Hoje comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Meu carinho, respeito e admiração à todas as mulheres do Brasil, em especial as do meu Ceará
terça-feira, março 8
Para elas
A participação da mulher no mercado de trabalho cresce a cada ano. Segundo a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), em 2004 havia 12,5 milhões de trabalhadoras com carteira assinada, número que quase dobrou em 2014, quando chegou a 21,4 milhões, 43,25% do total. Percentualmente, essa diferença pode ser pequena. No entanto, um abismo se estabelece quando o assunto são os tipos de ocupação, os cargos e os salários.
As mulheres são maioria nas funções ainda consideradas femininas e que pagam menos. No trabalho doméstico, por exemplo, são seis milhões de trabalhadoras, 92% do total das pessoas que exercem essa profissão. E esse não é o único setor em que isso ocorre, conforme explica a coordenadora do Núcleo de Gênero do Ministério do Trabalho e Previdência Social, Rosane da Silva. “Vou citar um exemplo que todo mundo pode observar: a área da saúde. As mulheres são preferencialmente técnicas de enfermagem, pediatras, ginecologistas, dermatologistas. Dificilmente elas são cirurgiãs, chefes de equipe de um hospital”, exemplifica.
Quando conseguem quebrar essas barreiras e assumir cargos geralmente masculinos, as mulheres enfrentam dificuldades. É o caso da tenente-coronel, Sheila Sampaio, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (BPMDF). Ela comanda 450 policiais e precisou provar que era capaz para ter respeito da equipe. “Hoje não tenho mais problemas de discriminação, mas quando assumi o batalhão esbarrei em algumas resistências por ser mulher”, conta.
Além do emprego
Fora do ambiente profissional também há barreiras que ainda precisam ser quebradas. A maioria das mulheres ainda acumula sozinha as tarefas de casa. Para Sheila Sampaio, conciliar casa e trabalho ainda é um dilema feminino. “Alcançar lugares de sucesso na carreira profissional é mais desgastante para a mulher. Não posso, por exemplo, deixar de lado minhas responsabilidades como mãe e dona de casa, mas também não quero deixar de ser a comandante que sou”, ressalta a tenente-coronel.
“As mulheres tendem a aceitar com maior frequência as funções cujas características são as jornadas em tempo parcial ou contratos temporários porque conseguem conciliar melhor o seu tempo entre o trabalho e os cuidados com sua família” analisa Rosane da Silva, que acrescenta: "O crescimento da presença da mulher no mercado de trabalho foi deterninante para sua autonomia econômica. Porém, é necessário termos políticas de Estado que estimulem a permanência no mercado de trabalho e que permitam avanços em setores mais qualificados, considerados não femininos".
Onde estão as mulheres
O trabalho feminino está concentrado em alguns setores, como o de serviços, comércio e indústria de transformação. O único setor em que as mulheres são maioria é o da Administração Pública. De 9,5 milhões de postos de trabalho, 5,5 milhões são de mulheres. Entre os setores produtivos considerados mais masculinos, se destaca o extrativista mineral. Em 2014, apenas 13% do total de 257,6 mil trabalhadores eram mulheres.
Discriminar mulheres é ilegal
Os empregadores precisam ficar atentos a qualquer prática que discrimine e limite o acesso ao emprego seja por sexo, raça ou cor, bem como considerar o sexo, idade, cor ou situação familiar como variável determinante para fins de remuneração e oportunidade de acessão profissional, conforme previsto na Lei 9.799/1999, a CLT.
O que está proibido:
· qualquer prática que discrimina e limita o acesso ao emprego ou sua permanência, por motivo de sexo, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar ou idade;
· publicar ou fazer publicar anúncio de emprego no qual haja referência ao sexo, à idade, à cor ou situação familiar, salvo quando a natureza da atividade a ser exercida, pública e notoriamente, assim o exigir;
· recusar emprego, promoção ou motivar a dispensa do trabalho em razão de sexo, idade, cor, situação familiar ou estado de gravidez, salvo quando a natureza da atividade seja notória e publicamente incompatível;
· considerar o sexo, a idade, a cor ou situação familiar como variável determinante para fins de remuneração, formação profissional e oportunidades de ascensão profissional; (usado para diminuir o salário, excluir de cursos profissionalizantes ou subir na carreira profissional);
· exigir atestado ou exame, de qualquer natureza, para comprovação de esterilidade ou gravidez, na admissão ou permanência no emprego;
· impedir o acesso ou adotar critérios subjetivos para deferimento de inscrição ou aprovação em concursos, em empresas privadas, em razão de sexo, idade, cor, situação familiar ou estado de gravidez;
· proceder o empregador ou preposto a revistas íntimas nas empregadas ou funcionárias.
