sexta-feira, novembro 17
Próxima na CMFor
Confira a programação da próxima semana da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor):
Segunda (20) - Sessão Solene para entrega do Título de Cidadão Fortalezense a Lairton dos Santos Guedes, no Plenário, às 19 horas, Proposta do vereador Acrísio Sena.
Terça (21) - Audiência Pública alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra, no Auditório Ademar Arruda, às 14h30. Proposta da vereadora Larissa Gaspar.
Quarta (22) - Sessão Solene em homenagem ao Dia do Conselho Tutelar, no Auditório Ademar Arruda, às 15 horas. Proposta do vereador Iraguassu Filho.
Quarta (22) - Sessão Solene do lançamento do livro “Um monge missionário”, em Homenagem ao Padre Caetano e aos 43 anos do Bairro Cristo Redentor, no Auditório Ademar Arruda, às 19 horas. Proposta do vereador Jorge Pinheiro.
Quinta (23) - Audiência Pública para apresentação do balanço da política de enfrentamento a violência contra a mulher, por ocasião das manifestações alusivas ao Dia Internacional pela Erradicação de todas as formas de violência contra a mulher, no Auditório Ademar Arruda, às 14 horas. Proposta da vereadora Eliana Gomes.
Quinta (23) - Sessão Solene em homenagem aos 18 anos do Shopping Benfica, no Auditório Ademar Arruda, às 19 horas. Proposta do vereador Michel Lins.
Sexta (24) - Audiência Pública para debater o Projeto de Lei Complementar 37/2017, que dispõe sobre a criação do Fundo Municipal para Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência (FMDPD), no Auditório Ademar Arruda, às 9 horas. Proposta do vereador Raimundo Filho.
Sexta (24) - Audiência Pública alusiva ao Dia Internacional de Não Violência contra a Mulher, na Praça da Gentilândia, às 17 horas. Proposta da vereadora Larissa Gaspar.
Sexta (24) - Sessão Solene de entrega da Medalha Boticário Ferreira ao ex-vereador de Fortaleza, Adelmo Martins, no Plenário Fausto Arruda, às 19h30. Proposta do vereador Márcio Cruz.
Sábado (25 ) - Cessão de espaço evento com tema: “O Elo Entre a Ciência e a Doutrina Espírita”, no Auditório Ademar Arruda, de 15 às 19 horas.
Domingo (26) - Cessão de espaço evento “O Elo Entre a Ciência e a Doutrina Espírita”, no Auditório Ademar Arruda das 8 às 19 horas.
Ciro abre Expolog na quarta


A internacionalização dos negócios é o tema central da XII Feira Internacional de Logística/ Seminário Internacional de Logística (Expolog), que acontece nos próximas qurta (22) e quinta (23), no Centro de Eventos do Ceará. Serão dois dias de imersão com os principais players do segmento de logística, transporte e comércio exterior do País.
Além de debates sobre os modais logísticos (rodoviário, portuário, ferroviário e aeroviário), em especial sobre a integração entre eles, o evento discutirá como o segmento logístico pode interferir de maneira positiva para gerar negócios internacionalmente. Para tanto, representes de grande portos mundiais, como o de Portugal, estarão na feira. Segundo a organização da Expolog 2017, o papel do Ceará como centro de conexões com o Brasil e o mundo também terá destaque.
Como em todas as edições do evento, grandes nomes nacionais irão conduzir palestras. Este são os casos do ex-ministro Ciro Gomes, que falará sobre o “Cenário Econômico Nacional”, na abertura, quarta-feira (22); e do ex-ministro dos Transportes, César Borges, que falará sobre a competitividade do transporte brasileiro.
A inovação e a tecnologia ganham ainda mais espaço na Expolog. As startups ligadas à logística poderão fazer seu pitch no palco do Bussines Lounge, espaço VIP destinado também às reuniões de negócios que acontecerão durante os dois dias. Segundo a gestora da feira, Enid Câmara, em anos de crise, é preciso discutir e buscar alternativas para reduzir custos logísticos e "a Expolog é uma oportunidade para a troca de experiências e networking entre os principais nomes do setor", comenta.
