quarta-feira, junho 18
Grécia x Costa do Marfim
Jovens do Programa Segundo Tempo (PST) foram escolhidos para carregar a bandeira da FIFA na partida entre Grécia e Costa do Marfim, válida pela Copa do Mundo FIFA 2014. O jogo acontece no dia 24 de junho, às 17h, na Arena Castelão, em Fortaleza. A dupla Victor Sampaio e Deliane da Silva, ambos de 13 anos, são moradores do bairro Jardim União e frequentam o Núcleo Passaré do Segundo Tempo, Programa do Ministério do Esporte, executado, em Fortaleza, pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel).
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Fortaleza, a Agência Alemã de Cooperação Internacional (Giz) e o Instituto Bola pra Frente. "Além da entrada, foi disponibilizado um ônibus para levar as crianças da avenida Washington Soares, às 9h, com destino à Arena Castelão. Elas vão passar a manhã conhecendo o equipamento esportivo, depois almoçam e fazem um treinamento de como devem entrar em campo com a bandeira. Assistem a partida e após o fim do jogo, com a evacuação da Arena, elas serão levadas de volta ao ponto de partida do ônibus. Será certamente um dia marcante e inesquecível", explica o coordenador do Programa Segundo Tempo em Fortaleza, Igor Pinheiro.
Para o secretário de Esporte e Lazer do Município de Fortaleza, Márcio Lopes, será uma grande oportunidade para as crianças. "Apostamos no esporte como instrumento de inclusão e socialização. É isso que os professores e monitores do Programa Segundo Tempo fazem durante as atividades diárias e é o que vamos fazer com esses dois jovens no dia 24 (de junho). Estamos realizando sonhos e lhes dando inspirações", explica
Um dos beneficiados foi Victor Sampaio. O jovem joga há 6 anos como meio de campo e atacante do time Bangu, além de participar das aulas do PST. "Quando o nosso professor Demógenes Junior e o monitor Cristiano Sabino, me convidaram, não acreditei. Tô muito empolgado para ir pra esse jogo porque é primeira vez que assisto uma partida da Copa do Mundo e entro na Arena Castelão. Vai ser emocionante", diz.
Sem esconder a felicidade, Deliane da Silva, que também foi selecionada, conta que está ansiosa. De acordo com ela a família toda vibrou com a notícia. "Meu pai e minha mãe ficaram muito felizes e orgulhosos. Não esperava ter essa oportunidade de ver os jogadores tão de perto" diz a jovem que prefere ser a goleira das partidas no campinho do bairro.
Segundo Tempo
O Segundo Tempo é um programa do Ministério do Esporte, executado, em Fortaleza, pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Em julho de 2013, a Secel realizou as inscrições de 2.500 crianças, com idades entre 6 e 17 anos, nos 25 núcleos do PST. Os participantes praticam atividades esportivas com acompanhamento de profissionais qualificados, além de receber fardamento e lanche. O Programa oferece múltiplas vivências esportivas no contraturno escolar. As atividades com as crianças e jovens são divididas por faixa etária em três grupos e as aulas ofertadas de segunda a sexta-feira, entre 8h e 20h. Cada turma tem duas horas de atividades em três dias diferentes da semana.
O PST conta com 25 núcleos em Fortaleza. São eles: Parque Santa Rosa, Serrinha I, Lagoa Redonda, Joaquim Távora, Vicente Pinzón, Vila do Mar, Jacarecanga, Passaré, Rodolfo Teófilo, Álvaro Weyne, Palmeiras, Aerolândia, Guajiru, José Walter, Floresta, Conjunto Ceará, Paz, Dias Macêdo, Dionísio Torres, Vila Velha, Maravilha, Barra do Ceará, Monte Castelo, Parangaba e Dendê O núcleo do Joaquim Távora é especializado para atender os participantes que possuem deficiência auditiva e as atividades acontecem no Instituto Filippo Smaldone. Clique aqui para encontrar o endereço de cada núcleo.
Fala Lora
No último dia 11 de junho, véspera da abertura da Copa do Mundo no Brasil, a ex-prefeita Luizianne Lins reuniu-se com o ex-presidente Lula em São Paulo. Eles conversaram sobre conjuntura política, as eleições no Brasil e a sucessão estadual do Ceará em 2014.
Luizianne e Lula devem se encontrar novamente na reunião do Diretório Nacional do PT, que acontece nesta sexta-feira (20) em Brasília, para aprovar a tática eleitoral da legenda. Ambos também participarão da Convenção Nacional do partido, no sábado (21), quando a candidatura da presidenta Dilma Rousseff será homologada.
O encontro de Luizianne com o ex-presidente aconteceu no Instituto Lula.
Fala Bismack Maia
Alemães estão chegando!!!!
Novamente a nossa Arena Castelão estará lotada, próximo sábado.
