de inscrição e entregá-los na Diretoria de Concursos e Seleções (Dices) do Imparh, no período de 20 a 28 de junho, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

“O Centro de Línguas do Imparh tem uma tradição na nossa cidade. São 40 anos de atuação. É uma excelente oportunidade para aqueles que querem se qualificar para o mercado de trabalho ou conhecer uma nova língua”, destaca o presidente do Imparh, André Ramos.

O processo seletivo de novos alunos é feito por meio de uma prova objetiva de 40 questões, com caráter eliminatório e classificatório. A novidade deste semestre é que, para os candidatos que concorrem às vagas de Português, a prova abordará somente conhecimentos gerais. Já para os candidatos às vagas para os cursos de línguas estrangeiras (Italiano, Francês, Espanhol, Alemão e Inglês), o exame versará sobre língua portuguesa e conhecimentos gerais. A data da prova está prevista para 10 de julho de 2016.

Atualmente, o Imparh conta com cerca de 3 mil alunos matriculados em um dos sete idiomas ofertados. Ao longo do curso, os alunos matriculados pagam uma taxa por semestre. Os cursos de línguas estrangeiras do Imparh têm a duração de três anos e meio. Já o curso de Português dura dois anos e meio.

Mais informações
Diretoria de Concursos e Seleções (Dices)
Endereço: João Pessoa, 5609 – Damas
Telefone: 3433.2987

Amanhã na Barra

A Prefeitura de Fortaleza vai promover neste sábado (25/06) duas ações que vão beneficiar mais de 2.700 famílias atendidas pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor). A partir das 9h, no Cuca da Barra do Ceará, o prefeito Roberto Cláudio vai entregar 700 termos de Concessão Real de Direito de Uso (CDRU), mais conhecidos como “papel da casa”. Em seguida, às 11h, o prefeito vai participar, no conjunto residencial Alameda das Palmeiras, no bairro Ancuri, do loteamento das unidades entre os beneficiados no primeiro sorteio do programa “Minha Casa, Minha Vida (MCMV)”, realizado em dezembro de 2015.

No primeiro evento, 700 famílias oriundas de cinco conjuntos habitacionais construídos em regime de mutirão ou pela Prefeitura receberão os documentos das suas casas. Estes beneficiários devem retirar senhas de atendimento nos guichês instalados pela Habitafor no pátio do Cuca e seguir para o ginásio, onde ocorrerá a solenidade.

Já no Alameda das Palmeiras, 2.032 beneficiários do MCMV com dossiês aprovados pelo Banco do Brasil conhecerão os apartamentos onde vão morar em breve. O processo de seleção das unidades é feito por meio de um programa desenvolvido pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), que sorteia as unidades conforme os grupos de prioridade. Dessa forma, portadores de deficiência e idosos ficam com as unidades térreas e adaptáveis. Posteriormente, a Habitafor vai intermediar possíveis trocas que os beneficiários desejem fazer.

Além destas, a Prefeitura também sorteou, em dezembro do ano passado, outras 504 unidades localizadas no complexo residencial Escritores, localizado em Messejana. No caso dos Escritores, as unidades já têm seus futuros donos definidos, que aguardam apenas a Caixa concluir os processos para receberem as chaves.

Novo sorteio
O segundo sorteio do MCMV em Fortaleza está programado para segunda-feira, 27, às 10h, na Câmara Municipal de Fortaleza. Na ocasião, serão sorteadas 4.380 unidades, sendo 1.892 na segunda etapa do Alameda das Palmeiras e 2.488 no Conjunto Cidade Jardim II (José Walter).

Serviço
Entrega de papéis da Casa e loteamento do conjunto Alameda das Palmeiras
Data: 25/06/2016 (sábado)
Horário: 9h e 11h

Locais: Ginásio do Cuca Barra (Av. Pres. Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará), às 9h, e, em seguida, Conjunto Alameda das Palmeiras (bairro Ancuri)

Na CMFor

QUESTÕES SOCIAIS:
Participação, esclarecimentos e decisões. AUDIÊNCIA PUBLICA na Câmara Municipal de Fortaleza.

Para dona Yolanda


Dia 5 de julho

Programação

05 de julho de 2016, terça
08:00 às 08:55Welcome coffee / Credenciamento
08:55 às 09:00Abertura Oficial do Evento
09:00 às 09:40Joaquim Caracas
09:40 às 10:20Angelo Leite
10:20 às 11:00Como as ferramentas digitais podem aumentar a performance de vendas?
11:00 às 11:30Networking Break
11:30 às 12:10Leonardo Lamartine
12:10 às 12:50Rony Meisler
12:50 às 14:10Almoço
14:10 às 14:50Erick de Albuquerque
14:50 às 15:20Palestrante 7
15:20 às 15:50Networking Break
15:50 às 16:30Ari de Sá Cavalcante Neto
16:30 às 17:10André Ferraz
17:10 às 17:15Encerramento
Patrocinador

Cidadania fortalezense para Domenico

  • A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) entrega hoje, às sete da noite, a cidadania fortalezense para Domenico Gabriele.
  • Será no Plenário Fausto Arruda.
  • Solenidade presidida por Alípio Rodrigues.


