sexta-feira, fevereiro 13

Alegria Amarela

Os sorrisos, as cores e a alegria do Carnaval de Fortaleza ganharão as telas pelo olhar da diretora e produtora Bárbara Cariry, que registrará a folia cearense no videoclipe da canção “Alegria Amarela”, da cantora Lorena Nunes. Com um tom documental, o vídeo percorrerá os principais pontos carnavalescos da cidade. Entre as locações estão o Mercado dos Pinhões, o Aterrinho da Praia de Iracema, o desfile de Maracatu da Avenida Domingos Olímpio e os carnavais de rua do Benfica e do Centro.
Diretora, roteirista e produtora de curtas e longas-metragens, Bárbara Cariry dirigirá pela primeira vez um videoclipe. A cineasta contará com produção de Diego Pontes e Hadji Aires, direção de fotografia de Tiago Lopes e Daniel Pustowka e figurino de Zé Filho.  “Tenho uma relação muito forte com a música e com o Carnaval, o que tornou esse desafio mais especial ainda para mim. Nosso objetivo é filmar as particularidades de cada um durante esse período de festa e alegria, lançando um olhar delicado sobre os foliões”, conta a diretora.
“Alegria Amarela” faz parte do primeiro álbum de Lorena Nunes, intitulado “Ouvi Dizer que Lá Faz Sol”, lançado no fim do ano passado. “Uma das coisas que mais me deixa feliz é saber que a veia aorta do projeto se faz presente no clipe. É isso de ao mesmo tempo ser, estar, ver e mostrar a produção artística contemporânea do nosso Estado para todo mundo”, afirma a cantora. A estreia do videoclipe deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2015.

Sobre Bárbara Cariry

Bárbara Cariry é formada em Audiovisual e Novas Mídias pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Roteirizou curtas-metragens como "Uma Jangada Chamada Bruna" (2014) e "Reisado Miudim" (2008), de Petrus Cariry, e "Espelhos, Papagaios e Corações de Jesus" (2009), dirigido por ela. Recentemente atuou como produtora executiva do longa-metragem "Os Pobres Diabos", de Rosemberg Cariry, que estreou no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, e finalizou a produção de "Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois", filme inédito de Petrus Cariry. A cineasta deve rodar em breve o longa "Os Cabelos de Romana". É diretora e curadora da Mostra Outros Cinemas, que acontece anualmente em Fortaleza.

Sobre Lorena Nunes

Considerada revelação da música cearense, Lorena Nunes iniciou sua trajetória musical em 2010 com o coletivo Comparsas da Vivenda. Pouco tempo depois, abriu shows de Daniela Mercury, Monique Kessous, Luiz Melodia e Lenine. Também montou o show solo "Ai de mim", cuja faixa-título, de autoria de Tom Drummond, foi premiada com o 2º lugar no I Festival de Música da Assembleia Legislativa do Ceará, ampliando o público despertado pelo talento e pelo carisma da cantora. Com o novo trabalho, Lorena segue expandindo seu público e cruzando fronteiras de Estado e País. A partir de março deste ano, como resultado da seleção no Edital Plataforma de Circulação, inicia circulação em Fortaleza e interior do Ceará com patrocínio da Petrobras pelo Mecenato Estadual.

Sobre “Ouvi Dizer que Lá Faz Sol”

O projeto “Ouvi Dizer Que Lá Faz Sol” é desenvolvido com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio do Laboratório de Criação em Música do Porto Iracema das Artes, com repertório integralmente dedicado a compositores cearenses contemporâneos, sob a orientação e produção musical do paulista Beto Villares. O álbum homônimo e primeiro disco da cantora, lançado no final de novembro de 2014, tem a produção de Beto, Yuri Kalil, a coprodução do multinstrumentista e diretor musical do show Claudio Mendes, e está disponível para download gratuito em www.lorenanunes.net.

“Ouvi Dizer que Lá Faz Sol” é cosmopolita, metropolitano e apresenta uma sonoridade que naturalmente transcende as barreiras de nacionalidade, ao mesmo tempo que é brasileiríssimo: o Brasil atual e de misturas únicas. É um show que convida para dançar na maior parte do tempo e, nos momentos de descanso, é possível se divertir ouvindo canções leves que contam histórias que geram empatia e fácil identificação.

A interpretação marcante de Lorena seduz o público e passeia entre as canções com fluidez envolvente. A voz presente conduz o ouvinte pelos arranjos cativantes que trazem, em sua maioria, referências à música negra, como o soul da Motown, o R&B Americano, o reggae jamaicano, o samba brasileiro e o afrobeat nigeriano. Pode-se dizer que “Ouvi Dizer que Lá Faz Sol” é negro, black, pop, brasileiro: é Afropop Tropical.