RioMar Kennedy
- Audiência Pública debate desapropriação no Bairro Presidente Kennedy no entorno do shopping Rio Mar Kennedy amanhã, às sete da noite, no Colégio Faria Lima, Rua Virgílio Brígido, 790.
- O evento é aberto para Imprensa.
- A audiência é uma proposta do vereador Ronivaldo Maia (PT) e vai debater a situação dos moradores dos imóveis que serão afetados pela desapropriação proposta pelo Decreto 13.643, de 17 de agosto de 2015.
MST x Camilo
- Terminou em pancadaria a tentativa de ocupação do Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará, em Fortaleza, hoje pela manhã.
- Integrantes do Movimento Sem Terra (MST) tentaram ocupar o gabinete do governador Camilo Santana (PT), mas foram barrados pela guarda palaciana, que utilizou bombas de efeito moral, gás pimenta e cassetete.
- O grupo do MST era formado em sua maioria por mulheres.
- O MST registrou a ação da guarda palaciana em vídeo.
- Nele se vê que os policiais não pouparam nem as mulheres, que comemoraram seu dia.
- Policiais militares chegaram a xingar as manifestantes que tiveram duas senhoras que precisaram receber atendimento médico.
- Uma idosa e uma grávida receberam socorros.
- A grávida teve que ser levado a um posto de saúde, enquanto a idosa recebeu os primeiros socorros de médicos do MST, que estavam na manifestação.
- O secretário especial de Acolhimento aos Movimentos, vereador Acrísio Sena (PT) lamentou o fato:
- "Foi um incidente lamentável. Nosso governo petista não recomenda repressão, mas o que acabou acontecendo foi um choque provocado pelo atrito de forças.
- A líder da manifestação, Irineuda Lopes, destacou que "a ocupação seria pacífica. Não aprovamos depredação, mas fomos impedidas violentamente de fazer o ocupação, mesmo com a garantia que temos de preservar o patrimônio público, que somos todos nós quem pagamos".
- Camilo Santana após a tentativa frustrado de ocupação do MST, recebeu um grupo de seis integrantes do Sem Terra que apresentaram uma extensa pauta de reivindicação.
- Destaque para escola e estrutura para os assentamentos.
Cine SP
A SP Combustíveis e a Associação Cultural Cine Ceará realizam, ao longo deste mês, a quarta edição do Cine Itinerante SP, que tem como objetivo levar cinema à comunidade. O projeto exibirá o filme “Tudo que aprendemos juntos”, em escolas de Fortaleza, Beberibe, Aquiraz e Chorozinho, além de uma sessão no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa. A primeira exibição será nesta quinta (10), às 19h, na Escola Municipal Francisco Domingos da Silva, no Bairro Moura Brasil.
Criado em 2012, o Cine itinerante SP já “passeou” por diferentes bairros de Fortaleza, várias instituições sociais e, desde 2015, é realizado em escolas públicas e no presídio feminino de Fortaleza. Este ano, segue também para os municípios de Aquiraz, Beberibe e Chorozinho. Para o diretor da Relevante, agência coordenadora do Cine Itinerante SP, Aldonso Palácio Neto, a novidade marca uma nova fase do projeto. “Vamos iniciar nessas três cidades, mas a expectativa é de tornar a SP Combustíveis ainda mais presente no interior do Estado, seja com produtos ou com projetos culturais”, antecipa.
De acordo com Wolney Oliveira, diretor do Cine Ceará e idealizador do projeto, o Cine Itinerante SP é uma ferramenta importante para democratizar a sétima arte. “Precisamos disseminar o cinema, mostrar que não há barreiras sociais, nem culturais, tampouco geográficas para apreciar um bom filme”, avalia.
