sábado, outubro 14

Líder de Resultado

"Uma empresa é formada antes de tudo por pessoas”. “As pessoas fazem a diferença nos resultados de qualquer negócio.” “Empresas campeãs são formadas por seres humanos campeões.” Seja em um pequeno empreendimento bem sucedido ou em uma mega corporação de sucesso, essas frases tão simples e quase clichês fazem a diferença na hora de se buscar uma posição de destaque no mercado. E em todas elas o líder tem um papel fundamental para engajar as pessoas e alcançar os objetivos. 
Em seu primeiro livro, “Líder de Resultado – O poder da gestão que entende de gente, desenvolve pessoas e multiplica resultados” (Editora Gente), o médico e especialista em gestão empresarial e financeira Elias Leite compartilha as principais lições aprendidas em sua trajetória de liderança no mercado corporativo e apresenta estudos e práticas dos caminhos capazes de transformar um gestor sem intimidade com uma liderança proativa em um Líder diferenciado. O livro será lançado em 19 de outubro, às 19h30, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), em Fortaleza. 

Na Unifor

Ate cinco de novembro

A Oi prorrogou as inscrições para o Edital do Programa de Incubação de Startups do Oito, seu hub de empreendedorismo e inovação, para cinco de novembro. O programa prevê aporte de até R$ 150 mil para cada projeto selecionado e as startups podem fazer as inscrições pelo site www.oito.net.br. Em parceria com empresas e centros de pesquisa, a Oi lançou no final de agosto o Oito, espaço de referência para a geração de novos negócios, desenvolvimento de soluções tecnológicas e digitais, aceleração de startups e suporte a negócios sociais, que será inaugurado no Rio de Janeiro no final do ano.
Com o objetivo de reforçar o seu relacionamento com o ecossistema de inovação e empreendedorismo, a Oi patrocinará o CASE, maior evento latino-americano voltado para startups que será realizado pelo quarto ano consecutivo pela ABStartups (Associação Brasileira de Startups). Esta edição será realizada entre os dias 26 e 27 de outubro, no Centro de Eventos PRO MAGNO, em São Paulo, e a expectativa é reunir mais de oito mil pessoas. O Oito estará presente com estande no local que permitirá que as startups façam suas inscrições no programa no próprio evento com o apoio de executivos da Oi além de participar em painel na agenda do evento.

Cidadania fortalezense para Nilza Mendonça

Na próxima terça-feira (17), às 14 horas, a culinarista, escritora e instrutora de Gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE), Nilza Mendonça, recebe o Título de Cidadã de Fortaleza, no Plenário Fausto Arruda, da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). A proposta do título é da vereador Eliana Gomes (PCdoB).
Nascida em Guaraciaba do Norte, vive hoje na capital cearense, onde atua desde a década de 1990 na área de alimentos e bebidas com experiência em docência aplicada à Gastronomia, realizando ainda consultorias e pesquisas com abrangência Norte e Nordeste.

O foco da sua pesquisa é o resgate e a valorização de insumos nativos nordestinos, que resultou na publicação do livro “Em busca dos sabores perdidos”, publicado pela Editora Senac Ceará. Em setembro, Nilza Mendonça também foi indicada pelo Observatório Cearense da Cultura Alimentar (OCCA) para o edital Tesouros Vivos da Cultura do Estado do Ceará da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará (Secult), que visa à preservação da memória cultural e transmissão de seus saberes e fazeres artísticos e culturais.
Em reconhecimento à sua atuação, Nilza Mendonça foi eleita Personalidade Gastronômica na premiação Melhores do Ano de Prazeres da Mesa, durante o evento Mesa ao Vivo Ceará, em 2013. O prêmio a levou a palestrar no Mesa Tendências, durante o evento Semana Mesa SP, um dos mais importantes congressos gastronômicos da América Latina. Desde então, participa de diversos eventos em outros estados, representando e levando a cultura e a gastronomia cearense para todo o país. Como instrutora do Senac/CE, já participou de eventos como Festival Fartura Fortaleza; Festival Costume Saudável; Pitadas, Saberes e Sabores.

Distribuição dos kits digitais continua

A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável pela operação continua a distribuição de kits gratuitos, com equipamentos que permitem que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital. Famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal de Fortaleza e outros 14 municípios da região, que têm direito ao kit gratuito, devem acessar sejadigital.com.br/kit ou ligar para 147 e realizar o agendamento o quanto antes, escolhendo data, horário e local para retirar os equipamentos.
Com a continuidade da distribuição, a Seja Digital reafirma seu compromisso em facilitar o acesso da população ao sinal digital, atendendo às famílias que têm direito ao kit gratuito e ainda não retiraram os equipamentos. A distribuição de kits gratuitos teve início na região em meados de junho. No total, mais de 525 mil famílias já retiraram os equipamentos.
“Todo o nosso esforço esteve focado em prestar um bom atendimento à população e, para que todos tenham acesso à TV digital, esperamos que os beneficiários que ainda não retiraram o kit façam o agendamento nesses últimos dias”, disse Vejuse Oliveira, gerente regional da Seja Digital.
Fortaleza já conta com sinal de TV aberta 100% digital
O sinal analógico de TV foi desligado na região de Fortaleza no último dia 27 de setembro, após apresentação do resultado da pesquisa do Ibope que aferiu que 92% dos domicílios já estavam preparados para a TV Digital. A partir dessa data, mais de 1,2 milhão de domicílios em toda a região já estão assistindo aos canais abertos de televisão apenas pelo sinal digital, que transmite a programação gratuitamente com imagem e som de cinema.


Exportações nordestinas

As exportações nordestinas cresceram 32,7% nos nove primeiros meses de 2017, em relação ao mesmo período do ano passado. No intervalo, as vendas superaram o valor de US$ 12 milhões, o que representa 7,6% do total das vendas externas brasileiras. O destaque é a comercialização dos produtos básicos, que aumentaram 44,1%, impulsionados pela soja. O estado de Alagoas foi o que teve maior crescimento no período, com expansão de 128,9%, seguido por Piauí (113%) e Ceará (77,2%).
Os produtos semimanufaturados do Nordeste cresceram 28,8% de janeiro a setembro deste ano. Lideram o segmento as vendas de pasta química de madeira, produzida por Bahia e Maranhão, a produção de ferro e aço, feita pelo Ceará, e a exportação de açúcar de cana, de Alagoas. Os manufaturados, que possuem maior valor agregado, apresentaram aumento de 29,9%, no período observado. A China continua sendo o país que mais importa a produção da Região, com 21% do total, seguida pelos Estados Unidos (14,8%) e Argentina (11,7%).
No Ceará, a variação das exportações ficou em 77,2%. Os produtos semimanufaturados de ferro e aço, castanha de caju, bem como calçados, puxaram a balança do Estado.
As informações são do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), órgão de pesquisas do Banco do Nordeste, com dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.


Nota do PMDB

"Se a “guarda pretoriana” do Sr. Janot cultivasse o cuidado de investigar para reconstruir a verdade dos fatos teria descoberto que o apoio do PMDB ao 2º mandato do Presidente Lula foi sustentado em compromissos de políticas públicas expressas em sete pontos. Nenhum cargo, nenhum benefício, nenhuma vantagem esteve condicionando esta decisão.
O conteúdo desse projeto tratava das garantias de direitos sociais para os mais carentes, da ampliação dos acessos ao emprego e da renda para milhões de brasileiros e apoio aos fundamentos macroeconômicos que permitiam manter a inflação, os juros e o equilíbrio das contas públicas com rigoroso controle.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...