quinta-feira, maio 18

Rendá no #DFB2017

A partir do talento das mãos rendeiras do Nordeste, os fios de algodão se transformam em arte. É resgatando a tradição da renda renascença, vinda da Itália e propagada no sertão nordestino pelos portugueses, que a Rendá estreia no Dragão Fashion Brasil (DFB), o maior e mais relevante encontro de moda autoral da América Latina, no dia 25 de maio. 

Comandada pela empresária Camila Arraes (foto), a Rendá, em parceria com o estilista cearense Kallil Nepomuceno, apresenta um desfile cheio de glamour e ressaltando as raízes sertanejas, será realizado no segundo dia do DFB Festival 2017.
Sobre a Rendá
A Rendá nasce do talento de mulheres nordestinas que criam e recriam seu saber através do trabalho manual, delicado, laborioso e único, transformando e imprimindo a riqueza cultural e regional em peças exclusivas. A marca mescla luxo e simplicidade, mantendo a tradição das rendeiras viva e resgatando a força e feminilidade da mulher brasileira. 
Serviço
Rendá
Telefone: (85) 99403-2901

Museu Pitaguary


Michel Temer não renuncia

Em breve pronunciamento agora há pouco, o presidente Michel Temer, anunciou que não vai renunciar.
Chamou a conversa com o executivo da JBS de "clandestina" e que seu Governo seu seu "pior momento".

Centro Cultural Belchior

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) inaugura hoje, às 17 horas, um novo centro cultural em Fortaleza, no bairro Praia de Iracema. O equipamento fará uma homenagem ao músico cearense Belchior, que além de uma importante referência para a música brasileira, foi também um amante das artes plásticas.

O Centro Cultural Belchior, construído em um dos principais cartões postais da Cidade, possui aproximadamente 850 metros quadrados, divididos entre um auditório, salas e galerias para exposição, biblioteca, café, sala de reunião, administração, banheiros - sendo feminino, masculino e para pessoas com mobilidade reduzida -, e plataforma elevatória para cadeirantes, além de área de uso comum, no pavimento superior, de onde é possível contemplar o mar.
A Secretaria Regional II coordenou as obras do equipamento que, após a entrega oficial, será administrado pela Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). “Este novo centro cultural, batizado com o nome do cantor e artista plástico Belchior, é mais um passo no desenvolvimento do Projeto de Requalificação da Praia de Iracema. Recentemente entregamos o Estoril e o Passeio das Artes. Nosso intuito é resgatar a vocação boêmia do bairro, atrair visitantes e ampliar a sensação de segurança na área”, afirma Ferruccio Feitosa, titular da Secretaria Regional II.
Para o secretário da Cultura de Fortaleza, Evaldo Lima, o Centro faz uma justa homenagem ao cantor Belchior, grande nome da música cearense. “Belchior tornou-se poeta, pós-moderno, visionário e, já eterno cantor e artista plástico cearense. Cada espaço do Centro homenageia uma de suas músicas, como o auditório A Palo Seco, a Galeria Fotografia 3x4 e a Sala Mucuripe. A inauguração do Centro é mais uma ganho para a cultura da capital cearense”, ressalta.
Durante a solenidade de inauguração, a população poderá assistir vídeos e visitar um acervo de telas do Belchior, além de assistir apresentações musicais em tributo ao artista.
Serviço
Inauguração do Centro Cultural Belchior
Data: Quinta-feira (18)
Horário: 17 horas
Local: Rua dos Pacajus, 123, Praia de Iracema.
Segundo vídeo do Centro Cultural Belchior, mais uma realização da Secretaria Regional 2 da…

Fala André Figueiredo

Primeiramente, Fora Temer! Bom dia! Olha como amanheceu nosso gabinete em Brasília hoje! 👊