Agora, os turistas internacionais representarão 52% dos ingressos vendidos, enquanto foram 26%, em Brasil e México.
Receberemos em torno de 12 mil alemães, 6 mil americanos e 2 mil ingleses, além de centenas de jornalistas dando visibilidade ao Nosso Ceará.
Novamente a nossa Arena Castelão estará lotada, próximo sábado.
Agora, os turistas internacionais representarão 52% dos ingressos vendidos, enquanto foram 26%, em Brasil e México.
Receberemos em torno de 12 mil alemães, 6 mil americanos e 2 mil ingleses, além de centenas de jornalistas dando visibilidade ao Nosso Ceará.
Greves
- Servidores do IJF entram em greve
- Vans param em Fortaleza
- Servidores da UFC decidem fim da greve.
Segurança
Flavia Villela - Repórter da Agência Brasil Edição: Denise Griesinger
Saiba Mais
O Comando do 1º Distrito Naval da Marinha do Brasil tem hoje (18) 24 embarcações e 3 mil militares nos mares do Rio de Janeiro e do Espírito Santo para garantir a segurança durante o jogo do Chile contra a Espanha no Estádio do Maracanã, zona norte, que começa as 16 horas. Os navios estão concentrados em áreas próximas aos hotéis onde estão hospedadas as delegações, bem como nos locais de treinamento próximos à orla.
Desde o início da Copa do Mundo (12), a Marinha tem feito diariamente abordagens e inspeções de embarcações que navegam na orla das cidades. Das 638 abordadas até o momento pelos grupos de Visita e Inspeção nas orlas do Rio de Janeiro e de Vitória, 139 foram notificadas e 17 apreendidas por irregularidades. As embarcações foram escoltadas até a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro. A maioria das irregularidades estavam relacionadas à falta de documentação ou ao mau funcionamento dos barcos.
O trabalho da Força Naval está sendo feito de forma integrada ao Centro de Coordenação de Defesa de Área do Rio de Janeiro.
Na CMFor
- Na próxima semana na Câmara Municipal de Fortaleza:
- Dia 25 às 19h30 tem solenidade plos 30 anos do Super do Povo.
- Dia 26 às 15 horas ao ecumênico em memória das vítimas de uso de crack.
- Dia 27 às h30 audiência pública para debater a regulamentação de brinquedos utilizados em parques infantis
- Dia 27 às 1930, entrega do título de cidadania fortalezense para a secretária municipal de Saúde, Socorro Martins.
Arraiá Brasileirinho
No dia 22 de Junho, o Shopping Del Paseo tem uma programação especial de São João é o ARRAIÁ BRASILEIRINHO. Juntando à emoção do futebol com a paixão pelas festas juninas o shopping trás banda de forró pé-de-serra, touro mecânico, brincadeiras juninas e comidas típicas. O Evento acontecerá de 14h ás 20h e é pra toda a família e as crianças que forem caracterizadas ganham um brinde especial.
Serviço:
ARRAIÁ BRASILEIRINHO
Data: 22 de Junho
Horário: 14h ás 20h
Local: Piso L1 - Shopping Del Paseo
Na Fifa Fan Fest
Zero nova infecção por HIV, zero discriminação e zero morte relacionada à Aids. Esse é o placar proposto pela campanha Proteja o Gol convocado pelo Programa das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) e pelo Ministério da Saúde nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo e que é realizada em Fortaleza pelas Secretaria da Saúde do Estado e pela Secretaria Municipal de Saúde da capital. Durante a campanha, no período do mundial de futebol, serão distribuídos 220 mil preservativos e realizados testes rápidos para HIV durante a FIFA Fan Fest no Aterro da Praia de Iracema, nos dias 18, 22, 25 e 26 de junho, vizinho ao Posto Médico Avançado, que fica na Avenida Historiador Raimundo Girão com a Avenida Rui Barbosa.
Com foco na prevenção e no diagnóstico precoce de HIV, a campanha campanha Proteja o Gol em Fortaleza selecionou 20 voluntários entre estudantes de medicina e enfermagem da Unifor e da Faculdade Christus para a mobilização de torcedores e do público da Fan Fest. Durante os dias de realização dos testes rápidos, serão distribuídas senhas aos interessados, das 12 às 16 horas, na sala de apoio das coordenações de controle da Aids do Estado e de Fortaleza, na arena montada no Aterro da Praia de Iracema.
A testagem rápida para HIV é feita a partir da coleta de uma pequena quantidade de sangue da ponta do dedo. Os exames, colocados em um dispositivo de testagem, dão o resultado minutos depois. Dependendo do diagnóstico, os encaminhamentos para os serviços de atendimento em doenças sexualmente transmissíveis já são feitos na hora. O resultado do teste rápido tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório.