De Primeira

Tudo é Futebol...
Tudo é Carnaval? Nem tanto. Amanhã tudo é Futebol. Tem Futebol Cearense, sim senhor! A última rodada da fase classificatória. Rodada que pode deixar o Guarany de Sobral junto ao pessoal das cinzas do 'Quadrangular da Morte': São Benedito, Itapipoca e Horizonte. Sim, o Horizonte, está ameaçado de rebaixamento. É a grande decepção do Cearensão 2015. No Grupo A-1 os três classificados já estão definidos: Fortaleza, Icasa e Quixadá. Os dois do A-1 que caíram no 'Quadrangular da Morte' foram São Benedito e Horizonte. No Grupo A-2 já garantiram classificação antecipada Ceará e Maranguape. O Guarani de Juazeiro do Norte está a um passo da última vaga. Só depende dele frente ao já caído no 'Quadrangular da Morte', Itapipoca. O Guarany de Sobral, que não tem mais jogos na etapa classificatória, torce por um grande tropeço do Guarani de Juazeiro para escapar do 'Quadrangular da Morte'. A rodada de amanhã, começando as quatro da tarde e terminando às seis da noite, guarda fortes emoções para os Guaranis...de Sobral e de Juazeiro.

Milagre no Inaldão
A sorte do Guarani de Juazeiro, do atacante Moré, no avanço do Cearensão será decidida às seis da noite, no Inaldão, em Barbalha. Vai pegar um Itapipoca sem motivação. O Guarani tem que ser goleado por uma diferença de dez gols para dar a vaga ao Guarany de Sobral. Se o torcedor do Guarany de Sobral acredita em milagre, então faça figa para o Itapipoca meter dez no Guarani de Juazeiro e não sofrer nenhum. Como isso é pouco provável de acontecer, o milagre mesmo foi de Padre Cícero, que fez o Guarani de Juazeiro virar em cima do Guarany de Sobral, anteontem, em pleno Juncão, por 3 a 1. Ali 'carimbou' o passaporte para a segunda fase do Cearensão 2015.

Posições - No Grupo A-1 a rodada define as posições. O Quixadá recebe o Icasa, lá no Junção, em Sobral, às quatro da tarde. O Quixinha pode ser o primeiro do A-1, vencendo, independente do resultado de Horizonte x Fortaleza.
Primeiro - O Icasa vencendo o Quixadá garante a primeira posição, também independente de Horizonte x Fortaleza.
Fortaleza - O Fortaleza pega o Horizonte, às quatro da tarde, no Domingão, podendo ser o primeiro de ganhar por diferença de dois gols e Quixadá x Icasa terminar empatado.
Tabela - O Horizonte cumpre tabela. Com apenas oito pontos em sete jogos caiu antecipadamente no 'Quadrangular da Morte'.
Explicações - O treinador Arnaldo Lira deve explicações para o fraco desempenho do Horizonte nesta fase.
Bola Branca - Reação do Guarani de Juazeiro no Cearensão 2015.
Bola Preta - Fracas campanhas de Guarany de Sobral e Horizonte no Cearensão 2015.

Vai passar
Quando os tamboris já estiverem tocando em pleno Carnaval 2015, o Ceará entra em campo, no estádio Presidente Vargas, às seis da noite de amanhã, para enfrentar o Maranguape. Os dois estão classificados, respectivamente em primeiro (Ceará) e Maranguape (segundo ou terceiro). O que pesa para o Ceará é a sequência de jogos. Não vem bem na Copa do Nordeste, onde ainda não conseguiu ganhar. Não perdeu, bem verdade, mas os dois empates, deixam o Ceará numa situação de não classificação para a fase seguinte. Vai enfrentar na Quinta-Feira da Quaresma, o Botafogo (PB), no Presidente Vargas, já sabendo o resultado do jogo dos líderes do Grupo D da Copa do Nordeste, Ríver (PI) x Fortaleza, que se enfrentam, na Quarta-Feira de Cinzas, no Albertão, em Teresina. Cada um tem quatro pontos.

Plantão da Cagece

A Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará irá funcionar em regime de plantão, durante todo o período de Carnaval. As lojas de atendimento retomarão o funcionamento a partir das 12 horas da quarta-feira (18) de cinzas, com encerramento do atendimento às 17 horas.
O plantão funcionará nas Unidades de Negócio, responsáveis pela manutenção das redes de água e esgoto em Fortaleza e no Interior do Estado, como também nos setores de Produção de Água (que inclui as estações de tratamento e estações elevatórias), a fim de garantir o fornecimento de água e a prestação de serviços de coleta de esgoto com normalidade.
Qualquer solicitação ou reclamação relativas à Cagece, em todo o Ceará, poderá ser encaminhada a qualquer hora para a Central de Atendimento, por meio do telefone 0800.275.0195.

Nota de Esclarecimento

'A Rede Cuca informa que Francisco Raphael da Costa Silva (Raphael Fyah) não é produtor da Rede Cuca, mas aluno do curso de Produção Cultural e Organização de Eventos. O jovem chegou a participar, como voluntário, do Festival Cuca Radical, como exercício prático de produção, mas sem vínculos empregatícios.
Raphael havia solicitado, como qualquer outro jovem pode fazer, um espaço no Cuca Barra para apoio da produção de seu filme, sem mencionar qualquer teste. 
Logo que a direção tomou conhecimento das denúncias que circularam pelo facebook, constituiu uma comissão para apurar o caso e abriu processo administrativo. Raphael foi suspenso das suas atividades discentes, não podendo participar de qualquer atividade da Rede Cuca enquanto os fatos estiverem sendo investigados. A Rede Cuca está colaborando com as investigações policiais e prestando apoio psicológico e jurídico às jovens. 
A Rede Cuca reforça que atua na proteção social dos jovens e repudia qualquer ato desta natureza, assim como uso indevido do nome da instituição'.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...