Fala Doutor Porto

Pelo tempo do Pequeno Expediente, na sessão ordinária de hoje, o vereador Doutor Porto (PRTB) repercutiu a delação da JBS, que aponta o envolvimento do presidente Michel Temer (PMDB) e do senador Aécio Neves (PSDB) na compra do silêncio do ex deputado Eduardo Cunha. O parlamentar defendeu uma atitude energética da população.
O vereador chamou atenção ainda para o número de notícias fakes veiculadas nas redes sociais. “Não podia deixar de falar sobre os acontecimentos nacionais e sobre as fake news, pois temos que ter o cuidado para saber se a notícia é realmente falsa ou verdadeira. No caso do Temer e do Aécio, sabemos que a possibilidade de ser verdadeira é grande, pois vários jornais a noticiaram. E esse governo não foi legitimado portanto a reflexão que faço é que esses políticos nunca vão ser diferentes se os eleitores não forem diferentes. Nós temos que sair do facebook e ir para as ruas.”, frisou.
O parlamentar também informou sobre a inauguração do Centro Cultural Belchior, que acontece hoje, às 17 horas na Rua dos Pacajus, 123, Praia de Iracema. O espaço terá exposições e eventos culturais voltados para a população de Fortaleza e visitantes. “Esperamos contar com a participação de todos hoje para prestigiar a inauguração desse espaço que presta homenagem ao grande Belchior”, destacou.
Assessoria de Imprensa
Anna Regadas

Frentes parlamentares na CMFor

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Salmito Filho (PDT), utilizou a tribuna hoje para anunciar a criação e composição de duas Frentes Parlamentares, a Frente Parlamentar Pela Vida e a Frente Parlamentar de Defesa Animal. Os vereadores convocados se reunirão para definir o presidente e relator para poderem instalar as Frentes oficialmente.
Salmito Filho anunciou que os seguintes parlamentares farão parte da Frente Parlamentar pela Vida: Priscila Costa (PRTB), Jorge Pinheiro (PSDC), Michel Lins (PPS), Márcio Martins (PR), Marília do Posto (PRP) e Célio Studart (SD).
Já para a Frente Parlamentar de Defesa Animal, os vereadores Célio Studart (SD), Ésio Feitosa (PPL), Cláudia Gomes (PTC), Larissa Gaspar (PPL) e Márcio Martins (PR) foram convocados.
A Frente Parlamentar é uma associação de vereadores que se reúne para aprimorar a legislação referente a um tema específico.