De acordo com o ranking bienal de desempenho logístico divulgado pelo Banco Mundial no ano passado, o Brasil ocupa a 55ª posição entre 160 países. Um avanço de 10 colocações em relação à pesquisa anterior. O estudo leva em consideração fatores como a infraestrutura das estradas e portos, procedimentos alfandegários, prazos de entrega e eficiência de rastreamento. Segundo a pesquisa, entre os pontos fortes da logística brasileira estão competência, rastreabilidade e infraestrutura.
No Brasil, o modal rodoviário representa 67% da infraestrutura de transporte logístico. Já o modal ferroviária corresponde a 18%, enquanto o aquaviário responde por 11%, o dutoviário por 3% e o aéreo por 0,04%, ainda de acordo com o Banco Mundial.
Expolog - O evento é uma realização da Prática Eventos, da Câmara Brasil-Portugal, da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, do Setcarce e do Sinduscon/CE. Com promoção do Diário do Nordeste, da Funcepe e Instituto Future.
Pecém - Seguindo com o plano estratégico de estimular oportunidades de negócios e competitividade para seus filiados, a Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP) confirma participação na Feira Internacional de Logística (Expolog 2017).
Foi adquirido um estande de 36 metros quadrados em localização privilegiada, e as empresas TMC Logística, Fornecedora Máquinas, Brandão Filhos Fortship e Ferrovia Transnordestina compartilham do espaço, ampliando sua network junto aos principais players de logística. As empresas associadas Termaco, Tecer e APM Terminals também estarão presentes no evento com estandes próprios.
Além disso, o presidente da associação, Ricardo Parente, participará do Talk Show “Ceará Global: Oportunidades de Investimento no Ceará”, em que falará sobre as mais de 80 possibilidades de negócios no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). “Muita gente ainda não conhece o tamanho e as reais oportunidades do CIPP. Nós precisamos falar disso, apresentar o complexo e converter mais negócios para a região. Com isso, ganha o Ceará como um todo”, ressalta o presidente da AECIPP. O talk show será realizado na quinta (23), às 16h30, dentro da programação do XII Seminário Internacional de Logística – 2017, que acontece em paralelo à Feira Expolog.
RC, Camilo e Eunício 'Juntos por Fortaleza'

Gestores federais, estaduais e municipais se reuniram no Palácio da Abolição, na manhã de hoje, para o lançamento do Juntos por Fortaleza. A novidade consiste no conjunto de ações integradas entre Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza para a criação de oportunidades e a melhoria da qualidade de vida da população. Em apresentação conjunta da parceria, o governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio anunciaram investimentos da ordem de R$ 1,851 bilhão para o primeiro eixo de atuação do plano, que contempla mobilidade, urbanismo e meio ambiente.
A ideia é acelerar os planos em andamento e desenvolver novas obras, reformas e planejamentos na Capital. No primeiro eixo apresentado nesta sexta-feira, os benefícios para os cidadãos fortalezenses envolverão a urbanização de lagoas, comunidades e áreas preservadas, a reforma de áreas de lazer e esporte, obras de mobilidade, drenagem e abastecimento de água, dentre outras políticas, todas com recursos dos tesouros Estadual e Municipal. Em outros momentos, serão anunciados outros investimentos em estruturas para Segurança, Saúde, Educação e Cultura.
Camilo Santana destacou que o compromisso selado pelo Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza tem como principal objetivo dar mais agilidade às principais ações executadas na Capital, como também tirar do papel e transformar em realidade diversas demandas e soluções para melhorar o cotidiano de milhares de cearenses.“Estamos construindo uma parceria de forma mais planejada. Muitas das ações apresentadas aqui eram sonho de muito tempo para a cidade. Quem ganha com essa parceria é a população de Fortaleza. Num momento difícil da economia brasileira, nós vamos injetar algo em torno de R$ 1 bilhão para 2018, apenas ações deste primeiro eixo. Isso significa geração de oportunidade de emprego, movimentação do setor da construção civil, mão de obra para a população e desenvolvimento da economia”, detalhou o governador.