No São Sebastião

Com o objetivo de congregar chefs e cozinheiros cearenses será lançada no próximo dia 27, às 19h, no Mercado São Sebastião, a Associação de Chefes de Cozinha do Ceará. O evento, somente para convidados, apresentará a ACC- CE para o trade turístico, formadores de opinião, imprensa local, iniciativas pública e privada.
A ACC é liderada pelos chefs Luciano Ferreira e Faustino Paiva, que há seis anos promovem encontros entre os profissionais de cozinha para trocar experiências gastronômicas.
Na primeira gestão da ACC, sob o comando do chef Luciano Ferreira, do Hotel Oasis Atlântico, os desafios serão estruturar a sede localizada no Mercado São Sebastião, fortalecer o movimento Slow Food, difundindo o conceito de alimento bom, limpo e justo para os restaurantes e consumidores locais, além de incentivar os profissionais de cozinha a participar de palestras, oficinas e cursos gastronômicos.
“Também queremos formatar  um banco de oportunidades com canal direto com as empresas do setor de alimentação fora do lar, promover experiências gastronômicas entre os profissionais da cozinha, incentivando-os a valorizar a comida do lugar e incentivar as empresas em participação das empresas no Selo de Qualidade Sebrae”, afirma Luciano.
Lançamento ACC
Mercado São Sebastião (espaço Central) - 27/06 (segunda-feira) - 19h

No Benfica

Futricas Cearenses



Hoje encerramos mais um ciclo. Um período de muito trabalho e apredizado. Fazer parte da equipe Pedro Matos, além de ter sido gratificante foi algo que contribuiu muito para a meu crescimento profissional e pessoal. Em meu retorno a Câmara Municipal de Fortaleza tive a oportunidade de reencontrar amigos e fazer novos. Quero agradecer ao vereador @pedrogomatos por acreditar em meu trabalho. Aos meus companheiros de gabinete. Aos profissionais da casa, pela atenção e pelo carinho que nos receberam. Aos colegas jornalistas pelos espaços que nos foram dados. Agora vamos iniciar uma nova fase, para que em 2017 possamos voltar com tudo. Obrigado meu Deus!
#IssoéserBOSSA.COM
‪#‎EquipePedroMatos‬
‪#‎eleições2016‬
‪#‎ValeuDeus‬

De Primeira

Mexa-se
Participo amanhã da Corrida Noturna de O Povo, na Avenida Carlos Jereisssati. No domingo vou participar da Corrida Eusébio. Venho adotando as corridas como atividade esportiva com mais intensidade este ano. Já participei das corridas Love Run, Unifor, Meia Maratona de Fortaleza, das Estações e 70 anos do Montese. Estou inscrito na Corrida Pague Menos e Maratona Pão de Açúcar. Continuo no K+1 do Hap Vida as segundas, quartas e sábados na Beira Mar. É aquele velha dica esportiva: Mexa-se. 


Espaço Saúde
Atuando com o compromisso de motivar saúde para a sua cidade, a Unimed Fortaleza inova e apresenta um espaço sem igual no Brasil, que convida a população a sair do sedentarismo de forma divertida e saudável. O Espaço Unimed Ativa oferece acessórios e equipamentos para a prática esportiva ao ar livre através de um espaço de convivência, no qual tudo será gratuito! Desde a rede de vôlei de praia e mais de 70 itens como: stand-up paddle, skate, patins, frescobol, frisbee, beach tênis, bola de futebol, slack line, patinete, além de equipamentos de segurança como: capacete, joelheira e cotoveleira.

I
Na noite da última terça-feira (21) o Ceará deu mais um importante passo na busca pelo acesso à primeira divisão do Campeonato Brasileiro.
II
O Vozão encontrou muita dificuldade, mas na base da superação venceu o Oeste por 1×0 no estádio Castelão e, de quebra, assumiu a quarta colocação na tabela de classificação da Série B.
III
Um dos destaques do alvinegro na competição, o meio-campo Felipe comemorou o fato da sua equipe ter entrado no G4. “A Série B é um campeonato de regularidade e é muito importante estarmos sempre próximo ou dentro do G4. Felizmente conseguimos mais uma excelente e difícil vitória dentro de casa, o que nos fez subir três posições na classificação”, revelou.
IV
Com três gols anotados na competição até o momento, Felipe ficou de fora de apenas uma partida do Ceará na Série B.
V
Feliz na capital cearense, o meia está otimista com relação ao acesso.
VI
“Temos um time muito qualificado. A competição está muito equilibrada, mas acredito que temos todas as condições de brigar por uma das vagas. O grupo sabe que um acesso será importante para o clube e também para nós jogadores”.
VII
Amanhã (25), às 16h30, o Ceará jogará novamente dentro de casa, desta vez contra o Náutico.
VIII
“Será mais um jogo difícil. O Náutico é uma equipe que vai brigar por uma dessas vagas, portanto podemos classificar esse jogo como um confronto direto. Temos que fazer prevalecer o mando de campo e conquistar mais um grande resultado”, finalizou o camisa dez do Vozão.
IX
Peço orações pela recuperação de minha mãe Luzanira Braga Carneiro, que está na UTI do SOS Hospital.
X
De antemão agradeço o pronto atendimento dos médicos e enfermeiras do SOS.

Sugestão esportiva
Recebo do conselheiro do Fortaleza, Renato Bonfim: "Amigo Lauriberto Braga. Peço colocar em brilhante coluna: O Marquinhos Santos que é excelente treinador, deveria fazer pelo um treino por semana, para ensinar os nossos jogadores a chutar de fora da área, pois vejo na TV que maioria dos gols são feitos de chutes de fora da área. No Fortaleza nenhum jogador chuta de fora da área. Assim eles tem que treinar forte nesta modalidade, para aprender a fazer gols. O Fortaleza só faz mais gols em cruzamentos e o único jogador que faz é o Everton que os cruzamentos dele são rasteiros. Assim o Anselmo poderá fazer gols, porque de outra maneira só de pênalti. No tempo do Chiquinho  e Sérgio(2004) eles iam a linha de fundo e cruzavam rasteiro  voltando e  o Finazzi e o Vinicius só aproveitando estes cruzamentos e fazendo gols. Foi o ano  em que o Fortaleza subiu para Série A (primeira divisão). Um abraço do amigo.".

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...