Fala Joana Maciel

A secretária de Saúde de Fortaleza, Joana Maciel, foi sabatinada pelos vereadores por mais de duas horas no Grande Expediente hoje da CMFor (foto Genilson Lima)
A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) recebeu na manhã de hoje, durante o tempo do Grande Expediente, a secretária municipal de saúde, Joana Angélica Maciel, e o gerente da Célula de Vigilância Ambiental e Risco Epidemiológico, Nélio Morais. Os gestores apresentaram as ações do Executivo no enfrentamento às Arboviroses e pediram a colaboração dos vereadores no trabalho de conscientização e mobilização social da população no combate ao mosquito Aedes Aegypti.
De acordo com a secretária Joana, as estratégias deste ano são focadas na prevenção, e contemplam ações de educação em saúde e mobilização social para o controle das arboviroses, tendo em vista que 81% dos casos dos focos do mosquito Aedes Aegypti foram encontrados em ambiente residencial. “As residências são os principais criadouros do mosquito, portanto o nosso foco é o combate ao criadouro e precisamos da mobilização social. Cada um, precisa fazer o seu papel, pois a limpeza tem que ser realizada a cada sete dias, devido ao ciclo de vida do mosquito”, destacou.
O mosquito vive entre 30 a 40 dias e passa por quatro fases. Na fase de ovo para larva, ele resiste 400 dias em superfície seca, já a fase de pupa para adulto, ocorre em água parada com a colocação de cerca de 300 ovos de sete em sete dias. A pesquisa revelou que o principal depósito com criadouros de mosquito são as caixas d’água, seguida por cisternas, cacimbas, potes, tanques. Logo depois vem os baldes, vasos com plantas, ralos, piscinas, pneus, garrafas, latas, descartáveis, entre outros. “Precisamos desses dados, para realizarmos o combate vetorial”, explicou.
Dessa forma, as ações são focadas para que a população realize semanalmente a limpeza desses materiais em suas residências. Joana também informou, que a prefeitura atuará em pontos estratégicos como sucatas e imóveis abandonados. “Nosso objetivo é formar agentes multiplicadores de combate ao mosquito transmissor das arboviroses em instituições públicas e privadas, com medidas de prevenção e com a capacidade de identificar e eliminar focos do mosquito.”, pontuou.
A secretária destacou a preocupação com o avanço da Chikungunya. “Em Fortaleza, tivemos 17 mil casos da doença e agora em 2017 já temos um número bem mais elevado. E algo que nos preocupa é a mortalidade, pois temos 32 casos suspeitos e 2 casos de morte já confirmados pela doença. A princípio, a doença afeta as juntas, articulações e o paciente apresenta febre, mas temos casos que atinge também o cérebro, o fígado e o coração, o que aumenta a gravidade da doença, por isso é importante a realização de pesquisas e estudos para traçarmos ações assertivas no tratamento e no combate à doença”, frisou. Quanto as regiões com maiores incidências, Joana informou que até 2016, era a região oeste da cidade de Fortaleza, mas em 2017, migrou para a região leste.
Joana ressaltou que diante do aumento de casos, a prefeitura vem realizando uma força tarefa. Somente de janeiro a abril deste ano, o Executivo já realizou mais de 12 ações no combate ao mosquito. Dentre elas a implantação de brigadas em Escolas públicas e privadas, creches e postos de saúde. A prefeitura também conta atualmente com 27 brigadas e 220 agentes. Esses agentes são responsáveis pela realização de vistorias, para identificar e eliminar focos, devendo ainda apresentar um relatório com o registro das ações, à diretoria da instituição e nos encontros de monitoramentos com a equipe dos agentes de Combate as Endemias da Prefeitura Municipal.
Outra ação desenvolvida pela gestão foi a criação do Comitê Municipal Permanente de Combate às Arboviroses, que conta com mais de 50 profissionais capacitados. Além do projeto “Senhora Faxina”, que visa educar a população utilizando o trabalho do idoso dentro da sua comunidade. A gestão ainda desenvolveu a campanha Dia “D” de Combate ao Mosquito, onde 800 equipamentos públicos recebem ações educativas de prevenção, a cada sete dias. Foi também assinado termo de compromisso com as entidades; Secovi-Ce Sinduscon-Ce, CDL, SINCOPEÇAS, Ormece, 10ª Região Militar, AADIC, Sinepe-Ce, Arquidiocese de Fortaleza e Associação dos Hospitais – Ce (AHECE).
Em relação à assistência na saúde, Joana informou que mais 700 profissionais já foram capacitados para a identificação e o tratamento da doença. “É a partir da identificação, que podemos definir ações cada vez mais assertivas, por isso capacitamos mais de 700 profissionais e implantamos em 19 unidades de saúde, salas de observação do paciente, onde fornecemos hidratação venosa. Nessas unidades também, o resultado do exame sai de forma mais rápida e isso desafoga o trabalho nas Upas e Hospitais”, frisou.
Conforme a gestora, foi criado ainda um grupo técnico de assessoria, com 35 profissionais experts no assunto, para traçar ações estratégicas de combate e enfrentamento da doença. A equipe foi dividida em cinco grupos; epidemiologista, pesquisa, manejo clínico, rede assistencial e comunicação. A secretária finalizou sua fala pedindo o apoio dos pares na ação de conscientização da população e mobilização para o combate ao mosquito. “Esperamos contar com o apoio dos pares para levar essas informações para a população, a fim que possamos juntos combater o mosquito. Nós não fugimos da nossa responsabilidade e temos consciência de que muito trabalho ainda deve ser feito, mas a participação e colaboração de toda a sociedade é fundamental”, frisou.
Assessoria de Imprensa
Anna Regadas

