sábado, fevereiro 28

Fortaleza 0x1 Ceará

O atacante Batoré saiu do banco para dar a vitória ao Ceará em cima do Fortaleza, pela Cearensão 2015. Passe magistral de Magno Alves, na falha de Correa.
O Ceará termina líder do seu grupo com sete pontos e praticamente garantiu vaga na semifinal do certame. O Ceará dominou totalmente o Fortaleza. Além do gol colocou três bolas na trave de Deola.
O Fortaleza não conseguiu sair para o jogo. O Clássico Rei foi bem disputado, mas o poderio alvinegro prevaleceu.
E no próximo sábado tem Ceará x Fortaleza, às seis da noite, de novo, na Arena Castelão.

Harafah

Começou neste fim de semana a maior disputa do hipismo no Estado, o Ranking Ceará 2015, que tem sua primeira etapa realizada no Centro Hípico Harafah.
Cerca de 80 conjuntos (cavalo + cavaleiro) participam da competição em seis categorias, que vão desde a altura de 50 cm, para os mais iniciantes, até a prova principal, com obstáculos a 1,20 metros.
Hoje, a programação começou pela categoria mais alta. Amanhã, o início é às 9h30. Durante os dois dias de evento, o público pode esperar uma bela apresentação de altíssimo nível dos atletas, resultado de tanta dedicação aos treinos. A competição conta com o apoio da Integral Mix.
O Centro Hípico Harafah fica na rua Itaboraí, 560, próximo à Arena Castelão. 
SERVIÇO
Abertura do Ranking Ceará 2015
Local: Centro Hípico Harafah - Rua Itaboraí, 560, próximo à Arena Castelão
Hora: A partir das 9h30 no domingo
Informações: (85) 3295.2898
Entrada gratuita para assistir.

Educação

O Grupo Aço Cearense realizou mais um importante momento de incentivo na formação dos seus colaboradores e familiares. Pelo quinto ano consecutivo, o Grupo premiou os alunos, filhos de colaboradores, que obtiveram as melhores notas no ano letivo de 2014. Os estudantes foram premiados com notebooks, tablets e vales-livraria.
Na oportunidade, o vice-presidente do Grupo Aço Cearense, Ian Corrêa, falou de como a empresa valoriza iniciativas como essa por considerar que a educação começa dentro de casa e deve ser o fundamento da vida de todos os cidadãos. “No Grupo Aço Cearense, nós temos uma responsabilidade muito grande com a educação. Incentivar os filhos dos nossos funcionários a valorizar a educação que lhes é oferecida é colaborar também com o país”, falou Corrêa.
O colaborador Raimundo Maia foi um dos pais que teve a felicidade de ver seu filho, Natan Costa Maia, ser premiado no projeto da empresa. “Louvável essa iniciativa da Aço, fico muito feliz em trabalhar numa empresa com esses valores. E nos faz enxergar também que estamos indo no caminho certo com os nossos filhos”, expressou o pai emocionado.

Contra o sarampo

Devido ao surto de sarampo no Ceará, em especial na região metropolitana que abrange Fortaleza e Caucaia, a Aço Cearense Comercial realizou entre os seus colaboradores, uma campanha de vacinação contra a doença.
Todos os funcionários que não possuíam nenhuma contraindicação a essa imunização receberam a vacina contra o sarampo dentro da própria empresa.
Em breve, será a vez dos colaboradores da Aço Cearense Industrial também receber a tríplice viral, que além do sarampo, protege contra a caxumba e a rubéola.

Água

Caros amigos
Como disse neste artigo, ainda há muito  que se discutir ou rediscutir (pois já escrevi um livro no ano de 1999 de 340 páginas sobre este assunto)  “em relação ao planejamento dos recursos hídricos do vale do Rio Jaguaribe”. Falei no Açude Castanheiro, o principal afluente do Rio Jaguaribe por sua margem direita. Mas não falei,  por limitação de espaço no jornal, no Açude Aurora, também no Rio Salgado, na cidade do mesmo nome, situada a 283 metros acima do nível do mar. Neste artigo eu disse que a bacia do Rio Salgado era a “caixa d`água” do estado do Ceará,  pois naquela região chove, em média, mais 1.000 milímetros anualmente. Para o leitor ter uma ideia, na bacia do Açude Orós a média de precipitação pluviométrica não chega a 600 milímetros. Acho estes detalhes muito importantes que não foram considerados pelos idealizadores ao Açude Castanhão do extinto Departamento Nacional de Obras de Saneamento-DNOS, que tinha sua sede no Rio de Janeiro, embora o seu acervo tenha sido recebido pelo DNOCS aqui em Fortaleza. Sobre o Vale do Jaguaribe os técnico, do DNOCS se reuniram durante dois  dias (6 e 7 de janeiro de 1986) e concluíram que o Açude Castanhão, na cota, ou altitude, de 50 metros (anotem este detalhe) poderia ser construído, mas com uma acumulação máxima de 1,2 bilhão de m³,  em vez de 6,7 bilhões de m³, como foi projetado pelo DNOS. Mas o projeto original do DNOS foi aprovado pela Secretaria de Recursos Hídricos e pelo então Governador do Estado do Ceará tendo como pano de fundo a Construtora Andrade Gutierrez que já se sabia seria  a empresa responsável por sua construção, o que tornou a discussão muito mais acirrada. Mas eu, irreverentemente,  convicto dos meus argumentos técnicos/científicos,  continuei defendendo a decisão do DNOCS para que esse empreendimento fosse construído com, no máximo, 1,2 bilhão de m³ de acumulação d`água,  ponto de vista que, até hoje, mantenho intacto, sem tirar um só vírgula do que escrevi em 1999: “O tempo é o  Senhor da razão”, diz o adágio popular.  Um dos argumentos dos ferrenhos defensores e promotores dessa barragem era dizer que  “Quem fosse contra a Barragem do Castanhão, seria inimigo do Ceará”.  Deixo o leitor tirar suas próprias conclusões. Cássio Borges.


Veículo: O Povo Cidade: Fortaleza Editoria: Opinião Coluna: Jornalista: -
Data: 12/02/15 Pág. 9 Cm/col: 66 Tipo de mídia: Impresso

img

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...