Para o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o Juntos por Fortaleza é “produto de um esforço fiscal da Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará” para buscar uma constante de investimentos e assegurar o desenvolvimento para cidadãos e cidadãs que habitam a Capital.
“Hoje tratamos de um eixo específico que trata de ações de urbanismo, de mobilidade e de meio ambiente. Dentro disso, elencamos quais eram as obras prioritárias para serem realizadas. É um investimento alto, dividido em projetos que existem e novos projetos, expectativas e sonhos da cidade. Vamos, por exemplo, duplicar a Avenida Sargento Hermínio e revitalizar a Lagoa da Parangaba. Governo e Prefeitura, em aliança com os poderes legislativos, vão viabilizar uma série de melhorias para os próximos anos”, explicou.
Participaram ainda do lançamento do projeto Juntos por Fortaleza o presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (PMDB), o senador José Pimentel (PT), o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque (PDT), deputados federais, deputados estaduais, secretários estaduais e municipais, vereadores de Fortaleza (Adail Júnior, Carlos Mesquita, Benigno Júnior, Idalmir Feitosa, Eliana Gomes, Eron Moreira, Jorge Pinheiro, Acrísio Sena, Gardel Rolim, Plácido Filho, Casimiro Neto, Esio Feitosa), além de lideranças municipais, movimentos sociais e organizações não-governamentais.
CMFor homenageia 80 anos dos Salvatorianos
![]() |
Presidente Salmito Filho homenageia 80 anos dos Salvatorianos (foto André Lima) |
A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou, ontem, Sessão Solene em alusão aos 80 anos de atuação da Sociedade do Divino Salvador (Salvatorianos) no Município de Fortaleza. A homenagem foi proposta pelo vereador Salmito Filho (PDT), presidente da Casa Legislativa, por intermédio do requerimento 4012/2017, aprovado por unanimidade pelo plenário da CMFor.
O presidente Salmito Filho presidiu a sessão que teve como componentes da mesa solene o Padre Milton Zonta, Superior-geral dos salvatorianos do mundo; Pe. Álvaro Macagnan, Superior provincial do Brasil e de Moçambique; Pe. Carlos Jober de Malaquias Saraiva, superior dos salvatorianos de Fortaleza; João de Deus Carvalho de Almeida, coordenador dos leigos salvatorianos na Região Nordeste; Maria Lourdes Guerra Carvalho, coordenadora dos leigos salvatorianos da Região Nordeste e Maurílio Assêncio, ex-vereador de Fortaleza.
Inflação acumulada tem queda pelo sétimo mês consecutivo no Nordeste
Pelo sétimo mês consecutivo, a inflação nordestina apresentou redução no acumulado dos doze meses anteriores. Em outubro, a inflação acumulada neste período foi de 2,94%, a mais baixa já calculada dentro desse parâmetro pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), com série histórica iniciada em dezembro de 2008. O estudo completo está disponível no endereço www.bnb.gov.br/diario-economico-2017.
Em outubro, a inflação no Nordeste foi de 0,34%. O grupo Alimentos e Bebidas, que possui o maior peso relativo no cálculo, apresentou deflação (-0,05%) e atenuou levemente o índice na Região. O grupo Artigos de Residência foi o de maior queda nos preços (-0,54%), o que também influenciou na redução de 0,02 pontos percentuais da inflação no Nordeste.
“O processo inflacionário regional continua a demonstrar arrefecimento”, afirma o gerente de Estudos e Pesquisas Macroeconômicas do Etene, Airton Saboya.
Entre os itens de maior alta de preços em outubro, está a batata-inglesa, que figurou em destaque na elevação de preços nas três regiões metropolitanas do Nordeste, objeto da pesquisa do Etene, na seguinte ordem: Recife (+20,56%), Fortaleza (+19,55%) e Salvador (+11,67).
O maior impacto no orçamento das famílias foi observado no preço do gás de botijão, no qual se observou elevação dos preços em Fortaleza (+7,16%), Recife (+6,75%) e Salvador (+5,21%). O item contribuiu de forma relevante para a Habitação ser o grupo de maior inflação mensal no Nordeste.