Nos dias 19 de junho, próxima quinta-feira, e 20, a campanha fará distribuição de preservativos masculinos e femininos e entrega de material educativo sobre aids ao público da Fan Fest, das 11 às 17 horas. A sala de apoio da campanha também contará com enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais que ficarão à disposição do público para orientações e esclarecimento de dúvidas sobre HIV, Aids e outros doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
A aids é uma doença causada pelo vírus HIV e que é transmitida através da troca de secreções (sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno) entre uma pessoa infectada e uma pessoa sadia, em situações como relações sexuais desprotegidas ou transfusões de sangue. Por isso, hábitos simples como o uso do preservativo durante o sexo e a utilização de seringas e agulhas descartáveis são a melhor forma para evitar a transmissão do vírus.
Com foco na prevenção e no diagnóstico precoce de HIV, a campanha campanha Proteja o Gol em Fortaleza selecionou 20 voluntários entre estudantes de medicina e enfermagem da Unifor e da Faculdade Christus para a mobilização de torcedores e do público da Fan Fest. Durante os dias de realização dos testes rápidos, serão distribuídas senhas aos interessados, das 12 às 16 horas, na sala de apoio das coordenações de controle da Aids do Estado e de Fortaleza, na arena montada no Aterro da Praia de Iracema.
A testagem rápida para HIV é feita a partir da coleta de uma pequena quantidade de sangue da ponta do dedo. Os exames, colocados em um dispositivo de testagem, dão o resultado minutos depois. Dependendo do diagnóstico, os encaminhamentos para os serviços de atendimento em doenças sexualmente transmissíveis já são feitos na hora. O resultado do teste rápido tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório.
Nos dias 19 de junho, próxima quinta-feira, e 20, a campanha fará distribuição de preservativos masculinos e femininos e entrega de material educativo sobre aids ao público da Fan Fest, das 11 às 17 horas. A sala de apoio da campanha também contará com enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais que ficarão à disposição do público para orientações e esclarecimento de dúvidas sobre HIV, Aids e outros doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
A aids é uma doença causada pelo vírus HIV e que é transmitida através da troca de secreções (sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno) entre uma pessoa infectada e uma pessoa sadia, em situações como relações sexuais desprotegidas ou transfusões de sangue. Por isso, hábitos simples como o uso do preservativo durante o sexo e a utilização de seringas e agulhas descartáveis são a melhor forma para evitar a transmissão do vírus.
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Ceará
(85) 3101.5220/3101.5221
O Quinze
- Quarta, 11 Junho 2014 13:43
O livro Um novo olhar sobre O quinze de Rachel de Queiroz(Ein neuer Blick auf Rachel de Queiroz’ das Jahr 15 – Die große Dürre) foi organizado pelas professoras Maria Elias Soares, do Departamento de Letras Vernáculas da UFC, e Ingrid Schwamborn, responsável pela primeira tradução da obra para o alemão, em 1978, e pelo presidente da Academia Cearense de Letras, José Augusto Bezerra. A tradução coube a José Gomes de Magalhães e Ingrid Schwamborn.
A apresentação do livro é de autoria do Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, e do Cônsul Honorário da República Federal da Alemanha, Dieter Gerding. A edição conta com ensaios de estudiosos sobre a vida e obra de Rachel. Entre os brasileiros estão Fernanda Coutinho, Italo Gurgel, Keila Vieira, Lourdinha Leite Barbosa, Maria Elias Soares, Sânzio de Azevedo e José Augusto Bezerra. Da Alemanha, publicaram ensaios os professores Alexandre Martins (Colônia), Claudius Armbruster (Colônia), Yoko Feldmann (Colônia) e Ingrid Schwamborn (Bonn/Fortaleza).
Nas mais de 400 páginas, também constam ilustrações e fotos do acervo de Rachel de Queiroz, além de anexos com poesias, cronologia de sua vida e obra, bibliografia e índice onomástico. A edição bilíngue tem a colaboração da Academia Cearense de Letras, da Associação Brasileira de Bibliófilos e do Instituto Luso-Brasileiro da Universidade de Colônia.
Fontes: Professoras Maria Elias Soares e Ingrid Schwamborn – fone: 85 3366 7627
Perderam o navio
150 mexicanos perderam o navio que zarpou hoje as 5 da matina do porto de Fortaleza . Viajou com 3450 passageiros,
Holanda lá
#AUSNED 2ª vitória de virada, 8 gols em 2 jogos e a vaga muito próxima: começa bem a #NED
http://fifa.to/Blog1806 pic.twitter.com/j8wnzD17wM

Holanda nas oitavas
A Holanda está classificada para as oitavas de final da Copa 2014.
Hoje 100% de aproveitamento fez 3 a 1 na Austrália.
Hoje 100% de aproveitamento fez 3 a 1 na Austrália.
Uma luz
A Philips Brasil firma parceria com o Waze durante os meses de junho e julho para que usuários do aplicativo possam visualizar, por meio de uma luz no mapa, os monumentos e lugares iluminados pela empresa.