Dia Internacional do Museu

Feirinha de Orgânicos

Sábado é dia de Feirinha de Orgânicos no Mercadinhos São Luiz. A partir do próximo sábado (20), o público poderá comprar, todos os sábados, produtos orgânicos no estacionamento da unidade da avenida Santos Dumont. As barraquinhas estilo quitanda proporcionam o clima de feira, assim como o fácil acesso às frutas, verduras e legumes e a possibilidade de degustar alguns produtos. Para tornar o evento ainda mais sustentável, os Mercadinhos ainda sugerem que o consumidor leve a sua própria sacola retornável, já que a Feirinha não terá embalagens descartáveis. 
A Feirinha, conforme explica Renata Luna, nutricionista dos Mercadinhos São Luiz, segue o movimento que já existe na cidade de disseminar a cultura do consumo orgânico e apresenta o mix de produtos de hortifruti e de mercearia da casa, levantando a bandeira da empresa. “É uma ação para toda a família, já que também teremos promotores tirando dúvidas sobre os orgânicos, tornando um momento de aprendizado para todos”, completa a profissional. O evento semanal é gratuito e aberto ao público, sendo realizado das 7 às 12 horas.
SERVIÇO
Feirinha de Orgânicos
Horário: todos os sábados, das 7 horas às 12 horas.
Local: Estacionamento do Mercadinhos São Luiz da av. Santos Dumont - Av. Santos Dumont, 5625. 

Sebrae Startup Day

Com a ideia de fomentar o ecossistema inovador brasileiro como um todo e levar, a cada estado, a experiência de atendimento às startups feita através do “Sebrae Like a Boss”, o Sebrae realiza, simultaneamente, em todo o país, neste sábado (20), a edição 2017 do Sebrae Startup Day.
Com a liberdade de organizar uma programação de atividades de acordo com a sua realidade, cada estado vai realizar ações bem específicas. Aqui, no Ceará, os empreendedores participarão de atividades nas cidades de Sobral, Quixadá, Juazeiro do Norte, Tauá e Fortaleza, com palestras e hangouts, além de encontros do InovAtiva, estes destinados, exclusivamente, ao público específico do Programa.
PROGRAMAÇÃO ABERTA
Em Fortaleza, constam da programação livre, que acontecerá no auditório do Sebrae Ceará, olançamento do Projeto Startup Ceará, em parceria com o Governo do Estado, além de palestras com nomes como Yuri Gitahy, que vai falar sobre “Como desenvolver um Ecossistema de Startups”, Nathalia Santiago, que discorrerá sobre o tema “Conquistando clientes com Growth Hacking”, Anderson Morais, que vai dar palestra sobre “Alavancando vendas: Rumo ao Topo!” e Alice Salvo, que vai debater sobre o “O pulo do Gato Empreendedor”. O evento se encerra com um Meetup.
Para a maioria das pessoas, "startup" é uma empresa com perfil inovador com custos de manutenção muito baixos e que consegue crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores. Eventos como o Sebrae Startup Day, coordenado e executado pelo Sebrae, funciona como vitrine para que as startups mostrem seus produtos e serviços para a comunidade e uma forma de investidores conhecerem os empreendimentos de base tecnológica que estão sendo desenvolvidos aqui.
Mais informações e inscrições: http://bit.ly/2q2BUKl