Outro item importante nas finanças das famílias, a energia elétrica residencial, também apresentou aumento relevante em Recife e Salvador, em razão da alta de preços de 7,03% e 3,56%, respectivamente.
Em outubro, a inflação no Nordeste foi de 0,34%. O grupo Alimentos e Bebidas, que possui o maior peso relativo no cálculo, apresentou deflação (-0,05%) e atenuou levemente o índice na Região. O grupo Artigos de Residência foi o de maior queda nos preços (-0,54%), o que também influenciou na redução de 0,02 pontos percentuais da inflação no Nordeste.
“O processo inflacionário regional continua a demonstrar arrefecimento”, afirma o gerente de Estudos e Pesquisas Macroeconômicas do Etene, Airton Saboya.
Entre os itens de maior alta de preços em outubro, está a batata-inglesa, que figurou em destaque na elevação de preços nas três regiões metropolitanas do Nordeste, objeto da pesquisa do Etene, na seguinte ordem: Recife (+20,56%), Fortaleza (+19,55%) e Salvador (+11,67).
O maior impacto no orçamento das famílias foi observado no preço do gás de botijão, no qual se observou elevação dos preços em Fortaleza (+7,16%), Recife (+6,75%) e Salvador (+5,21%). O item contribuiu de forma relevante para a Habitação ser o grupo de maior inflação mensal no Nordeste.
Outro item importante nas finanças das famílias, a energia elétrica residencial, também apresentou aumento relevante em Recife e Salvador, em razão da alta de preços de 7,03% e 3,56%, respectivamente.
Fala Camilo
O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), disse o seguinte sobre projeto 'Juntos Por Fortaleza' lançado hoje, no Palácio da Abolição:
"Nós, do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, estamos apresentando o Projeto Juntos Por Fortaleza. São investimentos para melhorar a vida das pessoas, criar oportunidades e fortalecer a convivência na capital.
Nos últimos anos, mesmo com o Brasil vivendo uma das mais graves crises, a cidade e a população de Fortaleza vêm sendo beneficiadas com um dos maiores volumes de investimentos e realizações de toda a história.
A ação integrada contempla iniciativas em diversas áreas, como infraestrutura urbana, mobilidade, drenagem, abastecimento de água, lazer e recuperação de prédios históricos.
Continuamos com um trabalho sério e colaborativo que vem sendo implementado de modo dinâmico e continuado entre a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado do Ceará, para promover ainda mais qualidade de vida para a população".
Fala Ciro
Pelo twitter, Ciro Gomes comemorou o aniversário de dois anos do filho caçula, Gael: "Ontem meu filho Gael completou dois anos. Dia de de alegria e rock! 









Foto: Ciro Saboya

Terremoto de 4,9 graus a 1.405 quilômetros de Fortaleza
Terremoto de 4,9 graus, aconteceu ontem às 19h58, a 1.405 quilômetros de Fortaleza e a 1.306 quilômetros de Acaraú, com epicentro na dorsal da cadeia meso oceânica do Atlântico.
Corrida Retrô amanhã
Fortaleza recebe amanhã, com largada às seis e meia da noite, no RioMar Fortaleza, a primeira Corrida Retrô, que já faz parte do calendário das corridas de rua da cidade.
Os inscritos podem fazer a retirada do kit hoje (17), das 10 às 21 horas; e amanhã (18), das 10 às 14 horas , com sessão de autógrafo das Paquitas, no Mercadinho São Luiz do Shopping RioMar Fortaleza.
Para receber os kits, os corredores devem levar documento de identidade e comprovante de inscrição.
O Mercadinhos São Luiz está sempre investindo e incentivando a prática de costumes saudáveis, seja no que diz respeito à atividade física, seja no quesito alimentação. Amanhã apoia a Corrida Retrô. Será um momento de descontração com esporte, música e nostalgia.
Os adeptos à hábitos saudáveis, que irão participar da Corrida. Dentro desse público estão atletas locais, estaduais, regionais e nacionais.
O percurso será de quatro e oito quilômetros e dentro da programação haverá passeio ciclístico com os Transacionais; festa de encerramento com as ex-Paquitas, Joãozim Pé de Feijão, Luciano Nassyn e Patrícia Marx do Trem da Alegria.