São 30 pontos indicados em 11 cidades durante a navegação no aplicativo. O Waze tem quatro milhões de usuários ativos e acredita no incremento de 25% durante o torneio de futebol, atingindo a marca de cinco milhões de pessoas.
A Philips é líder global em LED e ilumina nove dos 12 estádios que serão utilizados durante o maior evento futebolístico do planeta. “Este é um ano especial para a Philips, que completará 90 anos de atuação no mercado brasileiro, e, por isso, investimos em ações que projetam para o consumidor as inovações apresentadas pela empresa”, afirma Renato Garcia, diretor presidente da área de Iluminação da Philips Brasil.
A Philips ilumina
Salvador (BA)
- Pelourinho (tem lâmpada LED)
- Elevador Lacerda (tem lâmpada LED)
- Av. Paralela (tem lâmpada LED)
- Arena Fonte Nova (tem lâmpada LED)
São Paulo (SP)
- Torre da Band (tem lâmpada LED)
- Av. Paulista
- Av. Faria Lima (tem lâmpada LED)
- Parque do Ibirapuera (tem lâmpada LED)
- Biblioteca Mário de Andrade (tem lâmpada LED)
- Museu da Imigração (tem lâmpada LED)
- Ponte das Bandeiras (tem lâmpada LED)
- Viaduto do Chá (tem lâmpada LED)
- Pátio do Colégio (tem lâmpada LED)
Rio de Janeiro (RJ)
- Porto Maravilha (tem lâmpada LED)
- Estádio do Maracanã (tem lâmpada LED)
- Catedral de São Sebastiao (tem lâmpada LED)
- Teleférico do Complexo do Alemão (tem lâmpada LED)
- Ponte do Fundão (ou Ponte do Saber) (tem lâmpada LED)
- Hospital das Américas (tem lâmpada LED)
- Fachada Copacabana Palace (tem lâmpada LED)
- Palácio Guanabara (tem lâmpada LED)
Recife (PE)
- Palácio Campo das Princesas (sede do governo do estado) (tem lâmpada LED)
- Arena Pernambuco (tem lâmpada LED)
Curitiba (PR)
- Arena da Baixada (tem lâmpada LED)
Manaus (AM)
- Ponte de Manaus (tem lâmpada LED)
Fortaleza (CE)
- Estádio Castelão (tem lâmpada LED)
Natal (RN)
- Estádio das Dunas (tem lâmpada LED)
Belo Horizonte (MG)
- Estádio Mineirão (tem lâmpada LED)
Cuiabá (MT)
- Arena Pantanal (tem lâmpada LED)
Porto Alegre (RS)
- Estádio Beira Rio (tem lâmpada LED)
Informações para Imprensa:
Comunicação externa Philips | Natasha Bonomi | natasha.bonomi@philips.com
In Press Porter Novelli | Tatiane Pellegrino | tatiane.pellegrino@inpresspni.com.br
Sobre a Philips
A Philips do Brasil é uma subsidiária da Royal Philips da Holanda e atua no País há 90 anos. Líder dos mercados locais de eletroeletrônicos, eletrodomésticos portáteis, produtos para cuidados pessoais, lâmpadas, aparelhos de raios-X e sistemas de monitoramento de pacientes. Outras informações para a imprensa estão disponíveis no site da Philips do Brasil: www.philips.com.br.
Sobre a Royal Philips
A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHIA) é uma empresa diversificada de saúde e bem-estar, com foco em melhorar a vida das pessoas por meio de inovações oportunas nas áreas de Healthcare, Consumer Lifestyle e Lighting. Com sede na Holanda, a Philips computou em 2013 um volume de venda de 23.3 bilhões de euros e emprega aproximadamente 112.000 mil funcionários, com vendas e serviços em mais de 100 países. A empresa é líder em soluções para cuidados cardíacos, cuidados com a saúde em casa, soluções eficientes em iluminação e novas aplicações de iluminação, bem como em produtos de consumo e estilo de vida para o bem-estar pessoal, com forte posicionamento em barbeadores elétricos e saúde bucal. Mais informações sobre a Philips podem ser encontradas no sitewww.philips.com/newscenter
45 mil
18/06/2014 | Copa do Mundo
A operação teve início às 10h e a demanda não parou até o início da partida, mas maior parte do público se antecipou e chegou cedo ao estádio
As pessoas foram transportadas por 300 ônibus que estão sendo utilizados para realizar o traslado entre os bolsões de estacionamento e a Arena Castelão
Cada vez mais torcedores estão optando por utilizar o transporte coletivo na hora de ir ao estádio para ver uma das partidas da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. No jogo de terça-feira (17), entre Brasil e México, mais de 45 mil pessoas foram transportadas pelos 300 ônibus que estão sendo utilizados para realizar o traslado entre os bolsões de estacionamento e a Arena Castelão. A operação teve início às 10h e a demanda não parou até o início da partida, mas maior parte do público se antecipou e chegou cedo ao estádio.
