segunda-feira, abril 5

AABB Fortaleza chega hoje aos 80 anos de fundação

 Eis o Arquivo Nirez para cinco de abril na História de Fortaleza:

1862 - Declara-se o cólera-morbus em Fortaleza, de onde se propaga para o Maranguape e Pacatuba. Veio da Paraíba entrando no Ceará pelo Icó. 

1866 - Bênção do Cemitério de São João Batista, construído no local conhecido por Tijubana, que substituiu o Cemitério de São Casemiro.

1891 - Publica-se, em Fortaleza, o primeiro número de O Combate, jornal do Partido Operário, que tem como redatores o cirurgião dentista Aderson Ferro e o capitão Antônio Duarte Bezerra. Tinha redação na Rua Senador Pompeu, 8 (antigo). Saía três vezes na semana.

1914 - Nasce a Associação dos Merceeiros, entidade de classe fundada por 14 modestos merceeiros, em um pequeno prédio da Rua Floriano Peixoto, tendo em sua primeira diretoria: Presidente - Francisco Menezes Ramos; Secretário - Rabino Façanha de Oliveira; Tesoureiro - Luís Albuquerque.

1916 - O 1º tenente Pedro Augusto Bittencourt, que vinha respondendo interinamente pela Capitania dos Portos do Ceará, entrega o cargo ao novo titular, capitão de corveta Américo de Azevedo Marques.

1924 - Começa a circular A Revista, periódico de Elias Malmann e Mílton Firmeza.

1924 - A Rede de Viação Cearense-RVC deixa de ser subordinada ao IFOCS e volta à jurisdição do Ministério da Viação, em virtude do Aviso 150G.

1934 - No Clube Iracema, toma posse a primeira diretoria do Clube de Engenharia do Ceará, tendo na Presidência Luís Vieira e na vice-presidência Alberto Façanha de Sá (Alberto Sá). 

1936 - Domingo, são inaugurados a capela e o Cemitério do Barro Vermelho, hoje Cemitério de Antônio Bezerra, com a presença do prefeito Álvaro Nunes Weyne e do interventor Francisco de Menezes Pimentel.

1936 - Tomam posse, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), mais três membros: José Valdo Ribeiro Ramos, Abner Carneiro Leão de Vasconcelos (Abner Vasconcelos) e Clodoaldo Pinto de Mesquita, com saudação feita por Djacir de Lima Menezes (Djacir Menezes).

1940 - Às 16 horas toma posse no cargo de diretor geral do Departamento de Saúde Pública Estadual o médico Joaquim Eduardo de Alencar.


1941 - Fundada em Fortaleza a Associação Atlética do Banco do Brasil-AABB. Hoje fica na Avenida Barão de Studart, no Dionísio Torres (foto).

1951 - Aberto o VII Salão de Abril, mais uma vez patrocinado pela Sociedade Cearense de Artes Plásticas - SCAP, na época dirigida pelo engenheiro Paulo Pamplona. Realizou-se no hall do Cine Majestic.

1957 - Desaba, em Antônio Bezerra, o recém construído ambulatório do Patronato da Sagrada Família.

1959 - Assassinado, na Sorveteria Toni’s, na Praia de Iracema, o jovem Vicente de Castro Neto, pelo bancário Joaquim Romero de Frias.

1960 - O motorista pernambucano de São José do Egito, Benedito Almeida funda, na cidade de Pacajus, a Empresa São Benedito, de ônibus que fazem a linha Pacajus-Fortaleza. Antes era um só caminhão misto que fazia a linha Pascoal-Fortaleza, via Itaipaba. Em 1971 a empresa passa a ter mais um sócio, a esposa de Benedto, Lindalva Almeida, passando a firma para Empresa São Benedito Ltda. 

1966 - Às 20 horas assume a presidência do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará, o jornalista Antônio de Pádua Campos.

1967 - Morre, em Fortaleza, o gráfico e jornalista de esquerda João Batista da Páscoa, que fundou vários jornais no interior do Estado. 

1968 - Toma posse na presidência do Sindicato dos Jornalistas, o profissional Juarez Furtado Timóteo.

1968 - Repercute, em todo o País, e como não poderia deixar de ser, em Fortaleza, a notícia da morte, aos 75 anos de idade, do jornalista e empresário Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, diretor dos Diários e Emissoras Associados do Brasil. Era paraibano.

1976 - Em Fortaleza a atriz cearense de fama mundial, Florinda Soares Bulcão (Florinda Bolkan).

1978 - Nomeado prefeito de Fortaleza o engenheiro Luís Gonzaga Nogueira Marques (Luís Marques).

1981 - Morre, aos 78 anos de idade, o médico sanitarista e também tisiologista Augusto Hiram Correia Lima, cearense de Fortaleza. 

1999 - O Instituto do Câncer do Ceará inicia suas atividades mesmo antes de sua inauguração. Sua construção foi iniciada em janeiro de 1996 e o prédio ficou concluído em junho de 1998. Não iniciou imediatamente suas atividades, pela falta de equipamentos.

2002 - O vice-governador Benedito Clayton Veras Alcântara (Beni Veras) assume em definitivo o Governo do Ceará em solenidade que acontece no Cambeba (gabinete do governador), após o governador Tasso Ribeiro Jereissati, do PSDB, confirmar sua renúncia ao cargo para ser candidato ao Senado, nas eleições deste ano.

2010 - O desembargador fortalezense Raul Araújo Filho é nomeado ministro do Superior Tribunal de Justiça-STJ, que passa a contar com três cearenses no seu quadro. Lá já estavam o presidente, Francisco César Asfor Rocha e Napoleão Nunes Maia.

2012 - Falece, à tarde, aos 68 anos de idade, vítima de parada cardíaca, no Hospital São Carlos, onde estava internado por problemas no coração, o professor de português Itamar Filgueiras. Fazia parte da Academia Lavrense de Letras, ocupando a cadeira de número 5. Itamar começou como professor em 1966 e desde então não parou de lecionar. O professor fundou o Espaço Cultural Professor Itamar Filgueiras, onde deu aulas por 20 anos. Era cearense de Lavras da Mangabeira nascido em 16 de maio de 1944.


Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...