Passo de Arte

De 25 a 28 de maio o XI Festival Passo de Arte (foto Reginaldo Azevedo)
São poucos minutos que podem representar um importante salto na carreira de jovens bailarinos. É o que acontece no Passo de Arte, tradicional evento de dança, que de 25 a 28 de maio realiza em Fortaleza a 11ª edição da etapa Norte e Nordeste.
No palco do Teatro do Via Sul Shopping, cerca de 1.000 crianças e jovens de sete estados vão dançar sob o olhar atento do júri. Alguns sonham com indicações para o Youth America Grand Prix Brasil (YAGP Brasil), concurso que escolhe os candidatos brasileiros que representam o país no YAGP em Nova York.
Foi o que aconteceu com o bailarino cearense Henrique de Oliveira Barbosa, que este ano se apresenta como convidado especial para abrir a sessão de domingo (28) às 13h30, dançando variação do balé O Corsário. Em 2015, aos 16 anos, como aluno do Centro de Ballet Clássico Mônica Luiza, Henrique participou do Passo de Arte Norte e Nordeste, foi selecionado para o YAGP Brasil e desde dezembro de 2016 tem contrato assinado com o HOUSTON BALLET II (assista ao vídeo de sua apresentação no YAGP Brasil em 2015: https://www.youtube.com/watch?v=iukwhlQXhgU)
Além de indicações para o YAGP, os participantes do Passo de Arte Norte e Nordeste disputam vagas para o 25º Passo de Arte, evento internacional que acontecerá em julho deste ano em Indaiatuba, São Paulo, e concorrem a prêmios em dinheiro ofertados ao melhor bailarino, a melhor bailarina, o melhor grupo e o melhor coreógrafo.
As edições regionais classificam os participantes por categorias específicas onde os trabalhos são agrupados por modalidades. Além de solos, duos, trios e conjuntos de Clássico e Balé de Repertório, a programação conta com apresentações de conjuntos Estilo Livre, Contemporâneo, Jazz, Danças Urbanas, Sapateado e Danças Populares. Para avaliar os participantes, a comissão julgadora deste ano em Fortaleza será formada pelos professores Edy Wilson (SP), Cintia Martin (RJ), João Wlamir (RJ) e Frank Ejara (SP).
Os participantes
O 11º Passo de Arte Norte e Nordeste receberá bailarinos de Fortaleza e Maracanaú (CE), Natal e Mossoró (RN), Salvador e Lauro de Freitas (BA), Camaragibe (PE), Teresina (PI), Campina Grande (PB) e Boa Vista (RR).
Do Ceará estão os seguintes grupos e escolas de dança: Cia. Vera Passos, Cia Desconexo, Centro Coreográfico Leandro Netto, Centro de Ballet Clássico Mônica Luiza, Escola de Dança Janne Ruth, Academia Tereza Passos, Escola de Ballet Goretti Quintela, Rossana Pucci, Lia Ary, Michelle Fontenelle, Mainara Albuquerque, Escola de Dança Passos, Baillart e Xênia Skeff.
O Passo de Arte Norte e Nordeste, além de ser um estímulo a jovens bailarinos da região, é, para quem gosta de dança, uma vitrine do que está sendo feito na área e uma oportunidade de assistir a diversos gêneros de dança.

SERVIÇO
11º Passo de Arte Norte e Nordeste – De 25 a 28 de maio de 2017 no Teatro do Via Sul Shopping (Avenida Washington Soares, 4335, Lagoa Sapiranga – Fortaleza). Dia 25, sessão às 18h; Dia 26 às 18h; Dia 27 sessões às 13h30 e 18h; Dia 28, às 13h30 e 18h. Os ingressos estarão à venda na bilheteria do Teatro a partir das 13h do dia 25: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia). Meia entrada: estudantes com carteirinha, crianças de 6 a 11 anos e pessoas com idade a partir de 60 anos (necessário documento para comprovar). Crianças até 5 anos não pagam ingressos. Informações: 11-4979-5709 (Instituto Passo de Arte).

PROGRAMAÇÃO
Dia 25 (quinta)
18h - Solos Clássico Pré / Duos e Trios Clássicos / Conjuntos Estilo Livre Pré e Adulto / Conjuntos de Clássico / Conjuntos de Repertório
Dia 26 (sexta)
18h - Solos Clássicos Juvenil e Adulto / Conjuntos de Estilo Livre Juvenil e Avançado
Dia 27 (sábado)
13h30 - Solos Clássicos Avançado / Duos Livres / Conjuntos de Contemporâneo / Conjuntos de Jazz Juvenil / Conjuntos de Danças Urbanas Pré e Avançado
18h - Solos Livre Juvenil e Avançado / Conjuntos de Danças Urbanas Juvenil e Adulto / Conjuntos de Jazz Adulto
Dia 28 (domingo)
13h30 – Apresentação especial: Henrique de Oliveira Barbosa
Solos Livres Pré / Pas de Deux / Grand Pas de Deux / Variações de Repertório
18h - Solos Livre Adulto / Trios Livres / Conjuntos de Jazz Avançado / Conjuntos de Danças Populares / Conjuntos de Sapateado