Quem desembarcava nos ônibus era orientado a seguir a pé por um corredor exclusivo para pedestres. O percurso da caminhada varia de acordo com o ponto de desembarque, mas em todos os pontos os torcedores contam com venda de bebidas e música para animar o trajeto. Já as pessoas com mobilidade reduzida contam com um serviço diferenciado e podem embarcar em um outro ônibus que segue até as proximidades do estádio. A recomendação é que o segundo ônibus seja utilizado exclusivamente pela pessoa que necessita de atendimento especial e por um único acompanhante, para evitar um congestionamento do atendimento.
Após o final da partida, com a saída de todos os torcedores ao mesmo tempo, a aglomeração de pessoas é inevitável, mas com a ajuda dos agentes operacionais da Empresa de Transporte Urbano (Etufor), que organizavam as filas e os embarque das pessoas com mobilidade reduzida, foi possível finalizar a operação de retorno aos bolsões em um hora e quarenta minutos. “Reforçamos para a população que vai ao estádio que existe ônibus suficiente para transportar todo mundo e que a operação só finaliza quando o último torcedor sai do estádio. Desta forma, com um pouco de paciência e educação todos terão sua vez de embarcar e forma tranquila”, esclarece Antônio Ferreira, presidente da Etufor.
Quem pode usar o ônibus para pessoas com mobilidade reduzida
Pessoas com deficiência
Idosos
Crianças
Distâncias entre os pontos de desembarque e o estádio
Terminal 1 (Av. Dep. Paulino Rocha) – 1,5km
Terminal 2 (Av. Alberto Craveiro) – 800m
Terminal 3 (Av. Dr. Silas Munguba) – 600 m
Bolsões
Shopping Iguatemi – Av. Sebastião de Abreu, s/n
Universidade de Fortaleza (Unifor) - Av. Washington Soares, 999
Via Sul Shopping - Av. Washington Soares, 4335
Cambeba - Av. Min. José Américo, s/n
Shopping Parangaba - Av. Germano Franck, 300
North Shopping Jóquei - Av. Lineu Machado, 419
Campus do Pici (Univeridade Federal do Ceará) - Avenida Humberto Monte, s/n
Quem desembarcava nos ônibus era orientado a seguir a pé por um corredor exclusivo para pedestres. O percurso da caminhada varia de acordo com o ponto de desembarque, mas em todos os pontos os torcedores contam com venda de bebidas e música para animar o trajeto. Já as pessoas com mobilidade reduzida contam com um serviço diferenciado e podem embarcar em um outro ônibus que segue até as proximidades do estádio. A recomendação é que o segundo ônibus seja utilizado exclusivamente pela pessoa que necessita de atendimento especial e por um único acompanhante, para evitar um congestionamento do atendimento.
Após o final da partida, com a saída de todos os torcedores ao mesmo tempo, a aglomeração de pessoas é inevitável, mas com a ajuda dos agentes operacionais da Empresa de Transporte Urbano (Etufor), que organizavam as filas e os embarque das pessoas com mobilidade reduzida, foi possível finalizar a operação de retorno aos bolsões em um hora e quarenta minutos. “Reforçamos para a população que vai ao estádio que existe ônibus suficiente para transportar todo mundo e que a operação só finaliza quando o último torcedor sai do estádio. Desta forma, com um pouco de paciência e educação todos terão sua vez de embarcar e forma tranquila”, esclarece Antônio Ferreira, presidente da Etufor.
Quem pode usar o ônibus para pessoas com mobilidade reduzida
Pessoas com deficiência
Idosos
Crianças
Distâncias entre os pontos de desembarque e o estádio
Terminal 1 (Av. Dep. Paulino Rocha) – 1,5km
Terminal 2 (Av. Alberto Craveiro) – 800m
Terminal 3 (Av. Dr. Silas Munguba) – 600 m
Bolsões
Shopping Iguatemi – Av. Sebastião de Abreu, s/n
Universidade de Fortaleza (Unifor) - Av. Washington Soares, 999
Via Sul Shopping - Av. Washington Soares, 4335
Cambeba - Av. Min. José Américo, s/n
Shopping Parangaba - Av. Germano Franck, 300
North Shopping Jóquei - Av. Lineu Machado, 419
Campus do Pici (Univeridade Federal do Ceará) - Avenida Humberto Monte, s/n
Agenda e Convergência
Em coletiva de imprensa, os participantes da Agenda de Convergência para a proteção de crianças e adolescentes apresentaram pontos-chave da política
São 41 entidades envolvidas para garantir a proteção de crianças e adolescentes em grandes eventos da cidade de Fortaleza. Com esse time, a Agenda de Convergência se forma para um trabalho integrado, como definiram os presentes da coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (18/6), realizada no Centro Aberto de Mídia. Tânia Gurgel, presidente da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) e coordenadora da Agenda, definiu que o trabalho é focado, acima de tudo, “em diminuir, ao máximo, as violações dos diretos de crianças e adolescentes e de outros grupos vulneráveis”.