O FILME
“Tudo o que aprendemos juntos” conta a história de Laerte, um talentoso violinista interpretado por Lázaro Ramos, que após frustradas tentativas de integrar a Osesp se vê obrigado a dar aulas de música para uma turma de adolescentes em uma comunidade carente de São Paulo. Entre os jovens alunos se destacam Samuel e VR, grandes amigos que trilham caminhos opostos. O filme é inspirado na peça ‘Acorda Brasil’ escrita por Antonio Ermírio de Moraes a partir da experiência do Instituto Baccarelli, projeto que oferece formação musical e artística para jovens da comunidade de Heliópolis.
SP Combustíveis
A SP Combustíveis foi criada em 1996 e é hoje uma das dez maiores distribuidoras do país, presente em todas as regiões brasileiras. Focada na qualidade e em soluções inovadoras, é uma empresa que cresceu rápido e é reconhecida pelo seu padrão. Possui um dos monitoramentos mais modernos de rastreamento do País e oferece controle de qualidade no abastecimento por meio do “SP Controle”.
Além do Cine Itinerante SP, a empresa patrocina projetos culturais e também foi pioneira ao adotar o Jardim Japonês, na Avenida Beira Mar.
Serviço:
Cine Itinerante SP na Escola Municipal Francisco Domingos da Silva
Data: 10 de março (quinta)
Horário: 19h
Endereço: Av. Presidente Castelo Branco, 4707 Moura Brasil - Fortaleza-CE
Encontro do Futebol na CMFor
Pedro ChavesTerça-feira, 8 de março de 2016
"FUTEBOL DE BASE!" FOI O ASSUNTO NO 1º ENCONTRO PEDAGÓGIGO DE FUTEBOL EM FORTALEZA
Na noite desta segunda-feira (7), no auditório da Câmara de Vereadores de Fortaleza, foi realizado o I Encontro Pedagógico de Futebol. Organizado pelo amigo Professor Neto e SINTRAFUCE, colocou em pauta assuntos de suma importância para o engrandecimento do futebol de base em nosso estado. O Vice-presidente da Federação Cearense de Futebol, Eudes Bringel, iniciou a fala, onde frisou o comprometimento que a federação tem com as categorias de base. Não vou longe, nos últimos anos os campeonatos chancelados pela FCF vêm em uma crescente. Hoje equipes como o Itapipoca, Juazeiro e Aliança, com sedes no interior, vem fazendo parcerias com instituições da capital com a finalidade de disputar o cearense de base. Não para por aí, a FCF vem de forma constante, ajudando projetos sociais em nossa capital.
![]() |
Eudes Bringel |
Os palestrantes deram uma verdadeira aula de conhecimento no assunto, Mestre Kim, com aquela sua maneira de trazer dados e fontes, é um estudioso em futebol, quer conhecimento atualizado, cola no Kim. Com certeza quem prestou atenção na fala, hoje estará pesquisando o assunto para se atualizar.
![]() |
Mestre Kim |
Outro passou dicas valiosas foi o nobre Luciano Reis, atualmente Coordenado de Base no Fortaleza Esporte Clube. Luciano tem uma vasta experiência no futebol internacional, e quando relata sua trajetória é para impor respeito. De uma simplicidade ímpar, Luciano em resposta à pergunta, o que era levada em consideração na hora de uma avaliação (peneirada) de um garoto, o mesmo respondeu, “O talento, o dia certo, hora certa! Mais o importante é o talento para o futebol”, completou Luciano Reis.
![]() |
Luciano Reis e Pedro Chaves |
Quem esteve presente ao evento foi o ex-seleção brasileira, Careca. O mesmo levou um pouco de sua experiência do trabalho na base, até porque, hoje Careca é Coordenador de Base do Cruzeiro/MG. Careca ainda ficará em nossa capital até o próximo dia 12, onde fará a avaliação exclusiva na base da equipe do Estação Antônio Bezerra, representando a equipe do Cruzeiro/MG. O ainda contou com a presença do Vereador Salmito, Presidente da Câmara de Vereadores, e com várias autoridades ligadas ao futebol.