Próxima semana na CMFor

Programação de 23 a 26 de maio na CMFor

Dia
Evento
Assunto
Local
Hora
Proposição
23/05
Terça
Audiência Pública
Para discutir Programa de Saúde Integral,
mediante a inclusão de Terapias Alternativas
no rol de ações em prol do bem-estar das pessoas.
Auditório
14h30
Ver. Dr. Porto
24/05
Quarta
Audiência Pública
De Revisão da Lei Orgânica do Município de Fortaleza
Plenário
15h
-
25/05
Quinta
Audiência Pública
Alusiva ao Dia Nacional de Combate à Homofobia.
Auditório
14h30
Verª Larissa Gaspar
26/05
Sexta
Audiência Pública
Para discutir as dificuldades dos abrigos de animais de
Fortaleza/Ce e possíveis soluções.
Auditório
10h
Ver. Célio Studart



Responsável: Coordenadoria do Cerimonial da Câmara Municipal de Fortaleza. Fone: 3444.8325 / 3444.8315 / 3444.8448

Fala Márcio Cruz

Márcio Cruz adicionou 19 novas fotos.
13 min
Debater a elaboração das normas municipais com os alunos e corpo docente da Estácio/Fic foi um momento de grande valia para o nosso mandato.
Saímos daquele auditório conscientes de que cumprimos o nosso papel de disseminar a cidadania dos fortalezenses e, sobretudo, levando as demandas da população para transformarmos em bandeira de luta na CMFor.
.: Márcio Cruz
Vereador de Fortaleza

DFB 2017

O maior e mais relevante encontro da moda autoral da América Latina, o DFB Festival 2017 promoveu, na noite de ontem, o coquetel de lançamento da edição comemorativa de 18 anos. O evento aconteceu no Teatro Ceará Show e contou com presença da imprensa e convidados especiais.
“DFB Festival 2017 é mais que uma festa. É a consagração do nosso Ceará! De sua moda, de sua indústria, de sua gastronomia e de sua cultura. Pela magnitude que o nosso evento conquistou, o sentimento que me norteia, nesse momento é gratidão. Por todos aqueles que, ano após ano, incentivam, estimulam e investem no DFB. É graças a vocês que conseguimos o respeito e a moral de sermos, reconhecidamente, o maior encontro da moda autoral da América Latina!”, afirmou Cláudio Silveira, idealizador do evento, em seu discurso de boas-vindas. 
Após o lançamento oficial, os convidados puderam assistir ao musical Ceará Show e, em seguida, participaram de coquetel especial no rooftop do espaço. Na ocasião, estilistas, modelos, patrocinadores, jornalistas e parceiros brindaram ao sucesso do evento que está por vir. 
DFB Festival 2017
O maior e mais relevante encontro da moda autoral da América Latina chega à maioridade. Celebrando 18 anos de trajetória, o Dragão Fashion Brasil (DFB) 2017 acontece de 24 a 27 de maio, ocupando, pelo terceiro ano consecutivo, o Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza, estrutura à beira-mar, que oferece visão privilegiada da cidade. 
A partir do conceito “Viva Essa Festa”, o evento acompanha o momento de profundas transformações pelo qual a indústria da moda tem passado e traz uma série de mudanças estruturais. A mais importante delas é a nova nomenclatura do DFB que passa a definir-se como “Festival”, assumindo uma vocação multidisciplinar abraçada na última década. A moda, agora, sai do centro das ações para integrar uma ciranda plural que faz girar uma programação que abrange diversos aspectos da cultura, gastronomia, música e formação.
O DFB Festival 2017 tem como patrocinadores Governo do Estado do Ceará, Secretaria de Turismo do Estado do Ceará, Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, Enel, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE). 
SERVIÇO
DFB FESTIVAL 2017
Tema: Viva Essa Festa
Data: 24 a 27 de maio
Local: Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza
Evento Gratuito
*** O acesso aos desfiles é feito por meio de convites, pois a quantidade de público é limitada. Os convites serão disponibilizados no concierge do evento. 