Com mais de 700 profissionais envolvidos, Tânia apresentou os números de atendimentos a crianças e adolescentes feitos pela Agenda de Convergências até a noite da última segunda-feira (16/6): 42 de trabalho infantil, nove de abandono ou negligência, 15 em situação de rua, cinco crianças desacompanhadas, quatro suspeitas de violências sexual, um uso de álcool e drogas e três de violência aberta – exercida por agressão física ou com uso de armas – somando, assim, 79 encaminhamentos.
Tânia definiu ainda o entorno da Arena Castelão, do FIFA Fan Fest Fortaleza, a orla marítima e o centro da cidade como áreas onde os profissionais atuarão em abordagens, já que o plano é focado para momentos que reúnam alta concentração de turistas e moradores, como a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. “A metodologia da Copa será implantada em todos os grandes eventos”, explicou Ana Paula Araújo, coordenadora Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Governo do Estado do Ceará (COPDHCE) e também coordenadora da Agenda.
A primeira dama de Fortaleza, Carol Bezerra, também presente na coletiva, declarou que “conseguimos, de fato, convergir várias secretarias. Essa ação continua depois da Copa. Vamos continuar na rua, agora com um plano ainda mais integrado”. Antônia Lima, promotora e representante do Ministério Público, completou: “temos um olhar horizontalizado. Não há ninguém mais importante; o educador social e o titular das secretarias, por exemplo, são elementos importantes para esse sistema de garantia de direitos”.
Segundo o Ministério do Turismo, a expectativa é de que Fortaleza receba 402 mil visitantes durante a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Com isso, a secretária extraordinária da Copa de Fortaleza, Patrícia Macêdo, fez um apelo para a imprensa no local que “as pessoas deixem de usar o termo ‘turismo sexual’. Quem pratica exploração contra crianças e adolescentes não é turista, mas um criminoso”. O representante do Centro Nacional de Defesa dos Moradores de Rua, Naílson Neo, destacou ainda a importância das pessoas em situação de rua estarem incluídas nessa política, garantiu que “em Fortaleza não está havendo nenhum tipo de higienização das ruas” e ressaltou que a política de retaguarda, com abrigos e casas de atendimento, tem ajudado muito para que as pessoas deixem as ruas.
O projeto estratégico da Agenda de Convergência é um desdobramento do Termo de Cooperação assinado pela ministra de estado chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Ideli Salvatti; pelo governador do Ceará, Cid Gomes; pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; e pela secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Crianças e do Adolescente, Angélica Goulart.
Nova ferramenta
Em 2014, a campanha “Não Desvie o Olhar” tem uma novidade: o aplicativo Proteja Brasil, desenvolvido para smartphones e disponível gratuitamente na Apple Store e no Google Play, em português, inglês e espanhol. Criado para facilitar denuncias e informar sobre violência contra crianças e adolescentes, o aplicativo permite que, a partir do local onde o usuário está, sejam indicados telefones, endereços e o melhor caminho para chegar a órgãos responsáveis.
Além do aplicativo, o Disque 100 e o Disque Direitos Humanos Fortaleza (0800.285.0880) continuam em plena atividade para denuncias.
Nova ferramenta
Em 2014, a campanha “Não Desvie o Olhar” tem uma novidade: o aplicativo Proteja Brasil, desenvolvido para smartphones e disponível gratuitamente na Apple Store e no Google Play, em português, inglês e espanhol. Criado para facilitar denuncias e informar sobre violência contra crianças e adolescentes, o aplicativo permite que, a partir do local onde o usuário está, sejam indicados telefones, endereços e o melhor caminho para chegar a órgãos responsáveis.
Além do aplicativo, o Disque 100 e o Disque Direitos Humanos Fortaleza (0800.285.0880) continuam em plena atividade para denuncias.
Balanço parcial
O balanço parcial das ocorrências registradas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Polícia Civil, até às 20 horas desta terça-feira (17), apresenta as ocorrência registradas na Arena Castelão, que sediou o jogo Brasil x Mexico, em seu entorno e na Arena Fifa Fan Fest, no Aterro da Praia de Iracema.
As delegacias que estão funcionando para atendimento das ocorrências nessas áreas registraram boletins de ocorrências relacionados à perda de documentos/objetos pessoais e furto. Um caso de venda de ingresso falsificado foi encaminhado para o 5º Distrito Policial e resultou na prisão de quatro paulistas.