PROGRAMAÇÃO
Amanhã (18)
7 horas - Passeio Ciclístico Retrô de 12 quilômetros|Saída Shopping RioMar Fortaleza
11 horas - Sessão de Autógrafos com as Paquitas na entrega dos Kits no Mercadinhos São Luiz do Shopping RioMar Fortaleza.
17h30 - Abertura da Arena Retrô.
18h30 - Largada da prova.
19h30 -Premiação dos atletas vencedores e sorteio de brindes.
20 horas - Festa de Encerramento para os atletas oficialmente inscritos.
22 horas - Encerramento das atividades.
Futricas Cearenses
- A relação dos dez dispensados agora em novembro pela TV Diário e rádios Verdes Mares AM e FM: Marco Antônio Júnior (FM 93); Silvio Augusto e Ana Cláudia Andrade (810 Verdinha); Alinda Tavares, Sebastião Belmino, Carneiro Portela, Edson Silva, Garcia Júnior, David do Comercial e Cícero do Cenário (TV Diário).
- Aniversariam hoje os jornalistas Eliézer Rodrigues (ex-O Povo e Diário do Nordeste) e Arlen Medina Néri (O Povo).
- O Povo inicia comemorações de 90 anos de fundação com entrega hoje, ao meio dia, no Centro de Eventos do Ceará, do Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar no Ceará 2017.
- Daniela Nogueira será a ombudsman de O Povo em 2018, quando jornal completa 90 anos. Sai Tânia Alves, que volta à Redação.
- A Rádio Mucuripe FM promoveu, ontem à noite, Palco Mucuripe Especial com Jorge Vercillo, no Espaço de Cultura e Arte O Povo, na Avenida Aguanambi, 282
- Desmistificar os tabus que envolvem a saúde masculina é um dos assuntos abordados na 12ª edição da Revista O Povo Cariri, que começa a circular hoje.
- A edição usa como plano de fundo a campanha Novembro Azul. Além disso, traz temas sobre novos caminhos, reinvenções, inovações em diferentes áreas, hábitos e ações ainda pouco divulgados que permeiam a região.
- A publicação pode ser acessada por meio do canal digital.opovo.com.br/opovocariri e está nas bancas a partir de hoje (17).
- O médico Mikael Vieira conta a sua história de determinação e paixão pela medicina. Após vários anos de estudo fora da terra natal, Juazeiro do Norte, o urologista exerce a profissão otimista quanto a um futuro mais consciente no que tange à saúde masculina.
- O agrônomo José Marôpo, pioneiro em estudar como usar o cambuí para fazer vinho fala do andamento da produção da bebida e de seus devidos processos. Micaely Thomaz Modesto, Waleska Marrocos, Amanda Alende e Natalia Nogueira, digital influencers do Cariri, foram convidadas para contar como se tornaram referências em moda e beleza na região.
- O ator, coreógrafo, dançarino e drag queen, João Batista, aos 32 anos, já fez muita coisa e planeja viajar para o sudeste, “terreno” do qual espera colher mais frutos do seu trabalho multifacetado.
- Já com o olhar da fotógrafa Camila de Almeida e da editora-assistente Kelly Hekally, esta edição traz a emoção dos fiéis na procissão de São Francisco das Chagas, em outubro deste ano, em Juazeiro do Norte. Joias feitas de pedra cariri, amantes de cervejas artesanais e bicicletas como meio de transporte são ainda universos relatados na O Povo Cariri.
Assinar:
Postagens (Atom)
Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos
Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...
.jpg)
-
CONVENÇÃO MUNICIPAL DA FEDERAÇÃO PSOL/REDE FORTALEZA. O Partido Socialismo e Liberdade - PSOL, e a Rede Sustentabilidade, que compõem a Fede...
-
Com o compromisso de buscar a inovação de políticas públicas que garantam soluções e a melhoria da qualidade de vida da população, a Câmara ...
-
Com o lema "Amar e cuidar de Caucaia", o pré-candidato a prefeito do município pelo partido dos trabalhadores, Waldemir Catanho, r...