![]() |
Ver. Salmito |
Gostaria de agradecer o convite da organização, e principalmente aos amigos que acompanham o meu trabalho no Blog canal da Bola. Fiquei extremamente feliz, pela quantidade de treinadores, projetos, e profissionais em geral que estavam presentes e que me parabenizaram, muito feliz de verdade!
Chega a Fortaleza
Já pensou a criança não apenas jogar os games, mas saber como é feito e construir seus próprios jogos? Essa é a proposta do SuperGeeks, que abre sua primeira escola em Fortaleza nesta sexta-feira (11) - ensinar jovens de 7 a 16 anos as linguagens de programação. O empreendimento funcionará na Rua Maria Tomásia, 1371, Aldeota.
Como o público jovem, a metodologia é formatada para tornar as aulas mais atrativas, dessa forma, a SuperGeeks utiliza um procedimento chamado game learning – onde os alunos aprendem a programar jogando, porém, de forma não convencional. Os controles dos videogames são substituídos por uma série de comandos que devem ser executados pelo teclado do computador, já aproximando o usuário do código que decifra aquele comando.
Ao se matricular, o aluno passa por uma “aula teste” no qual é detectado no nível em que o aluno se encontra para assim, ser dividida a turma, não por idade, mas por níveis de conhecimento para que os alunos tenham uma maior interação, em turmas de no mínimo sete e no máximo doze alunos.
O método SuperGeeks possui dez fases e ensina desde os conceitos mais básicos de programação até a elaboração de games em 3D e aplicativos para dispositivos móveis. No decorrer do curso, com uma aula semanal, os alunos também aprenderão robótica. Outro conceito importante passado para a meninada é o de empreendedorismo. Com o passar das fases, eles terão contato com conceitos de marketing, vendas, Direito, contábil, RH, Canvas, entre outros conceitos extremamente importantes para qualquer empreendedor e futuro empresário.
“Apesar de parecerem assuntos densos para pessoas tão jovens, tudo é passado de forma bastante divertida. A crianças criam os jogos, os personagens tudo de forma lúdica e com troca de experiências com o instrutor e com os demais alunos. Dessa forma, o método utilizado aguça outras competências como o raciocínio lógico; foco e concentração; espírito colaborativo e resolução de problemas”, explica Marco Giroto, dono da franquia, que já possui mais de 20 unidades no Brasil.
Para demonstrar ao público o seu diferencial, A SuperGeeks Fortaleza fará aulas demonstrativas nos dias 11 e 12 de março, para agendar e/ou obter mais informações basta acessar o site: http://fortaleza.supergeeks.com.br/
Dia da Mulher: mensagens de Tasso RC e Bernadete
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
É incrível a capacidade de força, coragem e superação das mulheres. Elas merecem as nossas felicitações todos os dias mas hoje, em especial, é dia de celebrar em agradecimento à tanto carinho, tanto cuidado e amor que cada mulher leva consigo.
Quero, em nome da Carol e da minha mãe, Maria das Graças, homenagear todas mulheres da nossa cidade, que nos dão lições diárias de responsabilidade, respeito e proteção.
Feliz dia da mulher!
É incrível a capacidade de força, coragem e superação das mulheres. Elas merecem as nossas felicitações todos os dias mas hoje, em especial, é dia de celebrar em agradecimento à tanto carinho, tanto cuidado e amor que cada mulher leva consigo.
Quero, em nome da Carol e da minha mãe, Maria das Graças, homenagear todas mulheres da nossa cidade, que nos dão lições diárias de responsabilidade, respeito e proteção.
Feliz dia da mulher!
Assinar:
Postagens (Atom)
Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos
Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...
.jpg)
-
CONVENÇÃO MUNICIPAL DA FEDERAÇÃO PSOL/REDE FORTALEZA. O Partido Socialismo e Liberdade - PSOL, e a Rede Sustentabilidade, que compõem a Fede...
-
Com o compromisso de buscar a inovação de políticas públicas que garantam soluções e a melhoria da qualidade de vida da população, a Câmara ...
-
Com o lema "Amar e cuidar de Caucaia", o pré-candidato a prefeito do município pelo partido dos trabalhadores, Waldemir Catanho, r...