Já em relação às manifestações, 35 pessoas acabaram detidas, sendo 12 adolescentes que foram encaminhados para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e 23 adultos que foram encaminhados ao 16º Distrito Policial. Na Delegacia de Eventos do Castelão, foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por desacato contra dois torcedores mexicanos por jogar bebidas em um policial.
As ações de segurança foram coordenadas a partir do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), sediado na SSPDS, para onde as informações e imagens captadas na cidade são enviadas em tempo real.
Balanço Parcial de Ocorrências (até 20 horas)
Estádio Castelão
· Delegacia de Eventos no Castelão
Um (01) Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por desacato a autoridade contra dois torcedores mexicanos
Vinte e cinco (25) registros de boletins de ocorrência, relacionados a extravio de documentos/objetos pessoais e furto.
· 16º Distrito Policial (Avenida Alberto Craveiro)
Vinte e três (23) pessoas que participaram de manifestação foram detidas para realização de Termo Circunstanciado de Ocorrência por violação ao artigo 41B do Estatuto do Torcedor, devido à promoção de tumulto, praticar ou incitar a violência, ou invadir local restrito aos competidores em eventos esportivos.
· Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA)
Doze (12) adolescentes que participaram de manifestação foram detidos, sendo onze rapazes e uma moça, todos com idades entre 14 e 17 anos. Estão sendo autuados por violação ao artigo 41B do Estatuto do Torcedor, que fala sobre promover tumulto, praticar ou incitar a violência, ou invadir local restrito aos competidores em eventos esportivos.
· 5º Distrito Policial (Parangaba)
Um (1) inquérito policial instaurado por estelionato e associação criminosa com quatro (4) paulistas presos.
Fifa Fan Fest
· Delegacia Móvel
Um (01) Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por uso de droga (maconha).
Onze (11) registros de Boletins de Ocorrência (BOs), sendo dois por extravio de documentos e nove por furto.
· Delegacia de Proteção ao Turista
Sete (07) registros de boletins de ocorrência, sendo três por extravio de documentos, três de ocorrências não delituosas e um por furto.
OBS: Informações de ocorrências relacionadas somente aos eventos Jogo Brasil x México, Fifa Fan Fest e perímetros adjacentes.
As delegacias que estão funcionando para atendimento das ocorrências nessas áreas registraram boletins de ocorrências relacionados à perda de documentos/objetos pessoais e furto. Um caso de venda de ingresso falsificado foi encaminhado para o 5º Distrito Policial e resultou na prisão de quatro paulistas.
Já em relação às manifestações, 35 pessoas acabaram detidas, sendo 12 adolescentes que foram encaminhados para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e 23 adultos que foram encaminhados ao 16º Distrito Policial. Na Delegacia de Eventos do Castelão, foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por desacato contra dois torcedores mexicanos por jogar bebidas em um policial.
As ações de segurança foram coordenadas a partir do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), sediado na SSPDS, para onde as informações e imagens captadas na cidade são enviadas em tempo real.
Balanço Parcial de Ocorrências (até 20 horas)
Estádio Castelão
· Delegacia de Eventos no Castelão
Um (01) Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por desacato a autoridade contra dois torcedores mexicanos
Vinte e cinco (25) registros de boletins de ocorrência, relacionados a extravio de documentos/objetos pessoais e furto.
· 16º Distrito Policial (Avenida Alberto Craveiro)
Vinte e três (23) pessoas que participaram de manifestação foram detidas para realização de Termo Circunstanciado de Ocorrência por violação ao artigo 41B do Estatuto do Torcedor, devido à promoção de tumulto, praticar ou incitar a violência, ou invadir local restrito aos competidores em eventos esportivos.
· Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA)
Doze (12) adolescentes que participaram de manifestação foram detidos, sendo onze rapazes e uma moça, todos com idades entre 14 e 17 anos. Estão sendo autuados por violação ao artigo 41B do Estatuto do Torcedor, que fala sobre promover tumulto, praticar ou incitar a violência, ou invadir local restrito aos competidores em eventos esportivos.
· 5º Distrito Policial (Parangaba)
Um (1) inquérito policial instaurado por estelionato e associação criminosa com quatro (4) paulistas presos.
Fifa Fan Fest
· Delegacia Móvel
Um (01) Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por uso de droga (maconha).
Onze (11) registros de Boletins de Ocorrência (BOs), sendo dois por extravio de documentos e nove por furto.
· Delegacia de Proteção ao Turista
Sete (07) registros de boletins de ocorrência, sendo três por extravio de documentos, três de ocorrências não delituosas e um por furto.
OBS: Informações de ocorrências relacionadas somente aos eventos Jogo Brasil x México, Fifa Fan Fest e perímetros adjacentes.