Fala Salmito

Salmito
20 h
Fico muito honrado com a repercussão que a transparência do trabalho legislativo da Câmara Municipal de Fortaleza teve em nossa imprensa. Grandes jornalistas e veículos de comunicação deram visibilidade à pesquisa realizada pelo programa de Mestrado Profissional em Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas. Alcançamos a primeira posição no quesito transparência do trabalho legislativo e estamos trabalhando para trazer ainda mais melhorias na transparência de nossa Casa do Povo.

Empreendedorismo

Aprovado em plenário da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) para a comissão o Projeto de Lei que dispõe sobre a inserção do empreendedorismo como componente curricular das escolas municipais de Ensino Fundamental de Fortaleza. De autoria do vereador Renan Colares (PDT), o intuito do parlamentar é preparar os alunos com base em valores como a busca de oportunidade e iniciativa, disposição para inovar, desenvolvendo cidadãos com atitude empreendedora, tanto para os que optarem pela futura abertura de negócio, como para aqueles que buscarão a chance no competitivo mercado de trabalho.
"O tema empreendedorismo está cada vez mais em pauta em nosso dia a dia e nada melhor do que iniciar, em jovens, a consciência do 'empreender' de forma madura e eficaz. E um dos melhores locais para se fazer isso é na escola, onde eles passam grande parte do seu dia. A disciplina, lecionada pelo professor, que é um agente determinante na construção dos saberes, vai preparar o estudante para uma nova era, que não é mais a do pleno emprego, mas que exige outros referenciais na direção do trabalho e cidadania e mostrando que é possível, sim, ele ser um empreendedor cidadão", afirmou Renan Colares.
A partir de agora, o projeto segue para a Comissão específica da Câmara dos Vereadores para, posteriormente, ser aprovada e sancionada definitivamente.

José Avelino-II

A Prefeitura de Fortaleza apresentou notícia crime à Delegacia de Polícia do 34º Distrito Policial e ao Ministério Público Estadual, onde solicita a apuração de crimes praticados por manifestantes no entorno das obras de requalificação da Rua José Avelino. O documento apresenta, por meio de fotos, vídeos e áudios em anexo, diversos fatos criminosos que ocorreram ao longo dos últimos dias, no entorno da Rua José Avelino, e aponta três responsáveis, Maria Valderina Braz da Silva, conhecida como Silvia Braz, Antonio Eronildo Moreira da Silva, conhecido como Heron Moreira, e José Alves de Oliveira Filho, conhecido como Zé Filho.
A peça destaca as ações criminosas promovidas no local, como o incêndio de pneus para a formação de barricadas, uso de balaclavas, coquetel molotov, pedras e rojões atirados contra policiais militares e guardas municipais e até mesmo a tomada de três ônibus pelos criminosos. Os veículos foram parados, os passageiros foram obrigados a descer e os ônibus foram depredados.
Na ação, são denunciados crimes contra o patrimônio, crimes contra a incolumidade pública, crimes contra a paz pública, além de crimes de calúnia, injúria, ameaça, associação criminosa e formação de milícia privada. Portanto, é solicitada a instauração de inquérito policial para a apuração e punição dos fatos.
No documento, é apresentado ainda o plano estratégico elaborado pela Prefeitura de Fortaleza para o melhoramento e a requalificação da Rua José Avelino e de todo o seu entorno, região tombada pelo patrimônio histórico que há tempos estava invadida de forma desordenada pelos feirantes.

José Avelino-I

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Ceará (Abrasel-CE) manifesta apoio à Prefeitura de Fortaleza, pela revitalização da José Avelino e entorno. 
A entidade atua em defesa dos comerciantes da região que trabalham formalmente, pagam impostos e geram milhares de empregos.
Por fim, a instituição apoia os estabelecimentos do Centro Dragão do Mar, que há anos sofrem com a depreciação causada pela ocupação irregular deste espaço, importante gerador de entretenimento e cultura.

Na CMFor

  1. Secretária Municipal de Saúde, Joana Maciel, apresenta neste momento da CMFor, ações de enfrentamento ao mosquito Aedes Egypt.
  2. https://www.youtube.com/watch?v=R9YoIopOsZk

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...