17.06.2014
Assessoria de Comunicação da SSPDS
Bala perdida atinge criança
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa, com relação à ocorrência em que uma criança, de 7 anos, foi atingida por uma bala perdida de raspão na clavícula, que um maior foi preso e um menor foi apreendido em flagrante por policiais da Polícia Militar. Com o menor J.H.B.A., 16 anos, foi apreendida uma pistola 38 e cinco munições. Ele foi encaminhado para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde foi autuado por tentativa de homicídio. O adolescente tinha um mandado em aberto por porte ilegal de arma de fogo. Ele já respondia a um roubo. O maior Marcos de Souza Alves, 19 anos, foi encaminhado para a Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur), responsável pela área da ocorrência, onde foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio. Como maior, ele já respondia por um roubo. Quando menor, Marcos já havia sido autuado por um homicídio, por tráfico de drogas e roubo com restrição de liberdade. Ele foi reconhecido como a pessoa que teria efetuado o disparo, apesar do menor ter assumido a autoria do tiro. O crime aconteceu por volta das 22h30min, desta terça-feira (17), na Rua João Cordeiro, na Praia de Iracema. Segundo informações preliminares obtidas pela Polícia, os acusados teriam disparado em desafetos de uma gangue rival. A criança, que passa bem, foi prontamente atendida e encaminhada para o Instituto José Frota (IJF), onde permanece em observação. 18.06.2014 Aessoria de Comunicação da SSPDS |
Ingressos
http://blogs.estadao.com.br/jamil-chade/2014/06/18/fifa-forneceu-mais-de-70-mil-ingressos-para-cartolas/
Rio - A Fifa destinou mais de 70 mil ingressos para a Copa do Mundo no Brasil para cartolas de seleções que sequer foram classificadas para o Mundial. A entidade conta com 209 federações e, destas, apenas 32 estão na Copa.
A entidade insiste que o número é reduzido, em comparação aos 3 milhões de ingressos vendidos. Mas, ainda assim, a distribuição dos bilhetes para a “Família Fifa” representa o equivalente a todo um estádio do Maracanã lotado para uma final. Federações como a do Suriname, Zimbábue, Luxemburgo, China ou Fiji tiveram privilégios para adquirir as entradas.
Para a Copa de 2014, 11 milhões de pessoas tentaram comprar ingressos, um recorde. A procura abriu o maior mercado paralelo de ingressos em décadas, com agências anunciando a venda de bilhetes e uma rede de cambistas internacionais.
Além das entradas colocadas à venda, a Fifa indicou que cerca de 400 mil entradas foram destinadas para patrocinadores e parceiros da entidade, além de convidados VIP.
Apesar de oficialmente estarem com entradas “esgotadas”, os estádios ainda apresentam assentos vagos.
Na partida entre Holanda x Espanha, quase 10% dos lugares não foram ocupados em Salvador. No jogo entre Suíça x Equador, apenas um terço apenas do estádio estava cheio. No domingo, a partida entre Argentina e Bósnia também tinha ingressos à venda no site da Fifa, horas antes do jogo.
O que se vê nos estádios se contrasta com os números oficiais da Fifa. Segundo a entidade máxima do esporte, uma média de 97% dos lugares estão ocupados nos estádios, com vendas de mais de 2,9 milhões de entradas. Oficialmente, existem apenas 7 mil ingressos ainda à venda para todos os 64 jogos da Copa.
A Fifa culpa os próprios torcedores que compraram os ingressos pelos lugares vazios. Segundo a entidade, o sistema de vendas é uma novidade para o torcedor brasileiro, acostumado a retirar o ingressos na última hora e nas bilheterias do estádio. Desta vez, a Fifa exige que os ingressos sejam retirados horas antes e em centros de distribuição, como nos aeroportos e outros locais.
A Fifa ainda tentou criar um sistema pelo qual patrocinadores, que recebem os ingressos para distribuir, são obrigados a registrar os nomes dos convidados 72 horas antes do jogo. Se isso não ocorrer, as entradas voltam para a venda.
Segundo o Estado apurou, um dos problemas tem sido o fato de que algumas federações nacionais não conseguiram vender os ingressos que receberam para alguns dos jogos para seus próprios torcedores. Em Manaus, na partida entre Inglaterra x Itália, os dirigentes em Roma foram obrigados a devolver para a Fifa mais de 2 mil ingressos que não tinham conseguido vender.
Assinar:
Postagens (Atom)
Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos
Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...
.jpg)
-
CONVENÇÃO MUNICIPAL DA FEDERAÇÃO PSOL/REDE FORTALEZA. O Partido Socialismo e Liberdade - PSOL, e a Rede Sustentabilidade, que compõem a Fede...
-
Com o compromisso de buscar a inovação de políticas públicas que garantam soluções e a melhoria da qualidade de vida da população, a Câmara ...
-
Com o lema "Amar e cuidar de Caucaia", o pré-candidato a prefeito do município pelo partido dos trabalhadores, Waldemir Catanho, r...